Michele Ramos da Silva

Sou graduada em Engenharia Química e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizei mestrado em Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ, em um projeto conjunto com a universidade e indústria química, com foco na adequação do tratamento de efluente industrial recalcitrante. Possuo vasta experiência na área de Qualidade, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, tendo atuado por mais de 10 anos em indústrias químicas multinacionais como engenheira química, especializada em Meio Ambiente, Qualidade e Segurança do Trabalho. Tenho experiência em assuntos regulatórios voltados para emissão de Ficha de Informação de Segurança Química, embalagem e transporte de produtos perigosos. Consultora especialista em sistema de gestão integrado em Qualidade, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Neste período foi possível participar e coordenar projetos sustentáveis, tendo como resultados: renovação de licença de operação;enquadramento do tratamento de efluentes industriais; minimização na geração de resíduos de resíduos perigosos e não perigosos, reaproveitamento de insumos e matéria-prima, implementação de normas legais e diretrizes da empresa, adequação de estoques para produtos químicos perigosos, renovação de certificados. Também atuo como docente de ensino médio da rede pública estadual desde o ano de 2008, além de realizar atividades como docente em cursos preparatórios para concursos e cursos técnicos.

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Química

2002 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Tratamento Alternativo para Melhoria da Qualidade do Efluente Final de uma Indústria de Química Fina,Ano de Obtenção: 2004
Magali Christe Cammarota.Coorientador: Maria Alice Zarur Coelho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: efluente industrial; coagulação química; ensaio de biodegradabilidade; adsorção.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química / Especialidade: Processos Bioquímicos. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias / Especialidade: Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.

Especialização em andamento em Engenharia da Qualidade

2015 - Atual

AVM EDUCACIONAL LTDA.

Especialização em Segurança do Trabalho

2008 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação de Segurança e Saúde do Trabalho em uma Indústria Química
Orientador: Carlos André Vaz Júnior

Especialização em Gestão Ambiental, MBA Executivo

2006 - 2008

Centro de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis
Título: ANÁLISE DE RISCO AMBIENTAL EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE DESPEJOS INDUSTRIAIS

Aperfeiçoamento em andamento em Curso de Atualização

2017 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Bolsista do(a): Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Ri, CECIERJ, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Química

2003 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Química

1996 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Remoção Biológica de Fenol e Nitrogênio Amoniacal de Efluentes em Reator Batelada Sequencial
Orientador: Maria Alice Z Coelho & Ofélia de Q. F. Araújo
Bolsista do(a): Agência Nacional de Petróleo, ANP, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Biotecnologia

1992 - 1996

Escola Técnica Federal de Química

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Bioquímicos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Gestão Ambiental.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Sistema de Gestão Integrado.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso Brasileiro de Carbono - Carbono 2005. Adsorption of stilbene-based fluorescent whitening agents onto powdered activated carbon. 2005. (Congresso).

XXVII Jornada Giulio Massarani.Formas de Acesso ao Ensino Superior - O que o Professor de Ensino Médio deve saber e informar a seus alunos. 2005. (Outra).

XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Proposta de Tratamento para Melhoria da Qualidade do Efluente Final de uma Indústria de Química Fina. 2004. (Congresso).

1° Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. Minimização de Fenóis e Nitrogênio Amoniacal em Efluentes de Refinaria Empregando Tratamento Biológico. 2001. (Congresso).

4° Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. Metodologia de Análise de Glicogênioa em Sistemas de Lodos Ativados. 2001. (Congresso).

XXIII Jornada de Iniciação Científica.Remoção Biológica de Nutrientes e Compostos Aromáticos em Efluentes de Refinaria. 2001. (Outra).

XXI Jornada de Iniciação Científica.Purificação e Caracterização de Lipase de Penicillium Restrictum. 1999. (Outra).

XX Jornada de Iniciação Científica.Síntese de Tricaprina Utilizando Lipases em Meio sem solvente. 1998. (Outra).

2° Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. Produção de Proteases Industriais por Bactérias e Actinomicetos. 1997. (Congresso).

3° Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática. 1997. (Seminário).

XIX Jornada de Iniciação Científica.Produção de Proteases por Bactérias e Leveduras. 1997. (Outra).

XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Produção de Proteases por bactérias, leveduras e actinomicetos. 1996. (Congresso).

