Marcondes Queiroz Barcelos

Graduando no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Monte Carmelo. Atuou como monitor na disciplina Introdução à programação de computadores. Bolsista de Iniciação Científica no projeto intitulado Web Mapa do Campus Monte Carmelo utilizando API do Google Maps. Como experiência compôs a equipe técnica da Empresa Júnior de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (EJEAC), no período de um ano nas áreas de gestão de pessoas e projetos. Posteriormente, atuou como consultor no curso de extensão de Introdução à Gerenciamento de Projetos, com o intuito de popularizar essa técnica para o público.

Informações coletadas do Lattes em 22/01/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

2014 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2013

Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez

Formação complementar

2017 - 2017

Introdução a Gestão de Projetos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2016 - 2016

Minicurso de Terraplenagem. (Carga horária: 20h). , Empresa Júnior de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, EJEAC, Brasil.

2016 - 2016

Vem pra UFU 2016. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2015 - 2015

Curso Básico de Auto Cad. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Fotogrametria.

Participação em eventos

2° Dia do Geólogo - Riquezas Geológicas do Alto Paranaíba. 2017. (Encontro).

VII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFU. Web mapa do campus Monte Carmelo utilizando api do Google Maps. 2017. (Exposição).

Vem pra UFU 2016. 2016. (Feira).

|| Simpósio Científico da Agronomia do Campus Monte Carmelo.Aplicações Geoestatísticas em Ciências Agrárias e Ambientais. 2014. (Seminário).

|| Simpósio Científico da Agronomia do Campus Monte Carmelo. 2014. (Simpósio).

|| Simpósio Científico da Agronomia do Campus Monte Carmelo. 2014. (Simpósio).

|| Simpósio Científico da Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. 2014. (Simpósio).

|| Simpósio Científico de Monte Carmelo. 2014. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Samuel Lacerda de Andrade

BARCELOS, M. Q.; GALLIS, R. B. A.; BARBOSA, R. L.;ANDRADE, S. L.. ESTIMATIVA DE VOLUME PARA A CANA-DE-AÇÚCAR POR MEIO DE IMAGENS DE AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia.

Foi orientado por

Gabriel do Nascimento Guimarães

Web Mapa do Campus Monte Carmelo utilizando API do Google Maps; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gabriel do Nascimento Guimarães;

Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis

ESTIMATIVA DE VOLUME PARA A CANA-DE-AÇÚCAR POR MEIO DE IMAGENS OBTIDAS DE AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis;

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Web Mapa do Campus Monte Carmelo utilizando API do Google Maps, Descrição: O crescente acesso à informação, assim como a popularização da internet tem exigido do mercado, seja ele comercial ou de pesquisa, produtos atuais e um meio de divulgação que se adeque a esse ambiente. Desde então, vem se desenvolvendo tecnologias com o intuito de facilitar a vida dos usuários, e assim, facilitar também uma maior produção de informação por todos interessados. As APIs (Application Programming Interface) se enquadram nessas tecnologias, aplicadas a softwares elas se caracterizam por ser ferramentas que integram um conjunto de funções, métodos, classes e padrões, sem a necessidade que o desenvolvedor entenda dos detalhes de sua implementação. O trabalho então, consiste na conexão entre as linguagens e utilização de padrões pré-determinados para gerar o produto. Para o presente estudo, foi utilizada a API do Google Maps com o intuito do desenvolvimento do mapa interativo da UFU ? Campus Monte Carmelo. O mapa gerado proporcionará aos usuários do Campus e comunidade, se situar nos diversos espaços, mais precisamente visitantes e ingressantes que a primeira mão, possam encontrar dificuldades ao se deparar com um número elevado de ambientes e prédios. Para realização do mapeamento foi feito o levantamento da área de estudo, utilizando de práticas geodésicas, e pós-processamento, que revelou resultados aceitáveis para posterior representação dos pontos pela API. O estudo de impacto foi feito de forma a analisar a temática do mapa, e sua interação com um possível usuário é possível buscando comandos como zoom e click integrados a cores, formas e imagens das fachadas dos prédios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcondes Queiroz Barcelos - Coordenador / Gabriel do Nascimento Guimarães - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Empresa Júnior de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades voltadas para o planejamento, tomada de decisão na área de gestão de pessoas na Empresa Júnior de Engenharia de de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia.

2016 - 2016

Empresa Júnior de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades voltadas para o desenvolvimento e execução de projetos na Empresa Júnior de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia.

2015 - 2015

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria Intr. a Programação de Computadores, Carga horária: 12