Afonso Cordeiro Agra Neto

Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas (2003) e Farmácia Bioquimica (2008) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas nas áreas de concentração Biotecnologia e Química para Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Atualmente exerce o cargo de Analista de Desenvolvimento Ambiental (Biólogo) e Pesquisador no Jardim Botânico do Recife. É membro suplente do Conselho Regional de Biologia (quadriênio 2016-2020). Tem experiência na área de Biotecnologia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Alelopatia e toxicidade aguda de preparações de origem vegetal; Caracterização e Isolamento de proteínas vegetais (lectinas); Potencial inseticida de proteínas (lectinas) vegetais.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Avaliação do potencial inseticida de lectinas de sementes de Moringa oleifera contra larvas de Aedes aegypti resistentes e susceptíveis a organofosfato e adultos de Sitophilus zeamais
Patrícia Maria Guedes Paiva. Coorientador: Thiago Henrique Napoleão.

Mestrado em Ciências Biológicas

2010 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco
Título: EFEITO DE LECTINAS DE Moringa oleifera NA SOBREVIVÊNCIA E ATIVIDADE DE ENZIMAS DE LARVAS DE Aedes aegypti SUSCEPTÍVEIS E RESISTENTES A ORGANOFOSFORADO,Ano de Obtenção: 2012
Patricia Maria Guedes Paiva.Coorientador: Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Farmácia Bioquimica

2004 - 2008

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Bioatividade de extratos de Azadirachta indica e Momordica charantia sobre a biologia do predador Podisus nigrispinus ( Dallas, 1851)
Orientador: Eduardo Barbosa Beserra

Graduação em Lic Plena e Bacharelado Em Ciências Biológicas

1998 - 2003

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Bioatividade de extratos de Azadirachta indica e Momordica charantia sobre a biologia do predador Podisus nigrispinus ( Dallas, 1851) (Heteroptera: Pentatomidae).
Orientador: Prof Dr. Eduardo Barbosa Beserra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Potencial Biotecnológico da caatinga. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

Biotecnologia Microbiana. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1998 - 1998

Eletroforese. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica Geral.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica de proteínas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioatividade de produtos de origem vegetal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário " O solo e sua importância nas nossas vidas". 2016. (Seminário).

Seminário O solo e sua importância nas nossas vidas. 2016. (Seminário).

GE Day - GE Healthcare Life Sciences. 2014. (Seminário).

Encontro Brasileiro de Ecologia Química.Toxicidade por fumigação dos óleos essenciais de inflorescência de Alpinia purpurata e folha de Piper arboreum contra o gorgulho de milho Sitophilus zeamais. 2013. (Encontro).

Encontro Nacional de Moringa - ENAM. 2012. (Encontro).

Encontro Nacional de Moringa - ENAM.Atividade inseticida de extrato aquoso de sementes de Moringa oleifera sobre o gorgulho do milho Sitophilus zeamais. 2012. (Encontro).

I Simpósio Internacional de Mitocôndria e Metabolismo. 2012. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Avaliação da bioatividade do extrato aquoso de folhas de Piper corcovadensis cntra Artemia salina. 2012. (Congresso).

XL Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society. 2011. (Congresso).

Encontro Nacional de Moringa - II ENAM. 2010. (Encontro).

III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas. 2010. (Simpósio).

Workshop: Potencial Biotecnológico da Caatinga. 2010. (Outra).

Fórum Interno de Debates - Universidade e Meio Ambiente. 1998. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leilane Marina Morais dos Santos

SANTOS, N. D. L.; VASCONCELOS, T. F. P.;NAPOLEAO, T. H.AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO. Avaliação do potencial do óleo essencial de sementes de Syagrus coronata (Arecaceae: Arecoideae) para controle do Aedes aegypti. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

AGRA NETO, A. C.. Membro efetivo da Comissão científica durante Simpósio Nacional de Saúde e Meio Ambiente. 2015. Instituto Bioeducação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jose Pires Dantas

DANTAS, J. P.BESERRA, E. B.; RAMALHO, F. S.. Bioatividade de extratos vegetais de Azadirachta indica (Meliaceae) e Momordica charantia L. (Cucurbitaceae) sobre a biologia do predador Podisus nigrispinus (Dallas, 1851) (Heteroptera: Pentatomidae). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba.

