Fabricio Viana Andretti

Graduou-se em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2002. Mestre em logística e supply chain management pela PUC-Rio, pós graduado (MBA) em gestão empresarial pela FGV, em (MBA) Gestão Estratégica de serviços pela ESPM e em (MBA) Petróleo e gás pelo IBP. Atuou no mercado de telecomunicações de 1999 à 2010 tendo realizado trabalhos em Qualidade, consultoria em processos, Sistemas de Apoio a Tomada de Decisões. Trabalhou como Gerente Senior de Logística e Supply Chain na Ernst&Young no desenvolvimento e gestão de projeto de competência em modelagem/melhoria de processos, logística e supply chain management em diversos segmentos (Energia, Indústria, Petróleo e Gás, Telecomunicações, Mineração, empresas do setor de serviços e outros).

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Ambiental

2016 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Estudo de Viabilidade Técnico Econômica de um Incinerador de RSU no município do Rio de Janeiro,
João Alberto Ferreira. Coorientador: Camille Ferreira Mannarino. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Incinerador RSU; Resíduos Sólidos Urbanos; EVTE.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Incinerador. Setores de atividade: Serviços de arquitetura e engenharia; testes e análises técnicas; Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos.

Mestrado profissional em Engenharia de Produção

2004 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENTREGA DE SERVIÇOS COM BASE EM MODELO DE CORRELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO DO CLIENTE E INDICADORES DO PROCESSO, Ano de Obtenção: 2006
Orientador: LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA
Palavras-chave: ANÁLISE DE PROCESSOS; LOGÍSTICA DE SERVIÇOS; CICLO DE PEDIDO; TELECOMUNICAÇÕES; GAP DE DESEMPENHO.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Telecomunicações.

Especialização em MBA de Petróleo e Gás

2012 - 2013

Instituto Brasileiro do Petróleo
Título: Gestão de negócio de exploração e produção de petróleo e gás na bacia do Parnaíba
Orientador: SALVADOR JOSE CHRISPIM

Especialização em Gestão Estratégica de Serviços

2006 - 2007

Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ)
Título: Otimizando a Cadeia de Suprimentos de Logística do Oi Chip
Orientador: Ricardo Scaroni

Especialização em Gestão Empresarial

2002 - 2003

Fundação Getúlio Vargas
Título: Plano de Marketing
Orientador: João Batista de Paula Vilhena Soares

Graduação em Engenharia Elétricacom ênfase em Telecomunicações

1998 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Qualidade de Serviços - SLA
Orientador: Alexandre Dal Forno

Graduação interrompida em 2000 em Bacharel em Física

1997 - Interrompido

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Six Sigma Certified Green Belt. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial, INDG, Brasil.

1999 - 2000

Extensão universitária em Técnicas de Programação de Computadores. (Carga horária: 240h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII CNEG & III INOVARSE 2017. A NORMA ISO 14001: PANORAMA E ANÁLISE CRÍTICA. 2017. (Congresso).

XII CNEG & III INOVARSE 2016. 2016. (Congresso).

XII Seminário de Logística e Supply Chain PUC-Rio. 2016. (Seminário).

Simpósio de Simulação da América Latina 2008 ? ARENASFERA.Case de Simulação do Custo da Não Qualidade. 2008. (Simpósio).

Premio ABRAREC/ESPM - Estratégias vencedoras de Relacionamento.OI rentabiliza 2,6 milhões de clientes no atendimento. 2007. (Seminário).

Simpósio de Simulação da América Latina 2007 ? ARENASFERA.Case Simulação em uma empresa de telecomunicações. 2007. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elisabeth Ritter

FERREIRA, João AlbertoMANNARINO, Camille FerreiraRITTER, ELISABETH; Zouain, D.M.. Estudo do estado da arte na análise de viabilidade econômica da incineração de resíduos sólidos no município do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Camille Ferreira Mannarino

FERREIRA, J. A.MANNARINO, C. F.RITTER, E.; ZOUANIN, D. M.. Estudo do estado da arte na análise de viabilidade econômica da incineração de resíduos sólidos no município do Rio Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Deborah Moraes ZOUAIN

