Líbia de Jesus Miléo

Engenheira Agrônoma com Mestrado em Agricultura e Sustentabilidade na Amazônia e Doutorado em Agronomia Tropical. É docente da Universidade Federal do Amazonas desde 2006, lotação no Instituto de Natureza e Cultura, e atua no curso de Ciências Agrárias e do Ambiente. Tem experiência na área de taxonomia de plantas daninhas, análise fitossociológica, plantas de cobertura vegetal e fitossanidade, caracterização botânica e agricultura familiar. Atualmente desenvolve pesquisa com os temas: agrobiodiversidade de mandioca, sistema de roça sem queima, roça de mandioca em arranjo agroflorestal e dinâmica de plantas daninhas em mandioca. Estes estudos estão sendo realizados na forma de Trabalho de conclusão de curso, Iniciação científica e Dissertação.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em AGRONOMIA TROPICAL

2010 - 2014

Universidade Federal do Amazonas
Título: Período crítico de Interferência de plantas daninhas sobre características agronômicas e fisiológicas de duas variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz)
José Ferreira da Silva. Coorientador: Sônia Maria Figueiredo Albertino. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Competição; manejo; Manihot esculenta.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Produção vegetal. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Manejo e Tratos Culturais. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Mestrado em Agricultura e Sustentabilidade na Amazônia

2003 - 2005

Universidade Federal do Amazonas
Título: Fungos associados às plantas daninhas em sistemas de produção de guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis (Mart.) Ducke) e avaliação de leguminosas de cobertura hospedeiras de Colletotrichum guaranicola Albuq.,Ano de Obtenção: 2005
Prof. Dr. José Ferreira da Silva.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas., FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Antracnose; Fungos fitopatogênicos; Plantas daninhas; Leguminosa de cobertura.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Manejo e Tratos Culturais. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em Agronomia

1995 - 2001

Universidade Federal do Amazonas
Título: Desenvolvimento de sorvinha (Couma utilis (Muell.) Arg.) em área de capoeira após quatro anos de pousio
Orientador: Prof. Dr. Luiz Joaquim Bacelar de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Extensão universitária em XI Curso de Introdução à Biotecnologia Molecular. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2006 - 2006

Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2006 - 2006

Tópico Esp Manejo Sustentável de Plantas Daninhas. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Botânica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Microbiologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MILEO, L. J. ; ROSAS, L.V. . XXVll CONIC - Congresso de Iniciação Científica - Sessão do Campus do Ato Solimões. 2018. (Congresso).

MILEO, L. J. ; ROSAS, L.V. . XXVl CONIC - Congresso de Iniciação Científica - Sessão do Campus do Ato Solimões. 2017. (Congresso).

MILEO, L. J. ; ROSAS, L.V. . XXV CONIC - Congresso de Iniciação Científica - Sessão do Campus do Ato Solimões. 2016. (Congresso).

MILEO, L. J. ; ROSAS, L.V. . XXIV CONIC - Congresso de Iniciação Científica - Sessão do Campus do Ato Solimões. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5 ENCONTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PAN AMAZÔNIA E CARIBE.A Relação Ensino, Pesquisa e Extensão nas Instituições de Ensino Técnico e Superior: Possibilidades e Dificuldades. 2019. (Encontro).

70 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. LEVANTAMENTO DE CARACTERES MORFOLÓGICOS DE ETNOVARIEDADES DE MACAXEIRA E MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz), BENJAMIN CONSTANT, ALTO SOLIMÕES, AMAZONAS. 2019. (Congresso).

70 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DE PLANTA DANINHAS EM ROÇAS DE MANDIOCA NA MICRORREGIÃO DO ALTO SOLIMÕES, AMAZONAS. 2019. (Congresso).

70 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. DIVERSIDADE DE FUNGOS MACROSCÓPICOS NA TRILHA ECOLÓGICA NO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA, EM BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS. 2019. (Congresso).

70 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE, AMAZONAS. 2019. (Congresso).

70 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. HORTA MEDICINAL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BOTÂNICA, NO CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DO AMBIENTE. 2019. (Congresso).

70 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. CARACTERÍSTICAS DA PALHA DE MILHO, ORIUNDA DO RESÍDUO AGRÍCOLA, COMO MATÉRIA-PRIMA PARA ARTESANATO, EM BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS. 2019. (Congresso).

70 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. CARACTERES MORFOLÓGICOS DE RAIZ DE ETNOVARIEDADES DE MANDIOCA CULTIVADAS EM VÁRZEA NA MICRORREGIÃO DO ALTO SOLIMÕES, AMAZONAS. 2019. (Congresso).