Patricia Maria Guedes Paiva

COELHO, L. C. B. B.SILVA, M. V.PAIVA, P. M. G.. Efeito de lectinas de Moringa oleifera na sobrevivência e atividade de enzimas de larvas de Aedes aegypti susceptíveis e resistentes a organofosforado. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Marcia Vanusa da Silva

SILVA, M. V.. Efeito de lectinas de Moringa oleifera na sobrevivência e atividade de enzimas digestivas e detoxificantes de larvas de Aedes aegypti susceptiveis e resistentes a organofosforado. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Emmanuel Viana Pontual

PONTUAL, E. V.COELHO, L. C. B. B.GOMES, F. S.NAVARRO, D. M. A. F.PAIVA, P. M. G.. Avaliação do potencial inseticida de lectinas de sementes de Moringa oleifera contra larvas de Aedes aegypti resistentes e susceptíveis a organofosfato e adultos de Sitophilus zeamais. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho

PAIVA, Patrícia Maria GuedesCOELHO, L. C. B. B.SILVA, M. V.. Efeito de lectinas de Moringa oleifera na sobrevivência e atividade de enzimas de larvas de Aedes aegypti susceptíveis e resistentes a organofosforado.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho

PAIVA, Patrícia Maria GuedesCOELHO, L. C. B. B.. Efeito de lectinas de Moringa oleifera na sobrevivência e atividade de enzimas de larvas de Aedes aegypti susceptíveis e resistentes a organofosforado.. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho

PAIVA, Patrícia Maria GuedesCOELHO, L. C. B. B.PONTUAL, E. V.NAVARRO, D. M. A. F.Gomes, Francis Soares. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL INSETICIDA DE LECTINAS DE SEMENTES DE Moringa oleifera CONTRA LARVAS DE Aedes aegypti RESISTENTES E SUSCEPTÍVEIS A ORGANOFOSFATO E ADULTOS DE Sitophilus zeamais.. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho

PAIVA, Patrícia Maria GuedesPONTUAL, E. V.COELHO, L. C. B. B.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL INSETICIDA DE LECTINAS DE SEMENTES DE Moringa oleifera CONTRA LARVAS DE Aedes aegypti RESISTENTES E SUSCEPTÍVEIS A ORGANOFOSFATO E ADULTOS DE Sitophilus zeamais.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

FRANCIS SOARES GOMES

PAIVA, P. M. G.PONTUAL, E. V.Gomes, F.S.NAVARRO, D. M. A. F.COELHO, L. C. B. B.. Avaliação do potencial inseticida de lectinas de sementes de Moringa oleifera contra larvas de Aedes aegypti resistentes e susceptiveis a organofosfato e adultos de Sithophilus zeamais. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Joelson Moreno Brito de Moura

Atividades de Monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Afonso Cordeiro Agra Neto;

Willams Ramos da Silva

Atividades de Monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Afonso Cordeiro Agra Neto;

Jessica Rodrigues de Sousa

Apoio a atividades de monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Afonso Cordeiro Agra Neto;

José Pedro Pereira de Lima

Atividades de Monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Afonso Cordeiro Agra Neto;

Amanda Lins Bispo Monteiro

Apoio a atividades de monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Afonso Cordeiro Agra Neto;

Alana Thais Teixeira da Silva Leitão

Apoio a atividades de monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Faculdade Frassinetti do Recife, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Afonso Cordeiro Agra Neto;

Amanda Lins Bispo Monteiro

Avaliação de toxicidade aguda de preparações vegetais contra o microcrustáceo Artemia salina; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Afonso Cordeiro Agra Neto;

Maria Laura Silva Santos

Atividades de Monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Afonso Cordeiro Agra Neto;

Fernanda Veríssimo Wandenberg de Andrade

Atividade inseticida de extrato aquoso de sementes de Moringa oleifera sobre o gorgulho do milho Sitophillus zeamais; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Afonso Cordeiro Agra Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eduardo Barbosa Beserra

