Maria Fulgência Costa Lima Bandeira

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Especialista, mestrado e Doutorado em Dentistica Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998/2000). Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Na Pós-Graduação atua em linhas de pesquisas nos seguintes temas: Fitoterapia aplicada à Dentística, atividade antibacteriana, compatibilidade biológica de materiais restauradores, materiais restauradores, óleo de copaiba e hidróxido de cálcio. Foi Bolsista DTI CNPq - Processo nº 575752-2008/4. Exerceu o cargo de Diretora do Departamento de Pós-Graduação (2009 a 2013), ocupou o cargo de Assessora Especial da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da UFAM. Exerceu o cargo de Ouvidora e de Gestora do Sistema de Informação ao Cidadão - SIC; Assessora especial da Reitoria da Universidade Federal do Amazonas. Foi condecorada Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional pela contribuição profissional, nos campos da ciência, seja na pesquisa e/ou no ensino pelo Conselho Federal de Odontologia em 2013.

Informações coletadas do Lattes em 19/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Dentística Restauradora

1999 - 2000

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Análise comparativa da compatibilidade biológica do óleo essencial e do óleo 'in natura da Copaifera multijuga (Óleo de copaíba), associados ao hidróxido de cálcio em capeamento pulpar em dentes de cães
Orientador: Maria Rita Brancini de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Biocompatibilidade; Óleo de copaíba; Hidróxido de cálcio.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Odontológicos / Especialidade: Dentística Restauradora. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Saúde Humana.

Mestrado em Dentística Restauradora

1996 - 1998

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Estudo comparativo da compatibilidade biológica do óleo essencial e da resina da copaifera multijuga, associados ao hidróxido de cálcio, em diferentes níveis de pesquisa: farmacológico. microbiológico e molares de ratos.,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Maria Rita Brancini de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Biocompatibilidade; Óleo de copaíba; Hidróxido de cálcio; Óleo essencial.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Odontológicos / Especialidade: Patologia. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Saúde Humana.

Especialização em Dentísitca

1996 - 2000

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Capeamento Pulpar em cães com pasta à base de óleo de copaíba
Orientador: Maria Rita Brancini de Oliveira

Graduação em Odontologia

1988 - 1992

Universidade Federal do Amazonas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Odontológicos/Especialidade: Dentística Restauradora.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Odontológicos/Especialidade: Odontologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Fitoterapia Aplicada à Dentística.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Estética e Cosmética.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Microbiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BANDEIRA, M. F. C. L. . I Seminário de Economia Criativa. 2013. (Outro).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Práticas Integrativas: Registro, segurança e eficácia, Boas práticas de fabricação, controle de qualidade e Pesquisa de Fitoterápicos com vista às normatizações da ANVISA.. 2013. (Outro).

BANDEIRA, M. F. C. L. ; FRANCO, E. B. ; SILVA, C. H. V. . Coordenação do Forum intitulado "O ensino da Dentística na graduação com base nas diretrizes curriculares nacionais - DNCs". 2009. (Congresso).

SIMÕES, C. A. C. G. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . 3ª Jornada Odontológica da UFAM - JOFAM. 2006. (Congresso).

REBELO, M. A. B. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . 2ª Jornada Odontológica da UFAM - JOFAM. 2005. (Congresso).

BANDEIRA, M. F. C. L. . 1ª Jornada Odontológica da UFAM - JOFAM. 2004. (Congresso).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Seminário de Bioética. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentistica. O ensino da dentistica na graduação com base nas diretrizes curriculares nacionais - DCNs. 2009. (Congresso).

Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Estudo preliminar de solução de própolis da região amazônica para limpeza de cavidades. 2007. (Congresso).

Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Avaliação da atividade antibacteriana de um gel de óleo de copaíba sobre cepas de Streptococcus sp. isoladas do biofilme dental. 2007. (Congresso).

XVI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística.XVI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. 2005. (Encontro).

1ª Jornada Odontológica da UFAM.1ª Jornada Odontológica da UFAM. 2004. (Encontro).

Demtística: Restaurações adesivas.Feira de produtos medicos hospitalares e odontológicos do amazonas. 2004. (Encontro).

Manejo do complexo dentino - pulpar.I Jornada Odontológica da UFAM. 2004. (Simpósio).

Proteção do complexo dentino-pulpar e sistemas adesivoa de dentina e esmalte.Palestrante na ABCD. 2004. (Oficina).

XV Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística,.XV Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística,. 2003. (Encontro).

XIV Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística,.XIV Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. 2001. (Encontro).

XIII Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística.XIII Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Margareth Yutie Obara An

MELLO, J. A. N.; SANTOS, M. N. S.;BANDEIRA, M. F. C. L.. Prevalência de lesões bucais em hansenianos e sequelados pela hanseníase, Manaus-Am. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Lorena Cristina da Câmara Gondim

REBELO, M. A. B.; SANTOS, T. N. L.;BANDEIRA, M. F. C. L.. Estudo preliminar da viabilidade de uma solução de limpeza de cavidade à base de própolis:controle microbiológico,alteração de cor,citotoxidade e compatibilidade biológica. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Lígia Fernandes Abdala

BANDEIRA, M. F. C. L.. Pesquisa de Microbacterium leprae no periodonto,saliva e nos raspados intradérmicos de pacientes com hanseníase. 2009. Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Josy Caldas da Silva

BANDEIRA, M. F. C. L.TEIXEIRA, M. F. S.; PORTO, A. L. F.. Perfil da viabilidade celular e atividade antimicrobiana de espécies de Penicillium do acervo da coleção de culturas DPUA. 2008. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Michel da Silva Martins

BANDEIRA, M. F. C. L.; PORTO, A. L. F.; MARTINS, L. S.. Aspergullus e Penicilium da amazônia: seleção de espécies produtoras de colorantes para fins terapêuticos e alimentícios. 2008. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Herlon Mota Atayde

TEIXEIRA, M. F. S.BANDEIRA, M. F. C. L.; SILVA, A. J. I.. Potencial de tocixidade de microfungos isolados de ração para peixes fabricada no estado do Amazonas. 2008. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Vilma da Silva Melo

BANDEIRA, M. F. C. L.. Processo de reparo em feridas de extração dentária em ratos tratados com extrato de Arrabidaea chica VERL. 2007. Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Araluce Regina de Souza Lima

BANDEIRA, M. F. C. L.. Produção de pectinases por aspergillus e clarificação de suco de camu-camu com poligalacturonases e pectinesterases. 2006. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Vanna Francini de Castro Hishida

BANDEIRA, M. F. C. L.; NEGRI, G.; LIMA, E. S.. Avaliaçao in vitro da atividade antibacteriana do extrato etanólico da Própolis obtidos em apiários amazonenses sobre culturas de S. mutans, S. mitis e S. sanguis. 2006. Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Katia Regina Felizardo Vascoscelos

BANDEIRA, M. F. C. L.. Avaliação in vitro do pH, tempo de presa e atividade antibacteriana do óleo de copaíba associado ao óxido de zinco. 2006. Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Raimundo Filipe da Cruz Filho

BANDEIRA, M. F. C. L.; PORTO, A. L. F.; ROCHA, W. C.. Avaliação do potencial biotecnológico de pigmentos produzidos por Serratia ps. 2006. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Andréa Melo Moutinho da Costa

MELLO, J. A. N.;BANDEIRA, M. F. C. L.; PERIS, A. R.. Avaliação in vitro da rugosidade superficial e dureza Knoop antes e após a escovação de cimentos de ionômeros de vidro preconizados para a t~ecnica ATR. 2006. Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Cláudia Dias Abnader

BANDEIRA, M. F. C. L.. Avaliação in vitro da atividade antibacteriana da pasta de hidróxido de cálcio com diferentes veículos em microrganismos de infecções endodônticas. 2005. Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Cláudia Andréa Corrêa Garcia Simões

BANDEIRA, M. F. C. L.. Formulação de um gel de óleo de copaíba e avaliação de sua atividade bacteriana sobre cepas de Streptococcus sp. 2004. Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Luaciana Modesto Storck

BANDEIRA, M. F. C. L.. Avaliação da compatibilidade biológica do gel do óleo de copaíba em tecido epitelial de ratos. 2004. Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Sandra Regina Sales de Menezes

BANDEIRA, M. F. C. L.. Onicomicoses: perfil de fungos não dermatófitos em pacientes ambulatoriais da Fundação Alfredo da Matta. 2003. Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Rachid Pinto Zacarias Filho

SOUZA, A.; M, L.; BELEM, L.; A, C.;BANDEIRA, MARIA FULGÊNCIA COSTA LIMA. Seleção e Produção de Exo e/ou Polissacarídeos de origem microbiana da Amazônia para uso em odontologia. 2018. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Em´lio Carlos Sponchiado Júnior

FRANCA, S. C.; GARRIDO, A. D. B.;BANDEIRA, M. F. C. L.CONDE, N. C. O.; BRONZE, E. S.. Avaliação in vitro da atividade antimicrobiana de uma medicação intracanal contendo ativos fitoterápicos de Pothomorphe umbellata. 2006. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Paulo José Benevides dos Santos

ASTOLFI FILHO, S.; NAKAGIMA, G.; TALHARI, S.; FERRAIRA, L. C.;BANDEIRA, M. F. C. L.. Freqüência da infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) em lesões de câncer bucal e sua relação com o polimorfismo do códon 72 de p53 em pacientes atendidos no estado do amazonas. 2006. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Thiago Mendes de Lima

MARTINS, L. M.; REGALADO, D. F.;BANDEIRA, M. F. C. L.. Efeito de um antioxidante na resistência adesiva de dentes clareados. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Joyce de Figueiredo Meira

BANDEIRA, M. F. C. L.SAMPAIO, F.; VASCONCELOS, M. C.. Emulsões contendo bioativos amazônicos:avaliação do efeito nas metaloproteinases e no colágeno da dentina. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Lucianna

BANDEIRA, M. F. C. L.. Análise Espectrofomêtrica e atividade antimicrobiana de extrato aquoso de própolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Jéssica Mattos Miki

BANDEIRA, M. F. C. L.. Avaliação da atividade antibacteriana dos extratos brutos de fungos endofíticos frente às bacterias da cavidade oral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Lizete Karla Filgueiras Souza

BANDEIRA, M. F. C. L.. Avaliação da microdureza da resina composta frente à influência da cor e diferentes intensidades de luz halógena e LED. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Luiz Fernando Gaynett

BANDEIRA, M. F. C. L.. Avaliação dos fatores que alteram a rugosidade superficial da resina composta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: (Araci Barros Ramada)

BANDEIRA, M. F. C. L.. Alterações da estrutura dental frente ao clareamento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Daniella Martins Salles

BANDEIRA, M. F. C. L.; SIMÕES, C. A. G.; CHACON, N.. Influência do material intermediário das restaurações de amálgama. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Lorena Camara Gondim

BANDEIRA, M. F. C. L.; SIMÕES, C. A. C. G.. Avaliação da atividade antibacteriana do MTA: Trióxido Mineral Agragado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Vanessa Andrade

BANDEIRA, M. F. C. L.; SIMÕES, C. A. C. G.; MELLO, J. A. N.. Avaliação in vitro da atividade antibacteriana de uma material utilizado no tratamento não invasivo da cárie dental: Carisolv. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Bianaca Lavareda Ramos

BANDEIRA, M. F. C. L.; SIMÕES, C. A. C. G.; MELLO, J. A. N.. Clareamento dental: uma alternativa para tratamento estético. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Érica Lima Batista

BANDEIRA, M. F. C. L.; SIMÕES, C. A. C. G.; MELLO, J. A. N.. Estudo comparativo da atividade antibacteriana do amálgama dental e resina composta: revisão de literatura. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Tatiana Libório dos Santos

BANDEIRA, M. F. C. L.; SIMÕES, C. A. C. G.; MELLO, J. A. N.. Ação anticariogênica de Materiais restauradores contendo flúor. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas.

PEREIRA, J. V.BANDEIRA, M. F. C. L.; CARNEIRO, F. C.. Banca Examinadora dos Trabalhos de conclusão de curso Alteração de cor de resinas compostas e métodos de seleção de cor - Revisão de leteratura. 2008. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Presidente da Comissão de seleção para professor sustituti para a diciplina de Materiais Dentários e Anatomia a escultura Dental. 2007. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.; BORBOREMA, C. A. T.; CARNEIRO, F. C.; LUNGAREZE, D.. Comissão Julgadora para contratação de Professor Substituto para disciplina de Clínica Integrada/Estágio Curricular. 2007. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.; LUZ, S. L. B.; MARTINS, A. S.; LUCAS, A. C. S.; LIMA, E. S.; LOPES NETO, D.. Presidente da comissão de seleção do Programa de P[os-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia. 2006. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.; GARNELO, M. L.; LOZANO, J. L. L.; LUZ, S. L. B.; BRANT, C. T.; MOURA, J. F. L.; ESCOBAR, A. L.; MOREIRA, L. A.. Membro da comissão de especialistas representando a UFAM no Edital MS/CNPq/FAPEAM 014/2006. 2006. Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.; CARNEIRO, F. C.; LUNGAREZE, D.. Presidente da Comissão Julgadora para contratação de Professor Substituto dfa Disciplina de Dentística. 2006. Universidade Federal do Amazonas.

LOPES, P. P.;BANDEIRA, M. F. C. L.. Membro da comissão de seleção de Professor substituto para as disciplinas de Prótese e Estágio curricular. 2005.

REBELO, M. A. B.BANDEIRA, M. F. C. L.. Membro da comissão de seleção de Professor substituto em Periodontia I e II. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Concurso Público para Provimento de cargos vagos de Técnico-Administrativo Laboratório de Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas. 2004. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Membro suplente da Banca do Concuso público para o provimento das vagas de Professor Auxiliar/Assistente e Adjunto da Disciplina de Endodontia. 2004. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Presidente da Banca examinadora do Concuso Público para provimento da vaga de Professor Auxiliar/Assistente e Adjunto da Disciplina de Anatomia e Escultura Dental. 2004.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Seleção para o curso de Mestrado em Patologia Tropical. 2003. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Seleção para o Curso de Mestrado em Patologia Tropical. 2002. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-BASIS. 2006. Ministério da Educação.

CARNEIRO, F. C.;BANDEIRA, M. F. C. L.; LUNGAREZE, D.; JESUS, G. P.; VIEIRA, J. M. R.; CAMARA, J.; PORTUS, M. I.; BASTOS, R. V.. Membro do Colegiado de Curso da Faculdade de Oontologia da UFAM. 2008. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.; SANTOS, P. B.; NAVECA, F. G.. Banca do Exame de qualificação do mestrado em Patologia Tropical " Pesquisa de Mycobacyerium leprae e outras micobactérias no periodonto. 2008. Universidade Federal do Amazonas.

SANAI, M.;BANDEIRA, M. F. C. L.; LOPES, P. P.. Banca de Examinadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso Alteração de cor de resinas compostas e métodos de seleção de cor - Revisão de leteratura. 2008. Universidade Federal do Amazonas.

AGUIAR, I. M.; PEREIRA, M. M.;BANDEIRA, M. F. C. L.. Banca de Qualificação " Gel de Bromelina: Uma nova opção na remoção químico-mecênica da cárie dentária. 2007. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Membro da mesa apuradora da consulta eleitoral. 2007. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.CONDE, N. C. O.; LUCAS, A. C. S.. Banca de qualificação projeto intitulado Formulaçao e avaliação da compatibilidade biológica de uma solução à base de própilos para limpeza de cavidades. 2007. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Banca de Qualificação do projeto Avaliação das candidas oral em pacientes portadores de prótese dentária removível na cidade de Manaus (Suplente). 2007. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.; LOPES, P. P.; HANAN, A. R.. Presidente da comissão de seleção para monitoria da disciplina de Dentística. 2007. Universidade Federal do Amazonas.

TEIXEIRA, M. F. S.BANDEIRA, M. F. C. L.; PORTO, A. L. F.. Banca de qualificação da dissertação de mestrado, intitulada Caracterização taxonômica e atividade antimicrobiana de Actinomicetos isolados de liquens. 2006. Universidade Federal do Amazonas.

TEIXEIRA, M. F. S.BANDEIRA, M. F. C. L.; PORTO, A. L. F.. Banca de qualificação da dissertação de mestrado intitulada Seleção de pigmentos produzidos por esoécies de Aspergillus e Penicilium da amazônia para fins terapêuticos e alimentícios. 2006. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.; BORRAS, M. R. L.; FRAIJI, N.. Banca de qualificação no mestrado Avaliação in vitro da atividade antibacteriana de diferentes cimentos endodônticos. 2006. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.CONDE, N. C. O.. Banca de Qualificação de DoutoradoAvaliação in vitro da atividade antibacteriana de uma medicação intracanal contendo ativos fitoterápicos de Pothomorphe umbellata. 2006. Universidade Federal do Amazonas.

REBELO, M. A. B.; ESCOBAR, A. L.;BANDEIRA, M. F. C. L.. Banca dee Qualificação " Um estudo sobre a situação da doença cárie em Rio Ptro da Eva". 2006.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Banca de Avaliação de Painéis de Ensino do XVI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Banca de qualificação de Mestrado em Patologia Tropical. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Banca de seleção do Curso de especialização em Epidemiologia da FIOCRUZ-Am. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Presidente da Banca de Revalidação de diploma de cirurgião-dentista estrangeiro. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Análise de propostas apresentadas ao Edital SUS nº 019/2004- FAPEAM. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Banca de Mestrado do Curso de Patologia Tropical. 2004. Universidade do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.. Banca de Mestrado em Patologia Tropical. 2004. Universidade Federal do Amazonas.

BANDEIRA, M. F. C. L.; OLIVEIRA, M. C.. Exame de Qualificação no Curso de Mestrado em Patologia Tropical. 2003. Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

PEDRO FELÍCIO ESTRADA BERNABÉ

BANDEIRA, M. F. C. L.;BERNABE, P. F. E.. Participou como MEMBRO SUPLENTE da Comissão Examinadora da Prova de Defesa de Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Odontologia . 2000. Tese (Doutorado em Endodontia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Salete Machado Candido

OLIVEIRA, Maria Rita Brancini de; BANDEIRA, M. F. C. L.;CANDIDO, M. S. M.; BENATTI NETO, C.;MAURO, S. J.; ARAÚJO, R. M.. ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE A COMPATIBILIDADE BIOLÓGICA DO ÓLEO ESSENCIAL E DO ÓLEO IN NATURA DA COPAÍFERA MULTIJUGA (ÓLEO DE COPAÍBA) ASSOCIADOS AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO EM CAPEAMENTO PULPAR EM DENTES DE CÃES. 2000. Tese (Doutorado em Dentística Restauradora) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Silvio José Mauro

MAURO, S. J.. Análise comparativa sobre a compatibilidade biológica do óleo essencial e do óleo in natura da Copaifera multijuga (óleo de copaíba), associados ao hidróxido de cálcio em capeamento pulpar em dentes de cães. 2000. Tese (Doutorado em Dentística Restauradora) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sigmar de Mello Rode

RODE, Sigmar de Mello. Título. 1998. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eliane Avany Malveira Araújo

Biomodificador à base de óleo de Copaifera multijulga Hayne: efeito na metaloproteinase e na microtração; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Geisy Rebouças Lima

ENSAIO CLÍNICO DE EFICÁCIA COMPARATIVA DA SOLUÇÃO À BASE DE ÓLEO DE Copaífera multijuga-Hayne COMO AGENTE ANTIPROTEOLÍTICO NA ADESÃO DENTINÁRIA; Início: 2018; Tese (Doutorado em INOVAÇÀO FARMACÊUTICA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Estado do Amazonas; (Orientador);

Larissa Carolina Ramos Araujo

Atividade fitoterápica de óleo de copaíba copaifera multijuga Hayne e suas funções sob as espécies restivas de oxigênio formadas duante a resposta inflamatória; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Beatriz Ferreira de Moraes

Controle de qualidade físico-químico de Emulsão de Copaifera multijuga Hayne como ?otimizador? da adesão do sistema adesivo à estrutura dental; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

GIULIA BESSA DE MELLO ANTONACIO

Avaliação da camada híbrida formada pelo sistema adesivo convencional e condicionamento prévio da dentina com emulsão à base de copaíba: estudo in vitro de 6 meses; ; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Diego dos Santos Cordeiro

Sensibilidade, efetividade e qualidade de vida relacionada à saúde bucal em adolescentes submetidos ao clareamento dentário com fitas ou moldeiras; 2017; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Luanny Gomes Moura

Análise morfológica da superfície dentinária hígida e afetada por cárie e da camada híbrida após a aplicação de Emulsão à base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga Hayne); 2016; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Anselmo Junio Pedroso Matos

Controle de qualidade físico-químico de uma formulação de pomada orobase de Libidibia férrea ex; 2016; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Patricia Sâmea Lêdo Lima Milério

Emulsão de Copaifera multijuga Hayne para limpeza de preparo cavitário: controle de qualidade físico-químico e avaliação da atividade antibacteriana; 2015; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Estado do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Joyce de Figueiredo Meira

AVALIAÇÃO HISTOMORFOMÉTRICA DO EFEITO DE UM BIOATIVO AMAZÔNICO SOBRE A CAMADA HÍBRIDA; 2014; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

GISELY NAURA VENANCIO

Formulação de Enxaguatório Bucal à base de Libidibia ferrea; 2012; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Raquel de Oliveira Marreiro

Caesalpinia ferrea L; : avaliação da atividade antimicrobiana, controle de qualidade e compatibilidade biológica de uma nova formulação de enxaguatório bucal; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Estado do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Mailza Costa de Almeida

Bioativos amazônicos na Odontologia: atividade antibacteriana e compatibilidade biológica de 3 concentracoes desoluçao de propolis para limpeza de cavidades; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Estado do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Cristiane Nagai

Emulsões amazônicas bioativas para limpeza do preparo cavitário: atividade antibacteriana, citotoxicidade, alteração de cor e compatibilidade biológica; 2011; Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Lorena Cristina da Câmara Gondim

Estudo preliminar da viabilidade de um extrato à base de própolis para limpeza de cavidades:; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Silvane Nascimento

Uso de Bioativos Amazônicos na Odontologia: Um estudo epidemiológico e etnobotânico; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Carina Toda Inoue

POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE FUNGOS ENDOFÍTICOS COM AÇÃO ANTAGÔNICA A MICRORGANISMOS DE INTERESSE ODONTOLÓGICO; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Samuel Lungareze

Avaliação histopatológica do efeito de suspensões de própolis na doença periodontal inflamatória induzida em ratos; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Katia Regina Felizardo Vasconcelos

Avaliação in vitro da atividade antibacteriana de um cimento obtido da associação do óleo-resina in natura da copaifera multijuga hayne ao óxido de zinco e ao hidróxido de cálcio frente aos streptococcus mutans e streptococcus sanguinis; 2009; Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Lorena da Camara Gondim

Formulação e avaliação da compatibilidade biológica de uma solução à base de própolis para limpeza de cavidades; 2006; Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Vanna Francine de Castro Hishida

Avaliaçao in vitro da atividade antibacteriana do extrato etanólico da Própolis obtidos em apiários amazonenses sobre culturas de S; mutans, S; mitis e S; sanguis; 2006; Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Katia Regina Felizardo Vascoscelos

Avaliação in vitro do pH, tempo de presa e atividade antibacteriana do óleo de copaíba associado ao óxido de zinco; 2006; Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Vanna Francini de Castro Yshida

Avaliação in vitro da atividade antibacteriana de extratos etanólicos de própolis frente a culturas de streptococcus mutans, streptococcus mitis e streptococcus salivarius; 2006; Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Cláudia Dias Abnader

Avaliação in vitro da atividade antibacteriana da pasta de hidróxido de cálcio com diferentes veículos em microrganismos de infecções endodônticas; 2005; Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Cláudia Andréa Corrêa Garcia Simões

Formulação de um gel de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) e avaliação de sua atividade antibacteriana sobre cepas de Streptococcus sp isoladas da placa dental; 2004; Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Luciana Loureiro Stork

Avaliação da compatibilidade biológica do gel do óleo de copaíba (Copaifera multijuga) em tecido conjuntivo de ratos; 2004; Dissertação (Mestrado em Patologia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Hélio da Silava Cordeiro Jr

Liberação de íons flúor do cimento odontológico de óleo de copaíba - ZOC F; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dentística) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Lizete Karla Filgueiras de Souza

Facetas Diretas de Resina Composta: Revisão de Literatura; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dentística) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Fernando Coutinho Marques Filho

Fluorose Dentária: Aspectos etiológicos,prevalência e tratamento por microabrasão-Uma revisão da literatura; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dentística) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Klarice Rafaella Menezes de Oliveira

INLAY: IPS EMPRESS 2 ? Relato de caso clínico; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dentística) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Evangeline Maria Cardoso

Perfil epidemiológico da cárie dentária, da doença periodontal e do uso e necessidade de prótese em idosos residentes em Manaus; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em epidemiologia) - FIOCRUZ - Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deaene; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Juliana Pinto de Souza

Citotoxicidade e genotoxicidade da emulsão à base de óleo de copaíba como coadjuvante na adesão dentinária; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Gerson de Oliveira Paiva Neto

Morfologia dentinária frente a emulsão de óleo de copaíba: análise em MEV; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Alinne Lessa de Freitas

Adesão dentinária: estudo comparativo da emulsão à base de óleo de copaíba na microtração em dentina hígida e cariada; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Luisa Rossini Santos Machado

Avaliação da Homogeneidade da Camada Híbrida em MEV de Emulsões à base de óleo de copaíba para limpeza de cavidade dentinária; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Lucianne Franco de Lima

Análise Espectrofomêtrica e atividade antimicrobiana de extrato aquoso de própolis; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Jéssica Myumi Mattos Miki

Avaliação da atividade antibacteriana dos extratos brutos de fungos endofíticos frente às bacterias da cavidade oral; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Geisy Rebouças Lima

Avaliação do efeito de bioativos amazônicos para limpeza de cavidades na lama dentinária:Estudo Ultraestrutural em Microscopia Eletrônica de Varredura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Najara Borges Marques

Acidentes ocupacional na Odontologia: Revisâo da literatura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Debora Costa e Silva

Alteração de cor de resinas compostas e métodos de seleção de cor - Revisão de leteratura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Ana Claudia P

Marques; Selamento biológico: O estado da atual; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Ana Caroline P

da Costa; Avaliação clínica e radiográfica das restaurações diretas realizadas na clínica de Dentística da UFAM no período de 2002 a 2007; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Luiz Fernando Gaynett

Avaliação dos fatores que alteram a rugosidade superficial da resina composta; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Araci Barros Ramada

Alterações da estrutura dental frente ao clareamento; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Lizete Karla Filgueiras Souza

Avaliação da microdureza da resina composta frente à influência da cor e diferentes intensidades de luz halógena e LED; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Daniella Martins Salles

Influência do material intermediário nas restaurações de amálgama; 2003; 96 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Lorena Camara Gondim

Avaliação da atividade antibacteriana do MTA: Trióxido Mineral Agragado; 2003; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Maisa Chacon

Quando reparar ou substituir um procedimento restaurador? Uma decisão dificil; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Clair Juciely Silva e Souza

Análise das lesões não cariosas nos pacientes do Curso de odontologia; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Maísa de Araújo Chacon

As restaurações da Estrutura dental e as decisões de substituí-las ou repará-las; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Luciete da Costa Macedo

Condicionamento ácido de esmalte e dentina com sistema adesivo autocondicionante; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Oryana Vila Nova de Araújo Alves

Clareamento Dental em Dentes desvitalizados; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Vanessa Andrade

Avaliação in vitro da atividade antibacteriana de um material utilizado no tratamento não invasivo da cárie dental: Carisolv; 2002; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Bianca Lavareda Ramos

Clareamento dental: uma laternativa de tratamento estético; 2002; 101 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Tatiana Nayara Libório dos Santos

Ação anticariogênica de Materiais restauradores contendo flúor; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Érica Lima Batista

Estudo comparativo da atividade antibacteriana do amálgama dental e resina composta: revisão de literatura; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Jihan Amud do Nascimento

Restaurações de Classe V com cimento de ionômero de vidro; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Yume Eto Gall

AVALIAÇÃO IN VITRO DE PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE CIMENTOS DE IONÔMERO DE VIDRO (CIV) FORRADOR, APÓS ADIÇÃO DE ÓLEO DE COPAÍBA; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Estado do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Larissa Costa e Silva

EFEITO DE UMA EMULSÃO À BASE DE ÓLEO DE COPAÍBA NA INIBIÇÃO DE METALOPROTEINASE DA MATRIZ DENTINÁRIA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Guilherme Mota

Emulsões à base de óleo de copaíba como coadjuvante na adesão dentinária: análise da microinfiltração em dentina hígida e cariada; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

GIULIA BESSA DE MELLO ANTONACIO

Emulsão de limpeza cavitária à base de Copaifera multijuga Hayne: ajuste de pH e atividade antimicrobiana; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Alinne Lessa de Freitas; Adesão dentinária: estudo comparativo da emulsão à base de óleo de copaíba na microtração em dentina hígida e cariada; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Gerson de Oliveira Paiva Neto

SOLUÇÕES CONTENDO BIOATIVOS AMAZÔNICOS PARA LIMPEZA DE CAVIDADE DENTINÁRIA: AVALIAÇÃO POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Juliana Pinto de Souza

Citotoxicidade e Genotoxicidade da Emulsão de Limpeza Cavitária à base do óleo-resina de Copaíba; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Luisa Rissoni Santos Machado

CONTROLE DE QUALIDADE E AVALIAÇÃO MORFOLÓGICA DA DENTINA EM MEV DE SOLUÇÕES CONTENDO BIOATIVOS AMAZÔNICOS PARA LIMPEZA DE CAVIDADE DENTINÁRIA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Manuela Menezes

AGENTES DE LIMPEZA CAVITÁRIA: ESTUDO COMPARATIVO DA MICROINFILTRAÇÃO MARGINAL E MICROTRAÇÃO EM RESTAURAÇÕES ADESIVAS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Juliete Salazar dos Santos

CITOTOXICIDADE DE EMULSÃO DE LIMPEZA DE CAVIDADE À BASE DE ÓLEO DE COPAÍBA (Copaifera Multijuga); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Jéssica Mayumi Mattos Miki

Avaliação da atividade antimicrobiana dos extratos brutos de fungos endofíticos frente a bactérias da cavidade oral; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Lucianne Franco de |Lima

Extratos etanólicos de própolis (Appis mellifera): caracterização,estabilidade microbiológica e atvidade antimicrobiana frente a microrganismos da cavidade oral; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Geyse Lima

Avaliação da citotoxidade em cultura de células e alteração de cor em dentes humanos de soluções para limpeza de cavidade; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Mariana Santos Lopes

?Infiltração Marginal: Influência do material intermediário nas restaurações de amálgama adesivo?; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Rodrigo Minoro Chagas Higashi

ESTUDO COMPARATIVO DE TRÊS AGENTES DE LIMPEZA CAVITÁRIA SOBRE A MICROINFILTRAÇÃO MARGINAL EM RESTAURAÇÕES ADESIVAS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Estado do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Rodrigo Higashi

; Estudo comparativo de três agentes de limpeza cavitária sobre a microinfiltração marginal em restaurações adesiva; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Estado do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Denise Gusmão

OBTENÇÃO DE UM EXTRATO ETANÓLICO DE PRÓPOLIS E AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE MICROBIOLÓGICA PARA FORMULAÇÃO DE AGENTE DE LIMPEZA DE CAVIDADES; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Denise Gusm~ao

OBTENÇÃO DE UM EXTRATO ETANÓLICO DE PRÓPOLIS E AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE MICROBIOLÓGICA PARA FORMULAÇÃO DE AGENTE DE LIMPEZA DE CAVIDADES; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Raquel de Oliveira Marreiro

OBTENÇÃO DE UM EXTRATO ETANÓLICO DE Caesalpinia férrea L; E AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE MICROBIOLÓGICA E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA PARA FORMULAÇÃO DE UM ENXAGUATÓRIO BUCAL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Estado do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Mailza Costa de Almeida

Avaliação da Compatibilidade Biológica de Extratos Etanólicos da Própolis obtidos nos Apiários Amazonense em Tecido Conjuntivo Subcutâneos de Ratos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Denise Gusmão de Oliveira

Extrato de própolis: um estudo preliminar para a formulação de limpeza de cavidades; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Raquel de Oliveira Marreiro

Estudo preliminar do extrato de Caesalpinia férrea L; para a formulação de um novo enxaguatório bucal; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Estado do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Lizete Karla Filgueiras de Souza

Avaliação da microdureza da resina composta frente à influência da cor e diferentes intensidades de luz halógena e LED; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Luis Gaynett

Avaliação da rugosidade superficial de sucos regionais em resinas compostas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Tandra Peixoto

Avaliação da atividade antibacteriana e anticariogênica do chá verde; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Estado do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Najara Borges Max

Avaliação da Compatibilidade Biológica de Extratos Etanólicos da Própolis obtidos nos Apiários Amazonense em Tecido Conjuntivo Subcutâneos de Ratos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Débora da Costa e Silva

Estudo da estabilidade de cor de resinas de última geração em contato com bebidas de consumo regional; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Patrícia Sâmea Lêdo Lima

Avaliação in vitro da atividade antifungica da pasta de hidróxido de cálcio associada a veículos frente a candida albicans; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Elmira Souza

Análise microbiológica e micológica do gel do óleo de copaíba; 2004; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Andrea Mello de Andrade

Avaliação da compatibilidade biológica de dois sistemas adesivos de última geração em tecido conjuntiivo subcutâaaneo de ratos; 2002; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Ellen Cristina dos Santos

Avaliação da liberação de íons flúor da materiais restauradores; 2002; 29 f; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Luciana Mendonça

Compatibilidade biológica em tecido conjuntivo de ratos de adesivo de última geração; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Flávia Cohen Carneiro

Estágio Probatório; 2007; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Flávia Cohen Carneiro

Estágio Probatório de Professor de carreira do magistério superior; 2004; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Carlos Pizzolitto

Proteção Pulpar; Estudo da ação farmacológica, microbiológica e biocompatibilidade de materiais indicados para capeamento pulpar; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Dentística Restauradora) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Coorientador: Antonio Carlos Pizzolitto;

Maria Rita Brancini de Oliveira

ESTUDO OMPARATIVO DA COMPATIBILIDADE BIOLÓGICA DO ÓLEO ESSENCIAL E DA RESINA DA COPAIFERA MULTIJUGA ASSOCIADOS AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO, EM DIFERENTES NÍVEIS DE PESQUISA: FARMACOLÓGICO, MICROBIOLÓGICO E MOLARES DE RATOS; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Dentística Restauradora) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Maria Rita Brancini de Oliveira;

Maria Rita Brancini de Oliveira

ESTUDO COMPARATIVO DA COMPATIBILIDADE BIOLÓGICA DO ÓLEO ESSENCIAL E DA RESINA DA COPAIFERA MULTIJUGA ASSOCIADOS AO HIDROXIDO DE CÁLCIO EM DIFERENTES NÍVEIS DE PESQUISA: FARMACOLÓGICO, MICROBIOLÓGICO E MOLARES DE RATOS; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Dentística Restauradora) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Rita Brancini de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CORDEIRO, D. ; TODA, C. ; HANAN, S. ; ARHNOUD, L. ; LOGUERCIO, A. ; REIS, A. ; BANDEIRA, MARIA FULGÊNCIA COSTA LIMA . Clinical Evaluation of Different Delivery Methods of At-Home Bleaching Gels Composed of 10% Hydrogen Peroxide.. OPERATIVE DENTISTRY , v. 00, p. 000, 2018.

  • DE ALMEIDA, MAILZA COSTA ; FERREIRA, LUIZ CARLOS DE LIMA ; VENÂNCIO, G. N. ; DE SOUZA, RISONILCE FERNANDES SILVA ; LIMA, EMERSON SILVA ; CONDE, NIKEILA CHACON DE OLIVEIRA ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Biocompatibility of propolis in subcutaneous tissue of rats: a possible biomaterial for cavity cleansing. REVISTA ODONTO CIÊNCIA (ONLINE) , v. 32, p. 60-65, 2017.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; Lima, Geyse ; LOPES, P. P. ; Carina Toda ; VENANCIO, G. N. ; LIMA, G. A. ; VASCONCELLOS, M. ; MARTINS, L. M. ; SAMPAIO, F. ; CONDE, N. C. O. . Dentin Cleaning Ability of an Amazon Bioactive: Evaluation by. The Open Dentistry Journal , v. 10, p. 1-6, 2016.

  • BARI, C. N. C. ; SAMPAIO, FC ; CONDE, Nikeila Chacon de Oliveira ; MOURA, L. G. ; VEIGA JUNIOR, V. ; VASCONCELLOS, M. ; TODA, C. ; VENANCIO, G. N. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Amazon emulsions as cavity cleansers: antibacterial activity,. Brazilian Journal of Pharmacognosy , v. 26, p. 497-501, 2016.

  • SIMÕES, CLÁUDIA A.C.G. ; CONDE, NIKEILA C. DE OLIVEIRA ; VENÂNCIO, GISELY N. ; MILÉRIO, PATRÍCIA S.L.L. ; BANDEIRA, MARIA F.C.L. ; DA VEIGA JÚNIOR, VALDIR F. . Antibacterial Activity of Copaiba Oil Gel on Dental Biofilm. The Open Dentistry Journal , v. 10, p. 188-195, 2016.

  • ALVES, RICARDO HOLANDA ; VENÂNCIO, G. N. ; MEIRA, JOYCE DE FIGUEIREDO ; TODA, CARINA ; CONDE, NIKEILA CHACON DE OLIVEIRA ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Aesthetic and functional rehabilitation with Alumina: a case report. Brazilian Dental Science , v. 19, p. 119-124, 2016.

  • CONDE, NIKEILA CHACON DE OLIVEIRA ; PEREIRA, MARIA DO SOCORRO VIEIRA ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; VENÂNCIO, G. N. ; OLIVEIRA, GLAUBER PALMA DE ; SAMPAIO, FÁBIO CORREIA . Atividade antimicrobiana in vitro de plantas da Amazônia sobre alguns micro-organismos formadores do biofilme dental. Revista Odonto Ciência (PUCRS. Impresso) , v. 30, p. 179, 2016.

  • CONDE, N. C. O. ; PEREIRA, MARIA DO SOCORRO VIEIRA ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; VENÂNCIO, GISELY N. ; OLIVEIRA, GLAUBER PALMA DE ; SAMPAIO, FC . In vitro antimicrobial activity of plants oh the Amazon on oral biofilm micro-organisms. Journal of Dental Sciences , v. 30, p. 170-183, 2015.

  • VENÂNCIO, GISELY NAURA ; RODRIGUES, ISIS COSTA ; SOUZA, TATIANE PEREIRA DE ; MARREIRO, RAQUEL DE OLIVEIRA ; BANDEIRA, MARIA FULGÊNCIA COSTA LIMA ; CONDE, NIKEILA CHACON DE OLIVEIRA . Herbal mouthwash based on Libidibia ferrea: microbiological control, sensory characteristics, sedimentation, pH and density. Revista de Odontologia da UNESP (Online) , v. 44, p. 118-124, 2015.

  • MARREIRO, R. O. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; SOUZA, T. P. ; ALMEIDA, M. C. ; BENDAHAM, K. ; VENANCIO, G. N. ; RODRIGUES, I. C. ; COELHO, C. N. ; MILERIO, P. S. L. L. ; OLIVEIRA, G. P. ; CONDE, N. C. O. . Evaluation of the stability and antimicrobial activity of an ethanolic extract of Libidibia ferrea. Clinical, Cosmetic and Investigational Dentistry , v. 6, p. 9-13, 2014.

  • Rquel de Oliveira Marreiro ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; ALMEIDA, M. C. ; NAGAI, C. ; VENANCIO, G. N. ; CONDE, N. C. O. . Avaliação da citotoxicidade de um enxaguatório bucal contendo extrato de Libidibia férrea.. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (Impresso) , v. 14, p. 34, 2014.

  • NASCIMENTO, S. ; SAMPAIO, F. ; PARENTE, R. C. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Fitoterápicos na Odontolgia:estudo etnobotânico na cidade de Manaus. Revista Brasileira de Plantas Medicinais (Impresso) , v. 15, p. 513-519, 2013.

  • OLIVEIRA, G. P. ; SOUZA, T. P. ; CAETANO, S. ; FARIAS, K. ; VENANCIO, G. N. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; CONDE, N. C. O. . Antimicrobial activity of extracts of the stem bark and fruit of Libidibia ferrea L. against microorganisms of the oral cavity. Revista Fitos (Farmanguinhos/FIOCRUZ) , v. 8, p. 095-102, 2013.

  • SPONCHIADO JUNIOR, E. ; GUIMARAES, C. C. ; MARQUES, A. A. F. ; REBELO, M. A. B. ; CONDE, N. C. O. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; PEREIRA, J. V. . Banco de dentes humanos e educação em saúde na Universidade Federal do Amazonas. Revista da ABENO , v. 12, p. 185-189, 2012.

  • ISHIDA, V.F.C. ; NEGRI, G. ; SALATINO, A. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . A new type of Brazilian propolis: prenylated benzophenones in propolis from amazon and effects against cariogenic bacteria. Food Chemistry , v. 125, p. 966-972, 2011.

  • COSTA-e-SILVA, D. ; TIRADNTES, S. B. S. ; PARENTE, R. C. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Color change using HSB color system of dental resin composites immersed in different common Amazon region beverages. Acta Amazonica (Impresso) , v. 39, p. 961-968, 2009.

  • VASCONCELOS, K. R. F. ; VEIGA JR, V. ; ROCHA, W. C. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliação in vitro da atividade antibacteriana de um cimento odontológico ã base de óleo-resina de Copaífera multijuga. Revista Brasileira de Farmacognosia , v. supl, p. 733-738, 2008.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; LOPES, P. P. ; GONDIM, L. C. ; PARENTE, R. C. ; SOUZA, L.K.F ; GAYNETT,L.F. . Avaliação da microdureza da resina composta frente a diferença da cor em diferentes intensidades de luz halogena e Led. Revista Dentística On Line , v. 7, p. 54-61, 2007.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; ABNADER, C. D. ; PARENTE, R. C. ; SAMEA, P. ; TEIXEIRA, M. F. S. . Avaliação da sensibilidade da Candida Albicans ao hidróxido de cálcio associado ao óleo de copaíba. Avaliação in vitro da sensibilidade da Candida albicans ao hidróxido de cálcio associado ao óleo de copaíba , v. 06, n.13, p. 12-22, 2006.

