Liliana Manzella

Possui mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo(1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo(1999). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética)

1994 - 1999

Universidade de São Paulo
Título: Estudo da possível função do gene essencial ARH1 de Saccharomyces cerevisiae
Orientador: Francisco Gorgonio da Nobrega

Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética)

1992 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: CARACTERIZACAO DE UM GENE DE SACCHAROMYCES CEREVISIAE QUE E HOMOLOGO A ADRENODOXINA REDUTASE HUMANA.,Ano de Obtenção: 1994
Francisco Gorgonio da Nobrega.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gonçalo Amarante Guimarães Pereira

NÓBREGA, Francisco Gorgônio da;PEREIRA, G.A. G.. Estudo da possível função do gene essencial ARH1 de Saccharomyces cerevisiae. 1999. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética)) - Universidade de São Paulo.

Carla Columbano de Oliveira

OLIVEIRA, C. C.. Estudo da possível função do gene essencial ARH1 de Saccharomyces cerevisiae. 1999. Tese (Doutorado em Bioquímica Sp) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Gorgonio da Nobrega

CARACTERIZACAO DE UM GENE DE SACCHAROMYCES CEREVISIAE QUE E HOMOLOGO AADRENODOXINA REDUTASE HUMANA; 1994; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Gorgonio da Nobrega;

Francisco Gorgonio da Nobrega

Estudo da possível função do gene essencial ARH1 de Saccharomyces cerevisiae; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Gorgonio da Nobrega;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MA, SHUANGGE ; KOSOROK, MICHAEL R. ; HUANG, JIAN ; XIE, HEHUANG ; MANZELLA, LILIANA ; BENTO SOARES, MARCELO . Robust Semiparametric Microarray Normalization and Significance Analysis. Biometrics (Washington) , v. 62, p. 555-561, 2006.

  • SM, L. ; Bendit I ; Manhani R ; Bracco OL ; MANZELLA, L. ; Giannella-Neto D . Growth hormone and insulin-like growth factor I axis and growth of children with different sickle cell anemia haplotypes. Journal of Pediatric Hematology/Oncology (Print) , v. 23, p. 357-363, 2001.

  • MANZELLA, LILIANA ; NOBREGA, FRANCISCO G. . ARH1 ofSaccharomyces cerevisiae: A new essential gene that codes for a protein homologous to the human adrenodoxin reductase. Yeast , v. 14, p. 839-846, 1998.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1986 - 2001

    Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biologista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Biologista, Laboratório de biologia tumoral, ? Identificação de mutações nos genes da neurofibromatose tipo 1 (NF1), p15 e p16 em pacientes com leucemia mieloide crônica na crise crônica e na fase blástica. ? Analisados mutação Germinal do gene p53 em uma família com síndrome de Li-Fraumeni. ? Caracterização de haplótipos em crianças com anemia falciforme. ? Estabelecimento de testes para fatores de coagulação (FV, FVIII, plaquetas, entre outros) ? Condução de testes serológicos banco de sangue (hepatite, HIV, entre outros)

  • 1991 - 1994

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora concursada de ciências com especialização em 5º. Ano do ensino fundamental pela PMSP. Escola de Ensino Municipal Mauricio Simão ? ministrou aulas de ciências para o 5º. e 6º. anos. ? Preparo, avaliação dos cursos e integração com outras disciplinas.

  • 2001 - 2005

    UNIVERSITY OF IOWA CARVER COLLEGE OF MEDICINE

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Postdoctoral Research Scholar, Carga horária: 40

    Outras informações:
    ? Desenvolvimento de avaliações de padronização e controle de qualidade, validando fontes de variação em experimentos de microarray de cDNA e oligos, bem como a realização da filtragem, normalização, análise estatística e pesquisa de dados. ? Projetou e realizou modelos de hibridização para identificar a seleção de clones e controles de microarrays para rato, camundongo e humano. ? Treinamento de investigadores e pessoal de apoio. ? Preparação de resultados de investigação para a publicação de relatórios, jornais, revistas, de grande impacto e valor às publicações no campo da genética , apresentações de conferências e posters.

  • 2005 - 2009

    FEINBERG SCHOOL OF MEDICINE, NORTHWESTERN UNIVERSITY

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Postdoctoral Research Scientist, Carga horária: 40

    Outras informações:
    ? Desenvolveu novas abordagens através de sequências repetitivas (repetições Alu) para determinar a plasticidade do genoma humano. ? Colaborou com bioestatisticos para desenvolver uma ferramenta automatizada para analisar sequências tratadas com bissulfito, calcular a porcentagem de conversão e gerar mapas de metilação. ? Gerenciou as fases do projeto de pesquisa sobre a identificação de elementos repetitivos Alu, transcrições e seu padrão de metilação. ? Pesquisou o papel das atividades de transcrição e metilação de elementos repetitivos Alu em células normais, em comparação com células cancerosas.

  • 2008 - 2009

    Depaul University

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assistant Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Assistant Professor, Department of Biological Science ? Campus Lincoln Park ? Programou e ministrou o curso teórico e prático do curso: Biology for non-biology majors (Bio-155 ? 201) ? curso de inverno ? Colaborou no desenvolvimento e na avaliação do curso.

  • 2009 - 2009

    University of Chicago, UChicago

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Senior Research Technologist, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Senior Research Technologist, Department of Medicine, Hematology/ Oncology ? Participou na investigação de translação e desenvolvimento de testes moleculares de alta complexidade para o diagnóstico e monitoramento de doença residual mínima em pacientes com vários tipos de neoplasias hematológicas. ? Colaborou no desenvolvimento e na avaliação de terapias alvo na leucemia (CML). ? Supervisão diária do pessoal de laboratório, incluindo treinamento e suporte, bem como a solução de problemas de projetos de pesquisa em andamento. ? Controle e registro das amostras dos pacientes, bem como das amostras do banco de tecidos para garantir a confidencialidade. ? Gerenciamento das operações do laboratório incluindo pedidos e manutenção de equipamentos.

  • 2009 - 2014

    NOVARTIS INSTITUTE OF BIOMEDICAL RESEARCH

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Investigador II, Carga horária: 37

    Outras informações:
    Investigador II, Biomarker Development Human Genetics and Genomics Responsável por projetos utilizando a tecnologia de Pyrosequenciamento e por participar no sequenciamento usando várias outras metodologias: Sanger ? para descoberta de SNP e testes de marcadores biológicos, Próxima Geração de Sequenciamento (NGS) ? teste de metilação de genes-alvo ? Projetar, testar e desenvolver testes epigenéticos com foco na metilação do DNA como marcador biológico. Teste comprovadamente eficaz para determinar a dose e resposta. ? Desenvolvimento de painel de CQ (controle de qualidade) de SNPs para testes internos e externos. ? Estabelecer e gerir colaborações com parceiros externos (Qiagen and Fluidigm)