Alexandre Paiva da Silva

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Mestrado em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Durante o período de março de 2006 à julho de 2008 foi bolsista PRODOC-CAPES do Programa de Pós Graduação em Manejo de Solo e Água da Universidade Federal da Paraíba. Entre junho de 2008 e outubro de 2013 foi professor do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus de Pombal. Em outubro de 2013 foi redistribuído para o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Solos e Engenharia Rural (DSER) do CCA/UFPB, Campus de Areia. Exerceu a função de Assessor de Pesquisa do CCA/UFPB entre agosto de 2014 e agosto de 2015 e atualmente desempenha a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS). É Docente Permanente e Membro do Colegiado do PPGCS/UFPB, Campus de Areia - PB.. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando nos seguintes temas: avaliação da fertilidade do solo e diagnose do estado nutricional de plantas; nutrição e fertilização de culturas; modelagem e experimentação agrícola; utilização de resíduos orgânicos como fonte de nutrientes.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)

2001 - 2006

Universidade Federal de Viçosa
Título: Sistema de recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxizeiro
Orientador: Víctor Hugo Alvarez V
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: modelagem; recomendação de adubação; balanço nutricional; FERTCALC; eficiência nutricional; abacaxi. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Química do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo. Setores de atividade: Produção Vegetal; Desenvolvimento de Programas (Software); Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Manejo de Solo e Água

1999 - 2001

Universidade Federal da Paraíba
Título: Caracterização da fertilidade dos solos da região bataticultora do Estado da Paraíba,Ano de Obtenção: 2001
José Pires Dantas.Palavras-chave: análise de solo; práticas de manejo; disponibilidade de nutrientes; nutrição mineral; química do solo; erosão. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Química do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Qualidade e Produtividade; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Agronomia

1995 - 1999

Universidade Federal da Paraíba
Título: Levantamento da fertilidade atual dos solos a nível de macro e micronutrientes nas áreas de assentamentos da Reforma Agrária assistidas pelo Projeto Lumiar no Estado da Paraíba
Orientador: José Pires Dantas

Curso técnico/profissionalizante em Técnico Em Agropecuária

1990 - 1992

Escola Agrotécnica Federal da Sousa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo. 2017. (Outra).

III Reunião Nordestina de Ciência do Solo. 2016. (Outra).

I Reunião Nordestina de Ciência do Solo. 2013. (Congresso).

Encontro Unificado de Iniciação Científica e Extensão da UFCG.DESEMPENHO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS NO CULTIVO DE MANGUEIRAS ?TOMMY ATKINS?, NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA I ? ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO. 2011. (Encontro).

Seminário da Abacaxicultura - PB.Adubação e Nutrição Mineral do Abacaxizeiro: Tecnologias e Inovações Tecnológicas. 2011. (Encontro).

III Simpósio da Abacaxicultura Paraibana.Nutruição mineral do abacaxizeiro em sistemas orgânicos. 2010. (Simpósio).

VII Congresso de Iniciação Científica da UFCG. Decomposição de resíduos orgânicos em sistema de produção de manga orgânica no semiárido da Paraíba. 2010. (Congresso).

II Simpósio da Abacaxicultura Paraibana.Nutrição mineral do abacaxizeiro. 2009. (Simpósio).

Simpósio de Tecnologias Agroalimentares do CCTA - SIMTAGRO.Sistema Mandala de Produção. 2009. (Simpósio).

XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Efeito da adubação nitrogenada sobre a nutrição mineral e a produção de abacaxizeiro cv.Vitória, no estado da Paraíba. 2009. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Agroecologia. Respiração edáfica após aplicação de biofertilizantes em cultivo orgânico de milho. 2007. (Congresso).

VI Simpósio Internacional do Abacaxi.Modelagem da adubação potássica para a cv. Pérola usando o Fertcalc-Abacaxi. 2007. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro de Agricultura Orgânica: Dos produtos orgânicos aos Sistemas Agroecológicos. EFICIÊNCIA DE FONTES MINERAIS DE BAIXA SOLUBILIDADE PARA SISTEMAS ORGÂNICOS DE PRODUÇÃO DE ALFACE. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sonaria da Silva Sousa

SILVA, A. P. daRODRIGUES, Alessandra Alves; Gomes, E.M.;PEREIRA, F. H. F.. Formas de fósforo em abacaxizeiro Perola em resposta à adubação nitrogenada e fosfatada. 2016. Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: ANNE CAROLINE MAIA LINHARES

SILVA, A. P. daRODRIGUES, Alessandra Alves; Gomes, E.M.;PEREIRA, F. H. F.. Formas de nitrogênio em abacaxizeiro Perola em resposta à adubação nitrogenada e potássica. 2016. Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Fernando Julião de Medeiros Junior

SILVA, A. P. daRODRIGUES, Alessandra Alves; ARAUJO, J. L.;PEREIRA, F. H. F.. Trocas gasosas e crescimento do abacaxizeiro ?Pérola' adubado com nitrogênio e potássio. 2016. Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Renato Pereira Lima

SILVA, A. P. daSILVA, Silvanda de Melo; MENDONÇA, R. M. N.; LIMA, M. A. C.. Qualidade e metabolismo oxidativo do ácido ascórbico de infrutescências do abacaxizeiro perola sob adubação nitrogenada e potássica. 2016. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: João Batista Belarmino Rodrigues

SILVA, A. P. daRODRIGUES, Alessandra Alves; PEREIRA, Walter Esfraim; BRITO, M.E.B.. Estado nutricional do abacaxizeiro ?Pérola? adubado com NPK e enxofre. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ewerton Gonçalves de Abrantes

SILVA, A. P. da; Araújo, J.L.. Influência do silício na nutrição nitrogenada da berinjela. 2014. Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Raphael Passaglia Azevedo

SALCEDO, I. H.;SILVA, A. P. da; GALVÃO, S.R.S.; SANTOS, H.C.. Mobilidade de fósforo de fontes orgânicas e inorgânica em solo arenoso. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Renata Pinto Franco

SILVA, A. P. daSANTOS, Djail; Gomes, E.M.; Dias, B.O.. Compartimentos lábeis da matéria orgânica e estoques de C e N em pomar de mangueiras ?Tommy Atkins? adubadas com fontes orgânicass. 2012. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Luiz Paulo Ferreira de Lima

SILVA, A. P. daSANTOS, Djail; Pedrotti, A; Dias, B.O.. Compartimentos da matéria orgânica e estoques de C e N em sistemas de produção de abacaxi em Tabuleiros Costeiros da Paraíba. 2012. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Valeria Borges da Silva

Silva, V.B.;SILVA, A. P. da; Araújo, J.L.; OLIVEIRA, Flávio Pereira de. Decomposição de materiais orgânicos e seus efeitos no crescimento vegetativo e nutrição mienral do abacaxizeiro 'Pérola'. 2011. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Paula Rose de Almeida Ribeiro

SILVA, A. P. daSOUZA, Adailson Pereira de; FARIAS, M. A. A.. Contribuição da simbiose micorrízica na fitorremediação de solo contaminado por chumbo. 2010. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Valdemir Ferreira da Silva

SILVA, A. P. da; SILVA, I. F.; SALCEDO, I. H.. Efeito do corte raso na biomassa, comprimento e teores de P e N nas raízes finas de vegetação de Caatinga no NE do Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ubaldo Araújo Thompson Júnior

SILVA, A. P. daSOUZA, Adailson Pereira de; ALBUQUERQUE, M. B.. Avaliação do potencial fitoextrator da jureminha (Desmanthus vigatus) e vetiver (Chrysopogon zinioides) em solo contaminado por chumbo. 2010. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: André Luiz Pereira da Silva

SILVA, A. P. daSOUZA, Adailson Pereira deDANTAS, J. P.. Produção e nutrição mineral de abacaxizeiro cv.?Vitória, em função da adubação nitrogenada. 2009. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: GILSON BATISTA DA SILVA

SILVA, A. P. da; SOUZA, Adasilon Pereira de; CAVALCANTE, L. F.; BARREIRO NETO, M.. Avaliação do estado nutricional do abacaxizeiro Pérola na época da colheita. 2007. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jailson do Carmo Alves

SILVA, A. P. daSOUZA, Adailson Pereira deSANTOS, Djail; MONTEIRO, V. E. D.. Avaliação de mamona, girassol, vetiver e trigo mourisco como fitoacumuladoras de chumbo. 2007. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Élica Santos Rios

SILVA, A. P. daMENDONÇA, Rejane Maria NunesSILVA, Silvanda de Melo; TROVAO, D. M. B.. Desenvolvimento, produtividade e qualidade de infrutescência do abacaxizeiro Imperial em fnção da adbação com N e K. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Cassiara Camelo de Souza

SILVA, A. P. daSILVA, Silvanda de Melo; PEREIRA, Walter Esfraim; GADELHA, C. A. A.; MADRUGA, M. S.. Peril elteroforético e de voláteis, fitoquímicos bioativos, atividade oxidante de frutos de macaibeira de diferentes genótipos. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Leonardo Bezerra de Melo Tinoco

SILVA, A. P. da; SALCEDO, I. H.;FRAGA, V. S.; MEDEIROS, S. S.; ARAUJO, J. S.. Adubação orgânica em sete classes de solo do semiárido da Paraíba para o cultivo de variedades de palma forrageira. 2015. Tese (Doutorado em Ciência do Solo (24001031021P6)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Antonia Barbosa de Lima

LIMA, A. B.;SILVA, A. P. da; ALVES, Ricardo Elesbão;SILVA, Silvanda de Melo. Qualidade e conservação pós-colheirta de abacaxi 'Perola' e 'MD-2' de manejo orgânico e convencional na agricultura familiar. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Eliziete Pereira de Souza

SILVA, A. P. daSILVA, Silvanda de MeloMENDONÇA, Rejane Maria Nunes; ARAUJO, R. C.. Desenvolvimento, nutrição mineral, produção e qualidade de infrutescências do abacaxizeiro. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Laésio Pereira Martins

SILVA, Silvanda de MeloSILVA, A. P. da; ALVES, Ricardo Elesbão;MENDONÇA, Rejane Maria Nunes; SEILVA, E.O.. Qualidade de abacaxi Pérola submetido à relação N/K e conservação de abacaxi Smooth Caienne tratado com 1-MCP. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: João Batista Belarmino Rodrigues

SILVA, A. P. da; CAVALCANTI, R. W. R.;SILVA, Silvanda de Melo; NATALLE, W.. Valores de referência no solo e planta, para o abacaxizeiro ?Pérola? no estado da Paraíba. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo (24001031021P6)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Edson de Almeida Cardoso

SILVA, A. P. da; MENDONÇA, R. M. N.;CAVALCANTE, Lourival Ferreira; CARDOSO, E. A.. Metabolismo nitrogenado do abacaxizeiro Pérola. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Juliana Zomazete dos Santos

SALCEDO, I. H.;SILVA, A. P. daFRAGA, V. S.; ALMEIDA, B.G.. Deslocamento vertical de P em solo adbado com esterco bovino em condições de campo e laboratório. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: RAFAELA ALVES PEREIRA

SILVA, A. P. da; FARIAS, C. A. S.; LEITE, J. C. A.. Produção, caracterização e avaliação do desempenho de compostos orgânicos agroindustriais como substrato na germinação de tomate. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sistemas Agroindustriais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Mateus Guimarães da Silva

SILVA, A. P. daRODRIGUES, Alessandra Alves; ABRANTES, E. G.. Marcha de absorção de macronutrientes pelo abacaxizeiro Pérola em solos de Tabuleiros Costeiros Paraibanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Elysson Marcks Gonçalves Andrade

ANDRADE, E. M. G.;SILVA, A. P. da; Araújo, J.L.; LIma, A. S.. Atributos químicos, físicos e morfológicos de solos em áreas degradadas pela exploração de madeira para lenha no semiárido da Paraíba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Silvia Raphaele Morais Chaves

SILVA, A. P. da; Araújo, J.L.; Gomes, E.M.. Decomposição e liberação de nutrientes de resíduos orgânicos em pomar de mangueiras irrigado no semiárido paraibano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Eliane de Sousa Costa

SILVA, A. P. da; SANTOS, Adriana Ferreira dos; Lopes, M.F.; SILVA, F.V.G.. Qualidade de manga "Tommy Atkins" submetidas a revestimento comestível e armazenada sob refrigeração. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Petrucio de Sousa Lima

COSTA, C. C.;SILVA, A. P. da. Desempenho agronômico do melão Cantalupe adubado com estercos e complementação mineral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Flaubert Queiroga de Sousa

Araújo, J.L.;SILVA, A. P. daPEREIRA, F. H. F.. Crescimento e respostas fisiológicas de espécies arbóreas cultivadas em solo salino-sódico tratado com corretivos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Luiz Paulo Ferreira de Lima

SILVA, A. P. daSOUZA, Adailson Pereira deSANTOS, Djail. Uso de fosfato natural e pó de rocha MB-4® na produção orgânica de pimentão (Capsicum annum L.). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Josivan Viana Leal

SILVA, A. P. da; SILVA, I. F.; SOUSA, C.. Consórcio de milho e feijão: Avaliação de arranjos espaciais e adubação mineral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jose Adeilson Medeiros do Nascimento

SANTOS, DjailSILVA, A. P. da; SILVA, G.F.. Uso de fosfato natural e termofosfato magnesiano na cultura da alface (lactuca sativa l.) em sistema de produção agroecológico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Vinicíus Batista Campos

SILVA, A. P. da; CAMPOS, V. B.; CAVALCANTE, L. F.; OLIVEIRA, A. P.. Comportamento do maracujazeiro-amarelo em solo com potássio, biofertilizante e cobertura morta. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Reginaldo Fidelis de Souza Júnior

SILVA, A. P. da; SOUZA JUNIOR, R. F.; OLIVEIRA, F. H. T.;SOUZA, Adailson Pereira de. Conteúdos de macronutrientes na bananeira avaliados em amostras simples e compostas de tecido vegetal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rafaela Emilia Dantas

SILVA, A. P. da; DANTAS, R. E.;SILVA, Silvanda de MeloMENDONÇA, Rejane Maria Nunes. Conservação pós-colheita de acesso de manga espada em diferentes estádios de maturação sob atmosfera modificada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: AUGUSTO CESAR DIAS DE SANTANA

SILVA, A. P. da; SANTANA, A. C. D.;SILVA, Silvanda de Melo; PEREIRA, Walter Esfraim. Conservação pós-colheita de maracujá amarelo em dierentes estádios de maturação por meio de cera. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

SILVA, A. P. da; Araújo, J.L.;SOUZA, Adailson Pereira de. Concurso Pùblico para o Ensino Superior - Recuperação de áreas degradadas e biorremediação. 2009. Universidade Federal de Campina Grande.

SILVA, A. P. daFRAGA, V. S.SOUZA, Adailson Pereira de; PEREIRA, Walter Esfraim. Defesa de Projeto de Tese de Doutorado do discente Gilson Batista da Silva intitulado Valores de referência para diagnose nutricional do abacaxizeiro perola no estado da Paraíba. 2015. Universidade Federal da Paraíba.

SILVA, A. P. da; Dias, B.O.;FRAGA, V. S.; OLIVEIRA, Flávio Pereira de. Defesa de Projeto de Tese de Doutorado do discente Isnara regina Assunção Medeiros intitulado Variabilidade espacial e modelagem da matéria orgânica do solo em diferentes agrossistemas. 2015. Universidade Federal da Paraíba.

SILVA, A. P. da; Dias, B.O.;FRAGA, V. S.; DANDREA, A. F.. Defesa de Projeto de Tese de Doutorado do discente Adilson Alves Costa intitulado Dinâmica e caracterização da matéria orgânica sob diferentes formas de uso do solo no cerrado baiano e sua simulação pelo modelo Century. 2015.