70 CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS E ESPECTRAIS DE CHAMPARAL, PLANTA CONHECIDA POPULARMENTE COMO DESPIGMENTANTE NATURAL. 2019. (Congresso).

II SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRÍPLICE FRONTEIRA DO ALTO SOLIMÕES.MESA REDONDA: AMBIENTAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIO DA ERSPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO. 2019. (Seminário).

XVII Congresso Brasileiro de Mandioca. PRODUTIVIDADE E TEOR DE PROLINA ASSOCIADOS AO PERÍODO CRÍTICO DE INTERFERÊNCIA DE DUAS VARIEDADES DE MANDIOCA. 2018. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Mandioca. PLANTAS DANINHAS EM ROÇAS DE MANDIOCA CULTIVADAS EM BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS. 2018. (Congresso).

68o Congresso Nacional de Botânica. CULTIVO DE MANDIOCA EM ROÇA NA ESTRADA DO UMARIZAL EM BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS. 2017. (Congresso).

68o Congresso Nacional de Botânica. CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E AGRONÔMICA DE VARIEDADES DE MANDIOCA CULTIVADAS EM BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS. 2017. (Congresso).

7 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na AmAmazônia.Características morfológicas de variedades de mandioca e macaxeira cultivadas em Benjamin Constant, Amazonas. 2017. (Encontro).

7 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na AmAmazônia.Levantamento fitossociológico de plantas daninhas em cultivos de mandioca na estrada do Umarizal, Benjamin Constant, Amazonas. 2017. (Encontro).

7 Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na AmAmazônia.Avaliação da incidência de doenças em pimentas do gênero Capsicum em Benjamin Constant, Amazonas. 2017. (Encontro).

I Simpósio Nacional sobre Plantas Daninhas em Sistemas de Produção Tropical.Descrição morfológica de duas variedades de mandioca, com e sem interferência de plantas daninhas, cultivadas no Amazonas. 2015. (Simpósio).

I Simpósio Nacional sobre Plantas Daninhas em Sistemas de Produção Tropical.Dinâmaica populacional de plantas daninhas na cultura da mendioca, em Manaus-AM. 2015. (Simpósio).

XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Período de interferência de plantas daninhas no teor de carboidratos de mandioca. 2014. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Produtividade e teor de prolina associados ao período crítico de interferência na cultura da mandioca. 2014. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Produtividade de mandioca sob períodos de controle e convívio com plantas daninhas. 2014. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Pigmentos fotossintéticos e acúmulo de prolina em folhas de citros associados ao período crítico de interferência. 2014. (Congresso).

Curso - FUNEP.Curso de capacitação em segurança no trabalho com agrotóxicos. 2012. (Oficina).

XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Estrutura fitossociológica de comunidades de plantas infestantes em pomares de laranjeira no Estado do Amazonas. 2012. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Controle de batatarana, com herbicidas, na cultura da laranjeira. 2012. (Congresso).

61 Congresso Nacional de Botânica. Caracteres morfológicos de variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz) encontradas em Benjamin Constant, Am.. 2010. (Congresso).

60o. Congresso Nacional de Botânica. Características botânicas das variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz) no município de Benjamin Constant, Estado do Amazonas. 2009. (Congresso).

61a. Reunião Anual da SBPC.Variabilidade genética em Colletotrichum spp. isolados de hospedeiros tropicais. 2009. (Outra).

61a. Reunião Anual da SBPC.Produção de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em sistema de agricultura familiar, em Benjamin Constant, Amazonas. 2009. (Outra).

XXV Congresso Brasileiro de Ciência das Plantas Daninhas. Plantas daninhas hospedeiras de fungos em plantios de guaraná (Paullinia cupava var. sorbilis (Mart.) Ducke.. 2006. (Congresso).

I Seminário sobre Pesquisas com o Guaranazeiro no Amazonas.Efeitos de herbicidas no controle de plantas daninhas e sua influência nas características do guaranazeiro (Paullinia cupana var. Sorbilis (Mart.) Ducke). 2005. (Seminário).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Fungos associados a plantas daninhas em cultivos de guaranazeiro. 2005. (Congresso).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Leguminosas como hospedeiras alternativas de Colletotrichum guaranicola .. 2005. (Congresso).

1ª Mostra Pública de Pós-graduação e Pesquisa na Amazônia.Avaliação do potencial de leguminosas de cobertura de solo como hospedeiras alternativas de Colletotrichum guaranicola Albuq.. 2004. (Outra).

7ª Reunião Especial da SBPC Manaus/2001.Fragmentos de florestas e seu potencial etnofarmacológico na cidade de Manaus - AM. 2001. (Outra).

XIV Semana de Biologia da Universidade do Amazonas.Análise do Conteúdo Estomacal da entomofauna aquática do igarapé da Universidade do Amazonas. 1999. (Outra).

XIII Semana de Biologia da Universidade do Amazonas.Estudo da entomofauna aquática com ênfase em Gerridae. 1998. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marrayra Nátaly Castro Mafra

ALMEIDA, R.; ACIOLI, A. N. S.;MILEO, L. J.. Distribuição de mercúrio em terra preta de índio da bacia do rio Madeira, Amazonas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Marcelo Elias Saraiva

ACIOLI, A. N. S.; LOPES, L.M.L.;MILEO, L. J.. Hemiptera associada ao cultivo de maracujá (Passiflora edulis) na região do Alto Solimões, Amazonas, Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Bruna Nogueira Leite

ALBERTINO, S. M. F.SILVA, J. F.MILEO, L. J.. Descrição morfológica e agronômica de duas variedades de mandioca, com e sem manejo de plantas daninhas, cultivadas no Estado do Amazonas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Daniel Silva de Menezes

ALBERTINO, S. M. F.SILVA, J. F.MILEO, L. J.. Estiolamento de ramos na propagação vegetativa do guaranazeiro (Paullinia cupana, var. Sorbilis, (Mart.) Ducke). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.

MILEO, L. J.; ALMEIDA, R.; BRANDÃO, E.G.. Banca examinadora de seleção destinada à contratação de professores substitutos. 2017. Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Ferreira da Silva

Silva, J.F.; LIMA, J. L.;CHRISTOFFOLETI, P. J.. Fungos Associados às Plantas Daninhas em Sistemas de Produção do Guaranazeiro(Paullinia cupana) e Avaliação de Leguminosas de Cobertura hospedeiras de Colletotrichum guaranicola Albuq.. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

José Ferreira da Silva

Silva, J.F.; BORGES, J. E. C.;ALBERTINO, S. M. F.; HIDALGO, A. F.; LOPES, M. T. G.. Período crítico de interferência de plantas daninhas sobre a produtividade , as caracteristicas fisiológicas de duas variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz). 2014. Tese (Doutorado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

José Ferreira da Silva

Silva, J.F.FIGUEIREDO, A. F.; PINTO, E. O. S.. Determinação do período crítico de Interferência de plantas daninhas em cultivo de mandioca no Amazonas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Jânia Lília da Silva Bentes

BENTES, J. L. S.. Fungos associados às plantas daninhas em sistemas de produção de guranazeiro e avaliação de laguminosas de cobertura como hspedeiras alternativas de Colletotrichum guaranicola. 2005. Dissertação (Mestrado em Agricultura e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Maria Teresa Gomes Lopes

SILVA, José Ferreira da; CARVALHO, J. E. B.; ALBERTINO, S. M. F.; HIDALGO, Ari de Freitas;LOPES, M. T. G.. Período crítico de interferência de plantas daninhas sobre a produtividade , as caracteristicas fisiológicas de duas variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz). 2014. Tese (Doutorado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas.

Ari de Freitas Hidalgo

SILVA, J. F.; ALBERTINO, S. F.; LOPES, M. T. G.;HIDALGO, A.F.; CARVALHO, J. E. B.. Período crítico de interferência de plantas daninhas sobre características agronômicas e fisiológicas de duas variedades de mandioca (Manihot Esculenta Crantz). 2014. Tese (Doutorado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Sônia Maria Figueiredo Albertino

Albertino, S.M.F.. Período crítico de interferência de plantas daninhas sobre características agronômicas e fisiológicas de duas variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz). 2015. Tese (Doutorado em AGRONOMIA TROPICAL) - Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Waldeney Lopes Murayare

Plantios consorciados de mandioca em sistema agroflorestal, em duas comunidades rurais, em Benjamin Constant, Amazonas; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Cristóvão Curintima Tamais

Agrobiodiversidade de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em sistema de produção agrícola familiar; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Cristóvão Curintima Tamais

Agrobiodiversidade de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em sistema de produção agrícola familiar; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Waldeney Lopes Murayare

Plantios consorciados de mandioca em sistema agroflorestal, em duas comunidades rurais, em Benjamin Constant, Amazonas; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Marcelo Rocha Ipuchima

