Gisele da Silva Alves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão e Tutoria EAD

2018 - Atual

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Especialização em andamento em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2018 - Atual

Universidade La Salle - Canoas

Aperfeiçoamento em Tradutor Intérprete de LIBRAS

2010 - 2011

Universidade La Salle - Canoas
Título: LIBRAS. Ano de finalização: 2011

Graduação em andamento em Pedagogia

2014 - Atual

Universidade Luterana do Brasil

Graduação em Pedagogia

2014 - 2017

Universidade Luterana do Brasil

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1998

Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Chagas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Tessituras: Formação de Mediadores de Leitura. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2017 - 2017

Tecnologia de Informação e Comunicação em Espaços Escolares. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2017 - 2017

Conhecendo as Tecnologias Google para Educação. (Carga horária: 6h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2008 - 2009

LIBRAS - Nível I - II- III. (Carga horária: 300h). , Colégio Luterano Concórdia, CONCÓRDIA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Raphaela SantAna Batista

TOLEDO, Raphaela S. Batista; FIRMINO, R.. O processo de inclusão da mulher na sociedade contemporanea e a reprodução do preconceito de gênero. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário CESMAC.

André Luiz Jeovanio da Silva

RAMOS, T. T.; JUCA, L.;Jeovanio-Silva, A. L.. Análise do Risco Ambiental à Saúde de uma Comunidade Residente na Área de Disposição de Resíduo Industrial em Santo Expedito - Queimados/RJ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental) - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Darlize Teixeira de Mello

CORDEIRO, L. P.; SILVA, L. D.;MELLO, D. T.. RELATO DOS ESTÁGIOS DOCENTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lauraci Dondé da Silva

Manual de Acolhimento aos novos colaboradores; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Ulbra; Orientador: Lauraci Dondé da Silva;

Iara Tatiana Bonin

Temática Indígena na Educação Infamtil; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iara Tatiana Bonin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    SIGNIFICADOS DE DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES KAINGANG DO RIO GRANDE DO SUL, Descrição: O trabalho vincula-se a um projeto de investigação mais amplo, desenvolvido pela orientadora e intitulado ?Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais?. Neste projeto, são considerados alguns momentos de discussão sobre a educação escolar indígena e sobre a docência, feitos entre professores indígenas. O objetivo do trabalho realizado é analisar os significados de docência indígena, na perspectiva de um grupo de professores Kaingang que integra uma rede interinstitucional de formação docente. Foram transcritas e analisadas algumas falas de um grupo de professores, em encontros realizados entre 2015 e 2016. A análise mostra que os significados da docência indígena se constroem em pelo menos duas dimensões. A primeira diz respeito ao uso da língua e aos conhecimentos que devem ser ensinados na escola, e a segunda se relaciona ao trabalho de adaptação e criação de materiais da cultura Kaingang.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gisele da Silva Alves - Coordenador / Iara Tatiana Bonin - Integrante.

  • 2016 - 2016

    TEMÁTICA INDÍGENA VISTA SOB A PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Descrição: Podemos afirmar que a presença de objetos variados, assim como de fotografias que expõem o cotidiano de um povo indígena contemporâneo, pode ter oportunizado às crianças uma aproximação com a temática indígena mais cotidiana e afetiva. Assim, exploraram aspectos de seu próprio cotidiano, tais como as formas variadas de suas casas, as brincadeiras que gostam de fazer, alimentos que preferem comer, relacionando estes elementos com as formas de viver dos indígenas. Ao que parece, as crianças consideraram divertido o contato com objetos indígenas e, ainda, com fotografias que permitem explorar diferentes elementos, variadas situações, pluralizando as formas de ver. Em alguma medida, tais experiências prazerosas de ?encontro? com a temática indígena podem possibilitar certo distanciamento da noção de exotismo que frequentemente marca as representações sobre os povos indígenas no espaço escolar, e podem também permitir certo dinamismo nas formas de pensar as culturas destas coletividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gisele da Silva Alves - Coordenador / Iara Tatiana Bonin - Integrante / Mariana Schnorr Thomas - Integrante.

  • 2015 - 2016

    TEMÁTICA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Descrição: Este estudo está inserido no escopo mais amplo da pesquisa intitulada ?Pedagogias e Políticas da Diferença em Contextos Interculturais?, na qual se investiga a constituição discursiva das diferenças e as formas de produção de sentidos sobre as distintas culturas. O objetivo deste trabalho é analisar como crianças de 4 anos acolhem e negociam significados sobre os povos indígenas, a partir decinco atividades propostas em uma turma de Educação Infantil. Essas atividades integraram um projeto de estágio na Educação Infantil, no Curso de Pedagogia, cujo foco foi a temática indígena. Foram utilizados variados artefatos ? objetos confeccionados por indígenas, fotografias de uma aldeia indígena, filmes de autoria indígena ? para permitir uma aproximação das crianças com contextos culturais diferentes, buscando diversificar o repertório de representações, sem restringi-las aos estereótipos usualmente acionados em comemorações festivas e eventuais apresentações típicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gisele da Silva Alves - Coordenador / Iara Tatiana Bonin - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional