Adriana Diniz Gurgel

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Possui especialização (MBA) em Controladoria e Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (2002). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Atualmente é pesquisadora científica, professora e consultora. Ocupou cargos de diretoria e gerência de empresas de grande porte com vivência internacional nos Estados Unidos, Europa e Asia, atuando nas áreas contábil e financeira. Sócia e fundadora da Oresund Business&Consulting, onde desempenha diversos projetos em empresas de médio e grande porte. Leciona módulos de contabilidade e finanças em cursos de graduação e pós-graduação.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais

2015 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Financiamento do capital de giro e o impacto na lucratividade e rentabilidade das empresas: uma abordagem com base no Modelo Dinâmico,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Prof. Dr. José Roberto Securato
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: CAPITAL DE GIRO; NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO; MODELO FLEURIET; ENDIVIDAMENTO; DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria; Atividades de serviços financeiros.

Especialização em MBA Controladoria e Gestão Financeira

2000 - 2001

Fundação Getúlio Vargas
Título: N/A

Graduação em Ciências Econômicas

1987 - 1991

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A PARTICIPAÇÃO DO CAPITAL ESTRANGEIRO NO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Orientador: MARIA CRISTINA SANCHES AMORIM

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Decisões Financeiras em Condição de Risco. (Carga horária: 120h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GURGEL, A. D. . II Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custos. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernando de Almeida Santos

SECURATO, J. R.TAVARES, R.SANTOS, F. A.. O financiamento do capital giro e impacto na lucratividade e rentabilidade das empresas: uma abordagem com base no modelo dinâmico. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fernando de Almeida Santos

SECURATO, J. R.TAVARES, R.SANTOS, F. A.. O financiamento do capital de giro e o impacto na lucratividade e rentabilidade das empresas: uma abordagem com base no mercado dinâmico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis e Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rosana Tavares

TAVARES, Rosana.; Securato, José Roberto. O financiamento do capital de giro e impacto na lucratividade e rentabilidade das empresas: uma abordagem com base no modelo dinâmico. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rosana Tavares

TAVARES, Rosana.; Securato, José Roberto. O financiamento do capital de giro e o impacto na lucratividade e rentabilidade das empresas: uma abordagem com base no modelo dinâmico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis e Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

José Roberto Securato

SECURATO, Jose Roberto; SANTOS, F. A.; TAVARES, Rosana. "O Financiamento do Capital de Giro e Impacto na Lucratividade e Rentabilidade das Empresas: Uma abordagem com base no Modelo Dinâmico. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

José Roberto Securato

Diniz Gurgel, Adriana;SECURATO, Jose Roberto; SANTOS, F. A.. "O Financiamento do Capital de Giro e o Impacto na Lucratividade e Rentabilidade das Empresas: uma abordagem com base no Modelo Dinâmico".. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis e Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GURGEL, A. D. . Finance and General Ledger - Tetra Pak Japan. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GURGEL, A. D. . Packaging Material Costs - Tetra Pak Japan. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GURGEL, A. D. . Finance and General Ledger - Tetra Pak Japan. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GURGEL, A. D. . Finance and General Ledger - Tetra Pak Taiwan. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GURGEL, A. D. . Finance and General Ledger - Tetra Pak China. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GURGEL, A. D. . Finance and General Ledger - Tetra Pak Taiwan. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GURGEL, A. D. . Packaging Material Costs - Tetra Pak China. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GURGEL, A. D. . 6ª Conferência Anual Planejamento Orçamentário. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GURGEL, A. D. . How to explore the opportunities offered in one of the most important emerging countries in the world 2011 (Análise econômica conjuntural brasileira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Impacto da gestão do capital de giro em empresas de médio porte, Descrição: Utilização do Modelo Dinâmico desenvolvido pelo Professor Michel Fleuriet, para avaliar o impacto da gestão do capital de giro na rentabilidade, endividamento e crescimento em empresas de médio porte, entre os períodos, 2016 e 2017, a partir de uma amostra de 100 empresas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

  • 2008 - Atual

    ORESUND BUSINESS & CONSULTING

    Vínculo: PROPRIETÁRIA, Enquadramento Funcional: Executiva Adm/Fin - Consultora - Palestrante, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Especialista em desenvolvimento de projetos de reestruturação de empresas, implementação de melhores práticas em gestão e controle administrativo e financeiro. Atua como executiva administrativa e financeira na gestão das áreas contábil, financeira, fiscal, RH e TI Palestrante em cursos intercompany e workshops referente a temas de Finanças e Administração

  • 2018 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Pesquisa Área Finanças

  • 2017 - 2018

    Norgren Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Financeira, Carga horária: 40

  • 2012 - 2016

    Vittaqualy Alimentos Ltda

    Vínculo: CONSULTORIA, Enquadramento Funcional: Diretora Administrativa e Financeira, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pelas áreas administrativa e financeira: tesouraria, contabilidade, Impostos, Recursos Humanos, Supply Chain e TI.

  • 2009 - 2009

    Sociedade Padre Anchieta de Ensino Ltda

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora MBA Executivo, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Elaboração do módulo de Finanças para o MBA de Gestão de Projetos Módulo de 40 hr

  • 2007 - 2008

    Sidel do Brasil

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Controller América Latina, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pela consolidação financeira das Unidades da Sidel na América do Sul ? Brasil, Chile e Argentina. Responsável pela gestão financeira da Unidade Sidel do Brasil nas áreas de Tesouraria, Contábil, Fiscal e TI.

  • 2005 - 2007

    AB TETRA PAK

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Global Business Expert Finance, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Como expatriada, participou da implantação da solução SAP das unidades da Tetra Pak na Turquia, Ucrânia, Rússia, Alemanha, Taiwan, China, Japão, Cingapura, Argentina, México, Índia e Brasil. Especialista no processo financeiro e contábil do Grupo, nos módulos FI e CO do SAP. e do alinhamento com as regras do IFRS Participação como palestrante nos workshops dos processos relacionados a finanças, contabilidade e custos nas unidades da Tetra Pak na Suécia, China, Taiwan e Japão.

  • 1998 - 2005

    Tetra Pak

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Planejamento Financeiro, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pela reestruturação, elaboração e reporte do planejamento financeiro para a Matriz, bem como elaboração e análises gerenciais. Liderou e participou dos projetos: SAP, Transfer pricing, Balance Scorecard, Risk Management. Responsável pelo desenvolvimento e otimização das ferramentas de planejamento financeiro (Hyperion, Cognos, Qlik View) Liderei diversas ações de redução de custos e otimização de recursos internos. Desenvolveu e implementou treinamentos de gestão financeira e orçamentos para lideranças (intercompany)

  • 1996 - 1998

    Robert Bosch Limitada

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Controle Econômico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Elaboração de Planejamento Orçamentário e Reporte para a Matriz na Alemanha. Elaboração de estudos de redução de custos e orçamentos de preço de venda para produtos novos. Implementei conceitos ABC (Activity Based Costing) e valor agregado na reavaliação dos critérios de alocação de gastos. Implantação de controles fiscais Draw-back e Transfer Pricing

  • 1994 - 1996

    Robert Bosch Limitada

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Ingressei na empresa no Programa de Trainees, desenvolvendo projetos em diversas áreas, com destaque para o de revisão de critério de rateio de custos indiretos nas quatro fábricas no Brasil.

  • 1992 - 1993

    PARFAC COMERCIAL E SERVIÇOS LTDA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora Financeira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pelo fluxo de caixa, controle de operações de factoring e geração de relatórios gerenciais.

  • 1986 - 1986

    ESCOLAS FISK - CENTRO DE LINGUAS UNIVERSAL

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Lecionei o idioma Inglês para os níveis básico, intermediário e avançado