  • BANDEIRA, A. R. C. L. ; LIMA, G. A. ; TEIXEIRA, M. F. S. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliação in vitro da atividade antibacteriana e antifúngica do óleo de andiroba. Revista do Hospital Universitário Getúlio Vargas , v. 4, p. 9-13, 2005.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. ; LIA, R. C. C. . Avaliação da compatibilidade biológica do óleo essencial e in natura do óleo de copaíba associados ao hidróxido de cálcio em dentes de cães. Revista do Hospital Universitário Getúlio Vargas , v. 4, p. 00-0, 2005.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CANDIDO, M. S. M. . Ação anticariogênica de materiais restauradores contendo flúor. Jornal Brasileiro de Clínica Odontológica Integrada , Brasil, v. 8, n.45, p. 258-263, 2004.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; GOMES, O. M. ; POZZOBON, R. ; PORTO NETO, S. . Resinas compostas: evolução e estágio atual. Revista ABO Nacional , Porto Alegre, v. 10, n.4, p. 213-218, 2002.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; PORTO, C. L. A. ; POZZOBON, R. T. . Carisolv: Nova alternativa de tratamento da dentina cariada - Relato de caso clínico. JBC. Jornal Brasileiro de Clínica & Estética em Odontologia , Curitiba PR, v. 5, n.25, p. 69-73, 2001.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; PIZZOLITTO, A. C. ; MARDEGAN, M. A. . Estudo in vivo da eficácia dos anti-sépticos sobre microrganismos microaerofílicos da cavidade bucal. Revista Dentística On Line , Santa Maria- RS, v. 1, n.2, 2001.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; POZZOBON, R. T. ; CASTRO, S. L. . Overlay natural - uma opção restauradora através da colagem de fragmento dental. JBC. Jornal Brasileiro de Clínica & Estética em Odontologia , Curitiba, v. 4, n.19, p. 63-68, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CANDIDO, M. S. M. ; PIZZOLITO, A. C. ; SANTANA, I. L. ; BORDIN, M. M. . Ação antibacteriana de diferentes materiais restauradores. JBC. Jornal Brasileiro de Clínica & Estética em Odontologia , Curitiba, v. 4, n.22, p. 49-52, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; MARDEGAN, M. A. S. ; PIZZOLITTO, A. C. ; FONTANA, U. F. . Avaliação in vitro da sensibilidade de microorganismos a anti-sépticos bucais. JBE. Jornal Brasileiro de Endo/Perio , Curitiba, v. 1, n.2, p. 65-71, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; POZZOBON, R. T. ; PIZZOLITTO, A. C. . Análise comparativa da ação antibacteriana de diferentes agentes clareadores e soluções anti-sépticas. Revista Dentística On Line , Santa Maria - RS, v. 1, n.1, p. 1-9, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; REIS, J. I. L. ; POZZOBON, R. T. ; CASTRO, S. L. . Otimização na obtenção da relação de contato em restaurações estéticas diretas em dentes posteriores com resina composta. JBC. Jornal Brasileiro de Clínica & Estética em Odontologia , Cutitiba / Brasil, v. 4, n.24, p. 44-48, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; PIZZOLITTO, A. C. ; BENATTI NETO, C. ; JORGE NETO, J. . Estudo farmacológico preliminar de copaifera multijuga (óleo de copaíba). Jbc Jornal Brasileiro de Clínica Estética Em Odontologia , Curitiba, v. 3, n.16, p. 39-41, 1999.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. ; LIA, R. C. C. . Estudo comparativo da compatibilidade biológica em molares de rato do óleo essencial e da resina da copaifera multijuga (óleo de copaíba), associados ao hidróxido de cálcio. Jbc Jornal Brasileiro de Clínica Estética Em Odontologia , Curitiba, v. 3, n.16, p. 42-49, 1999.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; PIZZOLITTO, A. C. ; BENATTI NETO, C. . Estudo preliminar da atividade antibacteriana do óleo essencial e da resina da copaifera multijuga (óleo de copaíba), associados ao óxido de zinco e ao hidróxido de cálcio. Jbc Jornal Brasileiro de Clínica Estética Em Odontologia , Curitiba, v. 3, n.17, p. 46-51, 1999.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; PINTO, X. C. ; MARTINS, J. R. . Restaurações Estéticas Indiretas em Dentes Posteriores: uma alternativa viável utilizando vidro cerâmico e resina composta. Jbc Jornal Brasileiro de Odontologia Clínica , Curitiba, v. 2, n.10, p. 23-27, 1998.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; MINTO, A. M. P. ; SILVEIRA, G. P. . Técnica Alternativa para Confecção de Prótese Adesiva Direta Anterior utilizando Ribbond. Jbc Jornal Brasileiro de Odontologia Clínica , Curitiba, v. 2, n.10, p. 76-80, 1998.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Naturais. Manaus: Gráfica Jacaré, 2007.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Ciências Naturais. Manaus: Gráfica Editora Raphaela LTDA, 2004. v. 1. 84p .

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Naturais. Manaus: Gráfica Jacaré, 2004.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Ciências Naturais. Manaus: Gráfica e Editora Raphaela Ltda, 2003. 80p .

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MONTE, G. M. (Org.) . Cartilha sobre prevenção da Prefeitura Minicipal de Manaus: Faça como eu seja brilhante. 1ª. ed. Manaus: Secretaria Municipal de Manaus, 1993. v. 500. 5p .

  • BANDEIRA, MARIA FULGÊNCIA COSTA LIMA ; CONDE, Nikeila Chacon de Oliveira ; Carina Toda ; MEIRA, J. F. ; VASCONCELLOS, M. ; LUNGAREZE, S. ; COSTA, L. ; Lima, Geyse ; BENTES, L. ; CASAROTO, A. . Biopharmaceutical and biomaterials of the Amazonian in dentistry. Biopharmaceutical and biomaterials of the Amazonian in dentistry. 2ed.LONDRES: INTECH OPEN, 2018, v. , p. 1-15.

  • Carina Toda ; Matos, J. ; Marreiro, R.O ; NAGAI, C. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Fungos endofíticos como fonte de moléculas bioativas para uso em odontologia. In: Teixeira, MFS; Silva, T.A.;Palheta, R.A.; Carneiro,A.L.B.; Atayde,H.M. (Org.). Fungos da Amazônia: Uma riqueza inexplorada. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2011, v. , p. 104-126.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; LOPES, P. P. ; GONDIM, L. C. ; INOUE, C. T. ; COSTA-e-SILVA, D. . Aspectos preventivos em Dentística. In: Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. (Org.). Cariologia. São Paulo: , 2008, v. 01, p. -.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . O corpo humano. Ciências Naturais. Manaus: , 2007, v. , p. 1-38.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . O corpo humano. Ciências Naturais. Manaus: , 2006, v. , p. 1-36.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; TODA, C. ; MIKI, J. M. M. ; TEIXEIRA, M. F. S. . Potencial antimicrobiano de fungos endofíticos com ação antagônica a microrganismos de interesse odontológico. In: XIX Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2011, Campo Grande. Anais do XIX Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2011.

  • Valcádio M ; PONTES, D. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; CARNEIRO, F. C. . Influência de diferentes metodologias em testes de microinfiltração de cimentos de ionômeros de vidro. In: SBPqO, 2005, Atibaia. Anais do SBPqO.

  • ALMEIDA, M. ; LIMA, E. S. ; C., O. ; FERRAIRA, L. C. ; SOUZA, R. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Solução de própolis(Appis melífera) para limpeza de cavidades: Biocompatibilidade em tecido subcutâneo de ratos. In: XVIII Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2009, FOz do Iguaçú PR. Anais do XVIII Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2009.

  • CAMPOS, A. M. ; Rquel de Oliveira Marreiro ; CONDE, N. C. O. ; Pereira,T.S. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Estudo Preliminar do Extrato de Caesalpinea ferrea para a formulação de um exaguatorio bucal. In: XVIII Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dent'istica, 2009, Foz do Iguacu. Anais do GBPD, 2009.

  • Silva Jr. H.C. ; VEIGA JR, V. ; ROCHA, W. C. ; VASCONCELOS, K. R. F. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Cimento odontológico de oleo de copaiba:propriedades fisoco-quimica e atividade antibacteriana. In: n XVIII Encontro brasileiro de Professores de Dentistica, 2009, Foz do Iguacu. Anais do GBPD, 2009.

  • Costa, A.C.P. ; CONDE, N. C. O. ; LOPES, P. P. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliação clínica e radiográfica das restaurações diretas realizadas na Clínica de Dentistica da Faculdade de Odontologia da Universidade do Amazonas no período de 2004 a 2007. In: XVIII Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentistica, 2009, Foz do Iguacu. Anais do GBPD, 2009.

  • OLIVEIRA, D. G. ; Marreiro, R.O ; PARENTE, R. C. ; GONDIM, L. C. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Limpeza de cavidades:alteração de cor em dentes humanos extraídos frente a solução de propolis. In: XVIII Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentistica, 2009, Foz do Iguacu. Anais do GBPD, 2009.

  • COSTA-e-SILVA, D. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; PARENTE, R. C. ; NUNES, A. V. . Influência de bebidas da Região Amazônica sob a alteração de cor de materiais resinosos de última geração. In: Grupo Brasileiro de Professores de Dentíatica, 2009, Foz do Iguaçu. Anais do Grupo Brasileiro de Professores de Dentísitca, 2009.

  • PEIXOTO, T. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; PARENTE, R. C. ; OLIVEIRA, K. R. M. ; REBELO, M. A. B. . Avaliação in vitro de propriedades anti-cariogênicas e de liberação de íons flúor do chá verde (Camelia sinensis). In: Grupo Brasileiro de Professores de Dentísitca, 2009, Foz do Iguaçú Pr. Anais do Grupo Brasileiro de Professores de Dentísitca, 2009.

  • SOUZA, L.K.F ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; GAYNETT,L.F. ; GONDIM, L. C. ; PARENTE, R. C. . Avaliação da microdureza da resina composta frente a influência da cor e diferentes intensidades de luz halógena e LED. In: Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2009, Foz do Iguaçú. Anais do Grupo Brasileiro de Profesoores de Dentística, 2009.

  • BUCAO, L. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; INOUE, C. T. . Associação das técnicas de microabrasão e clareamento dental como tratamento da fluorose dentária; Relato de caso clínico. In: Jornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007, Manaus. Anais da Jornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007. p. 55-56.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MACHADO, L. R. S. ; MEIRA, J. ; TODA, C. ; VASCONCELOS, M. ; CONDE, NIKEILA CHACON DE OLIVEIRA . Homogeneidade da camada híbrida em MEV com uso de emulsões à base de óleo de copaíba. In: XXI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2015, Belém Pará. XXI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2015.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MILERIO, P. S. L. L. ; SAMPAIO, F. ; NAGAI, C. ; TODA, C. ; VASCONCELOS, M. ; MOURA, L. G. ; CONDE, N. C. O. . Emulsion of the Amazon for dental cavity cleaning:Physico-chemical quality control and evaliation of antibacterial activity. In: FEMS, 2015, Maastricht - Holanda. 6Th Congress of European Microbiologists, 2015.

  • MACHADO, L. R. S. ; Carina Toda ; MOURA, L. G. ; BARI, C. N. C. ; MILERIO, P. S. L. L. ; VASCONCELOS, M. C. ; CONDE, N. C. O. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . . Controle de qualidade de uma emulsão à base de óleo de copaíba como coadjuvante para adesão dentária. In: In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas. Anais Suplemento Brazilian Oral Reseach, 2015. v. 29.

  • PAIVA-NETO, G. O. ; OLIVEIRA, L. S. ; VENANCIO, G. N. ; TODA, C. ; CONDE, N. C. O. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; SILVA, E. B. M. . Atividade atifúngica do extrato de Libidibia ferrea Martius sobre a Candida albicans. In: In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas. anais Suplemento Brazilian Oral Reseach, 2015. v. 29. p. 113-113.

  • LIMA-E-SOUZA, L. A. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; MATOS, A. J. P. ; ARAUJO, E. A. M. ; TODA, C. ; VENANCIO, G. N. ; CONDE, N. C. O. . . Controle de qualidade de uma formulação de enxaguatório bucal a base de Libidibia ferrea L em função do tempo e condição de armazenamento. In: In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas. Anais Suplemento Brazilian Oral Reseach, 2015. v. 29. p. 90-90.

  • SOUZA, J. P. ; TODA, C. ; BARI, C. N. C. ; MOURA, L. G. ; SOUZA, L. ; VASCONCELOS, M. C. ; CONDE, N. C. O. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Citotoxicidade e genotoxicidade de emulsão do óleo-resina de copaíba (Copaifera multijuga Hayne) como coadjuvante na adesão dentinária.. In: In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas. Anais Suplemento Brazilian Oral Reseach, 2015. v. 29. p. 199-199.

  • ARAUJO, E. A. M. ; TODA, C. ; CONDE, N. C. O. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; LIMA-E-SOUZA, L. A. ; BARI, C. N. C. ; VASCONCELOS, M. C. ; MILERIO, P. S. L. L. . Emulsão à base de Copaifera multijuga Hayne para limpeza de preparo cavitário: controle de qualidade físico-químico.. In: In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas. Anais Suplemento Brazilian Oral Reseach, 2015. v. 29. p. 221-221.

  • MOURA, L. G. ; BARI, C. N. C. ; MATOS, A. J. P. ; CONDE, NIKEILA C. DE OLIVEIRA ; SAMPAIO, FC ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Influência dos agentes de limpeza cavitária à base de óleo de copaíba na microinfiltração marginal e na microtração em restaurações adesivas. In: XXI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2015, Belém. Anais do XXI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2015.

  • COELHO, C. N. ; MARREIRO, R. O. ; LIMA, G. R. ; TODA, C. ; VASCONCELLOS, M. ; SAMPAIO, F. ; VEIGA JUNIOR, V. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Atividade antibacteriana e citotoxicidade da emulsão de limpeza cavitária à base de óleo de copaíba. In: 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Águas de Lindoia. 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; LIMA, G. R. ; MEIRA, J. F. ; MARTINS, L. M. ; TODA, C. ; LOPES, P. P. ; VENANCIO, G. N. ; CONDE, N. C. O. . Soluções Fitoterápicas da Amazônia: alterações de cor e MEV em dentes humanos. In: 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Águas de Lindoia. 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014.

  • MILÉRIO, PATRÍCIA S.L.L. ; CONDE, N. C. O. ; TODA, C. ; MENEZES, M. S. C. ; COELHO, C. N. ; LIBORIO, T. N. ; VASCONCELOS, M. C. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Estudo comparativo da microilfiltração marginal em restaurações adesivas utilizando agentes de limpeza cavitária à base de óleo de copaíba. In: 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Águas de Lindoia. 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014.

  • MEIRA, J. F. ; COELHO, C. N. ; TODA, C. ; LIBORIO, T. N. ; CONDE, N. C. O. ; MEIRA, G. F. ; CAMARA, J. ; BANDEIRA, MARIA F.C.L. . Avaliação histomorfométrica do efeito de um biotivo amazônico sobre a camada híbrida. In: 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Águas de Lindoia. 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014.

  • TODA, C. ; ALMEIDA, M. C. ; CONDE, N. C. O. ; SAMPAIO, FC ; LIMA, E. S. ; LIBORIO, T. N. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Bioativos amazônicos na Odontologia: avaliação da atividade antibacteriana e toxidade de soluções para limpeza de cavidades. In: 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Águas de Lindoia. 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014.

  • TODA, C. ; LIMA, L. F. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; PALHETA, R. A. ; TEIXEIRA, M. F. S. . Análise espectrofotométrica e atividade antimicrobiana de extrato aquoso de própolis. In: 28ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindoia. 28ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011. v. 25. p. 88-88.

  • TODA, C. ; MIKI, J. M. M. ; TEIXEIRA, M. F. S. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Potencial antimicrobiano de fungos endofíticos com ação amntagônica a microrganismos de interesse odontológico. In: 27ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2010, Águas de Lindoia. 27ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2010. v. 24. p. 66-66.

  • COSTA-e-SILVA, D. ; TIRADENTES, SBSP. ; MELLO, J. A. N. ; PARENTE, R. C. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Estudo da estabilidade de cor de resinas compostas de última geração em contato com açaí, guaraná energético e café. In: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007, Atibaia. Brazilian Oral Research/ Proceedings of the 24th SBPqO Annual Meeting, 2007. v. 21. p. 52-52.

  • SIMÕES, C. A. C. G. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; MELLO, J. A. N. ; CARVALHAL, C.I.O. ; LEAL, C.M.B. ; COSTA, A. M. M. . Avaliação da atividade antibacteriana de um gel de óleo de copaíba sobre cepas de streptococcus sp. isoladas do biofilme dental. In: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007, Atibaia. Brazilian Oral Research/ Proceedings of the 24th SBPqO Annual Meeting, 2007. v. 21. p. 301-301.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; ISHIDA, V.F.C. ; PARENTE, R. C. . Estudo preliminar de solução de própolis da região amazônica para limpeza de cavidades. In: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007, Atibaia. Brazilian Oral Research/ Proceedings of the 24th SBPqO Annual Meeting, 2007. v. 21. p. 318-318.

  • ALMEIDA, M. ; COSTA, S. K. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; LOPES, P. P. ; INOUE, C. T. . Reconstrução estética com pino de fibra de vidro e resina composta associada ao clareamento dental:relato de caso. In: Jornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007, Manaus. Anais da Jornada Odontológica de UFAM, 2007. v. 01. p. 41-42.

  • BAETAS, F. ; SOARES, A. ; LOPES, P. P. ; INOUE, C. T. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Reconstrução estética dos dentes ântero-superiores fraturados utilizando pino de fibra de vidro e resina composta: Relato de caso. In: Jornada Odontológica de Universidade Federal do Amazonas, 2007, Manaus. Anais da ornada Odontológica de Universidade Federal do Amazonas, 2007. p. 46-46.

  • OLIVEIRA, D. ; TRIGUEIRO, F. ; INOUE, C. T. ; LOPES, P. P. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Reabilitação protética utilizando núcleo metálico fundido à coroa metalo-cerâmica. In: Jornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007, Manaus. Anais da ornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007. p. 52-53.

  • Bressane,L. ; TABOSA, K. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; LOPES, P. P. ; INOUE, C. T. . Reanatomização de incisivo lateral superior utilizando resina composta: Relato de caso. In: Jornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007, Manaus. Anais da Jornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007. p. 53-54.

  • Pedrosa AC ; CARVALHO, M. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; INOUE, C. T. ; LOPES, P. P. . Clareamento dental e recontorno estético de diastemas utilizando matriz de silicone: relato de caso. In: Jornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007, Manaus. Anais da Jornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007. p. 54-55.

  • COSTA-e-SILVA, D. ; TIRADNTES, S. B. S. ; PARENTE, R. C. ; MELLO, J. A. N. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Estudo da estabilidade da cor de resinas compostas de última geração em contato com bebidas da região amazônica. In: Jornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007, Manaus. Anais Jornada Odontológica da Universidade do Amazonas, 2007. p. 33-34.

  • PEIXOTO, T. ; PARENTE, R. C. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliação in vitro de propriedades anti-cariogênicas do chá-vrede (Cemellia sinenses. In: Congresso de iniciação Científica da UFAM, 2007, Mnaus. Congresso de Iniciação Científica da UFAM, 2007. p. 52-52.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; GAYNETT,L.F. ; SOUZA, L.K.F ; PARENTE, R. C. ; GONDIM, L. C. ; LOPES, P. P. . Avaliação da rugosidade superfial de resinas compostas frente à influência de sucos de frutas ácidas da região amazônica. In: XVII Encontro do Grupo Brasileiro dos Professores de Dentísitca, 2007, Gramado. Anais XVII Encontro do Grupo Brasileiro dos Professores de Dentísitca, 2007.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; SOUZA, L.K.F ; GAYNETT,L.F. ; PARENTE, R. C. ; GONDIM, L. C. ; LOPES, P. P. . Avaliação da microdureza de resinas compostas frente à influência da cor e diferentes intensidades de luz halógena e LED. In: XVII Encontro do Grupo Brasileiro dos Professores de Dentística, 2007, Gramado. Anais do XVII Encontro do Grupo Brasileiro dos Professores de Dentísitca, 2007.

  • SIMÕES, C. A. G. ; PARENTE, R. C. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliação in vitro da atividade antibacteriana do gel de óleo de copaíba frente streptococcus sp presente na placa ou biofilme dental. In: XVI Encontro de Grupos de Professores de Dentística, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro de Grupos de Professores de Dentística, 2005.

  • ELMIRA ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; PARENTE, R. C. . Formulaçao e avaliação do controle de qualidade do gel de óleo de copaíba. In: XVI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2005.

  • Valcádio M ; PONTES, D. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; CARNEIRO, F. C. . Influência de diferentes metodologias em testes de microinfiltração de cimentos de ionômero de vidro. In: 22 Sociedade Brasileira de pesquisa Odontológica, 2005, Águas de lindóia. Anais da 2 Sociedade Brasileira de pesquisa Odontológica, 2005.

  • SAMEA, P. ; ABNADER, C. D. ; PARENTE, R. C. ; TEIXEIRA, M. F. S. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliação da sensibilidade da acndida albicans ao hidróxido de cálcio associado ao óleo de copaíba. In: 22 Reunião anual da SBPqO, 2005. Anais da 22 Reunião anual da SBPqO, 2005.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. . Avaliação da compatibilidade biológica de uma associação do óleo de copaíba ao hidróxido de cálcio. In: XXXVIII Reunión Anual Sociedad Argentina de Investigación Odontológica, 2005, Mar del Plata. Anais da XXXVIII Reunión Anual Sociedad Argentina de Investigación Odontológica, 2005.

  • Valcádio M ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; CARNEIRO, F. C. . Avaliação da microinfiltração marginal de civ convencionais e modificado. In: II Jornada Odontológica da JOFAM, 2005. Anais da II Jornada Odontológica da UFAM.

