Thamy Nakashima Possamai

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (2005). Experiência de 8 anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos e embalagens atuando nas especialidades de produtos cárneos e de panificação. Experiência em coordenação de projetos de desenvolvimento, registro e controle de produção de produtos alimentícios e conhecimentos nas áreas de análise sensorial e assuntos regulatórios. Facilidade para criar uma visão holística e inovadora, buscando soluções com foco em prazo e qualidade com habilidade em ferramentas de gerenciamento de projetos.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Tecnologia de Alimentos

2003 - 2005

Universidade Federal do Paraná
Título: Melhoradores de Estruturas em Pão de Mel,Ano de Obtenção: 2005
Nina Waszczynskyj.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pão de mel; Flocos; Fibras.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Outros Setores.

Especialização em Embalagem ? Projeto e Produção

2010 - 2011

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: TENDÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DE EMBALAGENS NA ÁREA DE ALIMENTOS: EMBALAGENS ATIVAS E INTELIGENTES ? CONCEITOS E APLICAÇÕES
Orientador: Renato Bordenousky Filho

Graduação em Engenharia de Alimentos

1998 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Óleo de Canola Refinado Aromatizado
Orientador: Antonio Guilherme Ribas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

SILVIA DEBONI DUTCOSKY

DUTCOSKY, S. D.. Elaboração de pão de mel com fibra alimentar proveniente de diferentes grãos, sua caracterização físico-química, microbiológica e sensorial.. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Paraná.

Adenise Lorenci Woiciechowski

WOICIECHOWSKI, A. L.. Elaboração de pão de mel com fibra alimentar proveniente de diferentes grãos, cua caracterização física, química, microbiológica e sensorial. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Paraná.

Sônia Maria Chaves Haracemiv

HARACEMIV, S. M. C.; KALO, L. J.. Melhoradores de estruturas na área de panificação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Paraná.

Nina Waszczynskyj

WASZCZYNSKYJ, N.DUTCOSKY, Silvia Deboni; WOICIECHOWSKI, Adenise Lorenci. Elaboração do pão de mel com fibra alimentar provenientes de grãos, sua caracterização físico-química, microbiológica e sensorial. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Tecnologia de Aliment) - Universidade Federal do Paraná.

Nina Waszczynskyj

WASZCZYNSKYJ, N.FREITAS, Renato J S de; WOICIECHOWSKI, Adenise Lorenci. Elaboração do pão de mel com fibra alimentar proveniente de diferentes grãos, sua caracterização física, química, microbiológica e sensorial. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sônia Maria Chaves Haracemiv

Melhoradores de estruturas na área de panificação; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Aliment) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Sonia Maria Chaves Haracemiv;

Nina Waszczynskyj

Elaboração do pão de mel com fibra alimentar proveniente de diferentes grãos, sua caracterização físico-química, microbiológica e sensorial; ; 2005; 69 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Tecnologia de Aliment) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nina Waszczynskyj;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • POSSAMAI, Thamy Nakashima ; WASZCZYNSKYJ, Nina ; POSSAMAI, J. C. . Pão de Mel Enriquecido com Fibra Alimentar. Visão Acadêmica (Curitiba. Impresso) , v. 10, p. 40-46, 2008.

  • POSSAMAI, Thamy Nakashima ; WASZCZYNSKYJ, Nina ; POSSAMAI, J. C. . Elaboração de Pão de Mel Enriquecido com Fibra Alimentar. In: SIMPOCAL 2005 - 3º Simpósio em Ciência de Alimentos, 2005, Florianópolis. SIMPOCAL 2005, 2005.

  • POSSAMAI, Thamy Nakashima ; WASZCZYNSKYJ, Nina ; NAKASHIMA, T. . Caracterização físico-química e microbiilógica do mel de mesa do município de Botiatuva - Piraquara, Paraná. In: SIMPOCAL 2005 - 3º Simpósio em Ciência de Alimentos, 2005, Florianópolis. SIMPOCAL 2005, 2005.

  • POSSAMAI, Thamy Nakashima ; SPIER, Michele Rigon ; CANÇADO, Rupérsio Alvares ; FREITAS, Renato João Sossela de . Avaliação das condições higiênico-sanitárias em estabelecimentos alimentícios universitários. In: VII Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2003, Curitiba, 2003.

  • POSSAMAI, Thamy Nakashima ; FONTOURA, Paulo Sérgio G ; FREITAS, Renato João Sossela de ; WASZCZYNSKYJ, Nina . A importância da padronização do produto pão de mel. In: V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas, 2003.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2002 - 2002

    Elma Chips

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2002 - 07/2002

      Estágios , Elma Chips, .,Estágio realizado, Estudo para redução perdas no setor de produção dos extrusados. Melhoramento do processo de produção de baconzitos.

  • 2016 - 2016

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Engenheira de Alimentos

    Outras informações:
    Pesquisadora responsável pelo desenvolvimento de um produto contratado por empresa terceira utilizando dependências da Universidade (Usina Piloto) sob supervisão da docência da entidade. Principais Resultados: Estudo do Mapeamento das variedades de frutas a serem utilizadas como matéria-prima.

  • 1998 - 1999

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Estudante Graduação, Enquadramento Funcional: Análise, Simulação e Controle de Processos, Carga horária: 20

    Atividades

    • 11/1998 - 12/1999

      Estágios , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, .,Estágio realizado, Utilização de softwares de simulação (ex: Intouch) em controle de processos.

  • 2005 - 2009

    BRF - Brasil Foods

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Engenheira de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos: Responsável pela elaboração e coordenação de testes piloto e primeira produção de produtos (aves, suínos, cortes in natura e temperados, embutidos, empanados), coordenando execução de projetos para mercados Ásia e Oceania, incluindo a identificação de potenciais de novos produtos, incluindo pesquisa de mercado in loco. Encarregada pelo desenvolvimento de novos fornecedores com foco em qualidade e redução de custos dos ingredientes. Staff Técnico: Responsável por linha de produção de 7 produtos diferentes, desde processamento das matérias-primas até produto final embalado. Principais resultados:  Melhoria de comunicação entre áreas de produção e demais departamentos (Comercial, Marketing, Suprimentos, Embalagens, Produção, Planejamento e Financeiro) decorrentes da padronização de documentação;  Descontinuidade de produto após constatações em visita aos países asiáticos (Japão, Cingapura, Hong Kong e Tailândia) e estudo de custos de produção, evitando perdas financeiras e de imagem da marca;  Cumprimento de prazos de projeto acima da média do departamento por meio de interlocução entre demais áreas da empresa;  Acompanhamento de testes na área de produção de aproximadamente 30 novos produtos, adequando linhas da fábrica para cumprimento de requisitos dos clientes;  Redução de custos de produtos com substituição de ingredientes;  Elaboração de apostila português/inglês de sistema de gerenciamento de projetos.

  • 2010 - 2011

    Multi Sabor Alimentos Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Alimentos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Engenheira de Alimentos: Responsável pelo aprimoramento de processos produtivos com foco em redução de perdas, alcançando melhorias em tempo de produção com reorganização de equipe. Encarregada pelo planejamento de produção e gestão de pessoas, reportando-se diretamente à proprietária da empresa. Principais resultados:  Redução de perdas em aproximadamente 10% com supervisão da equipe e orientação para adequação de procedimentos, padronizando as atividades;  Melhorias em torno de 5% do tempo de produção com reorganização de equipe de trabalho e implementação de padrões para manuseio de embalagens, resultado de observação e planejamento produtivo;  Documentação das variáveis de produção de todo o portfólio de produtos da empresa com foco em qualidade para garantia de padronização entre lotes dos produtos;  Redução de riscos de acidentes de trabalho com a implantação de ginástica laboral para funcionários de toda a empresa e aumentando integração entre equipes e o seu engajamento com a empresa;  Estabelecimento de parceria comercial com consultoria para projeto de melhoria operacional e implantação de novos processos produtivos com equipamentos adquiridos.

  • 2014 - 2014

    SENAI - Departamento Regional do Paraná

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Instrutora: Responsável pela elaboração de conteúdo e exposição das disciplinas de Tecnologia em Carnes (60 horas aula) e Tecnologia em Embalagens (40 horas aula) para o 4º Período do curso de Tecnologia em Alimentos, oferecido pelo SENAI PR, capacitando jovens para supervisionar processos de produção, coordenar equipes e participar de P&D de produtos e processos. Principais resultados:  Capacitação de jovens de 16 a 18 anos para atuarem no mercado de trabalho em indústria de alimentos, bebidas e insumos para processos e produtos, laboratórios, institutos de pesquisa e consultorias, entre outros;  Elaboração de conteúdo programático teórico e prático com foco em garantia da qualidade, bem estar animal, planejamento de trabalho, pesquisa e desenvolvimento e processos de produção.  Coordenação, em conjunto com equipe multidisciplinar, dos projetos de conclusão de curso, que

  • 2014 - 2015

    Peccin Agro Industrial Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Alimentos, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Engenheira de Alimentos: Responsável pela Garantia da Qualidade, lidar com processos de registro dos produtos junto ao Ministério da Agricultura e aprovação das artes perante os fornecedores. Também responde pelo planejamento e controle da produção. Principais resultados:  Organização de documentação de produtos e submissão para temas regulatórios, obtendo aprovação de produtos;  Revisão dos Programas de Autocontrole implantados na Empresa ? Fábricas Curitiba e Jaraguá do Sul  Responsável pela elaboração e pelo treinamento de Boas Práticas de Fabricação dos funcionários da fábrica, incluindo recém-contratados;  Melhoria de comunicação entre áreas da empresa, compartilhando sistema de controle de produção com área de suprimentos para permitir controle de matéria-prima de forma mais assertiva.