ZOUAIN, D. M.; Elisabeth Ritter; Camille Ferreira Mannarino; João Alberto Ferreira. Estudo do estado da arte na análise de viabilidade econômica da incineração de resíduos sólidos no município do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Roberto Gomes de Mattos

Conceitos de sustentabilidade aplicados no contexto da Logística Humanitária através da análise de estudos de caso; Início: 2016; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo Junqueira Lustosa

Análise do processo de entrega de serviços com base em modelo de correlação entre percepção do cliente e indicadores do processo; 2006; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Junqueira Lustosa;

Gilvan Augusto Alves

Segurança em Redes Linux; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilvan Augusto Alves;

Maria Elena Pol

Introdução à Fisica de Altas Energias; 1999; Iniciação Científica - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Elena Pol;

João Alberto Ferreira

Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos: Uma Abordagem Tecnológica para o Município do Rio de Janeiro; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Camille Ferreira Mannarino

Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos: Uma Abordagem Tecnológica para o Município do Rio de Janeiro; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRETTI, F. V. ; RODRIGUES, E. . A NORMA ISO 14001: PANORAMA E ANÁLISE CRÍTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRETTI, F. V. . VI Seminário de Logística e Supply Chain. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRETTI, F. V. . Palestra sobre a Gestão Estratégica de Serviço: modelagem da qualidade em serviços. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRETTI, F. V. . Simpósio de Simulação da América Latina 2008 ? ARENASFERA - Case: Custo da Não Qualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRETTI, F. V. . ? Artigo Modeling the Cost of Poor Quality no Winter Simulation Conference, Miami, FL, EUA, dez/2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRETTI, F. V. . ? Simpósio de Simulação da América Latina 2007/08 ARENASFERA - Case: Custo da Não Qualidade com uso do ARENA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRETTI, F. V. . Simpósio de Simulação da América Latina 2007 ? ARENASFERA - Case: Simulação em uma empresa de Telecomunicações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ANDRETTI, F. V. . Formação de multiplicadores White Belt Six Sigma. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Certificado API Q2 Specification for QMS Requirements for Service Supply Organizations, API - Houston EUA.

2015

Certificado API Q2 Auditor Leader, API - Houston EUA.

2015

Certificado API Q2 Train to Trainer, API - Houston EUA.

2011

Green Belt, INDG.

2007

Premio ABRAREC - Prêmio Prata 2007 - Estratégias vencedoras de Relacionamento - Case: Rentabilização de 2,6 Milhões de clientes, ABRAREC - ESPM (SP).

2006

Mestre em Logística - Stricto Sensu, PUC RJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ernst&Young. , Praia de Botafogo - n 300 - 13 andar, Botafogo, 22250040 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21091400, Ramal: 1415, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2015

    ERNST&YOUNG

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente Senior (Consultoria/Assessoria), Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pela liderança dos projetos de competência em Logística e Supply Chain Management, Melhoria de processos, Meio Ambiente em diversos segmentos (Petróleo e Gás, Energia, Tecnologia e Comunicação, Varejo e outros). Desenvolvi mais de 60 projetos. Dentre os principais projetos da área ambiental pode-se destacar (listagem não exaustiva): (a) Elaboração da Estratégia de Posicionamento da Petrobras no Modal Ferroviários considerando os benefícios nos aspectos ambiental com o aumento do uso do modal ferroviário para movimentação de derivados vis-a-vis a nova regulação ferroviária da ANTT. PETROBRAS total de 300 h. (b) Avaliação ambiental e estudo de viabilidade técnica e o custo de movimentação de asfalto da REDUC para o Nordeste via barcaças oceânicas. PETROBRAS total de 250 h. (c) Melhoria de processos operacionais: diagnostico e avaliação ambiental, logístico e técnico econômico para a base de apoio da BRASCO na Ilha da Conceição em Niterói. WILSON SONS / BRASCO total de 320 h. (d) Estudo para suportar a definição da Logística de Importação de Óleos Básicos para lubrificantes (Grupo I e II ) com base nas previsões (já existentes) de importação até 2030 da Petrobras através de uma análise estruturada das alternativas (locais), cenários (volumes) e risco (ambientais) para subsidiar a tomada de decisão da diretoria. PETROBRAS total de 400 horas.

