Denise Costa Lopes

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa sanduíche pela CAPES na França, junto à Universidade Lumière Lyon 2, atendendo a aulas também, como ouvinte, na Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pelo Departamento de Cinema e Vídeo do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Habilitação em Jornalismo. Professora das cadeiras de Teoria e Crítica Cinematográfica, Cinema e Pintura, Cinema e Literatura e Introdução ao Cinema do Curso de Cinema, e de Semiologia e Comunicação do Curso de Arte e Design, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), desde 2010. Foi professora substituta da cadeira de Produção Cinematográfica do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF. Coordenadora de área e professora de Novas Tecnologias, História do Cinema Brasileiro e Produção, Política e Mercado do curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Lecionou ainda Linguagem Cinematográfica e História do Cinema Brasileiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR). Membro da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento - Portugal), SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) e ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Foi do comitê da revista Arte & Ensaios do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da EBA/UFRJ. Tem capítulos em livros assinados, artigos publicados em livro da SOCINE, AVANCA e outros e também nas revistas Arte & Ensaios (EBA/UFRJ), Alceu (PUC-Rio), Cinemais (UENF/Aeroplano), Contracampo (UFF) e Trama (UNESA), e participação em Congressos da SOCINE, AVANCA/CINEMA (Conferência Internacional de Cinema - Portugal), COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada) e INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Como jornalista e crítica de cinema trabalhou nas revistas BRAVO! e VEREDAS e nos cadernos culturais do JB, GAZETA e TRIBUNA. Foi Gerente de Diversidade Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SMC-PDRJ) e trabalhou ainda na RIOFILME (Distribuidora de Filmes da Prefeitura do Rio), na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTEC), FUNDAÇÃO PLANETÁRIO, RIO-92 (escritório municipal de organização do evento, COMNUMAD), Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, IAB-RJ e FESTIVAL DO RIO. Sua área de concentração de pesquisa se encontra na confluência do Cinema e das Artes Plásticas, bem como na trajetória dos processos de comunicação através dos tempos.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A FORMA PANORAMA E OS DESEJOS DE MEMÓRIA E DE ORIGEM - O cinema ao vivo com As bodas em Canã, de Paolo Veronese, por Peter Greenaway, e Cristo carregando a cruz, de Pieter Bruegel, transformado no longa O moinho e a cruz, por Lech Majewski.
Orientador: em Université Lumière Lyon 2 ( Luc Vancheri)
com Carlos de Azambuja Rodrigues. Coorientador: Maria C Louro Berbara. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema, pintura, memória, origem.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música; Educação.

Doutorado em Artes Visuais

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A FORMA PANORAMA E OS DESEJOS DE MEMÓRIA E DE ORIGEM - O cinema ao vivo com As bodas em Canã, de Paolo Veronese, por Peter Greenaway, e Cristo carregando a cruz, de Pieter Bruegel, transformado no longa O moinho e a cruz, por Lech Majewski.
Carlos de Azambuja Rodrigues. Coorientador: Maria C. Louro Berbara. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema, pintura, memória, origem.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Comunicação

1999 - 2001

Universidade Federal Fluminense
Título: Cinema Brasileiro Pós-Collor,Ano de Obtenção: 2001
Antonio Carlos Amancio.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: 'Agenda Collor'; retomada do cinema brasileiro; extinção da embrafilme.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL

1984 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Rádio Nacional : 50 anos de política
Orientador: Nilson Lemos Lage

Ensino Médio (2º grau)

1980 - 1982

Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Oficina de Roteiro Avançado. (Carga horária: 12h). , 9ª Mostra de Cinema de Tiradentes - MG, MCT, Brasil.

2002 - 2002

Roteiro de Cinema. (Carga horária: 32h). , Escola Vídeo Fundição, EVF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LOPES, Denise . Arte e Revolução Russa, 100 Anos Depois. 2017. (Outro).

LOPES, Denise . Cortazar e o Cinema. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Avanca / Cinema - International Conference Cinema - Art, Tecnology, Communication. A forma panorama e os desejos de memória e de origem na recriação de as ?Bodas em Canã? (1562-63), de Paolo Veronese, promovida por Peter Greenaway, na Bienal de Veneza de 2009.. 2016. (Congresso).

Cine Futuro.Cinema e Pintura: Lech Majewski. 2015. (Seminário).

Mostra Os Melhores Filmes do Ano.Palestrante da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. 2015. (Outra).

Cortázar e o Cinema.Blow up - Michelangelo transporta a Argentina de Cortázar para Londres. 2014. (Encontro).

Cortázar e o Cinema.Cortázar e a transposição de A auto-pista do sul por Godard. 2014. (Encontro).