SILVA, A. P. da; Dias, B.O.; BEIRIGO, R. M.;RODRIGUES, Alessandra Alves; MACEDO, F. L.. Comissão de Seleção de Candidatos para os Cursos de Mestrado e Doutorado do PPGCS. 2015. Universidade Federal da Paraíba.

SILVA, A. P. da; LIma, A. S.; Queiroz, M.M.F.. Seleção de Candidatos para o Mestrado Acadêmico em Sistemas Agroindustriais do CCTA/UFCG. 2011. Universidade Federal de Campina Grande.

SOUZA, Adailson Pereira deSILVA, A. P. da; SALINAS, C. R. M.. Avaliação de Projeto de Dissertação junto ao PPGMSA: Dinâmica da decomposição dos resíduos da bananeira e do abacaxizeiro em solos da Paraíba. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

SILVA, A. P. daFRAGA, V. S.; OLIVEIRA, A. P.. Avaliação de Projeto de Dissertação junto ao PPGMSA: Produção, nutrição mineral e teores de clorofila em abacaxizeiros Pérola e Vitória, em função da adubação nitrogenada. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

OLIVEIRA, F. H. T.;FRAGA, V. S.; OLIVEIRA, F. A.;SILVA, A. P. da; SILVA, I. F.. Comissão de Seleção de Candidatos para o Programa de Pós Graduação em Manejo de Solo e Água. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

PEREIRA, Walter Esfraim;SILVA, A. P. da; ARAUJO, R. C.. Avaliação de Projeto de Dissertação de Mestrado junto ao PPGMSA: Composição Mineral e produção de mamoeiro em função da adubação mineral, orgânica e verde. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Crispiniano Feitosa Filho

DANTAS, J. P.;FEITOSA FILHO, J. C.; LIMA, E. M.. LEVANTAMENTO DA FERTILIDADE NATURAL DOS SOLOS A NÍVEL DE MACRO E MCRO NUTRIENTES NAS ÁREAS DE ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA ASSISTIDA PELO PROJETO LUMIAR NO ESTADO DA PARAIBA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Jose Pires Dantas

DANTAS, J. P.; SOUTO, J. S.; SOUZA, A. P.. Pesrpectiva Sócio-econômica dos Bataticultores do Estado da Paraíba com Base na Fertilidade Natural dos Solos. 2001. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Jacob Silva Souto

SOUTO, J. S.; DANTAS, José Pires; SOUZA, A. P.. CARACTERIZAÇÃO DA FERTILIDADE DOS SOLOS DA REGIÃO BATATICULTORA DO ESTADO DA PARAÍBA. 2001. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Hermínia Emília Prieto Martinez

ALVAREZV, Victor Hugio;NOVAIS, Roberto Ferreira deNEVES, Julio César de LimaSOUZA, Adailson Pereira deMARTINEZ, H. E. P.. Sistema de recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxizeiro. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.

Hermínia Emília Prieto Martinez

AVAREZV, Victor Hugo;NOVAIS, Roberto Ferreira deNEVES, Julio César de LimaMARTINEZ, H. E. P.; GOMES, Marilia Fernandes Maciel. Fertcalc- Abacaxi. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.

Roberto Ferreira de Novais

ALVAREZV, Victor Hugo;NEVES, J. C. L.SOUZA, A. P.; MARTINEZ, H. E. P.;NOVAIS, R. F.. Sistema de recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxizeiro. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.

Marília Fernandes Maciel Gomes

ALVAREZ, Victor Hugo; NEVES, Júlio César Lima; NOVAIS, Roberto Ferreira de; MARTINEZ, Hermínia Emília Prieto;GOMES, M. F. M.. Calibração, validação e análise econômica dos sistemas FERTCALC para as culturas do milho e do abacaxi. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.

Júlio César Lima Neves

ALVAREZ, Victor Hugo Venegas;NEVES, J. C. L.NOVAIS, Roberto Ferreira deSOUZA, Adailson Pereira de; MARTINEZ, Hermínia Emília Prieto. Sistema de recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxizeiro. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.

Júlio César Lima Neves

ALVAREZ, Victor Hugo Venegas;NEVES, J. C. L.NOVAIS, Roberto Ferreira de; MARTINEZ, Herminia Emilia Prieto. Recomendacao de Adubacao para a Cultura do Abacaxi Com Base em Modelos de Balanco Nutricional. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.

Adailson Pereira de Souza

SILVA, Alexandre Paiva daSOUZA, A. P. de; DANTAS, J. P.; SOUTO, J. S.. Caracterização da Fertilidade dos Solos da Região Bataticultora do Estado da Paraíba. 2001. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba.

Adailson Pereira de Souza

ALVAREZV, Victor Hugo;NOVAIS, Roberto Ferreira deNEVES, Júlio César LimaMARTINEZ, Hermínia Emília PrietoSOUZA, A. P. de. Sistema de Recomendação de Fertilizantes e Corretivos para a Cultura do Abacaxizeiro. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.

Francisco Assis de Oliveira

OLIVEIRA, Francisco Assis de; DANTAS, José Pires;FEITOSA FILHO, J. C.. Levantamento da fertilidade natural dos solos a nível de macro e micronutrientesnas áreras de assentamento da reforma agrária, assistidas pelo Projeto Lumiar no Estado da Paraíba. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Djair Alves da Mata

Indices de eficiência nutricional para N e K no abacaxizeiro Pérola; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rayanne Amaral de Andrade

Indices de eficiência nutricional para P e S no abacaxizeiro Pérola; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Raimundo de Oliveira Cruz Neto

Disponibilidade de micronutrientes em solos de referência da Paraíba avaliada por diferentes extratores; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ciência do Solo (24001031021P6)) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

João Batista Belarmino Rodrigues

Valores de referência para diagnose nutricional do abacaxzeiro Pérola no estado da Paraíba; Início: 2016; Tese (Doutorado em Ciência do Solo (24001031021P6)) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ewerton Gonçalves de Abrantes

Enxofre elementar na disponibilidade de fósforo em solo alcalino; Início: 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ane Alícia Meneses Ferreira Santana

TAXA DE RECUPERAÇÃO DE FÓSFORO PELO ABACAXIZEIRO ?PÉROLA? EM FUNÇÃO DAS DOSES APLICADAS; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Juanderson Moura da Silva

TAXA DE RECUPERAÇÃO DE NITROGENIO PELO ABACAXIZEIRO ?PÉROLA? EM FUNÇÃO DAS DOSES APLICADAS; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mateus Guimarães da Silva

Avaliação e calibração de extratores de P disponível em solos da zona abacaxicultora paraibana; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Ernandes Fernandes da Silva

Avaliação e calibração de extratores de K trocável em solos da zona abacaxicultora paraibana; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Anne Caroline Maia

Formas de nitrogênio no abacaxizeiro ?Pérola? em resposta à adubação nitrogenada e fosfatada; 2016; Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande,; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Sonaria de Sousa Silva

Formas de fósforo no abacaxizeiro ?Pérola? em resposta à adubação nitrogenada e fosfatada; 2016; Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Fernando Julião de Medeiros Junior

Trocas gasosas e crescimento do abacaxizeiro ?Pérola' adubado com nitrogênio e potássio; 2016; Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

João Batista Belarmino Rodrigues

Estado nutricional do abacaxizeiro ?Pérola? adubado com NPK e enxofre; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Renata Pinto Franco

Compartimentos lábeis da matéria orgânica e estoques de C e N em pomar de mangueiras ?Tommy Atkins? adubadas com fontes orgânicas; 2012; Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Valeria Borges da Silva

Taxa de decomposição de materiais orgânicos e seus efeitos no crescimento vegetativo de abacaxizeiros 'Perola' e 'Vitória'; 2011; Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

André Luiz Pereira da Silva

Produção e nutrição mineral do abacaxizeiro cv; Vitória, em função da adubação nitrogenada; 2009; Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

GERÔNIMO FERREIRA DA SILVA

Indicadores de qualidade do solo sob diferentes sistemas de uso na Mesorregião do Agreste Paraibano; 2008; Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alexandre Paiva da Silva;

Joaquim Patrocolo Andrade da Silveira

Uso de biofertilizantes via solo na produção de milho-verde em sistema agroecológico; 2007; Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba,; Coorientador: Alexandre Paiva da Silva;

Clint Wayne Araujo da Silva

Marcha de absorção de micronutrientes pelo abacaxizeiro ?Pérola? em solos de Tabuleiros Costeiros da Paraíba; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Mateus Guimarães da Silva

Marcha de absorção de macronutrientes pelo abacaxizeiro Pérola em solos de Tabuleiros Costeiros Paraibanos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Silvia Raphaele Morais Chaves

Decomposição e liberação de nutrientes de resíduos orgânicos em pomar de mangueiras irrigado no semiárido paraibano; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Luiz Paulo Ferreira de Lima

Uso de fosfato natural e pó de rocha MB-4® na produção orgânica de pimentão (Capsicum annum l; ); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Raul Santos Rocha de Araújo

Avaliação e calibração de extratores de P disponível em solos da zona abacaxicultora paraibana; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Raul Santos Rocha de Araújo

Disponibilidade de potássio para o abacaxizeiro ?Pérola? avaliada pelos extratores acetato de amônio, Mehlich-1 e Mehlich-3; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Maria Silvana Nunes

Disponibilidade de potássio para o abacaxizeiro ?Pérola? avaliada pelos extratores acetato de amônio, Mehlich-1 e Resina; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Clint Wayne Araujo da Silva

Disponibilidade de fósforo para o abacaxizeiro ?Pérola? avaliada pelos extratores Mehlich-1 e Resina; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Diogo Danilo de Sousa Freitas

Disponibilidade de fósforo para o abacaxizeiro ?Pérola? avaliada pelos extratores Mehlich-1 e Mehlich-3; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Mateus Guimarães da Silva

Extração e exportação de macronutrientes pelo abacaxieiro Pérola na fase reprodutiva; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Maria Silvana Nunes

Extração e exportação de macronutrientes pelo abacaxieiro Pérola na fase reprodutiva; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Maria Silvana Nunes

DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES EM ARGISSOLO CULTIVADO COM ABACAXIZEIRO E ADUBADO COM NPKS, CALAGEM E MICRONUTRIENTES ? I; MACRONUTRIENTES; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Clint Wayne Araujo da Silva

EXTRAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE NUTRIENTES PELO ABACAXIZEIRO ?PÉROLA? EM FUNÇÃO DAS DOSES DE NPKS, CALAGEM E MICRONUTRIENTES ? I; MACRONUTRIENTES; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Clint Wayne Araujo da Silva

Extração e exportação de micronutrientes pelo abacaxieiro perola na fase reprodutiva; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Mateus Guimarães da Silva

MARCHA DE ABSORÇÃO DE MACRONUTRIENTES PELO ABACAXIZEIRO PÉROLA EM FUNÇÃO DAS DOSES DE N, P, K, S, CALAGEM E MICRONUTRIENTES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Clint Wayne Araujo da Silva

MARCHA DE ABSORÇÃO DE MICRONUTRIENTES PELO ABACAXIZEIRO PÉROLA EM FUNÇÃO DAS DOSES DE N, P, K, S, CALAGEM E MICRONUTRIENTES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Fernando Sarmento de Oliveira

Diagnose nutricional de abacaxizeiros ?Pérola? em função da aplicação de N, P, K, S, calagem e micronutrientes; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Silvia Raphaele Morais Chaves

DESEMPENHO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS NO CULTIVO DE MANGUEIRAS ?TOMMY ATKINS?, NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA I ? ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Fernando Sarmento de Oliveira

DESEMPENHO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS NO CULTIVO DE MANGUEIRAS ?TOMMY ATKINS?, NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA; II - Produção e Nutrição Mineral; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Clementino Anizio Lins

ALTERAÇÕES NOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO EM POMAR DE MANGUEIRAS ?TOMMY ATKINS? ADUBADOS COM DIFERENTES MATERIAIS ORGÂNICOS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Fernando Sarmento de Oliveira

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE MANGUEIRAS ?TOMMY ATKINS?, ADUBADAS COM DIFERENTES MATERIAIS ORGÂNICOS; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Fagner França da Costa

DESEMPENHO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS NO CULTIVO DE MANGUEIRAS ?TOMMY ATKINS?, NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA I ? ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Silvia Raphaele Morais Chaves

Desempenho de Fertilizantes orgânicos no cultivo de mangueiras ?Tommy Atkins?, no Semiárido da Paraíba; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Wanessa Alves de Lima

Desempenho de Fertilizantes orgânicos no cultivo de mangueiras ?Tommy Atkins?, no Semiárido da Paraíba; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Sílvia Raphaelle Morais Chaves

Taxa de decomposição e de liberação de nutrientes de resíduos orgânicos em sistema de produção de manga orgânica no semi-árido da Paraíba; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Luiz Paulo Ferreira de Lima

Uso de fosfato natural e pó de rocha MB-4® na produção orgânica de pimentão (Capsicum annum L; ); 2008; Iniciação Científica - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Amanda Almeida Dantas

Taxa de decomposição e de liberação de nutrientes de resíduos orgânicos em sistema de produção de manga orgânica no semi-árido da paraíba; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba; Orientador: Alexandre Paiva da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Pires Dantas

Caracterização da Fertilidade dos Solos da Região Bataticultora do Estado da Paraíba; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Pires Dantas;

Roberto Ferreira de Novais

Sistema de recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxizeiro; 2006; Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Roberto Ferreira de Novais;

Djail Santos

Projeto CT-Agro CNPq/MCT/MDA - Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias de Produção Agroecológica para a Agricultura Familiar e Cooperada na Região do Agreste Paraibano; 2008; Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Djail Santos;

Júlio César Lima Neves

Sistema de recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxizeiro; 2006; 92 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Júlio César Lima Neves;

Francisco Assis de Oliveira

Caracterização da fertilidade dos ssolos da região bataticultura do Estado da Paraíba; 2001; 155 f; Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Assis de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Araújo, J.L. ; OLIVEIRA, S. R. ; Sousa, F.Q ; SILVA, A. P. da . Initial growth of tree species grown on salinized soil with conditioners. COMUNICATA SCIENTIAE , v. 8, p. 375-382, 2017.

  • SILVA, G.F. ; SANTOS, Djail ; SILVA, A. P. da ; SOUZA, J.M. . Indicadores de qualidade do solo sob diferentes sistemas de uso na microrregião do Agreste Paraibano. Revista Caatinga , v. 28, p. 25-35, 2015.

  • Silva, V.B. ; SILVA, A. P. da ; Dias, B.O. ; Araújo, J.L. ; SANTOS, Djail ; Franco, R.P. . Decomposição e liberação de N, P e K de esterco bovino e de cama de frango isolados o misturados. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIA DO SOLO , v. 38, p. 1537-1546, 2014.

  • SA, F. V. S. ; Araújo, J.L. ; Novaes, M.C. ; SILVA, A. P. da ; PEREIRA, F. H. F. ; Pinheiro, K.L. . Crescimento inicial de arbóreas nativas em solo salino-sódico do nordeste brasileiro tratado com corretivos. Revista Ceres , v. 60, p. 388-396, 2013.

  • RODRIGUES, Alessandra Alves ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, A. P. da ; SILVA, Silvanda de Melo . NUTRIÇÃO MINERAL E PRODUÇÃO DE ABACAXIZEIRO ?PÉROLA?, EM FUNÇÃO DAS RELAÇÕES K/N. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 35, p. 45-53-53, 2013.