2° Seminário Nacional de Tecnologia Enzimática. 1995. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Russo

RUSSO, C.. Tratamento alternativo para melhoria da qualidade do efluente final de uma indústria de química fina. 2004. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Denize Dias de Carvalho

Carvalho, D. D.. ?Tratamento Alternativo para melhoria da qualidade do efluente final de uma industria de química fina?. 2004. Dissertação (Mestrado em tecnologia de processos quimico e bioquimicos) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

André Luiz Hemerly Costa

COELHO, Maria Alice Zarur;ARAÚJO, Ofélia de Queiroz FernandesCOSTA, André Luiz Hemerly; CAMMAROTA, M. C.; LEITE, S. G. F.. Remoção Biológica de Fenol e Nitrogênio Amoniacal de Efluentes em Reator Batelada Sequencial. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Magali Christe Cammarota

CAMMAROTA, M. C.; COSTA, A. H.; LEITE, S. G. F.. Remoção biológica de fenol e N amoniacal de efluentes em RBS. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lídia Yokoyama

YOKOYAMA, L.. Tratamento Alternativo para Melhoria da Qualidade do Efluente Final de uma Indústria de Química Fina. 2004. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Selma Gomes Ferreira Leite

LEITE, S. G. F.; Russo, C.; YOKOYAMA, L.. Tratamento alternativo para amelhoria da qualidade do efluente final de uma indústria de química fina. 2004. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo

Remoção Biológica de Fenol e Nitrogênio Amoniacal de Efluentes em Reator Batelada Seqüencial; 2002; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Ofelia de Queiroz Fernandes Araujo;

Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo

Remoção Biológica de Nutrientes e Compostos Aromáticos em Efluentes de Refinaria; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Ofelia de Queiroz Fernandes Araujo;

Marta Antunes Pereira Langone

Síntese de tricaprina utilizando lipase em meio sem solvente; 1998; 1 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marta Antunes Pereira Langone;

ANDRÉA HOLZ PFÜTZENREUTER

Estágio não Obrigatória (TCE 2011056); Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Maria Alice Zarur Coelho

Tratamento Alternativo para Melhoria da Qualidade do Efluente Final de uma Indústria de Química Fina; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Alice Zarur Coelho;

Maria Alice Zarur Coelho

Remoção Biológica de Fenol e Nitrogênio Amoniacal de Efluentes em Reator Batelada Seqüencial; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Maria Alice Zarur Coelho;

Maria Alice Zarur Coelho

Identificação e Otimização de um Sistema de Tratamento de Efluentes contendo Fenol; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo; Orientador: Maria Alice Zarur Coelho;

Elba Pinto da Silva Bon

Produção de protease bacteriana; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elba Pinto da Silva Bon;

Magali Christe Cammarota

Tratamento Alternativo para Melhoria da Qualidade do Efluente Final de uma Indústria de Química Fina; 2004; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Magali Christe Cammarota;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, MICHELE R. ; COELHO, MARIA A.Z. ; CAMMAROTA, MAGALI C. . Potential method to improve the treatment efficiency of persistent contaminants in industrial wastewater. Journal of Hazardous Materials (Print) , v. 150, p. 438-445, 2008.

  • SILVA, M. R. ; COELHO, Maria Coelho Z ; ARAÚJO, Ofélia Q F . Minimização de Fenóis e Nitrogênio Amoniacal em Efluentes de Refinaria Empregando Tratamento Biológico. Engenharia Térmica , UFPR - Paraná, v. 1, n.2, p. 33-37, 2001.

  • AMARAL, Priscilla F F ; SILVA, M. R. ; RUBINO, Flavia F ; COELHO, Maria Alice Z . Metodologia de Análises de Glicogênio em Sistemas de Lodos Ativados. In: 4º Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2001, Maringá. 4º Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2001. v. IV.

  • SILVA, M. R. . Lipase de Penicillium restrictum: Caracterização e Cinética. In: 3º Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 1999, Belo Horizonte. 3º Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 1999.

  • SILVA, M. R. . Síntese de Tricaprina Utilizando Lipases em meio sem Solvente. In: XX Jornada de Iniciação Científica, 1998, Rio de janeiro. XX Jornada de Iniciação Científica, 1998.

  • SILVA, M. R. . Produção de Proteases Industriais por Bactérias e Actinomicetos. In: 2º Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 1997, Poços de Caldas. 2º Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 1997.

  • SILVA, M. R. . Produção de L-Asparaginase II (E.C.3.5.1.1) em Fermentador. In: XVIII Jornada de Iniciação Científica, 1996, Rio de Janeiro. XVIII Jornada de Iniciação Científica, 1996.

  • SILVA, M. R. . Produção de Proteases por bactérias, Leveduras e Actinomicetos. In: XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996, Poços de Caldas. XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996.

  • SILVA, M. R. . Assay for in Vivo Yeast Activity Using NaF. In: XXV Reunião Anual da SBBq, 1996, Caxambu. XXV Reunião Anual da SBBq, 1996.