Cortázar e o Cinema.Cortázar em La Cifra ímpar. 2014. (Encontro).

Avanca / Cinema - International Conference Cinema - Art, Tecnology, Communication. Por um cinema que não faça ver. Vida e arte: original ou cópia, real ou representação em Copie Conforme, de Abbas Kiarostami.. 2012. (Congresso).

Mostra Os Melhores Filmes do Ano, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).Exposição sobre o filme Entreatos, de João Moreira Salles. 2011. (Encontro).

XV Socine - Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Vida e arte: original ou cópia, real ou representação em 'Copie Conforme'. 2011. (Encontro).

XIV Socine - Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Éden digital: a evocação de Bosch, Munch, Millais e Tarkovsky em. 2010. (Encontro).

Mostra A Elegância de Woody Allen.Heaven em A Rosa Púrpura do Cairo. 2009. (Outra).

XIII Socine - Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Rohmer, o pictórico e o real, no retorno digital a Méliès e Griffith, em L?anglaise et le duc. 2009. (Encontro).

Mostra Cinema Veredas: os filmes a partir de Guimarães Rosa.O ?grão da escritura?, segundo Roland Barthes, e a noção de fidelidade na adaptação de Os Irmãos Dagobé em A Terceira Margem do Rio e Outras Estórias. 2008. (Outra).

XI Congresso Internacional da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada). O ?grão da escritura?, segundo Roland Barthes, e a noção de fidelidade na adaptação de Os Irmãos Dagobé em A Terceira Margem do Rio e Outras Estórias. 2008. (Congresso).

XIII Socine - Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Paranoid Park - arte digital e instalações desconstroem tempo e espaço em delírio, na tela. 2008. (Encontro).

IV Festival de Cinema Hispano-Brasileiro.Mediadora do debate Oportunidades de Co-Produção Internacional. 2005. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Cinema. Apresentação como delegada da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro/ACCRJ. 2001. (Congresso).

V Socine - Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Indústria Cinematográfica: América Latina e Brasil. 2001. (Encontro).

XXIV Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. História e Memória em Zweig, a Morte em Cena, de Sylvio Back, e Nós que aqui estamos por vós esperamos, de Marcelo Masagão. 2001. (Congresso).

Compós 2000 - 9º Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social.The Pillow Book: Cinema, Medicina e Literatura; o filme-corpo, o filme-livro. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Melanie Dimantas

LOPES, Denise; FERRAZ. E.. A FACA NA GAVETA Roteiros abandonados ainda são úteis. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia no Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael de Castro Rusak

LOPES, Denise; FERRAZ. E.. Edição de Vídeo: conteúdo teórico e audiovisual para suporte aos alunos do Ciclo Básico do curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia no Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Valadares

IVO, Elianne; MARQUES, A.;LOPES, Denise. Corpo de Bolywood. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

LOPES, Denise. Pitching de Filme de Ficção da PUC-Rio. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

LOPES, Denise. Pitching de Filme Documentário da PUC-Rio. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

LOPES, Denise. Júri da Crítica Cinematográfica do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileira. 2013. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

LOPES, Denise. Pitching de Filme de Ficção da PUC-Rio. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

LOPES, Denise. Pitching de Filme de Ficção da PUC-Rio. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

LOPES, Denise. Júri pela Federação Internacional da Crítica Cinematográfica para o Festival Internacional do Rio de Janeiro. 2012. Festival Internacional do Rio de Janeiro.

LOPES, Denise. Júri da Crítica Cinematográfica para longas no Cinesul - Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo. 2005. Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo.

LOPES, Denise. Júri da Crítica Cinematográfica para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema. 2005. Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Oswaldo Caldeira Correa da Silva

SILVA, O. C. C.; SILVA, A. C. A.; VIEIRA, J. L.. Cinema Brasileiro Pós-Collor Dissertação para o Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação da Universidade Federal Fluminense / UFF. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Miguel Serpa Pereira

RODRIGUES, C. A.; BERBARA, M. C. L.; TERRA, C. G.;PEREIRA, Miguel. A forma panorama e o desejo de memória e redimensionamento da noção de origem. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes.