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E AGRONÔMICA DE VARIEDADES DE MANDIOCA CULTIVADAS EM BENJAMIN CONSTANT, AM; ; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Daniela Gonçalves Arévalo

CARACTERÍSTICAS DAS ROÇAS DE MANDIOCA NA ESTRADA DO UMARIZAL, BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Cristóvão Curintima Tamaia

Agrodiversidade de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em sistema produtivo de roça, na microrregião do Alto Solimões; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Danilo Farias Pinheiro

Diversidade de variedades de mandioca em roças, em agricultura de terra firme, Benjamin Constant, Amazonas; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; ; (Orientador);

Talissa Da Conceição Quiterio

Levantamento fitossociológico de plantas daninhas em cultivos de mandioca na estrada Umarizal, Benjamin Constant, Amazonas; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Talissa Da Conceição Quiterio

DINÂMICA DE PLANTAS DANINHAS EM MANDIOCA, CULTIVADA EM TERRA FIRME, NA MICRORREGIÃO DO ALTO SOLIMÕES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Otavio Ramos Lopes

CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS E ESPECTROSCÓPICAS DE CHAMPARAL (Calathea sp; ), ESPÉCIE CONHECIDA COMO DESPIGMENTANTE NATURAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Andréia da Silva Lucas

AVALIAÇÃO DO TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE, AMAZONAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Marcelo Rocha Ipuchima

Caracterização morfológica e agronômica de variedades de mandioca cultivadas em Benjamin Constant, AM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Daniela Gonçalves Arévalo

Características das roças de mandioca cultivada na estrada Umarizal, Benjamin Constant, Amazonas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Mayara Curico de Souza

AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE DOENÇAS EM PIMENTAS DO GÊNERO Capsicum EM BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Rafaela Carneiro Corrêa

AVALIAÇÃO DA PALHA DE MILHO, PARA FINS ARTESANAIS, EM CULTIVOS AGRÍCOLAS FAMILIARES, EM BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Agrarias e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Rosiany da Silva Lopes

Diversidade morfológica de etnovariedades de macaxeira e mandioca (Manihot esculenta CRANTZ), Benjamin Constant, Alto Solimões, Amazonas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Cristóvão Curintima Tamaia

Diversidade agronômica de etnovariedades de macaxeira e mandioca (Manihot esculenta CRANTZ), Benjamin Constant, Alto Solimões, Amazonas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Talissa da Concição Quiterio

Levantamento fitossociológico de plantas daninhas em cultivos de mandioca na estrada do Umarizal, Benjamin Constant, Amazonas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Marcelo Rocha Ipuchima

Produção de mandioca na estrada do Umarizal no município de Benajamin Constant - AM; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Marcelo Rocha Ipuchima

PRODUÇÃO DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) NA COMUNIDADE UMARIZAL, MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Agrarias e Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Marcelo Rocha Ipuchima

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E AGRONÔMICA DE VARIEDADES DE MANDIOCA CULTIVADAS EM BENJAMIN CONSTANT, AM; ; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; ; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Talissa Da Conceição Quiterio

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS EM CULTIVOS DE MANDIOCA NA COMUNIDADE UMARIZAL, BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Manuel Filipe Nascimento Garcia

Cadeia produtiva da mandioca em sistema de agricultura familiar no município de Benjamin Constant, Estado do Amazonas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; ; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Vanderléia Nascimento Galvão

Características botânicas das variedades de mandioca no município de Benjamin Constant, Estado do Amazonas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias e do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; ; Orientador: Libia de Jesus Miléo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joana D´Arc Ribeiro

POTENCIALIDADE DAS ÁREAS VERDES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM FINS ETNOFARMACOLÓGICO EM MANAUS; 2000; 0 f; Iniciação Científica - Universidade do Amazonas; Orientador: Joana D´Arc Ribeiro;

Maria do Rosario Lobato Rodrigues

Caracterização e Análise da Dinâmica do Solo; ; Início: 2005; Orientação de outra natureza; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

José Ferreira da Silva

Fungos Associados às Plantas Daninhas em Sistemas de Produção do Guaranazeiro(Paullinia cupana) e Seleção de Leguminosas de Cobertura Resistentes ao Colletotrichum guaranicola Albuq; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, FUNDAÇAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS; Orientador: José Ferreira da Silva;

José Ferreira da Silva

Período crítico de interferência de plantas daninhas sobre a produtividade , as caracteristicas fisiológicas de duas variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz); 2014; Tese (Doutorado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: José Ferreira da Silva;