  • SILVA, M. R. . Improved Method for Yeast Invertase Activity Deterination In Vivo. In: XXIV Reunião Anual da SBBq, 1995, Caxambu. XXIV Reunião Anual da SBBq, 1995.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2002 - 2004

    Emprego de Tecnologias para Tratamento de Efluente Industrial, Descrição: Mestrado sanduíche - instituição pública e instituição privada O objetivo do projeto foi avaliar aspectos mais relevantes na operação da estação de tratamento de efluentes industriais e identificar as principais correntes em termos de participação no conteúdo de matéria orgânica, fornecendo alternativas de tratamento para o efluente recalcitrante gerado na indústria de química fina. Cada corrente foi caracterizada em parâmetros como biodegradabilidade, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Michele Ramos da Silva Conceição - Coordenador / Maria Alice Z Coelho - Integrante / Magali Christe Cammarota - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2015

    AkzoNobel Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Química, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades: - Gerenciamento ambiental para atender as condicionantes da licença de operação ambiental; - Coordenar operadores no gerenciamento de resíduos e projetos de minimização na geração; - Coordenar controle e monitoramento de poluição ambiental (águas, solo e ar) e a operação de equipamentos de redução de emissão de poluentes; - Elaboração e análise crítica de relatórios: Monitoramento de Águas Subterrâneas e Solo, de Emissões Atmosféricas, Auditoria Ambiental, Ruído Ambiental, Análise de Risco, Procon-Água, PAE, Inventários, PGR, PPRA; - Análise crítica de indicadores: resíduos, fontes de energia, água, efluentes, segurança do trabalho; - Coordenar atividades da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais, desde projetos de melhoria até operação diária; - Propor, liderar e participar de projetos de sustentabilidade; - Auditar, com foco em QSMS, os receptores de resíduo e prestadores de serviço; - Atender auditorias corporativas, de clientes, legais, sistema de gestão integrado; - Análise de acidentes e incidentes; - Treinamento de funcionários e visitantes em QHSE; - Elaborar e implementar procedimentos de QHSE, além da identificação dos aspectos ambientais das atividades; - Manter sistema de Gestão Integrado (ISO9001, 14001 e OSHAS 18001) e gestão de não conformidades; - Participação em Grupos Ambientais e de Assuntos Regulatórios; - Elaboração e análise crítica de Ficha de Informação de Produtos Químicos (FISPQ); - Orientação técnica para transporte de produtos perigosos; - Elaboração de rótulos de embalagens.

  • 2004 - 2010

    Ciba Especialidades Químicas Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Química, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsabilidades: - Supervisionar operação da ETE em 3 turnos; - Treinamentos operacionais e de segurança dos operadores; - Gestão atendimento dos requisitos da licença de operação; - Propor estudos e projetos de melhoria ambiental para processo de renovação de Licença Operacional (MBR, nanofiltração, carvão ativado, avaliação tratamento coagulação/floculação); - Responsável pela renovação da licença de operação; - Elaboração e participação de estudos e projetos de melhoria dos equipamentos e processos; - Supervisão e controle da destinação de resíduos químicos e recicláveis; - Assegurar renovação de contratos e pesquisa de novos parceiros de destinação resíduos; - Representar a empresa perante órgãos ambientais; -Controle e monitoramento de poços de contaminação de solo e equipamentos para redução de emissão atmosférica);

    Atividades

    • 04/2004

      Serviços técnicos especializados , Meio Ambiente, Estação de Tratamento de Efluentes e Parque de Resíduos.,Serviço realizado, supervisionar operação da Estação de Tratamento de Efluentes.

    • 04/2004 - 05/2010

      Treinamentos ministrados , Meio Ambiente, Estação de Tratamento de Efluentes e Parque de Resíduos.,Treinamentos ministrados, Operação do sistema MBR (reator de biomembranas), Procedimentos de Segurança, procedimentos operacionais

  • 2002 - 2004

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A teses foi desenvolvida na universidade e em uma indústria química. O objetivo do trabalho foi a melhoria e enquadramento do tratamento de efluente industrial recalcitrante gerado a fim de obter a renovação de licença de operação junto ao INEA. Foram desenvolvidos métodos de análise de biodegradabilidade das correntes de efluentes; tratamento de efluente biológico associado ao uso de membranas - MBR; caracterização do efluente para melhoria da etapa primária

  • 1996 - 2001

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluna de graduação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Iniciação Científica. Foram realizados trabalhos de produção de enzimas a partir de cultura de bactérias, leveduras e actinomicetos e tratamento de efluentes gerados na indústria de petróleo. Durante este período, fui orientada por professores: Elba Bon, Geraldo Lippel, Maria Alice Z. Coelho e Ofélia Queiroz. O Projeto final de curso foi parte integrante do projeto ANP.

  • 1994 - 1996

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Outro (estagiária), Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiária de ensino médio técnico.

    Atividades

    • 04/2002 - 04/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Bioquímica.,Linhas de pesquisa

    • 01/2001 - 12/2001

      Estágios , Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, .,Estágio realizado, Tratamento Biológico em RBS de Efluente Sintético contendo Fenol e Macronutrientes.

    • 03/1998 - 08/1999

      Extensão universitária , Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia, Programa de Engenharia Química.,Atividade de extensão realizada, Produção e Caracterização Enzimática.

    • 01/1996 - 12/1997

      Extensão universitária , Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.,Atividade de extensão realizada, .

    • 10/1994 - 12/1995

      Estágios , Instituto de Química, Departamento de Bioquímica.,Estágio realizado, Desenvolvimento de Tecnologia Enzimática.

  • 2008 - Atual

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professor de Química do ensino Médio, sistema NEJA (Educação de Jovens e Adultos)