Erick Felinto de Oliveira

Felinto, Erick; Rodrigues, C. A.; BERBARA, M. C. L.; TERRA, C. Gonçalves; CAVALCANTI, A. M. Tavares; PEREIRA, M. Serpa. A Forma Panorama e os Desejos de Memória e de Origem. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antonio Carlos Amancio da Silva

LOPES, D. C.;AMANCIO, Tunico; VIEIRA, J. L.; SILVA, O. C. C.. Cinema Brasileiro pós-Collor. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Maria Tavares Cavalcanti

CAVALCANTI, A. M. T.; TERRA, Carlos G.; AZAMBUJA, Carlos; BERBARA, Maria; PEREIRA, Miguel Serpa; FELINTO, Erick. A Forma Panorama e os desejos de memória e de origem. O evento com as Bodas de Caná de Veronese, por Greenaway, e o Cristo carregando a cruz, de Bruegel, transformado em O Moinho e a cruz, por Majewski. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria C Louro Berbara

RODRIGUES, C. A.;Berbara, M.; TERRA, C. G.; PEREIRA, M. S.. A 'forma panorama' e o desejo de memória e de redimensionamento da noção de origem. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Gonçalves Terra

RODRIGUES, Carlos Azambuja; BERBARA, Maria Cristina Louro; CAVALCANTI, Ana Maria; FELINTO, Erick; PEREIRA, Miguel Serpa;TERRA, Carlos Gonçalves. A Forma Panorama e os Desejos de Memória e Origem: o Cinema ao Vivo com 'As Bodas em Canã', de Paolo Veronese, por Peter Greenaway, e 'Cristo Carregando a Cruz', de Pieter Bruegel, transformado no longa 'O Moinho e a Cruz', por Lech Majewski. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV) - Escola de Belas Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Melanie Dimantas

TCC de Especialização em Tecnologias no Ensino Superior; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia no Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Costa Lopes;

Carlos Santos Lacerda

O cinema como ferramenta política; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Ariadne Palas

Além das palavras: um estudo da tradução; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Raniere Mattos

A linguagem e a estética nas obras de Terrence Malick; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Vanessa Prença Prallon

Exibição digital nos cinemas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Gustavo Ridzi

A chegada da TV Digital; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Jairo Miguel

Storyboard, um facilitador na produção de filmes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Lívia Vital

O método Fátima Toledo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Crhistiane Moura

As facilidades do digital na produção de filmes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Giselly Lira

Terra Estrangeira; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Kátia Jurema Lata Silva

O cinema rural de Mazzaropi; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Denise Sganzerla

O cinema brasileiro lá fora - Identidade, mercado e trajetória da representatividade do cinema nacional no exterior, da retomada aos dias de hoje; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Diogo Ribeiro

O cinema brasileiro lá fora - Identidade, mercado e trajetória da representatividade do cinema nacional no exterior, da retomada aos dias de hoje; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

João Henrique Pires

O cinema brasileiro lá fora - Identidade, mercado e trajetória da representatividade do cinema nacional no exterior, da retomada aos dias de hoje; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Antonio Kim Maran Archetti

O cinema brasileiro lá fora - Identidade, mercado e trajetória da representatividade do cinema nacional no exterior, da retomada aos dias de hoje; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

George Felipe Souza

O cinema brasileiro lá fora - Identidade, mercado e trajetória da representatividade do cinema nacional no exterior, da retomada aos dias de hoje; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Alexandre Bittencourt Araujo

O cinema brasileiro lá fora - Identidade, mercado e trajetória da representatividade do cinema nacional no exterior, da retomada aos dias de hoje; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Denise Costa Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Carlos Amancio da Silva

Cinema Brasileiro pós-Collor; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antonio Carlos Amancio da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LOPES, Denise . A forma panorama e o desejo de memória e de redimensionamento da originalidade da obra. 'O moinho e a cruz', a partir de Bruegel, de Lech Majewski, e o evento com 'As bodas de Canã', de Veronese, por Peter Greenaway, como estudos de caso. Alceu(PUCRJ) , v. 26, p. 104-115, 2013.

  • LOPES, Denise . O transcinema de Lúcia Murat. ARTE & ENSAIO (UFRJ) , v. 24, p. 224-225, 2012.

  • LOPES, Denise . Reinventar o mesmo. Teorema (Porto Alegre) , v. 16, p. 47-50, 2010.

  • LOPES, Denise . História e Memória em 'Zweig, a Morte em Cena', de Sylvio Back, e 'Nós que aqui estamos por vós esperamos', de Marcelo Masagão. Cinemais (UENF) , v. 31, p. 173-188, 2002.

  • LOPES, Denise . O focinho humano em minha orelha. \´Os Irmãos Dagobé\´, de Guimarães Rosa, em \´A Terceira Margem do Rio\´, de Nelson Pereira dos Santos, e \´Outras Estórias\´, de Pedro Bial. Trama (Universidade Estácio de Sá) , v. 3, p. 68-83, 2002.

  • LOPES, Denise . A mulher no cinema segundo Ann Kaplan - Dossiê Tecnologias. CONTRACAMPO (UFF) , v. 7, p. 209-216, 2002.

  • LOPES, Denise . 'The Pillow Book': Cinema, Medicina e Literatura; o filme-corpo, o filme-livro. Cinemais (UENF) , v. 29, p. 181-203, 2001.

  • LOPES, Denise . 'Terra Estrangeira', 'as cores do desterro' da era Collor. CONTRACAMPO (UFF) , v. 4, p. 59-74, 2000.

  • LOPES, Denise Costa ; LOPES, Denise . A forma panorama e os desejos de memórias e de origem na recriação de as Bodas em Canã, de Paolo Veronese, promovida por Peter Greenaway, na Bienal de Veneza de 2009. In: Rita Capucho, Antônio Costa Valente. (Org.). Avanca Cinema International Conference. 1ªed.Avança, Estarreja: Edições Cine-Clube de Avanca, 2016, v. 1, p. 27-36.

  • LOPES, Denise . POR UM CINEMA QUE NÃO FAÇA VER: Vida e arte: original ou cópia, real ou representação em Copie Conforme de Abbas Kiarostami. In: Gustavo Souza; Laura Cánepa; Maurício de Bragança; Rodrigo Carreiro. (Org.). ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL - SOCINE - Imaginários Invisíveis - Volume 2. 1ªed.São Paulo: SOCINE, 2012, v. 2, p. 343-360.

  • LOPES, Denise . Por um cinema que não faça ver. In: Antonio Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). Por um cinema que não faça ver. Vida e arte: original ou cópia, real ou representação em Copie Conforme, de Abbas Kiarostami. 1ªed.Avanca, Estarreja, Portugal: Cineclube de Avanca, 2012, v. 1, p. 691-697.

  • LOPES, Denise . A 'cola' em Heaven. In: Angelo Defanti; Inês A. Menezes. (Org.). A elegância de Woody Allen - Catálogo da Mostra do CCBB. 1ªed.: Sobretudo Produção, 2009, v. 1, p. 219-221.

  • LOPES, Denise . Resenha da biografia de Billy Wilder, ?Ninguém é Perfeito?. JORNAL DO BRASIL - Caderno Idéias, Rio de Janeiro, p. 2 - 2, 10 nov. 2003.

  • LOPES, Denise . Barretão, 40 anos de militância no PCB (Partido do Cinema Brasileiro). REVISTA FILME B TRAILER - Edição Especial, Rio de Janeiro, p. 22 - 28, 01 fev. 2001.

  • LOPES, Denise . Nelson, plano a plano. JORNAL DO BRASIL - Caderno B, Rio de Janeiro, p. 1 - 3, 09 out. 1999.

  • LOPES, Denise . Hitchcock 100 anos. JORNAL DO BRASIL - Caderno B - Caderno Especial comemorativo ao centenário, Rio de Janeiro, p. 1 - 6, 13 ago. 1999.

  • LOPES, Denise . Anselmo, galã e cineasta. JORNAL DO BRASIL - Caderno B, Rio de Janeiro, p. 1 - 2, 31 jul. 1999.

  • LOPES, Denise . O roteiro nosso de cada dia. JORNAL DO BRASIL - Caderno B, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 22 jun. 1999.

  • LOPES, Denise . Sofhie Tatischeff, filha de Jacques Tati. JORNAL DO BRASIL - Caderno B, Rio de Janeiro, p. 1 - 2, 27 abr. 1999.

  • LOPES, Denise . O cinema brasileiro embranqueceu - Entrevista Robert Stam. JORNAL DO BRASIL - Caderno Idéias, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 10 abr. 1999.

  • LOPES, Denise . O último Humberto Mauro. JORNAL DO BRASIL - Caderno B, Rio de Janeiro, p. 12, 04 abr. 1999.

  • LOPES, Denise . O século do homem comum - Documentário de Marcelo Masagão mostra personagens anônimos nos tempos de banalização da vida. JORNAL DO BRASIL - Caderno B, Rio de Janeiro, p. 1 - 3.

  • LOPES, Denise . A fantasia de Imamura - Água quente sob uma ponte vermelha. JORNAL DO BRASIL - Caderno Idéias, Rio de Janeiro.

  • LOPES, Denise . Cenas e espírito do sertão - O universo mítico de Guimarães Rosa volta com Outras Estórias. JORNAL DO BRASIL - Caderno B, Rio de Janeiro, p. 1 - 2.

  • LOPES, Denise . A superexplicação da arte. Veredas (Rio de Janeiro), p. 26 - 26.

  • LOPES, Denise . Sem perder a ternura - Ken Loach, um dos raros cineastas engajados contemporâneos, fala sobre. REVISTA BRAVO!, São Paulo, p. 70 - 72.