Jânia Lília da Silva Bentes

Avaliação de leguminos de cobertura de solo de plantas daninhas na cultura; do guaranazeiro como hospedeiras alternativas de Colletotrichum guaranicola Albuq; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Agricultura e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Apio a Pesquisa do Estado do Amazonas; Coorientador: Jania Lilia da Silva Bentes Lima;

Luiz Joaquim Bacelar de Souza

Utilização de Couma utilis no enriquecimento de uma capoeira formada após 4 anos; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Luiz Joaquim Bacelar de Souza;

Raquel Telles de Moreira Sampaio

Análise do Conteúdo Estomacal da Entomofauna Aquática do Igarapé da Universidade do Amazonas, Manaus, AM; ; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Raquel Telles de Moreira Sampaio;

Raquel Telles de Moreira Sampaio

Estudo sobre Entomofauna Aquática em um Igarapé da Universidade de Manaus/AM; ; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Agrárias) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Raquel Telles de Moreira Sampaio;

Sônia Maria Figueiredo Albertino

Interferência das plantas daninhas em cultivo de mandioca e manejo destas plantas durante o período crítico de competição com a cultura; 2012; Tese (Doutorado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas,; Coorientador: Sonia Maria Figueiredo Albertino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MILÉO, L.J. ; SILVA, J.F. ; ALBERTINO, S.M.F. ; LEITE, B.N. ; MENEZES, D.S. ; SANTOS, A.F. . Phytosociology of Weeds in Cultivation of Two Varieties of Cassava1. Planta Daninha , v. 34, p. 267-276, 2016.

  • ALBERTINO, S. M. F. ; MILEO, L. J. ; SILVA, J. F. ; Silva, C.A. . Composição florística de plantas daninhas em um lago do rio solimões, Amazonas. Planta Daninha (Impresso) , v. 27, p. 1-5, 2009.

  • MILEO, L. J. ; SILVA, J. F. ; BENTES, J. L. S. ; CHRISTOFFOLETI, P. J. . Plantas daninhas hospedeiras alternativas de Colletotrichum guaranicola em cultivos de guaraná no Estado do Amazonas. Planta Daninha , v. 25, p. 771/4-782, 2007.

  • MILEO, L. J. ; BENTES, J. L. S. ; SILVA, J. F. ; CHRISTOFFOLETI, P. J. . Plantas de cobertura de solo como hospedeiras alternativas de Colletotrichum guaranicola. Planta Daninha , v. 24, p. 677-683, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Caracterização morfológica de variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz) coletadas no município de Benjamin Constant, Amazonas, Descrição: A diversidade genética da mandioca aliada às condições ambientais pode ocasionar alterações morfológicas e dificultar as avaliações quanto às diferenças morfológicas e identificação das variedades. O município de Benjamin Constant apresenta diversidade de variedades de mandioca, entretanto estudos de caracterização botânica tornam-se necessários para conhecer as variedades existentes. Este trabalho tem o objetivo de realizar levantamento de características morfológicas das variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz). O trabalho será desenvolvido em Benjamin Constant, pelo período de um ano, a partir de setembro de 2008. O levantamento botânico constará da coleta de amostras férteis (planta com flor e/ou fruto) de variedades de mandioca, As plantas coletadas serão triadas e colocadas para secar em estufa, depois serão montadas exsicatas. Os dados anotados e registrados por fotos. Os dados morfológicos serão comparados, para reunir os caracteres comuns e diferentes entre as variedades, para posterior elaboração de chave dicotômica para auxiliar na identificação das variedades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Libia de Jesus Miléo - Coordenador / Agno Nonato Serrão Acioli - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant. , Rua 1o de maio, s/n, Colônia I, 69630000 - Benjamin Constant, AM - Brasil, Telefone: (097) 34155667, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2006 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Servidor público federal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2006

    Ensino, Ciências Agrárias e do Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica, Estágio supervisionado, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Fundamentos da Educação Ambiental, Microbiologia, Política e Gestão Ambiental, Prática Curricular I, Prática curricular no ensino de zoologia e botânica, Prática multidisciplinas em ciências agrárias e do ambiente

2005 - 2006

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Bolsista pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do projeto Análise da dinâmca do solo, peretencente a grande rede CT-Petro Amazônia, desenvolvido na área de exploração da Petrobrás, na Província Petrolífera de Urucu, no município de Coari. As atividades consistiram de monitoramento do crescimento de espécies florestais e do estabelecimento de leguminosas de cobertura de solo, na recuperação de áreas degradadas.

2002 - 2003

secretaria de educação do estado do amazonas

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2002 - 09/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia e Química