  • SAMEA, P. ; ABNADER, C. D. ; TEIXEIRA, M. F. S. ; PARENTE, R. C. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliação da sensibilidade da candida albicans ao hidróxido de cálcio associado ao óleo de Copaíba. In: Congresso de Iniciação científica da UFAM, 2005, Manaus. Pesquisa Odontológica Brasileira, 2005. p. 124-124.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Clareamento dental caseiro. In: I Jornada Odontológica da UFAM - JOFAM, 2004, Manaus. Anais da I Jornada Odontológica da UFAM - JOFAM, 2004.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Análise do controle microbiológico e micológico do gel de copaíba. In: I JOFAM, 2004, Manaus. Anais da I Jornada Odontológica da UFAM - JOFAM, 2004.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Herpes-Zoster- Relato de caso clnico. In: I Jornada Odontológica da UFAM - JOFAM, 2004, Manaus. Anais I Jornada Odontológica da UFAM - JOFAM, 2004.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Análise do controle microbiológico e micológico do gel de copaíba. In: XIII Congresso de iniciação científica da UFAM, 2004. Anais do XIII Congresso de iniciação científica da UFAM.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; ANDRADE, A. M. ; MENDONÇA, Luciana ; OLIVEIRA, M. R. B. ; LIA, R. C. . Avaliação da compatibilidade biológica de dois sistemas adesivos de última geração em tecido comjuntiivo subcutâneo de ratos. In: XV Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2003, Fortaleza. Anais Eletrônico do XV Encontro do GBPD, 2003.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; SANTOS, E. C. ; BANDEIRA, Paulo Augusto Campos . Avaliação da liberação de flúor de materiais restauradores. In: XV Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2003, Fortaleza. Anais Eletrônico do XV En contro do GBPD, 2003.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Tecnologia farmacêutica de plantas medicinais- Um gel odontológico antiinflamatório, bactericida e cicatrizante do óleo de copaíba. In: XVII Simpósio de plantas medicinais, 2002, Manaus. Anais do XVII Simpósio de plantas medicinais, 2002.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MACHADO, M. S. C. ; POZZOBON, R. T. . Recuperação do sorriso através de colagem coronoradicular e prótese adesiva biológica. In: 14º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2001, Belo Horizonte. Anais do 14º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2001. p. 41-41.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. ; VEIGA JR, V. ; LIA, R. C. . Análise comparativa sobre compatibilidade biológica do óleo essencial e do óleo in natura na copaífera multijuga assoados ao hidróxido de cálcio em capeamento pulpar em dentes de cães. In: 14º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2001, Belo Horizonte. Anais do 14º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 2001. p. 80-80.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. . Direct pulp capping: biocompatibility of the copaiba oil associated to the Ca(OH)2. In: 16 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de pesquisas odontológicas, 2000, Águas de São Pedro. Journal Dental Research. Alexandria, 1999. v. 79. p. 1084-1084.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; PIZZILITTO, A. C. . Antibacterial activity of the copaiba oil associated to the Ca(OH)2 and to the zinc oxide. In: 16 Reunião anual da sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2000, Águas de São Pedro. Journal Dental Research. Alexandria, 2000. v. 79. p. 1070-1070.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Colagem autógena de fragmento dental: uma alternativa estética conservadora para dentes anteriores e posteriores. In: Jornada Internacional de Odontologia da Araraquara Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Anaraquara. Anais da Jornada Internacional de Odontologia da Araraquara Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana. Araraquara - SP, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Overlay natural: uma opção restauradora através da colagem de fragmento dental. In: Jornada Internacional de Odontologia Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Araraquara. Araraquara - SP, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; POZZOBON, R. T. ; CASTRO, S. L. . Materiais inteligente: Marketing ou realidade?. In: Jornada internacional de Odontologia Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Araraquara. Anais da Jornada internacional de Odontologia Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana. Araraquara, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Técnica alternativa para restituição da forma anatômica de dentes postriores com resina composta. In: Jornada Internacional de Odontologia Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Araraquara. Anais da Jornada Internacional de Odontologia Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana. Araraquara, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; PIZZOLITTO, A. C. ; POZZOBON, R. T. . Análise comparativa da ação antibacteriana de agentes clareadores e soluções anti-sépticas. In: 17ª Reunão Anual da SBPqO, 2000, Águas de Lindóia - SP. Anais da 17ª Reunão Anual da SBPqO. Águas de Lindóia - SP, 2000. p. 145-145.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. . Avaliação da compatibilidade biológica de dois adesivos dentinários em tecido conjuntivo subcutâneo de ratos. In: 17ª Reunião anual da SBPqO, 2000, Águas de lindóia - SP. Anais da 17ª Reunião anual da SBPqO. Águas de Lindóia - SP, 2000. p. 132-132.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; GONÇALVES, D. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. . Análise comparativa do hidróxido de cálcio mais polietileno glicol 400 e Hidrox em tecido conjuntivo subcutâneo de ratos. In: 17ª Reunião anual da SBPqO, 2000, Águas de Lindóia - SP. Anais da 17ª Reunião anual da SBPqO, 2000. p. 131-131.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. . Avaliação da compatibilidade biológica de dois adesivos dentinários em tecido conjuntivo subcutâneo de ratos. In: 14ª Jornada acadêmica da Faculdade de Odontologia de Araraqura - UNESP, 2000, Araraquara. Anais da 14ª Jornada acadêmica da Faculdade de Odontologia de Araraqura - UNESP, 2000. p. 165-165.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. ; GONÇALVES, D. . Análise comparativa dop hidróxido de cálcio mais polietileno glicol 400 e Hidrox em tecido conjuntivo subcutâneo de ratos. In: 14ª Jornada acadêmica da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP, 2000, Araraquara. Anais da 14ª Jornada acadêmica da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP. p. 131-131.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; J, B. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Contact Pro: dispositivo especial para otimização da relação de contato em dentes posteriores com resina composta. In: Jornada internacional de Odontologia de Araraquara Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Araraqura - SP, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Estudo comparativo das partículas de carga e diversas resinas compostas através de MEV. In: Jornada Internacional de Odontologia de Araraquara Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Araraquara. Anais da Jornada Internacional de Odontologia de Araraquara Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Resolução estética em dentes posteriores utilizando resina composta compactável 3M Filtek P60. In: Jornada Internacional de Odontologia de Araraqura Pro. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Araraquara. Anais da Jornada Internacional de Odontologia de Araraqura Pro. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Resina composta compactável: uma alternativa estética para dentes posteriores - Relato de caso clínico. In: Jornada Internacional de Odontologia de Araraquara Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Araraquara. Anais da Jornada Internacional de Odontologia de Araraquara Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Alternativas para restabelecer a relação de contato em restaurações com resina composta em dentes posteriores. In: Jornada Internacional de Odontologia de Araraquara Pro. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Araraquara. Anais da Jornada Internacional de Odontologia de Araraquara Pro. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Clareamento dental por associação de técnicas na recuperação do sorriso - relato de caso clínico. In: Jornada Internacional de Odontologia de Araraquara Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Araraquara. Anais da Jornada Internacional de Odontologia de Araraquara Prof. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Técnica Inside/Outside: uma nova opção para clarear dentes despolpados. In: Jornada Internacional de Odontologia de Araraqura Pro. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000, Araraquara. Anais da Jornada Internacional de Odontologia de Araraqura Pro. Dr. Ueide Fernando Fontana, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. . Avaliação da compatibilidade biológica de dois adesivos dentinários em tecido conjuntivo subcutâneo de ratos. In: XIV Jornada Acadêmica da Faculdade de odontologia de Araraquara - UNESP, 2000, Araraquara - SP. Anais da XIV Jornada Acadêmica da Faculdade de odontologia de Araraquara - UNESP, 2000. p. 165-165.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; GONÇALVES, D. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. . Análise comparativa do hidróxido de cálcio + polietileno glicol 400 e Hydrox em tecido conjuntivo subcutâneo de ratos. In: XIV Jornada Acadêmica da Faculdade de odontologia de Araraquara - UNESP, 2000, Araraquara. Anais da XIV Jornada Acadêmica da Faculdade de odontologia de Araraquara - UNESP, 2000. p. 131.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. ; LIA, R. C. . Estudo comparativo da compatibilidade biológica do óleo essencial e da resina da Copaifera multijuga, associados ao hidróxido de cálcio, em diferentes níveis de pesquisa: farmacológico, microbiológico e molares de ratos. In: XIII Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística - GBPD, 1999, Recife. Anais do XIII Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística - GBPD. Recife, 1999.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. ; PIZZOLITTO, A. C. . Capeamento pulpar direto: biocompatibilidade do óleo de copaíba associado ao Ca(OH)2. In: 16ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1999, Águas de São Pedro. Anais 16ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Águas de São Pedro, 1999. p. 9-9.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; PIZZILITTO, A. C. ; BENATTI NETO, C. . Atividade antibacteriana do óleo de copaíba associado ao hidróxido de cálcio e ao óxido de zinco.. In: 16ª Reunião anual da SBPqO, 1999, Águas de São Pedro. Anais da 16ª Reunião anual da SBPqO. Águas de São Pedro - SP, 1999. p. 379-379.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MACHADO, M. S. C. ; PIZZOLITTO, A. C. ; BORDIN, M. . Ação antibacteriana de diferentes materiais restauradores. In: 16ª Reunião anual da SBPqO, 1999, Águas de São Pedro. Anais da 16ª Reunião anual da SBPqO. Águas de São Pedro - SP, 1999. p. 104-104.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; POZZOBON, R. T. . Overlay natural: Utilização de dentes extraídos como material restaurador. In: Jornada acadêmica Profª Drª Romemary Adriana C. Marcantônio, 1999, Araraquara. Anais da Jornada acadêmica Profª Drª Romemary Adriana C. Marcantônio. Araraquara - SP, 1999. p. 82-82.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; PIZZOLITTO, A. C. ; POZZOBON, R. T. . Estudo comparativo da atividade antibacteriana de soluções anti-sépticas e agentes clareadores dentais. In: Jornada acadêmica Profª Drª Rosemary Adriana Marcantônio, 1999, Araraquara. Anais da Jornada acadêmica Profª Drª Rosemary Adriana Marcantônio. Araraquara - SP, 1999. p. 115-115.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; PIZZILITTO, A. C. ; BENATTI NETO, C. . Capeamento pulpar direto: Biocompatibilidade do óleo de copaíba associado ao hidróxido de cálcio. In: Jornada acadêmica Profª Drª Rosimary Adriana Marcantônio, 1999, Araraquara. Anais da Jornada acadêmica Profª Drª Rosimary Adriana Marcantônio. Araraquara - SP, 1999. p. 185-185.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MADERGAN, M. A. S. ; CASTRO, S. L. ; FONTANA, U. F. . Efficiency of antiseptics over microorganisms of the oral cavity: an in vivo study. In: 14 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1998, Águas de São Pedro. Journal of Dental Research, 1997. v. 77. p. 1159-1159.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. . Reconstrução dental com amálgapin adesivo. In: IV Congresso de Odontologia do Maranhão - I Congresso Internacional de Odontologia de São Luis, 1998, São Luis. Anais do IV Congresso de Odontologia do Maranhão - I Congresso Internacional de Odontologia de São Luis. São Luis, 1998.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; PIZZOLITTO, A. C. ; BENATTI NETO, C. . Avaliação da atividade antibacteriana do óleo essencial e da resina da Copaifera multijuga, associados ao óxido de zinco e ao hidróxido de cálcio - Estudo Preliminar.. In: XII Jornada acadêmica de Araraquara Prof. Dr. José Cláudio Martins Segalla, 1998, Araraquara. Anais da XII Jornada acadêmica de Araraquara Prof. Dr. José Cláudio Martins Segalla. Araraquara, 1998.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. M. L. ; PINTO, X. C. ; MARTINS, J. R. ; MANDARINO, F. . Restaurações extensas em porcelana com envolvimento periodontal: Relato de caso clínico. In: X Jornada Odontológica de Bauru Prof. Dr. José Alberto de Souza Freitas, 1997, Bauru - SP. Anais da X Jornada Odontológica de Bauru Prof. Dr. José Alberto de Souza Fraitas, 1997. v. X. p. 45-45.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MARDEGAN, M. A. S. ; CASTRO, S. L. ; FONTANA, U. F. . Eficiência dos anti-sépticos sobre microrganismos da cavidade bucal: Estudo in vivo. In: 14 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1997, Águas de São Pedro. Anais da 14 Reunião Anual da SBPqO, 1997. v. 14. p. 70-70.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; MADERGAM, M. A. S. ; FONTANA, U. F. . Sensibilidade de microrganismos da cavidade bucal à anti-sépticos: avaliação in vitro. In: 14 Reunião anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1997, Águas de São Pedro - SP. Anais da 14 SBPqO, 1997. v. 14. p. 68-68.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MADERGAN, M. A. S. ; CASTRO, S. L. ; FONTANA, U. F. . Sensitibility of the oral microorganisms to antiseptics. In: 14 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de pesquisa Odontológica, 1997, Águas de São Pedro. Journal of Dental Research, 1998. v. 77. p. 1158-1158.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MARDEGAN, M. A. S. ; CASTRO, S. L. ; PIZZOLITTO, A. C. . Sensibilidade de microrganismos da cavidade bucal à anti-sépticos: avaliação in vitro. In: 19ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto, 1997, Ribeirão Preto. Anais da 19ª Jornada de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, 1997. p. 264-264.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; PINTO, X. C. ; MARTINS, J. R. ; FONTANA, U. F. . Restaurações estéticas adesivas diretas em dentes posteriores: viabilidade das técnicas. In: XI Jornada acadêmica de Araraquara Profº Dr. Carlos Alberto de Souza Costa, 1997, Araraquara. Anais da XI Jornada Acadêmica de Araraquara Profº Dr. Carlos Alberto de Souza Costa. Araraquara, 1997.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; PINTO, X. C. ; MARTINS, J. R. ; CASTRO, S. L. . Alternativa para confecção de prótese adesiva direta em dentes anteriores. In: XI Jornada acadêmica de Araraquara Profº Dr. Carlos Alberto de Souza Costa, 1997, Araraquara. Anais da XI Jornada acadêmica de Araraquara Profº Dr. Carlos Alberto de Souza Costa. Araraquara, 1997.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MARDEGAN, M. A. ; CASTRO, S. L. ; PIZZOLITTO, A. C. . Eficiência dos anti-sépticos sobre microrganismos da cavidade bucal: Estudo in vivo. In: XI Jornada acadêmica de Araraquara Prof. Dr. Carlos Alberto de Souza Costa, 1997, Araraquara. Anais da XI Jornada acadêmica de Araraquara Prof. Cr. Carlos Alberto de Souza Costa. Araraquara, 1997.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MARDEGAN, M. A. ; CASTRO, S. L. ; PIZZOLITTO, A. C. . Sensibilidade de microrganismos da cavidade oral à anti-sépticos: avaliação in vitro. In: XI Jornada acadêmica de Araraquara ProfºDr. Carlos Alberto de Souza Costa, 1997, Araraquara. Anais da XI Jornada Acadêmica de Araraquara Profº Dr. Carlos Alberto de Souza Costa. Araraqura, 1997.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliação da microinfiltração marginal dos CIV convencional e modificados por resina. Pesquisa Odontológica Brasileira , p. 41-41, 2005.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MELLO, Andréa ; MENDONÇA, Luciana ; BANDEIRA, Paulo Augusto Campos . Avaliação da compatibilidade biológica de dois sistemas adesivos dentinários de última geração em tecido conjuntivo subcutâneo de ratos, Manaus, p. 346-346, 2002.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; SOUZA, Ellen Sena de ; BANDEIRA, Paulo Augusto Campos . Avaliação da liberação de flúor de materiais restauradores, Manaus, p. 348-348, 2002.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; BENATTI NETO, C. . Direct pulp capping biocompatibility of the copaiba oil associated to the Ca(OH)2. Journal of Dental Research , Alexandria, v. 79, n.5, p. 1084-1084, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. ; PIZZOLITTO, A. C. ; BENATTI NETO, C. . Antibacterial activity of the copaiba oil associated to the Ca(OH)2 and to the zinc oxide. Journal of Dental Research , Alexandria, v. 79, n.5, p. 1070-1070, 2000.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MARDEGAN, M. A. ; CASTRO, S. L. ; PIZZOLITTO, A. C. . Efficiency of antiseptics over microorganisms of the oral cavity: an in vitro stdudy. Journal of Dental Research , Alexandria, v. 77, n.5, p. 1159-1159, 1998.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; CASTRO, S. L. ; MARDEGAN, M. A. ; PIZZOLITO, A. C. . Sensitibity of the oral microorganisms to antiseptics. Journal of Dental Research , Alexandria, v. 77, n.5, p. 1158-1158, 1998.

  • VENANCIO, G. N. ; RODRIGUES, I. C. ; SOUZA, T. P. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; CONDE, N. C. O. . Herbal mouthwash based on Libidibia ferrea: Microbiological control, sensory characteristics, sedimentation, pH and density. Revista de Odontologia da UNESP (Online) , 2014.

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MACHADO, L. R. S. ; MEIRA, J. ; Carina Toda ; CONDE, N. C. O. ; VASCONCELOS, M. C. . Homogeneidade da camada híbrida em MEV com uso de emulsões à base de óleo de copaíba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; MILERIO, P. S. L. L. ; SAMPAIO, F. ; COELHO, C. N. ; TODA, C. ; VASCONCELOS, M. C. ; MOURA, L. G. ; MACHADO, L. R. S. ; CONDE, N. C. O. . Emulsion of the Amazon for dental cavity cleaning:Physico-chemical quality control and evaliation of antibacterial activity. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; Lima, Geyse ; MEIRA, J. ; MARTINS, L. M. ; TODA, C. ; LOPES, P. P. ; VENANCIO, G. N. ; CONDE, N. C. O. . . Soluções Fitoterápicas da Amazônia: alterações de cor e Microscopia de Varredura em dentes humanos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COELHO, C. N. ; MARREIRO, R. O. ; Lima, Geyse ; Carina Toda ; VASCONCELLOS, M. ; SAMPAIO, F. ; VEIGA JR, V. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Atividade Antibacteriana e Citotoxicidade da Emulsão de Limpeza Cavitária à base do óleo de Copaíba. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MILERIO, P. S. L. L. ; CONDE, N. C. O. ; Carina Toda ; MENEZES, M. ; NAGAI, C. ; SANTOS, T. N. L. ; VASCONCELLOS, M. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Estudo comparativo da microinfiltração marginal em restaurações adesivas utilizando agentes de limpeza cavitária à base de óleo de copaiba. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Carina Toda ; ALMEIDA, M. C. ; COELHO, C. N. ; CONDE, N. C. O. ; SAMPAIO, F. ; LIMA, E. S. ; SANTOS, T. N. L. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Bioativos Amazônicos na Odontologia: Avaliação da atividade antibacteriana e toxidade de soluções para limpeza de cavidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, J. ; COELHO, C. N. ; Carina Toda ; SANTOS, T. N. L. ; CONDE, N. C. O. ; CAMARA, J. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliação histomorfométrica do efeito de um bioativo amazônico sobre a camada híbrida.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Bioativos Amazônicos como agente de limpeza de cavidades: novas perspetivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, O. M. ; INOUE, C. T. ; Matos, J. ; TEIXEIRA, M. F. S. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Potencial antimicrobiano de fungos endofíticos com ação antagônica a microrganismos de interesse odontológico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NAGAI, C. ; Marreiro, R.O ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; ALMEIDA, M. ; SAMPAIO, F. . Atividade antibacteriana de solições de limpeza de cavidade a base de óleo de copaíba contra patógenos orais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BANDEIRA, M. F. C. L. ; INOUE, C. T. ; Matos, J. ; TEIXEIRA, M. F. S. . Atividade antagônica de Fungos endofíticos na Odontologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE BIOCOMPATIBILIDADE EM ODONTOLOGIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BANDEIRA, M. F. C. L. . Biotecnologia voltada para Odontologia: Novas perspectivas para Dentística, Endodontia e Diagnóstico Bucal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BANDEIRA, M. F. C. L. . Participação na Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico e Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas ? PDI/2016 a 2025. 2016.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Ouvidora. 2015.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Implementação do Plano Institucional de Capacitação dos servidores da UFAM. 2013.

SILVA, M. P. M. ; LIMA, H. N. ; OLIVEIRA, S. S. B. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Elaboração do Catálogo dos Programas de Pós-Graduação da UFAM. 2013.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Recurso constante no orçamento da UFAM, Descentralização de créditos referente ao PROAP/CAPES e POSGRAD/FAPEAM. 2013.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Representante da UFAM na realização de cadastro e alteração de cotas de bolsas REUNI de Mestrado e Doutorado no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC. 2013.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Assessora Especial da Reitoria. 2013.

BANDEIRA, M. F. C. L. .  Membro e Presidente da Comissão da Capacitação dos Servidores da UFAM ? CCS para fomentar, acompanhar e avaliar a política de capacitação de docentes e técnicos administrativos da UFAM. 2013.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Recurso referente à Descentralização do Programa REUNI. 2012.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Implementação do Plano Institucional de Capacitação dos servidores da UFAM. 2012.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Representante da UFAM na realização de cadastro e alteração de cotas de bolsas REUNI de Mestrado e Doutorado no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC. 2012.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Elaboração do Plano Institucional de Capacitação dos servidores da UFAM. 2011.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Elaboração do Catálogo dos Programas de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 2011.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Designação para compor o Conselho Diretor do Biotério Central. 2011.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Presidente da Comissão de Capacitação dos Servidores da Universidade Federal do Amazonas. 2010.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Recurso referente à Descentralização do Programa REUNI. 2010.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; FERREIRA, J. ; PEREIRA, J. O. . Presidente da Comissão de Revalidação de Diplomas da UFAM. 2010.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Diretora do Departamento de Pesquisa e Pos-gradua'cao da UFAM. 2009.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Recurso constante no orçamento da UFAM, Descentralização de créditos referente ao PROAP/CAPES e POSGRAD/FAPEAM. 2009.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Comissão de Apoio como analista no processo de coleta e verificação de dados PingIFES. 2009.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Consultora ad hoc do Seminários dos Programas DCR,PRONEX e PPSUS, da Mostra de Projetos PPP e PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. 2006.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFAM - CONSEP. 2006.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro do Comitê assessor da Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológias. 2006.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Comitê Avaliador do Programa de Iniciação Científica ? PIBIC. 2006.