  • LOPES, Denise . Macunaíma visita Freyre ? Roteiro inédito de ?Casa-Grande, Senzala & Cia. REVISTA BRAVO!, São Paulo, p. 66 - 69.

  • LOPES, Denise . O Robert Altman que você nunca viu. REVISTA BRAVO!, São Paulo, p. 102 - 104.

  • LOPES, Denise . Cinema onde não há. Marco Social (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 78 - 85.

  • LOPES, Denise . A transformação da Ancine em Ancinav. Caderno B do Jornal do Brasil - JB.

  • LOPES, Denise . Rio de Jano. Caderno Eu & do Jornal Valor.

  • LOPES, Denise . O grão da escritura, segundo Roland Barthes, e a noção de fidelidade na adaptação de Os Irmãos Dagobé em A Terceira Margem do Rio e Outras Estórias. In: XI Congresso Internacional da Abralic, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Abralic, 2008.

  • LOPES, Denise . Memória em Zweig, a Morte em Cena, de Sylvio Back, e Nós que aqui estamos por vós esperamos, de Marcelo Masagão. In: XXIV Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001, Campo Grande - MS. XXIV Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001.

  • LOPES, Denise Costa . The pillow book: cinema, medicina e literatura; o filme corpo, o filme livro. In: IX Encontro Nacional de Pós-Graduação em Comunicação, 2000, Porto Alegre. IX Encontro Nacional de Pós-Graduação em Comunicação, 2000.

  • LOPES, Denise Costa . 14º Encontro da SOCINE. In: 14º Encontro da SOCINE, 2010, Recife. 14º Encontro da SOCINE, 2010.

  • LOPES, Denise . O grão da escritura, segundo Roland Barthes, e a noção de fidelidade na adaptação de 'Os Irmãos Dagobé' em 'A Terceira Margem do Rio' e 'Outras Estórias'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, Denise . Éden digital: a evocação de Bosch, Munch, Millais e Tarkovsky em ?Antichrist?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, Denise . Rohmer, o pictório e o real, no retorno digital a Méliès e Griffith, em "L'anglaise et le duc". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, Denise . Rohmer, o pictórico e o real, no retorno digital a Méliès e Griffith, em L?anglaise et le duc. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, Denise . Heaven em A Rosa Púrpura do Cairo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, Denise . "Paranoid Park", arte digital e instalações desconstroem tempo e espaço, em delírio, na tela. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, Denise . O grão da escritura, segundo Roland Barthes, e a noção de fidelidade na adaptação de ?Os Irmãos Dagobé? em ?A Terceira Margem do Rio? e ?Outras Estórias?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, Denise . O grão da escritura, segundo Roland Barthes, e a noção de fidelidade na adaptação de. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, Denise . O grão da escritura, segundo Roland Barthes, e a noção de fidelidade na adaptação de Os Irmãos Dagobé em A Terceira Margem do Rio e Outras Estórias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, Denise . O grão da escritura, segundo Roland Barthes, e a noção de fidelidade na adaptação de Os Irmãos Dagobé em A Terceira Margem do Rio e Outras Estórias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, Denise . Palestrante da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, Denise . História e Memória em "Zweig, a Morte em Cena", de Sylvio Back, e "Nós que aqui estamos por vós esperamos", de Marcelo Masagão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, Denise . Cinema Brasileiro Pós-Collor, mesa ?Indústria Cinematográfica: América Latina e Brasil?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, Denise . Indústria Cinematográfica: América Latina e Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, Denise . "The Pillow Book": Cinema, Medicina e Literatura; o filme-corpo, o filme-livro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, Denise . The Pillow Book: Cinema, Medicina e Literatura; o filme-corpo, o filme-livro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, Denise . Arquitetura ou o mais simples aparelho do cinema. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes/UniversidadeFederal doRio deJaneiro, 2013. (Tradução/Artigo).

  • LOPES, Denise . Quem é quem no Cinema no Brasil. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2003 (Produção de 100 verbetes).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LOPES, Denise . Crítica de Nosilatiaj, A Feminine Poem. 2012.

LOPES, Denise . Press-book para o longa-metragem Tropa de Elite 2, de José Padilha. 2010.

LOPES, Denise . Formatação do projeto Vendo ou Alugo, de Betse de Paula, para o FSA. 2009.

LOPES, Denise . Press-book do longa-metragem Maré, Nossa história de amor, de Lúcia Murat. 2007.

LOPES, Denise . Press-book do longa-metragem Olhar Estrangeiro, de Lúcia Murat. 2006.

LOPES, Denise . Press-book do longa-metragem Duas vezes com Helena, de Mauro Faria. 2000.