Bioatividade de extratos de Azadirachta indica e Momordica charantia sobre a biologia do predador Podisus nigrispinus ( Dallas, 1851) (Heteroptera: Pentatomidae); 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Eduardo Barbosa Beserra;

Patricia Maria Guedes Paiva

Efeito de lectinas de Moringa oleifera na sobrevivência e atividade de enzimas de larvas de Aedes aegypti susceptíveis e resistentes a organofosforado; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Patrícia Maria Guedes Paiva;

Patricia Maria Guedes Paiva

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL INSETICIDA DE LECTINAS DE SEMENTES DE Moringa oleifera CONTRA LARVAS DE Aedes aegypti RESISTENTES E SUSCEPTÍVEIS A ORGANOFOSFATO E ADULTOS DE Sitophilus zeamais; 2014; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Patrícia Maria Guedes Paiva;

Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho

Efeito de lectinas de Moringa oleifera na sobrevivência e atividade de enzimas de larvas de Aedes aegypti susceptíveis e resistentes a organofosforado; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho;

Thiago Henrique Napoleão

Avaliação do potencial inseticida de lectinas de sementes de Moringa oleifera contra larvas de Aedes aegypti resistentes e susceptíveis a organofosfato e adultos de Sitophilus zeamais; 2014; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Thiago Henrique Napoleão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • da Silva MF ; BEZERRA-SILVA, P. C. ; LIRA, C. S. ; ALBUQUERQUE, B. N. L. ; AGRA NETO, A. C. ; PONTUAL, E. V. ; MACIEL, J. R. ; PAIVA, P. M. G. ; NAVARRO, D. M. A. F. . Composition and biological activities of the essential oil of Piper corcovadensis (Miq.) C. DC (Piperaceae). Experimental Parasitology (Online) , v. 165, p. 64-70, 2016.

  • VASCONCELOS, T. F. P. ; BELMONTE, B. R. ; PAIVA, P. M. G. ; AGRA-NETO, AFONSO C. ; PONTUAL, E. V. ; NAPOLEAO, T. H. . Interferência do extrato aquoso de folhas de Tradescantia spathacea na fisiologia nutricional do gorgulho do milho Sitophilus zeamais. Revista Arrudea - Revista do Jardim Botânico do Recife , v. 01, p. 23-23, 2015.

  • AGRA-NETO, AFONSO C. ; BARBOSA, U. N. ; MONTEIRO, A. L. B. . Avaliação do potencial alelopático de Piper corcovadensis sobre a germinação de Lactuca sativa. Arrudea - Revista do Jardim Botânico do Recife , v. 01, p. 19-22, 2015.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; NAPOLEÃO, THIAGO HENRIQUE ; PONTUAL, EMMANUEL VIANA ; LIMA SANTOS, NATALY DINIZ ; ANDRADE LUZ, LUCIANA ; OLIVEIRA, CLÁUDIA MARIA FONTES ; MELO-SANTOS, MARIA ALICE VARJAL ; COELHO, LUANA CASSANDRA BREITENBACH BARROSO ; AMARAL FERRAZ NAVARRO, DANIELA MARIA ; PAIVA, PATRÍCIA MARIA GUEDES . Effect of Moringa oleifera lectins on survival and enzyme activities of Aedes aegypti larvae susceptible and resistant to organophosphate. Parasitology Research (1987. Print) , v. 113, p. 175/-184, 2013.

  • Paiva, Patrícia M.G. ; Santana, Giselly M.S. ; Souza, Igor F.A.C. ; Albuquerque, Lidiane P. ; AGRA-NETO, AFONSO C. ; Albuquerque, Auristela C. ; Luz, Luciana A. ; Napoleão, Thiago H. ; Coelho, Luana C.B.B. . Effect of lectins from Opuntia ficus indica cladodes and Moringa oleifera seeds on survival of Nasutitermes corniger. International Biodeterioration & Biodegradation , v. 65, p. 982-989, 2011.

  • NAPOLEAO, T. H. ; AGRA NETO, A. C. ; BELMONTE, B. R. ; PONTUAL, E. V. ; PAIVA, P. M. G. . Biology, Ecology and Strategies for Control of Stored-Grain Beetles: A Review. Beetles: Biodiversity, Ecology and Role in the Environment. 1eded.New York: Nova Science Publishers Inc, 2015, v. , p. 105-122.