BANDEIRA, M. F. C. L. . elaboração do Plano Diretor do Hospital Universitário Getú-lio Vargas e do Complexo do Hospital das Clínicas. 2006.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; REBELO, M. A. B. . Presedente da Sub-comissão do desmembramento dos cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro do Comitê Assessor da Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológicas. 2004.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da UFAM. 2003.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro do Comitê de Ética em pesquisa da UFAM PGR 0241/2003. 2003.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Comitê Assessor local de iniciação científica - PIBIC/Saúde. 2003.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Presidente da Comissão Institucional de Avaliação e Desempenho docente. 2002.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro da Coordenação do Curso de Pós-Graduação em nível de mestrado em Patologia Tropical. 2002.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro da comissão de avaliação de promoção funcional dos docentes da Faculdade de Ciências da Saúde. 2002.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro do comitê para elaboração de critérios de julgamento dos projetos de iniciação científica. 2002.

TEIXEIRA, M. F. S. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro da Comissão Institucional de Avaliação e Desempenho docente - GED. 2001.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro do Comitê Assessor local de Iniciação Científica - PIBIC/Saúde. 2001.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro da Comissão Nacional do Ensino de Dentística do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. 2001.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; ISHIDA, V.F.C. ; GONDIM, L. C. ; PARENTE, R. C. . Solução com atividade antibacteriana e aintiinflamatória para uso odontológico - PI0804023-0. 2008.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; SIMÕES, C. A. C. G. . Gel de Copaíba para uso em odontologia. 2004.

SIMÕES, C. A. C. G. ; BANDEIRA, M. F. C. L. . Gel de óleo de copaíba. 2004.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliadora de Painéis XXI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística. 2015.

SILVA, M. P. M. ; SILVA, H. N. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; CONDE, N. C. O. ; VASCONCELOS, M. C. ; IAMILE, C. ; B, G. . Diagnóstico e reforma do Biotério Central. 2014.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora de Graduação da Faculdade de Odontologia. 2008.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Curso de Odontologia da UFAM. 2006.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Curso de Especialização em Dentística da UFAM. 2006.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Curso de Odontologia da UFAM. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Organização da II Jornada Odontológica - II JOFAM. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Elaboração da Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Elaboração da Proposta de transformação do Curso de Odontologia em Faculdade de Odontologia. 2005.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Atividade antibacteriana do óleo de copaíba em formulação de gel dental avaliada pela reação em cadeia polimerase. 2004.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Avaliação in vitro da atividade antifúngica da pasta de hidróxido de cálcio com diferentes veículos em infecções endodônticas. 2004.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Organização da 1ª Jornada Odontológica da UFAM. 2004.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Curso de Odontologia da UFAM. 2004.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Presidente da Comissão de Inquérito administrativo. 2004.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; ABNADER, C. D. ; TEIXEIRA, M. F. S. . Avaliação in vitro da atividade antibacteriana da pasta de hidróxido de cálcio com diferentes veículos em microrganismos de enfecções endodônticas. 2003.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; TEIXEIRA, M. F. S. ; SIMÕES, C. A. C. G. ; ELMIRA . Análise microbiológica e micológica do gel do óleo de copaíba. 2003.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; SOUZA, C. J. S. E. . Análise das lesões não cariosas nos pacientes do Curso de odontologia. 2003.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; CHACON, M. . Quando reparar ou substituir um procedimento restaurador? Uma decisão dificil.. 2003.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; STORCK, L. M. L. ; OLIVEIRA, M. R. B. . Avaliação da compatibilidade biológica do gel do óleo de copaíba (Copaífera multijuga) no epitélio gengival de ratos. 2002.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; SIMÕES, C. A. C. G. ; TEIXEIRA, M. F. S. . Formulação de um gel de óleo de copaíba (Copaífera multijuga e avaliação de sua atividade antibacteriana sobre cepas de Streptococcus sp isolados da placa dental. 2002.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; GONDIM, L. C. . Avaliação da atividade antibacteriana do MTA (Trióxido Mineral Agregado). 2002.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; SALLES, D. M. . Influência do material intermediário nas restaurações de amálgama. 2002.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Promoção funcional vertical da Profa. Aida Renée A. Hanan. 2002.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Membro do Comiê de Ética da Fundação HEMOAM. 2002.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; ANDRADE, A. M. ; MENDONÇA, Luciana ; OLIVEIRA, M. R. B. ; LIA, R. C. . Avaliação da compatibilidade biológica de dois sistemas adesivos dentinários de última geração. 2001.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; SANTOS, E. C. ; BANDEIRA, Paulo Augusto Campos . Avaliação da liberação de íons flúor de materiais restauradores. 2001.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; RAMOS, B. L. . Clareaamento dental: uma alternativa para o tratamento estético. 2001.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Presidente da Comissão de Inquérito administrativo. 2001.

BANDEIRA, M. F. C. L. . Presidente da Comissão de Sindicância. 2001.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; ANDRADE, V. . Avaliação in vitro da atividade antibacteriana de um material utilizado no tratamento não invasivo da cárie dental: Carisolv. 2001.

BANDEIRA, M. F. C. L. ; CONDE, N. C. O. ; SAMPAIO, F. ; LIMA, E. S. ; LIBORIO, T. N. . Elaboração e Aprovação do Relatório Técnico Científico e Financeiro do CT Amazônia no CNPq -Bioativos amazônicos na Odontologia: atividade antibacteriana e compatibilidade biológica de soluções para limpeza de cavidades. 2013. (Relatório de pesquisa).

CONDE, N. C. O. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; LIMA, E. S. ; Pereira,T.S. . Elaboraçãoe Aprovacão do Relatório Científico e financeiro do CT Amazônia no CNPq- Caesalpinia ferrea L. Avaliação da atividade antimicrobiana, controle de qualidade e compatibilidade biológica de uma formulação de enxaguatório bucal. 2013. (Relatório de pesquisa).

SILVA, M. P. M. ; LIMA, H. N. ; OLIVEIRA, S. S. B. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; INHAMUNS, J. . Programa de Apoio à Consolidação e ao Avanço da Qualidade da Pós-Graduação da UFAM-PACPG. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livreto).

SILVA, M. P. M. ; SILVA, H. N. ; OLIVEIRA, S. S. B. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; INHAMUNS, J. . Catálogo dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Catálago).

BANDEIRA, M. F. C. L. ; SIMÕES, C. A. G. . Relatório de Pesquisa aprovado pelo PIPIT-Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas. 2011. (Relatório de pesquisa).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Palestrante no I Fórum Amazonense de Debates sobre Terapias complementares na Odotologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Fitoterapia na Odontologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Procedimentos Preventivos em Dentísitca. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Emprego de produtos amazônicos bioativos da Dentística: novas perspectivas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Fitoterápicos na Odontologia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BANDEIRA, M. F. C. L. ; CAVINA, D. A. ; POZZOBON, R. T. . A evolução da Odontologia Estética. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. ; MAROCHI, C. ; CAVINA, D. A. . Curso de atualiazação em Dentística. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. ; BUSATO, A. S. . Odontologia estética adesiva e restaurações estéticas diretas em dentes anteriores e posteriores. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. ; MELLO, J. A. N. ; SIMÕES, C. A. G. . Curso de atualização sobre arte e ciências em Prótese Fixa. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Técnicas de restaurações estéticas diretas em dentes anteriores e posteriores. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Evolução das resinas restauradoras - Restaurações estéticas diretas-Dentes anteriores e posteriores. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . I Meeting de Estética de Ponta Grossa - Restaurações estéticas diretas em dentes posteriores. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Restaurações estéticas em dentes posteriores. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . I Meeting de Estética - Resinas Posteriores e Condensáveis. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Atualização em Odontologia Estética e Restauradora. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Restaurações estéticas posteriores indiretas. Inlay/Onlay, Resinas compostas e Porcelana. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Seminário sobre Clareamento Dental. 1997. (Seminário).

BANDEIRA, M. F. C. L. . Biocompatibilidade do cimento de ionômero de vidro. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

REBELO, M. A. B. ; GARNELO, M. L. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; LUCAS, A. C. S. ; PARENTE, R. C. . Membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia. 2006 (Pós-graduação) .

BORBOREMA, C. A. T. ; BANDEIRA, M. F. C. L. ; MESQUITA, L. S. B. ; SIOSAKI, T. . Membro da Comissão de desmembramento dos Cursos de Medicina,Farmácia e Odontologia em Faculdade. 2005 (Graduação) .

BANDEIRA, M. F. C. L. . Coordenadora do Curso de Odontologia. 2003 (Graduação) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    EMULSÕES AMAZÔNICAS PARA LIMPEZA DO PREPARO CAVITÁRIO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, MECÂNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE, Descrição: O Brasil, detentor de cerca de um terço da flora mundial não se destaca no desenvolvimento de fitoterápicos na área da saúde, especialmente na odontologia. O reconhecimento oficial de sua utilização veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica, pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga), Própolis (Apis mellifera) e Jucá (Libidibia ferrea) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral, com intutito de atuar tanto como agentes preventivos como no tratamento de doenças da cavidade oral. Entretanto, observa-se a necessidade de ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas; verificando a influência das emulsões testes na interface dente/restauração; e ainda analisar o efeito das emulsões na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária utilizando emulsões à base de óleo de copaíba. Sendo assim, propomo-nos a otimizar um produto a base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) para limpeza de cavidades com vista às propriedades biológicas, mecânicas, físico-químicas e de controle de qualidade. As formulações das emulsões de óleo de copaíba serão otimizadas, e seu controle de qualidade realizado obedecendo às orientações da Farmacopeia Brasileira, do Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira e das normatizações preconizada pela ANVISA (Estudo 1) Estudo 2. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em pesquisa da UFAM com número CAAE 13329213.9.0000.5020 e CAAE 02370712.8.0000.5020. Para observar a morfologia da superfície dentinária através de cortes histológicos serão utilizados trinta terceiros molares humanos hígidos, extraídos por razões cirúrgica, livres de cáries e restaurações, coroas sem áreas hipoplásicas, trincas e/ou fraturas.Estudo 3 Identificar o comportamento das emulsões de limpeza cavitária na infiltração marginal e na adesão das restaurações com resina composta e Analisar o efeito das emulsões formuladas com o óleo de copaíba (Copaifera multijuga) na morfologia da superfície dentinária. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Cristiane Nagai - Integrante / Joyce Meira - Integrante / Valdir Veiga Júnior - Integrante / Marne Vasconcelos - Integrante.

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS À BASE DE BIOATIVOS AMAZÔNICOS NA ODONTOLOGIA: ESTUDO in vitro e in vivo, Descrição: O Brasil, detentor de cerca de um terço da flora mundial não se destaca no desenvolvimento de fitoterápicos na área da saúde, especialmente na odontologia. O reconhecimento oficial de sua utilização veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica, pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga), Própolis (Apis mellifera) e Jucá (Libidibia ferrea) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral, com intutito de atuar tanto como agentes preventivos como no tratamento de doenças da cavidade oral. Entretanto, observa-se a necessidade de ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas; verificando a influência das emulsões testes na interface dente/restauração; e ainda analisar o efeito das emulsões na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária utilizando emulsões à base de óleo de copaíba. Sendo assim, propomo-nos a otimizar um produto a base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) para limpeza de cavidades com vista às propriedades biológicas, mecânicas, físico-químicas e de controle de qualidade. As formulações das emulsões de óleo de copaíba serão otimizadas, e seu controle de qualidade realizado obedecendo às orientações da Farmacopeia Brasileira, do Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira e das normatizações preconizada pela ANVISA. (Estudo 1). Inicialmente o óleo-resina da Copaifera multijuga foi extraído da reserva Ducke, no Km 17 da Rodovia Manaus-Itacoatiara, catalogada sob o n°69 pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) seguindo a metodologia preconizada pelo mateiro. Emulsões de limpeza de cavidade à base do óleo-resina da Copaifera multijuga serão novamente formuladas, visando a incorporação de diferentes concentrações (A, B ou C) de conservantes e possíveis adjuvantes para otimizar as formulações. Será necessário verificar a atividade antibacteriana das formulações sobre microrganismos formadores do biofilme dental, através do teste de Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Bactericida Mínima (CBM). Os microrganismos utilizados serão: Streptococcus mutans (ATCC25175), Streptococcus oralis (ATCC10557), Streptococcus salivarius (ATCC7073) e Lactobacillus casei (ATCC7469). Os microrganismos serão reativados seguindo as orientações do INCQS/FIOCRUZ/RJ. O inóculo será padronizado pela escala #0.5 de McFarland de modo a fornecer um padrão de 108 UFC/mL. Em seguida as emulsões serão caracterizadas (controle de qualidade), realizando testes de centrifugação, determinação do pH aparente, da viscosidade, da densidade relativa e específica das emulsões, testes microbiológicos e micológicos em diferentes ambientes de armazenamento (estufa, ambiente, escuro, ar condicionado, geladeira e freezer) e período experimental (0, 7, 30, 45, 90, 135, e 180 dias) e análise das características organolépticas. No segundo estudo serão analisadas as propriedades biológicas em relação à citotoxicidade das emulsões formuladas através de cultura de células na linhagem normal de fibroblasto humano MRC-5 (teste do Alamar blue) e teste de hemólise. Neste estudo, será ainda avaliada histologicamente a zona de colágeno exposta na base da união resina dentina afetada por cárie e dentina hígida, produzida após a utilização de emulsões de óleo de copaíba e clorexidina;e a ação das emulsões de óleo de copaíba sobre as metaloproteinases .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Tatiana Nayara Libório dos Santos - Integrante / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Greiciane Andrade de Lima - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Carina Toda - Integrante / Marne Carvalho de Vasconcelos - Integrante / Tatiane Pereira de Souza - Integrante / Gisely Naura Venâncio - Integrante / Cristiane Nagai Coelho - Integrante / Patrícia Sâmea Lêdo Lima Milério - Integrante / Glauber Palma de Oliveira - Integrante / Karen Regina Carim Costa - Integrante / Joyce Figueiredo Meira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS À BASE DE BIOATIVOS AMAZÔNICOS NA ODONTOLOGIA: ESTUDO in vitro e in vivo, Descrição: Bolsa DTI A - M CTI /CNPq/ M CTI /CNPq/CT -A mazôni a - Fomento de Proj etos de P ,D&I em Bi otecnol ogi a, na A mazôni a Oci dental , com f oco nas áreas de Fármacos, Fi toterápi cos e Cosméticos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Cristiane Nagai Coelho - Integrante / Luany Gomes Moura - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Caesalpinia ferrea L.: avaliação da atividade antimicrobiana, controle de qualidade e compatibilidade biológica de uma nova formulação de enxaguatório bucal., Descrição: A placa é um biofilme de microrganismos sobre a superfície dentária que tem um importante papel no desenvolvimento da cárie dentária e doença periodontal. Agentes antimicrobianos têm provado ser um veículo de sucesso para a liberação de substâncias bactericidas ou bacteriostáticas, controlando o desenvolvimento de patologias que estão associadas ao acúmulo de biofilme dental. A Fitoterapia insere-se como método alternativo para o controle do biofilme dental e conseqüentemente como agente preventivo no desenvolvimento de patologias orais. Na região Amazônica, existe uma grande biodiversidade de plantas medicinais utilizadas de maneira empírica e em acréscimo, estudos prévios têm demonstrado uma excelente perspectiva do uso de plantas medicinais para o desenvolvimento de produtos aplicados na odontologia. Sendo assim, o objetivo deste estudo será formular um novo enxaguatório bucal a base de Caesalpinia ferrea L; avaliar a atividade antimicrobiana da nova formulação de enxaguatório bucal frente a microrganismos do biofilme dental; realizar o controle de qualidade do enxaguatório de Caesalpinia ferrea L. com a obtenção de pH, sedimentação, densidade, atividade antibacteriana e avaliação microbiológica; verificar a compatibilidade biológica da nova formulação em tecido subcutâneo de ratos e avaliar a toxicidade do enxaguatório através do Teste de Hemólise e Artemia franciscana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Integrante / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Coordenador / Maria Augsuta Bessa Rebelo - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Tatiana Nayara Libório - Integrante / Tatiane Pereira Sousa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Bioativos amazônicos na Odontologia: atividade antibacteriana e compatibilidade biológica de soluções para limpeza de cavidades, Descrição: O reconhecimento oficial da Fitoterapia na odontologia do Brasil veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica, pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades, agindo tanto como curativos como preventivos. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga)- (CM) e de Própolis (Apis mellifera)- (P) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral e como solução de limpeza de cavidade, respectivamente, com resultados bastante promissores. O estado do Amazonas especificamente a cidade de Manaus não possui um diagnóstico da aplicabilidade de plantas medicinais nos serviços de atenção Odontológica. Sendo assim, nos propomos a realizar um diagnóstico de utilização de plantas medicinais nos atendimentos odontológicos ambulatoriais na cidade de Manaus; Identificar a partir dos resultados obtidos a planta medicinal (PM) mais utilizada e analisar sua atividade antibacteriana frente aos microrganismos da doença cárie e ainda avaliar a compatibilidade biológica de soluções em diluições seriadas para limpeza de cavidades. Esta pesquisa divide-se em três etapas sendo a primeira um estudo etnobotânico para identificação das principais plantas indicadas e utilizadas para problemas bucais na cidade de Manaus (Estudo 1). Um segundo estudo, avaliar, in vitro, a atividade antibacteriana do óleo essencial da CM e das extratos P e do PM. sobre microrganismos formadores do biofilme dental em dois modelos experimentais: forma planctônica (A) e organizados em biofilme (B) - Estudo 2. O terceiro estudo visa realizar ensaios biológicos das soluções. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Maria Augsuta Bessa Rebelo - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Tatiana Nayara Libório - Integrante / Tatiane Pereira Sousa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2006

    Formulação de um gel de óleo de copaíba (copaifera multijuga) e avaliação de sua atividade antibacteriana frente cepas de streptococcus sp. isoladas da placa dental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - Atual

    SOLUÇÕES AMAZÔNICAS DE Apis mellifera PARA LIMPEZA DO PREPARO CAVITÁRIO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, MECÂNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE, Descrição: : Estudo in vitro de soluções formuladas a partir de própolis amazônicas para limpeza do preparo cavitário realizando ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físicas, mecânicas, biológicas e controle de qualidade; verificando a influência das soluções de Apis mellifera (SA) na interface dente/restauração, analisando o efeito na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico PAITI-UFAM, Descrição: Projeto Institucional com vista a iniciação tecnológica e de inovação científica, proporcionando 100 bolsas para alunos de graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Constituição e operacionalização do Observatório Estadual de Economia Criativa do Amazonas Região Norte na UFAM, Descrição: A Secretaria da Economia Criativa (SEC) foi criada pelo decreto 7743, de 1º/6/2012 com a missão de conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros com o objetivo de tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro. Para tanto, a SEC/Minc organizou o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC) com o objetivo de permitir a centralização e fácil acesso a dados e informações sobre o setor, de seu impacto na dinâmic a social e econômica do país favorecendo aos debates sobre o tema e o fomento a um ambiente acadêmico-prático de estudo e pesquisa envolvendo, em rede, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural. O MinC demonstra interesse de que o OBEC não se centralize apenas no âmbito federal, de que os estados participem deste processo e desenvolvam seus próprios Observatórios Estaduais da Economia Criativa com realização de estudos e pesquisas aplicadas e a difusão de informações sobre a economia criativa, com ênfase na realidade de cada estado. Numa visão de que, num futuro próximo, haja um processo de integração em rede dos mesmos, e entre a rede e o Observatório Brasileiro de Economia Criativa. Assim formando a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento da Economia Criativa (REDEC) constituída por um conjunto de agentes públicos e privados articulados e mediados através de plataforma eletrônica de dados e comunicação gerenciada pelo MinC, compreendendo a unidade coordenadora nacional (OBEC) e as 27 unidades estaduais (abrigadas em universidades públicas), além de outras instituições públicas e privadas responsáveis pela produção, sistematização, monitoramento e difusão de informações sobre a economia criativa. A REDEC tem por objetivo: orientar e qualificar as políticas publicas para esta economia, aumentando a sua afetividade e fortalecendo o ambiente institucional em que ela opera; melhorar a eficiência das ações estratégicas dos setores criativos e avaliar o impacto e a efetividade das políticas publicas voltadas para a economia criativa brasileira. Para atingir tal objetivo, torna-se necessário que os observatórios Estaduais da Economia Criativa sejam estruturados de modo organizado, sistêmico, possibilitando a coleta, armazenamento, tratamento e fluxo das informações e criando a sinergia indispensável entre os produtores e usuários das informações, para que o OBEC e a REDEC cumpram os objetivos a que se propõem. A OBEC-AM, liderada pela Universidade Federal do Amazonas, será constituída por um conjunto de agentes públicos e privados arregimentados numa ampla rede de estudos, pesquisas. O objetivos que norteiam a criação da OBEC-AM, alinhadas às proposições do MinC, será: mapear os estudos existentes e fomentar a realização de pesquisas sobre Economia Criativa com levantamento de informações e dados de produção e consumo no Estado do Amazonas com a estruturação de um Banco de Dados; criar um sistema de informações, que facilite a comunicação, o debate e o intercâmbio de experiência pela interação entre os diferentes atores; criar espaço de negociação entre os produtores, incubadores, agências de fomento e outros agentes internos; capacitar profissionais na área de economia criativa. Esta configuração da OBEC-AM propiciará a promoção de ações interativas de difusão e socialização de informação instituindo um espaço propicio à produção de subsídios qualificados para dar suporte à formulação e promoção de políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante / Karime Bentes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS À BASE DE BIOATIVOS AMAZÔNICOS NA ODONTOLOGIA: ESTUDO in vitro e in vivo, Descrição: Chamada MCTI/CNPq/CT-Amazônia Nº 77/2013 Fomento de Projetos de P,D&I em Biotecnologia, na Amazônia Ocidental, com foco nas áreas de Fármacos, Fitoterápicos e Cosméticos. SUBPROJETO I: Título: Emulsões amazônicas para limpeza do preparo cavitário: estudo das propriedades físico-químicas, biológicas, mecânicas e controle de qualidade. O Brasil, detentor de cerca de um terço da flora mundial não se destaca no desenvolvimento de fitoterápicos na área da saúde, especialmente na odontologia. O reconhecimento oficial de sua utilização veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica,pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga),Própolis (Apis mellifera) e Jucá (Libidibia ferrea) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral, com intutito de atuar tanto como agentes preventivos como no tratamento de oenças da cavidade oral. Entretanto, observa-se a necessidade de ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas; verificando a influência das emulsões testes na interface dente/restauração; e ainda analisar o efeito das emulsões na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária utilizando emulsões à base de óleo de copaíba. Sendo assim, propomo-nos a otimizar um produto a base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) para limpeza de cavidades com vista à s propriedades biológicas, mecânicas, físico-químicas e de controle de qualidade. As formulações das emulsões de óleo de copaíba serão otimizadas, e seu controle de qualidade realizado obedecendo às orientações da Farmacopeia Brasileira, do Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira e das normatizações preconizada pela ANVISA. SUB-PROJETO II TÍTULO: AVALIAÇÃO DE EXTRATOS E FORMULAÇÕES A BASE DE Libidibia ferrea COMO AGENTE ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE: ESTUDO in vitro E in vivo A utilização da Fitoterapia constitui um método efetivo e de bastante aceitabilidade para o tratamento de inúmeras afecções. Dentre as plantas utilizadas em Odontologia, a Libidibia ferrea, conhecida como jucá ou pau ferro, é bastante utilizada na medicina popular por apresentar propriedades terapêuticas anti -inflamatória, analgésica, antimicrobiana e antitérmica. Considerando as principais doenças da cavidade bucal, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a atividade antimicrobiana de extratos da casca do caule, da vagem e de formulações a base de Libidibia ferrea (228.022-INPA), frente a microrganismos da cavidade bucal formadores de biofilme , bem como seu comportamento como agente cicatrizante em ulceras induzidas em mucosa de ratos. Desta forma, o estudo será dividido em três etapas principais: ETAPA 1: Esta etapa consistirá na avaliação in vitro da atividade antimicrobiana frente a microrganismos da cavidade bucal.ETAPA 2: Avaliação in vitro da estabilidade farmacológica de uma formulação de enxaguatório bucal fitoterápico à base do extrato de Libidibia férrea.ETAPA 3: Avaliar a atividade cicatrizante de úlceras induzidas em mucosa de ratos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Patrícia Sâmea - Integrante / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Greiciane Andrade de Lima - Integrante / Jeconias Cãmara - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Tatiana Nayara Libório - Integrante / Tatiane Pereira de Souza - Integrante / Gisely Naura Venâncio - Integrante / Marne Vasconcellos - Integrante / Karen Regina Carim Costa - Integrante / Naíza Menezes Medeiros Abrahim - Integrante / Joyce Figueiredo Meira - Integrante / Glauber Palma Oliveira - Integrante.