LOPES, Denise . Entrevista com o diretor polonês Lech Majewski. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, Denise . Entrevista para o Portal da PUC-Rio. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, Denise Costa . Cadernos de Cinema na antiga TVE. 2001.

LOPES, Denise . História do Cinema Brasileiro. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LOPES, Denise . Relatório da Bolsa-Sanduiche de Doutoramento na França. 2014. (Relatório de pesquisa).

LOPES, Denise . Professor da Oficina de Novas Tecnologias Audiovisuais: Inovações de Linguagem, Produção e Exibição. 2010. (Professor de Oficina de Novas Tecnologias Audiovisuais).

LOPES, Denise . Professor de Oficina de Produção: Política e Mercado em Cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. 2010. (Professor de Oficina de Produção: Política e Mercado em Cinema).

LOPES, Denise . Formatação do projeto de longa-metragem "Vendo ou Alugo", de Betse de Paula, para o FSA (Fundo Setorial do Audiovisual). 2010. (Formatação de projeto para o FSA (Fundo Setorial do Audiovisual)).

LOPES, Denise . Novas Tecnologias Audiovisuais. 2009. .

LOPES, Denise . Professor da Oficina de Novas Tecnologias Audiovisuais: Inovações de Linguagem, Produção e Exibição. 2009. (Professor de Oficina de Novas Tecnologias Audiovisuais).

LOPES, Denise . Press-book, texto para sites e impressos do longa "Maré, nossa história de amor", de Lúcia Murat. 2007. (Pesquisa e redação de texto).

LOPES, Denise . Crítica Cinematográfica para a Revista Programa do JB e Júri JB. 2007. (Crítica Cinematográfica).

LOPES, Denise . Crítica Cinematográfica para a Revista Programa do JB e Júri JB. 2006. (Crítica Cinematográfica).

LOPES, Denise . Press-book, texto para sites e impressos do longa "Moacir, arte bruta", de Walter Carvalho. 2006. (Pesquisa e redação de texto).

LOPES, Denise . Press-book, texto para sites e impressos do longa "Olhar estrangeiro", de Lúcia Murat. 2006. (Pesquisa e redação de texto).

LOPES, Denise . Press-book, texto para sites e impressos do longa "Outra memória", de Chico Faganello. 2006. (Pesquisa e redação de texto).

LOPES, Denise . Press-book, texto para sites e impressos do longa "O amigo invisível", de Maria Letícia. 2006. (Pesquisa e redação de texto).

LOPES, Denise . Press-book, texto para sites e impressos do longa "Quase dois irmãos", de Lúcia Murat. 2005. (Pesquisa e redação de texto).

LOPES, Denise . Crítica Cinematográfica para a Revista Programa do JB e Júri JB. 2005. (Crítica Cinematográfica).

LOPES, Denise . Press-book, texto para sites e impressos do longa "Extremo Sul", de Mônica Schmiedt e Sylvestre Campe. 2005. (Pesquisa e redação de texto).

LOPES, Denise . Crítica Cinematográfica para a Revista Programa do JB e Júri JB. 2004. (Crítica Cinematográfica).

LOPES, Denise . Press-book, texto para sites e impressos do longa "Duas vezes com Helena", de Mauro Farias. 2001. (Pesquisa e redação de texto).

LOPES, Denise . Informe FAPERJ. 1998. (Editoração/Periódico).

LOPES, Denise . Informe FAPERJ. 1997. (Editoração/Periódico).

LOPES, Denise . Informe FAPERJ. 1996. (Editoração/Periódico).

LOPES, Denise . Informe FAPERJ. 1995. (Editoração/Periódico).

LOPES, Denise . Jornal Arquitetura. 1991. (Editoração/Periódico).

LOPES, Denise . Jornal Arquitetura. 1990. (Editoração/Periódico).

LOPES, Denise . Pesquisa de campo para o longa-metragem Os meninos de São Caetano (2008), de Paulo Thiago. 2001. Filme.

LOPES, Denise . O grão da escritura, segundo Roland Barthes, e a noção de fidelidade na adaptação de Os irmãos Dagobé em A terceira margem do rio e Outras estórias. 2008 (Publicação em site on-line) .

LOPES, Denise . Cineclube Retorno do Eztétyko. 2008 (Cineclube) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    O cinema brasileiro lá fora - Identidade, mercado e trajetória da representatividade do cinema nacional no exterior, da retomada aos dias de hoje, Descrição: Orientação de Iniciação Científica em Graduação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Denise Costa Lopes - Coordenador / Denise Sganzerla - Integrante / Diogo Ribeiro - Integrante / João Henrique Pires - Integrante / Antonio Kim Maran Archetti - Integrante / George Felipe Souza - Integrante / Alexandre B. Araújo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. , Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35274411, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado da Graduação, Carga horária: 18

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Teoria e Crítica Cinematográfica, Cinema e Pintura e Cinema e Literatura (para o Curso de Cinema), e Semiologia e Comunicação (para o Curso de Arte & Design).