  • MARTINS, L. P. ; Silva, Silvanda de Melo ; SILVA, Silvanda de Melo ; SILVA, A. P. da ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes . Postharvest Quality of ?Smooth Cayenne? Pineapple Treated with 1-Methylcyclopropene and Cold Shock. Acta Horticulturae , v. 981, p. 247-253, 2013.

  • Sousa, F.Q ; Araújo, J.L. ; SILVA, A. P. da ; PEREIRA, F. H. F. ; SANTOS, R. V. ; LIMA, G. S. . Crescimento e respostas fisiológicas de espécies arbóreas em solo salinizado tratado com corretivos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso) , v. 16, p. 173-181, 2012.

  • Silva, A.L.P. ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Djail ; SOUZA, Adailson Pereira de ; SILVA, Silvanda de Melo ; Silva, V.B. . Resposta do abacaxizeiro ?Vitória? a doses de nitrogênio em solos de Tabuleiros Costeiros da Paraíba. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 36, p. 447-456, 2012.

  • MARTINS, Laésio Pereira ; SILVA, Silvanda de Melo ; SILVA, A. P. da ; CUNHA, Getúlio Augusto Pinto da ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; VILAR, L. C. ; LACERDA, José Teotônio de . Conservação pós-colheita de abacaxi Pérola produzido em sistema convencional e integrado. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 34, p. 695-703, 2012.

  • CHAVES, S. R. M. ; SILVA, A. P. da ; MARTINS, W. A. ; ARAUJO, J. L. ; GOMES, E. M. ; COSTA, F. F. . Desempenho de materiais orgânicos no cultivo agroecológico de manga ?Tommy Atkins?, no semiarido paraibano.. Cadernos de Agroecologia , v. 6, p. 2, 2011.

  • RODRIGUES, Alessandra Alves ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, A. P. da ; SILVA, Silvanda de Melo ; PEREIRA, Walter Esfraim . Desenvolvimento vegetativo de abacaxizeiros "Pérola" e "Smooth Cayenne" no Estado da Paraíba. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 32, p. 126-134, 2010.

  • SILVA, A. P. da ; V, Víctor Hugo Alvarez ; SOUZA, Adailson Pereira de ; NEVES, Júlio César Lima ; NOVAIS, Roberto Ferreira de ; DANTAS, J. P. . Sistema de recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxi - FERTCALC-Abacaxi. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 33, p. 1269-1280, 2009.

  • SANTOS, Djail ; SILVA, A. P. da ; Jesus, C.A.C. . Princípios, potenciais e perspectivas da agricultura orgânica e a produção agroecológica de hortaliças no Agreste Paraibano. Conceitos (João Pessoa) , v. 8, p. 149-156, 2009.

  • SILVA, A. P. da ; SILVEIRA, J. P. A. ; SANTOS, Djail ; FRAGA, V. S. ; SILVA, E. ; SOUZA, J.M. ; NASCIMENTO, J.A.M ; LIMA, L.P.F. . Respiração edáfica após aplicação de biofertilizantes em cultivo orgânico de milho. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 2, p. 1251-1254, 2007.

  • BALDOTTO, Mahrius A ; ASPIAZÚ, Ignácio ; SILVA, A. P. da ; CORRÊA, Mauro Lúcio Torres ; V, Víctor Hugo Alvarez . Potencialidade Agronômica do resíduo de rochas ornamentais. Revista Capixaba ed Ciência e Tecnologia , v. 3, p. 1-8, 2007.

  • MENDONÇA, Eduardo de Sá ; ROWELL, David L ; MARTINS, André Guarçoni ; SILVA, A. P. da . Effect of pH on the development of acidic sites in clayey and sandy loam Oxisol from the Cerrado Region, Brazil. Geoderma (Amsterdam) , Wageningen, v. 132, p. 131-142, 2006.

  • MARTINS, André Guarçoni ; V, Víctor Hugo Alvarez ; NOVAIS, Roberto Ferreira de ; GALVÃO, João Carlos Cardoso ; SILVA, A. P. da . Efeito da localização de adubos fosfatados sobre o crescimento de plantas de milho. Ceres (Rome. English ed.) (Cessou em 1996) , Viçosa-MG, v. 52, p. 939-961, 2005.

  • BARRETO, Jossandra Araújo ; DANTAS, José Pires ; SILVA, A. P. da ; CELESTINO, Ana Paula de Queiroga . Propriedades químicas dos solos cultivados com maracujazeiro na Serra do Cuité, Estado da Paraíba. Agropecuária Técnica (UFPB) , Areia-PB, v. 24, n.1, p. 13-22, 2003.

  • SILVA, A. P. da ; DANTAS, José Pires ; SILVA, Vicente Félix da ; CELESTINO, Ana Paula de Queiroga . Manejo de fertilizantes minerais e orgânicos na cultura da batata em Neossolo Regolítico do Agreste da Paraíba. Agropecuária Técnica (UFPB) , Areia-PB, v. 23, n.1/2, p. 35-41, 2002.

  • SANTOS, João Batista dos ; CAVALCANTE, Lourival Ferreira ; SILVA, Albanita P P da ; SANTOS, Clodoaldo J O ; SILVA, A. P. da ; CAVALCANTE, Ítalo H L ; ALVES, Gibran da Silva ; LACERDA, Marcus Damião de ; DIAS, Thiago J . Caracterização físico-química de frutos de maracujazeiro produzidos em função das relações nitrogênio:potássio e cálcio:magnésio aplicadas ao solo. Anais do Cpg Em Manejo de Solo e Água, Areia-PB, v. 23, p. 20-31, 2001.

  • SILVA, A. P. da ; SANTOS, Clodoaldo Júnior Oliveira ; SANTOS, João Batista dos ; CAVALCANTE, Lourival Ferreira . Crescimento vegetativo do quiabeiro em função da salinidade da água de irrigação. Irriga (Botucatu) , Botucatu-SP, v. 6, n.2, p. 81-90, 2001.

  • CUNHA, A. O. ; SILVA, Vicente Félix da ; SILVA, A. P. da ; ALMEIDA, F. A. ; ARAUJO, E. ; BRUNO, G. B. . Intensidade de pragas e doenças em feijão macassar cultivado em sistemas orgânicos e convencionais. Horticultura Brasileira , Campinas, v. 18, p. 440-442, 2000.

  • SILVA, A. P. da ; DANTAS, José Pires ; SILVA, Vicente Félix da ; PAIVA, A. P. Q. C. ; ALMEIDA, F. A. ; CUNHA, A. O. . Produção e análise econômica da cultura da batata em função da adubação verde com Crotalária juncea na microrregião de Esperança. Horticultura Brasileira , Campinas, v. 18, n.Suplemento, p. 833-834, 2000.

  • CAVALCANTE, Lourival Ferreira ; FEITOSA FILHO, J. C. ; VITAL, A. M. ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Clodoaldo Júnior Oliveira . Absorção de micronutrientes por plantas de vigna em três solos do semi-árido paraibano, tratados com gesso agrícola. Anais do CPG em Manejo de Solo e Água , Areia, v. 22, p. 15-24, 2000.

  • SILVA, A. P. ; SILVA, A. P. da ; BATISTA, R. B. ; QUEIROZ, S. B. . Confecção e uso de micromonólito como recurso auxiliar no ensino de solos. Revista da Abeas, Brasília - DF, v. 16, n.2, p. 71-77, 1997.

  • SILVA, A. P. da ; ABRANTES, E. G. . Fertilidade dos Solos no Estado da Paraíba. Boletim Informativo - NRNE/SBCS, Cruz das Almas, p. 38 - 41, 08 dez. 2017.

  • SANTOS, Djail ; SILVA, A. ; FERREIRA, F. M. B. ; SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de . Nutrição Mineral e Adubação do Urucuzeiro. In: Simpósio Brasileiro do Urucum - SIMBRAU, 2006, João Pessoa. Anais do Simpósio Brasileiro do Urucum - SIMBRAU, 2006.

  • SILVA, A. P. da ; Silva, V.B. ; Dias, B.O. ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; Rodrigues, J.B.B. ; SILVA, M. G. . Nutrição mineral do abacaxizeiro Peola adubado com fontes orgânicas misturadas. In: III Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2016, Aracajú. Anais da III Reunião Nordestina de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS/Embrapa, 2016.

  • Silva, S. S. ; SILVA, A. P. da ; Silva, V.B. ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; Linhares, A. C.M. ; MEDEIROS JUNIOR, F. J. . Acúmulo de N, P e K pelo abacaxizeiro 'Vitória' adubado com esterco bovino e,ou, camda de frango isolados e misturados. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal -RN. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS, 2015.

  • RODRIGUES, J. B. B. ; SILVA, A. P. da ; Silva, V.B. ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; ABRANTES, E. G. ; SILVA, M. G. . Nutrição mineral do abacaxizeiro 'Perola' adubado com esterco bovino e cama de frango isoaldos e,ou, misturados. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal -RN. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS, 2015.

  • Rodrigues, J.B.B. ; SILVA, A. P. da ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; Silva, V.B. ; ABRANTES, E. G. ; Silva, C.W.A. . Crescimento e produção do abacaxizeiro 'Perola' adubado com esterco bovino e,ou, cama de frango isolados e misturados. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal -RN. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS, 2015.

  • MEDEIROS JUNIOR, F. J. ; SILVA, A. P. da ; Silva, V.B. ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; Linhares, A. C.M. ; Silva, S. S. . Crescimento do abacaxizeiro 'Vitória' adubado com esterco bovino e,ou, cama de frango isolados e misturados. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal -RN. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS, 2015.

  • Linhares, A. C.M. ; SILVA, A. P. da ; Silva, V.B. ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; Silva, S. S. ; MEDEIROS JUNIOR, F. J. . EStado nutricional do abacaxizeiro 'Vitória' adubado com esterco bovino e,ou, camda de frango isolados e misturados. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal -RN. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS, 2015.

  • SILVA, A. P. da ; Oliveira, F.S. ; RODRIGUES, Alessandra Alves . Avaliação do estado nutricional de abacaxzieiros Perola adubados com NPKS, calagem e micronutrientes. In: Expofruit: feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, 2014, Mossoró. Expofruit: feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada. Mossoró: Ufersa, 2014.

  • Oliveira, F.S. ; LINS, C. A. ; SILVA, A. P. da ; Araújo, J.L. ; Gomes, E.M. ; LIma, A. S. . Estoques de C e N em pomar de mangueiras ?Tommy Atkins? adubado com resíduos orgânicos no semiárido paraibano. In: I Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2013, Areia. I Reunião Nordestina de Ciência do Solo - Resumos, 2013.

  • Oliveira, F.S. ; SILVA, A. P. da ; Araújo, J.L. ; LINS, C. A. ; Gomes, E.M. ; RODRIGUES, Alessandra Alves . Diagnose nutricional de mangueiras ?Tommy Atkins? adubadas com resíduos orgânicos no semiárido paraibano. In: I Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2013, Areia. I Reunião Nordestina de Ciência do Solo - Resumos, 2013.

  • Oliveira, F.S. ; SILVA, A. P. da ; Chaves, S.R.M ; Costa, F. F. ; Araújo, J.L. ; SANTOS, Adriana Ferreira dos ; Gomes, E.M. . Nutrição mineral, produção e qualidade de frutos de mangueiras 'Tommy Atkins', adubadas com materiais orgânicos no semiárido paraibano. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo, 2012, Maceió. Anais da Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo. SBCS, 2012.

  • Costa, F. F. ; SILVA, A. P. da ; Chaves, S.R.M ; Franco, R.P. ; Araújo, J.L. ; Gomes, E.M. . Atributos químicos de um Neossolo Flúvico cultivado com mangueiras e adubado com materiais orgânicos no semiárido paraibano. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo, 2012, Maceió. Anais da Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo. Viçosa: SBCS, 2012.

  • ANDRADE, E. M. G. ; Araújo, J.L. ; SILVA, A. P. da ; LIma, A. S. ; NOBREGA, R. F. ; ARAUJO NETO, L. J. . Atributos químicos e físicos do solo em áreas degradadas pela exploração de madeira para lenha, influenciadas pela sazonalidade. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo, 2012, Maceió. Anais da Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo. Viçosa: SBCS, 2012.

  • Silva, V.B. ; SILVA, A. P. da ; Dias, B.O. ; Araújo, J.L. ; SANTOS, Djail ; Silva, R.A.R. . Taxa de decomposição de esterco bovino, cama de frango e esterco misto em solos da zona abacaxicultora paraibana. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo, 2012, Maceió. Anais da Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo. Viçosa: SBCS, 2012.

  • Silva, V.B. ; SILVA, A. P. da ; Dias, B.O. ; Araújo, J.L. ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; Franco, R.P. . Taxa de liberaçao de N, P e K de esterco bovino, cama de frango e esterco misto em solos da zona abacaxicultora paraibana. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo, 2012, Maceió. Anais da Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo. Viçosa: SBCS, 2012.

  • MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, A. P. da ; SILVA, Silvanda de Melo ; RODRIGUES, Alessandra Alves . Qualidade de infrutescências de abacaxizeiro 'Pérola', em função das relações K/N. In: Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves. Anais do Congresso Brasileiro de Fruticultura. Jaboticabal: SBF, 2012.

  • Dias, B.O. ; Franco, R.P. ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Djail ; Gomes, E.M. ; Araújo, J.L. . C e N em compartimentos lábeis da matéria orgânica, em pomar de mangueiras adubado com materiais orgânicos, no semiárido paraibano. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo, 2012, Maceió. Anais da Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo. Viçosa: SBCS, 2012.

  • Silva, V.B. ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Djail ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; Franco, R.P. ; Araújo, J.L. . Nutrição mineral do abacaxizeiro 'Pérola' adubado com esterco bovino e,ou, cama de frango. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011.

  • Silva, V.B. ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Djail ; VILAR, L. C. . Crescimento vegetativo do abacaxizeiro 'Perola' adubado com esterco bovino e,ou, cama de frango. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011.

  • ANDRADE, E. M. G. ; Araújo, J.L. ; LIma, A. S. ; SILVA, A. P. da ; ARAUJO NETO, L. J. ; NOBREGA, R. F. . ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO EM ÁREAS DE EXPLORAÇÃO DE MADEIRA PARA LENHA NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA.. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011.

  • Chaves, S.R.M ; SILVA, A. P. da ; MARTINS, W. A. ; Araújo, J.L. ; Gomes, E.M. ; Costa, F. F. . Desempenho de materiais orgânicos no cultivo agroecológico de manga 'Tommy Atkins', no semiárido paraibano. In: VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011, Fortaleza. Anais do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011.

  • Chaves, S.R.M ; Sena, G.Q.S. ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Djail ; Gomes, E.M. ; Franco, R.P. . Alterações nos atributos químicos do solo em função da aplicação de materiais orgânicos, em sistema de produção de manga orgânica, no semiárido Paraibano. In: XXXIX FERTBIO: Fontes de nutrientes e produção agrícola modelando o futuro, 2010, Guarapari. Anais da XXXIX FERTBIO, 2010.

  • Chaves, S.R.M ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Djail ; Gomes, E.M. ; Dantas, A. A ; Araújo, J.L. . Decomposição de materiais orgânicos em sistema de produção de manga orgânica, no semiárido Paraibano. In: XXXIX FERTBIO, 2010, Guarapari-ES. Anais da XXXIX FERTBIO, 2010.

  • Silva, V.B. ; Silva, A.L.P. ; SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de ; SANTOS, Djail ; LIMA, L.P.F. . Crescimento e nutrição mineral de abacaxizeiro, cv. Vitória, em função da adubação nitrogenada. In: XXXIX FERTBIO, 2010, Guarapari-ES. Anais da XXXIX FERTBIO, 2010.

