José Augusto Martins Pessoa

Arquiteto e Urbanista, e Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP. Exerce a docência na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais - EA-UFMG, onde atua como professor de pensamentos utópico e urbanístico, e de urbanização contemporânea, nos cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e nos de pós-graduação stricto sensu. Investiga, cria e escreve nos seguintes campos: corpos, imagens e lugares (topias); topologia urbana e imaginação-criação espaçotemporal; urbanização brasileira e reprodução social do desejo, do espaço e do tempo; cotidiano, disciplina urbanística e hospitalidades contemporâneas.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia (Geografia Humana)

1999 - 2006

Universidade de São Paulo
Título: A hospitalidade-mercadoria: litoral do Ceará ou quando a praia difunde o cotidiano no Brasil
André Roberto Martin. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Hospitalidade-mercadoria; Cotidiano; Tempo imposto; Hotelaridade; Reprodução social e espacial.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional. Setores de atividade: Educação.

Aperfeiçoamento em Geografia Humana

1989 - 1990

Universidade Federal do Ceará
Título: 1870-1990: o trem em Fortaleza e no Ceará. As idas, vindas e os percursos: em busca do sentido. Ano de finalização: 1990
Orientador: José Borzacchiello da Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1980 - 1986

Universidade Federal do Ceará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Morfologia Urbana. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Elaboração de Planos Municipais de Habitação. (Carga horária: 16h). , Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais, CREA MG, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Modernismo em Artes Plásticas 1850-1950. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Pensamento Social Brasileiro. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Sistemas Compl. Edifícios Estruturas Metálicas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Gestão Ambiental Urbana. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

1988 - 1988

Aperfeiçoamento Em Economia dos Transportes. (Carga horária: 60h). , Autarquia da Região Metropolitana de Fortaleza, AUMEF, Brasil.

1988 - 1988

Aperfeiçoamento Em Economia Urbana. (Carga horária: 30h). , Autarquia da Região Metropolitana de Fortaleza, AUMEF, Brasil.

1988 - 1988

Aperfeiçoamento Em Estudos de Impacto Ambiental. (Carga horária: 30h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

1988 - 1988

Aperfeiçoamento Em Legislação Urbana. (Carga horária: 30h). , Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, MDU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Teoria do Planejamento Urbano e Regional.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria do Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Política Urbana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . II Colóquio do Grupo de Pesquisa U. Utopias Urbanísticas Experimentais. 2015. (Outro).

PESSOA, José Augusto Martins . II Encontro Leituras sobre o Urbano. 2007. (Congresso).

PESSOA, José Augusto Martins . I Encontro Leituras sobre o Urbano. 2006. (Congresso).

PESSOA, José Augusto Martins . Membro da comissão organizadora do VII Simpósio Nacional de Geografia Urbana - I Simpósio Internacional. 2001. (Congresso).

PESSOA, José Augusto Martins . Viçosa - Olhares Fotográficos. 1995. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Colóquio Internacional Paisagem e Literatura: cartografias do espaço e da memória..Do filme ao livro: imagem-paisagem e texto ficcional em 'Viajo porque preciso, volto porque te amo'.. 2017. (Simpósio).

Colóquio Internacional Paisagem e Literatura: cartografias do espaço e da memória..Do 'Utopia' à 'u-topia', da cidade-ilha ao urbano. Notas a partir das imagens projetistas, dos utopismos iconoclastas e dos afetos sociais.. 2017. (Simpósio).

Oficina de zines - O que você queer - Ocupação Queer.USO PresençaInstável. USAÇÃO ContraQueer. ProJeto ManiFesto.. 2016. (Oficina).

XXV Semana de Iniciação Científica da UFMG. Trabalhadores-usuários,(são ?) trabalhadores-operadores do 'telemarketing'. Construção-proposição de ações qualitativas de pesquisa, e de situações-problemas de topologia urbana na Grande Belo Horizonte.. 2016. (Exposição).

II Colóquio do Grupo de Pesquisa U. Utopias Urbanísticas Experimentais.Cinema e paisagem. 2015. (Simpósio).

XXIV Semana de Iniciação Científica da UFMG. A reprodução do espaço e do trabalho a partir do 'telemarketing' em Belo Horizonte, MG. Concentração de novas infraestruturas urbanas, centrais de teleatividades, instituições de ensino superior, e profusão dos fluxos informacionais e presenciais.. 2015. (Exposição).

I Colóquio do Grupo de Pesquisa U. Utopias Urbanísticas Experimentais.Paisagens contemporâneas de Minas Gerais. Distopias?. 2014. (Seminário).

XXIII Semana de Iniciação Científica/PRPq-UFMG Conhecimento & Cultura. Profusão dos fluxos informacionais e presenciais: novas infraestruturas urbanas, centrais de teleatividades e instituições de ensino superior. A reprodução do espaço e do trabalho a partir do 'telemarketing' em Belo Horizonte, MG. 2014. (Exposição).

XVII Semana da Graduação/ProGrad-UFMG Conhecimento & Cultura. Pesquisa-ensino do saber-fazer urbanístico: experiência e renovação no processo de entendimento e enfrentamento dos novos temas do urbanismo contemporâneo. 2013. (Exposição).

XXII Semana de Iniciação Científica/PRPq-UFMG Conhecimento & Cultura. Novas infraestruturas urbanas, centrais de teleatividades e profusão dos fluxos informacionais e presenciais. A reprodução do espaço e do trabalho a partir do 'telemarketing' em Belo Horizonte, MG.. 2013. (Exposição).

11º Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.Construindo contra as naturezas: as novas paisagens da zona sul belohorizontina. 2012. (Encontro).

I Colóquio Natura Naturans: Natura Naturata. Dos Quintais às Arenas Globais: Ciências, Culturas Populares e Sustentabilidade.Produção social de formas urbanas nas paisagens belo-horizontinas. 2012. (Seminário).

Portuguese Network of Urban Morfology/Morfologia Urbana nos Países Lusófonos - Conferência Internacinal PNUM 2012. Social production of urban forms in contemporary landscapes in Minas Gerais, Brazil. 2012. (Congresso).

Recepção de calouros EA 2012-1.Apresentação geral do Departamento de Urbanismo: áreas de conhecimento e laboratórios. 2012. (Outra).

VII Seminário Nacional Centro de Memória: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades.Movimento, memória e fotografia: da organização do espaço à produção do espaço, ou o medo de existir. 2012. (Seminário).

XVI Semana da Graduação/ProGrad-UFMG Conhecimento & Cultura.Introdução ao urbanismo como introdução à experiência do urbano e do pensamento urbanístico. 2012. (Outra).

XXI Semana de Iniciação Científica/PRPq-UFMG Conhecimento & Cultura.Operadores, usuários e prática espacial a partir do 'telemarketing' na Grande Belo Horizonte, MG. Trabalho, tempos e sujeitos: (In)visibilidade em trânsito na produção do espaço. 2012. (Outra).

O novo Regulamento do Trabalho de Curso (TC).Apresentação da Resolução n. 01/2011 - CCGAU aos alunos. Institui o Regulamento do Trabalho de Curso (TC) dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG, para os formandos do 1°. semestre de 2011 e semestres subseqüent. 2011. (Outra).

Seminário A Resistência do Tátil ? Leitura aberta do ensaio Do visível ao tangível de Hygina Moreira Bruzzi. 2011. (Seminário).

Seminário Muros: Territórios Compartilhados. 2011. (Seminário).

XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana.Trabalho, consumo e difusão da modernização via tecido urbano. Análise da reprodução socioespacial a partir da atividade de tele-entrega em Viçosa, Minas Gerais. 2011. (Simpósio).

XV Semana da Graduação/ProGrad ? UFMG Conhecimento & Cultura 2011.Desenho e disciplina urbanística: instrumentos, produtos e processos de condução voluntária da produção do espaço. 2011. (Outra).

Recepção de calouros EA 2010-1.Apresentação geral do Departamento de Urbanismo: áreas de conhecimento e laboratórios. 2010. (Outra).

V Semanária das Artes Gráficas: Interseções e Outras Grafias. Domesticidades: Outros Guias.Para-Domesticidades. Em trânsito [Belo Horizonte e isotopias mundo afora]. 2010. (Oficina).

XIV Semana da Graduação/ProGrad ? UFMG Conhecimento & Cultura 2010.A cidade ideal - revelada pela urbanística - e a cidade real -efeito da urbanização: transformações, percursos e leituras das e pelas paisagens. 2010. (Outra).

Congresso Internacional Deslocamentos na Arte. Crítica da vida cotidiana e da urbanização contemporânea no Brasil. Aproximações entre a metafilosofia de Henri Lefebvre e a fotografia. 2009. (Congresso).

IV PROJETAR 2009 - Projeto como Investigação: Ensino, Pesquisa e Prática. 2009. (Congresso).

XI Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 2009. (Simpósio).

I Fórum Mineiro Agentes do Patrimônio ? Mestres e Conselheiros. 2008. (Seminário).

II Seminário Mineiro Direito à Arquitetura e à Assistência Técnica. Habitação: Direito de Todos.Novas moradias: a propósito da assistência técnica ao planejamento urbano. 2008. (Seminário).

II Encontro Leituras sobre o Urbano.Hospitlidades contemporâneas, morfologia urbana e vida cotidiana no Brasil. 2007. (Encontro).

Seminário Regional de Ensino de Arquitetura e Urbanismo ? SERES-UFV.Ensino e profissão: uma abordagem pelos momentos históricos da formação, do exercício e da instituição da profissão de Arquiteto e Urbanista no Brasil. 2007. (Seminário).

XIV International Seminar on Urban Form.The speeches about urban (in) security and public urbanization politics in Viçosa, Minas Gerais, Brazil. 2007. (Seminário).

I Encontro Leituras sobre o Urbano.Da cidade ao urbano na filosofia de Henri Lefebvre. 2006. (Encontro).

Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.Enfrentando a Cidade e o Urbano no Brasil: da Revolução Urbana à Reforma Urbana, ou o inverso?. 2005. (Encontro).

Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.Dilemas da ruralidade no urbano brasileiro: concepções x práticas sócio-espaciais. 2005. (Encontro).

61ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. 2004. (Encontro).

Formação e Atribuição dos Profissionais do Sistema CONFEA/CREAS. 2004. (Seminário).

V Congresso Nacional de Profissionais: Exercício Profissional e Cidades Sustentáveis. 2004. (Congresso).

I Semana de Avaliação Interna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV. 2003. (Outra).

A Geografia do Século XXI. 2002. (Encontro).

I Semana de Arquitetura. 2002. (Encontro).

Colóquio de Pós-Graduação A Geografia que Fazemos.Entre São Paulo e Fortaleza: satisfação, urbanização e sujeição. Cotidiano, negócio e poder dos/nos lugares. 2001. (Simpósio).

VII Simpósio Nacional de Geografia Urbana - I Simpósio Internacional.O estabelecimento do regime do hotel: apontamentos para um debate sobre as novas práticas sócio-espaciais e a vida cotidiana. 2001. (Simpósio).

Workshop sobre Ecoturismo. 2001. (Congresso).

Workshop sobre Turismo Urbano. 2001. (Congresso).

Políticas Públicas, Turismo Sustentável e Qualidade de Vida. 1999. (Seminário).

Universidade, Pesquisa e Globalização - O Caso Brasil em uma Perspectiva Histórica. 1999. (Simpósio).

A Competição Interurbana na Era do Globalismo: Contradições, Riscos e Benefícios. 1998. (Seminário).

O Perfil do Arquiteto: Competências e Habilidades.Planejamento urbano: uma experiência de ensino-aprendizagem. 1998. (Seminário).

Seminário Regional sobre Diretrizes Curriculares. XX Reunião do Conselho Superior da ABEA. Sobre o aprendizado crítico em arquitetura: a.Sobre o aprendizado crítico em arquitetura: a contribuição das disciplinas urbanísticas. 1998. (Seminário).

V Seminário História da Cidade e do Urbanismo. Cidades: Temporalidades em Confronto. Fortaleza: a re-invenção da cidade e a disciplina.Fortaleza: a re-invenção da cidade e a disciplina urbanística: da cidade agrária-mercantil à cidade industrial. 1998. (Seminário).

X Seminário Internacional do Departamento de Economia Rural. 1998. (Seminário).

I Encontro de Restauração e Preservação de Bens Imóveis. 1996. (Encontro).

I Seminário sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos.Lixo x planejamento urbano: uma questão cultural. 1996. (Seminário).

Seminário Nacional O Estudo da História da Formação do Arquiteto.O centro urbano de Juiz de Fora e Viçosa: do percebido e do vivido ao concebido. 1994. (Seminário).

V Encontro Brasileiro de Geógrafos. Perspectivas da geografia brasileira. Velho mundo, novas fronteiras.Fortaleza: de cidade a metrópole. O urbanismo e a ciência do espaço. Primeiro ato: da cidade oligárquica à cidade industrial. 1994. (Encontro).

Ciclo de Palestras Metodologia e Prática de Reabilitação Urbanística e Arquitetônica. 1993. (Encontro).

Seminário Internacional Avaliação dos Instrumentos de Intervenção Urbana. 1993. (Seminário).

Estratégias Democráticas para a Produção do Ambiente Construído. 1991. (Encontro).

Reforma Urbana e Plano Diretor: A Luta pela Cidadania. 1990. (Seminário).

Para uma Gestão Municipal Democrática. 1989. (Seminário).

Arquitetura para os Sem Teto. 1987. (Outra).

Passagem de Nível II.O transporte ferroviário e suas inter-relações com o espaço urbano - Fortaleza e sua região metropolitana. 1987. (Encontro).

II Exacta - Exposição de Arquitetura, Construção e Tecnologia. 1986. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Regina Esteves Lustoza

LIMONAD, E.; BARBOSA, J. L.; REZENDE, V. L. F. M.; COSTA, L. M. S. A.;PESSOA, José Augusto Martins. Produção do espaço urbano e questão ambiental: a urbanização entre mar e montanha na cidade do Rio de Janeiro. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fabiana Maria de Paiva da Silva

PEREIRA-COSTA, S. A.; SOUZA, T. R.;PESSOA, José Augusto Martins. A tutela da paisagem urbana ? mecanismos e deficiências: estudo de caso em Sabará - MG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Luísa Giacomini N

SILVA, M. M. A.;PESSOA, José Augusto Martins; BREMER, C. F.. Coelho [TC A].Requalificação socioambiental, dos córregos Vassouras e Bananal no município de Itaverava, MG: levantamento, diagnóstico e estudo preliminar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Luiza Vieira G

SILVA, M. M. A.;PESSOA, José Augusto Martins; BREMER, C. F.. Souza [TC A].Recuperação de áreas degradadas com foco em encostas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gustavo Virgílio Simões [TC A]

SILVA, M. M. A.;PESSOA, José Augusto Martins; BREMER, C. F.. Problemas de ocupação na sub-bacia dos córregos Cercadinho e Ponte Queimada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Poliana Matias Ambrósio [TC A]

SILVA, M. M. A.;PESSOA, José Augusto Martins; BREMER, C. F.. Intervenção nas ocupações urbanas organizadas da microbacia Mineirão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabela Ângela Ferreira F

BRASILEIRO, V. B.;PESSOA, José Augusto Martins; BREMER, C. F.. Guimarães [TC A].Intervenção em Convento de Macaúbas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luis Santiago Israel

TEIXEIRA, M. C. V.;PESSOA, José Augusto Martins; VILELA, J. A.. Centro comunitário LGBT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Fernando Pena Martins

TEIXEIRA, M. C. V.;PESSOA, José Augusto Martins; VILELA, J. A.. Revitalização da Estação Ferroviária de Bello Vale. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Izabel Cristina Barbosa Anghinetti

PROTA, L.;PESSOA, José Augusto Martins; PEREIRA, L. A.; ANDRADE, A. H. M.. Tempo da Igreja Batista da Lagoinha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Rafael da Natividade Nogueira Lima

PROTA, L.;PESSOA, José Augusto Martins; PEREIRA, L. A.; ANDRADE, A. H. M.. Centro de lazer e cultura - SESC/MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Carla Barros Mairinck

PEREIRA, L. A.;PESSOA, José Augusto Martins; PROTA, L.; ANDRADE, A. H. M.. Clínica veterinária popular, Timóteo, MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Danielle Stefane Gualberto Fernandes

MACIEL, M. C.;PESSOA, José Augusto Martins; VILELA, J. A.. Núcleo de saúde materno-infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luis Arnaldo Zampieri Porto

CORREA, A. M.;PESSOA, José Augusto Martins; SANCHES, M.. Sede rural de grupo místico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda Assis Cardoso

CORREA, A. M.;PESSOA, José Augusto Martins; SANCHES, M.. Habitação de interesse social: planejamento urbano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Julianna Corrêa e Oliveira

PROTA, L.;PESSOA, José Augusto Martins; PEREIRA, L. A.; ANDRADE, A. H. M.. Centro de apoio ao egresso prisional. Ribeirão das Neves, MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Cesar B

PESSOA, José Augusto Martins; CAMISASSA, M. M. S.; LUSTOZA, R. E.. de Godoy.[Trabalho de Curso - Fundamentação] Braz, Bras, Brás, São Paulo, Brasil. Fragmentos e resíduos; possibilidades do habitar?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Leila A

LUSTOZA, R. E.;PESSOA, José Augusto Martins; GONCALVES, W.. Lessa.[Trabalho de Curso - Fundamentação] A paisagem e a produção do espaço urbano: a orla central de Ilhéus - Bahia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Flora Del Rei L

LUSTOZA, R. E.;PESSOA, José Augusto Martins; RODRIGUES, R. B.. Passos.[Trabalho de Curso - Proposição] Pelos sons dos teus tamborins: uma integração entre o urbano e o Samba da Mangueira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Talita B

LUSTOZA, R. E.; OLIVEIRA, L. M. F.;PESSOA, José Augusto Martins. Monteiro.[Trabalho de Curso - Proposição] Diversidade e acessibilidade urbana na produção do espaço em Montes Claros, Minas Gerais. Uma proposta territorial de habitação social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Leila A

LUSTOZA, R. E.; RUGANI, J. M.;PESSOA, José Augusto Martins. Lessa.[Trabalho de Curso - Proposição] Recuperação da identidade e da paisagem: a orla central de Ilhéus, Bahia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Cesar B

LUSTOZA, R. E.; RUGANI, J. M.;PESSOA, José Augusto Martins. de Godoy.[Trabalho de Curso - Proposição] PRU Brás, São Paulo, Brasil. Proposta de reestruturação urbana para renovação das possibilidades do habitar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: José Maurício de O

LUSTOZA, R. E.; GIACOMINI, G. C.;PESSOA, José Augusto Martins. Barros.[Trabalho de Curso - Fundamentação] Mobilidade e acessibilidade urbana a partir da bicicleta em Viçosa, MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Nayana C

LUSTOZA, R. E.; CAMISASSA, M. M. S.;PESSOA, José Augusto Martins. Bonamichi.[Trabalho de Curso - Fundamentação] Feiras livres: lugares de sociabilidade. Possibilidades de vida urbana contra a morte da rua em Viçosa, MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Talita B

LUSTOZA, R. E.; SANTANNA, M. V.;PESSOA, José Augusto Martins. Monteiro.[Trabalho de Curso - Fundamentação] Vida cotidiana, (des)industrialização e segregação sócio-espacial em Montes Claros, Minas Gerais. Um estudo sobre o (habitar no/a partir do) Bairro Cidade Industrial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Letícia de Melo Honório

PESSOA, José Augusto Martins; BORGES, R. E.; CARVALHO, L. D. C.. [Monografia] O empreendimento da tele-entrega. Uma análise da prática socioespacial a partir da prestação do serviço em Viçosa, Minas Gerais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Ana Paula Silva Pinto

LUSTOZA, R. E.;PESSOA, José Augusto Martins; ALONSO, P. H.. [Trabalho Final de Graduação] Uma análise da morfologia urbana e o planejamento ambiental: o programa Estrada Real no distrito de Glaura, Ouro Preto, Minas Gerais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Amanda Torres Gomes

PESSOA, José Augusto Martins; LUSTOZA, R. E.; ALONSO, P. H.. [Trabalho Final de Graduação] Morfologia e diversidade urbana: uma proposta territorial e urbanística para Ipatinga, MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Amanda Torres Gomes

PESSOA, José Augusto Martins; LUSTOZA, R. E.; CHRYSÓSTOMO, M. I. J.. [Monografia] Cidade industrial projetada e vida cotidiana: um estudo da morfologia urbana em Ipatinga, Minas Gerais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Karenina Martins Valadares

PESSOA, José Augusto Martins; LUSTOZA, R. E.; RIBEIRO FILHO, G. B.. [Monografia] Vida cotidiana, Programa Crédito Solidário e a questão fundiária em Viçosa, Minas Gerais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Marcelo Barbano Trindade

LUSTOZA, R. E.;PESSOA, José Augusto Martins; RIBEIRO FILHO, G. B.. [Monografia] Uma investigação das questões sociais do lazer para uma proposta arquitetônica-urbanística. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Camila Benezath Rodrigues Ferraz

PESSOA, José Augusto Martins; LUSTOZA, R. E.; NOVAIS LIMA JÚNIOR, P.. [Trabalho Final de Graduação] Da representação do espaço à diversidade urbana. Discursos de (in)segurança urbana e de (des)ordem urbanística versus a morfologia urbana em Viçosa, Minas Gerais, Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Deborah Augusta do Amaral e Castro

PESSOA, José Augusto Martins; LUSTOZA, R. E.; ALONSO, P. H.. [Trabalho Final de Graduação] Centralidade linear como renovação da centralidade urbana. Vida cotidiana, forma urbana e estratégia política em Viçosa, Minas Gerais, Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Oscar Ricardo D

CAMISASSA, M. M. S.;PESSOA, José Augusto Martins; TIBURCIO, T. M. S.. Cunha.[Monografia] Arquitetura para as artes cênicas - espaço cênico para Viçosa, MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Marcelo Barbano Trindade

LUSTOZA, R. E.;PESSOA, José Augusto Martins; AZEVEDO, M. M. M.. [Trabalho Final de Graduação] A urbanidade contribuindo ao lazer. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Karenina Martins Valadares

PESSOA, José Augusto Martins; LUSTOZA, R. E.; AZEVEDO, M. M. M.. [Trabalho Final de Graduação] Vida cotidiana e habitação popular - elementos para uma política fundiária e habitacional em Viçosa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: André Luís de Araujo

TRÍPOLE, E. C. S.;PESSOA, José Augusto Martins; NOVAIS LIMA JÚNIOR, P.. [Trabalho Final de Graduação] A cinética da centralidade: reflexões e análise dos conceitos de centralidade na formação e deslocamento dos centros urbanos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Camila Benezath Rodrigues

PESSOA, José Augusto Martins; SILVA, M. S.; BORGES, R. E.. [Monografia] Os discursos sobre a insegurança urbana e as políticas públicas de urbanização em Viçosa, Minas Gerais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Deborah Augusta do Amaral e Castro

PESSOA, José Augusto Martins; GONCALVES, D. S.; CHRYSÓSTOMO, M. I. J.. [Monografia] As bandas de música como possibilidades na era urbana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: André Luís de Araujo

NOVAIS LIMA JÚNIOR, P.; OLIVEIRA JÚNIOR, A.;PESSOA, José Augusto Martins. [Monografia] A cinética da centralidade: reflexões e análise dos conceitos de centralidade na formação e deslocamento dos centros urbanos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Eduardo Henrique Santos de Sousa

PESSOA, José Augusto Martins; CHRYSÓSTOMO, M. I. J.; SILVA, S. R.; NOVAIS LIMA JÚNIOR, P.. [Monografia] Lazer, centralidade e apropriação pública do espaço urbano. Resende Costa, MG. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Clarissa Ferreira Abrecht

PESSOA, José Augusto Martins; LIMA, G. S.; FARIA, A. L. L.; TIBÚRCIO, A. G. S.. [Monografia] Um turismo sustentável para Araponga, MG. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Bruno Reis Alcântara

PESSOA, José Augusto Martins; BAPTISTA, M. E.; LUSTOZA, R. E.. [Trabalho Final de Graduação] Contribuição para construção de uma estratégia urbana: centralidade, tecido urbano e redesenho habitacional em Viçosa, Minas Gerais, Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Henrique Amorim Soares

NOVAIS LIMA JÚNIOR, P.; BORGES, R. E.;PESSOA, José Augusto Martins. [Monografia] Portos urbanos e cidades portuárias. Estudo do Porto de Vitória, ES. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Bruno Cantarella de Almeida

CAMISASSA, M. M. S.; LOPES, R. A. G.;PESSOA, José Augusto Martins. [Monografia] Uma arquitetura para portadores de deficiência visual. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Bruno Reis Alcântara

PESSOA, José Augusto Martins; CARVALHO, A. W. B.; NOVAIS LIMA JÚNIOR, P.. [Monografia] Contribuição ao redesenho habitacional a partir do bairro Nova Viçosa. Viçosa, MG. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Giovani Corrêa Giacomini

PESSOA, José Augusto Martins; BRASILEIRO, V. B.; LUSTOZA, R. E.. [Trabalho Final de Graduação] A cidade de todos: uma proposta de ocupação significativa para a área da reunião. Sete Lagoas, MG. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Flávia Karina Machado

PESSOA, José Augusto Martins; MORAES, F. B.; LUSTOZA, R. E.. [Trabalho Final de Graduação] Proposta de urbanização da Vila Real. Belo Horizonte, MG. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Giovanni Correa Giacomini

PESSOA, José Augusto Martins; LUSTOZA, R. E.; LOPES, R. A. G.. [Monografia] A cidade de todos: uma proposta de ocupação significativa para a área da reunião. Sete Lagoas, MG. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Flávia Karina Machado

PESSOA, José Augusto Martins; FASSONI, D. P.; NOVAIS LIMA JÚNIOR, P.. [Monografia] Proposta de urbanização da Vila Real. Belo Horizonte, MG. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Fernando Antônio de Oliveira Mello

TÓFANI, F. P.;PESSOA, José Augusto Martins; RENA, N.. [Trabalho Final de Graduação] Por uma via ludens noturna: um estudo sobre o lazer noturno no centro de Viçosa-MG e suas possibilidades de incrementação. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Helena Saemi Shinkoda

PESSOA, José Augusto Martins; LUSTOZA, R. E.; NOVAIS LIMA JÚNIOR, P.. [Monografia] Renovação dos Predinhos do Morro do Cruzeiro. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Fernando Antônio de Oliveira Mello

TÓFANI, F. P.; TÓFANI, J. T. M.;PESSOA, José Augusto Martins. [Monografia] Projeto arquitetônico de complexo para lazer noturno em Viçosa, MG. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa.

BESSA, A. S. M.;PESSOA, José Augusto Martins; GONCALVES, R. G.. Membro da comissão examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto, área Projetos Urbanos, do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRASILEIRO, V. B.;PESSOA, José Augusto Martins; MORAES, F. B.; BESSA, A. S. M.; TEIXEIRA, M. C. V.. Membro da comissão examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto A, área Planejamento, Projetos Urbanos e Paisagísticos, do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

MORAES, F. B.; MOURA, A. C. M.;PESSOA, José Augusto Martins; COSTA, H. S. M.; MACIEL, M. C.. Membro da comissão examinadora do Concurso Público para Professor Auxiliar Doutor, área Planejamento e Projetos Urbanos, do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

COUTO, B. A. A.; MOURA, A. C. M.;PESSOA, José Augusto Martins. Membro da comissão examinadora do Processo seletivo para Professor Visitante, área Planejamento e Projetos Urbanos, do Departamento de Projetos, Escola de Arquitetura. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

PESSOA, José Augusto Martins; FERREIRA, H. M.; TÓFANI, F. P.. Membro da comissão examinadora do Processo Seletivo para Professor Temporário, área Planejamento e Projetos Urbanos, do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

BESSA, A. S. M.;PESSOA, José Augusto Martins; MACIEL, M. C.. Membro da comissão examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto, área Projeto Paisagístico, do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

BESSA, A. S. M.;PESSOA, José Augusto Martins; MOURA, A. C. M.. Membro da comissão examinadora do Processo Seletivo para Professor Visitante, área Planejamento e Projetos Urbanos, do Departamento de Projetos, Escola de Arquitetura. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

BESSA, A. S. M.; PEREIRA-COSTA, S. A.;PESSOA, José Augusto Martins. Membro da comissão examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto, área Projeto Paisagístico, do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONCA, J. G.;PESSOA, José Augusto Martins; MACIEL, M. C.. Membro da comissão examinadora do Processo Seletivo para Professor Visitante, área Planejamento e Projetos Urbanos, do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

BESSA, A. S. M.;PESSOA, José Augusto Martins; TEIXEIRA, M. C. V.. Membro da comissão examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto, área Projeto Paisagístico, do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

BESSA, A. S. M.; FERREIRA, H. M.;PESSOA, José Augusto Martins. Membro da comissão examinadora do Processo Seletivo para Professor Voluntário, área Planejamento e Projetos Urbanos, do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

CARVALHO, A. W. B.;PESSOA, José Augusto Martins; LUSTOZA, R. E.. Membro da comissão examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto, área Projeto e Planejamento Urbano, para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo. 2007. Universidade Federal de Viçosa.

SILVA, A. S.; BAPTISTA, M. E.;PESSOA, José Augusto Martins; STEPHAN, I. I. C.. Membro da comissão examinadora do Concurso Público para Professor Assistente, área de Projeto e Planejamento Urbano, para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo. 2006. Universidade Federal de Viçosa.

CARVALHO, A. W. B.;PESSOA, José Augusto Martins; ARANTES, P. T. L.. Membro da comissão examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo na área Planejamento Urbano e Regional. 1999. Universidade Federal de Viçosa.

MAIA, M. R. S.;PESSOA, José Augusto Martins; CONTI, A.. Membro da comissão de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação - PMG/2014 do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura, Edital 010/2014-SEC/EA. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

MAIA, M. R. S.; CONTI, A.;PESSOA, José Augusto Martins. Membro da comissão de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação - PMG/2014 do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura, Edital 043/2014-SEC/EA. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

PESSOA, José Augusto Martins; PEREIRA-COSTA, S. A.; FERREIRA, H. M.. Membro da comissão de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação - PMG/2013 do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. Edital 004/2013-SEC/EA. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

MOURA, A. C. M.;PESSOA, José Augusto Martins; GONCALVES, R. G.. Membro da comissão de seleção para o Programa PROEXT 2013 do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura, Editais 040/2013-SEC/EA e 037/2013-SEC/EA. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

PESSOA, José Augusto Martins; BESSA, A. S. M.; FERREIRA, H. M.. Membro da comissão de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação - PMG/2012 do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. Edital 027/2012-SEC/EA. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

PESSOA, José Augusto Martins; BESSA, A. S. M.; FERREIRA, H. M.. Membro da comissão de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação - PMG/2012 do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. Edital 063/2012-SEC/EA. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

PESSOA, José Augusto Martins; BESSA, A. S. M.; FERREIRA, H. M.. Membro da comissão de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação - PMG/2012 do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. Edital 058/2012-SEC/EA. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

BREMER, C. F.;PESSOA, José Augusto Martins; MARQUEZ, R. M.; SANTOS, R. E.. Membro da comissão local de avaliação da XXI Semana de Iniciação Científica/PRPq, UFMG Conhecimento & Cultura. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

PESSOA, José Augusto Martins; OLIVEIRA, A. C. P.. Membro da comissão de avaliação dos trabalhos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) apresentados na XVI Semana de Graduação/ProGrad, Conhecimento & Cultura. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

TÓFANI, F. P.; MARQUEZ, R. M.;PESSOA, José Augusto Martins; BREMER, C. F.. Membro da comissão de seleção dos Trabalhos Finais de Graduação para o Concurso Opera Prima 2011, Escola de Arquitetura. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

PESSOA, José Augusto Martins; PADUA, M. P.. Membro da comissão de avaliação dos trabalhos do Programa Especial de Graduação (PEG) apresentados na XV Semana de Graduação/ProGrad. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

PENIDO, A. R.; PRADO, A. L.; SOUZA, R. V. G.; BASTOS, R. A.;PESSOA, José Augusto Martins. Membro da comissão de seleção dos Trabalhos de Conclusão de Curso para o Concurso Ópera Prima 2010 e Projetando com PVC 2010, Escola de Arquitetura. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

COUTO, B. A. A.; FIRME, F. S.;PESSOA, José Augusto Martins. Membro da comissão de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação - PMG/2010 do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

BESSA, A. S. M.; FERREIRA, H. M.;PESSOA, José Augusto Martins. Membro da comissão de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação - PMG/2010 do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

NOVAIS LIMA JÚNIOR, P.; SÁNCHEZ-GARCIA, F. E.;PESSOA, José Augusto Martins. Membro da comissão examinadora de trabalhos do IV CICAU - Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo, no XI Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Regional Leste, da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. 2008. Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

MAGALHÃES, C. J.;PESSOA, José Augusto Martins; BARRETO, E. M.. Membro da comissão de seleção de monitor nível II para atuar na disciplina ARQ 100 - Desenho Técnico I. 1996. Universidade Federal de Viçosa.

LUSTOZA, R. E.; ARANTES, P. T. L.;PESSOA, José Augusto Martins. Membro da comissão de seleção de monitor nível II para a disciplina ARQ 203 - Desenho Técnico III. 1996. Universidade Federal de Viçosa.

PESSOA, José Augusto Martins. Membro da comissão de seleção de monitor nível I para a disciplina ARQ 203 - Desenho Técnico III. 1996. Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jorge Hajime Oseki

Martin, André Roberto; Cruz, Rita de Cássia; Trigo, Luiz Gonzaga Godói; VECCHIO, A.;OSEKI, J. H.. "A hospitalidade - mercadoria: litoral do Ceará ou quando a praia difunde o cotidiano no Brasil". 2006. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Rita de Cássia Ariza da Cruz

Martin, André;CRUZ, Rita de Cássia Ariza da; Trigo, Luiz Gonzaga de Godói; Del Vechio, Ângelo; Oseki, jorge Hagime. A hospitalidade-mercadoria. 2006. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Universidade de São Paulo.

Angelo Del Vecchio

DEL VECCHIO, A.; MARTIN, A. R.; PESSOA, J. A. M.; CRUZ, R. C. A.; TRIGO, L. G.; OSEK, J.. A hospitalidade-mercadoria: litoral do Ceará ou quando a praia difunde o cotidiano no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

André Roberto Martin

MARTIN, A. R.; OSEKI, Jorge Hajime; VECCHIO, Angelo Del; TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi; CRUZ, Rita de Cassia Ariza da. A hospitalidade-mercadoria - litoral do Ceará ou quando a praia difunde o cotidiano no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

André Roberto Martin

CRUZ, Rita de Cassia Ariza da;MARTIN, A. R.. A hospitalidade-mercadoria - litoral do Ceará ou quando a praia difunde o cotidiano no Brasil.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Ana Fani Alessandri Carlos

CARLOS, A. F. A.. Exame de Qualificação de Doutorado. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Diego Nonato Reis

'Cinema de Urgência', 2016-2017; Quais corpos? Quais imagens? Quais topias? Trabalhadores-manifestantes-urbanos na rua; Leituras a partir da topologia urbana na Grande Belo Horizonte, MG; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Flávia Prazeres de Matos

Alimentar(-se do)o Urbano na Cidade; Projetando o habitar na Praça Affonso Arinos, Belo Horizonte, MG; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Thiago Barbosa Lima

Estudos (a partir dos) transviados para Habitar a metrópole contemporânea; Re-apropriação social da singularidade dos corpos e da vida urbana, no (tempo) presente; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

César Batista de Godoy

PRU Brás, São Paulo, Brasil; Proposta de reestruturação urbana para renovação das possibilidades do habitar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Talita Barbosa Monteiro

Diversidade e acessibilidade urbana na produção do espaço em Montes Claros, Minas Gerais; Uma proposta territorial de habitação social; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Amanda Torres Gomes

Morfologia e diversidade urbana: uma proposta territorial e urbanística para Ipatinga, MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Letícia de Melo Honório

O empreendimento da tele-entrega: uma análise da prática socioespacial a partir da prestação do serviço em Viçosa (MG); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Deborah Augusta do Amaral e Castro

Centralidade linear como renovação da centralidade urbana; Vida cotidiana, forma urbana e estratégia política em Viçosa, Minas Gerais, Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Karenina Martins Valadares

Vida cotidiana e habitação popular - elementos para uma política fundiária e habitacional em Viçosa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Camila Benezath Rodrigues Ferraz

Discursos de (in)segurança urbana e de (des)ordem urbanística versus a morfologia urbana em Viçosa, Minas Gerais, Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Bruno Reis Alcântara

Contribuição para construção de uma estratégia urbana: centralidade, tecido urbano e redesenho habitacional em Viçosa, Minas Geras, Brasil; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Giovani Corrêa Giacomini

A cidade de todos: uma proposta de ocupação significativa para a área da reunião; Sete Lagoas, MG; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Flávia Karina Machado

Proposta de urbanização da Vila Real; Belo Horizonte, MG; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Nina Lavezzo de Carvalho

Quais corpos? Quais imagens? Quais topias? Trabalhadores-usuários-operadores do 'telemarketing' e trabalhadores-manifestantes-urbanos na rua; Leituras a partir da topologia urbana na Grande Belo Horizonte, MG; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Ítalo Henrique Nogueira

'Cinema de Urgência' na Mostra CineBH 2017; Quais corpos? Quais imagens? Quais topias? Trabalhadores-manifestantes-urbanos na rua; Leituras a partir da topologia urbana na Grande Belo Horizonte MG; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Ana Carolina Horta Silva

Construção-proposição de ações qualitativas de pesquisa, e de situações-problemas de topologia urbana na Grande Belo Horizonte, MG; Trabalhadores-usuários, (são ?) trabalhadores-operadores do 'telemarketing'; Trabalho, tempos e sujeitos: (in)visibilidades em trânsito na produção do espaço urbano; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Ítalo Henrique Nogueira

Localização de novas infra-estruturas aéreas e de centrais de teleatendimento na Grande Belo Horizonte, MG; Trabalhadores-usuários, (são ?) trabalhadores-operadores do ?telemarketing?; Trabalho, tempos e sujeitos: (in)visibilidades em trânsito na produção do espaço urbano; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Francisco Ferreira Reis Fonseca

Normativas e formas urbanas do 'telemarketing' na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais; Trabalho, tempos e sujeitos: (in)visibilidades em trânsito na produção do espaço urbano; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Marcus Vinícius Fernandes Silveira de Andrade

Normativas e formas urbanas do 'telemarketing' na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais; Trabalho, tempos e sujeitos: (in)visibilidades em trânsito na produção do espaço urbano; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Isabela Braga Martins

Normativas e formas urbanas do 'telemarketing' na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais; Trabalho, tempos e sujeitos: (in)visibilidades em trânsito na produção do espaço urbano; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Bruno Giacomini Nogueira Coelho

Normativas do/para o ?telemarketing? no Brasil e na Grande Belo Horizonte, MG; Primeiras leituras; Trabalho, tempos e sujeitos: (In)Visibilidades em trânsito na produção do espaço; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Rayane Souza e Silva

Localização e situação espacial de instituições de ensino superior na Grande Belo Horizonte, MG; Trabalho, tempos e sujeitos: (In)Visibilidades em trânsito na produção do espaço; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Camila Diniz Bastos

Contra-Urbanística Instituída: Pro-posições e fortuna crítica; Primeiras fontes; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Ana Clara Caixeta Szymanski Nogueira

Novas infra-estruturas aéreas e formas urbanas para a operação do 'telemarketing' na Grande Belo Horizonte, MG; Aproximações iniciais; Trabalho, tempos e sujeitos: (In)Visibilidades em trânsito na produção do espaço; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Nayana Corrêa Bonamichi

Urbanização contemporânea e conflitos urbanos em Viçosa, MG: a proposta de transferência da feira livre da Av; Santa Rita e a extensão do processo de segregação sócio-espacial; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Letícia de Melo Honório

(Re)produção do trabalho, do espaço e do tempo na periferia do capitalismo; Análise da prática espacial a partir do serviço de tele-entrega em Viçosa, Minas Gerais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Amanda Torres Gomes

Cidade industrial projetada e vida cotidiana: um estudo da morfologia urbana em Ipatinga, Minas Gerais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Deborah Augusta do Amaral e Castro

A banda de música e a centralidade no espaço-tempo urbano; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Camila Benezath Rodrigues Ferraz

Os discursos sobre a insegurança urbana e as políticas públicas de urbanização em Viçosa, Minas Gerais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Elisângela de Almeida Chiquito Martins

Supervisor de Estágio Probatório - Professor Efetivo DE; 2016; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Artur Maia de Faria

Oficina de planejamento urbano-regional e metropolitano - Monitoria de Graduação; 2016; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG/Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Flávia Prazeres de Matos

Oficina de planejamento urbano-regional e metropolitano - Monitoria de Graduação; 2015; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Amanda Bispo Limone Nunes

Oficina de planejamento urbano-regional e metropolitano - Monitoria de Graduação; 2015; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Luís Gustavo Odara Souza

Oficina de planejamento urbano-regional e metropolitano - Monitoria de Graduação; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Amanda Bispo Limone Nunes

Oficina de planejamento urbano-regional e metropolitano - Monitoria de Graduação; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Luís Gustavo Odara Souza

Oficina de planejamento urbano-regional e metropolitano - Monitoria de Graduação; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Amanda Bispo Limone Nunes

Oficina de planejamento urbano-regional e metropolitano - Monitoria de Graduação; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Artur Maia de Faria

Introdução ao Urbanismo - Monitoria de Graduação; 2013; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Luís Gustavo Odara Souza

Introdução ao Urbanismo - Monitoria de Graduação; 2013; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Daniel Medeiros de Freitas

Teoria Urbana I e II - Tutor de bolsa de doutorado Capes/Reuni; 2013; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Luís Gustavo Odara Souza

Introdução ao Urbanismo - Monitoria de Graduação; 2012; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Rafael Ruela Miranda

Introdução ao Urbanismo - Monitoria de Graduação; 2012; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Milena Lara Reis Ferreira

Introdução ao Urbanismo - Monitoria de Graduação; 2012; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Ana Clara Caixeta Szymanski Nogueira

Introdução ao Urbanismo - Monitoria de Graduação; 2012; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

João Victor Melo Deluca

Introdução ao Urbanismo - Monitoria de Graduação; 2011; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

RAFAEL PALHARES MACHADO

Introdução ao Urbanismo - Professor Voluntário; 2011; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

João Victor Melo Deluca

Introdução à Arquitetura e Urbanismo, e Introdução ao Paisagismo - Monitoria de Graduação; 2010; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Elisângela do Carmo Silva

Introdução à Arquitetura e Urbanismo e Introdução ao Paisagismo - Monitoria de Graduação; 2010; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Edson Soares Fialho

Estágio Probatório - Professor Efetivo DE; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Eduardo José Pereira Maia

Estágio Probatório - Professor Efetivo DE; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Ulysses da Cunha Baggio

Estágio Probatório - Professor Efetivo DE; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Ana Paula da Silva Paixão

Planejamento urbano e processo de urbanização; Hospitalidades contemporânes e morfologia urbana: o lazer noturno em Viçosa, MG; 2008; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Aderemi Matheus Jacob Freitas Caetano

Planejamento urbano e processo de urbanização; Hospitalidades contemporânes e morfologia urbana: a habitação urbana em Viçosa, MG; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Carolina Pinheiro de Almeida

Planejamento urbano e processo de urbanização; Hospitalidades contemporânes e morfologia urbana: o serviço do motoboy em Viçosa, MG; 2008; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

César Batista de Godoy

Planejamento urbano e processo de urbanização; Hospitalidades contemporânes e morfologia urbana: o serviço do motoboy em Viçosa, MG; 2008; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Leila Araújo Lessa

Planejamento urbano e processo de urbanização; Hospitalidades contemporânes e morfologia urbana: o lazer noturno em Viçosa, MG; 2008; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Nayana Corrêa Bonamichi

Planejamento urbano e processo de urbanização; Hospitalidades contemporânes e morfologia urbana: a habitação urbana em Viçosa, MG; 2008; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Tatiana Sell Ferreira

Planejamento urbano e processo de urbanização; Hospitalidades contemporânes e morfologia urbana: a habitação urbana em Viçosa, MG; 2008; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Letícia de Melo Honório

Planejamento urbano e processo de urbanização; Hospitalidades contemporânes e morfologia urbana: o serviço do motoboy em Viçosa, MG; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Clarissa Ferreira Albrecht

Um turismo sustentável para Araponga, MG; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Eduardo Henrique Santos de Sousa

Lazer, centralidade e apropriação pública do espaço urbano: Resende Costa, MG; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

André Roberto Martin

"A hospitaslidade-mercadoria: litoral do Ceará ou quando a praia difunde o cotidiano no Brasil; 2006; Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Andre Roberto Martin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COELHO, W. C. ; ANDRES, R. R. ; MARQUEZ, R. M. ; HUCHET, S. D. A. R. P. ; PESSOA, José Augusto Martins ; RENA, N. ; VELLOSO, R. C. L. ; CORREA, A. M. ; RODRIGUES, C. C. ; FERREIRA, H. M. ; COUTO, B. A. A. . A universidade e a cidade: que escola de arquitetura, urbanismo e design queremos?. Minha Cidade , v. 13, p. 153-163, 2013.

  • ALCÂNTARA, B. R. ; PESSOA, José Augusto Martins . Contribuição para construção de uma estratégia urbana: centralidade, tecido urbano e redesenho habitacional em Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Projeto (São Paulo) , São Paulo-SP, v. 1, n.295, p. 1, 2004.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Pensar e projetar a cidade do século XXI: desafios para a construção da problemática urbana. Geousp (USP) , São Paulo-SP, v. 11, n.11, p. 155-161, 2002.

  • GIACOMINI, G. C. ; PESSOA, José Augusto Martins . A cidade de todos. AU. Arquitetura e Urbanismo , São Paulo-SP, v. 15, n.86, p. 49-49, 1999.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Fortaleza, de cidade à metrópole: história da disciplina urbanística e história do espaço. Pós.Revista do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP , São Paulo-SP, v. 2, p. 93-97, 1996.

  • PESSOA, José Augusto Martins ; ABDALA, J. G. F. . O centro urbano de Juiz de Fora e de Viçosa: do percebido e do vivido ao concebido. Pós.Revista do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP , São Paulo-SP, v. 2, p. 17-20, 1996.

  • PESSOA, José Augusto Martins ; ALVES FILHO, A. ; SA, M. A. M. . Maior liberdade de espaços em unidade de emergência. Concurso IAB-CE/INAMPS, Hospital Geral, Fortaleza, CE. Projeto (Porto Alegre) , São Paulo-SP, v. 1, n.104, p. 140-141, 1987.

  • PESSOA, José Augusto Martins ; ALVES FILHO, A. ; SA, M. A. M. . Concurso estadual de unidade de emergência. Hospital Geral INAMPS, Fortaleza, CE. ARQ (Santiago. En línea) , São Paulo-SP, v. 1, p. 8-9, 1987.

  • PESSOA, José Augusto Martins . O estabelecimento do regime do hotel. Apontamentos para um debate sobe as novas práticas sócio-espaciais e a vida cotidiana. In: Ana Fani Alessandri Carlos; Amália Inês Geraiges Lemos. (Org.). Dilemas urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo-SP: Contexto, 2003, v. , p. 386-397.

  • COELHO, W. C. ; ANDRES, R. R. ; MARQUEZ, R. M. ; HUCHET, S. D. A. R. P. ; PESSOA, José Augusto Martins ; RENA, N. ; VELLOSO, R. C. L. ; CORREA, A. M. ; RODRIGUES, C. C. ; FERREIRA, H. M. ; BAHIA, M. ; COUTO, B. A. A. . . Universidade e metrópole: que projeto queremos?. Outras Palavras. Comunicação compartilhada e Pós-capitalismo, São Paulo, SP, p. 1 - 1, 14 abr. 2013.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Utopias do corpo estranho, da preguiça e paisagens. As lições no 'Praia do Futuro', de Karim Ainouz. In: II Colóquio do Grupo de Pesquisa U. Utopias Urbanísticas Experimentais, 2015, Belo Horizonte, MG. CD-ROM.... Belo Horizonte, MG: Centro Cultural UFMG, 2015. v. 1. p. 1-13.

  • BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Paisagens contemporâneas de Minas Gerais. Distopias?. In: I Colóquio do Grupo de Pesquisa U. Utopias Urbanísticas Experimentais, 2014, Belo Horizonte, MG. CD-ROM.... Belo Horizonte, MG: Escola de Arquitetura da UFMG, 2014. v. 1. p. 21-31.

  • BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Construindo contra as naturezas, ou como mutilamos paisagens. In: VII Seminário Nacional Centro de Memória: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades, 2012, Campinas, SP. CD-ROM.... Campinas, SP: Unicamp/CMU, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Movimento, memória e fotografia: da organização do espaço à produção do espaço, ou o medo de existir. In: VII Seminário Nacional Centro de Memória: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades, 2012, Campinas, SP. CD-ROM.... Campinas, SP: Unicamp/CMU, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Construindo contra as naturezas: as novas paisagens da zona sul belohorizontina. In: 11º Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, 2012, Campo Grande, MS. CD-ROM.... Campo Grande, MS: UFMS, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Social production of urban forms in contemporary landscapes in Minas Gerais, Brazil. In: Conferência Internacional PNUM 2012- Portuguese Newtwork of Urban Morfology/Morfologia Urbana nos Países Lusófonos, 2012, Lisboa, PT. Actas.... Lisboa, PT: Instituto Universitário de Lisboa, 2012. v. 1. p. 461-474.

  • PESSOA, José Augusto Martins ; HONORIO, L. M. ; COSTA, J. R. S. . Trabalho, consumo e difusão da modernização via tecido urbano. Análise da reprodução socioespacial a partir da atividade de tele-entrega em Viçosa, Minas Gerais. In: XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Ciência e utopia: por uma geografia do possível, 2011, Belo Horizonte, MG. CD-ROM.... Belo Horizonte, MG: IGC-UFMG, 2011. v. 1. p. 1-14.

  • HONORIO, L. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Refletindo acerca da configuração espacial de um centro urbano especializado a partir da análise da atividade de tele-entrega - o caso de Viçosa, MG. In: XVI Encontro de Geógrafos Brasileiros, 2010, Porto Alegre, RS. Anais.... Porto Alegre, RS: AGB, 2010.

  • FERRAZ, C. B. R. ; PESSOA, José Augusto Martins . The speeches about urban (in)security and public urbanization politics in Viçosa, Minas Gerais, Brazil. In: XIV International Seminar on Urban Form, 2007, Ouro Preto-MG. CD-ROM do XIV International Seminar on Urban Form. Ouro Preto-MG: EA-UFMG/UFOP, 2007. v. 1. p. 1-15.

  • CASTRO, D. A. A. E. ; PESSOA, José Augusto Martins . The urban morphology as urbans strategys and policits structure: a case study of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. In: XIV International Seminar on Urban Form, 2007, Ouro Preto-MG. CD-ROM do XIV International Seminar on Urban Form. Ouro Preto-MG: EA-UFMG/UFOP, 2007. v. 1. p. 1-14.

  • FERRAZ, C. B. R. ; PESSOA, José Augusto Martins . Dos discursos sobre a (in)segurança urbana ao reconhecimento de situações de fronteira na produção da cidade contemporânea. In: Simpósio Latino-Americano de Cidade e Cultura: Dimensões Contemporâneas, 2007, São Carlos-SP. CD-ROM do Simpósio Latino-Americano de Cidade e Cultura: Dimensões Contemporâneas. São Carlos-SP: EESC/USP, 2007.

  • PESSOA, José Augusto Martins . O estabelecimento do regime do hotel: apontamentos para um debate sobre as novas práticas sócio-espaciais e a vida cotidiana. In: VII Simpósio Nacional de Geografia Urbana e I Simpósio Internacional, 2001, São Paulo-SP. CD-ROM do VII Simpósio Nacional de Geografia Urbana e I Simpósio Internacional. São Paulo-SP: USP, 2001.

  • GIACOMINI, G. C. ; PESSOA, José Augusto Martins . A cidade de todos: uma proposta de ocupação significativa para a área da reunião. In: XI Concurso Paviflex 1999, 1999, São Paulo-SP. CD-ROM do XI Concurso Paviflex 1999. São Paulo-SP: FADEMAC/ABEA/AU/VISTA, 1999.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Fortaleza: a re-invenção da cidade e a disciplina urbanística: da cidade agrário-mercantil à cidade industrial. In: V Seminário História da Cidade e do Urbanismo, 1998, Campinas-SP. CD-ROM do V Seminário História da Cidade e do Urbanismo. Campinas-SP: ANPUR/CAPES/CNPq/FAPESP, 1998.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Fortaleza: de cidade a metrópole. O urbanismo e a ciência do espaço. Primeiro ato: da cidade oligárquica à cidade industrial. In: V Congresso Brasileiro de Geógrafos, 1994, Curitiba-PR. Anais do V Congresso Brasileiro de Geógrafos. AGB-DN: Curitiba-PR, 1994. v. 1. p. 477-482.

  • BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Social production of urban forms in contemporary landscapes in Minas Gerais, Brazil. In: Conferência Internacional PNUM 2012- Portuguese Newtwork of Urban Morfology/Morfologia Urbana nos Países Lusófonos, 2012, Lisboa, PT. Actas.... Lisboa, PT: Instituto Universitário de Lisboa, 2012. v. 1. p. 17-19.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Do 'Utopia' à 'u-topia', da cidade-ilha ao urbano. Notas a partir das imagens projetistas, dos utopismos iconoclastas e dos afetos sociais.. In: Colóquio Internacional Paisagem e Literatura: cartografias do espaço e da memória., 2017, Braga, PT. Programa e Resumos.... Braga: Fac. de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, 2017. v. 1. p. 28-28.

  • PESSOA, José Augusto Martins ; SILVA, Mário Luiz Rosa . Do filme ao livro: imagem-paisagem e texto ficcional em 'Viajo porque preciso, volto porque te amo'.. In: Colóquio Internacional Paisagem e Literatura: cartografias do espaço e da memória., 2017, Braga, PT. Programa e Resumos.... Braga: Fac. de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, 2017. v. 1. p. 28-28.

  • NOGUEIRA, I. H. ; PESSOA, José Augusto Martins ; CARVALHO, N. L. . 'Cinema de Urgência' na Mostra CineBH 2017. Quais corpos? Qais imagens? Quais topias? Trabalhadores-manifestantes-urbanos na rua. Leituras a partir da topologia urbana na Grande Belo Horizonte, MG.. In: XXVI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2017, Belo Horizonte, MG. Resumos..... Belo Horizonte: UFMG, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, A. C. H. ; PESSOA, José Augusto Martins ; NOGUEIRA, I. H. . Trabalhadores-usuários,(são ?) trabalhadores-operadores do 'telemarketing'. Construção-proposição de ações qualitativas de pesquisa, e de situações-problemas de topologia urbana na Grande Belo Horizonte. (Código 7007).. In: XXV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2016, Belo Horizonte, MG. Resumos..... Belo Horizonte: UFMG, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Utopias do corpo estranho, da preguiça e paisagens. As lições no 'Praia do Futuro', de Karim Ainouz. In: II Colóquio do Grupo de Pesquisa U. Utopias Urbanísticas Experimentais, 2015, Belo Horizonte, MG. CD-ROM.... Belo Horizonte, MG: Centro Cultural UFMG, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • NOGUEIRA, I. H. ; PESSOA, José Augusto Martins ; ANDRADE, M. V. F. S. ; MATOS, F. P. . A reprodução do espaço e do trabalho a partir do ?telemarketing? em Belo Horizonte, MG. Concentração de novas infraestruturas urbanas, centrais de teleatividades, instituições de ensino superior, e profusão dos fluxos informacionais e presenciais. (Código 4889). In: XXIV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2015, Belo Horizonte, MG. Resumos.... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • ANDRADE, M. V. F. S. ; PESSOA, José Augusto Martins ; FONSECA, F. F. R. ; SOUZA, L. G. O. . Profusão dos fluxos informacionais e presenciais: novas infraestruturas urbanas, centrais de teleatividades e instituições de ensino superior. A reprodução do espaço e do trabalho a partir do 'telemarketing' em Belo Horizonte, MG. (Código 2949).. In: XXIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2014, Belo Horizonte, MG. Resumos.... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2014.

  • BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Paisagens contemporâneas de Minas Gerais. Distopias?. In: I Colóquio do Grupo de Pesquisa U. Utopias Urbanísticas Experimentais, 2014, Belo Horizonte, MG. CD-ROM.... Belo Horizonte, MG: Escola de Arquitetura da UFMG, 2014. v. 1. p. 21-21.

  • PESSOA, José Augusto Martins ; BESSA, A. S. M. ; SOUZA, L. G. O. ; FARIA, A. M. ; DESTRO JUNIOR, R. ; ZANQUETTA, V. R. . Pesquisa-ensino do saber-fazer urbanístico: experiência e renovação no processo de entendimento e enfrentamento dos novos temas do urbanismo contemporâneo (Código: 31133). In: XVII Semana da Graduação da UFMG, 2013, Belo Horizonte, MG. Resumos.... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2013.

  • MARTINS, I. B. ; PESSOA, José Augusto Martins ; SOUZA, L. G. O. ; FARIA, A. M. ; CARNAVAL, M. B. R. . Novas infraestruturas urbanas, centrais de teleatividades e profusão dos fluxos informacionais e presenciais. A reprodução do espaço e do trabalho a partir do ?telemarketing? em Belo Horizonte, MG (Código: 28865). In: XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2013, Belo Horizonte, MG. Resumos.... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2013.

  • BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Construindo contra as naturezas, ou como mutilamos paisagens. In: VII Seminário Nacional Centro de Memória: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades, 2012, Campinas, SP. Programação & Resumos.... Campinas, SP: Unicamp/CMU, 2012. v. 1. p. 78-78.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Movimento, memória e fotografia: da organização do espaço à produção do espaço, ou o medo de existir. In: VII Seminário Nacional Centro de Memória: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades, 2012, Campinas, SP. Programação & Resumos.... Campinas, SP: Unicamp/CMU, 2012. v. 1. p. 163-163.

  • BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Produção social de formas urbanas nas paisagens belo-horizontinas. In: I Colóquio Natura Naturans: Natura Naturata. Dos Quintais às Arenas Globais: Ciências, Culturas Populares e 'Sustentabilidade', 2012, Belo Horizonte, MG. Resumos e Mini-Currículos.... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2012.

  • BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Construindo contra as naturezas: as novas paisagens da zona sul belohorizontina. In: 11º Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, 2012, Belo Horizonte, MG. CD-ROM.... Campo Grande, MS: UFMS, 2012.

  • PESSOA, José Augusto Martins ; NOGUEIRA, A. C. C. S. ; FERREIRA, M. L. R. ; ZANQUETTA, V. R. . Introdução ao urbanismo como introdução à experiência do urbano e do pensamento urbanístico. In: XVI Semana da Graduação/ProGrad UFMG Conhecimento & Cultura, 2012, Belo Horizonte, MG. CD-ROM.... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2012.

  • NOGUEIRA, A. C. C. S. ; SILVA, R. S. ; PESSOA, José Augusto Martins . Operadores, usuários e prática espacial a partir do 'telemarketing? na Grande Belo Horizonte, MG. Trabalho, tempos e sujeitos: (In)visibilidades em trânsito na produção do espaço. In: XXI Semana de Iniciação Científica/PRPq UFMG Conhecimento & Cultura, 2012, Belo Horizonte, MG. CD-ROM.... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2012.

  • PESSOA, José Augusto Martins ; HONORIO, L. M. ; COSTA, J. R. S. . Trabalho, consumo e difusão da modernização via tecido urbano. Análise da reprodução socioespacial a partir da atividade de tele-entrega em Viçosa, Minas Gerais. In: XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Ciência e utopia: por uma geografia do possível, 2011, Belo Horizonte, MG. CD-ROM.... Belo Horizonte, MG: IGC-UFMG, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • PESSOA, José Augusto Martins ; DELUCA, J. V. M. . Desenho e disciplina urbanística: instrumentos, produtos e processos de condução voluntária da produção do espaço (Código: 21361). In: XV Semana da Graduação/ProGrad ? UFMG Conhecimento & Cultura 2011, 2011, Belo Horizonte, MG. Portal UFMG Conhecimento e Cultura.... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2011.

  • COUTO, B. A. A. ; PESSOA, José Augusto Martins ; BESSA, A. S. M. ; DELUCA, J. V. M. ; SILVA, E. C. ; MOURA, L. G. ; HOURI, S. A. . A cidade ideal - revelada pela urbanística - e a cidade real - efeito da urbanização: transformações, percursos e leituras das e pelas paisagens (Código: 16360). In: XIV Semana da Graduação/ProGrad ? UFMG Conhecimento & Cultura 2010, 2010, Belo Horizonte, MG. Portal UFMG Conhecimento e Cultura.... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2010.

  • GODOY, C. B. ; PESSOA, José Augusto Martins . Braz, Bras, Brás, São Paulo, Brasil. Fragamentos e resíduos; possibilidades do habitar?. In: XIX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2009, Viçosa-MG. CD-ROM do XIX Simpósio de Iniciação Científica da UFV. Viçosa-MG: UFV, 2009.

  • BONAMICHI, N. C. ; PESSOA, José Augusto Martins . Urbanização contemporânea e conflitos urbanos em Viçosa, MG; a proposta de transferência da feira livre da Av. Santa Rita e a extensão do processo de segregação sócio-espacial. In: XIX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2009, Viçosa-MG. CD-ROM do XIX Simpósio de Iniciação Científica da UFV. Viçosa-MG: UFV, 2009.

  • ALMEIDA, C. P. ; HONORIO, L. M. ; PESSOA, José Augusto Martins ; COSTA, J. R. S. . Prática sócio-espacial do serviço do motoboy, morfologia urbana e hospitalidades contemporâneas em Viçosa, Minas Gerais. In: XVIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2008, Viçosa-MG. CD-ROM do XVIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV. Viçosa-MG: UFV, 2008.

  • PAIXAO, A. P. S. ; LESSA, L. A. ; PESSOA, José Augusto Martins ; COSTA, J. R. S. . Prática sócio-espacial do lazer, morfologia urbana e hospitalidades contemporâneas em Viçosa, Minas Gerais. In: XVIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2008, Viçosa-MG. CD-ROM do XVIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV. Viçosa-MG: UFV, 2008.

  • BONAMICHI, N. C. ; CAETANO, A. M. J. F. ; PESSOA, José Augusto Martins ; COSTA, J. R. S. . Prática sócio-espacial do habitar, morfologia urbana e hospitalidades contemporâneas em Viçosa, Minas Gerais. In: XVIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2008, Viçosa-MG. CD-ROM do XVIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV. Viçosa-MG: UFV, 2008.

  • CAETANO, A. M. J. F. ; LESSA, L. A. ; HONORIO, L. M. ; OLIVEIRA, L. G. ; CARVALHO, M. A. ; SILVEIRA, V. S. ; PESSOA, José Augusto Martins ; LUSTOZA, R. E. . Planejamento urbano regional: uma experiência de construção do conhecimento e da aprendizagem. In: II Simpósio de Ensino da UFV, 2008, Viçosa-MG. CD-ROM do II Simpósio de Ensino da UFV. Viçosa-MG: UFV, 2008.

  • FERRAZ, C. B. R. ; PESSOA, José Augusto Martins . Os discursos sobre a insegurança urbana e as políticas públicas de urbanização em Viçosa, Minas Gerais. In: XVI Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2007, Viçosa. CD-ROM do XVI Simpósio de Iniciação Científica da UFV. Viçosa: UFV, 2007.

  • CASTRO, D. A. A. E. ; PESSOA, José Augusto Martins . As bandas de música como possibilidades na era urbana. In: XVI Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2007, Viçosa. CD-ROM do XVI Simpósio de Iniciação Científica da UFV. Viçosa-MG: UFV, 2007.

  • FERRAZ, C. B. R. ; PESSOA, José Augusto Martins . Dos discursos sobre a (in)segurança urbana ao reconhecimento de situações de fronteira na produção da cidade contemporânea. In: Simpósio Latino-Americano de Cidade e Cultura: Dimensões Contemporâneas, 2007, São Carlos-SP. Resumos do Simpósio Latino-Americano de Cidade e Cultura: Dimensões Contemporâneas. São Paulo-SP: EESC/USP, 2007. v. 1. p. 13-13.

  • GOMES, A. T. ; PESSOA, José Augusto Martins . Cidade industrial projetada e vida cotidiana. Um estudo da morfologia urbana em Ipatinga, Minas Gerais. In: XVII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2007, Viçosa-MG. CD-ROM do XVII Simpósio de Iniciação Científica da UFV. Viçosa-MG: UFV, 2007.

  • VALADARES, K. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Vida cotidiana, Programa Crédito Solidário e questão fundiária em Viçosa, Minas Gerais. In: XVII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2007, Viçosa-MG. CD-ROM do XVII Simpósio de Iniciação Científica da UFV. Viçosa-MG: UFV, 2007.

  • SOUSA, E. H. S. ; PESSOA, José Augusto Martins . Lazer, centralidade e apropriação pública do espaço urbano. Resende Costa, MG. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2004, Ouro Preto-MG. Anais do XII Seminário de Iniciação Científica da UFOP. Ouro Preto-MG: UFOP, 2004.

  • SOUSA, E. H. S. ; PESSOA, José Augusto Martins . Lazer, centralidade e apropriação pública do espaço urbano. Resende Costa, MG. In: XIV Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2004, Viçosa-MG. Anais do XIV Simpósio de Iniciação Científica da UFV. Viçosa-MG: UFV, 2004. p. 707-707.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Entre São Paulo e Fortaleza: satisfação, urbanização e sujeição. Cotidiano, negócio e poder dos/nos lugares. In: VII Simpósio Nacional de Geografia Urbana e I Simpósio Internacional, 2001, São Paulo-SP. CD-ROM do VII Simpósio Nacional de Geografia Urbana e I Simpósio Internacional. São Paulo-SP: USP, 2001.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Fortaleza: a re-invenção da cidade e a disciplina urbanística: da cidade agrário-mercantil à cidade industrial. In: V Seminário História da Cidade e do Urbanismo, 1998, Campinas-SP. Caderno de Resumos do V Seminário História da Cidade e do Urbanismo. Campinas-SP: PUCCampinas, 1998. v. 1. p. 184-184.

  • PESSOA, José Augusto Martins . Do 'Utopia' à 'u-topia', da cidade-ilha ao urbano. Notas a partir das imagens projetistas, dos utopismos iconoclastas e dos afetos sociais.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PESSOA, José Augusto Martins ; SILVA, Mário Luiz Rosa . Do filme ao livro: imagem-paisagem e texto ficcional em 'Viajo porque preciso, volto porque te amo'.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PESSOA, José . USO PresençaInstável. USAÇÃO ContraQueer. ProJeto ManiFesto.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Utopias do corpo estranho, da preguiça e paisagens. As lições no 'Praia do Futuro', de Karim Ainouz.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Paisagens contemporâneas de Minas Gerais. Distopias?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COELHO, W. C. ; ANDRES, R. R. ; MARQUEZ, R. M. ; HUCHET, S. D. A. R. P. ; PESSOA, José Augusto Martins ; RENA, N. ; VELLOSO, R. C. L. ; CORREA, A. M. ; RODRIGUES, C. C. ; FERREIRA, H. M. ; BAHIA, M. ; COUTO, B. A. A. . A universidade e a cidade: que escola de arquitetura, urbanismo e design queremos?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Apresentação geral do Departamento de Urbanismo: áreas de conhecimento e laboratórios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Movimento, memória e fotografia: da organização do espaço à produção do espaço, ou o medo de existir. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Construindo contra as naturezas: as novas paisagens da zona sul belohorizontina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Social production of urban forms in contemporary landscapes in Minas Gerais, Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Produção social de formas urbanas nas paisagens belo-horizontinas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins ; HONORIO, L. M. . Trabalho, consumo e difusão da modernização via tecido urbano. Análise da reprodução socioespacial a partir da atividade de tele-entrega em Viçosa, Minas Gerais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DELUCA, J. V. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Desenho e disciplina urbanística: instrumentos, produtos e processos de condução voluntária da produção do espaço. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PESSOA, José Augusto Martins ; MARQUEZ, R. M. ; TÓFANI, F. P. . Apresentação da Resolução n. 01/2011 - CCGAU aos alunos. Institui o Regulamento do Trabalho de Curso (TC) dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG, para os formandos do 1°. semestre de 2011 e semestres subseqüentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Para-Domesticidades. Em trânsito [Belo Horizonte e isotopias mundo afora]. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DELUCA, J. V. M. ; SILVA, E. C. ; PESSOA, José Augusto Martins . A cidade ideal - revelada pela urbanística - e a cidade real - efeito da urbanização: transformações, percursos e leituras das e pelas paisagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Apresentação geral do Departamento de Urbanismo: áreas de conhecimento e laboratórios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Metafotografia e outros deslocamentos; aproximações. Contribuição à crítica da vida cotidiana e da urbanização contemporâneas no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Crítica da vida cotidiana e da urbanização contemporânea no Brasil. Aproximações entre a metafilosofia de Henri Lefebvre e a fotografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Questões atuais sobre a profissão de Arquiteto Urbanista no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Formação e exercício profissional em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Novas moradias: a propósito da assistência técnica ao planejamento urbano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . O exercício profissional instituído de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e o Sistema CONFEA/CREA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . As atribuições, o exercício e o(s) conselho(s) profissional(is) de arquitetura e urbanismo no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . O sistema CONFEA/CREA: gênese e mutações do exercício profissional instituído de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . A prática profissional do arquiteto e urbanista, o sistema de formação e o sistema CONFEA/CREA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Questões atuais de ética e de prática profissional do arquiteto e urbanista no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, C. B. R. ; PESSOA, José Augusto Martins . The speeches about urban (in) security and public urbanization politics in Viçosa, Minas Gerais, Brazil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTRO, D. A. A. E. ; PESSOA, José Augusto Martins . The urban morphology as urban strategys and politics structure: a case study of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Uma pesquisa sobre a hospitalidade como mercadoria: materiais e procedimentos metodológicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins ; COSTA, J. R. S. . Hospitalidades contemporâneas, morfologia urbana e vida cotidiana no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Ensino e profissão: uma abordagem pelos momentos históricos da formação, do exercício e da instituição da profissão de Arquiteto Urbanista no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Da cidade ao urbano na filosofia de Henri Lefebvre. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Dilemas da ruralidade no urbano brasileiro: concepções versus práticas sócio-espaciais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Enfrentando a cidade e o urbano no Brasil: da revolução urbana à reforma urbana, ou o inverso?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . O exercício profissional do arquiteto e urbanista e o sistema Confea/Crea. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Contribuição para construção de uma estratégia urbana: centralidade, tecido urbano e redesenho habitacional em Viçosa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, E. H. S. ; PESSOA, José Augusto Martins . Lazer, centralidade e apropriação pública do espaço urbano. Resende Costa/MG. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, E. H. S. ; PESSOA, José Augusto Martins . Lazer, centralidade e apropriação pública do espaço urbano. Resende Costa/MG. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Princípios de lógica (e) dialética. Movimentos do real, do pensamento e da pesquisa. Método e metodologia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . A urbanização completa da sociedade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Questões atuais de ética e de prática profissional do arquiteto e urbanista no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PESSOA, José Augusto Martins . A prática profissional de um arquiteto: entre a experiência do mundo urbano e a pesquisa arquitetônico-urbanística. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Prática profissional e pesquisa arquitetônica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . A cidade, a gestão pública local e o planejamento contemporâneo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Leituras marxistas da urbanização contemporânea: Castells, Harvey e Lefebvre. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Do planejamento compreensivo ao advocacy planning. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Os campos da leitura (da produção) do espaço: o percebido, o vivido e o concebido. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . O espaço na/da cidade e a urbanização contemporânea no Brasil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Planejamentos compreensivo e sistêmico e a quebra do paradigma racional na era urbana. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Melhoramentos urbanos e urbanismo na era industrial. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Fortaleza: a re-invenção da cidade e a disciplina urbanística: da cidade agrário-mercantil à cidade industrial. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Planejamento urbano: uma experiência de ensino-aprendizagem. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Lixo x planejamento urbano: uma questão cultural. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Fortaleza: de cidade a metrópole. História da prática urbanística e história do espaço. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PESSOA, José Augusto Martins . A metrópole: mutações e persistências. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PESSOA, José Augusto Martins ; ABDALA, J. G. F. . O centro urbano de Juiz de Fora e Viçosa: do percebido e do vivido ao concebido. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PESSOA, José Augusto Martins ; DINIZ, M. C. ; HOLANDA, F. R. C. M. . O transporte ferroviário e suas inter-relações com o espaço urbano - Fortaleza e sua região metropolitana. 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSOA, José Augusto Martins . A hospitalidade-mercadoria: litoral do Ceará ou quando a praia difunde o cotidiano no Brasil. São Paulo-SP: USP/CNPq, 2006 (Tese Doutorado).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Fortaleza: as metrópoles e as cidades. Uma re-leitura morfológica. São Paulo-SP: USP/Capes, 1996 (Trabalho Programado III - Mestrado).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Fortaleza: a re-invenção da cidade e a disciplina urbanística. São Paulo-SP: USP/CAPES, 1995 (Trabalho Programado II - Mestrado).

  • PESSOA, José Augusto Martins . Fortaleza: a re-invenção da metrópole e a disciplina urbanística. São Paulo-SP: USP/Capes, 1995 (Trabalho Programado I - Mestrado).

  • PESSOA, José Augusto Martins . 1870-1990 - O trem em Fortaleza e no Ceará: as idas, vindas e os percursos em busca do sentido. Fortaleza-CE: UFC/CNPq, 1990 (Monografia).

  • PESSOA, José Augusto Martins ; DINIZ, M. C. ; HOLANDA, F. R. C. M. . O transporte ferroviário e suas inter-relações com o espaço urbano. Fortaleza e sua região metropolitana. Fortaleza-CE: Superintendência do Planejamento do Município, 1987 (Subsídios para o planejamento setorial de transportes).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PESSOA, José Augusto Martins . Parecer sobre artigo para a revista Oculum Ensaios (PUCCAMP). 2012.

BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Projeto de Resolução n. 02/2011 - URB. Dispõe sobre o planejamento semestral das atividades de ensino e dos encargos didáticos sob a responsabilidade do Departamento de Urbanismo para os Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Diurno e Noturno, da UFMG. Chefia ?Pro tempore? do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2011.

BESSA, A. S. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Projeto de Resolução n. 01/2011 - URB. Dispõe sobre a distribuição semestral dos encargos didáticos sob a responsabilidade do Departamento de Urbanismo para os Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Diurno e Noturno, da UFMG. Chefia ?Pro tempore? do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura. 2011.

TÓFANI, F. P. ; MARQUEZ, R. M. ; PESSOA, José Augusto Martins ; BREMER, C. F. . Projeto de Resolução n. 01/2011 - CCGAU. Institui o Regulamento do Trabalho de Curso (TC) dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG, para os formandos do 1.° semestre de 2011 e semestres subseqüentes. 2011.

TÓFANI, F. P. ; MARQUEZ, R. M. ; PESSOA, José Augusto Martins ; BREMER, C. F. . Projeto de Resolução n. 01/2010 - CCGAU. Institui o Regulamento do Trabalho de Curso (TC) dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG, para os formandos do 1°. semestre de 2011 e semestres subseqüentes, alterando dispositivos da Resolução CCAU n. 002/2004. 2010.

PESSOA, José Augusto Martins . Parecer Parâmetros legais para elaborar um projeto cenográfico no TFG de Dânia Santos Lima (CAU-Bacharelado/Diurno). 2010.

PESSOA, José Augusto Martins . Projeto arquitetônico de edificação para fins de atelier artístico e residencial unifamiliar Cláudio José Magalhães. Viçosa, MG.. 1998.

PESSOA, José Augusto Martins . Projeto arquitetônico de reforma de edificação para fim residencial unifamiliar Sônia e Guido Ribeiro. Viçosa, MG. 1998.

PESSOA, José Augusto Martins . Projeto arquitetônico de edificação para fim comercial para Francisco Carlos Oliveira Aragão. Fortaleza, CE. 1990.

PESSOA, José Augusto Martins . Projeto arquitetônico de reforma de edificação para fim residencial unifamiliar João Pessoa de Souza. Fortaleza, CE. 1990.

PESSOA, José Augusto Martins . Projeto arquitetônico de edificação para fim residencial unifamiliar para José Viana Diniz. Cedro, CE. 1989.

PESSOA, José Augusto Martins . Projeto arquitetônico de edificação para fins comercial e de prestação de serviços G. Leal e Cia. Ltda. Fortaleza, CE. 1989.

PESSOA, José Augusto Martins . Projeto arquitetônico de edificação para fim médico-hospitalar (Unidade de Emergência do Hospital Geral de Fortaleza - HGF/INAMPS). Fortaleza, CE. 1988.

PESSOA, José Augusto Martins . Projeto arquitetônico de edificação para fim residencial unifamiliar Miguel Batista de Oliveira. Fortaleza, CE. 1987.

NOGUEIRA, I. H. ; PESSOA, José Augusto Martins . 'Cinema de Urgência': Quais corpos? Quais imagens? Quais topias? Trabalhadores-manifestantes-urbanos na rua. Leituras a partir da topologia urbana na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais. 2018. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. C. H. ; PESSOA, José Augusto Martins . Construção-proposição de ações qualitativas de pesquisa, e de situações-problema de topologia urbana na Grande Belo Horizonte. Trabalhadores-usuários,(são ?) trabalhadores-operadores do 'telemarketing'. Uma abordagem da vida cotidiana.. 2017. (Relatório de pesquisa).

CARVALHO, N. L. ; PESSOA, José Augusto Martins . Quais corpos? Quais imagens? Quais topias? Trabalhadores-usuários-operadores do 'telemarketing' e trabalhadores-manifestantes-urbanos na rua. Leituras a partir da topologia urbana na Grande Belo Horizonte, MG.. 2017. (Relatório de pesquisa).

PESSOA, José Augusto Martins ; SILVA, Ana Carolina Horta . Trabalhadores-usuários,(são ?) trabalhadores-operadores do 'telemarketing'. Uma abordagem da vida cotidiana na Grande Belo Horizonte. Construção-proposição de procedimentos qualitativos de pesquisa, e de situações-problema urbanístico-paisagístico de topologia urbana. Apresentação de pesquisa em andamento [conj. de 35 lâminas/slides digitais e/ou impressos, v. preliminar e final].. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

NOGUEIRA, I. H. ; PESSOA, José Augusto Martins . Trabalhadores-usuários, (são ?) trabalhadores-operadores do ?telemarketing?. Uma abordagem da vida cotidiana na Grande Belo Horizonte, MG. 2016. (Relatório de pesquisa).