1985 - 2017

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 22

Outras informações:
Atualmente aposentada. Última lotação foi em cargo como Gerente de Diversidade Cultural da Subsecretária de Identidade Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, de 01 de fevereiro de 2017 a 30 de novembro de 2017.Trabalhou em diversos órgãos da Administração Municipal, em vários cargos, como expresso nesse Lattes.

2007 - 2009

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de Produção Audiovisual e Estudos de Política e Mercado para Cinema

Atividades

  • 06/2007 - 07/2009

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Novas Tecnologias Audiovisuais, Estudos de Política e Mercado de Cinema, Produção Audiovisual

2005 - 2008

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora de Área, entre 2006/2008, de Produção e Eventos do Departamento de Cinema

Atividades

  • 03/2006 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Curso de Cinema, .,Serviço realizado, Supervisão de formatação de projetos de filmes para captação em mecanismos de incentivo por renúncia fiscal.

  • 03/2006 - 12/2008

    Extensão universitária , Curso de Cinema, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Cineclube "Retorno do Eztétyko", no Campus Tom Jobim e no Tempo Glauber.

  • 03/2006 - 12/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Curso de Cinema, Curso de Cinema.,Atividade realizada, Coordenação de área.

  • 01/2005 - 12/2008

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Novas Tecnologias Audiovisuais, TCC, Teoria da Narrativa, Cinema Brasileiro Moderno e Contemporâneo, Produção: Política e Mercado

2009 - 2010

Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor de Linguagem Cinematográfica e de História do Cinema Brasileiro

Atividades

  • 03/2010

    Ensino, Cinema, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Linguagem Cinematográfica, História do Cinema Brasileiro

2010 - 2010

Laboratório Estação

Vínculo: Professor de Oficina, Enquadramento Funcional: Prof. de Novas Tecnologias Audiovisuais, Carga horária: 3

2009 - 2009

Laboratório Estação

Vínculo: Professor de Oficina, Enquadramento Funcional: Prof. de Novas Tecnologias Audiovisuais, Carga horária: 3

2015 - 2017

RioFilme

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Área: Educação / Comunicação, Carga horária: 22

Outras informações:
Reiniciou na Gerência de Projetos Não Reembolsáveis da RioFilme em fevereiro de 2015, após retorno de Licença para doutoramento, onde ficou até ser nomeada para o cargo de Gerente de Diversidade Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, em fevereiro de 2017. Nessa fase, foi membro da comissão de elaboração do Plano de Desenvolvimento do Setor Audiovisual do Município do Rio de Janeiro publicado em 2016. Trabalhou na instituição na época de sua fundação, entre 1993 e 1994, como Chefe da Assessoria de Comunicação. Voltou para a Riofilme, em outubro de 2009, onde atuou na Gerência de Projetos Não Reembolsáveis até março de 2011, quando saiu de licença para realizar seu doutoramento.

2009 - 2011

RioFilme

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Área: Educação / Comunicação, Carga horária: 22

Outras informações:
Reiniciou na RioFilme em 13 de outubro de 2009 e entrou de licença para estudos (doutorado) por 4 anos, em 03/2011, só retornando em 03/2015. Trabalhou na instituição também entre 1993 e 1994, época de sua fundação. Nessa segunda etapa na RioFilme trabalhou na Gerência de Projetos Não Reembolsáveis, acompanhando projetos de criação de salas, fomento por editais à produção de longas, curtas e séries, festivais e outros. Foi estatutária da Prefeitura do Rio, no cargo de Professor II, de 1985 a 2017.

1993 - 1995

RioFilme

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora Chefe de Comunicação, Carga horária: 22

Outras informações:
Respondeu pela divulgação e implementação das campanhas de lançamento dos primeiros filmes da Retomada do Cinema Brasileiro.

1995 - 1998

Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Chefe de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora de Comunicação dos órgãos subordinados e/ou vinculados à SECTEC: FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro), UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Editora do Informe FAPERJ, boletim informativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (1995 a 1998) Na época, era estatutária da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro cedida para o Governo Estadual, ocupando cargo de Assessora de Comunicação Chefe na SECTEC. Os trabalhos que de mais destaque dessa época que tiveram seu acompanhamento foram o lançamento da Cinemais, Revista de Cinema e Outras Questões Audiovisuais; a prospecção da Escola de Cinema que seria erguida no Campus da UENF e que acabou dando forma à atual Escola de Cinema Darcy Ribeiro; e a implementação e início da divulgação da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.

