Manuel Carlos da Conceicao Chaparro

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo(1982), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(1987), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(1993) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa(1996). Atualmente é Professor Colaborador da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração.

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

1990 - 1993

Universidade de São Paulo
Título: Pragmática do jornalismo
Orientador: Francisco Gaudêncio Torquato do Rêgo

Mestrado em Ciências da Comunicação

1985 - 1987

Universidade de São Paulo
Título: A notícia (bem) tratada na fonte - novo conceito para uma nova prática de assessoria de imprensa,Ano de Obtenção: 1987
Orientador: Francisco Gaudêncio Torquato do Rego
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Jornalismo

1979 - 1982

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1997

Livre-docência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: , Ano de obtenção: 1997.

1995 - 1996

Pós-Doutorado. , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Lê Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. Os limites éticos na comunicação empresarial. 1998. (Congresso).

Conferência na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Imprensa de Portugal e do Brasil - na mesma língua, linguagens diferentes. 1996. (Simpósio).

XVI Semana da Comunicação.Jornalismo, cultura e mercado. 1996. (Encontro).

I Encuentro Inberoamericano de Universidades.Divulgação científica. 1992. (Encontro).

V Reuniao Anual do Instituto Biologico.Jornalismo científico. 1992. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariângela Furlan Haswani

CHAPARRO, M. C. C.. Quem Agenda Quem: Estudo da relações entre assessorias de imprensa do setor público e veículos jornalísticos na cidade de São Paulo. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Anely Ribeiro

CHAPARRO, M. C. C.. Análise retórica situacional e a comunicação integrada nas organizações - uma contribuição à área das Relações Públicas. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Omar Barreto Lopes

CHAPARRO, M. C. C.. Fatos e números - valores notícia, quantidades e o poder das fontes no jornalismo econômico. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pollyana Ferrari Teixeira

CHAPARRO, M. C. C.. Usabilidade e exercício de jornalismo dentro do formato portal no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Roberto Nassar de Oliveira

CHAPARRO, M. C. C.. Comunicação e organizações brasileiras nos anos 70. Estudo de c aso sobre o papel da Aberje,no período 1967-83,para a definição de um 1º paradigma para a com.organizacional bras.. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Karina HOrtensia Salazar Espinoza

CHAPARRO, M. C. C.. O ciberleitor do jornal digital NetEstado. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gutemberg de Araújo Medeiros

CHAPARRO, M. C. C.. Estudos do processo de transição da sociedade e da imprensa brasileiras nas décadas de 60e 70: leitura do discurso jornalístico de Nelson Rodrigues. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maurício Maia de Souza

CHAPARRO, M. C. C.. O Juízo da Morte. A violência letalç dolosa na cidade de São Paulo nas páginas de NOTÍCIAS POPULARES e nos arquivos do Tribunal do Júri (1960-1975). 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nélia Rodrigues Del Bianco

CHAPARRO, M. C. C.. Radiojornalismo em Mutação. A influência tecnológica e cultural da Internet na transformação da noticiabilidade no rádio. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jorge Kanehide Ijuim

CHAPARRO, M. C. C.. Jornal escolar e vivências humanas - um roteiro de viagem. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Toni André Scharlau Vieira

CHAPARRO, M. C. C.. Jornalismo como mediação autoral - um estudo sobre processos de produção a partir da noção de mito e das classificações por gene. 2000. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ofelia Elisa Torres Morales

CHAPARRO, M. C. C.. Nos bastidores da telenovela: a produção do noticiário sobre telenovela O Rei do Gado na revista Contigo!. 1999. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Beatriz Corrêa Pires Dornelles

CHAPARRO, M. C. C.. A prática do jornalismo interiorano no Rio Grande do Sul - potencial mercado de trabalho para o próximo milênio. 1999. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maurício Maia de Souza