  • Silva, V.B. ; Silva, A.L.P. ; SILVA, A. P. da ; SILVA, Silvanda de Melo ; VILAR, L. C. ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes . Produção e qualidade do abacaxizeiro 'Vitória em função da adubação nitrogenada. In: XXIX FERTBIO, 2010, Guarapari-ES. Anais da XXIX FERTBIO, 2010.

  • ANDRADE, E. M. G. ; Araújo, J.L. ; LIma, A. S. ; NOBREGA, R. F. ; SILVA, A. P. da ; ARAUJO NETO, L. J. . Alteração nos atributos químicos e físicos do solo em áreas de exploração de madeira para lenha no semiárido da Paraíba. In: XXIX FERTBIO, 2010, Guarapari-ES. Anais da XXIX FERTBIO, 2010.

  • ARAUJO NETO, L. J. ; Araújo, J.L. ; LIma, A. S. ; SILVA, A. P. da ; NOBREGA, R. F. ; ANDRADE, E. M. G. . Avaliação de indicadores microbiológicos de qualidade do solo em áreas degradadas pela exploração de madeira para lenha no semiárido da Paraíba. In: XXIX FERTBIO, 2010, Guarapari-ES. Anais da XXIX FERTBIO, 2010.

  • SILVA, A. P. da ; Silva, A.L.P. ; SANTOS, Djail ; SOUZA, Adailson Pereira de ; DANTAS, J. P. . Efeito da adubação nitrogenada sobre a nutrição minerale aprodução de abacaxizeiro cv. Vitória, no estado da Paraíba. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza-CE. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Fortaleza: UFC/SBCS, 2009.

  • SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; LIMA, L.P.F. . Efeito da adubação potássica na produção e taxa de recuperação de K pelo abacaxizeiro 'Pérola'. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza-CE. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Fortaleza-CE: UFC/SBCS, 2009.

  • Sena, G.Q.S. ; SANTOS, Djail ; SILVA, A. P. da ; Gomes, E.M. ; SOUZA, Adailson Pereira de . Produção e nutrição mineral de manga 'Tommy Atkins', em função da adubação orgânica e mineral, no semiárido da Paraíba. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza-CE. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Fortaleza-CE: UFC/SBCS, 2009.

  • SILVA, G.F. ; SANTOS, Djail ; SOUZA, Adailson Pereira de ; SILVA, A. P. da ; Marini, F.S. ; Ramos, F.A.P. . Indicadores químicos de qualidade do solo sob diferentes sistemas de uso na Mesorregião do Agreste Paraibano. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza-CE. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Fortaleza-CE: UFC/SBCS, 2009.

  • SILVA, G.F. ; SANTOS, Djail ; SILVA, A. P. da ; FRAGA, V. S. ; SOUZA, Adailson Pereira de ; Ramos, F.A.P. . Indicadores biológicos de qualidade do solo sob diferentes sistemas de uso na Mesorregião do Agreste Paraibano. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza-CE. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Fortaleza-CE: UFC/SBCS, 2009.

  • Silva, A.L.P. ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Djail ; SILVA, Silvanda de Melo ; LIMA, L.P.F. ; VILAR, L. C. . Crescimento vegetativo e teor foliar de N em abacaxizeiro cv. Vitória em função da adubação nitrogenada. In: XXVIII Reuniao Brasileira de Fertilidade do solo e Nutrição de Plantas, 2008, 2008, Londrina. Anais do XXVIII Reuniao Brasileira de Fertilidade do solo e Nutrição de Plantas, 2008. Londrina-PA: UEL/SBCS, 2008.

  • Sena, G.Q.S. ; SANTOS, Djail ; SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de . Fertilidade do solo em pomar de manga nas Várzeas de Sousa-PB: variações na posição de coleta e profundidade de amostragem. In: XXVIII Reuniao Brasileira de Fertilidade do solo e Nutrição de Plantas, 2008, Londrina. Anais da XXVIII Reuniao Brasileira de Fertilidade do solo e Nutrição de Plantas. Londrina-PR: UEL/SBCS, 2008.

  • SANTOS, Djail ; SOUZA, J.M. ; DINIZ, A.A. ; NASCIMENTO, J.A.M ; SILVA, A. P. da . Distribuição de carbono em agregados de um Argissolo Vermelho Amarelo cultivado com gramíneas. In: XXVIII Reuniao Brasileira de Fertilidade do solo e Nutrição de Plantas, 2008, 2008, Londrina. Anais do XXVIII Reuniao Brasileira de Fertilidade do solo e Nutrição de Plantas, 2008. Londrina-PR: UEL/SBCS, 2008.

  • NASCIMENTO, J.A.M ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Djail ; SOUZA, J.M. ; SILVA, G.F. ; LIMA, L.P.F. ; SOUZA, Adailson Pereira de . Produção e teores foliares de P em alface adubada com fosfato natural, farinhas de rochas e composto orgânico. In: 47 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro. Anais do 47 Congresso Brasileiro de Olericultura. Porto Seguro, 2007.

  • NASCIMENTO, J.A.M ; SANTOS, Djail ; CAVALCANTE, L. F. ; ALVES, Gibran da Silva ; DANTAS, T.A.G. ; SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de . Influência de dois tipos de biofertilizantes aplicados ao solo sobre o desenvolvimento vegetativo de plantas de pimentão. In: 47 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro, BA. Anais do 47 Congresso Brasileiro de Olericultura. Porto Seguro, BA, 2007.

  • SILVEIRA, J. P. A. ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Djail ; ARRUDA, L. V. . Uso de biofertilizantes via solo na produção de milho verde em sistema de produção agroecológico. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado, RS. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Gramado, RS: SBCS, 2007.

  • SILVA, G. C. ; SILVA, Silvanda de Melo ; SOUZA, Adailson Pereira de ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; ARAUJO, R. C. ; SANTOS, Djail ; SILVA, A. P. da . Qualidade de frutos da goiabeira "Paluma" em resposta à adubação nitrogenada e fosfatada. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007.

  • SILVA, A. P. da ; SILVEIRA, J. P. A. ; SANTOS, Djail ; FRAGA, V. S. ; SILVA, E. ; SOUZA, J.M. ; LIMA, L.P.F. ; NASCIMENTO, J.A.M . Respiração edáfica após aplicação de biofertilizantes em cultivo orgânico de milho. In: V Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2007, Guarapari. Resumos do V Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2007.

  • SILVEIRA, J. P. A. ; SANTOS, Djail ; SILVA, A. P. da ; ARRUDA, L. V. ; MEDEIROS, M. B. . Uso de fontes e doses de biofertilizantes aplicados via solo na produção de milho verde. In: IV Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2006, Belo Horizonte. Anais do IV Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2006.

  • LEITE, A. L. ; SANTOS, Djail ; SILVA, Vicente Félix da ; SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de . Avaliação de fontes alternativas de P e K na adubação do rabanete em sistema orgânico. In: IV Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2006, Belo Horizonte. Anais do IV Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2006.

  • V, Víctor Hugo Alvarez ; SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de ; NEVES, Júlio César Lima ; NOVAIS, Roberto Ferreira de . Sistema de recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxizeiro. In: FERTBIO 2006: XXVII Reunião Bras. de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas...e VI Reunião Brasileira de Biologia do Solo., 2006, Bonito-MS. Anais do FERTBIO 2006:XXVII Reunião Bras. de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas...e VI Reunião Brasileira de Biologia do Solo., 2006.

  • SOUZA, Adailson Pereira de ; SILVA, A. P. da ; V, Víctor Hugo Alvarez ; NOVAIS, Roberto Ferreira de ; NEVES, Júlio César Lima . Análise econômica das recomendações feitas pelo FERTICALC@-ABACAXI. In: FERTBIO 2006:XXVII Reunião Bras. de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas...e VI Reunião Brasileira de Biologia do Solo., 2006, Bonito-MS. Anais do FERTBIO 2006:XXVII Reunião Bras. de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas...e VI Reunião Brasileira de Biologia do Solo., 2006.

  • SILVA, Gilson Batista da ; SOUZA, Adailson Pereira de ; ROLIM, Hermano Oliveira ; SILVA, A. P. da ; ALVES, Jailson Do C . Efeito da aplicação de rejeito de caulim, via compostagem na nutrição mineral de alface. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife-PE. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005.

  • RODRIGUES, Alessandra Alves ; SANTOS, Adriana Ferreira dos ; MOURA, Fabiano Tavares de ; SILVA, Silvanda de Melo ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, A. P. da . Conservação de duas variedades de uva do Cariri Paraibano sob atmosfera modificada e refrigeração. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-Colheita de Frutos Tropicais, 2005, João Pessoa. Anais do I Simpósio Brasileiro de Pós-Colheita de Frutos Tropicais, 2005. v. 1. p. 1-6.

  • SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de ; V, Víctor Hugo Alavarez ; DANTAS, José Pires ; CELESTINO, Ana Paula de Queiroga ; OLIVEIRA, Flávio Pereira de . Estudo das relações entre Ca, Mg, K e CTC em solos da região abacaxicultora do Estado da Paraíba. In: FERTBIO 2004 - XXVI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2004, Lages-SC. Anais do FERTBIO 2004 - XXVI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2004.

  • SANTOS, Djail ; SILVA, A. P. da ; OLIVEIRA, Flávio Pereira de ; DANTAS, José Pires ; SOUZA, Adailson Pereira de . LImitações da fertilidade e relações entre cátions em solos das Mesorregiões geográficas da Paraíba. In: FERTBIO 2004 - XXVI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2004, Lages-SC. Anais da FERTBIO 2004 - XXVI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2004.

  • RODRIGUES, Alessandra Alves ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, Silvanda de Melo ; SANTOS, Adriana Ferreira dos ; MOURA, Fabiano Tavares de ; SILVA, A. P. da ; OLIVEIRA, Eliazar Felipe de ; PEREIRA, Walter Esfraim ; SOUZA, Adailson Pereira de ; SANTOS, Djail . Crescimento de plantas de abacaxi cv. Imperial no Litoral Paraibano. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2004, Florianopólis-SC. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2004.

  • OLIVEIRA, Flávio Pereira de ; SANTOS, Djail ; SILVA, A. P. da ; MORAIS, Jefferson F ; FRAZÃO, Jussara e M . Uso do ácido fosfórico como corretivo da salinidade-sodicidade do solo. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria-RS. XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria - RS. Manejo integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004., 2004.

  • ASPIAZÚ, Ignácio ; SILVA, A. P. da ; CORRÊA, Mauro Lúcio Torres ; V, Víctor Hugo Alvarez ; AGOSTINI, Marcos A V ; BALDOTTO, Mahrius A . Pó de granito não é boa fonte de potássio para o crescimento inicial de plantas de milho. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto-SP. XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - Solo: Alicerce dos sistemas de produção, 2003.

  • SILVA, A. P. da ; PAIVA, A. P. Q. C. ; DANTAS, José Pires ; SOUZA, Adailson Pereira de . Avaliação da fertilidade dos solos dos assentamentos da reforma agrária da microrregião do Brejo Paraibano. In: FERTBIO, 2000, Santa Maria. FERTBIO 2000 - Resumos, 2000.

  • SILVA, A. P. da ; SANTOS, R. F. ; SOUZA, Adailson Pereira de ; PAIVA, A. P. Q. C. . Determinação do PCZ em solos Paraibanos submetidos a diferentes manejos. In: FERTBIO 2000, 2000, Santa Maria. FERTBIO 2000 - Resumos, 2000. p. 42.

  • SILVA, A. P. da ; DANTAS, José Pires ; PAIVA, A. P. Q. C. . Efeito da adubação verde na produção e na melhoria das propriedades químicas de um regossolo cultivado com batata na microrregião de Esperança-PB. In: XIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2000, Ilhéus. XIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA - Resumos, 2000.

  • Linhares, A. C.M. ; SILVA, A. P. da ; Silva, S. S. ; ARAUJO, J. L. ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; MEDEIROS JUNIOR, F. J. . ACCUMULATION OF N FORMS IN 'PÉROLA' PINEAPPLE AS A FUNCTION OF N AND P DOSES. In: 21st WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE, 2018, Rio de Janeiro. Abstracts of the 21st WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE, 2018.

  • Silva, S. S. ; SILVA, A. P. da ; Linhares, A. C.M. ; ARAUJO, J. L. ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; MEDEIROS JUNIOR, F. J. . Accumulation of P forms in 'Pérola' pineapple as a function of N and P doses. In: 21st WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE, 2018, Rio de Janeiro. Abstracts of the 21st WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE,, 2018.

  • ABRANTES, E. G. ; SILVA, A. P. da ; BEIRIGO, R. M. ; ARAUJO, J. L. . Phosphorus and sulfur content in calcareous Vertisol under influence of elemental sulfur. In: 21st WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE, 2018, Rio de Janeiro. Abstracts of the 21st WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE, 2018.

  • RODRIGUES, J. B. B. ; SILVA, A. P. da ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; ABRANTES, E. G. ; SILVA, M. G. ; Silva, C.W.A. . Respostas do abacaxizeiro ?Pérola? as doses de NPKS em solos de Tabuleiros Costeiros Paraibanos I - níveis críticos foliares. In: IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2017, Teresina. Anais do IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS/Embrapa, 2017.

  • RODRIGUES, J. B. B. ; SILVA, A. P. da ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; ABRANTES, E. G. ; SILVA, M. G. ; Silva, C.W.A. . Respostas do abacaxizeiro ?Pérola? as doses de NPKS em solos de Tabuleiros Costeiros Paraibanos II - estado nutricional das plantas. In: IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2017, Teresina. Anais do IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS/Embrapa, 2017.

  • Linhares, A. C.M. ; SILVA, A. P. da ; Silva, S. S. ; Araújo, J.L. ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; MEDEIROS JUNIOR, F. J. . Respostas do abacaxizeiro ?Pérola? as doses de NPKS em solos de Tabuleiros Costeiros Paraibanos III - formas de N nas plantas. In: IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2017. Anais do IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS/Embrapa, 2017.

  • Silva, S. S. ; SILVA, A. P. da ; Linhares, A. C.M. ; Araújo, J.L. ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; MEDEIROS JUNIOR, F. J. . Respostas do abacaxizeiro ?Pérola? as doses de NPKS em solos de Tabuleiros Costeiros Paraibanos IV - frações de P nas plantas. In: IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2017. Anais do IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS/Embrapa, 2017.

  • SILVA, M. G. ; SILVA, A. P. da ; Silva, C.W.A. ; ABRANTES, E. G. ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; SILVA, E. F. . Marcha de absorção de macronutrientes pelo abacaxizeiro Perola em solos de Tabuleiros Costeiros paraibanos. In: IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2017, Teresina. Anais do IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS/Embrapa, 2017.

  • Silva, C.W.A. ; SILVA, M. G. ; SILVA, A. P. da ; ABRANTES, E. G. ; Rodrigues, J.B.B. ; RODRIGUES, Alessandra Alves . Marcha de absorção de micronutrientes pelo abacaxizeiro Perola em solos de Tabuleiros Costeiros paraibanos. In: IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2017, Teresina. Anais do IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo. Viçosa-MG: SBCS/Embrapa, 2017.

  • Chaves, S.R.M ; SILVA, A. P. da . DESEMPENHO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS NO CULTIVO DE MANGUEIRAS ?TOMMY ATKINS?, NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA I ? ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO. In: Encontro Unificado de Iniciação Científica e Extensão da UFCG, 2011, Campina Grande. Anais do Encontro Unificado de Iniciação Científica e Extensão da UFCG, 2011.