  • 2013 - Atual

    SOLUÇÕES AMAZÔNICAS DE Apis mellifera PARA LIMPEZA DO PREPARO CAVITÁRIO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, MECÂNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE, Descrição: : Estudo in vitro de soluções formuladas a partir de própolis amazônicas para limpeza do preparo cavitário realizando ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físicas, mecânicas, biológicas e controle de qualidade; verificando a influência das soluções de Apis mellifera (SA) na interface dente/restauração, analisando o efeito na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico PAITI-UFAM, Descrição: Projeto Institucional com vista a iniciação tecnológica e de inovação científica, proporcionando 100 bolsas para alunos de graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Constituição e operacionalização do Observatório Estadual de Economia Criativa do Amazonas Região Norte na UFAM, Descrição: A Secretaria da Economia Criativa (SEC) foi criada pelo decreto 7743, de 1º/6/2012 com a missão de conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros com o objetivo de tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro. Para tanto, a SEC/Minc organizou o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC) com o objetivo de permitir a centralização e fácil acesso a dados e informações sobre o setor, de seu impacto na dinâmic a social e econômica do país favorecendo aos debates sobre o tema e o fomento a um ambiente acadêmico-prático de estudo e pesquisa envolvendo, em rede, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural. O MinC demonstra interesse de que o OBEC não se centralize apenas no âmbito federal, de que os estados participem deste processo e desenvolvam seus próprios Observatórios Estaduais da Economia Criativa com realização de estudos e pesquisas aplicadas e a difusão de informações sobre a economia criativa, com ênfase na realidade de cada estado. Numa visão de que, num futuro próximo, haja um processo de integração em rede dos mesmos, e entre a rede e o Observatório Brasileiro de Economia Criativa. Assim formando a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento da Economia Criativa (REDEC) constituída por um conjunto de agentes públicos e privados articulados e mediados através de plataforma eletrônica de dados e comunicação gerenciada pelo MinC, compreendendo a unidade coordenadora nacional (OBEC) e as 27 unidades estaduais (abrigadas em universidades públicas), além de outras instituições públicas e privadas responsáveis pela produção, sistematização, monitoramento e difusão de informações sobre a economia criativa. A REDEC tem por objetivo: orientar e qualificar as políticas publicas para esta economia, aumentando a sua afetividade e fortalecendo o ambiente institucional em que ela opera; melhorar a eficiência das ações estratégicas dos setores criativos e avaliar o impacto e a efetividade das políticas publicas voltadas para a economia criativa brasileira. Para atingir tal objetivo, torna-se necessário que os observatórios Estaduais da Economia Criativa sejam estruturados de modo organizado, sistêmico, possibilitando a coleta, armazenamento, tratamento e fluxo das informações e criando a sinergia indispensável entre os produtores e usuários das informações, para que o OBEC e a REDEC cumpram os objetivos a que se propõem. A OBEC-AM, liderada pela Universidade Federal do Amazonas, será constituída por um conjunto de agentes públicos e privados arregimentados numa ampla rede de estudos, pesquisas. O objetivos que norteiam a criação da OBEC-AM, alinhadas às proposições do MinC, será: mapear os estudos existentes e fomentar a realização de pesquisas sobre Economia Criativa com levantamento de informações e dados de produção e consumo no Estado do Amazonas com a estruturação de um Banco de Dados; criar um sistema de informações, que facilite a comunicação, o debate e o intercâmbio de experiência pela interação entre os diferentes atores; criar espaço de negociação entre os produtores, incubadores, agências de fomento e outros agentes internos; capacitar profissionais na área de economia criativa. Esta configuração da OBEC-AM propiciará a promoção de ações interativas de difusão e socialização de informação instituindo um espaço propicio à produção de subsídios qualificados para dar suporte à formulação e promoção de políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante / Karime Bentes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS À BASE DE BIOATIVOS AMAZÔNICOS NA ODONTOLOGIA: ESTUDO in vitro e in vivo, Descrição: Chamada MCTI/CNPq/CT-Amazônia Nº 77/2013 Fomento de Projetos de P,D&I em Biotecnologia, na Amazônia Ocidental, com foco nas áreas de Fármacos, Fitoterápicos e Cosméticos. SUBPROJETO I: Título: Emulsões amazônicas para limpeza do preparo cavitário: estudo das propriedades físico-químicas, biológicas, mecânicas e controle de qualidade. O Brasil, detentor de cerca de um terço da flora mundial não se destaca no desenvolvimento de fitoterápicos na área da saúde, especialmente na odontologia. O reconhecimento oficial de sua utilização veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica,pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga),Própolis (Apis mellifera) e Jucá (Libidibia ferrea) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral, com intutito de atuar tanto como agentes preventivos como no tratamento de oenças da cavidade oral. Entretanto, observa-se a necessidade de ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas; verificando a influência das emulsões testes na interface dente/restauração; e ainda analisar o efeito das emulsões na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária utilizando emulsões à base de óleo de copaíba. Sendo assim, propomo-nos a otimizar um produto a base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) para limpeza de cavidades com vista à s propriedades biológicas, mecânicas, físico-químicas e de controle de qualidade. As formulações das emulsões de óleo de copaíba serão otimizadas, e seu controle de qualidade realizado obedecendo às orientações da Farmacopeia Brasileira, do Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira e das normatizações preconizada pela ANVISA. SUB-PROJETO II TÍTULO: AVALIAÇÃO DE EXTRATOS E FORMULAÇÕES A BASE DE Libidibia ferrea COMO AGENTE ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE: ESTUDO in vitro E in vivo A utilização da Fitoterapia constitui um método efetivo e de bastante aceitabilidade para o tratamento de inúmeras afecções. Dentre as plantas utilizadas em Odontologia, a Libidibia ferrea, conhecida como jucá ou pau ferro, é bastante utilizada na medicina popular por apresentar propriedades terapêuticas anti -inflamatória, analgésica, antimicrobiana e antitérmica. Considerando as principais doenças da cavidade bucal, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a atividade antimicrobiana de extratos da casca do caule, da vagem e de formulações a base de Libidibia ferrea (228.022-INPA), frente a microrganismos da cavidade bucal formadores de biofilme , bem como seu comportamento como agente cicatrizante em ulceras induzidas em mucosa de ratos. Desta forma, o estudo será dividido em três etapas principais: ETAPA 1: Esta etapa consistirá na avaliação in vitro da atividade antimicrobiana frente a microrganismos da cavidade bucal.ETAPA 2: Avaliação in vitro da estabilidade farmacológica de uma formulação de enxaguatório bucal fitoterápico à base do extrato de Libidibia férrea.ETAPA 3: Avaliar a atividade cicatrizante de úlceras induzidas em mucosa de ratos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Patrícia Sâmea - Integrante / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Greiciane Andrade de Lima - Integrante / Jeconias Cãmara - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Tatiana Nayara Libório - Integrante / Tatiane Pereira de Souza - Integrante / Gisely Naura Venâncio - Integrante / Marne Vasconcellos - Integrante / Karen Regina Carim Costa - Integrante / Naíza Menezes Medeiros Abrahim - Integrante / Joyce Figueiredo Meira - Integrante / Glauber Palma Oliveira - Integrante.

  • 2013 - Atual

    SOLUÇÕES AMAZÔNICAS DE Apis mellifera PARA LIMPEZA DO PREPARO CAVITÁRIO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, MECÂNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE, Descrição: : Estudo in vitro de soluções formuladas a partir de própolis amazônicas para limpeza do preparo cavitário realizando ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físicas, mecânicas, biológicas e controle de qualidade; verificando a influência das soluções de Apis mellifera (SA) na interface dente/restauração, analisando o efeito na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico PAITI-UFAM, Descrição: Projeto Institucional com vista a iniciação tecnológica e de inovação científica, proporcionando 100 bolsas para alunos de graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Constituição e operacionalização do Observatório Estadual de Economia Criativa do Amazonas Região Norte na UFAM, Descrição: A Secretaria da Economia Criativa (SEC) foi criada pelo decreto 7743, de 1º/6/2012 com a missão de conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros com o objetivo de tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro. Para tanto, a SEC/Minc organizou o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC) com o objetivo de permitir a centralização e fácil acesso a dados e informações sobre o setor, de seu impacto na dinâmic a social e econômica do país favorecendo aos debates sobre o tema e o fomento a um ambiente acadêmico-prático de estudo e pesquisa envolvendo, em rede, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural. O MinC demonstra interesse de que o OBEC não se centralize apenas no âmbito federal, de que os estados participem deste processo e desenvolvam seus próprios Observatórios Estaduais da Economia Criativa com realização de estudos e pesquisas aplicadas e a difusão de informações sobre a economia criativa, com ênfase na realidade de cada estado. Numa visão de que, num futuro próximo, haja um processo de integração em rede dos mesmos, e entre a rede e o Observatório Brasileiro de Economia Criativa. Assim formando a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento da Economia Criativa (REDEC) constituída por um conjunto de agentes públicos e privados articulados e mediados através de plataforma eletrônica de dados e comunicação gerenciada pelo MinC, compreendendo a unidade coordenadora nacional (OBEC) e as 27 unidades estaduais (abrigadas em universidades públicas), além de outras instituições públicas e privadas responsáveis pela produção, sistematização, monitoramento e difusão de informações sobre a economia criativa. A REDEC tem por objetivo: orientar e qualificar as políticas publicas para esta economia, aumentando a sua afetividade e fortalecendo o ambiente institucional em que ela opera; melhorar a eficiência das ações estratégicas dos setores criativos e avaliar o impacto e a efetividade das políticas publicas voltadas para a economia criativa brasileira. Para atingir tal objetivo, torna-se necessário que os observatórios Estaduais da Economia Criativa sejam estruturados de modo organizado, sistêmico, possibilitando a coleta, armazenamento, tratamento e fluxo das informações e criando a sinergia indispensável entre os produtores e usuários das informações, para que o OBEC e a REDEC cumpram os objetivos a que se propõem. A OBEC-AM, liderada pela Universidade Federal do Amazonas, será constituída por um conjunto de agentes públicos e privados arregimentados numa ampla rede de estudos, pesquisas. O objetivos que norteiam a criação da OBEC-AM, alinhadas às proposições do MinC, será: mapear os estudos existentes e fomentar a realização de pesquisas sobre Economia Criativa com levantamento de informações e dados de produção e consumo no Estado do Amazonas com a estruturação de um Banco de Dados; criar um sistema de informações, que facilite a comunicação, o debate e o intercâmbio de experiência pela interação entre os diferentes atores; criar espaço de negociação entre os produtores, incubadores, agências de fomento e outros agentes internos; capacitar profissionais na área de economia criativa. Esta configuração da OBEC-AM propiciará a promoção de ações interativas de difusão e socialização de informação instituindo um espaço propicio à produção de subsídios qualificados para dar suporte à formulação e promoção de políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante / Karime Bentes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS À BASE DE BIOATIVOS AMAZÔNICOS NA ODONTOLOGIA: ESTUDO in vitro e in vivo, Descrição: Chamada MCTI/CNPq/CT-Amazônia Nº 77/2013 Fomento de Projetos de P,D&I em Biotecnologia, na Amazônia Ocidental, com foco nas áreas de Fármacos, Fitoterápicos e Cosméticos. SUBPROJETO I: Título: Emulsões amazônicas para limpeza do preparo cavitário: estudo das propriedades físico-químicas, biológicas, mecânicas e controle de qualidade. O Brasil, detentor de cerca de um terço da flora mundial não se destaca no desenvolvimento de fitoterápicos na área da saúde, especialmente na odontologia. O reconhecimento oficial de sua utilização veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica,pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga),Própolis (Apis mellifera) e Jucá (Libidibia ferrea) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral, com intutito de atuar tanto como agentes preventivos como no tratamento de oenças da cavidade oral. Entretanto, observa-se a necessidade de ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas; verificando a influência das emulsões testes na interface dente/restauração; e ainda analisar o efeito das emulsões na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária utilizando emulsões à base de óleo de copaíba. Sendo assim, propomo-nos a otimizar um produto a base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) para limpeza de cavidades com vista à s propriedades biológicas, mecânicas, físico-químicas e de controle de qualidade. As formulações das emulsões de óleo de copaíba serão otimizadas, e seu controle de qualidade realizado obedecendo às orientações da Farmacopeia Brasileira, do Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira e das normatizações preconizada pela ANVISA. SUB-PROJETO II TÍTULO: AVALIAÇÃO DE EXTRATOS E FORMULAÇÕES A BASE DE Libidibia ferrea COMO AGENTE ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE: ESTUDO in vitro E in vivo A utilização da Fitoterapia constitui um método efetivo e de bastante aceitabilidade para o tratamento de inúmeras afecções. Dentre as plantas utilizadas em Odontologia, a Libidibia ferrea, conhecida como jucá ou pau ferro, é bastante utilizada na medicina popular por apresentar propriedades terapêuticas anti -inflamatória, analgésica, antimicrobiana e antitérmica. Considerando as principais doenças da cavidade bucal, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a atividade antimicrobiana de extratos da casca do caule, da vagem e de formulações a base de Libidibia ferrea (228.022-INPA), frente a microrganismos da cavidade bucal formadores de biofilme , bem como seu comportamento como agente cicatrizante em ulceras induzidas em mucosa de ratos. Desta forma, o estudo será dividido em três etapas principais: ETAPA 1: Esta etapa consistirá na avaliação in vitro da atividade antimicrobiana frente a microrganismos da cavidade bucal.ETAPA 2: Avaliação in vitro da estabilidade farmacológica de uma formulação de enxaguatório bucal fitoterápico à base do extrato de Libidibia férrea.ETAPA 3: Avaliar a atividade cicatrizante de úlceras induzidas em mucosa de ratos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Patrícia Sâmea - Integrante / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Greiciane Andrade de Lima - Integrante / Jeconias Cãmara - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Tatiana Nayara Libório - Integrante / Tatiane Pereira de Souza - Integrante / Gisely Naura Venâncio - Integrante / Marne Vasconcellos - Integrante / Karen Regina Carim Costa - Integrante / Naíza Menezes Medeiros Abrahim - Integrante / Joyce Figueiredo Meira - Integrante / Glauber Palma Oliveira - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico ? PAITI-UFAM, Descrição: Projeto Institucional com vista a iniciação tecnológica e de inovação científica, proporcionando 100 bolsas para alunos de graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Constituição e operacionalização do Observatório Estadual de Economia Criativa do Amazonas ? Região Norte ? na UFAM, Descrição: A Secretaria da Economia Criativa (SEC) foi criada pelo decreto 7743, de 1º/6/2012 com a missão de conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros com o objetivo de tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro. Para tanto, a SEC/Minc organizou o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC) com o objetivo de permitir a centralização e fácil acesso a dados e informações sobre o setor, de seu impacto na dinâmic a social e econômica do país favorecendo aos debates sobre o tema e o fomento a um ambiente acadêmico-prático de estudo e pesquisa envolvendo, em rede, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural. O MinC demonstra interesse de que o OBEC não se centralize apenas no âmbito federal, de que os estados participem deste processo e desenvolvam seus próprios Observatórios Estaduais da Economia Criativa com realização de estudos e pesquisas aplicadas e a difusão de informações sobre a economia criativa, com ênfase na realidade de cada estado. Numa visão de que, num futuro próximo, haja um processo de integração em rede dos mesmos, e entre a rede e o Observatório Brasileiro de Economia Criativa. Assim formando a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento da Economia Criativa (REDEC) constituída por um conjunto de agentes públicos e privados articulados e mediados através de plataforma eletrônica de dados e comunicação gerenciada pelo MinC, compreendendo a unidade coordenadora nacional (OBEC) e as 27 unidades estaduais (abrigadas em universidades públicas), além de outras instituições públicas e privadas responsáveis pela produção, sistematização, monitoramento e difusão de informações sobre a economia criativa. A REDEC tem por objetivo: orientar e qualificar as políticas publicas para esta economia, aumentando a sua afetividade e fortalecendo o ambiente institucional em que ela opera; melhorar a eficiência das ações estratégicas dos setores criativos e avaliar o impacto e a efetividade das políticas publicas voltadas para a economia criativa brasileira. Para atingir tal objetivo, torna-se necessário que os observatórios Estaduais da Economia Criativa sejam estruturados de modo organizado, sistêmico, possibilitando a coleta, armazenamento, tratamento e fluxo das informações e criando a sinergia indispensável entre os produtores e usuários das informações, para que o OBEC e a REDEC cumpram os objetivos a que se propõem. A OBEC-AM, liderada pela Universidade Federal do Amazonas, será constituída por um conjunto de agentes públicos e privados arregimentados numa ampla rede de estudos, pesquisas. O objetivos que norteiam a criação da OBEC-AM, alinhadas às proposições do MinC, será: mapear os estudos existentes e fomentar a realização de pesquisas sobre Economia Criativa com levantamento de informações e dados de produção e consumo no Estado do Amazonas com a estruturação de um Banco de Dados; criar um sistema de informações, que facilite a comunicação, o debate e o intercâmbio de experiência pela interação entre os diferentes atores; criar espaço de negociação entre os produtores, incubadores, agências de fomento e outros agentes internos; capacitar profissionais na área de economia criativa. Esta configuração da OBEC-AM propiciará a promoção de ações interativas de difusão e socialização de informação instituindo um espaço propicio à produção de subsídios qualificados para dar suporte à formulação e promoção de políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante / Karime Bentes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS À BASE DE BIOATIVOS AMAZÔNICOS NA ODONTOLOGIA: ESTUDO in vitro e in vivo, Descrição: Chamada MCTI/CNPq/CT-Amazônia Nº 77/2013 ? Fomento de Projetos de P,D&I em Biotecnologia, na Amazônia Ocidental, com foco nas áreas de Fármacos, Fitoterápicos e Cosméticos. SUBPROJETO I: Título: Emulsões amazônicas para limpeza do preparo cavitário: estudo das propriedades físico-químicas, biológicas, mecânicas e controle de qualidade. O Brasil, detentor de cerca de um terço da flora mundial não se destaca no desenvolvimento de fitoterápicos na área da saúde, especialmente na odontologia. O reconhecimento oficial de sua utilização veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica,pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga),Própolis (Apis mellifera) e Jucá (Libidibia ferrea) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral, com intutito de atuar tanto como agentes preventivos como no tratamento de oenças da cavidade oral. Entretanto, observa-se a necessidade de ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas; verificando a influência das emulsões testes na interface dente/restauração; e ainda analisar o efeito das emulsões na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária utilizando emulsões à base de óleo de copaíba. Sendo assim, propomo-nos a otimizar um produto a base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) para limpeza de cavidades com vista à s propriedades biológicas, mecânicas, físico-químicas e de controle de qualidade. As formulações das emulsões de óleo de copaíba serão otimizadas, e seu controle de qualidade realizado obedecendo às orientações da Farmacopeia Brasileira, do Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira e das normatizações preconizada pela ANVISA. SUB-PROJETO II TÍTULO: AVALIAÇÃO DE EXTRATOS E FORMULAÇÕES A BASE DE Libidibia ferrea COMO AGENTE ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE: ESTUDO in vitro E in vivo A utilização da Fitoterapia constitui um método efetivo e de bastante aceitabilidade para o tratamento de inúmeras afecções. Dentre as plantas utilizadas em Odontologia, a Libidibia ferrea, conhecida como jucá ou pau ferro, é bastante utilizada na medicina popular por apresentar propriedades terapêuticas anti -inflamatória, analgésica, antimicrobiana e antitérmica. Considerando as principais doenças da cavidade bucal, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a atividade antimicrobiana de extratos da casca do caule, da vagem e de formulações a base de Libidibia ferrea (228.022-INPA), frente a microrganismos da cavidade bucal formadores de biofilme , bem como seu comportamento como agente cicatrizante em ulceras induzidas em mucosa de ratos. Desta forma, o estudo será dividido em três etapas principais: ETAPA 1: Esta etapa consistirá na avaliação in vitro da atividade antimicrobiana frente a microrganismos da cavidade bucal.ETAPA 2: Avaliação in vitro da estabilidade farmacológica de uma formulação de enxaguatório bucal fitoterápico à base do extrato de Libidibia férrea.ETAPA 3: Avaliar a atividade cicatrizante de úlceras induzidas em mucosa de ratos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Patrícia Sâmea - Integrante / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Greiciane Andrade de Lima - Integrante / Jeconias Cãmara - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Tatiana Nayara Libório - Integrante / Tatiane Pereira de Souza - Integrante / Gisely Naura Venâncio - Integrante / Marne Vasconcellos - Integrante / Karen Regina Carim Costa - Integrante / Naíza Menezes Medeiros Abrahim - Integrante / Joyce Figueiredo Meira - Integrante / Glauber Palma Oliveira - Integrante.