PESSOA, José Augusto Martins ; NOGUEIRA, I. H. ; MATOS, F. P. . Localização de unidades por bairro - centrais de teleatividades, operações e posições, Belo Horizonte, MG, 2015. 2015. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

PESSOA, José Augusto Martins ; ANDRADE, M. V. F. S. ; FARIA, A. M. ; SOUZA, L. G. O. ; CASTRO, G. T. . Localização de vagas por bairro - cursos superiores presenciais plenos e tecnológicos, turnos e grandes áreas de conhecimento. Belo Horizonte, MG, 2013. 2015. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

PESSOA, José Augusto Martins ; ANDRADE, M. V. F. S. ; MARTINS, I. B. ; SOUZA, L. G. O. ; NOGUEIRA, I. H. . Localização de unidades por bairro - estações radiobase, funções e posições, Belo Horizonte, MG, 2007. 2015. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NUNES, A. B. L. ; PESSOA, José Augusto Martins . Oficina de Planejamento Urbano-Regional e Metropolitano (URB 019). 2015. (Relatório de pesquisa).

ANDRADE, M. V. F. S. ; PESSOA, José Augusto Martins . Normativas e formas urbanas do 'telemarketing' na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais. Trabalho, tempos e sujeitos: (in)visibilidades em trânsito na produção do espaço urbano. 2015. (Relatório de pesquisa).

MATOS, F. P. ; PESSOA, José Augusto Martins . Oficina de Planejamento Urbano-Regional e Metropolitano (URB 019). 2015. (Relatório de pesquisa).

PESSOA, José Augusto Martins ; ANDRADE, M. V. F. S. ; FARIA, A. M. ; SOUZA, L. G. O. ; CASTRO, G. T. . Localização de vagas por bairro - cursos superiores presenciais plenos e tecnológicos, turnos e grandes áreas de conhecimento, Belo Horizonte, MG, 2013. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

PESSOA, José Augusto Martins ; SOUZA, L. G. O. . Localização por bairro de centrais de teleatividades e de empresas de tecnologia de informação, Belo Horizonte, MG, 2013. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

PESSOA, José Augusto Martins ; MARTINS, I. B. ; SOUZA, L. G. O. . Localização por bairro de estações radiobase - telefonia móvel, Belo Horizonte, MG, 2007. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

SOUZA, L. G. O. ; PESSOA, José Augusto Martins . Oficina de Planejamento Urbano-Regional e Metropolitano (URB 019). 2014. (Relatório de pesquisa).

FONSECA, F. F. R. ; PESSOA, José Augusto Martins . Normativas e formas urbanas do 'telemarketing' na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais. Trabalho, tempos e sujeitos: (in)visibilidades em trânsito na produção do espaço urbano. 2014. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, I. B. ; PESSOA, José Augusto Martins . Normativas e formas urbanas do 'telemarketing' na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais. Trabalho, tempos e sujeitos: (in)visibilidades em trânsito na produção do espaço urbano. 2013. (Relatório de pesquisa).

FARIA, A. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Introdução ao Urbanismo (URB 047). 2013. (Relatório de Monitoria de Graduação).

SOUZA, L. G. O. ; PESSOA, José Augusto Martins . Introdução ao Urbanismo (URB 047). 2013. (Relatório de Monitoria de Graduação).

FREITAS, D. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Teoria Urbana I (URB 023) e Teoria Urbana II (URB 044). 2013. (Relatório de Doutorando/Bolsista Capes/Reuni).

COELHO, B. G. N. ; PESSOA, José Augusto Martins . Normativas do/para o ?telemarketing? no Brasil e na Grande Belo Horizonte, MG. Primeiras leituras. Trabalho, tempos e sujeitos: (In)Visibilidades em trânsito na produção do espaço. 2012. (Relatório de pesquisa).

BASTOS, C. D. ; PESSOA, José Augusto Martins . Contra-Urbanística Instituída: Pro-posições e fortuna crítica. Primeiras fontes. 2012. (Relatório de pesquisa).

NOGUEIRA, A. C. C. S. ; PESSOA, José Augusto Martins . Novas infra-estruturas aéreas e formas urbanas para a operação do 'telemarketing' na Grande Belo Horizonte, MG. Aproximações iniciais. Trabalho, tempos e sujeitos: (In)Visibilidades em trânsito na produção do espaço. 2012. (Relatório de pesquisa).

SILVA, R. S. ; PESSOA, José Augusto Martins . Localização e situação espacial de instituições de ensino superior na Grande Belo Horizonte, MG. Definição das fontes de pesquisa. Trabalho, tempos e sujeitos: (In)Visibilidades em trânsito na produção do espaço. 2012. (Relatório de pesquisa).

MIRANDA, R. R. ; PESSOA, José Augusto Martins . Introdução ao Urbanismo (URB 047). 2012. (Relatório de Monitoria de Graduação).

FERREIRA, M. L. R. ; PESSOA, José Augusto Martins . Introdução ao Urbanismo (URB 047). 2012. (Relatório de Monitoria de Graduação).

NOGUEIRA, A. C. C. S. ; PESSOA, José Augusto Martins . Introdução ao Urbanismo (URB 047). 2012. (Relatório de Monitoria de Graduação).

SOUZA, L. G. O. ; PESSOA, José Augusto Martins . Introdução ao Urbanismo (URB 047). 2012. (Relatório de Monitoria de Graduação).

PESSOA, José Augusto Martins ; DELUCA, J. V. M. . Urbanística instituída e seus produtos iconográficos [conj. de 116 lâminas/slides digitais e/ou impressos, v. preliminar e final, para combinação aberta]. Desenho e disciplina urbanística: instrumentos, produtos e processos de condução voluntária da produção do espaço. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

DELUCA, J. V. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Introdução ao Urbanismo (URB 047). 2011. (Relatório de Monitoria de Graduação).

PESSOA, José Augusto Martins ; COSTA, J. R. S. ; HONORIO, L. M. . Tecido urbano, vida cotidiana e hospitalidades contemporâneas. Campos de prática e temas de pesquisa em Viçosa, Minas Gerais. 2010. (Relatório de pesquisa).

BONAMICHI, N. C. ; PESSOA, José Augusto Martins ; LUSTOZA, R. E. ; COSTA, J. R. S. . A transferência da feira livre em Viçosa, Minas Gerais. Urbanização contemporânea, conflitos urbanos e extensão da segregação sócio-espacial. 2010. (Relatório de pesquisa).

DELUCA, J. V. M. ; PESSOA, José Augusto Martins . Introdução à Arquitetura e Urbanismo (ARQ 004) e Introdução ao Paisagismo (URB 011). 2010. (Relatório de Monitoria de Graduação).

SILVA, E. C. ; PESSOA, José Augusto Martins . Introdução à Arquitetura e Urbanismo (ARQ 004) e Introdução ao Paisagismo (URB 011). 2010. (Relatório de Monitoria de Graduação).

HONORIO, L. M. ; PESSOA, José Augusto Martins ; COSTA, J. R. S. . Difusão da modernização pelo tecido urbano e reprodução socioespacial. Uma análise da prática socioespacial a partir da prestação do serviço de tele-entrega em Viçosa, Minas Gerais. 2009. (Relatório de pesquisa).

GOMES, A. T. ; PESSOA, José Augusto Martins . Cidade industrial projetada e vida cotidiana. Um estudo da morfologia urbana em Ipatinga, Minas Gerais. 2008. (Relatório de pesquisa).

CASTRO, D. A. A. E. ; PESSOA, José Augusto Martins . A banda de música e as possibilidades do urbano. 2007. (Relatório de pesquisa).

FERRAZ, C. B. R. ; PESSOA, José Augusto Martins . Os discursos sobre a insegurança urbana e as políticas públicas de urbanização em Viçosa, Minas Gerais. 2007. (Relatório de pesquisa).

PESSOA, José Augusto Martins . Coordenador do Curso "Introdução à fotografia". 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PESSOA, José Augusto Martins . Coordenador do Curso "Introdução à fotografia". 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PESSOA, José Augusto Martins . Brasil e Itália: regiões metropolitanas e città metropolitane. 1994. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

PESSOA, José Augusto Martins . Anotações sobre a urbanização contemporânea e o planejamento no Brasil. 1994. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

PESSOA, José Augusto Martins . Levantamento e análise das condições sócio-econômicas dominantes no entorno do percurso do projeto do Trem Metropolitano de Fortaleza. 1990. (Relatório de pesquisa).

PESSOA, José Augusto Martins . A cidade e o plano diretor. 1989. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

PESSOA, José . USO PresençaInstável. USAÇÃO ContraQueer. ProJeto ManiFesto.. 2016. Desenho.

SILVA, A. C. H. ; PESSOA, José Augusto Martins ; NOGUEIRA, I. H. . Trabalhadores-usuários,(são ?) trabalhadores-operadores. Leituras da prática espacial a partir do 'telemarketing': ações qualitativas de pesquisa e topologia urbana na Grande Belo Horizonte, MG.. 2016. Outra.

PESSOA, José Augusto Martins ; BESSA, A. S. M. ; SOUZA, L. G. O. ; FARIA, A. M. ; DESTRO JUNIOR, R. ; ZANQUETTA, V. R. . Urbanismo compartilhado. Pesquisa-ensino do saber-fazer urbanístico: experiência e renovação no processo de entendimento e enfrentamento dos novos temas do urbanismo contemporâneo. 2013. Outra.

PESSOA, José Augusto Martins . Para-Domesticidades. Em trânsito [Belo Horizonte e isotopias mundo afora]. 2010. Fotografia.

PESSOA, José Augusto Martins . Metafotografia e outros deslocamentos; aproximações. 2009. Fotografia.

PESSOA, José Augusto Martins . Derivas. 2007. Fotografia.

PESSOA, José Augusto Martins . Viçosa - Olhares Fotográficos. 1995. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Aportes da Filosofia da Paisagem à Arquitetura Paisagística, Descrição: Levantar, conhecer e sistematizar as principais contribuições que a Filosofia da Paisagem pode oferecer à Arquitetura. Contribuir com o crescente debate contemporâneo sobre esta importante categoria do pensamento humano, a paisagem e, ao mesmo tempo, oferecer aos arquitetos e urbanistas novas abordagens e possibilidades profissionais que a ampliação deste conhecimento pode possibilitar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Integrante / Marina Salgado - Integrante / Luiz Felipe Cesar de Brito - Integrante / BESSA, Altamiro Sérgio Mol - Coordenador / Maria Ângela Faggin Pereira Leite - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Operadores, usuários e prática espacial a partir do 'telemarketing' na Grande Belo Horizonte, MG. Trabalho, tempos e sujeitos: (in)visibilidades em trânsito na produção do espaço, Descrição: De modo geral visamos cartografar-infografar-sonografar, espacializar e aclarar correlações, no campo do cotidiano, entre as recentes metamorfoses do tecido urbano e da gestão urbanística, de um lado, e as mutações em curso do trabalho, de outro, examinando a diversidade e a profusão atual tanto das redes técnicas ou de fluxos informacionais quanto das redes de relações sociais ou topológicas, cegadas no momento atual da produção no/do espaço, na periferia do capitalismo, difundidas via metrópole. Julgamos que, ao investigar-espacializar novas e antigas subjetivações, acontecimentos, apropriações, territorialidades, linhas de fuga, (re)ativadas pelos trabalhadores-operadores e/ou pelos trabalhadores-usuários do (segmento de mercado dos serviços, ou não, de) 'telemarketing', seja possível entender e delinear um novo registro do momento atual do modo capitalista de produção, ou, melhor dito, do modo de produção de segregações e desigualdades socioespaciais, suas logísticas, línguas, e vastas redes (in)visíveis e subjetivas de relações humanas e de interconexões rítmicas e topológicas (ou polifônico-poliorâmicas). A partir de leituras da vida cotidiana desses diversos sujeitos sociais, das suas microritualizações espaço-temporais, pretendemos contribuir para uma transformação de paradigma baseada na coexistência sensível, conflitiva e politizada de corpos/vozes, de ritmos e de lugares/'topoi' ('topos'). (n.º de registro do projeto na UFMG: 55793/2011). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Letícia de Melo Honório - Integrante / José Raimundo Silva Costa - Integrante / Wellington Cançado Coelho - Integrante / Altamiro Sérgio Mol Bessa - Integrante / Jupira Gomes de Mendonça - Integrante / Wagner Cardoso Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais - Outra., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3

  • 2011 - Atual

    A construção das paisagens turísticas nas metrópoles contemporâneas, Descrição: O Projeto tem como objetivo levantar, registrar, sistematizar, classificar, analisar e prover informações sobre a construção das novas paisagens turísticas das metrópoles contemporâneas, a partir do entendimento das forças que as engendraram no interior do processo histórico, os conflitos gerados e a qualidade socioambiental das espacialidades resultantes. (n.º de registro do projeto na UFMG: 55788/2011).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Integrante / Altamiro Sérgio Mol Bessa - Coordenador / Hamilton Moreira Ferreira - Integrante / Lúcia Maria Capanema Álvares - Integrante / Flávia de Paula Duque Brasil - Integrante / Karina Machado de Castro Simão - Integrante / Raquel Garcia Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Observatório de Conflitos Urbanos de Belo Horizonte, Descrição: Tem como objetivo registrar, sistematizar, classificar e prover informações sobre lutas urbanas, movimentos sociais e as múltiplas e diversas manifestações de conflitualidade na/da cidade, através de uma base de dados geo-referenciada a ser disponibilizada on line. Pretende enfim mapear os conflitos urbanos - confrontos expressos por manifestações públicas coletivas que têm a cidade como espaço e objeto de suas reivindicações, analisar sua distribuição e relações com os espaços livres urbanos, e analisar comparativamente o caso de Belo Horizonte em relação aos problemas das demais cidades abrangidas pela "Rede Internacional de Observatórios de Conflitos Urbanos", segundo os momentos em que os conflitos se apresentam, que formas tomam e que representações têm. Está inserido no projeto de pesquisa Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea: estudos de caso em metrópoles-cidades e novas territorialidades urbanas brasileiras, na medida em que o subsidiará nas questões pertinentes. (n.º de registro do projeto na UFMG: 22939/2007).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Integrante / Maria Cristina Villefort Teixeira - Integrante / Altamiro Sérgio Mol Bessa - Integrante / Hamilton Moreira Ferreira - Integrante / Lúcia Maria Capanema Álvares - Integrante / Raquel Garcia Gonçalves - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Urbanização contemporânea e conflitos urbanos em Viçosa, MG: a proposta de transferência da feira livre da Av. Santa Rita e a extensão do processo de segregação sócio-espacial, Descrição: Observando o conflito urbano atualizado com as ações de diversos sujeitos e segmentos sociais envolvidos direta e indiretamente em prol da remoção, de um lado, e da manutenção da feira livre da Av. Santa Rita, de outro lado, no momento que esta passa por intenso processo de valorização imobiliária; objetivamos acompanhar e compreender a gênese, os desdobramentos e as possibilidades históricas abertas por uma situação real de conflito urbano, travada em torno do gozo do direito de uso do espaço público versus a apropriação privada de uma nova centralidade urbana pelos negócios do segmento de indústria da construção civil em Viçosa (não há registro do projeto na UFV). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Regina Esteves Lustoza - Integrante / José Raimundo Silva Costa - Integrante / Nayana Corrêa Bonamichi - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra / Universidade Federal de Minas Gerais - Outra.

  • 2009 - 2010

    Urbanização contemporânea e conflitos urbanos em Viçosa, MG: a proposta de transferência da feira livre da Av. Santa Rita e a extensão do processo de segregação sócio-espacial, Descrição: Observando o conflito urbano atualizado com as ações de diversos sujeitos e segmentos sociais envolvidos direta e indiretamente em prol da remoção, de um lado, e da manutenção da feira livre da Av. Santa Rita, de outro lado, no momento que esta passa por intenso processo de valorização imobiliária; objetivamos acompanhar e compreender a gênese, os desdobramentos e as possibilidades históricas abertas por uma situação real de conflito urbano, travada em torno do gozo do direito de uso do espaço público versus a apropriação privada de uma nova centralidade urbana pelos negócios do segmento de indústria da construção civil em Viçosa (n.º de registro do projeto na UFMG: 46470/2010). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Regina Esteves Lustoza - Integrante / José Raimundo Silva Costa - Integrante / Nayana Corrêa Bonamichi - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Outra / Universidade Federal de Viçosa - Outra.