  • ARAUJO, L. C. C. ; NAPOLEAO, T. H. ; AGRA NETO, A. C. ; COELHO, L. C. B. B ; SILVA, T. G. ; PAIVA, P. M. G. . Avaliação da citotoxicidade da lectina (WSMoL) solúvel em água de sementes de Moringa oleifera sobre linhagens cancerígenas humanas. In: G.F. Silva; R. Bergamasco; M.R. Serafini; M.C.S. Sant'Anna. (Org.). Potencialidades da Moringa oleifera Lam... 1eded.São Cristovão: Editora UFS, 2013, v. 3, p. 273-280.

  • AGRA NETO, A. C. ; NAVARRO, D. M. A. F. . Larvicida biológico contra o mosquito da dengue. Jornal do Comércio on line, JC on line, 12 jul. 2015.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; PAIVA, P. M. G. ; NAPOLEAO, T. H. ; PONTUAL, E. V. ; COELHO, L. C. B. B . Avaliação dos efeitos da lectina de sementes de Moringa oleifera sobre a sobrevivência e parâmetros nutricionais de Sitophilus zeamais. In: V Encontro Nacional de Moringa - ENAM, 2014, 2014, Maringá. V Encontro Nacional de Moringa - ENAM. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2014.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; PAIVA, P. M. G. ; NAPOLEAO, T. H. ; COELHO, L. C. B. B. . Atividade inseticida de extrato aquoso de sementes de Moringa oleifera sobre o gorgulho do milho (Sitophilus zeamais). In: Encontro Nacional da Moringa IV ENAM, 2012, Campina Grande. Encontro Nacional da Moringa 2012 - IV ENAM. Campina Grande: Instituto Nacional do Semi-árido, 2012.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; ARAUJO, C. S. F. ; NAPOLEAO, T. H. ; PAIVA, P. M. G. ; COELHO, L. C. B. B. . Toxicidade da lectina solúvel em água de sementes de Moringa oleifera (WSMoL) sobre Artemia salina. In: Encontro Nacional de Moringa 2011 - III ENAM, 2011, Aracaju. Encontro Nacional de Moringa 2011 - III ENAM. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2011.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; LUZ, L. A. ; PAIVA, P. M. G. ; NAPOLEAO, T. H. ; NAVARRO, D. M. A. F. . Atividade larvicida de extrato salino de sementes de Moringa oleifera sobre Aedes aegypti. In: II Encontro Nacional de Moringa - ENAM 2010, 2010, Aracaju. II Encontro Nacional de Moringa - ENAM 2010. Aracajú: Universidade Federal de Sergipe, 2010.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; NAPOLEAO, T. H. ; NAVARRO, D. M. A. F. . Toxicidade por fumigação dos óleos essenciais de inflorescência de Alpinia purpurata e folha de Piper arboreum contra o gorgulho do milho (Sitophilus zeamais).. In: VIII EBEQ - Encontro Brasileiro de Ecologia Química, 2013, Recife. VIII EBEQ - Encontro Brasileiro de Ecologia Química, 2013.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; NAVARRO, D. M. A. F. ; LUZ, L. A. ; NAPOLEAO, T. H. ; PAIVA, P. M. G. ; COELHO, L. C. B. B. ; SANTOS, N. D. L. ; OLIVEIRA, C. M. F. ; SANTOS, M. A. V. M. ; PONTUAL, E. V. . Efeitos de lectinas de Moringa oleifera na sobrevivência e atividades de enzimas digestivas e detoxificantes de larvas de Aedes aegypti susceptíveis e resistentes a organofosforado. In: VII Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2012, Maceió. VII Reunião Regional da FeSBE, 2012.

