Graziela Krohling Kunsch

Artista, professora, editora, crítica e curadora. Doutora e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Bacharela pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAP-FAAP). Atualmente leciona as disciplinas Arte Contemporânea, Arte e Política hoje e Laboratório de Pesquisa e Práticas em História da Arte III - Curadoria e Mediação no curso de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), substituindo o Prof. Dr. Pedro Fiori Arantes. Foi professora-substituta no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professora visitante do curso de pós-graduação Critical Habitats do Royal Institute of Art de Estocolmo e responsável pela Formação de público no projeto Vila Itororó Canteiro Aberto (uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo com o Instituto Pedra). Foi Curadora Associada do Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado (2007 a 2011) e co-editora do Periódico Permanente (2012 a 2014). Foi integrante dos coletivos Núcleo Performático Subterrânea, rejeitados e Usina. Co-autora, com Vitor Cesar, de Conversa como lugar (Editora Pressa, 2008) e co-editora, com Ana Letícia Fialho, de Critical reports: 27th São Paulo Biennial Seminars / Relatos críticos: seminários da 27ª Bienal de São Paulo (Hedra, 2011). Cocuradora dos projetos internacionais Arte e esfera pública (2008), Esboço para novas culturas (2010) e Curadoria e contexto (2011) e curadora do seminário internacional Políticas da Imagem (2012). Participou como artista de duas edições da Bienal de São Paulo - 29ª Bienal (2010) e 31ª Bienal (2014). É editora da revista Urbânia e uma das coordenadoras da Clínica Pública de Psicanálise. Website: naocaber.org

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS

2012 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Não caber + Início da pesquisa Estou na frente da câmera mas a minha cabeça está atrás dela ou A performance da diretora ou A performance da crítica
Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior. Palavras-chave: Performance; documentário; Crítica institucional; Autoimagem; Graziela Kunsch.

Mestrado em Ciências da Comunicação

2005 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: Projeto Mutirão,Ano de Obtenção: 2008
Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Bacharelado em Artes Plásticas

1998 - 2001

Fundação Armando Álvares Penteado
Título: Esboço de filme
Orientador: Luiz Claudio Mubarac
Bolsista do(a): Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Cinema documental, com Patrício Guzman. (Carga horária: 16h). , Cinemateca Brasileira, CB, Brasil.

2006 - 2006

Seminários 27ª Bienal de São Paulo - Como viver junto. (Carga horária: 48h). , Fundação Bienal de São Paulo, BIENAL, Brasil.

2006 - 2006

Intervenções urbanas no espaço público, com Antoni Muntadas e Ana Tavares. (Carga horária: 105h). , Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, Brasil.

2005 - 2005

Preparação pedagógica. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.

2005 - 2005

Cinema Observacional, com Henry Breitrose. (Carga horária: 15h). , Cinusp, CINUSP, Brasil.

1999 - 1999

Composição de solo teatral, com Denise Stoklos. (Carga horária: 16h). , Sesc São Paulo, SESC-SP, Brasil.

1997 - 1997

Teatro de vanguarda, com Anna Kohler (The Wooster Group). (Carga horária: 20h). , Teatro Escola Célia Helena, CÉLIA HELENA, Brasil.

1994 - 1996

Curso profissionalizante de ator. , Teatro Escola Célia Helena, CÉLIA HELENA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e política.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Site-specificity.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Mediação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

KUNSCH, G. . Conversa ampliada na Clínica Pública de Psicanálise. 2016. (Outro).

KUNSCH, G. ; USINA, C. . Seminário Nova Luz, mas poderia ser Porto Maravilha. 2013. (Outro).

KUNSCH, G. . Mostra CINEMA PERIGOSO DIVINO MARAVILHOSO. 2012. (Outro).

KUNSCH, G. . Seminário Políticas da Imagem. 2012. (Outro).

KUNSCH, G. . Programa de oficinas Curadoria e Contexto. 2011. (Outro).

KUNSCH, G. . Esboço para novas culturas: projetos de cidades em debate. 2010. (Outro).

KUNSCH, G. ; CESAR J, V. . Arte e esfera pública. 2008. (Outro).

KUNSCH, G. . Mostra do Centro de Mídia Independente na Mostra do Filme Livre. 2006. (Outro).

KUNSCH, G. . Um espaço para a contracultura inglesa. 2004. (Exposição).

KUNSCH, G. ; LIMA, D. . Mostra de vídeos do Festival Mídia Tática Brasil. 2003. (Festival).

KUNSCH, G. . Mostra de vídeos Brazilian Screening, The next five minutes, Amsterdam. 2003. (Festival).

KUNSCH, G. . Mostra de vídeos Carnaval-Carnaval. 2003. (Outro).

KUNSCH, G. . Manifestação - vídeos de 30 coletivos brasileiros. 2003. (Outro).

KUNSCH, G. ; SIPAVICIUS, B. ; CAMILLI, D. . residência e exposição do Núcleo Performático Subterrânea e do A.N.T.I. cinema. 2002. (Exposição).

VOGLER, A. ; PINHEIRO, R. ; DUCHA ; KUNSCH, G. . residência e exposição do Atrocidades Maravilhosas, do Rio de Janeiro. 2002. (Exposição).

MELHEM, A. ; DUCHA ; KUNSCH, G. . residência e exposição do Grupo Vapor, do Rio de Janeiro. 2002. (Exposição).

JORDÃO, P. ; PEREIRA, A. ; BABIDU, A. ; MARCASSA, M. ; KUNSCH, G. . residência e exposição do Grupo Empreza, de Goiânia. 2002. (Exposição).

TERÇA-NADA, M. ; CAMPBELL, B. ; KUNSCH, G. . residência e exposição do "GRUPO", de Belo Horizonte. 2002. (Exposição).

LEANDRO, Arthur ; KUNSCH, G. . residência à distância e exposição do grupo Urucum, de Macapá. 2002. (Exposição).

BARRETO, J. M. ; KUNSCH, G. . residência e exposição do grupo Laranjas, de Porto Alegre. 2002. (Exposição).

KUNSCH, G. . ... (André Komatsu, Marcelo Cidade e Daniel Camilli). 2001. (Exposição).