CHAPARRO, M. C. C.. O Juízo da Morte. A violência letal dolosa na cidade de São Paulo nas páginas de Notícias Populares e nos arquivos do Tribunal do Júri (1960-1975). 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marli os Santos

CHAPARRO, M. C. C.. Jovens e mídia: um diálogo a construir. Estudo de recepção multiperspectivo do discurso jornalístico sobre drogas. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mônica do Amaral Britto Arouca

CHAPARRO, M. C. C.. Cidade Alerta: discurso e prática. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Raul Hernando Osorio Vargas

CHAPARRO, M. C. C.. O lugar da fala na pesquisa da reportagem-ensaio: Homem das Areias, um flagrante do diálogo: oratura-escrita. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jorge Kanehide Ijuim

CHAPARRO, M. C. C.. Jornal escolar. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Alberto Zanotti

CHAPARRO, M. C. C.. A linguagem do jornalismo na internet: um estudo do impacto da nova mídia junto ao público, aos produtores e às próprias técnicas do modelo de jornalismo até então consolidado nos outros meios de comunicação social. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Rui Tavares Ortet

CHAPARRO, M. C. C.. Dos PALOP à CPLP - A manifestação do discurso jornalístico. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jair Antônio de Oliveira

CHAPARRO, M. C. C.. As dimensões pragmáticas da cooperação jornalística. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcy Picanço de Figueiredo

CHAPARRO, M. C. C.. Lições de Comunicação: Moradores do Capão Redondo analisam e experimentam o jornalismo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Barreto Prudente

CHAPARRO, M. C. C.. Sopa de Pizza - Histórias de gente diferente. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Motomura Gonçalves Vieira

CHAPARRO, M. C. C.. A vida no arame. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Phydia de Athayde

CHAPARRO, M. C. C.. Conflitos e concorrência entre assessores de imprensa e jornalismo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tomoyuki Honda

CHAPARRO, M. C. C.. O perfil da coluna social. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana de Cássia Navarro Mandredini

CHAPARRO, M. C. C.. Muito além da crítica: Gastronomia e prodiução de sentido nos jornais econômicos. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariângela Furlan Haswani

CHAPARRO, M. C. C.. Quem Agenda Quem. Um Estudo das relações das assessorias de imprensa com os veículos jornalísticos - foco na cidade de São Paulo. 2003. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Vângela Maria Isidoro Morais

CHAPARRO, M. C. C.. As chamas da imprensa oficial. Uma análise da cobertura do grande incêndio em Roraima no ano de 1998. 2002. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Jerusa Güijen Garcia

CHAPARRO, M. C. C.. Personagens e modelos da ficção juvenil. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Omar Barreto Lopes

CHAPARRO, M. C. C.. Noticiários quânticos. Os números nas rotinas produtivas do jornalismo econômico - quantificações como valores/notícia. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Anely Ribeiro

CHAPARRO, M. C. C.. Análise retórica institucional: estudo de caso da Embraco. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Omar Barreto Lopes

CHAPARRO, M. C. C.. Noticiários quânticos. Os números nas rotinas produtivas do jornalismo econômico - quantificações como valores/notícia. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Pia Sica Palermo

CHAPARRO, M. C. C.. Vivendo na pele do outro: O uso da observação participante na realização da reportagem. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Sílvia Maria Barros da Rocha

CHAPARRO, M. C. C.. Jornalismo on-line: registro de uma revolução. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Valmir José da Costa

CHAPARRO, M. C. C.. Repórter Eros: o sexo no jornalismo de revistas masculinas femininas e gays. 2000. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre José Possendoro

CHAPARRO, M. C. C.. A abertura do texto da reportagem de revista impressa da grande imprensa brasileia do final do século. 2000. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Pinto de Oliveira

CHAPARRO, M. C. C.. Brejinho - Pantanal de Mato Grosso. 1999. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Morales Crespo

CHAPARRO, M. C. C.. A imagem das pessoas com deficência no jornalismo impresso. 1998. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Karina HOrtensia Salazar Espinoza