  • SOUZA, I. F. A. C. ; AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. ; NAPOLEAO, T. H. ; SANTANA, G. M. S. ; ALBUQUERQUE, A. C. ; ALBUQUERQUE, L. P. . Evaluation of termiticide activity from Opuntia ficus indica and Moringa oleifera lectins against Nasutitermes corniger. In: XI Reunião Regional Nordeste da SBBq e 4th International Symposium in Biochemistry of Macromolecules and Biotechnology, 2012, Recife. XI Reunião Regional Nordeste da SBBq e 4th International Symposium in Biochemistry of Macromolecules and Biotechnology, 2012.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; VASCONCELOS, F. K. A. ; ARAUJO, C. S. F. . Avaliação da bioatividade do extrato aquoso de folhas de Piper cocorvadensis contra Artemia salina. In: XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2012, Porto de Galinhas. XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2012.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; NAVARRO, D. M. A. F. ; LUZ, L. A. ; NAPOLEAO, T. H. ; PAIVA, P. M. G. ; COELHO, L. C. B. B. . Effect of Coagulant Moringa oleifera Lectin Preparations on Aedes aegypti Larvae. In: XL Annual Meeting of The Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq), 2011, Foz do Iguaçu. Program and Abstracts of the XL Annual Meeting of SBBq, 2011. p. p. R-55.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; PAIVA, P. M. G. ; COELHO, L. C. B. B. ; NAPOLEAO, T. H. ; SOUZA, I. F. A. C. ; ALBUQUERQUE, L. P. ; LUZ, L. A. . Termiticidal activity on Nasutitermes corniger of Moringa oleifera seed lectins. In: XL Annual Meeting of The Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq), 2011, Foz do Iguaçu. Program and Abstracts of the XL Annual Meeting of SBBq, 2011.

  • AGRA-NETO, AFONSO CORDEIRO ; NAVARRO, D. M. A. F. ; PAIVA, P. M. G. ; LUZ, L. A. ; NAPOLEAO, T. H. ; COELHO, L. C. B. B. . Avaliação da bioatividade de extrato salino de sementes de Moringa oleifera sobre Aedes aegypti. In: III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas, 2010, Recife. III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas, 2010.