KUNSCH, G. . Besta (Carolina Parra, Fellipe Augusto, Tiago Judas, Flavia Lobo, Silvia Cruz). 2001. (Exposição).

KUNSCH, G. . Ruídos (Fabio Tremonte, Lia Chaia, Graziela Kunsch - subcuradoria Ruy Cortez). 2001. (Exposição).

KUNSCH, G. . Antológica (Bruno Sipavicius). 2001. (Exposição).

KUNSCH, G. . Fumaça. 2000. (Festival).

KUNSCH, G. . Fumaça 00. 2000. (Festival).

KUNSCH, G. . Graziela Kunsch não existe. 2000. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

MASP Professores: encontros sobre arte, educação e esfera pública.Arte e direito à cidade. 2017. (Encontro).

Performando oposições - Casa do Povo.Performando relações. 2016. (Encontro).

Ser Urbano - PUC Rio.O canteiro como projeto. 2016. (Seminário).

Jornada do Patrimônio.A resistência na Vila Itororó. 2015. (Seminário).

31ª Bienal de São Paulo - Como (...) coisas que não existem.Arte e seus usos. 2014. (Encontro).

Arte em deslocamento: trânsitos geopoéticos - Paço das Artes.Sem título (Mesa Arte e Sistema da Arte). 2014. (Simpósio).

Corpos Insurgentes - Sesc. Exposição das obras Nightshot 3 e excertos do Projeto Mutirão. 2014. (Exposição).

Usos da arte - 31ª Bienal.Sem título. 2014. (Simpósio).

Curadoria e mediação crítica.Curadoria e mediação crítica. 2011. (Oficina).

O MAC encontra os artistas.Eu pensava em estruturar uma fala para apresentar meus trabalhos da melhor forma possível para vocês mas. 2011. (Outra).

29ª Bienal de São Paulo - Há sempre um copo de mar para navegar. Projeto Mutirão - 29ª Bienal. 2010. (Exposição).

If you lived here still.com Andreas Muller, Anton Vidokle, Binna Choi, Graziela Kunsch, Lukasz Stanek, Martha Rosler e Wendelien van Oldenborgh. 2010. (Outra).

XIII Socine. Projeto Mutirão: um filme não-realizável, uma prática documentária. 2009. (Congresso).

Encontro de coletivos brasileiros e espanhóis.Colaboração. 2008. (Encontro).

Debate com Roger Buergel, diretor artístico da Documenta 12.com Felipe Chaimovich, Graziela Kunsch, Lisette Lagnado, Martin Grossmann (mediador), Suely Rolnik e Walter Riedweg. 2007. (Outra).

Documenta 12 magazines.The position of the speaker. 2007. (Outra).

No lugar da esfera pública.com Graziela Kunsch, Katya Sander e Simon Sheikh. 2007. (Outra).

Seminário de Mobilidade Urbana (Movimento Passe Livre, UFSC).Direito à cidade. 2007. (Seminário).

Se repete como farsa (Cinefalcatrua/UFES).Estratégias de decupagem do espaço urbano. 2007. (Simpósio).

Simpósio do Festival Arte.mov.Mutirão: refazendo a cidade. 2007. (Simpósio).

XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (Unifap).A reforma urbana proposta pelos movimentos sem-teto. 2006. (Encontro).

Mostradebate - metodologias em arte educação (UFRJ).Sobre aulas de desenho. 2004. (Seminário).

Projeto Matéria, Jorge Menna Barreto.Registro, documentação e responsabilidade. 2004. (Oficina).

Festival Mídia Tática Brasil.Rejeitados. 2003. (Outra).

N5M4 The Next Five Minutes.Apresentação da mostra de vídeos Brasileira. 2003. (Outra).

Sample Image.Vídeo-ativismo no Brasil. 2003. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vivian Berto de Castro

MATOS, Y. A. V. F.;KUNSCH, G.; GOLDBERG, S. S.. Mi ojo es mi corazón: a vídeo-arte e a performance de Pola Weiss. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Danilo Bezerra

RIZZI, P. D. C.;KUNSCH, G.; NDUMBU, K.. Desejo de amazonas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Felipe Diniz Sanguin

KUNSCH, G.; SOUZA, B. A.; ZANETTE, L.. Cidade limpa/Cidade Linda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Simone de Araujo Martins

KATZ, Helena; IANÊS, Maurício; HERCOLES, R.;KUNSCH, G.. A guerra pelo imaginário: estudos e conversas no ativismo artístico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lívia Gianini Victoria

BEIGUELMAN, G.KUNSCH, G.; MAZZILLI, C.; MARTINS, S. R. M.. Estética dos espaços de protesto: rua e internet no impeachment. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renato Garcia Sircilli

MELLO, P. D. C. A.; DEBS, P. D. V. F.;KUNSCH, G.. Filme diário, o cinema em primeira pessoa: uma análise processual de se o mundo acabar, me dê um toque. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Eugênia Pessoa Hanitzsch

BEIGUELMAN, G.KUNSCH, G.; MORAN, P.; KUTSCHAT, D.. Crise - Manifesto de uma geração em crise. 2014 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Aluno: Gabriela Vanzetta

MELLO, P. D. C.; JOHAS, P. D. R.;KUNSCH, G.. Projeto Copirate. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

KUNSCH, G.; BELLOTI, J.; VIGNOLI, A.. Membro do júri do Edital Setorial Artes Visuais da Secult-ES. 2018. Secretaria Estadual de Cultura do Estado do ES.

KUNSCH, G.; CARRAPATOSO, T.; SEROUSSI, B.. Membro do júri da chamada aberta para residência de coletivos na Casa do Povo. 2016. Casa do Povo.

KUNSCH, G.; SEROUSSI, B.; ZUKER, F.. Comissões de seleção para oficinas na Vila Itororó Canteiro Aberto, 2015 a 2016. 2016. Vila Itororó Canteiro Aberto.

KUNSCH, G.; ANJOS, M.; MAIER, T.;LAGNADO, L.; BATISTA, H.. Concurso de Esculturas para o Novo Recife (projeto crítico ao Novo Recife, proposto por Bárbara Wagner). 2014. Mostra Edifício Recife.