  • 2013 - Atual

    SOLUÇÕES AMAZÔNICAS DE Apis mellifera PARA LIMPEZA DO PREPARO CAVITÁRIO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, MECÂNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE, Descrição: : Estudo in vitro de soluções formuladas a partir de própolis amazônicas para limpeza do preparo cavitário realizando ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físicas, mecânicas, biológicas e controle de qualidade; verificando a influência das soluções de Apis mellifera (SA) na interface dente/restauração, analisando o efeito na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico ? PAITI-UFAM, Descrição: Projeto Institucional com vista a iniciação tecnológica e de inovação científica, proporcionando 100 bolsas para alunos de graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Constituição e operacionalização do Observatório Estadual de Economia Criativa do Amazonas ? Região Norte ? na UFAM, Descrição: A Secretaria da Economia Criativa (SEC) foi criada pelo decreto 7743, de 1º/6/2012 com a missão de conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros com o objetivo de tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro. Para tanto, a SEC/Minc organizou o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC) com o objetivo de permitir a centralização e fácil acesso a dados e informações sobre o setor, de seu impacto na dinâmic a social e econômica do país favorecendo aos debates sobre o tema e o fomento a um ambiente acadêmico-prático de estudo e pesquisa envolvendo, em rede, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural. O MinC demonstra interesse de que o OBEC não se centralize apenas no âmbito federal, de que os estados participem deste processo e desenvolvam seus próprios Observatórios Estaduais da Economia Criativa com realização de estudos e pesquisas aplicadas e a difusão de informações sobre a economia criativa, com ênfase na realidade de cada estado. Numa visão de que, num futuro próximo, haja um processo de integração em rede dos mesmos, e entre a rede e o Observatório Brasileiro de Economia Criativa. Assim formando a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento da Economia Criativa (REDEC) constituída por um conjunto de agentes públicos e privados articulados e mediados através de plataforma eletrônica de dados e comunicação gerenciada pelo MinC, compreendendo a unidade coordenadora nacional (OBEC) e as 27 unidades estaduais (abrigadas em universidades públicas), além de outras instituições públicas e privadas responsáveis pela produção, sistematização, monitoramento e difusão de informações sobre a economia criativa. A REDEC tem por objetivo: orientar e qualificar as políticas publicas para esta economia, aumentando a sua afetividade e fortalecendo o ambiente institucional em que ela opera; melhorar a eficiência das ações estratégicas dos setores criativos e avaliar o impacto e a efetividade das políticas publicas voltadas para a economia criativa brasileira. Para atingir tal objetivo, torna-se necessário que os observatórios Estaduais da Economia Criativa sejam estruturados de modo organizado, sistêmico, possibilitando a coleta, armazenamento, tratamento e fluxo das informações e criando a sinergia indispensável entre os produtores e usuários das informações, para que o OBEC e a REDEC cumpram os objetivos a que se propõem. A OBEC-AM, liderada pela Universidade Federal do Amazonas, será constituída por um conjunto de agentes públicos e privados arregimentados numa ampla rede de estudos, pesquisas. O objetivos que norteiam a criação da OBEC-AM, alinhadas às proposições do MinC, será: mapear os estudos existentes e fomentar a realização de pesquisas sobre Economia Criativa com levantamento de informações e dados de produção e consumo no Estado do Amazonas com a estruturação de um Banco de Dados; criar um sistema de informações, que facilite a comunicação, o debate e o intercâmbio de experiência pela interação entre os diferentes atores; criar espaço de negociação entre os produtores, incubadores, agências de fomento e outros agentes internos; capacitar profissionais na área de economia criativa. Esta configuração da OBEC-AM propiciará a promoção de ações interativas de difusão e socialização de informação instituindo um espaço propicio à produção de subsídios qualificados para dar suporte à formulação e promoção de políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante / Karime Bentes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS À BASE DE BIOATIVOS AMAZÔNICOS NA ODONTOLOGIA: ESTUDO in vitro e in vivo, Descrição: Chamada MCTI/CNPq/CT-Amazônia Nº 77/2013 ? Fomento de Projetos de P,D&I em Biotecnologia, na Amazônia Ocidental, com foco nas áreas de Fármacos, Fitoterápicos e Cosméticos. SUBPROJETO I: Título: Emulsões amazônicas para limpeza do preparo cavitário: estudo das propriedades físico-químicas, biológicas, mecânicas e controle de qualidade. O Brasil, detentor de cerca de um terço da flora mundial não se destaca no desenvolvimento de fitoterápicos na área da saúde, especialmente na odontologia. O reconhecimento oficial de sua utilização veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica,pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga),Própolis (Apis mellifera) e Jucá (Libidibia ferrea) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral, com intutito de atuar tanto como agentes preventivos como no tratamento de oenças da cavidade oral. Entretanto, observa-se a necessidade de ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas; verificando a influência das emulsões testes na interface dente/restauração; e ainda analisar o efeito das emulsões na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária utilizando emulsões à base de óleo de copaíba. Sendo assim, propomo-nos a otimizar um produto a base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) para limpeza de cavidades com vista à s propriedades biológicas, mecânicas, físico-químicas e de controle de qualidade. As formulações das emulsões de óleo de copaíba serão otimizadas, e seu controle de qualidade realizado obedecendo às orientações da Farmacopeia Brasileira, do Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira e das normatizações preconizada pela ANVISA. SUB-PROJETO II TÍTULO: AVALIAÇÃO DE EXTRATOS E FORMULAÇÕES A BASE DE Libidibia ferrea COMO AGENTE ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE: ESTUDO in vitro E in vivo A utilização da Fitoterapia constitui um método efetivo e de bastante aceitabilidade para o tratamento de inúmeras afecções. Dentre as plantas utilizadas em Odontologia, a Libidibia ferrea, conhecida como jucá ou pau ferro, é bastante utilizada na medicina popular por apresentar propriedades terapêuticas anti -inflamatória, analgésica, antimicrobiana e antitérmica. Considerando as principais doenças da cavidade bucal, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a atividade antimicrobiana de extratos da casca do caule, da vagem e de formulações a base de Libidibia ferrea (228.022-INPA), frente a microrganismos da cavidade bucal formadores de biofilme , bem como seu comportamento como agente cicatrizante em ulceras induzidas em mucosa de ratos. Desta forma, o estudo será dividido em três etapas principais: ETAPA 1: Esta etapa consistirá na avaliação in vitro da atividade antimicrobiana frente a microrganismos da cavidade bucal.ETAPA 2: Avaliação in vitro da estabilidade farmacológica de uma formulação de enxaguatório bucal fitoterápico à base do extrato de Libidibia férrea.ETAPA 3: Avaliar a atividade cicatrizante de úlceras induzidas em mucosa de ratos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Patrícia Sâmea - Integrante / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Greiciane Andrade de Lima - Integrante / Jeconias Cãmara - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Tatiana Nayara Libório - Integrante / Tatiane Pereira de Souza - Integrante / Gisely Naura Venâncio - Integrante / Marne Vasconcellos - Integrante / Karen Regina Carim Costa - Integrante / Naíza Menezes Medeiros Abrahim - Integrante / Joyce Figueiredo Meira - Integrante / Glauber Palma Oliveira - Integrante.

  • 2013 - Atual

    SOLUÇÕES AMAZÔNICAS DE Apis mellifera PARA LIMPEZA DO PREPARO CAVITÁRIO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, MECÂNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE, Descrição: : Estudo in vitro de soluções formuladas a partir de própolis amazônicas para limpeza do preparo cavitário realizando ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físicas, mecânicas, biológicas e controle de qualidade; verificando a influência das soluções de Apis mellifera (SA) na interface dente/restauração, analisando o efeito na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    SOLUÇÕES AMAZÔNICAS DE Apis mellifera PARA LIMPEZA DO PREPARO CAVITÁRIO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, MECÂNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE, Descrição: : Estudo in vitro de soluções formuladas a partir de própolis amazônicas para limpeza do preparo cavitário realizando ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físicas, mecânicas, biológicas e controle de qualidade; verificando a influência das soluções de Apis mellifera (SA) na interface dente/restauração, analisando o efeito na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Constituição e operacionalização do Observatório Estadual de Economia Criativa do Amazonas ? Região Norte ? na UFAM, Descrição: A Secretaria da Economia Criativa (SEC) foi criada pelo decreto 7743, de 1º/6/2012 com a missão de conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros com o objetivo de tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro. Para tanto, a SEC/Minc organizou o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC) com o objetivo de permitir a centralização e fácil acesso a dados e informações sobre o setor, de seu impacto na dinâmic a social e econômica do país favorecendo aos debates sobre o tema e o fomento a um ambiente acadêmico-prático de estudo e pesquisa envolvendo, em rede, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural. O MinC demonstra interesse de que o OBEC não se centralize apenas no âmbito federal, de que os estados participem deste processo e desenvolvam seus próprios Observatórios Estaduais da Economia Criativa com realização de estudos e pesquisas aplicadas e a difusão de informações sobre a economia criativa, com ênfase na realidade de cada estado. Numa visão de que, num futuro próximo, haja um processo de integração em rede dos mesmos, e entre a rede e o Observatório Brasileiro de Economia Criativa. Assim formando a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento da Economia Criativa (REDEC) constituída por um conjunto de agentes públicos e privados articulados e mediados através de plataforma eletrônica de dados e comunicação gerenciada pelo MinC, compreendendo a unidade coordenadora nacional (OBEC) e as 27 unidades estaduais (abrigadas em universidades públicas), além de outras instituições públicas e privadas responsáveis pela produção, sistematização, monitoramento e difusão de informações sobre a economia criativa. A REDEC tem por objetivo: orientar e qualificar as políticas publicas para esta economia, aumentando a sua afetividade e fortalecendo o ambiente institucional em que ela opera; melhorar a eficiência das ações estratégicas dos setores criativos e avaliar o impacto e a efetividade das políticas publicas voltadas para a economia criativa brasileira. Para atingir tal objetivo, torna-se necessário que os observatórios Estaduais da Economia Criativa sejam estruturados de modo organizado, sistêmico, possibilitando a coleta, armazenamento, tratamento e fluxo das informações e criando a sinergia indispensável entre os produtores e usuários das informações, para que o OBEC e a REDEC cumpram os objetivos a que se propõem. A OBEC-AM, liderada pela Universidade Federal do Amazonas, será constituída por um conjunto de agentes públicos e privados arregimentados numa ampla rede de estudos, pesquisas. O objetivos que norteiam a criação da OBEC-AM, alinhadas às proposições do MinC, será: mapear os estudos existentes e fomentar a realização de pesquisas sobre Economia Criativa com levantamento de informações e dados de produção e consumo no Estado do Amazonas com a estruturação de um Banco de Dados; criar um sistema de informações, que facilite a comunicação, o debate e o intercâmbio de experiência pela interação entre os diferentes atores; criar espaço de negociação entre os produtores, incubadores, agências de fomento e outros agentes internos; capacitar profissionais na área de economia criativa. Esta configuração da OBEC-AM propiciará a promoção de ações interativas de difusão e socialização de informação instituindo um espaço propicio à produção de subsídios qualificados para dar suporte à formulação e promoção de políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante / Karime Bentes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico ? PAITI-UFAM, Descrição: Projeto Institucional com vista a iniciação tecnológica e de inovação científica, proporcionando 100 bolsas para alunos de graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante.

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS À BASE DE BIOATIVOS AMAZÔNICOS NA ODONTOLOGIA: ESTUDO in vitro e in vivo, Descrição: Chamada MCTI/CNPq/CT-Amazônia Nº 77/2013 ? Fomento de Projetos de P,D&I em Biotecnologia, na Amazônia Ocidental, com foco nas áreas de Fármacos, Fitoterápicos e Cosméticos. SUBPROJETO I: Título: Emulsões amazônicas para limpeza do preparo cavitário: estudo das propriedades físico-químicas, biológicas, mecânicas e controle de qualidade. O Brasil, detentor de cerca de um terço da flora mundial não se destaca no desenvolvimento de fitoterápicos na área da saúde, especialmente na odontologia. O reconhecimento oficial de sua utilização veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica,pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga),Própolis (Apis mellifera) e Jucá (Libidibia ferrea) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral, com intutito de atuar tanto como agentes preventivos como no tratamento de oenças da cavidade oral. Entretanto, observa-se a necessidade de ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas; verificando a influência das emulsões testes na interface dente/restauração; e ainda analisar o efeito das emulsões na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária utilizando emulsões à base de óleo de copaíba. Sendo assim, propomo-nos a otimizar um produto a base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) para limpeza de cavidades com vista à s propriedades biológicas, mecânicas, físico-químicas e de controle de qualidade. As formulações das emulsões de óleo de copaíba serão otimizadas, e seu controle de qualidade realizado obedecendo às orientações da Farmacopeia Brasileira, do Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira e das normatizações preconizada pela ANVISA. SUB-PROJETO II TÍTULO: AVALIAÇÃO DE EXTRATOS E FORMULAÇÕES A BASE DE Libidibia ferrea COMO AGENTE ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE: ESTUDO in vitro E in vivo A utilização da Fitoterapia constitui um método efetivo e de bastante aceitabilidade para o tratamento de inúmeras afecções. Dentre as plantas utilizadas em Odontologia, a Libidibia ferrea, conhecida como jucá ou pau ferro, é bastante utilizada na medicina popular por apresentar propriedades terapêuticas anti -inflamatória, analgésica, antimicrobiana e antitérmica. Considerando as principais doenças da cavidade bucal, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a atividade antimicrobiana de extratos da casca do caule, da vagem e de formulações a base de Libidibia ferrea (228.022-INPA), frente a microrganismos da cavidade bucal formadores de biofilme , bem como seu comportamento como agente cicatrizante em ulceras induzidas em mucosa de ratos. Desta forma, o estudo será dividido em três etapas principais: ETAPA 1: Esta etapa consistirá na avaliação in vitro da atividade antimicrobiana frente a microrganismos da cavidade bucal.ETAPA 2: Avaliação in vitro da estabilidade farmacológica de uma formulação de enxaguatório bucal fitoterápico à base do extrato de Libidibia férrea.ETAPA 3: Avaliar a atividade cicatrizante de úlceras induzidas em mucosa de ratos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Patrícia Sâmea - Integrante / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Greiciane Andrade de Lima - Integrante / Jeconias Cãmara - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Tatiana Nayara Libório - Integrante / Tatiane Pereira de Souza - Integrante / Gisely Naura Venâncio - Integrante / Marne Vasconcellos - Integrante / Karen Regina Carim Costa - Integrante / Naíza Menezes Medeiros Abrahim - Integrante / Joyce Figueiredo Meira - Integrante / Glauber Palma Oliveira - Integrante.

  • 2013 - Atual

    SOLUÇÕES AMAZÔNICAS DE Apis mellifera PARA LIMPEZA DO PREPARO CAVITÁRIO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, MECÂNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE, Descrição: : Estudo in vitro de soluções formuladas a partir de própolis amazônicas para limpeza do preparo cavitário realizando ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físicas, mecânicas, biológicas e controle de qualidade; verificando a influência das soluções de Apis mellifera (SA) na interface dente/restauração, analisando o efeito na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Constituição e operacionalização do Observatório Estadual de Economia Criativa do Amazonas ? Região Norte ? na UFAM, Descrição: A Secretaria da Economia Criativa (SEC) foi criada pelo decreto 7743, de 1º/6/2012 com a missão de conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros com o objetivo de tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro. Para tanto, a SEC/Minc organizou o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC) com o objetivo de permitir a centralização e fácil acesso a dados e informações sobre o setor, de seu impacto na dinâmic a social e econômica do país favorecendo aos debates sobre o tema e o fomento a um ambiente acadêmico-prático de estudo e pesquisa envolvendo, em rede, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural. O MinC demonstra interesse de que o OBEC não se centralize apenas no âmbito federal, de que os estados participem deste processo e desenvolvam seus próprios Observatórios Estaduais da Economia Criativa com realização de estudos e pesquisas aplicadas e a difusão de informações sobre a economia criativa, com ênfase na realidade de cada estado. Numa visão de que, num futuro próximo, haja um processo de integração em rede dos mesmos, e entre a rede e o Observatório Brasileiro de Economia Criativa. Assim formando a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento da Economia Criativa (REDEC) constituída por um conjunto de agentes públicos e privados articulados e mediados através de plataforma eletrônica de dados e comunicação gerenciada pelo MinC, compreendendo a unidade coordenadora nacional (OBEC) e as 27 unidades estaduais (abrigadas em universidades públicas), além de outras instituições públicas e privadas responsáveis pela produção, sistematização, monitoramento e difusão de informações sobre a economia criativa. A REDEC tem por objetivo: orientar e qualificar as políticas publicas para esta economia, aumentando a sua afetividade e fortalecendo o ambiente institucional em que ela opera; melhorar a eficiência das ações estratégicas dos setores criativos e avaliar o impacto e a efetividade das políticas publicas voltadas para a economia criativa brasileira. Para atingir tal objetivo, torna-se necessário que os observatórios Estaduais da Economia Criativa sejam estruturados de modo organizado, sistêmico, possibilitando a coleta, armazenamento, tratamento e fluxo das informações e criando a sinergia indispensável entre os produtores e usuários das informações, para que o OBEC e a REDEC cumpram os objetivos a que se propõem. A OBEC-AM, liderada pela Universidade Federal do Amazonas, será constituída por um conjunto de agentes públicos e privados arregimentados numa ampla rede de estudos, pesquisas. O objetivos que norteiam a criação da OBEC-AM, alinhadas às proposições do MinC, será: mapear os estudos existentes e fomentar a realização de pesquisas sobre Economia Criativa com levantamento de informações e dados de produção e consumo no Estado do Amazonas com a estruturação de um Banco de Dados; criar um sistema de informações, que facilite a comunicação, o debate e o intercâmbio de experiência pela interação entre os diferentes atores; criar espaço de negociação entre os produtores, incubadores, agências de fomento e outros agentes internos; capacitar profissionais na área de economia criativa. Esta configuração da OBEC-AM propiciará a promoção de ações interativas de difusão e socialização de informação instituindo um espaço propicio à produção de subsídios qualificados para dar suporte à formulação e promoção de políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante / Karime Bentes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico ? PAITI-UFAM, Descrição: Projeto Institucional com vista a iniciação tecnológica e de inovação científica, proporcionando 100 bolsas para alunos de graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante.