  • AGRA-NETO, AFONSO C. . Potencial inseticida de proteínas vegetais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGRA-NETO, AFONSO C. . Inseticidas naturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AGRA NETO, A. C. . Toxicologia dos inseticidas químicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AGRA NETO, A. C. . Módulo: Noções gerais de Botânica e Fisiologia vegetal. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGRA NETO, A. C. . Potencial de biomoléculas como alternativa ao uso de inseticidas químicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGRA NETO, A. C. . Módulo: Noções gerais de Botânica e Fisiologia vegetal. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGRA NETO, A. C. . Módulo: Noções gerais de Botânica e Fisiologia vegetal. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGRA NETO, A. C. . Cálculos aplicados à jardinagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGRA NETO, A. C. . Bioquímica funcional e experimental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Apoio a atividades de monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife, Descrição: O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco. Ele propiciou aos bolsistas vivenciar ações, projetos e atividades integradas de conservação, pesquisa científica e educação ambiental. As ações de conservação ocorreram a partir de práticas ?in situ?, como a proteção, recuperação, restauração da área natural em pleno contexto urbano da cidade do Recife, e ?ex situ?, na qual destacou-se o manejo de coleções científicas contendo espécies ameaçadas de extinção. Nas pesquisas científicas, o projeto contemplou subprojetos envolvendo estudos fenológicos; testes de toxicidade aguda e alelopatia de plantas nativas e exóticas; levantamentos florísticos e taxonômicos; estudos etnoecológico e etnobotânicos. Na área de Educação Ambiental houve diversas práticas pedagógicas, dentre elas, monitoramento em trilhas ecológicas, jardins temáticos, explanações áudio visuais, jogos lúdicos, oficinas de produção de mudas e de reciclagem e outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Afonso Cordeiro Agra Neto - Coordenador / Ladivania Medeiros do Nascimento - Integrante / Jefferson Rodrigues Maciel - Integrante / Bruno Leal Viana - Integrante / Uilian do Nascimento Barbosa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciênci e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    Apoio a atividades de monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife, Descrição: O projeto, já na sua terceira edição, foi financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco. Ele vem propiciando aos bolsistas vivenciar ações, projetos e atividades integradas de conservação, pesquisa científica e educação ambiental. As ações de conservação ocorreram a partir de práticas ?in situ?, como a proteção, recuperação, restauração da área natural em pleno contexto urbano da cidade do Recife, e ?ex situ?, na qual destacou-se o manejo de coleções científicas contendo espécies ameaçadas de extinção. Nas pesquisas científicas, o projeto contemplou subprojetos envolvendo estudos fenológicos; testes de toxicidade aguda e alelopatia de plantas nativas e exóticas; levantamentos florísticos e taxonômicos; estudos etnoecológico e etnobotânicos. Na área de Educação Ambiental houve diversas práticas pedagógicas, dentre elas, monitoramento em trilhas ecológicas, jardins temáticos, explanações áudio visuais, jogos lúdicos, oficinas de produção de mudas e de reciclagem e outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Afonso Cordeiro Agra Neto - Coordenador / Ladivania Medeiros do Nascimento - Integrante / Jefferson Rodrigues Maciel - Integrante / Bruno Leal Viana - Integrante / Uilian do Nascimento Barbosa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    Apoio a atividades de monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Afonso Cordeiro Agra Neto - Coordenador / Ladivania Medeiros do Nascimento - Integrante / Jefferson Rodrigues Maciel - Integrante / Bruno Leal Viana - Integrante / Uilian do Nascimento Barbosa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Apoio a atividades de monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife, Descrição: O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco. Ele propiciou aos bolsistas vivenciar ações, projetos e atividades integradas de conservação, pesquisa científica e educação ambiental. As ações de conservação ocorreram a partir de práticas ?in situ?, como a proteção, recuperação, restauração da área natural em pleno contexto urbano da cidade do Recife, e ?ex situ?, na qual destacou-se o manejo de coleções científicas contendo espécies ameaçadas de extinção. Nas pesquisas científicas, o projeto contemplou subprojetos envolvendo estudos fenológicos; testes de toxicidade aguda e alelopatia de plantas nativas e exóticas; levantamentos florísticos e taxonômicos; estudos etnoecológico e etnobotânicos. Na área de Educação Ambiental houve diversas práticas pedagógicas, dentre elas, monitoramento em trilhas ecológicas, jardins temáticos, explanações áudio visuais, jogos lúdicos, oficinas de produção de mudas e de reciclagem e outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Afonso Cordeiro Agra Neto - Coordenador / Ladivania Medeiros do Nascimento - Integrante / Jefferson Rodrigues Maciel - Integrante / Rafael Ricardo Vasconcelos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