KUNSCH, G.FIALHO, A. L.. Comissões de seleção para oficinas organizadas pelo Fórum Permanente, 2007 a 2011. 2011. Fórum Permanente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jorge Hajime Oseki

Machado Jr., Rubens Luís Ribeiro; Xavier, Ismail Norberto;OSEKI, J. H.. "Excertos de A.N.T.I. cinema: conexões entre arte contemporânea, espaço e lutas políticas". 2007. Dissertação (Mestrado em Cinema, Tv e Rádio) - Universidade de São Paulo.

Tales Afonso Muxfeldt Ab´Sáber

ABSÁBER, T. A. M.; XAVIER, I.; MACHADO JUNIOR, R. L.; ROLNIK, S. B.; MARZOCHI, I. F.. "A performance da diretora a Performance da crítica". 2016. Tese (Doutorado em Meios e processos audiovisuais) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Mateus Araújo Silva

MACHADO JR., Rubens; FELDMAN, Ilana;ARAÚJO SILVA, Mateus. "Estou na frente da câmera mas a minha cabeça está atrás dela" (ECA-USP, 30/6/2014). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Ilana Feldman Marzochi

FELDMAN, Ilana. Não caber + Início da pesquisa Estou na frente da câmera mas minha cabeça está atrás dela ou A performance da diretora ou A performance da crítica. 2016. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Ilana Feldman Marzochi

FELDMAN, Ilana; SILVA, M. A.. Estou na frente da câmera, mas minha cabeça estrá atrás dela. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Suely Belinha Rolnik

ROLNIK, S.; MACHADO JR., Rubens L. R.; XAVIER, Ismael N.; MARZOCHI, Ilana Feldman; AB?SABER, Tales A. M.. Não caber + início da pesquisa Estou na frente da câmera mas a minha cabeça está atrás dela ou a A performance da diretora ou a A performance da crítica. 2016. Tese (Doutorado em Escola de Comunicação e Artes) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Pablo Ortellado

ORTELLADO, Pablo; GERVAISEAU, H. P. A. A.; MACHADO JR., R. L. R.. Projeto Mutirão. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thierry de Freitas

Saque e aproveite a vantagem: uma breve historiografia da AIDS na arte contemporânea brasileira; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Amanda Azevedo Felicio

Um corpo epistêmico no meio da encruzilhada: uma perspectiva decolonial sobre a performance; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Graziela Krohling Kunsch;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rubens Luis Ribeiro Machado Junior

Excertos de A; N; T; I; cinema: conexões entre arte contemporânea, espaço e lutas políticas; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Usp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior;

Rubens Luis Ribeiro Machado Junior

Não caber + Início da pesquisa Estou na frente da câmera mas a minha cabeça está atrás dela ou A performance da diretora ou A performance da crítica; ; 2016; Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • KUNSCH, G. . R. x eu. Periódico Permanente , v. 4, p. 1-4, 2016.

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão: um filme não realizável, uma prática documentária. Periódico Permanente , v. 4, p. 1-5, 2016.

  • KUNSCH, G. . Editorial. revista Urbânia , v. 1, p. 1-5, 2014.

  • KUNSCH, G. . O Movimento Passe Livre nas escolas - autoria coletiva. revista Urbânia , v. 1, p. 48-61, 2014.

  • KUNSCH, G. . Projeto de ônibus Tarifa Zero na 31ª Bienal. revista Urbânia , v. 1, p. 62-63, 2014.

  • KUNSCH, G. ; KELIAN, L. L. ; PACHECO, J. ; SINGER, H. ; HONORATO, C. ; BARRETO, J. M. . Bastará que os educadores se interroguem - autoria coletiva. revista Urbânia , v. 1, p. 230-238, 2014.

  • KELIAN, L. L. ; KUNSCH, G. . Autoformação de educadores na 31ª Bienal - autoria coletiva. revista Urbânia , v. 1, p. 266-273, 2014.

  • KUNSCH, G. ; BASBAUM, R. . E-mails entre Graziela Kunsch e Ricardo Basbaum. Periódico Permanente , v. 3, p. 1-48, 2014.

  • KUNSCH, G. . Cinema perigoso divino maravilhoso. Periódico Permanente , v. 2, p. 1-4, 2013.

  • KUNSCH, G. . Um projeto de revista. CONCINNITAS (ONLINE) (RIO DE JANEIRO) , v. 1, p. 1-3, 2013.

  • KUNSCH, G. . Estou do lado da história, não do museu de arte: relato da palestra de Heinz Schütz. Periódico Permanente , v. 2, p. 1-4, 2013.

  • KUNSCH, G. ; USINA, C. . A sombra do Pinheirinho. revista Urbânia , v. 1, p. 1-8, 2012.

  • KUNSCH, G. . Muda tudo. Piseagrama , v. 1, p. 49-49, 2011.

  • KUNSCH, G. ; ARANTES, P. F. . Assentamento Ireno Alves dos Santos: entrevista com Pedro Fiori Arantes. revista Urbânia , v. 1, p. 1-9, 2010.

  • KUNSCH, G. . Prática urbana. revista Urbânia , v. 1, p. 21-32, 2008.

  • KUNSCH, G. . A rampa antimendigo e a noção de site-specificity. revista Urbânia , v. 1, p. 137-145, 2008.

  • FIALHO, A. L. ; KUNSCH, G. ; LAGNADO, L. . Relatos críticos: seminários da 27a Bienal de São Paulo. São Paulo: Hedra, 2011. v. 1. 152p .

  • KUNSCH, G. ; CESAR J, V. . Conversa como lugar. Editora Pressa, 2008.

  • KUNSCH, G. ; PROENCA, L. . Luiza Proença entrevista Graziela Kunsch. In: Adriano Pedrosa; Tomás Toledo. (Org.). Avenida Paulista - Catálogo. 1ed.São Paulo: MASP, 2017, v. 1, p. 97-99.

  • KUNSCH, G. . Questões - Graziela Kunsch. In: Adriano Pedrosa; André Mesquita. (Org.). Histórias da sexualidade - Antologia. 1ed.São Paulo: MASP, 2017, v. 1, p. 394-396.

  • KUNSCH, G. . TEM UMA CATRACA NO MEIO DO CAMINHO. In: Priscila Arantes. (Org.). Arte em deslocamento: trânsitos geopoéticos. 1ed.São Paulo: Paço das Artes, 2015, v. 1, p. 116-127.

  • KUNSCH, G. . Rejeitados: amar é não caber. In: Adriana Macul; Carolina Nóbrega; Fabiane Carneiro; Mariana Vaz; Mônica Galvão. (Org.). Liminaridade. 1ed.São Paulo: Parole, 2015, v. 1, p. 24-27.

  • KUNSCH, G. ; KELIAN, L. L. . Revista Urbânia 5 / Urbânia 5 magazine. In: Galit Eilat; Charles Esche; Maria Burmester; Ricardo Nicolau. (Org.). Como (falar sobre) coisas que não existem - um livro a partir da 31ª Bienal de São Paulo / How to (talk about) things that don't exist - a book developed out of the 31st São Paulo Biennial. 1ed.Porto: Museu Serralves, 2015, v. 1, p. 88-93.

  • KUNSCH, G. ; SCHLIEBEN, K. . GDR Library / Library Questionnaire. In: Binna Choi. (Org.). The Grand Domestic Revolution Handbook. 1ed.Utrecht: Casco Office for Art Design and Theory, 2014, v. 1, p. 33-34.

  • KUNSCH, G. . O que a Tarifa Zero, os bancos e as concessionárias de automóveis poderiam ter em comum mas ainda não têm. In: Cristina Ribas. (Org.). Vocabulário político para processos estéticos. 1ed.Rio de Janeiro: Independente, 2014, v. 1, p. 291-304.

  • KUNSCH, G. . Excertos do Projeto Mutirão (Texto-imagem). In: Felipe Scovino; Fernanda Regaldo; Renata Marquez; Roberto Andrés; Wellington Cançado. (Org.). Escavar o futuro. 1ed.Belo Horizonte: Rona Editora, 2014, v. 1, p. 241-245.

  • KUNSCH, G. ; KELIAN, L. L. ; PACHECO, J. ; SINGER, H. ; RAMOS, C. S. ; BARRETO, J. M. ; HONORATO, C. ; VICTORIO FILHO, A. ; FONTANA, E. . Bastará que os educadores se interroguem. In: Nuria Enguita Mayo; Erick Beltrán. (Org.). Catálogo da 31ª Bienal de São Paulo - Como (...) coisas que não existem. 1ed.São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014, v. 1, p. 201-211.

  • KUNSCH, G. . Fare free bus (long version). In: Nuria Enguita Mayo; Erick Beltrán. (Org.). Catalogue 31st Bienal de Sao Paulo - How (...) things that don't exist. 1ed.São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014, v. 1, p. 59-61.

  • KUNSCH, G. ; KELIAN, L. L. ; PACHECO, J. ; SINGER, H. ; RAMOS, C. S. ; BARRETO, J. M. ; HONORATO, C. ; VICTORIO FILHO, A. ; FONTANA, E. . All it takes is for educators to question themselves. In: Nuria Enguita Mayo; Erick Beltrán. (Org.). Catalogue 31st Bienal de Sao Paulo - How to (...) things that don't exist. 1ed.São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014, v. 1, p. 201-211.

  • KUNSCH, G. . Ônibus Tarifa Zero (versão curta). In: Nuria Enguita Mayo; Erick Beltrán. (Org.). Guia 31ª Bienal de São Paulo: Como (...) coisas que não existem. 1ed.São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014, v. 1, p. 130-131.

  • KUNSCH, G. ; KELIAN, L. L. . Urbania 5 magazine. In: Nuria Enguita Mayo; Erick Beltrán. (Org.). Guide 31st Bienal de Sao Paulo: how to (...) things that don't exist. 1ed.São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014, v. 1, p. 140-141.

  • KUNSCH, G. . Fare free bus (short version). In: Nuria Enguita Mayo; Erick Beltrán. (Org.). Guide 31st Bienal de Sao Paulo: how to (...) things that don't exist. 1ed.: , 2014, v. 1, p. 130-131.

  • KUNSCH, G. ; KELIAN, L. L. . Revista Urbânia 5. In: Nuria Enguita Mayo; Erick Beltrán. (Org.). Guia 31ª Bienal de São Paulo: como (...) coisas que não existem. 1ed.São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014, v. 1, p. 140-141.

  • KUNSCH, G. ; CESAR J, V. . Arte e esfera pública - verbetes. In: Felipe Prando. (Org.). Campo Neutral. 1ed.Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, 2014, v. 1, p. 33-39.

  • KUNSCH, G. . Não há nada para ver. In: Felipe Prando. (Org.). Campo Neutral. 1ed.Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, 2014, v. 1, p. 42-46.

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão. In: Felipe Prando. (Org.). Campo Neutral. 1ed.Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, 2014, v. 1, p. 64-66.

  • KUNSCH, G. . Ônibus Tarifa Zero (versão longa). In: Nuria Enguita Mayo; Erick Beltrán. (Org.). Catálogo da 31ª Bienal - Como (...) coisas que não existem. 1ed.São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014, v. 1, p. 59-61.

  • KUNSCH, G. ; GUERREIRO, I. ; CARMONA, A. C. ; LAIATE, C. ; LAZARINI, K. ; ARANTES, P. F. ; HIGUCHI, F. . Sem título (experimentações para um novo MAM). In: Lisette Lagnado. (Org.). P33: Formas únicas da continuidade no espaço. 1ed.São Paulo: MAM - Museu de Arte Moderna, 2013, v. 1, p. 214-216.

  • KUNSCH, G. ; BARRETO, J. M. . Rechazados - Salón de Bahia. Intercambio de e-mails 2002/2003. In: Glória Ferreira. (Org.). Arte contemporáneo brasileño: documentos y criticas. 1ed.Santiago de Compostela: Dardo, 2009, v. 1, p. 469-475.

  • KUNSCH, G. ; BARRETO, J. M. . Rejected - Bahia Salon. Exchange of emails, 2002/2003. In: Glória Ferreira. (Org.). Contemporary Brazilian Art: Documents and Critical Texts. 1ed.Santiago de Compostela: Dardo, 2009, v. 1, p. 513-516.

  • KUNSCH, G. . Depoimento de Graziela Kunsch. In: Glória Ferreira. (Org.). Anos 70: arte como questão. 1ed.São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2009, v. 1, p. 423-423.

  • KUNSCH, G. ; WAMBA, V. . Entrevista didática com Stewart Home - Parte 1. Manifestos neoístas. 1ed.São Paulo: Conrad Editora, 2004, v. 1, p. 72-79.

  • KUNSCH, G. ; WAMBA, V. . Entrevista didática com Stewart Home - Parte 2. Greve da arte. 1ed.São Paulo: Conrad Editora, 2004, v. 1, p. 124-132.

  • KUNSCH, G. ; Ana Letícia . Política da estética - entrevista com Simon Sheikh. Revista Trópico, 03 nov. 2010.

  • KUNSCH, G. . Prática urbana. Urbânia, São Paulo, p. 21 - 32, 09 abr. 2008.

  • KUNSCH, G. . A rampa antimendigo e a noção de site-specificity. Urbânia, São Paulo, p. 137 - 145, 09 abr. 2008.

  • KUNSCH, G. . "Estou do lado da história, não do museu de arte": relato da palestra de Heinz Schütz. Fórum Permanente, 01 jul. 2007.

  • KUNSCH, G. . R. x eu. Fórum Permanente, 01 jun. 2007.

  • ORTELLADO, P. ; KUNSCH, G. . Os protestos contra o aumento e o horizonte de um transporte público de verdade. Agência Carta Maior, 03 dez. 2006.

  • KUNSCH, G. . "Revitalização" da Vila Itororó: projeto da prefeitura exclui moradores. Centro de Mídia Independente - www.midiaindependente.org, 11 abr. 2006.

  • KUNSCH, G. . A quem se destinam as intervenções urbanas. Jornal O Independente, Florianópolis e São Paulo, p. 4 - 5, 01 nov. 2005.

  • KUNSCH, G. . Autogestão e cooperação: as experiências da ocupação Chiquinha Gonzaga e do MTD La Matanza. Jornal O Independente, p. 4 - 5, 01 mar. 2005.

  • KUNSCH, G. . Pra ver o céu. Revista Trópico.

  • KUNSCH, G. . A cultura é uma forma de memória contra a aniquilação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Arte e construção de imaginário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Autoformação de público. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Escuta-fala: a vontade de compartilhar experiências com quem tiver interesse em me escutar será igual à vontade de ouvir o que as pessoas quiserem me dizer. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . O canteiro como projeto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KUNSCH, G. . Vila Itororó Canteiro Aberto: a atuação do público. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KUNSCH, G. . The refusal of the artwork. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (curso Ecologies of Collaboration, Prof. Terri Weismann). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (curso Time-based art, Prof. Deke Weaver). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (curso Latin American Art and Crisis, Prof. Dan Quiles). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (curso Art & Institution, Prof. Ryan Griffis). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (exposição Blind Field). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Anti-desenho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Tarifa Zero (X Bienal de Arquitetura). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Movimento Passe Livre (Casa de Francisca). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Movimento Passe Livre (Arq Futuro). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Movimento Passe Livre (CCJ). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Sem título (arte urbana - diálogos sociais). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Dinâmica interna: convivência e reorganização da cidade brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Da performance. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Sem título (engajamento). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Cidade: bem comum. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KUNSCH, G. . Another roadmap for arts education. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (curso de formação de educadores Instituto Tomie Ohtake e CCJ). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (Cine Vigília - 44º Festival de Inverno da UFMG). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (grupo de estudos da história do cinema experimental brasileiro). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KUNSCH, G. . Sem título (não caber). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Sem título (se realiza em direções opostas). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (bairro Belén, Bogotá). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (encontro internacional de curadores). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Cinema perigoso divino maravilhoso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUNSCH, G. . Eu pensava em apresentar meus trabalhos da melhor forma possível para vocês mas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Sem título (cidades e permacultura). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . The Mutirao Project (exhibition All that fits). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (aula na Politeia). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Sem título (mediação, arte e esfera pública). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (exposição Conversas). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Performance e A.N.T.I. cinema. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KUNSCH, G. . Sem título (imagens impossíveis). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . The Mutirao Project. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (educadores 1). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (educadores 2). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (terreiro A pele do invisível). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (terreiro O outro, o mesmo). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (terreiro Eu sou a rua). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão: um filme não-realizável, uma prática documentária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUNSCH, G. . Sem título (Casa da Grazi, BASE, BASE móvel, A menor casa de Olinda). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (Mostra do Filme Livre). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Que rua é essa?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . A rampa antimendigo e a noção de site-specificity. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KUNSCH, G. . Sem título (não há nada para ver). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . Sem título (a decupagem do espaço urbano). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . The Mutirao Project (workshop The position of the speaker). 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Projeto Mutirão (aula no CTR). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KUNSCH, G. . Sem título (rejeitados). 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . O processo de inserção em artes: o ateliê da FAAP, Cité des Arts, Paris. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUNSCH, G. . O sentido da tela preta em Orestes, de Rodrigo Siqueira 2015 (Blog).

  • KUNSCH, G. . A dor em Encarnado, de Juçara Marçal 2015 (Blog).

  • KUNSCH, G. . Como realizar coisas que não existem 2015 (Blog).

  • KUNSCH, G. . Brevíssima crítica para Que horas ela volta?, de Anna Muylaert 2015 (Blog).

  • KUNSCH, G. . A vizinhança do tigre 2014 (Blog).

  • KUNSCH, G. . 'Fui uma puta escola de música para mim' - Kiko Dinucci 2014 (Blog).

  • KUNSCH, G. . Da performance ? Coletivo Cartográfico 2013 (Blog).

  • KUNSCH, G. . Projeção desligada no MAR 2013 (Blog).

  • KUNSCH, G. . Esse amor que nos consome 2012 (Blog).

