Bernardo Andre Mantovani

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul, formado em Licenciatura em História na Universidade Federal da Fronteira Sul (2018). Atua como Bolsista de Demanda Social da CAPES. Especializando em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional. Participa do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas(NEABI) - UFFS Chapecó.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade Federal da Fronteira Sul
Título: Sujeitos no Imagético em Livros Didáticos: Retratos do Pós-Abolição no Brasil,Orientador: Neide Cardoso de Moura
Coorientador: Renilda Vicenzi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Livro didático; Pós-Abolição; Raça; Gênero.

Especialização em andamento em Teorias e Metodologias do Ensino Básico Profissional

2019 - Atual

Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação em História

2014 - 2018

Universidade Federal da Fronteira Sul
Título: Africanidades em Livros Didáticos: Apontamentos de um estudo Iconográfico
Orientador: Renilda Vicenzi

Ensino Fundamental (1º grau)

1998 - 2006

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BASICA ANTONIO JOAO ZANDONA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Grupo de Estudos em História, Ciência e Meio Ambiental. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2017 - 2018

Extensão universitária em Grupo de Estudos Escravidão e Liberdade no Sul do Brasil. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Debates LEMA (Laboratório Escrita, Memória e Arte). (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2015 - 2015

Minicurso: Iniciação ao estudo da língua latina. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LINO, J. T. ; MANTOVANI, B. A. ; MARQUES, I. O. ; STAUDT, Taíse ; SILVA, C. M. ; MIRANDA, A. L. . IV Semana Acadêmica de História - Conflitos Contemporâneos. 2015. (Outro).

MANTOVANI, B. A. . II Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PIBID ? UFFS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: concepções e lutas na atualidade. 2017. (Encontro).

VII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS - campus Chapecó.PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA DO PIBID: HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA. 2017. (Seminário).

VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS - campus Chapecó.Africanidades em Livros Didáticos: Apontamentos de um estudo Iconográfico. 2017. (Seminário).

"II Encontro Institucional do PIBID-UFFS: A Formação de Professores na e para a Educação Básica em Debate. 2016. (Encontro).

"II Encontro Institucional do PIBID-UFFS: A Formação de Professores na e para a Educação Básica em Debate". 2016. (Encontro).

I Jornada Sobre Políticas Educacionais Contemporâneas. 2016. (Simpósio).

Seminário: Discussão sobre a condição da mulher brasileira na atualidade. 2016. (Seminário).

VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS - campus Chapecó.A ATIVIDADE ?MINHA HISTÓRIA? E REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA E A REALIDADE ESCOLAR. 2016. (Seminário).

XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC. 2016. (Encontro).

XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Educar com seriedade sim, mas com ALEGRIA! As classes populares na Escola Pública.O USO DE MÚSICAS COMO FONTE HISTORIOGRÁFICA E DIDÁTICA. 2015. (Outra).

XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. (Simpósio).

II Simpósio Nacional sobre o Centenário do Movimento do Contestado: Fronteiras, colonização, conflitos e meio ambiente (1912-2014). 2014. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Neide Cardoso de Moura

MOURA, N. C.. Africanidades em livros didáticos:apontamentos para um estudo iconográfico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Bruno Antonio Picoli

VICENZI, R.;PICOLI, Bruno A.. AFRICANIDADES EM LIVROS DIDÁTICOS: APONTAMENTOS PARA UM ESTUDO ICONOGRÁFICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Renilda Vicenzi

VICENZI, Renilda; PICOLI, Bruno A.; Moura, Neide Cardoso de. Africanidades em livros didáticos: Apontamentos para um estudo iconográfico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Melina Kleinert Perussatto

Estágio Curricular Supervisionado III; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Melina Kleinert Perussatto;

Melina Kleinert Perussatto

Estágio Curricular Supervisionado IV; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Melina Kleinert Perussatto;

Everton Bandeira Martins

Programa Institucional de Bolsa à Iniciação a Docência (PIBID); 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Everton Bandeira Martins;

Everton Bandeira Martins

Estágio Supervisionado Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Everton Bandeira Martins;

Renilda Vicenzi

A representação através da imagem: História da África e da cultura afrobrasileira em livros didáticos; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; (Orientador);

Renilda Vicenzi

Africanidades em livros didáticos: Apontamentos para um estudo iconográfico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Renilda Vicenzi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    AFRICANIDADES EM LIVROS DIDÁTICOS: APONTAMENTOS DE UM ESTUDO ICONOGRÁFICO, Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bernardo Andre Mantovani - Integrante / Renilda Vicenzi - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal da Fronteira Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Demanda Social, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

Universidade Federal da Fronteira Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Cultura Clube de Fotografia, Carga horária: 20

2015 - 2018

Universidade Federal da Fronteira Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 16

Outras informações:
Atualmente é bolsista da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Projetos: 2015 - Atual Sub-Projeto História, Chapecó-SC do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Descrição: O projeto deve promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Integrantes: Everton Bandeira Martins - Coordenador Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Atividades

  • 07/2017 - 12/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas, .,Linhas de pesquisa