  • 2012 - 2015

    Investigação de proteínas vegetais quanto às atividades inseticidas e coagulantes de leite, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Patrícia Maria Guedes Paiva em 21/08/2016., Descrição: Lectinas e inibidores de proteases são moléculas envolvidas no mecanismo de defesa das plantas e desta forma as plantas constituem potenciais fontes alternativas de compostos com atividade inseticida. A dengue é um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil e o controle do mosquito vetor Aedes aegypti é a principal medida adotada para controlar a doença. Cupins da espécie Nasutitermes corniger são capazes de invadir o ambiente urbano atacando madeira e tem sido crescente o interesse por substâncias naturais que promovam diminuição na taxa de sobrevivência desses insetos. Os gorgulhos da espécie Sitophilus zeamais infestam grãos de importância econômica e o combate ao inseto é feito com o uso de inseticidas altamente tóxicos aos humanos. O projeto propõe: a) Identificar tecidos de plantas como novas fontes de inibidores de tripsina, lectinas e proteases; b) investigar o efeito inseticida de inibidores de proteases e lectinas através da determinação do valor da concentração letal necessária para matar 50% dos insetos (CL50), da atividade repelente, da taxa de oviposição, do percentual de eclosão dos ovos, de parâmetros nutricionais dos insetos alimentados com dieta contendo proteínas vegetais e do índice de deterrência alimentar; c) elucidar mecanismos de ação inseticida de proteínas vegetais e d) identificar moléculas alvo das proteínas inseticidas no trato intestinal de insetos. Adicionalmente o projeto investigará proteases de plantas como alternativas ao coalho bovino na manufatura do queijo através da determinação de atividade proteolítica e coagulante de leite em tecidos vegetais, identificação de enzimas vegetais com potencial uso como coalho e avaliação de propriedades físico-químicas e organolépticas do queijo produzido com coalho vegetal. O estudo contribuirá para a determinação do potencial biotecnológico de moléculas de origem vegetal como inseticida ou coagulante de leite. A equipe conta com estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica e.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Afonso Cordeiro Agra Neto - Integrante / Thiago Henrique Napoleão - Integrante / Daniela Maria do Amaral Ferraz Navarro - Integrante / Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho - Integrante / Patricia Maria Guedes Paiva - Coordenador / Emmanuel Viana Pontual - Integrante / Kézia Santana de Moura - Integrante / Thâmarah de Albuquerque Lima - Integrante / Idila Maria da Silva Araújo - Integrante / Belany Emanuele Alves de Carvalho - Integrante / Ana Patrícia Silva de Oliveira - Integrante / Leonardo Prezzi Dornelles - Integrante / Bernardo do Rego Belmonte - Integrante / Maria Tereza dos Santos Correia - Integrante / Lívia Lais de Santana Silva - Integrante / Claudio Alberto Alves da Rocha Filho - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Interação de lectinas vegetais com bactérias, fungos e protozoários - Potencial biotecnológico e capacitação de pessoal, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Patrícia Maria Guedes Paiva em 21/08/2016., Descrição: Plantas são fontes de lectinas, proteínas hemaglutinantes que apresentam diversas bioatividades de interesse biotecnológico. O Laboratório de Glicoproteínas do Departamento de Bioquímica da UFPE tem como objetivos detectar, purificar e avaliar propriedades biológicas de lectinas vegetais. O projeto tem como finalidades: 1) Desenvolvimento biotecnológico ao propor o uso de lectinas vegetais como agente biodegradável para controle do crescimento de bactérias, fungos e protozoários patogênicos ao homem e as plantas e como ferramenta para análise de contaminação bacteriana em água do mar, 2) Fortalecimento da capacidade científica no país ao proporcionar o intercâmbio de conhecimento entre competências do Laboratório de Glicoproteínas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas da Universidade Católica de Santos (IPECI) bem como pela formação de recursos humanos ao viabilizar o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na UFPE e no IPECI, 3) Divulgação do conhecimento científico do país através da produção de artigos científicos para publicação em periódicos indexados, e em congressos nacionais e internacionais. A proposta visa: a) isolar e caracterizar lectinas presentes em tecidos vegetais; b) determinar o efeito das lectinas isoladas sobre bactérias, fungos e protozoários; c) obter culturas de bactérias presentes em bivalves coletados na cidade do Recife (Pernambuco) e na baía de Santos (São Paulo); d) investigar o índice de contaminação bacteriana de água do mar utilizando as lectinas isoladas como sensor e moluscos bivalves coletados em Recife e Santos como fontes de bactéria, desde que investigações sistemáticas em moluscos bivalves pode indicar áreas que são afetadas por poluição; e) publicação de artigos científicos em periódicos de circulação nacional e internacional; f) formação de estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (12) . , Integrantes: Afonso Cordeiro Agra Neto - Integrante / Luciana de Andrade Luz - Integrante / Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho - Integrante / Patricia Maria Guedes Paiva - Coordenador / Giselly Maria de Sá Santana - Integrante / Emmanuel Viana Pontual - Integrante / Larissa Cardoso Corrêa de Araújo - Integrante / Nataly Diniz de Lima Santos - Integrante / Lidiane Pereira de Albuquerque - Integrante / Kézia Santana de Moura - Integrante / Thâmarah de Albuquerque Lima - Integrante / João Antônio Virgínio - Integrante / Maria Barbosa Reis da Silva - Integrante / Idila Maria da Silva Araújo - Integrante / Belany Emanuele Alves de Carvalho - Integrante / Igor Felipe Andrade Costa de Souza - - Integrante / Ana Patrícia Silva de Oliveira - Integrante / Priscila Fernanda de Vasconcelos Santos - Integrante / Leonardo Prezzi Dornelles - Integrante / Felipe Roberto Borba Ferreira - Integrante / Tatiana Soares - Integrante / Amanda Lucena Rosendo de Lima - Integrante / Ana Carina Cavalcanti Silva - Integrante / Carolina Barbosa Malafaia - Integrante / Túlio Diego da Silva - Integrante / Cássia Regina Albuquerque da Cunha - Integrante / Priscila Marcelino dos Santos Silva - Integrante / Poliana Karla Amorim - Integrante / Bernardo do Rego Belmonte - Integrante / Francis Soares Gomes - Integrante / Maiara Celine de Moura - Integrante / Aline de Souza Carvalho - Integrante / aria Tereza dos Santos Correia - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Uso de lectinas e inibidor de tripsina de Moringa oleifera para controle do mosquito Aedes aegypti e cupim Nasutitermes corniger, Descrição: Edital FACEPE 09/2010 (Auxílios a Projetos de Pesquisa). A dengue é um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil. O controle do mosquito vetor Aedes aegypti é a principal medida adotada para controlar a doença. As lectinas são proteínas hemaglutinantes que apresentam atividade inseticida. Sementes de Moringa oleifera contêm as lectinas WSMoL e cMoL. O projeto teve como objetivos avaliar a atividade larvicida de cMoL, o efeito de WSMoL e cMoL sobre a taxa de oviposição de A. aegypti e investigar a atividade ovicida das lectinas. Flores de M. oleifera contêm o inibidor de tripsina MoFTI. A atividade inseticida do inibidor foi avaliada através da determinação do seu efeito sobre a sobrevivência das larvas, a taxa de oviposição e a atividade ovicida. Cupins da espécie Nasutitermes corniger são capazes de invadir o ambiente urbano atacando madeira e tem sido crescente o interesse por substâncias naturais que promovam diminuição na taxa de sobrevivência desses insetos. O projeto investigou as atividades termiticida e repelente de WSMoL, cMoL e MoFTI sobre N. corniger.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Afonso Cordeiro Agra Neto - Coordenador / Luciana de Andrade Luz - Integrante / Thiago Henrique Napoleão - Integrante / Daniela Maria do Amaral Ferraz Navarro - Integrante / Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho - Integrante / Patricia Maria Guedes Paiva - Integrante / Emmanuel Viana Pontual - Integrante / Nataly Diniz de Lima Santos - Integrante / Kézia Santana de Moura - Integrante / Thâmarah de Albuquerque Lima - Integrante / João Antônio Virgínio - Integrante / Maria Barbosa Reis da Silva - Integrante / Igor Felipe Andrade Costa de Souza - - Integrante / Francis Soares Gomes - Integrante / Luiz Henrique Menezes Caldas - Integrante / Saulo França Oliveira - Integrante / Roberto Araújo Sá - Integrante / Maria Tereza dos Santos Correia - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2013

