Valtair Guedes

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Pós-graduação (lato sensu) em Educação Ambiental pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2014). Mestre em Geografia (Linha de Pesquisa: Dinâmica Espacial) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2019). Atualmente é professor da educação básica - Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia. Ademais, graduando em Direito pela Faculdade de Quatro Marcos (FQM).

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em GEOGRAFIA (PPGGEO)

2017 - 2019

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: RECIPROCIDADES E BILATERALIDADES EM TERRITÓRIO DE FRONTEIRA: UM OLHAR ATRAVÉS DA ESCOLA,Ano de Obtenção: 2019
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA SOARES.

Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2013 - 2014

Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista
Título: ELEMENTOS PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Orientador: CAROLINA DONEGA BERNARDES

Graduação em andamento em Direito

2019 - Atual

Faculdade de Quatro Marcos

Graduação em Geografia

2006 - 2009

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: ESTUDO DE CATEGORIAS GEOGRÁFICAS: O CONCEITO DE ESPAÇO NAS OBRAS DE ANTONIO CHRISTOFOLETTI E MILTON SANTOS
Orientador: JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA SOARES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Celia Alves de Souza

Soares José Carlos de OliveiraSOUZA, C. A.. Estudo de categorias geográficas: o conceito de espaço nas obras de Antonio Christofoletti e Milton Santos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Evaldo Ferreira

SOARES, José Carlos de Oliveira;FERREIRA, Evaldo; CHELOTTI, Marcelo Cervo. Reciprocidades e bilateralidades em cidade de fronteira: um olhar através da escola. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Marcelo Cervo Chelotti

CHELOTTI; SOARES, J. C. O.; FERREIRA, E.. Reciprocidades e bilateralidades em território de fronteira: um olhar através da escola. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Marcelo Cervo Chelotti

Soares, J. C.; FERREIRA, E.;CHELOTTI. Reciprocidades e bilateralidades em cidade de fronteira: um olhar através da escola. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Carlos de Oliveira Soares

CIDADE E FRONTEIRA: RECIPROCIDADES NO ARRANJO SOCIOESPACIAL E SEU DEBATE NO AMBIENTE ESCOLAR; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO ACADEMICO EM GEOGRAFIA) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUEDES, V. ; SOARES, J. C. D. O. . CIDADE E FRONTEIRA: RECIPROCIDADES NO ARRANJO SOCIOESPACIAL E SEU DEBATE NO AMBIENTE ESCOLAR. In: Ivamauro Ailton de Sousa Silva; Evaldo Ferreira; Ana Rosa Ferreira.. (Org.). Geografia: contextos e interfaces, coletânea da XVII semana de geografia - UNEMAT. 1ªed.Ananindeau: Itacaiúnas, 2018, v. , p. 501-509.

  • GUEDES, V. ; SOARES, J. C. D. O. . CIDADE E FRONTEIRA: RECIPROCIDADES NO ARRANJO SOCIOESPACIAL E SEU DEBATE NO AMBIENTE ESCOLAR. In: SEMANA DE GEOGRAFIA, 2017, CÁCERES. Semana de Geografia, Cáceres/MT, Brasil, 06-11 Novembro 2017, Curso de Graduação e Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade do Estado de Mato Grosso - PPGGEO/Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT., 2017. v. Anais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Cidade e fronteira: reciprocidades no arranjo socioespacial e seu debate no ambiente escolar, Descrição: O referido projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a dinâmica socioespacial de Porto Esperidião, Mato Grosso, verificando os elementos de reciprocidades decorrente da relação cidade/fronteira, e a partir disso, instruir esse debate no ambiente escolar, de modo a dotar os educandos com informações que possam subsidiar a construção de sua cidadania enquanto sujeito fronteiriço.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Valtair Guedes - Integrante / JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA SOARES - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. , RUA RAMÃO LARA, CENTRO, 78240000 - Porto Esperidião, MT - Brasil, Telefone: (65) 32251123

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional