Antelene Campos Tavares Bastos

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Obteve o título de Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), estudando uma obra do escritor angolano José Luandino Vieira. É Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). A tese abordou textos de autores africanos, o angolano Alberto Oliveira Pinto e o moçambicano Mia Couto, bem como suas relações com os temas viagem, identidade, hibridismo e memória. É professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Literários

2001 - 2006

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Viagem e identidade em Mazanga e O último vôo do flamingo
Haydée Ribeiro Coelho. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: viagem; identidade; entrelugar; transculturação;; hibridismo; memória; polifonia; mônada; alegoria.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Estudos Literários

1995 - 1998

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Memória, travessia e alteridade em Nós, os do Makulusu,Ano de Obtenção: 1998
Haydée Ribeiro Coelho.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: memória; mônada; alegoria;polifonia; alteridade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras

1988 - 1992

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Aperfeiçoamento da Gestão Institucional. (Carga horária: 17h). , Lobo e Associados, LOBO E ASSOCIADO, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Literaturas Africanas de expressão portuguesa. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG.Técnicas de Construção Textual em Redação de Vestibular e Relatório de Pesquisa. 2009. (Oficina).

V Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG. Criação de livro interativo. 2009. (Exposição).

Congresso Internacional Centenário de dois imortais: Machado de Assis e Guimarães Rosa. A imagem do compadrio e o processo de tradução cultural em Grande sertão: veredas e O último vôo do flamingo. 2008. (Congresso).

VIII Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).O processo de rememoração em O último vôo do flamingo. 2008. (Outra).

Seminário de Alteridade.Memória e exílio na poesia de Noêmia de Souza. 2002. (Seminário).

I Colóquio NEIA - Alteridades em Questão.Viagem e identidade na literatura africana. 2001. (Outra).

VI Semana de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP.Cartografia da viagem. 1997. (Seminário).

I Simpósio Internacional de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.A narração da viagem em Nós, os do Makulusu. 1995. (Simpósio).

I Semana de Estudos de língua portuguesa.-. 1993. (Outra).

Seminários do Centro de Estudos Portugueses FALE.Ironia e humor na Literatura. 1993. (Seminário).

Seminário Luuanda: a ironia na prosa angolana de José Luandino Vieira.Luuanda: a ironia na prosa angolana de José Luandino Viera. 1992. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eliana Lourenço de Lima Reis

REIS, E. L. L.. Viagem e identidade em Mazanga e O ultimo vôo do flamingo. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eliana Lourenço de Lima Reis

REIS, E. L. L.. Viagem e identidade: O ultimo vôo do flamingo e Mazanga. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

VERA LUCIA DE CARVALHO CASA NOVA

CASA NOVA, Vera L.C.; RIBEIRO, H.. Nós , do Makulusu. 1998. Dissertação (Mestrado em Pós- graduação Letras: Estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

HAYDEE RIBEIRO COELHO

COELHO, Haydée Ribeiro. Memória, travessia e alteridade em Nós, os do Makulusu. 1998. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

HAYDEE RIBEIRO COELHO

COELHO, Haydée Ribeiro. Viagem e identidade em Mazanga e O último vôo do Flamingo. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

HAYDEE RIBEIRO COELHO

COELHO, Haydée Ribeiro. Membro titular do exame de qualificação ao doutorado de Antelene Campos Tavares Bastos. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Nazareth Soares Fonseca

FONSECA, M. N. S.; DUARTE, Eduardo; Eliana Lourenço; Haydée Coelho; Laura Padilha. Viagem e identidade em Mazanga e O último vôo do flamingo. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Faculdade de Letras da UFMG.

Eduardo de Assis Duarte

DUARTE, E. A.. Viagem e identidade em Mazanga e o Último Vôo do Flamingo. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Cláudio Vieira de Oliveira

OLIVEIRA, Luiz Claudio Vieira de; COELHO, Haydée Ribeiro; DUARTE, Eduardo de Assis; REIS, Eliana Lourenço de Lima; PADILHA, Laura Cavalcanti; FONSECA, Maria Nazareth Soares; MARQUES, Reinaldo Martiniano. Viagem e identidade em Mazanga e o último vôo do flamingo. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

HAYDEE RIBEIRO COELHO

Memória, travessia e alteridade em Nós, os do Makulusu; 1998; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Haydée Ribeiro Coelho;

HAYDEE RIBEIRO COELHO

Viagem e identidade em Mazanga e O último vôo do Flamingo; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Haydée Ribeiro Coelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . Viagem e identidade em Mazanga e O último vôo do flamingo. Em Tese (Belo Horizonte. Impresso) , v. 11, p. 26-30, 2007.

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . A narração da viagem em Nós, os do Makulusu. Caderno Cespuc de pesquisa , v. 5, p. 09-14, 1999.

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . A imagem do compadrio e o processo de tradução cultural em Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa, e O último vôo do flamingo, de Mia Couto. In: Congresso Internacional Centenário de Dois Imortais: Machado de Assis e Guimarães Rosa, 2008, Belo Horizonte. Congresso Internacional Centenário de Dois Imortais: Machado de Assis e Guimarães Rosa, 2008.

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . Técnicas de Construção Textual em Redação de Vestibular e Relatório de Pesquisa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . A leitura na formação dos indivíduos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . A imagem do compadrio e o processo de tradução cultural em Grande sertão: veredas e O último vôo do flamingo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . O processo de rememoração em O último voo do flamingo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . O processo de rememoração em O último voo do flamingo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . Viagem e identidade na literatura africana. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . Cartografia da viagem. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . A narração da viagem em Nós, os do Makulusu. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAVARES, ANTELENE CAMPOS . Luuanda: a ironia na prosa angolana de José Luandino Viera. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TAVARES, ANTELENE CAMPOS . Técnicas de Construção Textual em Redação de Vestibular e Relatório de Pesquisa. 2009. (oficina).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2009

    CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA MG

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação como professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, no Ensino Técnico Integrado, no período de 15 de setembro de 2008 a 30 de dezembro de 2009

  • 2007 - 2008

    Faculdade Novo Rumo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atuação como professora de Língua Portuguesa no Curso Técnico de Radiologia e no Curso Superior de Teconologia em Radiologia, no período de 05/02/2007 a 26/03/2008.

  • 2005 - 2006

    Fabrai

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação como professora de Língua Portuguesa nos Cursos Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comunicação Social, no período de 11 de fevereiro de 2005 a 02 de março de 2006 - atualmente a instituição chama-se Anhanguera (antiga Sociedade Brasileira de Ensino Superior)

  • 2003 - 2003

    Centro Universitário UNA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: membro do Conselho de Ensino, Pesquisa

    Outras informações:
    Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão ? órgão deliberativo em matéria didático-científica e consultivo em matéria administrativa e disciplinar, atuando como conselheira do referido órgão, no período de 01 de fevereiro de 2003 a 30 de dezembro de 2003

  • 2003 - 2003

    Centro Universitário UNA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de área de Comunicação

    Outras informações:
    coordenador da área de comunicação - supervisão de atividades e demandas dos professores de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Produção de Textos e orientação nas atividades de toda a equipe, no período de 01 de fevereiro de 2003 a 30 de dezembro de 2003

  • 2001 - 2003

    Centro Universitário UNA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação como professor de Língua Portuguesa, Produção de Textos e Metodologia Científica, nos Cursos Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Sistemas de Informação, Normal Superior, Comunicação Social (habilitação em Relações Públicas), no período de 05 de fevereiro de 2001 a 30 de dezembro de 2003

  • 2000 - 2004

    Centro Univerrsitário do Leste de Minas Gerais

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação como professora de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura no curso de Letras; Língua Portuguesa, Produção de Textos e Metodologia Científica, nos Cursos Pedagogia, Ciências Biológicas, no período de 01 de agosto de 2000 a 16/01/2001

  • 1994 - 2000

    Prefeitura de Belo Horizonte

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Cargo de professor de Língua Portuguesa, com atuação no Ensino Fundamental II e e na Educação de Jovens e Adultos, no período de 20 de abril de 1994 a 17 de agosto de 2000

  • 1993 - 1993

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: pesquisa/Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: pesquisador/ nível Aperfeiçoamento, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A pesquisa objetivava analisar a ironia e o humor em duas obras, João Vêncio: seus amores e Nós, os do Makulusu, do escritor angolano José Luandino Vieira. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Lélia Parreira Duarte, que coordenava o grupo de pesquisa cujo objeto de estudo era a análise da ironia e do humor, na Faculdade de Letras da UFMG. O projeto foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

  • 1992 - 1992

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: aluno bolsista, Enquadramento Funcional: aluno pesquisador/ nível iniciação cientîfica, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A pesquisa de iniciação científica visava investigar a ironia e o humor nos três contos que constituem o livro Luuanda, do escritor angolano José Luandino Vieira. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Lélia Parreira Duarte, que coordenava o grupo de pesquisa cujo objeto de estudo era a análise da ironia e do humor, na Faculdade de Letras da UFMG. O projeto foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.