  • KUNSCH, G. . Eu pensava em estruturar uma fala para apresentar meus trabalhos da melhor forma possível para vocês mas [MAC, 2011] 2011 (Blog).

  • KUNSCH, G. . Não ação 2011 (Blog).

  • KUNSCH, G. . Comentários para Jogo de cena e Santiago 2008 (Blog).

  • KUNSCH, G. . O chorar de verdade de Salve o cinema 2008 (Blog).

  • KUNSCH, G. . O tribunal paralelo de Close up 2008 (Blog).

  • KUNSCH, G. . Com amor 2000 (Blog).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

KUNSCH, G. . Não caber. 2011; Tema: Projetos artísticos, editoriais e curatoriais e críticas de Graziela Kunsch. (Site).

KUNSCH, G. . Arte, educação, participação e atuação dos públicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KUNSCH, G. . Como começa um diálogo?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KUNSCH, G. . Performance e desobediência. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KUNSCH, G. ; KELIAN, L. L. . Autoformação de educadores. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KUNSCH, G. . Prática urbana. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KUNSCH, G. ; CESAR J, V. . Arte no interesse público. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KUNSCH, G. . Performance e espaço público. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KUNSCH, G. . Registro, documentação e responsabilidade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KUNSCH, G. . Vídeo documentário - câmera, edição, compressão e publicação na Internet. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KUNSCH, G. . Peça recortada da rampa antimoradores de rua usada como encosto de chão no museu. 2017. Intervenção Urbana.

KUNSCH, G. . Túnel Av. Paulista - Av. Dr. Arnaldo. 2017. Vídeo.

KUNSCH, G. . Ensaio Ilú Obá de Min. 2017. Vídeo.

KUNSCH, G. . Escolas. 2017. Vídeo.

KUNSCH, G. . Sem título (O RACISMO É ESTRUTURAL). 2017. Outra.

KUNSCH, G. . Sem título (O RACISMO É ESTRUTURAL). 2017. Outra.

KUNSCH, G. . Performando relações. 2016. Performance.

KUNSCH, G. . Escolas. 2016. Vídeo.

KUNSCH, G. . Obra-arquivo Excertos da Vila Itororó. 2015. WebArt.

KUNSCH, G. . TEM UMA CATRACA NO MEIO DO CAMINHO - Palácio das Artes. 2015. Instalação.

KUNSCH, G. ; KELIAN, L. L. . Revista Urbânia 5 - Itinerância 31ª Bienal. 2015. Livro de Artista.

KUNSCH, G. ; KELIAN, L. L. . Revista Urbânia 5 na 31ª Bienal. 2014. Livro de Artista.

KUNSCH, G. . TEM UMA CATRACA NO MEIO DO CAMINHO - Bienal. 2014. Intervenção Urbana.

KUNSCH, G. . TEM UMA CATRACA NO MEIO DO CAMINHO - CCSP. 2014. Intervenção Urbana.

KUNSCH, G. . Projeto Mutirão - O público de fora. 2014. Outra.

KUNSCH, G. . Projeto Mutirão - Revolution without movement. 2014. Outra.

KUNSCH, G. ; CESAR J, V. . BASE móvel ou conversa como lugar - MAR. 2014. Outra.

KUNSCH, G. . Ônibus Tarifa Zero na 31ª Bienal. 2014. Outra.

KUNSCH, G. . Projeto Mutirão - Blind Field. 2013. Outra.

USINA, C. ; KUNSCH, G. . Sem título (imagem de cidade vendida pelo mercado imobiliário X imagem de cidade real ou Nova Luz, mas poderia ser Porto Maravilha). 2013. Instalação.

KUNSCH, G. ; CESAR J, V. . Verbetes. 2013. Outra.

USINA, C. ; KUNSCH, G. . Sem título (experimentações para um novo MAM). 2013. Outra.

KUNSCH, G. . Projeto Mutirão - O abrigo e o terreno. 2013. Outra.

KUNSCH, G. . Projeto Mutirão - Campo Neutral. 2013. Outra.

KUNSCH, G. . Sem título (Todo mecanismo de reprodução e repetição é sempre uma reconstrução subjetiva). 2012. Desenho.

KUNSCH, G. . Projeto Mutirão - 44º Festival de Inverno da UFMG. 2012. Outra.

KUNSCH, G. . Sem título (prefiro não fazer). 2011. Desenho.

KUNSCH, G. . The Mutirao Project - All that fits: the aesthetis of journalism. 2011. Outra.

KUNSCH, G. . Non-action. 2011. Outra.

KUNSCH, G. . Homeless ramp. 2011. Fotografia.

KUNSCH, G. ; WITTENBERG, V. . Bemmuurde Weerd OZ Ladder. 2011. Outra.

KUNSCH, G. . library. 2011. Outra.

KUNSCH, G. . Projeto Mutirão - 29ª Bienal. 2010. Outra.

KUNSCH, G. . biblioteca. 2010. Outra.

KUNSCH, G. . Como é a instituição pública que você quer?. 2009. Pintura.

KUNSCH, G. ; CESAR J, V. . Sem título (verbetes). 2009. Outra.

KUNSCH, G. ; CESAR J, V. . BASE móvel 2. 2008. Outra.

KUNSCH, G. ; CESAR J, V. ; Grupo Risco . BASE móvel 3. 2008. Outra.

KUNSCH, G. . biblioteca. 2008. Outra.

KUNSCH, G. . Não há nada para ver. 2007. Outra.

KUNSCH, G. . mpegmovie. 2007. Filme.

KUNSCH, G. . restaurante. 2005. Outra.

KUNSCH, G. ; HOME, Stewart . Pornô (A.N.T.I. cinema). 2004. Vídeo.

KUNSCH, G. . Projeto Moradia. 2004. Outra.

FINGERMANN, M. ; KUNSCH, G. . Projeto Moradia 3 (A.N.T.I. cinema). 2004. Vídeo.

KUNSCH, G. . Escolha uma (A.N.T.I. cinema). 2002. Vídeo.

KUNSCH, G. . biblioteca. 2001. Outra.

KUNSCH, G. . Casa da Grazi. 2001. Outra.