  • MARTINS, W. A. ; SILVA, A. P. da . DESEMPENHO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS NO CULTIVO DE MANGUEIRAS ?TOMMY ATKINS?, NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA II ? PRODUÇÃO E QUALIDADE DOS FRUTOS DESEMPENHO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS NO CULTIVO DE MANGUEIRAS ?TOMMY ATKINS?, NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA II ? PRODUÇÃO E QUALIDADE DOS FRUTOS. In: Encontro Unificado de Iniciação Científica e Extensão da UFCG, 2011, Campina Grande. Anais do Encontro Unificado de Iniciação Científica e Extensão da UFCG, 2011.

  • Chaves, S.R.M ; SILVA, A. P. da ; Araújo, J.L. . Decomposição de resíduos orgânicos em sistema de produção de manga orgânica no semiárido da Paraíba. In: VII Congresso de Iniciação Científica da UFCG, 2010, Campina Grande. Anais do VII Congresso de Iniciação Científica da UFCG, 2010.

  • SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adasilon Pereira de ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SANTOS, Djail ; LIMA, L.P.F. . Modelagem da adubação potássica para o cv. Pérola usando o FERTCALC®-Abacaxi. In: VI Simpósio Internacional do Abacaxi, 2007, João Pessoa. Anais do VI Simpósio Internacional do Abacaxi, 2007. v. único. p. 88-89.

  • SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de ; SILVA, Silvanda de Melo ; V, Víctor Hugo Alvarez ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; SILVA, Gilson Batista da ; LACERDA, J. T. . Qualidade pós colheita de abacaxi cv. Pérola, em função da adubação NPK nas microrregiões de Santa Rita e de Sapé, estado da Paraíba. In: VI Simpósio Internacional do Abacaxi, 2007, João Pessoa. Anais do VI Simpósio Internacional do Abacaxi, 2007. v. único. p. 198-199.

  • SANTOS, Adriana Ferreira dos ; SILVA, Silvanda de Melo ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, A. P. da ; RODRIGUES, Alessandra Alves ; OLIVEIRA, Eliazar Felipe de ; VILAR, L. C. ; MASCENA, J. ; LACERDA, J. T. . Desenvolvimento e fisiologia da maturação de abacaxi 'Imperial'. In: VI Simpósio Internacional do Abacaxi, 2007, João Pessoa. Anais do VI Simpósio Internacional do Abacaxi, 2007. v. único. p. 270-271.

  • RODRIGUES, Alessandra Alves ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, Silvanda de Melo ; SILVA, A. P. da ; LACERDA, J. T. ; VILAR, L. C. . Teores de micronutrientes em abacaxizeiros 'Pérola' e 'Smooth Cayenne' no Estado da Paraíba. In: VI Simpósio Internacional do Abacaxi, 2007, João Pessoa. Anais do VI Simpósio Internacional do Abacaxi, 2007. v. único. p. 194-195.

  • RODRIGUES, Alessandra Alves ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, Silvanda de Melo ; SILVA, A. P. da ; PEREIRA, Walter Esfraim ; SOUZA, Adasilon Pereira de ; MASCENA, J. . Correlações canônicas entre variáveis de crescimento e teores de nutrientes na cultura do abacaxizeiro. In: VI Simpósio Internacional do Abacaxi, 2007, João Pessoa. Anais do VI Simpósio Internacional do Abacaxi, 2007. v. único. p. 196-197.

  • LIMA, L.P.F. ; SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de . Limitações na fertilidade dos solos cultivados com abacaxi nas microrregiões de Sapé e do Litoral Paraibano. In: XV ENIC - Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2007, Areia. Anais do XV Encontro de Iniciação Científica da UFPB. João Pessoa: Universitária, 2007.

  • NASCIMENTO, J.A.M ; SANTOS, Djail ; SILVA, A. P. da ; SILVA, G.F. ; SOUZA, J.M. ; LIMA, L.P.F. . Produção e teores foliares de fósforo em alface adubada com fosfato natural, farinha de rocha e composto orgânico. In: XV ENIC - Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2007, Areia. Anais do XV Encontro de Iniciação Científica da UFPB. João Pessoa: Editora da UFPB, 2007.

  • SILVA, A. P. da ; MORAIS, Jefferson F ; SANTOS, Djail ; SILVA, Vicente Félix da ; LEITE, A. L. . Efeito de fosfato natural e de farinha de rocha para a produção orgânica de alface. In: II Congresso Brasileiro de Agricultura Orgânica: Dos produtos orgânicos aos Sistemas Agroecológicos, 2006, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Brasileiro de Agricultura Orgânica: Dos produtos orgânicos aos Sistemas Agroecológicos, 2006.

  • MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, A. P. da ; V, Víctor Hugo Alvarez ; SOUZA, Adailson Pereira de ; NEVES, Júlio César Lima ; NOVAIS, Roberto Ferreira de . FERTCALC-Abacaxi: Uma nova abordagem para recomendação de fertilizantes e corretivos na cultura do abacaxizeiro. In: XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006, Cabo Frio-RJ. Palestras e Resumos do XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006. v. 1. p. 543-543.

  • RODRIGUES, Alessandra Alves ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, Silvanda de Melo ; PEREIRA, Walter Esfraim ; SILVA, A. P. da ; MOURA, Fabiano Tavares de ; SOUZA, Adailson Pereira de . Desenvolvimento e teores foliares de nutrientes dos cultivares de abacaxi Pérola e Smooth Cayenne no Estado da Paraíba. In: XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006, Cabo Frio-RJ. Palestras e Resumos do XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006. v. 1. p. 203-203.

  • RODRIGUES, Alessandra Alves ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, Silvanda de Melo ; PEREIRA, Walter Esfraim ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Adriana Ferreira dos ; OLIVEIRA, Eliazar Felipe de . Crescimento vegetativo e estado nutricional de plantas de abacaxizeiro cultivar Imperial. In: XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006, Cabo Frio-RJ. Palestras e Resumos do XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006. v. 1. p. 277-277.

  • RODRIGUES, Alessandra Alves ; MENDONÇA, Rejane Maria Nunes ; SILVA, Silvanda de Melo ; SANTOS, Adriana Ferreira dos ; MOURA, Fabiano Tavares de ; SILVA, A. P. da ; PEREIRA, Walter Esfraim ; SOUZA, Adailson Pereira de . Biomassa de folhas de abacaxi cultivado nas condições edafoclimáticas do Estado da Paraíba, Brasil. In: 51 Reunion Anual Sociedad Interamericana de Horticultura Tropical, 2005, Santo Domingo. Proceedings of the 51 Reunion Anual Sociedad Interamericana de Horticultura Tropical, 2005.

  • DINIZ NETO, M. A. ; SANTOS, João Batista dos ; CAVALCANTE, L. F. ; SANTOS, Clodoaldo Júnior Oliveira ; SILVA, A. P. da . Desenvolvimento vegetativo do maracujazeiro amarelo em função das relações nitrogênio:potássio e cálcio:magnésio aplicadas ao solo. In: IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 2001, João Pessoa. IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB - Resumos, 2001. v. 2.

  • PAIVA, A. P. Q. C. ; TEOTIA, H. S. ; COSTA FILHO, J. F. ; SILVA, A. P. da ; VELOSO JUNIOR, J. F. ; BENVINDA, J. M. S. . Classificação das associações dos solos da microrregião geográfica de Patos-PB, através de sensoriamento remoto e geoprocessamento. In: IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 2001, João Pessoa. IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB - Resumos, 2001. v. 2.

  • SANTOS, João Batista dos ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, Clodoaldo Júnior Oliveira ; PINTO JUNIOR, G. L. ; PAIVA, A. P. Q. C. ; CAVALCANTE, L. F. . Crescimento vegetativo do quiabeiro em função da salinidade do solo via água de irrigação. In: VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 2000, João Pessoa. VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 2000. v. 2.

  • PAIVA, A. P. Q. C. ; SILVA, A. P. da ; OLIVEIRA, F. A. ; DANTAS, José Pires . Efeito da utilização de composto orgãnico, vermicomposto e adubação verde em comparação com fertilizantes minerais sobre o rendimento e valor comercial de batata (Solanum tuberosum L.). In: VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 2000, João Pessoa. VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB - Resumos, 2000. v. 2.

  • SILVA, A. P. da ; SILVA, Vicente Félix da ; DANTAS, José Pires ; CUNHA, A. O. ; SILVEIRA, R. R. . Manejo de Fertilizantes Minerais e Orgânicos na Cultura da Batata. In: 39 Congresso Brasileiro de Olericultura, 1999, Tubarão -SC. Resumos - 39 Congresso Brasileiro de Olericultura, 1999. v. único.

  • SILVA, A. P. da ; SILVA, Vicente Félix da ; DANTAS, José Pires ; CUNHA, A. O. ; SILVEIRA, R. R. ; OLIVEIRA, M. E. . Extração e Exportação de Micronutrientes pela cultura da Batata (Solanum tuberosum L.) na Microrregião de Esperança-PB. In: 39 Congresso Brasileiro de Olericultura, 1999, Tubarão - SC. Resumo - 39 Congresso Braasileiro de Olericultura, 1999. v. único.

  • OLIVEIRA, M. E. ; SILVA, A. P. da ; SILVA, Vicente Félix da . Uso de vermicompostos obtidos em diferentes fontes de matéria orgânica na cultura da alface. In: 39 Congresso Brasileiro de Olericultura, 1999, Tubarão - SC. Resumos - 39 Congresso Brasileiro de Olericultura, 1999. v. único.

  • SILVA, A. P. da ; SILVA, Vicente Félix da ; DANTAS, José Pires ; CUNHA, A. O. ; SILVEIRA, R. R. . Manejo de fertilizantes minerais e orgânicos na cultura da batata (Solanum tuberosum L.). In: VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1999, João Pessoa. VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1999. v. 2. p. 73-73.

  • CUNHA, A. O. ; SOUSA, A. S. ; SILVA, A. P. da ; SILVEIRA, R. R. ; DANTAS, José Pires . Extração e Exportação de Macronutrientes pela Cultura da Batata (Solanum tuberosum L.). In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasília - DF. Anais - XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999.

  • SILVEIRA, R. R. ; SILVA, A. P. da ; CUNHA, A. O. ; MOREIRA, J. M. ; DANTAS, José Pires . Adubação orgânica da cultura da batata na Mesorregião do Agreste Paraibano. In: 50 Reunião Anual da SBPC, 1998, Natal. Resumos - 50 Reunião Anual da SBPC, 1998. v. único. p. 17-17.

  • SILVA, A. P. da ; CUNHA, A. O. ; SILVEIRA, R. R. ; MOREIRA, J. M. ; DANTAS, J. P. . Influência do manejo de fertilizantes minerais e orgânicos sobre a produtividdae de tubérculos comerciais de batata. In: 50 Reunião anual da SBPC, 1998, Natal - RN. Resumos - 50 Reunião Anual da SBPC, 1998. v. único. p. 17-17.

  • SILVA, A. P. da ; SILVA, Vicente Félix da ; DANTAS, José Pires ; CUNHA, A. O. ; SILVEIRA, R. R. . Extração e exportação de macronutrientes pela cultura da batata (Solanum tuberosum L.). In: VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1998, João Pessoa. VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1998. v. 2. p. 93-93.

  • SILVA, A. P. da ; SILVA, Vicente Félix da ; DANTAS, José Pires ; CUNHA, A. O. ; SILVEIRA, R. R. . Manejo de fertilizantes minerais e orgânicos na cultura da batata (Solanum tuberosum L.). In: VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1998, João Pessoa. VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1998. v. 2. p. 67-67.

  • SILVA, A. P. da ; CUNHA, A. O. ; SILVEIRA, R. R. ; DANTAS, José Pires . Caracterização dos fertilizantes orgânicos utilizados pelos bataticultores do Estado da Paraíba. In: V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1997, Joâo Pessoa. V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1997. v. 3. p. 92-92.

  • CUNHA, A. O. ; SILVEIRA, R. R. ; SILVA, A. P. da ; MOREIRA, J. M. ; ARAUJO, A. P. ; DANTAS, José Pires . Estudo de alternativas para o sistema de produção da batata (Solanum tuberosum L.) na Mesorregião do Agreste Paraibano. In: V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1997, João Pessoa. V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1997. v. 3. p. 87-87.

  • SILVEIRA, R. R. ; CUNHA, A. O. ; SILVEIRA, K. R. ; SILVA, A. P. da ; MOREIRA, J. M. ; DANTAS, José Pires . Uso de Crotalária juncea como fonte de nutrientes na cultura da batata (Solanum tuberosum L.) na microrregião de Esperança-PB. In: V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1997, João Pessoa. V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB, 1997. v. 2. p. 88-88.

  • SILVA, A. P. da . Sistema Nacional de Pós-Graduação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. P. da . Potencial dos solos em sequestrar Carbono. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. P. da ; SILVEIRA, J. P. A. ; SANTOS, Djail ; FRAGA, V. S. ; SILVA, E. ; LIMA, L.P.F. ; SOUZA, J.M. ; NASCIMENTO, J.A.M . Respiração edáfica após aplicação de biofertilizantes em cultivo orgânico de milho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. P. da . Modelagem da adubação potássica para a cv. Pérola usando o Fertcalc®Abacaxi. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. P. da . Qualidade pós-colheita de abacaxi cv. Pérola, em função da adubação NPK nas microrregiões de Santa Rita e de Sapé, Estado da Paraíba. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. P. da ; MORAIS, Jefferson F ; SANTOS, Djail ; LEITE, A. L. . Efeito de fosfato natural e de farinha de rochas para a produção orgânica de alface. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. P. da . Fertilidade do solo, adubação e nutrição mineral do abacaxizeiro no Estado da Paraíba. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. P. da . Sistema de recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxizeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. P. da . Sistema de recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxizeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. P. da . Princípios, Perspectivas e Potencialidades da Agricultura Orgânica e Agroecológica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. P. da . Princípios, Perspectivas e Potencialidades dos Sistemas de Produção Agroecológica e Orgânica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Djail ; SILVA, A. ; FERREIRA, F. M. B. ; SILVA, A. P. da ; SOUZA, Adailson Pereira de . Nutrição Mineral e Adubação do Urucuzeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, A. P. da ; SILVA, Silvanda de Melo ; SOUZA, Adailson Pereira de . Fertilidade do solo, adubação e nutrição mineral da cultura do abacaxi no Estado da Paraíba. 2005.

SILVA, A. P. da . Mineralização de N após incorporação de adubos orgânicos em um Neossolo Regolítico cultivado com milho. 2005.

SILVA, A. P. da ; V, Víctor Hugo Alvarez ; NEVES, Júlio César Lima ; NOVAIS, Roberto Ferreira de ; SOUZA, Adailson Pereira de ; DANTAS, José Pires . Recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxi no Estado da Paraíba por meio de modelagem. 2005.

SILVA, A. P. da ; V, Víctor Hugo Alvarez ; NEVES, Júlio César Lima ; NOVAIS, Roberto Ferreira de . Calibração, Validação e análsie econômica do Sistema FERTCALC para as cultura do abacaxi. 2003.

SILVA, A. P. da ; V, Víctor Hugo Alavarez ; NEVES, Júlio César Lima ; NOVAIS, Roberto Ferreira de ; SOUZA, Adailson Pereira de ; DANTAS, José Pires . Recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxi no Estado da Paraíba por meio de modelagem. 2002.

SILVA, A. P. da . Adubação e Nutrição Mineral do Abacaxizeiro: Tecnologias e Inovações Tecnológicas. 2011. (Palestra).

SILVA, A. P. da . Divulgação científica na Graduação. 2011. (Palestra).