  • 2008 - 2010

    Tecido urbano, vida cotidiana e hospitalidades contemporâneas. Uma pesquisa exploratória sobre campos de prática e temas em Viçosa, Minas Gerais, Descrição: Desejamos aqui, com olhar específico pelo tecido urbano, reunir elementos para a construção de interpretação em torno das diversas representações, formas e conteúdos sociais da cultura e da nossa, digamos assim, história da hospitalidade: a hospitalidade-dádiva, a hospitalidade-cordial e, recentemente, a hospitalidade-mercadoria, ou seja, a indústria, seus produtos e o segmento do mercado da satisfação hotelar. Viçosa, em Minas Gerais, é emblemática no conjunto das manifestações de diversos e contemporâneos campos de prática de hospitalidade, o que indica a difusão do atual momento histórico da modernidade e da modernização pelo tecido urbano, aqui potenciados pelas atividades estatistas e privadas de ensino universitário e médio. São objetivos gerais desta investigação de horizonte exploratório: identificar a reprodução do espaço e do tempo como hotelaridade ? ou seja, a reprodução social por meio da prática de hospitalidade como mercadoria ? em nossa formação econômico-social, pontuando campos de prática e de pesquisa; recortar e sistematizar um conjunto de indicadores sobre diversas manifestações de hospitalidade co-existentes em Viçosa, e assim propondo temas para um programa de pesquisas; discutir transformações e resignificações do tempo e do espaço ao nível da vida cotidiana de determinados sujeitos sociais, buscando datar e situar gêneses, desenvolvimentos e possibilidades no devir histórico; compreender usos (utilitários, informativos, simbólicos e lúdicos), atuais e pretéritos, que orientam formas de interagir e de se relacionar em Viçosa, delineando assim os elementos constitutivos da morfologia social; entender a produção, a posição relativa e a circulação de coisas e corpos feita por esses atores sociais, demarcando a conformação da morfologia material; e, indicar, em meio à reprodução do espaço-tempo como hotelaridade em nossa formação econômico-social, as possibilidades abertas ao espaço-tempo urbano (não há registro do prjeto na UFV). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Letícia de Melo Honório - Integrante / José Raimundo Silva Costa - Integrante / Aderemi Matheus Jacob Freitas Caetano - Integrante / Ana Paula da Silva Paixão - Integrante / Carolina Pinheiro de Almeida - Integrante / César Batista de Godoy - Integrante / Leila Araújo Lessa - Integrante / Nayana Corrêa Bonamichi - Integrante / Tatiana Sell Ferreira - Integrante / Lutércia Maria Ferreira de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Outra / Universidade Federal de Viçosa - Outra.

  • 2008 - 2010

    Tecido urbano, vida cotidiana e hospitalidades contemporâneas. Uma pesquisa exploratória sobre campos de prática e temas em Viçosa, Minas Gerais, Descrição: Desejamos aqui, com olhar específico pelo tecido urbano, reunir elementos para a construção de interpretação em torno das diversas representações, formas e conteúdos sociais da cultura e da nossa, digamos assim, história da hospitalidade: a hospitalidade-dádiva, a hospitalidade-cordial e, recentemente, a hospitalidade-mercadoria, ou seja, a indústria, seus produtos e o segmento do mercado da satisfação hotelar. Viçosa, em Minas Gerais, é emblemática no conjunto das manifestações de diversos e contemporâneos campos de prática de hospitalidade, o que indica a difusão do atual momento histórico da modernidade e da modernização pelo tecido urbano, aqui potenciados pelas atividades estatistas e privadas de ensino universitário e médio. São objetivos gerais desta investigação de horizonte exploratório: identificar a reprodução do espaço e do tempo como hotelaridade ? ou seja, a reprodução social por meio da prática de hospitalidade como mercadoria ? em nossa formação econômico-social, pontuando campos de prática e de pesquisa; recortar e sistematizar um conjunto de indicadores sobre diversas manifestações de hospitalidade co-existentes em Viçosa, e assim propondo temas para um programa de pesquisas; discutir transformações e resignificações do tempo e do espaço ao nível da vida cotidiana de determinados sujeitos sociais, buscando datar e situar gêneses, desenvolvimentos e possibilidades no devir histórico; compreender usos (utilitários, informativos, simbólicos e lúdicos), atuais e pretéritos, que orientam formas de interagir e de se relacionar em Viçosa, delineando assim os elementos constitutivos da morfologia social; entender a produção, a posição relativa e a circulação de coisas e corpos feita por esses atores sociais, demarcando a conformação da morfologia material; e, indicar, em meio à reprodução do espaço-tempo como hotelaridade em nossa formação econômico-social, as possibilidades abertas ao espaço-tempo urbano (n.º de registro do projeto na UFMG: 46471/2010). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Letícia de Melo Honório - Integrante / José Raimundo Silva Costa - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra / Universidade Federal de Minas Gerais - Outra.

  • 2008 - 2009

    (Re)produção do trabalho, do espaço e do tempo na periferia do capitalismo. Análise da prática espacial a partir do serviço de tele-entrega em Viçosa, Minas Gerais, Descrição: A atividade de tele-entrega, que no Brasil surge nas grandes cidades, hoje se espalha re-produzindo e difundindo o tecido urbano. No caso de Viçosa, em Minas Gerais, é responsável pela inserção direta e precária no mercado de trabalho de jovens do sexo masculino e baixa qualificação. Resulta na (re)produção de um espaço-tempo particular e inusitado em ?cidades? deste tipo. A análise desta atividade nos revela elementos para compreender as transformações e tendências atuais da urbanização. Partindo da tese do espaço-tempo urbano em constituição, discutimos a prática socioespacial e visamos indicar o grau e a qualidade da urbanização, quando a difusão da modernização toma o tecido urbano como produto e processo. Identificamos a gênese e o desenvolvimento, os conteúdos e as mutações desta atividade. Elegemos a pesquisa qualitativa, numa perspectiva multidisciplinar. Atividade final no conjunto das operações da logística, e assim ligada à circulação e ao consumo rápido de mercadorias do/no tecido urbano, se espalha impulsionada por trabalhadores ?invisíveis?; revela, em parte, como no atual momento do capitalismo a (re)produção do social e do cultural se faz fundamental no viver de vastos segmentos sociais e na produção do urbano no Brasil. Em Viçosa, todos esses elementos conjugados reafirmam a perversa segregação socioespacial configurada pela (re)produção intensiva-extensiva do tecido urbano dividido lado a lado em operações condominiais ou autônomas, apresentando uma desigualdade que os trabalhadores do serviço da tele-entrega identificam como ?dentro da cidade? e ?fora da cidade?, mesmo no interior da malha urbana consolidada. . (n.º de registro do projeto na UFV: 70609257375).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Letícia de Melo Honório - Integrante / José Raimundo Silva Costa - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra.

  • 2007 - 2008

    Cidade industrial projetada e vida cotidiana: um estudo da morfologia urbana em Ipatinga, Minas Gerais, Descrição: Ligada à implantação da Usiminas, em 1958, Ipatinga continua fortemente vinculada à indústria siderúrgica, mesmo empregando cada vez menos. Estudamos aqui a produção do espaço-tempo por meio da morfologia urbana. Analisamos o projeto e a construção da ?Vila Operária? da Usiminas, formas espaciais e conseqüências na vida cotidiana dos moradores; e buscamos compreender como se deu a participação da livre iniciativa no desenvolvimento citadino, tomamdo os segmentos de mercado fundiário e imobiliário, já propósito no projeto urbanístico. A metodologia se baseou na análise sócio-espacial das partes do fenômeno urbano, identificando, dinâmica, histórica e articuladamente, ?isotopias? e ?heterotopias?. Utilizamos levantamentos de campo; consultas a cadastros, publicações e normativas municipais; monografias e textos de pesquisadores. Coube a Usiminas, programa e empresa estatal, criar condições concretas para alojar seus funcionários e implantar um projeto urbanístico que garantisse a expansão do núcleo urbano. A construção e consolidação da siderúrgica provocaram um intenso fluxo migratório; quem não achava emprego diretamente ligado à indústria foi se alojando além da Vila Operária, construindo a chamada Cidade Espontânea. Produziu-se, ao mesmo tempo, estas duas faces; articuladas e comandadas pelo Estado, através da Cidade Projetada, e pelo imobiliário, para além e a partir desta. Resultou num território fragmentado, homogeneizado e hierarquizado, com marcas expressas, e atualizadas, na paisagem. A espacialização, em cinco recortes temporais, mostrou que, somado a forte presença de limites naturais e artificiais, a cidade foi produzida reproduzindo socialmente o espaço a moda da divisão técnica do trabalho na fábrica, até mesmo onde se fez e se faz o controle exercido pelo imobiliário. Hoje, a ausência de centralidade e a força da segregação espacial são reveladores da síntese da produção do espaço em Ipatinga (n.º de registro do projeto na UFV: 60509156666).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Amanda Torres Gomes - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra.

  • 2007 - 2007

    Vida cotidiana, Programa Crédito Solidário e questão fundiária em Viçosa, Minas Gerais, Descrição: Pesquisamos a questão fundiária urbana, atualizada com programas habitacionais pelo Ministério da Cidade. Objetivamos conhecer os bairros onde os segmentos sociais de baixa renda de Viçosa moram, como os escolhe, constroem suas casas, e como é produzido o parcelamento do solo. Tomando a vida cotidiana, visamos construir diferente leitura do espaço-tempo, e conhecer as articulações do Programa Crédito Solidário com políticas urbanísticas e fundiárias municipais. Programa desenvolvido pela Associação Habitacional Popular de Viçosa, em parceria com a Universidade Federal e a Prefeitura Municipal, de 2004 a 2007. Dados gerados no Programa são fontes primárias. Realizamos coletas na Secretaria da Fazenda municipal, no cartório de imóveis; elaboramos tabelas e croquis histórico-geográficos. Procedemos ao levantamento em campo, para compreensão de parcelamentos, ocupações e usos do solo. Recorremos a mapas, fotos e depoimentos diversos; leis e estudos sobre Viçosa. Espacializamos os dados, considerando o tecido urbano. Confrontamos informações com referências teóricas, construímos algumas conclusões. Verificamos como a cidade de Viçosa - com habitantes próximos a 90 mil -, segrega espacialmente e inclui socialmente. Inexistem políticas urbanísticas municipais eficazes, capazes de integrar programas federais. Estes programas, conforme definidos, continuam alimentando uma ocupação territorial recorrente nas famílias de baixos rendimentos: para realizarem a sonhada casa própria, transferem-se dos "Bairros" circunvizinhos ao "Centro", onde "moram de aluguel", para os "Bairros" das bordas da cidade, em loteamentos clandestinos ou irregulares, autoconstruindo suas casas. O "Bairro Inácio Martins", em plena formação, aqui é exemplar. O "problema habitacional" em Viçosa continua tratado pelo Estado como um problema quantitativo; entretanto é na vida cotidiana destas famílias, em meio a diversas privações, ao longo de anos, que produzem qualitativamente sua moradia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Karenina Martins Valadares - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra.

  • 2006 - 2007

    A banda de música e a centralidade no espaço-tempo urbano, Descrição: A banda de música foi selecionada em nossos estudos, pois ainda a consideramos enquanto possibilidade de realizar centralidades urbanas pelas suas características: efemeridade, espontaneidade e reunião das diferenças proporcionadas por apropriações de locais quaisquer, transformando esses locais em lugares de encontro. Temos por objetivos gerais: verificar se hoje, na vida cotidiana, a banda de música pode ser identificada como um resíduo histórico da Festa ou se, ao contrário, não passa de tempo social programado para o lazer; e verificar se pode ser identificada como elemento propulsor de centralidades no tecido urbano. E objetivos específicos: compreender a gênese das bandas de música no Brasil e situá-las nos contextos histórico-geográficos específicos; compreender como a música é ou não um documento imaterial da memória coletiva e social, por meio dos repertórios das bandas; identificar e analisar o(s) local(is) onde ocorre(m) centralidade na cidade de Viçosa, MG; e, se for o caso, propor diretrizes ou, até mesmo, projeto de suportes espaciais que dêem melhores meios às apresentações das bandas, levando-se em consideração a flexibilidade e a heterogeneidade da sua conformação e mobilidade física. Como parte dos resultados identificamos que o Centro de Viçosa ainda é utilizado para esse fim, por ter as Praças Silviano Brandão (ou da Matriz) e do Rosário (ou da Prefeitura), que são locais abertos e convergentes, na experiência e na representação coletiva como Centro da cidade; em contraposição aos bairros que não possuem áreas públicas suficientes ou adequadas para serem apropriadas em diversos eventos. A banda de música como resíduo histórico, com limitações, se apresenta hoje como possibilidade de reunir diferenças na vida cotidiana (n.º de registro do projeto na UFV: 60504155164).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Deborah Augusta do Amaral e Castro - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra.

  • 2006 - 2007

    Os discursos sobre a (in)segurança urbana e a segregação socioespacial em Viçosa, Minas Gerais, Descrição: A prática sócio-espacial, segundo Henri Lefebvre, é produzida nos conflitos entre os níveis do Político, do Econômico e do Social. Os discursos pertencem ao nível do Político, ao nível das instituições, das representações do espaço. O objetivo geral é identificar e espacializar os diversos conteúdos socioespaciais dos momentos que revelem continuidade relativa e ruptura nos discursos sobre e na divulgação da violência e da (in)segurança urbana em jornais impressos de Viçosa/MG. Os objetivos específicos são entender como diferentes sujeitos sociais vêm e se posicionam sobre o tema da (in)segurança urbana; analisar as relações entre as áreas divulgadas como violentas e inseguras pelos jornais locais, a partir dos Boletins de Ocorrência Policial, e a morfologia material e social na área urbana; e entender em que medida a segregação socioespacial é causa e é conseqüência dos discursos sobre a (in)segurança urbana e das proposições ou ações derivadas. Os resultados encontrados a partir da análise, tomando as edições do Tribuna Livre, informam que atualmente a maior quantidade de ocorrências policiais publicadas tratam de áreas públicas e também permitem dizer que a forma, os usos e os locais os quais os logradouros ligam influenciam no número de ocorrências publicadas, como é o caso das vias que delimitam e separam-juntam áreas com diversidade e uniformidade morfológica e urbanística na trama urbana. A pesquisa indica contribuições nessa abordagem do espaço urbano (n.º de registro do projeto na UFV: 60504155163).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Camila Benezath Rodrigues Ferraz - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra.Número de orientações: 1

  • 2003 - 2006

    A hospitalidade-mercadoria. Litoral do Ceará ou quando a praia difunde o cotidiano no Brasil, Descrição: A recente retomada da "hospitalidade brasileira" e em especial a "hospitalidade cearense" é abordada neste trabalho em suas articulações complexas entre o seu fetiche (o nível político, ou do espaço-tempo concebido) e os diferentes níveis da reprodução social do capital (o econômico, ou o nível do espaço-tempo percebido) e da vida humana (o social, propriamente dito, ou o nível do espaço-tempo vivido). Conclui, ao final, que delineia-se assim um novo momento histórico na complexa relação entre a sociedade (o social) e a natureza (o econômico), entre a praia (o lugar) e o litoral (o mundo), ou seja, entre os ritmos cíclicos da vida e os ritmos lineares do valor, indicando que só agora através do tempo imposto - o tempo fora das obrigações do trabalho - se dá a generalização do cotidiano no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Integrante / André Roberto Martin - Coordenador., Financiador(es): Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP - Outra.