2003 - 2005

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - RJ

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
Estatutária da Prefeitura ocupando cargo na Assessoria de Comunicação na SME.

2001 - 2001

Cinema BR em Movimento

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora Chefe de Comunicação

2002 - 2003

Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora Chefe de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável também pelas edições de todas as publicações impressas do Planetário, na época. Era estatutária da Prefeitura ocupando cargo de Assessora Chefe da Comunicação no Planetário.

1992 - 1993

Fundação João Goulart

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Chefe de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
Era estatutária da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, ocupando cargo como Assessora Chefe de Comunicação da recém criada Fundação João Goulart. Foi uma das primeiras servidoras a trabalhar na instituição, fazendo parte da sua criação.

1998 - 2000

Jornal do Brasil S/A

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Crítica de cinema, repórter Caderno B, outros, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou como repórter do Caderno B, com ênfase na cobertura de Cinema.

Atividades

  • 03/1998 - 11/1999

    Serviços técnicos especializados , Caderno B, .,Serviço realizado, Reportagens culturais, com ênfase na cobertura cinematográfica,. Destaque para a realização de um caderno comemorativo ao centenário de nascimento de Alfred Hitchcock..

2004 - 2007

Revista Programa - Jornal do Brasil

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Crítica de Cinema e Júri da Programa, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizou críticas de cinema e foi do Júri de cinema da revista. Foi nessa época também que contribuiu com alguns artigos de crítica de livros e entrevistas para o Caderno Ideias.

1998 - 2000

Revista Bravo!

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redator de textos e artigos

1997 - 1998

Revista Veredas - CCBB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: redator

2000 - 2001

Gazeta Mercantil S/A

Vínculo: Jornalista Contratado, Enquadramento Funcional: Jornalista do Caderno Rio Cultura, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela cobertura da Economia do Audiovisual para o Caderno Cultural da Gazeta, com eventuais publicações também para a Gazeta Latino-Americana

1989 - 1990

Tribuna da Imprensa

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Jornalista do caderno cultural Tribuna BIS

2003 - 2004

Jornal Valor

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redator

Outras informações:
Colaborador do caderno Eu & do Valor sobre Cinema e Economia do Audiovisual

1989 - 1989

O GLOBO

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Repórter

2007 - 2008

Revista Cartaz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Articulista e redator

Outras informações:
Publicação de artigos e textos de cinema

2006 - 2007

Revista Gávea

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Articulista

Outras informações:
´Responsável pela coluna de Audiovisual da publicação

1992 - 1993

Revista Veja

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter das Vejinhas Regionais

Outras informações:
Cobertura como correspondente no Rio da área de cultura para as publicações regionais da Veja, antes da criação da Veja Rio

1990 - 1991

Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora Chefe de Comunicação, Carga horária: 20

1989 - 1990

Coordenação de Comunicação Social do Gabinete do Prefeito - RJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
Era estatutária da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, trabalhando nessa época como Assessora de Comunicação na Coordenação de Comunicação do Prefeito.

1989 - 1990

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - RJ

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
Era estatutária da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, ocupando cargo de Assessora de Comunicação na SMDS.

2017 - 2017

Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Diversidade Cultural, Carga horária: 22

Outras informações:
Responsável pela Gerência da Rede Carioca de Pontos de Cultura

2005 - 2005

Festival Internacional do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria do RioSeminars de Negócios do Fest, Carga horária: 30

Outras informações:
Prestei assessoria para o RioSeminars, embrião do atual RioMarket do Festival do Rio.

2004 - 2004

Festival Internacional do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria do RioSeminars de Negócios do Fest, Carga horária: 30

Outras informações:
Prestei assessoria para o RioSeminars, embrião do atual RioMarket do Festival do Rio.

2002 - 2002

Festival Internacional do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria do RioSeminars de Negócios do Fest, Carga horária: 30

Outras informações:
Prestei assessoria para o RioSeminars, embrião do atual RioMarket do Festival do Rio.

2001 - 2001

Festival Internacional do Rio de Janeiro

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessoria do RioSeminars de Negócios do Fest, Carga horária: 30

Outras informações:
Prestei assessoria para o RioSeminars, embrião do atual RioMarket do Festival do Rio.

1991 - 1992

Comissão Coordenadora das Atividades de Apoio à Rio92

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Comunicação do Escritório Municipal, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Comissão Coordenadora das Atividades de Apoio à Rio92 - CONUMAD. Responsável pelo atendimento à imprensa, na administração municipal, para a Conferência Internacional de Direito Ambiental (28 a 31 de agosto de 1992).