KUNSCH, G. . Nightshot 3 (A.N.T.I. cinema). 2000. Vídeo.

KUNSCH, G. . Grazuras. 1999. Gravura.

KUNSCH, G. ; CHAIA, L. . As ativistas políticas formigas, de Graziela Kunsch, e as macumbeiras vênus voadoras, de Lia Chaia, unidas num happening-performance-instalação por uma mudança no perfil da anual de artes plásticas da Faap. 1999. Outra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2008

    Performing the city: Actionist Art in the Urban Space 1960s and 1970s - Sao Paulo, Descrição: "Performing the city: Actionist Art in the Urban Space 1960s and 1970s" foi uma pesquisa internacional coordenada pelo historiador e curador alemão Heinz Schütz, que teve três preocupações centrais: 1. Pensar a cidade como um espaço de ação; 2. Organizar uma documentação histórica; e 3. Contribuir com o debate atual sobre arte pública. A pesquisa contemplou ações performáticas de rua nos anos 1960-70 em catorze cidades: Tóquio, Seul, Moscou, Viena, Liubliana, Praga, Berlim, Dusseldorf, Londres, Paris, São Paulo, Nova Iorque, Toronto e Cidade do México. Fui responsável pela pesquisa na cidade de São Paulo e tomei a decisão de incluir ações artísticas do início dos anos 1980 também, de modo a contemplar coletivos como 3NÓS3 e Viajou sem passaporte. Objetivamente, meu trabalho consistiu em pesquisar as ações artísticas, entrevistar artistas (Augusto Boal, Francisco Iñarra, Genilson Soares, Lydia Okumura, Raghy - Luiz Sergio Ragnole Silva, Mario Ramiro, Hudinilson Jr. e Ivald Granato, entre outros) e elaborar fichas com descrições críticas, imagens e bibliografia de cada ação e traduzir tudo para o inglês. Além disso, fichei eventos políticos e manifestações de rua do período (exemplo: Batalha da Maria Antônia, 1968). A pesquisa assumiu a forma de uma exposição (Munique, Paris e Nápoles) e um simpósio, na Academia de Belas Artes de Munique. Em minha palestra relacionei as ações de rua em São Paulo entre 1960-1983 com ações artísticas e políticas na cidade nos anos 2000. Na pesquisa tive a colaboração de Vitor Cesar e Maíra Vaz Valente (assistente). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2005 - Atual

    História da experimentação no cinema e na crítica, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior em 28/05/2017., Descrição: Iniciado em 2005 com seminários intermitentes de orientandos e pesquisadores visitantes, e propondo anualmente a "Jornada de História da Crítica" (desde 2010), o Grupo tem por objetivo compor um quadro historiográfico do cinema experimental - sobretudo no Brasil - relacionando-o à história da crítica. Para tanto se concentra na análise de diferentes variantes do cinema experimental, que se conceberá de modo abrangente, incluindo suas diferentes acepções, tantas quantas puderem ser assim interpretadas: cinema de invenção, de vanguarda, de poesia, de artista, marginal, militante, independente, amador, vídeo-arte, primitivo etc. Para conhecer tal história se encontra ainda hoje dificuldade de acesso a cópias, além de uma filmografia pouco mapeada em vários lugares, épocas, aspectos e vertentes. Encontram-se bibliografia e debates do maior interesse sobre certos momentos, autores e movimentos - "Limite" de Mário Peixoto, o Cinema Novo, o Marginal. Os anos 1970 configurariam certo apogeu dessa produção, ao menos quantitativamente. E não tem sido vista desde então, quando foi por seu turno muito pouco vista, foi só em sessões alternativas, alguns festivais de modo atomizado, e depois disso não mais. Nem público cinéfilo ou de especialistas, pesquisadores. Portanto, é difícil essa tarefa de falar sobre algo que ainda não está incorporado ao debate, não possui abordagens comparativas, algo sequer recenseado sistematicamente, quanto mais historiado e criticado, reverberado por alguma fortuna crítica. Também se considera o cotejamento desse corpus a filmografias internacionais, assim como o seu estudo interdisciplinar, fundado em análise imanente e estudo estético das obras. Segundo o caso procuram-se os vínculos com diferentes áreas de conhecimento: arte, ciências humanas, comunicação, urbanismo etc. Sobretudo os fundamentos e a história da crítica se fazem necessários nesta pesquisa, pois permitem verificar a cada passo os critérios de interpretação e legitimação dos filmes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2003 - 2003

    Vídeos de coletivos de artistas e ativistas no Brasil no começo dos anos 2000, Descrição: Pesquisa e levantamento da produção em vídeo de coletivos de artistas e ativistas de ações urbanas em atividade no começo dos anos 2000 no Brasil, nas cidades Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os vídeos revelavam uma retomada das ruas e de outros espaços públicos por esses grupos, como forma de se repensar e transformar a vida coletiva. Muitos foram produzidos em contextos políticos específicos, como a reunião da Cúpula das Américas em 2001 ou as eleições de 2002. O mapeamento deu origem à mostra de vídeos "Manifestação" (Sesc Vila Mariana, São Paulo, agosto de 2003 - Mostra Sesc de Artes e Latinidades), formada pela seleção de 53 vídeos, de trinta coletivos (Atelier 491, Atrocidades Maravilhosas, Centro de Mídia Independente, Confeiteiros Sem Fronteiras, EmpreZa, Entorno, Espaço Coringa, Laranjas, Núcleo Performático Subterrânea, Phoder Paralelo, Poro, RRADIAL, Sid Moreira, Transição Listrada, Urucum e Videohackers, entre outros); à mostra "Brazilian screening" no The Next Five Minutes (N5M), principal festival de mídia tática do mundo (Amsterdam, setembro de 2003); e, posteriormente, à mostra "Carnaval-Carnaval", com um recorte específico da pesquisa (evento Carnaval-Revolução, Belo Horizonte, 2004). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2002 - 2003

    Internacional Situacionista, Descrição: Pesquisa sobre a Internacional Situacionista (IS) durante residência artística no apartamento da FAAP na Cité des Arts, em Paris. A IS foi um grupo de intelectuais, artistas e militantes políticos que, de maneiras diversas, fez uma crítica à sociedade e às cidades tal como existiam e lutou contra a monotonia da vida cotidiana moderna, contrapondo espetáculo e participação. A pesquisa incluiu o estudo de todos os filmes de Guy Debord e entrevistas presenciais com Stewart Home, autor de "Assalto à cultura", que fez vídeos plagiando os filmes de Debord. Ao retornar a São Paulo, pude apresentar esses vídeos em mostra realizada no Festival Mídia Tática Brasil (Casa das Rosas, 2003).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Finalista do 1º Prêmio Select de Arte e Educação - categoria Formador, Revista Select.