  • 2003 - 2003

    Contribuição para construção de uma estratégia urbana: centralidade, tecido urbano e redesenho habitacional em Viçosa, Minas Gerais, Brasil, Descrição: Parte-se da necessidade de compreender formas e conteúdos da produção, doação e aquisição de lotes e casas no loteamento clandestino Nova Viçosa destinado à população de baixa renda familiar (implantado em 1978); bem como o posterior uso e apropriação pelos moradores do (atual) bairro Nova Viçosa. Encontram-se vagos 60% de seus lotes e grande área infra-estruturada entre seus limites e a "cidade". O vivido e o viver no bairro e em outros semelhantes da periferia em Viçosa permitem por em xeque a tomada da cidade como valor de troca e como troca de favores "políticos". Formula-se a problemática urbana: como é possível hoje, em cidades de "pequeno porte", o redesenho qualificado do espaço da moradia de populações a margem do "mercado formal" de trabalho, populações estas advindas há pouco do campo e incluídas no gigante "exército de reserva"; e somando ainda morar nas periferias autoconstruídas das cidades brasileiras, o que as põe de fora da "vida urbana" que se anuncia? Arbitra-se politicamente por propor formas de ocupação culturalmente significativas para vazios significativos no tecido urbano, tomando como parâmetro o vivido dos moradores destes bairros populares, e se delimita um vazio urbano significativo no bairro Santo Antonio, cortado pelo atual eixo de crescimento e modernização no município. As análises desenvolvem-se em três níveis de leitura: as percepções das práticas socioespaciais (nível misto), o vivido cotidiano (nível privado) e as representações da cidade e do urbano em Viçosa (nível geral). Esses níveis de leitura permitem decisões e sínteses propositivas em três escalas correlatas: a escala urbanística (nível misto), a escala arquitetural (nível privado) e a escala territorial (nível geral). A abordagem toma por eixos o nível privado e a escala urbanística, articulando leituras e decisões nos outros níveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Bruno Reis Alcântara - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra.Número de orientações: 1

  • 1999 - 2002

    Fortaleza: a re-invenção da cidade, da metrópole e do litoral - estudos sobre a prática recente da disciplina urbanística, Descrição: Como continuação de pesquisa anterior, investiga-se as descontinuidades relativas na prática instituída do planejamento e da política urbanos, entre a década de 1980 e os primeiros anos do século XXI, no Brasil e no exterior, bem como suas implicações no processo de urbanização recente incorporando novas áreas à reprodução do espaço e do tempo; indica-se ao final que está em curso uma renovação do processo de representação instituída e banal do espaço através de nova regionalização do território brasileiro (n.º de registro do projeto na UFV: 70604649436).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Integrante / André Roberto Martin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1998 - 1999

    Por uma cidade de todos: uma proposta de ocupação significativa para a Área da Reunião. Sete Lagoas, MG, Descrição: Toma-se como ponto de partida uma crítica a reedição em Sete Lagoas, Minas Gerais, pela Prefeitura Municipal, do modelo de habitação social do Banco Nacional de Habitação - BNH. Essa crítica conduz por contraposição ao estudo da produção do tecido urbano deixando na malha urbana resultante, em meio à fragmentação e a hierarquização do espaço, inúmeros vazios urbanos com formas e conteúdos diversos. Selecionando dentre os grandes vazios deixados na malha urbana, segundo critérios construídos pela análise das morfologias material e social do espaço, chega-se a denominada "área da Reunião", área intersticial objeto de uma proposição de parcelamento e de ocupação para múltiplos usos habitacionais e não-habitacionais. Com a proposta objetiva-se "costurar" as diversas áreas contíguas com a ocupação "contaminada" do vazio urbano pelas formas e conteúdos históricos socialmente produzidos e presentes no entorno imediato e mediato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Giovani Corrêa Giacomini - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra.Número de orientações: 1

  • 1998 - 1999

    Proposta de urbanização da Vila Real. Belo Horizonte, MG, Descrição: Tendo em vista a construção do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, cidade-capital do estado de Minas Gerais, toma-se a "Favela Vila Real" como estudo de caso, dentre as áreas objeto de um programa de urbanização de favelas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, para a análise participativa da ocupação, do uso e da apropriação pelos moradores. Esta análise orienta a definição, também participativa, de critérios e parâmetros territorial-urbanístico-arquiteturais objetivando uma proposta de relocação e reconstrução do "bairro" Vila Real em suas imediações, nos vazios intersticiais deixados entre o projeto e as obras do Anel Rodoviário e a malha urbana consolidada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Flávia Karina Machado - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra.Número de orientações: 1

  • 1997 - 1997

    Renovação dos Predinhos do Morro do Cruzeiro. Viçosa, MG, Descrição: Análise da ocupação, do uso e da apropriação pelos moradores dos "Predinhos do Morro do Cruzeiro", conforme eles os chamam, ou como é reconhecido na cidade de Viçosa, Minas Gerais, do "Conjunto dos Araújo", conjunto edificado não concluído e ocupado por um número maior de famílias e habitantes que as pré-definidas no empreendimento inicial. Definição com a participação dos atuais moradores de critérios e parâmetros arquiteturais e urbanísticos objetivando uma proposta de renovação e adequação para melhoria do habitat e do habitar desses moradores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Coordenador / Helena Saemi Shinkoda - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Outra.

  • 1993 - 1997

    Fortaleza: a re-invenção da cidade e da metrópole. Estudos sobre a prática da disciplina urbanística, Descrição: Investiga-se as descontinuidades relativas na prática instituída do urbanismo, do planejamento e da política urbanos, a partir da década de 1920 até os anos 70, no Brasil e no exterior, tomando como foco privilegiado as relações entre os campos do saber-fazer e do poder político, das quais resultam um amplo conjunto de proposições urbanísticas localizadas e situadas histórica e geograficamente, e que são identificadas, pelos estudos, a partir de seus diversos objetos e objetivos como produtos diferentes: "projetos" e "planos" urbanísticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Integrante / Philip Oliver Mary Gunn - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Outra.

  • 1990 - 1990

    Levantamento e análise das condições sócio-econômicas dominantes no entorno do percurso do trem metropolitano de Fortaleza, Descrição: Sub-coordenador da equipe de análise dos impactos ambientais e de vizinhança para o RIMA do Projeto de Modernização do Trem Metropolitano de Fortaleza (Projeto METROFOR); esta pesquisa foca e busca antecipar as prováveis transformações sócio-espaciais positivas e negativas a serem causadas aos diversos segmentos sociais envolvidos com a implantação do Projeto do Consórcio METROFOR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Integrante / José Borzacchiello da Silva - Coordenador / Mirandulina Maria Moreira Azevedo - Integrante., Financiador(es): Consórcio do Trem Metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza - Remuneração.

  • 1989 - 1990

    1870-1990: o trem em Fortaleza e no Ceará. As idas, vindas e os percursos: em busca do sentido, Descrição: A gênese, o desenvolvimento e o ocaso do transporte ferroviário no Ceará são abordados em relação aos processos de modernização e de urbanização do espaço e da sociedade. Os focos de análise se colocam sobre as transformações na política estatísta setorial de transportes de cargas e de passageiros, na rede urbana, na mobilidade física da força de trabalho e na valorização do espaço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Augusto Martins Pessoa - Integrante / José Borzacchiello da Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Certificado de serviço relevante prestado à Nação, de 01.01.07 a 31.12.09, CONFEA.

2009

4.º lugar no concurso Público para Professor Adjunto de Planejamento e Projetos Urbanos do Departamento de Urbanismo, Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

2008

Menção honrosa no XVII Simpósio de Iniciação Científica pela orientação da pesquisa de Amanda Torres Gomes, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Viçosa e CNPq, UFV.

2008

Selecionado regionalmente no Concurso Opera Prima 2008 pela orientação do trabalho final de graduação em Arquitetura e Urbanismo de Karenina Martins Valadares, Instituto de Arquitetos do Brasil.

2007

Certificado de serviço relevante prestado à Nação, de 01.01.04 a 31.12.06, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA.

2004

Menção Honrosa no Concurso Opera Prima 2004 pela orientação do trabalho final de graduação em Arquitetura e Urbanismo de Bruno Reis Alcântara, Instituto de Arquitetos do Brasil.

1999

Menção Honrosa no XI Concurso Paviflex 1999 pela orientação do trabalho final de graduação em Arquitetura e Urbanismo de Giovani Corrêa Giacomini., Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo.

1996

Aula da Saudade - Formandos do Curso de Arquitetura e Urbanismo (turma julho/1996), UFV.

1992

1.º Lugar no Concurso Público para Professor Auxiliar de Planejamento Urbano e Regional do Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Viçosa.

1986

1.º Lugar no Concurso Estadual de Anteprojetos Arquitetônicos para a nova unidade de emergência do Hospital Geral de Fortaleza, Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social e Instituto de Arquitetos do Brasil.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo. , Rua Paraíba, 697 - Sala 400, Funcionários, 30130140 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (5531) 34098834, Fax: (5531) 34098833, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto, nível 2, a partir de fevereiro 2010; nível 3, a partir de fevereiro 2012; e nível 4, a partir de fevereiro 2014.

    Atividades

    • 08/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão de Elaboração do Plano de Capacitação do Corpo Docente do Departamento de Urbanismo (2019-2023).

    • 04/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Provisória para avaliação de Progressão Docente no âmbito do Departamento de Urbanismo.

    • 05/2016

      Ensino, Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, U-topia, Topologia e Pensamento Urbanístico (Tópicos em Bens Cult., Tecnol. e Território I - 30h)

    • 05/2014

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, U-topia, Topologia e Pensamento Urbanístico (Tópicos em Arquitetura e Urbanismo I - 15h)

    • 03/2014

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Planejamento Urbano-Regional e Metropolitano (120h), Teoria Urbana I (15h)

    • 06/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Linhas de pesquisa

    • 03/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Linhas de pesquisa

    • 08/2016 - 08/2019

      Direção e administração, Escola de Arquitetura, .,Cargo ou função, Membro suplente da Congregação, representante Docente.

    • 11/2014 - 01/2019

      Direção e administração, Escola de Arquitetura, .,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, representante do Departamento de Urbanismo.

    • 11/2017 - 12/2018

      Direção e administração, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Subchefe do Departamento de Urbanismo.

    • 02/2014 - 12/2018

      Direção e administração, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Membro titular da Câmara Departamental.

    • 11/2012 - 11/2014

      Direção e administração, Escola de Arquitetura, .,Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, representante do Departamento de Urbanismo.

    • 10/2012 - 08/2014

      Direção e administração, Escola de Arquitetura, .,Cargo ou função, Membro titular do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo - Diurno, representante do Departamento de Urbanismo.

    • 03/2011 - 02/2014

      Direção e administração, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Monitoria de Graduação (PMG/ProGrad).

    • 03/2011 - 12/2013

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cidade (15h), História do Urbanismo (15h), Teoria Urabana I (15h), Teoria Urbana II (15h), Tópicos em Estudos Sociais (15h)

    • 03/2011 - 12/2013

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Urbanismo (45h), Projeto Paisagístico (45h)

    • 10/2011 - 10/2013

      Direção e administração, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Subchefe do Departamento de Urbanismo.

    • 09/2011 - 10/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Departamental de Ensino.

    • 10/2010 - 10/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão de Implantação da Reforma Curricular do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Diurno, junto ao Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, representante do Departamento de Urbanismo.

    • 05/2011 - 09/2011

      Direção e administração, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Chefe "pro tempore" do Departamento de Urbanismo.

    • 09/2010 - 05/2011

      Direção e administração, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Subchefe do Departamento de Urbanismo.

    • 03/2010 - 04/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Arquitetura, Departamento de Urbanismo.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Coordenadora do Trabalho de Curso (TC) dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, junto ao Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, representante do Departamento de Urbanismo.

    • 03/2010 - 12/2010

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Arquitetura e Urbanismo (90h), Introdução ao Paisagismo (60h)

  • 2006 - 2010

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto, nível I, a partir de abril de 2006; e nível II, a partir de abril de 2008.

  • 1993 - 2006

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Auxiliar, nível II, a partir de janeiro de 1998; nível III, a partir de maio de 2002; e nível IV, a partir de setembro de 2004.

    Atividades

    • 11/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Artes e Humanidades.,Linhas de pesquisa

    • 11/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Artes e Humanidades.,Linhas de pesquisa

    • 11/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa

    • 02/2009 - 01/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

    • 01/2004 - 12/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), integrante da Câmara Especializada de Arquitetura (CEARQ).

    • 01/1994 - 12/2009

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ARQ 100 - Desenho Técnico I (370,5 horas), ARQ 113 - História e Teoria da Arquitetura III (4 horas), ARQ 203 - Desenho Técnico III (60 horas), ARQ 321 - Ética e Prática Profissional (3 horas), ARQ 398 - Trabalho de Curso - Fundamentação (4 estudantes), ARQ 399 - Trabalho de Curso - Proposição (2 estudantes), ARQ 411 - Teoria do Planejamento Urbano (1020 horas), ARQ 442 - Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo II (60 horas)

    • 01/1994 - 12/2009

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ARQ 112 - História da Arquitetura e da Urbanização II (23 horas), ARQ 206 - Desenho de Apresentação (60 horas), ARQ 312 - Arquitetura Brasileira I (4 horas), ARQ 314 - Traçado de Cidades (90 horas), ARQ 332 - Projeto Arquitetônico Residencial Multifamiliar (105 horas), ARQ 337 - Projeto Especial I (140 horas), ARQ 349 - Trabalho Final de Graduação (Projeto) (1 estudante), ARQ 432 - Planejamento Urbano Municipal (1469 horas)

    • 01/1994 - 12/2009

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ARQ 338 - Trabalho Final de Graduação (9 estudantes), ARQ 348 - Trabalho Final de Graduação (Monografia) (6 estudantes), ARQ 313 - Arquitetura Brasileira II (32 horas), ARQ 333 - Projeto Arquitetônico Institucional I (105 horas), ARQ 341 - Projeto Arquitetônico I (91 horas), ARQ 398 - Monografia (5 estudantes), ARQ 399 - Trabalho Final de Graduação (5 estudantes), ARQ 431 - Planejamento Urbano Regional (375 horas)

    • 10/2006 - 02/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Ensino do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

    • 01/2007 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Coordenador-Adjunto da Câmara Especializada de Arquitetura (CEARQ), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG).

    • 05/2006 - 10/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

    • 07/2005 - 07/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Economia Doméstica.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de avaliar a logomarca do Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Gênero (NIEG) da UFV.

    • 03/1998 - 07/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

    • 01/1995 - 03/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Arquitetura e Urbanismo junto à Câmara Curricular do Curso de Engenharia de Agrimensura.

    • 03/1998 - 04/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de selecionar os trabalhos destinados à participação no X Concurso Paviflex.

    • 01/1994 - 12/1996

      Ensino, Planejamento Municipal, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, ARQ 605 - História da Cidade e Teoria do Planejamento (121,5 horas)

    • 07/1994 - 05/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

    • 01/1995 - 01/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Fiscal do Concurso Vestibular de 1995 da UFV.

  • 1993 - 2006

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Monitor e, ou, Pesquisador, Enquadramento Funcional: Monitor e, ou, Pesquisador, Carga horária: 0

    Atividades

    • 10/2000 - 05/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Bolsista de Doutorado do CNPq (processo 142070/2000-9) para desenvolvimento da pesquisa "Fortaleza: a re-invenção da cidade, da metrópole e do litoral. Estudos sobre a prática recente da disciplina urbanística".

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitor da disciplina Geografia Urbana I (120 horas)

  • 1989 - 1990

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

    Atividades

    • 03/1989 - 02/1990

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências, Centro de Ciências.,Atividade realizada, Bolsista de Aperfeiçoamento do CNPq (processo 821213/1988-1) para desenvolvimento da pesquisa 1870-1990: o trem em Fortaleza e no Ceará. As idas, vindas e os percursos: em busca do sentido.

  • 1986 - 1989

    Prefeitura Municipal de Fortaleza

    Vínculo: Arquiteto, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 0

    Atividades

    • 11/1986 - 01/1989

      Serviços técnicos especializados , Superintendência do Planejamento do Município, Setor de Transportes.,Serviço realizado, Arquiteto do Setor de Transportes do Convênio BIRD/EBTU-IV.