SILVA, A. P. da . O conhecimento na era digital. 2011. (Palestra).

SILVA, A. P. da . Manejo de Bacias Hidrográficas: parâmteros físicos e geológicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, A. P. da . Metodologia Científica e formas de apresentação de trabalhos científicos. 2010. (Palestra).

SILVA, A. P. da . Sequestro de carbono: a importância do compartimento pedológico. 2010. (Palestra).

SILVA, A. P. da . Nutrição mineral do abacaxizeiro em sistemas orgânicos. 2010. (Palestra).

SILVA, A. P. da ; OLIVEIRA, E. M. . Sistema Mandala de Produção. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. P. da ; SANTOS, Djail . Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias de Produção Agroecológica para a Agricultura Familiar: Proposta de Consolidação da Linha de Pesquisa em Agricultura Sustentável do PPG em Manejo de Solo e Água da UFPB. 2009. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. P. da . Manejo ecológico do solo. 2009. (Palestra).

SILVA, A. P. da . Nutrição mineral do abacaxizeiro. 2009. (Palestra).

SILVA, A. P. da . Taxa de decomposição e de liberação de nutrientes de resíduos orgânicos em sistema de produção de manga orgânica no semiárido da Paraíba. 2009. (Palestra).

SILVA, A. P. da . Manejo e uso sustentável do solo em sistemas agroecológicos e orgânico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. P. da . Produção de mudas agroflorestais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. P. da . Manejo e fertilidade de solo em sistemas de produção orgânicos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. P. da . Princípios, perspectivas e potencialidades da agricultura orgânica e agroecológica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOVAIS, Roberto Ferreira de ; V, Víctor Hugo Alavarez ; SILVA, A. P. da . Revista Brasileira de Ciência do Solo. 2003. (Editoração/Coletânea).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    RESPOSTAS DA BANANEIRA ?PACOVAN? ÀS DOSES DE NPK E MICRONUTRIENTES SOB IRRIGAÇÃO NAS VÁRZEAS DE SOUSA-PB, Descrição: Apesar da importância sócio-econômica da cultura da banana para o Estado da Paraíba informações sobre adubação e nutrição mineral da bananeira nas principais regiões produtoras, inclusive nas áreas de projetos de irrigação recém-instaladas, são pouco freqüentes na literatura. Em razão disso, verifica-se na maioria dos casos, carência de critérios técnicos na definição das doses de nutrientes, as quais são estabelecidas a partir da adaptação de informações geradas em outros locais, e se baseiam no uso de fórmulas químicas comerciais sem a utilização de análises de solo e de planta. Assim, considerando a importância da adubação e nutrição mineral na bananicultura este projeto tem por objetivos avaliar os efeitos da aplicação de N, P, K e micronutrientes sobre o crescimento vegetativo, estado nutricional, produção e qualidade de frutos da bananeira ?Pacovan?, em solos das Várzeas de Sousa, estado da Paraíba. Para isso será instalado e conduzido durante três anos consecutivos para avaliação nas plantas (mãe, filha e neta), um ensaio de adubação sob condições de irrigação. O delineamento experimental adotado será o de blocos casualizados, com três repetições. Os tratamentos serão arranjados numa matriz experimental mista, Plan Puebla III modificada com baconiana e originaram-se da combinação dos níveis de N (40; 240; 400; 560 e 760 kg/ha), P2O5 (10; 60; 100; 140 e 190 kg/ha) e K (60; 360; 600; 840 e 1140 kg/ha) acrescidos de dois tratamentos adicionais referentes a combinação da dose de referência para os fatores N, P e K (400; 100 e 600 kg/ha de N, P2O5, e K, respectivamente) e a variação da dose de micronutrientes (DRMi) recomendada para a cultura. Serão avaliados, em cada ciclo, os efeitos dos tratamentos nos aspectos vegetativos e fisiológicos (concentração interna de CO2, condutância estomática, taxa transpiratória e fotossíntese líquida); nutricionais (teores de macro e micronutrientes na emissão da inflorescência); de rendimento (produção total, número de pencas, número frutos por penca, peso do fruto); qualidade dos frutos (peso, comprimento, diâmetro, pH, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e relação SS/AT); e atributos químicos (pH, teores de matéria orgânica, bases trocáveis, P e micronutrientes) e de salinidade do solo (CE e PST) após a colheita nas camadas de 0-20; 20-40 e 40-60 cm. Com base nesses dados e informações serão estimados os valores de taxa de recuperação de nutrientes (NPK) pela planta; níveis críticos foliares de N,P e K; níveis críticos de P e K no solo e doses de máxima eficiência física, econômica e de qualidade para N, P e K. Espera-se com a execução deste projeto: a) contribuir para o estabelecimento de recomendações de fertilizantes mais embasadas cientificamente e condizentes com as exigências nutricionais da cultura nesses solos; b) contribuir para a estruturação das recomendações de fertilizantes e corretivos para a cultura da banana no Estado da Paraíba; c) gerar dados e informações que possam ser aproveitados no aperfeiçoamento de Sistemas de Recomendação de Adubação; d) contribuir para elevar a produtividade, a qualidade e a rentabilidade da bananicultura nas condições edafoclimáticas das Várzeas de Sousa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Lorival Ferreira Cavalcante - Coordenador / Alessandra Alves Rodrigues - Integrante / Josinaldo Lopes Araújo - Integrante / Railene Hérica Carlos Rocha - Integrante / Marcos Eric Barbosa Brito - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Desenvolvimento de tecnologias para a produção de banana e goiaba na agricultura familiar no semiárido paraibano, Descrição: A produção de fruteira sorgânicas, em áreas de agricultura familiar, consiste numa alternativa viável e de relevância sócio-econômicapara o setor primário e agroindustrialdo Agropolo do Alto Piranhas, região semiárida da Paraíba. Contudo, a expansão e o fortalecimento da atividade demanda desenvolvimento de pesquisas e difusãode tecnologias voltadas para o estabelecimento de sistemas de produção mais sustentáveis. Nesse sentido esse projeto tem por objetivo geral: desenvolver tecnologias e difundir informações de pesquisa, com ênfase no manejo agroecológico do solo e na qualidade pós-colheita, voltadas para a produção de banana e goiaba orgânica, em unidades de produção familiar do Agropolo do Alto Piranhas, visando assegurar a auto-suficiência e, ou, ampliar a geração de renda das mesmas. O projeto consiste de duas atividades de pesquisa, estrategicamente relacionadas entre si, e denominadas de sub-projetos: a) desempenho de materiais orgânicos nas culturas da banana e da goiaba em unidades de produção familiar do Agropolo do Alto Piranhas, semiárido da Paraíba; b) qualidade, fisiologia e conservação pós-colheita de frutas orgânicas (banana e goiaba), produzidas em unidades de produção familiar do Agropolo do Alto Piranhas, semiárido da Paraíba. Como objetivos específicos citam-se: a) avaliar o desempenho de diferentes estratégias de manejo da matéria orgânica (fontes e proporções dos materiais) sobre os aspectos nutricionais e produtivos das culturas da banana e da goiaba produzidas de forma orgânica, em unidades de produção familiar do Agropolo do Alto Piranhas; b) avaliar as alterações promovidas pelas diferentes estratégias de manejo da matéria orgânica sobre os atributos e indicadores de qualidade do solo; c) avaliar a fisiologia, a conservação e a qualidade pós-colheita de banana e goiaba orgânica produzida na agricultura familiar do Agropolo do Alto Piranhas e; d) desenvolver tecnologias de processamento e aproveitamento de matéria-prima para àquelas frutas. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Coordenador / Adriana Ferreira dos Santos - Integrante / Adriana Silva LIma - Integrante / Josinaldo Lopes Araújo - Integrante / Railene Hérica Carlos Rocha - Integrante / Maíra Felinto Lopes - Integrante., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2013 - 2014

    Diagnose nutricional de abacaxizeiros ?Pérola? em função da aplicação de N, P, K, S, calagem e micronutrientes, Descrição: Considerando a importância da adubação e nutrição mineral da cultura na produção, na qualidade dos frutos e no retorno econômico da cultura este projeto tem por objetivo avaliar o efeito da aplicação de N, P, K, S, calagem e micronutrientes sobre o estado nutricional do abacaxizeiro ?Pérola?, em termos de macronutrientes, em solos de Tabuleiros Costeiros do estado da Paraíba. Espera-se com a execução deste projeto ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre os aspectos nutricionais do abacaxizeiro ?Pérola? cultivado em solos de Tabuleiros Costeiros paraibanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Coordenador / Fernando Sarmento de Oliveira - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2012 - 2017

    Aumento da competitividade da abacaxicultura paraibana pela introdução de cultivares, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rejane Maria Nunes Mendonça em 03/09/2012., Descrição: Este projeto tem por objetivo avaliar o desempenho de cultivares tradicionais e recém introduzidas de abacaxizeiros quanto aos aspectos vegetativos, nutricionais, produtivos e de qualidade. Serão conduzidos ensaios de campo com as cultivares Pérola, Vitória e Imperial, nas condições edafoclimáticas de Santa Rita e Itapororoca.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Coordenador / Silvanda de Melo Silva - Integrante / Leôncio da Costa Vilar - Integrante / José Teotônio de Lacerda - Integrante., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2013

    Alterações nos atributos químicos do solo em pomar de mangueiras ?Tommy Atkins? adubado com diferentes materiais orgânicos, Descrição: Considerando a perspectiva de expansão da mangicultura nos Perímetros Irrigados do semiárido Paraibano e a escassez de informações sobre as alterações promovidas pela aplicação contínua de materiais orgânicos nos atributos químicos do solo, tornam-se necessários trabalhos dessa natureza, visando subsidiar o manejo adequado e sustentável dos referidos materiais no sistema de produção local. Este projeto, em seu terceiro ano de execução, tem por objetivo geral avaliar as alterações nos atributos químicos do solo (complexo sortivo, teores e estoques de C e N) em pomar de mangueiras ?Tommy Atkins?, promovidas pela aplicação de diferentes materiais orgânicos (estercos e composto orgânico), nas condições edafoclimáticas do semiárido paraibano. O experimento será conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, contendo oito tratamentos e cinco repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Os tratamentos correspondem a seis fertilizantes orgânicos [esterco de aves (EA); esterco de bovinos (EB); esterco de caprinos (EC); esterco de suínos (ES); cama de frango (CF) e composto orgânico (CO)], adubação sintética (NPK) e uma testemunha absoluta (sem adubação). Durante a execução do projeto serão determinadas as seguintes variáveis: a) caracterização física e química dos materiais orgânicos (umidade, teores de C orgânico total; teores de N total; teores de macro e micronutrientes; teores de lignina, polifenóis e celulose); b) valores de pH em CaCl2 (1:2,5); teores de P disponível, Al3+ e bases (Ca2+, Mg2+, Na+ e K+) trocáveis; acidez potencial (H + Al); soma de bases, CTC efetiva, CTC total e saturação por bases, nas camadas de 0-20; 20-40 e 40-60 cm; c) teores e estoques de C e N total nas referidas camadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Avaliação do estado nutricional de mangueiras ?Tommy Atkins?, adubadas com diferentes materiais orgânicos., Descrição: Considerando a perspectiva de expansão da mangicultura nos Perímetros Irrigados do semiárido Paraibano e a escassez de informações sobre o comportamento de materiais orgânicos e seus reflexos no estado nutricional das plantas, tornam-se necessários trabalhos dessa natureza, visando subsidiar o manejo nutricional adequado dessa fruteira na região. Este projeto, em seu terceiro ano de execução, tem por objetivo geral avaliar o estado nutricional (teores e relações nutricionais) de mangueiras ?Tommy Atkins?, adubadas com diferentes materiais orgânicos (estercos e composto orgânico), nas condições edafoclimáticas do semiárido paraibano. O experimento será conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, contendo oito tratamentos e cinco repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Os tratamentos correspondem a seis fertilizantes orgânicos [esterco de aves (EA); esterco de bovinos (EB); esterco de caprinos (EC); esterco de suínos (ES); cama de frango (CF) e composto orgânico (CO)], adubação sintética (NPK) e uma testemunha absoluta (sem adubação). Durante a execução do projeto serão determinadas as seguintes variáveis: a) caracterização física e química dos materiais orgânicos (umidade, teores de C orgânico total; teores de N total; teores de macro e micronutrientes; teores de lignina, polifenóis e celulose); b) teores foliares de N, P, K, Ca, Mg e S na época de indução floral; c) relações foliares entre os teores de macronutrientes determinados na amostragem realizada na época de indução floral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Respostas de abacaxizeiros ?Pérola? e ?Vitória? a doses de NPKS, calagem e micronutrientes em solos de tabuleiros costeiros da Paraíba., Descrição: Este projeto tem por objetivos avaliar os efeitos da aplicação de N, P, K, S, calagem e micronutrientes sobre o crescimento vegetativo, estado nutricional, produção e qualidade de frutos das cultivares de abacaxizeiros ?Pérola? e ?Vitória?, em solos de Tabuleiros Costeiros do estado da Paraíba. Para isso serão conduzidos dois ensaios de adubação, um para cada cultivar (?Perola? e ´Vitória?). Em ambos os ensaios será adotado o delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições. Os tratamentos serão arranjados numa matriz experimental mista, Plan Puebla III modificada com baconiana e originaram-se da combinação dos níveis de N (25; 150; 250; 350 e 475 kg/ha), P2O5 (8; 48; 80; 112; e 152 kg/ha), K (30; 180; 300; 420; 540 kg/ha) e S (3; 18; 30; 42 e 57 kg/ha) acrescidos de quatro tratamentos adicionais referentes a combinação da dose de referência para os fatores N, P, K e S (250, 80, 300 e 30 kg/ha de N, P2O5, K e S, respectivamente) e a variação da necessidade de calagem (NC) revelada pela análise de solo e da dose de micronutrientes (DR) adotada nas condições locais. Serão avaliados os efeitos dos tratamentos nos aspectos vegetativos (peso da folha ?D? na indução floral); nutricionais (teores de macro e micronutrientes na indução floral); produção; qualidade dos frutos (peso médio, comprimento, diâmetro mediano, basal e apical dos frutos, comprimento e peso da coroa, peso da casca, peso e diâmetro do talo, pH, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e relação SS/AT); e atributos químicos do solo (pH, teores de matéria orgânica, bases trocáveis, P, Al3+, S e micronutrientes após a colheita na camada de 0-20 cm). Com base nesses dados e informações serão estimados os valores de índice de colheita (IC); coeficiente de utilização biológica (CUB); taxa de recuperação de nutrientes (NPKS) pela planta; níveis críticos foliares de N,P,K e S; níveis críticos de P, K e S no solo e doses de máxima eficiência física, econômica e de qualidade para N, P, K. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Coordenador / Júlio César Lima Neves - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Integrante / Adriana Ferreira dos Santos - Integrante / Leôncio da Costa Vilar - Integrante / Josinaldo Lopes Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2010 - 2012