    Jardim Botânico do Recife

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - 2014

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - Atual

    Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento Ambiental, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Lotado na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SMAS

    Atividades

    • 10/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, .,Cargo ou função, Membro titular da Comissão técnica de tombamento de árvores da cidade do Recife.

    • 09/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ministrante do componente curricular "Morfologia e Fisiologia vegetal" no Curso de formação de técnicos em jardinagem através do Jardim Botânico do Recife

    • 11/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.,Atividade realizada, Coordenador do Projeto intitulado " Apoio em atividades de monitoria em divulgação científica no Jardim Botânico do Recife.

    • 09/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ministrante do componente "Morfologia e Fisiologia vegetal" no Curso de formação de técnicos em Jardinagem através do Jardim Botânico do Recife

    • 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, .,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho Gestor da Estação Ecológica de Caetés.

    • 10/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, .,Linhas de pesquisa

  • 2003 - 2006

    Colégio Carmela Veloso

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 20

  • 2006 - 2011

    Universidade Estadual Vale do Acaraú

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10

  • 2006 - 2014

    Governo do Estado da Paraíba

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor efetivo de Biologia, Carga horária: 20

  • 2004 - 2007

    Nucleo de Desenvolvimento Intelectual

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia do Ensino Médio, Carga horária: 12

  • 2002 - 2004

    Instituto Santa Ana, STª ANA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de Ciências e Biologia

  • 2015 - 2016

    Instituto Federal de Pernambuco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40