2017

Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil - Prêmio Residência Ujazdowski Castle Centre for Contemporary Art, 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

2011

Apoio para projeto na exposição All that fits, MRE.

2011

Artista indicada pelo crítico e curador Simon Sheikh ao 1st Visible Award, Cittadellarte ? Fondazione Zegna.

2010

Prêmio Brasil Arte Contemporânea - Mostras de Artistas no Exterior, Fundação Bienal e MinC.

2010

Programa Cultura e Pensamento, FAPEX e MinC.

2008

Bolsa do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, Fundarpe.

2007

Menção honrosa no 7º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, Instituto Sergio Motta.

2007

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, MinC.

2007

Conexão Artes Visuais, Funarte e MinC.

2004

8º Cultura Inglesa Festival, Cultura Inglesa.

2002

Bolsa-residência na Cité Internationale des Arts, Paris, FAAP.

2002

Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, Itaú Cultural.

2002

Rejeitados no nono Salão da Bahia, Salão da Bahia.

2000

XXXII Anual de Artes Plásticas (primeiro prêmio, bolsa de 90%), FAAP.

2000

Sonys Heart Awards, Berlim, representando a FAAP, Sony.

1999

XXXI Anual de Artes Plásticas (segundo prêmio, bolsa de 75%), FAAP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora-substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora responsável pelas aulas de Arte contemporânea (1º e 5º termos), Laboratório de Pesquisa e Práticas em História da Arte III - Curadoria e Mediação e pela disciplina eletiva Arte e política hoje. Orientações em andamento e uma orientação concluída.

2004 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 8

Outras informações:
No primeiro semestre de 2004 ministrei a disciplina Desenho II (90 horas, manhã e noite) e no segundo semestre as disciplinas Gravura (90 horas, manhã e noite) e Estudos específicos em Arte Contemporânea (45 horas, manhã)

2015 - 2015

Royal Institute of Art - Kungl. Konsthögskolan

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora visitante do programa de pós-graduação "Critical Habitats". Critical Habitats is a year-long post-master course that forges emancipatory thought in architecture by exploring the conditions for socially and critically aware modes of living. By working through historical polemics in urbanism, the course aims to illuminate current forms of collective agency and activism around critical habitats, and explore the possibilities they open for contemporary urban life

2015 - 2017

Vila Itororó Canteiro Aberto

Vínculo: Pessoa jurídica, Enquadramento Funcional: Coordenadora Educativa/Formação de público, Carga horária: 35

Outras informações:
Concepção e coordenação do projeto educativo, em diálogo com o projeto curatorial; formação e supervisão da equipe de educadores; formação interna (atividades com funcionários dos diferentes setores); agendamento e acompanhamento de visitas mediadas; mediação de visitas com grupos específicos; criação de rede de parcerias no bairro onde a instituição está inserida (escolas, creches, CCAs, SASF Bela Vista, associações diversas e ex-moradores da Vila Itororó); engajamento de grupos sociais na realização de projetos artísticos de longo prazo, como a obra Padrões da Vila, de Mônica Nador; estímulo a usos espontâneos pelo público no galpão do projeto; estímulo à brincadeira livre no galpão; criação de um coletivo inter-geracional no bairro e mediação das reuniões do coletivo do bairro; co-mediação das sessões do cineclube Cinema sem fio; criação e acompanhamento da Clínica Pública de Psicanálise; co-organização de debates públicos e oficinas diversas.

2018 - Atual

Sesc São Paulo

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Curadora educativa, Carga horária: 4

2007 - 2014

Fórum Permanente

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curadora associada, Carga horária: 20

Outras informações:
Como curadora associada ao Fórum Permanente, entre 2007 e 2011, fiz a cocuradoria e a co-organização de eventos diversos relacionados a museus, arte contemporânea e mediação e coordenei a documentação crítica de eventos (relatos críticos, registro em vídeo e transmissão online). Exemplos de atividades realizadas, no campo da mediação em arte: curadoria e organização, com Ana Letícia Fialho e Martin Grossmann, de workshops com Gabriel Pérez-Barreiro (relações entre curadoria e educação na 6ª Bienal do Mercosul); Carmen Mörsch (pesquisa pedagógica na Documenta 12 e funções "afirmativa", "reprodutiva", "desconstrutiva" e "transformativa" da educação em museus); Cayo Honorato e os espanhóis do projeto Transductores (mediação crítica). Entre 2012 e 2014 fui co-criadora e co-editora da revista Periódico Permanente

2011 - 2013

SENAC LAPA SCIPIÃO

Vínculo: Pessoa jurídica, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de Projetos do Curso Técnico em Processos Fotográficos

2000 - 2002

Teatro Escola Célia Helena

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de Interpretação Dramática

2013 - 2013

University of Illinois Urbana-Champaign

Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 9

Outras informações:
Professora convidada nos cursos Time-based art (Professor Deke Weaver), Ecologies of Collaboration (Professor Terri Weismann) e Art & Institution (Professor Ryan Griffis), como parte de sua pesquisa "Projeto Mutirão", em exposição no Krannert Art Museum, museu da universidade.

2013 - 2013

Art Institute of Chicago

Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora convidada no curso Latin American Art and Crisis (Professor Dan Quiles).

2010 - 2010

Dutch Art Institute

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20

Outras informações:
Conferências e Studio Visits (acompanhamento e orientações de projeto) no mestrado "Art Praxis" do Dutch Art Institute (DAI).

1997 - 2002

Casa do Teatro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora de Teatro e de Vídeo-Poesia