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS À BASE DE BIOATIVOS AMAZÔNICOS NA ODONTOLOGIA: ESTUDO in vitro e in vivo, Descrição: Chamada MCTI/CNPq/CT-Amazônia Nº 77/2013 ? Fomento de Projetos de P,D&I em Biotecnologia, na Amazônia Ocidental, com foco nas áreas de Fármacos, Fitoterápicos e Cosméticos. SUBPROJETO I: Título: Emulsões amazônicas para limpeza do preparo cavitário: estudo das propriedades físico-químicas, biológicas, mecânicas e controle de qualidade. O Brasil, detentor de cerca de um terço da flora mundial não se destaca no desenvolvimento de fitoterápicos na área da saúde, especialmente na odontologia. O reconhecimento oficial de sua utilização veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica,pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga),Própolis (Apis mellifera) e Jucá (Libidibia ferrea) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral, com intutito de atuar tanto como agentes preventivos como no tratamento de oenças da cavidade oral. Entretanto, observa-se a necessidade de ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas; verificando a influência das emulsões testes na interface dente/restauração; e ainda analisar o efeito das emulsões na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária utilizando emulsões à base de óleo de copaíba. Sendo assim, propomo-nos a otimizar um produto a base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) para limpeza de cavidades com vista à s propriedades biológicas, mecânicas, físico-químicas e de controle de qualidade. As formulações das emulsões de óleo de copaíba serão otimizadas, e seu controle de qualidade realizado obedecendo às orientações da Farmacopeia Brasileira, do Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira e das normatizações preconizada pela ANVISA. SUB-PROJETO II TÍTULO: AVALIAÇÃO DE EXTRATOS E FORMULAÇÕES A BASE DE Libidibia ferrea COMO AGENTE ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE: ESTUDO in vitro E in vivo A utilização da Fitoterapia constitui um método efetivo e de bastante aceitabilidade para o tratamento de inúmeras afecções. Dentre as plantas utilizadas em Odontologia, a Libidibia ferrea, conhecida como jucá ou pau ferro, é bastante utilizada na medicina popular por apresentar propriedades terapêuticas anti -inflamatória, analgésica, antimicrobiana e antitérmica. Considerando as principais doenças da cavidade bucal, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a atividade antimicrobiana de extratos da casca do caule, da vagem e de formulações a base de Libidibia ferrea (228.022-INPA), frente a microrganismos da cavidade bucal formadores de biofilme , bem como seu comportamento como agente cicatrizante em ulceras induzidas em mucosa de ratos. Desta forma, o estudo será dividido em três etapas principais: ETAPA 1: Esta etapa consistirá na avaliação in vitro da atividade antimicrobiana frente a microrganismos da cavidade bucal.ETAPA 2: Avaliação in vitro da estabilidade farmacológica de uma formulação de enxaguatório bucal fitoterápico à base do extrato de Libidibia férrea.ETAPA 3: Avaliar a atividade cicatrizante de úlceras induzidas em mucosa de ratos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Patrícia Sâmea - Integrante / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Greiciane Andrade de Lima - Integrante / Jeconias Cãmara - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Tatiana Nayara Libório - Integrante / Tatiane Pereira de Souza - Integrante / Gisely Naura Venâncio - Integrante / Marne Vasconcellos - Integrante / Karen Regina Carim Costa - Integrante / Naíza Menezes Medeiros Abrahim - Integrante / Joyce Figueiredo Meira - Integrante / Glauber Palma Oliveira - Integrante.

  • 2013 - Atual

    SOLUÇÕES AMAZÔNICAS DE Apis mellifera PARA LIMPEZA DO PREPARO CAVITÁRIO: ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, MECÂNICAS E CONTROLE DE QUALIDADE, Descrição: : Estudo in vitro de soluções formuladas a partir de própolis amazônicas para limpeza do preparo cavitário realizando ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físicas, mecânicas, biológicas e controle de qualidade; verificando a influência das soluções de Apis mellifera (SA) na interface dente/restauração, analisando o efeito na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Constituição e operacionalização do Observatório Estadual de Economia Criativa do Amazonas ? Região Norte ? na UFAM, Descrição: A Secretaria da Economia Criativa (SEC) foi criada pelo decreto 7743, de 1º/6/2012 com a missão de conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros com o objetivo de tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro. Para tanto, a SEC/Minc organizou o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (OBEC) com o objetivo de permitir a centralização e fácil acesso a dados e informações sobre o setor, de seu impacto na dinâmic a social e econômica do país favorecendo aos debates sobre o tema e o fomento a um ambiente acadêmico-prático de estudo e pesquisa envolvendo, em rede, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural. O MinC demonstra interesse de que o OBEC não se centralize apenas no âmbito federal, de que os estados participem deste processo e desenvolvam seus próprios Observatórios Estaduais da Economia Criativa com realização de estudos e pesquisas aplicadas e a difusão de informações sobre a economia criativa, com ênfase na realidade de cada estado. Numa visão de que, num futuro próximo, haja um processo de integração em rede dos mesmos, e entre a rede e o Observatório Brasileiro de Economia Criativa. Assim formando a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento da Economia Criativa (REDEC) constituída por um conjunto de agentes públicos e privados articulados e mediados através de plataforma eletrônica de dados e comunicação gerenciada pelo MinC, compreendendo a unidade coordenadora nacional (OBEC) e as 27 unidades estaduais (abrigadas em universidades públicas), além de outras instituições públicas e privadas responsáveis pela produção, sistematização, monitoramento e difusão de informações sobre a economia criativa. A REDEC tem por objetivo: orientar e qualificar as políticas publicas para esta economia, aumentando a sua afetividade e fortalecendo o ambiente institucional em que ela opera; melhorar a eficiência das ações estratégicas dos setores criativos e avaliar o impacto e a efetividade das políticas publicas voltadas para a economia criativa brasileira. Para atingir tal objetivo, torna-se necessário que os observatórios Estaduais da Economia Criativa sejam estruturados de modo organizado, sistêmico, possibilitando a coleta, armazenamento, tratamento e fluxo das informações e criando a sinergia indispensável entre os produtores e usuários das informações, para que o OBEC e a REDEC cumpram os objetivos a que se propõem. A OBEC-AM, liderada pela Universidade Federal do Amazonas, será constituída por um conjunto de agentes públicos e privados arregimentados numa ampla rede de estudos, pesquisas. O objetivos que norteiam a criação da OBEC-AM, alinhadas às proposições do MinC, será: mapear os estudos existentes e fomentar a realização de pesquisas sobre Economia Criativa com levantamento de informações e dados de produção e consumo no Estado do Amazonas com a estruturação de um Banco de Dados; criar um sistema de informações, que facilite a comunicação, o debate e o intercâmbio de experiência pela interação entre os diferentes atores; criar espaço de negociação entre os produtores, incubadores, agências de fomento e outros agentes internos; capacitar profissionais na área de economia criativa. Esta configuração da OBEC-AM propiciará a promoção de ações interativas de difusão e socialização de informação instituindo um espaço propicio à produção de subsídios qualificados para dar suporte à formulação e promoção de políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante / Karime Bentes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico ? PAITI-UFAM, Descrição: Projeto Institucional com vista a iniciação tecnológica e de inovação científica, proporcionando 100 bolsas para alunos de graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Maria do P. Socorro Rodrigues Chaves - Integrante / Maria do P. Socorro Lima Verde - Integrante.

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES FITOTERÁPICAS À BASE DE BIOATIVOS AMAZÔNICOS NA ODONTOLOGIA: ESTUDO in vitro e in vivo, Descrição: Chamada MCTI/CNPq/CT-Amazônia Nº 77/2013 ? Fomento de Projetos de P,D&I em Biotecnologia, na Amazônia Ocidental, com foco nas áreas de Fármacos, Fitoterápicos e Cosméticos. SUBPROJETO I: Título: Emulsões amazônicas para limpeza do preparo cavitário: estudo das propriedades físico-químicas, biológicas, mecânicas e controle de qualidade. O Brasil, detentor de cerca de um terço da flora mundial não se destaca no desenvolvimento de fitoterápicos na área da saúde, especialmente na odontologia. O reconhecimento oficial de sua utilização veio acompanhado de diversas lacunas na pesquisa científica sobre plantas medicinais, especificamente para espécies vegetais com aplicação nas doenças da cavidade oral. No aprimoramento dos estudos das riquezas da biodiversidade amazônica,pesquisas na área odontológica têm sido desenvolvidas com o propósito de buscar novos princípios bioativos para a formulação de medicamentos com diferentes aplicabilidades. Neste sentido, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas vem realizando estudos com intuito do emprego do óleo de copaíba (Copaífera multijuga),Própolis (Apis mellifera) e Jucá (Libidibia ferrea) como agente antibacteriano frente aos microrganismos da cavidade oral, com intutito de atuar tanto como agentes preventivos como no tratamento de oenças da cavidade oral. Entretanto, observa-se a necessidade de ensaios pré-clínicos na farmacotécnica; nas propriedades físico-químicas, mecânicas e biológicas; verificando a influência das emulsões testes na interface dente/restauração; e ainda analisar o efeito das emulsões na degradação do colágeno e na inibição de metaloproteínase da matriz dentinária utilizando emulsões à base de óleo de copaíba. Sendo assim, propomo-nos a otimizar um produto a base de óleo de copaíba (Copaifera multijuga) para limpeza de cavidades com vista à s propriedades biológicas, mecânicas, físico-químicas e de controle de qualidade. As formulações das emulsões de óleo de copaíba serão otimizadas, e seu controle de qualidade realizado obedecendo às orientações da Farmacopeia Brasileira, do Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira e das normatizações preconizada pela ANVISA. SUB-PROJETO II TÍTULO: AVALIAÇÃO DE EXTRATOS E FORMULAÇÕES A BASE DE Libidibia ferrea COMO AGENTE ANTIMICROBIANO E CICATRIZANTE: ESTUDO in vitro E in vivo A utilização da Fitoterapia constitui um método efetivo e de bastante aceitabilidade para o tratamento de inúmeras afecções. Dentre as plantas utilizadas em Odontologia, a Libidibia ferrea, conhecida como jucá ou pau ferro, é bastante utilizada na medicina popular por apresentar propriedades terapêuticas anti -inflamatória, analgésica, antimicrobiana e antitérmica. Considerando as principais doenças da cavidade bucal, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a atividade antimicrobiana de extratos da casca do caule, da vagem e de formulações a base de Libidibia ferrea (228.022-INPA), frente a microrganismos da cavidade bucal formadores de biofilme , bem como seu comportamento como agente cicatrizante em ulceras induzidas em mucosa de ratos. Desta forma, o estudo será dividido em três etapas principais: ETAPA 1: Esta etapa consistirá na avaliação in vitro da atividade antimicrobiana frente a microrganismos da cavidade bucal.ETAPA 2: Avaliação in vitro da estabilidade farmacológica de uma formulação de enxaguatório bucal fitoterápico à base do extrato de Libidibia férrea.ETAPA 3: Avaliar a atividade cicatrizante de úlceras induzidas em mucosa de ratos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Fulgência Costa Lima Bandeira - Coordenador / Patrícia Sâmea - Integrante / Nikeila Chacon de Oliveira Conde - Integrante / Emerson Silva Lima - Integrante / Greiciane Andrade de Lima - Integrante / Jeconias Cãmara - Integrante / Fábio Sampaio - Integrante / Tatiana Nayara Libório - Integrante / Tatiane Pereira de Souza - Integrante / Gisely Naura Venâncio - Integrante / Marne Vasconcellos - Integrante / Karen Regina Carim Costa - Integrante / Naíza Menezes Medeiros Abrahim - Integrante / Joyce Figueiredo Meira - Integrante / Glauber Palma Oliveira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

2 Lugar da Categoria Pesquisa no trabalho intitulado: Homogeneidade da camada híbrida em MEV com uso de emulsões à base de óleo de copaíba, Grupo Brasileiro de Profesores de Dentística.

2013

Medalha na categoria Contribuição Profissional nos Campos da Ciência: Pesquisa, Ensino e Serviço, Conselho Federal de Odontologia.

2013

Menção honrosa pesquisa de iniciação científica no Congresso de Iniciação científica da UFAM, CNPq UFAM.

2009

Menção Honrosa (2 lugar) nacional na pesquisa Estudo Preliminar da Caesalpinea ferrea para formulacao de um enxaguatorio bucal, Grupo Brasileiro de Professores de Dentistica.

2008

1 lugar - Avaliação da compatibilidade Biológica de extratos etanólicos da própolis obtidos nos apiários amazonense em tecido conjuntivo subcutâneo de ratos, PIBIC-UFAM/CNPq.

2007

Menção Honrosa (1o lugar) ao trabalho: Estudo preliminar de solução de própolis da região amazônica para limpeza de cavidades, Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.

2007

Medalha Dr. Rubin Sá do Conselho Regional de Odontologia/Conselho Federal de Odontologia, CRO/CFO.

2005

2º lugar na categoria de pesquisa no XVI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, Grupo Brasileiro de Professores de Dentística.

2003

Mestres dos Mestres, Centro Acadêmico do Curso de Odontologia-UFAM.

2002

Menção honrosa (1º lugar) pesquisa de iniciação científica no Congresso de Iniciação científica da UFAM, PIBIC-CNPq-UFAM.

2001

Mensão Honrosa a nível nacional(1º lugar): Recuperação do sorriso através de colagem coronoradicular e prótese adesiva biológica., XVI Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística - GBPD.

2000

Menção honrosa a nível nacional(2ºlugar) ao trabalho: Análise comparativa da ação antibacteriana de agentes clareadores e soluções anti-sépticas, SBPqO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.

2000

Menção honrosa ao trabalho: Técnica Inside/Outside: uma nova opção para clarear dentes despolpados, 22ª Jornada Internacional de Odontologia de Araraquara - FOAr e APCD.

2000

Menção honrosa: Resina composta compactável: uma alternativa estética para dentes posteriores, 22ª Jornada Internacional de Odontologia de Araraquara - FOAr e APCD.

2000

Menção honrosa: Overlay natural: uma opção restauradora através da colagem de fragamento dental, 22ª Jornada Internacional de Odontologia - FOAr e APCD.

1999

Mensão honrosa a nível nacional ao trabalho de pequisa laboratorial:Estudo comparativo da compatibilidade biológica do óleo essencial e da resina da copaifera multijuga, associados ao hidróx. de cálcio, em direfentes níveis de pesquisa:farm. microb. e., GBPD- Grupo Brasileiro de Professores de Dentísitca.

1999

Menção honrosa a nível nacional ao trabalho científico: Atividade antibacteriana do óleo de copaíba associado ao Ca(OH) e ao óxido de zinco, SBPqO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.

1999

Menção honrosa ao trabalho Capeamento pulpar direto: biocompatibilidade do óleo de copaíba associado ao Ca(OH), XIII Jornada Acadêmica ProfªDrª Rosemary Adriana C. Marcantônio - FOAr.

1998

Menção honrosa (1º lugar) ao trabalho científico Avaliação da atividade antibacteriana do óleo essencial e da resina da copaifera multijuga, associados ao óxido de zinco e ao hidróxido de cálcio., XII Jornada acadêmica de Araraquara Prof. Dr. José Cláudio Martins Segalla FOAr.

1997

Menção honrosa (1º lugar) ao trabalho científico entitulado como Eficiência dos anti-sépticos sobre microorganismos da cavidade bucal: estudo in vivo., XI Jornada acadêmica de Araraquara Prof. Dr. Carlos Alberto de Souza Costa - FOAr.

1997

Menção honrosa (3º lugar) ao trabalho científico Sensibilidade de microorganismos da cavidade bucal à anti-sépticos: avaliação in vitro., XI Jornada Odontológica de Araraquara Prof. Dr. Carlos Alberto de Souza Costa- FOAr.

1997

Menção honrosa(1ºlugar) no forum clínico a Restaurações estéticasadesivas em dentes posteriores: viabilidade das técnicas, XI Jornada Odontológica de Araraquara Prof. Dr. Carlos Alberto de Costa - FOAr.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Odontologia-UFAM. , Av. Waldemar Pedrosa, 1539, Praça 14 de Janeiro, 69025050 - Manaus, AM - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1993 - Atual

    Universidade Federal do Amazonas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2008

      Serviços técnicos especializados , UFAM, .,Serviço realizado, Coordenadora do Curso de Especialização em Dentística.

    • 03/2008

      Serviços técnicos especializados , UFAM, .,Serviço realizado, Membro do Comitê Local da área da saude do Programa de Iniciação Científica/UFAM.

    • 02/2008

      Serviços técnicos especializados , UFAM, .,Serviço realizado, Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.

    • 02/2008

      Serviços técnicos especializados , UFAM, .,Serviço realizado, Membro do Colegiado de Curso da Faculdade de Odontologia.

    • 01/2006

      Serviços técnicos especializados , UFAM, .,Serviço realizado, Membro da Câmara de Graduação da UFAM.

    • 02/2003

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFAM PGR 0241/2003.

    • 01/2003

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Membro da Coordenação dos Programas Institucionais de Planejamento estratégico 2001-2005 sa UFAM no desenvolvimento de política de pesquisa da FCS/CCS, integrada ao Hospital Universitário PGR 063/2003.

    • 10/2002

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Membro da Coordenação do Curso de Mestrado em Patologia Tropical PGR 1607/2002.

    • 03/2002

      Ensino, Patologia Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Patologia Buco-Dental

    • 02/2001

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Membro da Comissão avaliadora de Progressão vertical e horizontal dos docentes da FCS - Portaria FCS nº 006/2001 e 021/2002.

    • 01/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Linhas de pesquisa

    • 01/2001

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Membro da Comissão Institucional de Avaliação e Desempenho docente Portaria GR 2001/2002.

    • 01/2001

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Coordenadora do Comitê Assessor local da área da Saúde do PIBIC PGR1290/2001.

    • 10/1993

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica integrada, Dentística, Materiais Dentários, Tópicos especiais

    • 01/2016 - 01/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Membro Titular, representando a Faculdade de Odontologia.

    • 02/2016 - 07/2017

      Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Asessora Especial da Chefia do Gabinete.

    • 05/2016 - 09/2016

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Integrada IVB

    • 01/2016 - 05/2016

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Integrada II

    • 10/2014 - 02/2015

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Integrada II

    • 01/2015

      Direção e administração, Reitoria, Ouvidoria.,Cargo ou função, Ouvidora (Portaria nº 2186/2015 de 06/08/2015).

    • 01/2015

      Direção e administração, Ouvidoria, .,Cargo ou função, Ouvidora.

    • 01/2015

      Ensino, Odontologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biofármacos e Biomateriais

    • 01/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Planejamento e organização do Congresso de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão ? UFAM.

    • 01/2014

      Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Asessora Especial da Reitoria.

    • 01/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Revalidação de Diploma de Pós-Graduação.

    • 04/2014 - 09/2014

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Integrada III, Clínica Integrada IVB

    • 11/2013 - 03/2014

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Integrada II

    • 01/2014

      Ensino, Odontologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biofármacos e Biomateriais

    • 01/2013

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica, .,Cargo ou função, Assessora Especial de Gestão do Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais.

    • 01/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro e Presidente da Comissão da Capacitação dos Servidores da UFAM ? CCS para fomentar, acompanhar e avaliar a política de capacitação de docentes e técnicos administrativos da UFAM.

    • 01/2013

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica, .,Cargo ou função, Assessora Especial.

    • 01/2013

      Ensino, Odontologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biofármacos e Biomateriais

    • 01/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente ? CPPD.

    • 01/2009

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Diretora do Departamento de Pós-Graduação.

    • 01/2012

      Ensino, Odontologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biofármacos e Biomateriais

    • 01/2010

      Direção e administração, Faculdade de Odontologia-UFAM, .,Cargo ou função, Diretora do Departamento de Pós-Graduação (Portaria nº 1347/2009).

    • 01/2011

      Ensino, Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Oral

    • 01/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Elaboração do Edital de Licitação da Fundação de apoio para Administração Financeira dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu auto-sustentáveis da Universidade Federal do Amazonas.

    • 03/2009 - 06/2009

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dentística I, Dentística III, Seminário III

    • 01/2009

      Ensino, Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Oral

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dentística II

    • 03/2008 - 07/2008

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dentística I, Dentística III

    • 09/2007 - 02/2008

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dentística II

    • 06/2003 - 02/2008

      Direção e administração, UFAM, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 01/2003 - 02/2008

      Direção e administração, UFAM, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 04/2007 - 08/2007

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dentística I, Dentística III

    • 06/2006 - 07/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Presidente da Sub-comissão de Elaboração do Projeto de Desmembramento do curso de Odontologia em Faculdade de Odontologia.

    • 11/2006 - 03/2007

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dentística II

    • 01/2007

      Ensino, Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Oral

    • 01/2006

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Comitê Avaliador do Programa de Iniciação Científica ? PIBIC.

    • 01/2006

      Ensino, Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Oral

    • 01/2001 - 02/2003

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa do HEMOAM Of. 016/2001.

    • 01/2001 - 01/2003

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Membro da Comissão Nacional do Ensino da Dentística do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística.

    • 11/2002 - 11/2002

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Presidente Pró-Tempore ca Comissão de Avaliação de Desempenho Docente PGR 2118/2002.

    • 07/2001 - 07/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Linhas de pesquisa

    • 09/2001 - 12/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Linhas de pesquisa

    • 06/2001 - 08/2001

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Presidente da Comissão de Sindicância - Portaria Gabinete do Reitor nº 725.

    • 07/2001 - 07/2001

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Atividade de extensão realizada, Curso Clareamento Dental ao alcance de todos.

    • 04/2001 - 05/2001

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Presidente da Comissão Inquérito Administrativo - Portaria Gabinete do Reitor nº 0514/2001.

    • 04/2001 - 04/2001

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Atividade de extensão realizada, Curso de atualização em Dentística.

    • 04/2001 - 04/2001

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Atividade de extensão realizada, Curso a Evolução da Odontologia Estética.

    • 02/1995 - 12/1996

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Representante da UA no Conselho Municipal de Saúde - Portaria FCS nº 075/95.

    • 01/1996 - 01/1996

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Atividade de extensão realizada, Preceptoria aos alunos finalistas do Curso de Odontologia no internato rural no municipio de Parintins.

    • 11/1995 - 12/1995

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Presidente da Comissão Eleitoral para Coordenador de Curso, Chefes e Sub-chefes de Departamento do Curso de Odontologia da FCS - Portaria FCS nº 085/95.

    • 07/1995 - 07/1995

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Atividade de extensão realizada, Preceptoria aos alunos finalistas do Curso de Odontologia no internato rural no municipio Rio Preto da Eva.

    • 04/1994 - 02/1995

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Representante da UA no Conselho Municipal de Saúde - Portaria FCS nº 094/94.

    • 12/1994 - 12/1994

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Reabilitação Bucal.,Serviço realizado, Presidente da Comissão Eleitoral para Coordenador de Curso, Chefes e Sub-chefes de Departamento do Curso de Odontologia da FCS - Portaria FCS nº 051/94.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)