  • 2003 - 2010

    Telemar Norte Leste - Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Desempenho de Processos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Principais Atividades: -Apoiar a Gestão de Processos da Cadeia de Entrega de Serviços e Reparo (Manutenção) através do uso de ferramentas e metodologias de diagnóstico e solução de problemas, com o objetivo de contribuir no trabalho sinérgico das diversas áreas, na melhoria dos processos para o aumento na qualidade na prestação dos serviços aos clientes; -Mobilizar times e liderar fóruns corporativos, catalisando a capacidade das áreas envolvidas em trabalhar sinergicamente e alinhados com a estratégia de cada segmento; -Apoiar as áreas na construção de road maps de evolução de cadeias de processos e suportar a execução dos mesmos seguindo a metodologia de gestão de projetos; -Ter ação de PMO na execução dos projetos originados da reformulação dos processos; -Trabalhar com a aplicação do conceito de Custo da Não Qualidade e Benchmarking em processos; -Desenvolver novas metodologias e evoluir com as já existentes, de gestão por processos e implantá-las na área de estruturação de canais (aporte de know how técnico e de negócio). -Planejamento, implementação e gestão, segundo regulamentação ANATEL, de 4.000 Postos de Serviços de Telecomunicações (PST?s) distribuídos geograficamente pelo Brasil. -PMO no processo de fusão Oi Brasil Telecom, necessário à busca de padrões de operação superiores, através da solidificação dos princípios da Qualidade e foco no cliente. - Testar e implementar estratégias de rentabilização para o Atendimento B2C: vender mais com o menor custo. - Identificar oportunidades para tornar o Atendimento um canal a mais de venda. - Adequar o esforço de vendas às necessidades da empresa e às necessidades dos Clientes, de acordo com sua segmentação e perfil de consumo. - Implantar ferramentas para acompanhamento e controle de processos e de resultados. - Maximizar a receita da empresa através do canal de atendimento de forma eficiente (otimização de recursos) e eficaz (alta taxa de conversão). - Atuar estrategicamente junto a produtos

  • 2000 - 2003

    Intelig Telecomunicações

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista da Qualidade, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Principais atividades: - Desenvolvimento da metodologia de QoS/SLA ofertadas aos clientes. - Elaboração do produto SLA e de gerenciamento dos acordos de níveis de serviço (SLM). - Monitoramento do desempenho das características técnico-comerciais do produto SLA e Performance da Rede. - Garantir o controle das ações implementadas para a melhoria e aumento de eficiência dos processos, visando ao atingimento de um patamar de desempenho operacional superior sustentado. - Assegurar, através da implementação e análise de indicadores e integração entre as diversas áreas, o aumento da eficiência operacional de processos e seus reflexos na busca do caixa positivo da empresa.

  • 2006 - 2008

    Universidade Santa Úrsula

    Vínculo: Professor assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente ensino nível superior, Carga horária: 6

    Outras informações:
    - Ministrar aula no curso de Engenharia.

  • 1999 - 2002

    Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica (Pesquisador), Carga horária: 20

    Outras informações:
    Iniciação científica concluída: 1. 2001 à 2002: Segurança em Redes Linux. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilvan Augusto Alves (CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3867411698026346 ). 2. 1999 à 2000: Fabricio Viana Andretti. Introdução à Fisica de Altas Energias. 1999. Iniciação Científica - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Elena Pol (CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6137247233238403 ).

  • 2013 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor ensino nível supeior, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Ensino nível superior (2013-atual): 1. Professor do curso de nível Gestão de Processos de Negócios pela PUC-RJ Campus Gávea

  • 2014 - 2015

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador e professor do curso de MBA, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Ensino nível superior (2014-2015): 1. Professor do curso de pós Graduação de Gestão de Processos Aplicada a Serviços pela PUC-RJ Campus Centro. 2. Co-cordenador do curso de pós Graduação de Gestão de Processos Aplicada a Serviços pela PUC-RJ Campus Centro

  • 1997 - 1999

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de nível superior, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista de nível superior instituição UFRJ atuando como monitor e desenvolvedor de pesquisas no Laboratório Didático do Instituto de Física da UFRJ localizado no Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 418, UFRJ - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ site: ladif@if.ufrj.br Telefone de contato: +55 (21) 3938-7188 +55 (21) 3938-7183