    Desempenho de Fertilizantes orgânicos no cultivo de mangueiras ?Tommy Atkins?, no Semiárido da Paraíba, Descrição: Este projeto tem por objetivo geral avaliar o desempenho de diferentes fertilizantes orgânicos (estercos e composto orgânico) no cultivo de mangueiras ?Tommy Atkins? no semiárido paraibano, visando oferecer subsídios para o manejo adequado destes insumos no sistema de produção da cultura na região. O experimento será conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, contendo oito tratamentos e cinco repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Os tratamentos correspondem a seis fertilizantes orgânicos [esterco de aves (EA); esterco de bovinos (EB); esterco de caprinos (EC); esterco de suínos (ES); cama de frango (CF) e composto orgânico (CO)], adubação sintética (NPK) e uma testemunha absoluta (sem adubação). Durante a execução do projeto serão determinadas as seguintes variáveis: a) caracterização física e química dos fertilizantes orgânicos (umidade, teores de C orgânico total e mineralizável; teores de N total, N orgânico e mineral; teores de macronutrientes; teores de lignina, polifenóis e celulose); b) teores foliares de N, P e K na época de indução floral; c) componentes de produção (número de frutos/planta, produção/planta e produtividade) e qualidade dos frutos (massa, comprimento, diâmetro, pH, sólidos solúveis acidez titulável e relação SS/AT); d) atributos químicos do solo (pH, teores de matéria orgânica, P, K, Ca, Mg, Al, CTC, SB e V %) após a colheita, na profundidade de 0-20 cm; e) viabilidade econômica dos tratamentos, com base na relação benefício/custo (B/C).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Coordenador / Josinaldo Lopes Araújo - Integrante / Silvia Raphaele Morais Chaves - Integrante / Everaldo Mariano Gomes - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Taxa de decomposição e de liberação de nutrientes de resíduos orgânicos em sistema de produção de manga orgânica no semiárido da Paraíba, Descrição: Este projeto faz parte de uma ação multidisciplinar e interinstitucional mais abrangente, envolvendo a Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Pombal-PB, a Universidade Federal da Paraíba, Campus de Areia-PB e a Escola Agrotécnica Federal de Sousa-PB, a qual tem por objetivo geral avaliar a taxa de decomposição e de liberação de nutrientes de diferentes fontes de materiais orgânicos no sistema de produção de manga ?Tommy Atkins?, no semi-árido paraibano. O projeto consiste na realização de experimentos de campo, em pomar conduzido sob bases agroecológicas/orgânicas de manga da cultivar ?Tommy Atkins?, nos quais serão avaliados, em delineamento experimental de blocos casualizados, em três repetições, os seguintes tratamentos: seis materiais orgânicos [esterco de aves (EA); esterco de bovinos (EB); esterco de caprinos (EC); esterco de suínos (ES); cama de frango (CF) e composto orgânico (CO)], mais um tratamento com adubação mineral NPK e uma testemunha absoluta (sem adubação). As ações previstas para realização durante a execução do projeto constam de: a) caracterização química, física e avaliação das taxas de decomposição e de liberação de nutrientes dos materiais orgânicos; b) quantificação das alterações promovidas pelos materiais orgânicos nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Espera-se com a execução deste projeto alcançar as seguintes metas: a) definir as taxas de decomposição e de liberação de nutrientes de diferentes materiais orgânicos, passíveis de serem utilizados no sistema de produção de manga, visando permitir a utilização mais racional e criteriosa desses insumos; b) contribuir para o estabelecimento de recomendações de materiais orgânicos mais embasados cientificamente e condizentes com a realidade e necessidade local.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Coordenador / Silvia Raphaele Morais Chaves - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Diagnóstico e estratégias de recuperação de áraes degradadas pela exploração de madeira para lenha no semi-árido da Paraíba, Descrição: A extração de madeira para uso como lenha em domicílios, indústrias do setor de cerâmica e de panificação bem como para uso para produção de carvão vegetal na região semi-árida da Paraíba, tem gerado extensas áreas de solo descoberto que estão em processo de desertificação. Este projeto tem por objetivos diagnosticar os níveis de degradação ambiental dessas áreas, com base nos atributos físicos, quimícos e biológicos do solo, bem como avaliar o potencial de espécies arbóreas nativas da Caatinga associada a técnica de inoculação com microorganismos simbiontes para revegetação destas áreas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Adriana Silva LIma - Coordenador / Alan Cauê de Holanda - Integrante / Josinaldo Lopes Araújo - Integrante / KIlson Lopes Pinheiro - Integrante / Manoel Moisés F. de Queiroz - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Validação do Sistema Fertcalc Para Adubação Potássica das Culturas do Abacaxizeiro e da Bananeira na Paraíba, Descrição: Na maioria dos Estados produtores as recomendações de adubação para o abacaxizeiro e a bananeira são baseadas nas tabelas de adubação, e, ou, no conhecimento acumulado de estudiosos dessas culturas. Apesar da importância das tabelas verifica-se que na maioria delas não há padronização e em alguns casos omissão quanto aos efeitos da produtividade, do cultivar e da densidade de plantio nas doses a serem recomendadas. Assim, considerando a importância sócio-econômica das culturas do abacaxizeiro e da bananeira para o Estado da Paraíba, a importância da nutrição potássica na produtividade e nos atributos de qualidade dos frutos e, principalmente, a possibilidade de se dispor de alternativas para estabelecer recomendações de fertilizantes mais criteriosas para as culturas, o presente projeto objetiva avaliar o desempenho do Sistema FERTCALC para recomendações de fertilizantes e corretivos para as culturas do abacaxi e da bananeira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Adailson Pereira de Souza - Integrante / Fábio Henrique Tavares de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2008

    Produção integrada de abacaxi no Estado da Paraíba, Descrição: O Estado da Paraíba é, atualmente, o maior produtor de abacaxi do Brasil. Os frutos produzidos na Paraíba são reconhecidamente de alta qualidade organoléptica, sendo comercializados no mercado interno. Infelizmente, devido a problemas de adequação do fruto paraibano a padrões mais exigentes de consumidores, pouca do abacaixi paraibano é exportado. Atualmente, a produção integrada de frutas vem sendo utilizada em vários países do mundo, sendo que a maioria é da Comunidade Economica Européia. A demanda desta comunidade, com relação a maçãs, pêras, p~essegos e nectarinas, apresenta uma pequena evolução, que está mais realcionada com o incremento da população do que com o próprio hábito de consumo. Na Europa e no mundo, o conjunto dessas frutas tem apresentado um aumento constante de sua produção, o que junto à globalização dos mercados e a uma demanda estável, tem repercutido de forma negativa nos preços. As as quastões de exigência de qualidade da fruta apresenta uma dualidade de interesses: do consumidor e da cadeia produtiva-comercial. O consumidor está cada vez mais preocupado com a saúde, o que implica em adotar métodos de consumo adequados. Cada vez mais, há uma quantidade maior de produtos no mercado e, sendo estável o consumo, tal fato gera uma queda de preços. Para evitar este efeito, a única saída para se conseguir um preço melhor é ter distinção qualitativa. O processo de implementação de um sistema de Produção Integrada para o abacaxi do Estado da Paraíba tem como pré-requisito a sua regulamentação, onde são estabelecidas as normas e critérios a serem adotados, bem como definidas as instituições responsáveis pela fiscalização do processo e emissão do certificado de qualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Alessandra Alves Rodrigues - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador / Eliazar Felipe de Oliveira - Integrante / Leôncio Vilar da Costa - Integrante / Getúlio Augusto PInto da Cunha - Integrante / Domingos H. R. Reinhardt - Integrante / Jamir Mascena - Integrante / José Teotônio de Lacerda - Integrante., Financiador(es): Projeto de Apoio Ao Desenvolvimento de Tecnologia Agropecuária Para o Brasi - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Bnb - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba - Cooperação / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de João Pessoa - Cooperação / Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2008

    Projeto PRODOC Proposta de Consolidação da Linha de Pesquisa em Agricultura Sustentável do PPG em Manejo de Solo e Água da UFPB, Descrição: Apesar do crescimento da agricultura orgânica nos últimos anos, as informações apontando o nível de adesão dos agricultores familiares à proposta agroecológica são bastante superficiais e incompletas no Estado da Paraíba. A dúvida reside nas dificuldades de ordem financeira e técnica que os agricultores familiares encontram na conversão para a agricultura orgânica, tendo em vista o desconhecimento do mercado, a apropriação de normas, princípios e técnicas, e os custos de implantação e de certificação da produção orgânica, que são temas previstos neste Projeto visando a consolidação da área de concentração em Agricultura Sustentável. Este projeto tem como objetivo, propiciar a consolidação da linha de pesquisa Agricultura Sustentável bem como a articulação desta com as outras linhas de pesquisa através da otimização dos recursos disponíveis na realização de pesquisas de relevância e da formação de recursos humanos de elevada competência tendo como resultado a melhoria do desempenho global do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água da UFPB... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2005 - 2007

    Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias de Produção Agroecológica para a Agricultura Familiar e Cooperada na Região do Agreste Paraibano, Descrição: O cultivo convencional de hortaliças é uma atividade que provoca impacto ambiental elevado nos solos cultivados e nos mananciais de água. Nesse sentido, o cultivo orgânico de hortaliças permite a sustentabilidade (social, ambiental e econômica) da atividade, ao mesmo tempo que assegura ao consumidor a qualidade do produto. Este projeto visa avaliar os fatores que determinam a eficiência de adubos naturais de produção artesanal desenvolvidos em outras regiões do país e adotados/adaptados por produtores agroecológicos da região e validar e difundir tecnologias já existentes e de eficiência comprovada entre os produtores; b) realizar estudos de recuperação da fertilidade e mineralização do solo visando o aumento de sua capacidade de fornecimento de fósforo com fontes alternativas de baixa solubilidade; e c) sistematizar e difundir informações de pesquisa para produtores, extensionistas, pesquisadores e estudantes, priorizando métodos e instrumentos que tornem mais ágil o processo de transferência de tecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Lorival Ferreira Cavalcante - Integrante / Djail Santos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2005

    Recomendação de fertilizantes e corretivos para a cultura do abacaxi no Estado da Paraíba por meio de modelagem, Descrição: O objetivo deste projeto consistiu em desenvolver um Sistema para Recomendação de Fertilizantes e Corretivos para a Cultura do Abacaxizeiro (FERTCALC- Abacaxi), baseado no princípio do balanço nutricional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / José Pires Dantas - Integrante / Adailson Pereira de Souza - Integrante / Víctor Hugo Alvarez V - Coordenador / Júlio César Lima Neves - Integrante / Roberto Ferreira de Novais - Integrante., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil S/A - Auxílio financeiro / Universidade Federal da Paraíba - Cooperação / Universidade Estadual da Paraíba - Cooperação / Universidade Federal de Viçosa - Bolsa / Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba - Cooperação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - 2012

    Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano, Descrição: : Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano Resumo do Projeto A pequena produção de abacaxi na Paraíba é uma realidade que vem ocorrendo ao longo do tempo, a qual é desenvolvida em regime de sequeiro e baixo nível de tecnificação agrícola. Esse segmento da produção é basicamente caracterizado por áreas de agricultura familiar e de assentamentos rurais onde a assistência técnica e utilização racional de insumos e práticas agrícolas é limitada. No entanto a abacaxicultura é reconhecidamente o segmento frutícola da Paraíba que gera emprego e renda e tem assegurado a manutenção do homem no campo em diversos municípios. No entanto, esses produtores necessitam de acesso às novas tecnologias de produção e ao manejo básicos de técnicas que assegurem a competitividade de seus produtos e a sustentabilidade da produção agrícola nas suas áreas de produção. A produção Integrada de Frutas constitui é um programa do Governo Federal que visa sobretudo inserir a fruticultura brasileira em mercados mais competitivos. A produção integrada tem inserido satisfatoriamente pequenos produtores de frutas das regiões Sul e Sudeste e pode se caracterizar numa alternativa viável no Semi - Árido da Paraíba. No Brasil, a produção de frutas orgânicas se destaca pelo seu papel como alimento, fixação de mão-de-obra no meio rural e gerador de emprego e dividas para o país. A produção orgânica é um dos seguimentos da abacaxicultura mais explorados pela pequena produção devido, sobretudo à limitação de recursos. Essa tipo de produção deve ser, no entanto, estruturada para garantir o sucesso desses emprendimentos agrícolas. A produção orgânica, por seu lado é um seguimento que tem crescido devido à exigências atuais dos consumidores em adquirir produtos saudáveis. A produção orgânica no entanto necessita de que sejam estabelecidos parâmetros de utilização de insumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2012

    Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano, Descrição: : Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano Resumo do Projeto A pequena produção de abacaxi na Paraíba é uma realidade que vem ocorrendo ao longo do tempo, a qual é desenvolvida em regime de sequeiro e baixo nível de tecnificação agrícola. Esse segmento da produção é basicamente caracterizado por áreas de agricultura familiar e de assentamentos rurais onde a assistência técnica e utilização racional de insumos e práticas agrícolas é limitada. No entanto a abacaxicultura é reconhecidamente o segmento frutícola da Paraíba que gera emprego e renda e tem assegurado a manutenção do homem no campo em diversos municípios. No entanto, esses produtores necessitam de acesso às novas tecnologias de produção e ao manejo básicos de técnicas que assegurem a competitividade de seus produtos e a sustentabilidade da produção agrícola nas suas áreas de produção. A produção Integrada de Frutas constitui é um programa do Governo Federal que visa sobretudo inserir a fruticultura brasileira em mercados mais competitivos. A produção integrada tem inserido satisfatoriamente pequenos produtores de frutas das regiões Sul e Sudeste e pode se caracterizar numa alternativa viável no Semi - Árido da Paraíba. No Brasil, a produção de frutas orgânicas se destaca pelo seu papel como alimento, fixação de mão-de-obra no meio rural e gerador de emprego e dividas para o país. A produção orgânica é um dos seguimentos da abacaxicultura mais explorados pela pequena produção devido, sobretudo à limitação de recursos. Essa tipo de produção deve ser, no entanto, estruturada para garantir o sucesso desses emprendimentos agrícolas. A produção orgânica, por seu lado é um seguimento que tem crescido devido à exigências atuais dos consumidores em adquirir produtos saudáveis. A produção orgânica no entanto necessita de que sejam estabelecidos parâmetros de utilização de insumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2012

    Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano, Descrição: : Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano Resumo do Projeto A pequena produção de abacaxi na Paraíba é uma realidade que vem ocorrendo ao longo do tempo, a qual é desenvolvida em regime de sequeiro e baixo nível de tecnificação agrícola. Esse segmento da produção é basicamente caracterizado por áreas de agricultura familiar e de assentamentos rurais onde a assistência técnica e utilização racional de insumos e práticas agrícolas é limitada. No entanto a abacaxicultura é reconhecidamente o segmento frutícola da Paraíba que gera emprego e renda e tem assegurado a manutenção do homem no campo em diversos municípios. No entanto, esses produtores necessitam de acesso às novas tecnologias de produção e ao manejo básicos de técnicas que assegurem a competitividade de seus produtos e a sustentabilidade da produção agrícola nas suas áreas de produção. A produção Integrada de Frutas constitui é um programa do Governo Federal que visa sobretudo inserir a fruticultura brasileira em mercados mais competitivos. A produção integrada tem inserido satisfatoriamente pequenos produtores de frutas das regiões Sul e Sudeste e pode se caracterizar numa alternativa viável no Semi - Árido da Paraíba. No Brasil, a produção de frutas orgânicas se destaca pelo seu papel como alimento, fixação de mão-de-obra no meio rural e gerador de emprego e dividas para o país. A produção orgânica é um dos seguimentos da abacaxicultura mais explorados pela pequena produção devido, sobretudo à limitação de recursos. Essa tipo de produção deve ser, no entanto, estruturada para garantir o sucesso desses emprendimentos agrícolas. A produção orgânica, por seu lado é um seguimento que tem crescido devido à exigências atuais dos consumidores em adquirir produtos saudáveis. A produção orgânica no entanto necessita de que sejam estabelecidos parâmetros de utilização de insumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2012

    Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano, Descrição: : Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano Resumo do Projeto A pequena produção de abacaxi na Paraíba é uma realidade que vem ocorrendo ao longo do tempo, a qual é desenvolvida em regime de sequeiro e baixo nível de tecnificação agrícola. Esse segmento da produção é basicamente caracterizado por áreas de agricultura familiar e de assentamentos rurais onde a assistência técnica e utilização racional de insumos e práticas agrícolas é limitada. No entanto a abacaxicultura é reconhecidamente o segmento frutícola da Paraíba que gera emprego e renda e tem assegurado a manutenção do homem no campo em diversos municípios. No entanto, esses produtores necessitam de acesso às novas tecnologias de produção e ao manejo básicos de técnicas que assegurem a competitividade de seus produtos e a sustentabilidade da produção agrícola nas suas áreas de produção. A produção Integrada de Frutas constitui é um programa do Governo Federal que visa sobretudo inserir a fruticultura brasileira em mercados mais competitivos. A produção integrada tem inserido satisfatoriamente pequenos produtores de frutas das regiões Sul e Sudeste e pode se caracterizar numa alternativa viável no Semi - Árido da Paraíba. No Brasil, a produção de frutas orgânicas se destaca pelo seu papel como alimento, fixação de mão-de-obra no meio rural e gerador de emprego e dividas para o país. A produção orgânica é um dos seguimentos da abacaxicultura mais explorados pela pequena produção devido, sobretudo à limitação de recursos. Essa tipo de produção deve ser, no entanto, estruturada para garantir o sucesso desses emprendimentos agrícolas. A produção orgânica, por seu lado é um seguimento que tem crescido devido à exigências atuais dos consumidores em adquirir produtos saudáveis. A produção orgânica no entanto necessita de que sejam estabelecidos parâmetros de utilização de insumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2012

    Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano, Descrição: : Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano Resumo do Projeto A pequena produção de abacaxi na Paraíba é uma realidade que vem ocorrendo ao longo do tempo, a qual é desenvolvida em regime de sequeiro e baixo nível de tecnificação agrícola. Esse segmento da produção é basicamente caracterizado por áreas de agricultura familiar e de assentamentos rurais onde a assistência técnica e utilização racional de insumos e práticas agrícolas é limitada. No entanto a abacaxicultura é reconhecidamente o segmento frutícola da Paraíba que gera emprego e renda e tem assegurado a manutenção do homem no campo em diversos municípios. No entanto, esses produtores necessitam de acesso às novas tecnologias de produção e ao manejo básicos de técnicas que assegurem a competitividade de seus produtos e a sustentabilidade da produção agrícola nas suas áreas de produção. A produção Integrada de Frutas constitui é um programa do Governo Federal que visa sobretudo inserir a fruticultura brasileira em mercados mais competitivos. A produção integrada tem inserido satisfatoriamente pequenos produtores de frutas das regiões Sul e Sudeste e pode se caracterizar numa alternativa viável no Semi - Árido da Paraíba. No Brasil, a produção de frutas orgânicas se destaca pelo seu papel como alimento, fixação de mão-de-obra no meio rural e gerador de emprego e dividas para o país. A produção orgânica é um dos seguimentos da abacaxicultura mais explorados pela pequena produção devido, sobretudo à limitação de recursos. Essa tipo de produção deve ser, no entanto, estruturada para garantir o sucesso desses emprendimentos agrícolas. A produção orgânica, por seu lado é um seguimento que tem crescido devido à exigências atuais dos consumidores em adquirir produtos saudáveis. A produção orgânica no entanto necessita de que sejam estabelecidos parâmetros de utilização de insumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2012

    Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano, Descrição: : Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano Resumo do Projeto A pequena produção de abacaxi na Paraíba é uma realidade que vem ocorrendo ao longo do tempo, a qual é desenvolvida em regime de sequeiro e baixo nível de tecnificação agrícola. Esse segmento da produção é basicamente caracterizado por áreas de agricultura familiar e de assentamentos rurais onde a assistência técnica e utilização racional de insumos e práticas agrícolas é limitada. No entanto a abacaxicultura é reconhecidamente o segmento frutícola da Paraíba que gera emprego e renda e tem assegurado a manutenção do homem no campo em diversos municípios. No entanto, esses produtores necessitam de acesso às novas tecnologias de produção e ao manejo básicos de técnicas que assegurem a competitividade de seus produtos e a sustentabilidade da produção agrícola nas suas áreas de produção. A produção Integrada de Frutas constitui é um programa do Governo Federal que visa sobretudo inserir a fruticultura brasileira em mercados mais competitivos. A produção integrada tem inserido satisfatoriamente pequenos produtores de frutas das regiões Sul e Sudeste e pode se caracterizar numa alternativa viável no Semi - Árido da Paraíba. No Brasil, a produção de frutas orgânicas se destaca pelo seu papel como alimento, fixação de mão-de-obra no meio rural e gerador de emprego e dividas para o país. A produção orgânica é um dos seguimentos da abacaxicultura mais explorados pela pequena produção devido, sobretudo à limitação de recursos. Essa tipo de produção deve ser, no entanto, estruturada para garantir o sucesso desses emprendimentos agrícolas. A produção orgânica, por seu lado é um seguimento que tem crescido devido à exigências atuais dos consumidores em adquirir produtos saudáveis. A produção orgânica no entanto necessita de que sejam estabelecidos parâmetros de utilização de insumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2012

    Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano, Descrição: : Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano Resumo do Projeto A pequena produção de abacaxi na Paraíba é uma realidade que vem ocorrendo ao longo do tempo, a qual é desenvolvida em regime de sequeiro e baixo nível de tecnificação agrícola. Esse segmento da produção é basicamente caracterizado por áreas de agricultura familiar e de assentamentos rurais onde a assistência técnica e utilização racional de insumos e práticas agrícolas é limitada. No entanto a abacaxicultura é reconhecidamente o segmento frutícola da Paraíba que gera emprego e renda e tem assegurado a manutenção do homem no campo em diversos municípios. No entanto, esses produtores necessitam de acesso às novas tecnologias de produção e ao manejo básicos de técnicas que assegurem a competitividade de seus produtos e a sustentabilidade da produção agrícola nas suas áreas de produção. A produção Integrada de Frutas constitui é um programa do Governo Federal que visa sobretudo inserir a fruticultura brasileira em mercados mais competitivos. A produção integrada tem inserido satisfatoriamente pequenos produtores de frutas das regiões Sul e Sudeste e pode se caracterizar numa alternativa viável no Semi - Árido da Paraíba. No Brasil, a produção de frutas orgânicas se destaca pelo seu papel como alimento, fixação de mão-de-obra no meio rural e gerador de emprego e dividas para o país. A produção orgânica é um dos seguimentos da abacaxicultura mais explorados pela pequena produção devido, sobretudo à limitação de recursos. Essa tipo de produção deve ser, no entanto, estruturada para garantir o sucesso desses emprendimentos agrícolas. A produção orgânica, por seu lado é um seguimento que tem crescido devido à exigências atuais dos consumidores em adquirir produtos saudáveis. A produção orgânica no entanto necessita de que sejam estabelecidos parâmetros de utilização de insumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2012

    Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano, Descrição: : Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano Resumo do Projeto A pequena produção de abacaxi na Paraíba é uma realidade que vem ocorrendo ao longo do tempo, a qual é desenvolvida em regime de sequeiro e baixo nível de tecnificação agrícola. Esse segmento da produção é basicamente caracterizado por áreas de agricultura familiar e de assentamentos rurais onde a assistência técnica e utilização racional de insumos e práticas agrícolas é limitada. No entanto a abacaxicultura é reconhecidamente o segmento frutícola da Paraíba que gera emprego e renda e tem assegurado a manutenção do homem no campo em diversos municípios. No entanto, esses produtores necessitam de acesso às novas tecnologias de produção e ao manejo básicos de técnicas que assegurem a competitividade de seus produtos e a sustentabilidade da produção agrícola nas suas áreas de produção. A produção Integrada de Frutas constitui é um programa do Governo Federal que visa sobretudo inserir a fruticultura brasileira em mercados mais competitivos. A produção integrada tem inserido satisfatoriamente pequenos produtores de frutas das regiões Sul e Sudeste e pode se caracterizar numa alternativa viável no Semi - Árido da Paraíba. No Brasil, a produção de frutas orgânicas se destaca pelo seu papel como alimento, fixação de mão-de-obra no meio rural e gerador de emprego e dividas para o país. A produção orgânica é um dos seguimentos da abacaxicultura mais explorados pela pequena produção devido, sobretudo à limitação de recursos. Essa tipo de produção deve ser, no entanto, estruturada para garantir o sucesso desses emprendimentos agrícolas. A produção orgânica, por seu lado é um seguimento que tem crescido devido à exigências atuais dos consumidores em adquirir produtos saudáveis. A produção orgânica no entanto necessita de que sejam estabelecidos parâmetros de utilização de insumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2012

    Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano, Descrição: : Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano Resumo do Projeto A pequena produção de abacaxi na Paraíba é uma realidade que vem ocorrendo ao longo do tempo, a qual é desenvolvida em regime de sequeiro e baixo nível de tecnificação agrícola. Esse segmento da produção é basicamente caracterizado por áreas de agricultura familiar e de assentamentos rurais onde a assistência técnica e utilização racional de insumos e práticas agrícolas é limitada. No entanto a abacaxicultura é reconhecidamente o segmento frutícola da Paraíba que gera emprego e renda e tem assegurado a manutenção do homem no campo em diversos municípios. No entanto, esses produtores necessitam de acesso às novas tecnologias de produção e ao manejo básicos de técnicas que assegurem a competitividade de seus produtos e a sustentabilidade da produção agrícola nas suas áreas de produção. A produção Integrada de Frutas constitui é um programa do Governo Federal que visa sobretudo inserir a fruticultura brasileira em mercados mais competitivos. A produção integrada tem inserido satisfatoriamente pequenos produtores de frutas das regiões Sul e Sudeste e pode se caracterizar numa alternativa viável no Semi - Árido da Paraíba. No Brasil, a produção de frutas orgânicas se destaca pelo seu papel como alimento, fixação de mão-de-obra no meio rural e gerador de emprego e dividas para o país. A produção orgânica é um dos seguimentos da abacaxicultura mais explorados pela pequena produção devido, sobretudo à limitação de recursos. Essa tipo de produção deve ser, no entanto, estruturada para garantir o sucesso desses emprendimentos agrícolas. A produção orgânica, por seu lado é um seguimento que tem crescido devido à exigências atuais dos consumidores em adquirir produtos saudáveis. A produção orgânica no entanto necessita de que sejam estabelecidos parâmetros de utilização de insumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2012

    Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano, Descrição: : Difusão Tecnológica para Implantação da Produção Integrada e da Adubação Orgânica Estruturada na Abacaxicultura Familiar e de Assentamentos Rurais do Semi-Árido Paraibano Resumo do Projeto A pequena produção de abacaxi na Paraíba é uma realidade que vem ocorrendo ao longo do tempo, a qual é desenvolvida em regime de sequeiro e baixo nível de tecnificação agrícola. Esse segmento da produção é basicamente caracterizado por áreas de agricultura familiar e de assentamentos rurais onde a assistência técnica e utilização racional de insumos e práticas agrícolas é limitada. No entanto a abacaxicultura é reconhecidamente o segmento frutícola da Paraíba que gera emprego e renda e tem assegurado a manutenção do homem no campo em diversos municípios. No entanto, esses produtores necessitam de acesso às novas tecnologias de produção e ao manejo básicos de técnicas que assegurem a competitividade de seus produtos e a sustentabilidade da produção agrícola nas suas áreas de produção. A produção Integrada de Frutas constitui é um programa do Governo Federal que visa sobretudo inserir a fruticultura brasileira em mercados mais competitivos. A produção integrada tem inserido satisfatoriamente pequenos produtores de frutas das regiões Sul e Sudeste e pode se caracterizar numa alternativa viável no Semi - Árido da Paraíba. No Brasil, a produção de frutas orgânicas se destaca pelo seu papel como alimento, fixação de mão-de-obra no meio rural e gerador de emprego e dividas para o país. A produção orgânica é um dos seguimentos da abacaxicultura mais explorados pela pequena produção devido, sobretudo à limitação de recursos. Essa tipo de produção deve ser, no entanto, estruturada para garantir o sucesso desses emprendimentos agrícolas. A produção orgânica, por seu lado é um seguimento que tem crescido devido à exigências atuais dos consumidores em adquirir produtos saudáveis. A produção orgânica no entanto necessita de que sejam estabelecidos parâmetros de utilização de insumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre Paiva da Silva - Integrante / Djail Santos - Integrante / Rejane Maria Nunes Mendonça - Integrante / Silvanda de Melo Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias - Campus II. , Departamento de Solos e Engenharia Rural, Campus Universitário, 58397000 - Areia, PB - Brasil, Telefone: (83) 33622300, Ramal: 213

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus II, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química do CCA.

    • 11/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus II, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química do CCA.

    • 06/2015

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias - Campus II, Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo.,Cargo ou função, Coordenador do Programa.

    • 02/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus II, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Local do PIBIC.

    • 10/2013

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução á Ciência do Solo, Mineralogia

    • 09/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias - Campus II, Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo.,Linhas de pesquisa

    • 09/2013

      Ensino, Ciência do Solo (24001031021P6), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fertilidade do Solo e Adubação, Nutrição Mineral de Plantas

    • 08/2014 - 06/2015

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias - Campus II, .,Cargo ou função, Assessor de Pesquisa do CCA/UFPB.

    • 03/2014 - 06/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus II, Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reformlação do Regulamento do PPGCS/CCA/FPB.

    • 01/2014 - 03/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Agrárias - Campus II, Centro de Ciências Agrárias - Campus II.,Atividade realizada, Parecer técnico-científico de capítulo de livro "Nutrição e Adubação" a ser publicado pela Embrapa Semiárido.

    • 01/2014 - 02/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias - Campus II, Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo.,Cargo ou função, Membro da Comissão da Seleção de Candidatos do PPGCS - 2014.

  • 2008 - 2013

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atributos físicos e químicos do solo

    • 03/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral

    • 03/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

    • 03/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

    • 06/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Cargo ou função, Membro Titular do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia Ambiental do CCTA/UACTA/UFCG, Campus de Pombal.

    • 04/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Curso em Engenharia Ambiental do CCTA/UATA/UFCG.

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, Horticultura Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Sistemas Agroindustriais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de produção convencional e alternativos

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atributos físicos e químicos do solo

    • 03/2011 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para elaboração da Resolução referente a realização de Estágios Supervisionados no âmbito da UACTA/CCTA.

    • 03/2011 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Cargo ou função, Coordenador pro tempore de Pesquisa e Extensão da UACTA/CCTA/UFCG.

    • 03/2010 - 12/2011

      Extensão universitária , Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador de Projeto de Extensão do CCTA/UATA em Língua Inglesa.

    • 08/2011 - 10/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Cargo ou função, Comissão Organizadora da I Semana Acadêmica de Eng. Ambiental e II Semana de Ciência e Tecnologia da UACTA.

    • 06/2011 - 07/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Cargo ou função, Comissão de Seleção de Candidatos do Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais do CCTA.

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atributos físicos e químicos do solo

    • 05/2010 - 08/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração do APCN - Mestrado em Agronomia/Horticultura do CCTA.

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atributos físicos e químicos do solo

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral

    • 06/2009 - 06/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPE do CCTA/UATA.

    • 06/2009 - 06/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Cargo ou função, Assessor de Pesquisa e Extensão do CCTA/UATA/UFCG.

    • 09/2009 - 01/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudos para Criação de Novos Cursos no CCTA/UATA.

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atributos físicos e químicos do solo

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atributos físicos e químicos do solo

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 2001 - 2005

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista Doutorado, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0