CHAPARRO, M. C. C.. O ciberleitor do jornal digital - NetEstado. 1998. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Atílio José Avancini

CHAPARRO, M. C. C.. Em flagrante - a gênese da fotografia de rua na imprensa brasileira. 1998. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Luís Victorelli

CHAPARRO, M. C. C.. A ciência na gabeta. O impacto da divulgação científica junto àsociedade brasileira - capacitação de fontes. 1998. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: André Luiz Piva de Carvalho

CHAPARRO, M. C. C.. Quadros maquiados:gênese e produção de sentido da imagem impressa em revistas tendo como modelo a narrativa das capas da revista Veja, enfocando Fernando Collor de Mello. 1998. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco Gaudencio Torquato do Rego

TORQUATO, Gaudêncio. A notícia (bem) tratada na fonte. 1987.

Francisco Gaudencio Torquato do Rego

TORQUATO, Gaudêncio. Pragmática do jornalismo - buscas práticas para uma teoria de texto. 1993.

LEONEL ITAUSSU ALMEIDA MELLO

CHAPARRO, M. C. C.;MELLO, L. I. A.. Pragmática do Jornalismo - buscas práticas para uma teoria do texto. 1993. Tese (Doutorado em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

LEONEL ITAUSSU ALMEIDA MELLO

CHAPARRO, M. C. C.;MELLO, L. I. A.. O Espaço da Intenção na Mensagem Jornalística. 1992. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jorge Arbach

Produção visual; Início: 2005; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Vângela Maria Isidoro de Morais

O Incêndio Florestal na Imprensa Roraimense: Uma análise a partir dos jornais Folha de Boa Vista e Brasil Norte; 2003; 186 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Mônica do Amaral Brito Arouca

Cidade Alerta: o dito e o feito; 2003; 145 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Linair de Jesus Martins Giacheti

José Reis - A ciência que fala; 2003; 104 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Alexandre José Possendoro

A abertura do texto de reportagem na narratologia jornalística - uma proposta de classificação; 2002; 307 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Sílvia Maria Barros da Rocha

Tragetórias digitais : jornalismo on-line e implicações éticas e odontológicas a partir de relatos de jornalistas no ano de 2000; 2002; 132 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Ana Maria Morales Crespo

A Imagem das Pessoas Com Deficiência No Jornalismo Impresso; 2000; 113 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Atílio José Avancini

Em flagrante : leitura de fotografias de rua do cotidiano da cidade de São Paulo nas duas primeiras décadas do século xx; 1999; 118 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Marli dos Santos

Cenas e Sentidos na tribo raver: a ordem da fusão: estudo da recepção dos discursos jornalísticos sobre drogas pelos jovens ravers; 2004; 192 f; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Carlos Alberto Zannotti

Gutemberg cai na rede : um estudo das transformações que a rede mundial de computadores vem impondo aos processos de produção da imprensa diária; 2002; 183 f; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Jair Antônio de Oliveira

Pragmática Nas Interlocuções As dimensões pragmáticas da cooperação jornalísticaornalísticas; 1999; 197 f; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Ricardo Peruchi

Custom Publishing na era das marcas; 2004; 34 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Saulo Duarte Passos Filho

Gerenciamento de crises: seus modelos, casos e o papel da assessoria de comunicação; 2003; 62 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Maria Carolina Cavalcanti Maria

Rita Cadillac; 2002; 141 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Thais da Silva Brianezi

Bandeira 2 - A São Paulo dos taxistas; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Bianca Piragibe Lopes da Costa

Da China ao Brasil: estudo dos impactos da futura maior usina hidrelétrica do mundo; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Rodrigo Vasconcellos Cavancanti

Jornalismo cidadão; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

José Ricardo Torrico Antezana

San Pablo - Brazil; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Rodrigo Sérgio Vergara

Parques nacionais: preservação à brasileira; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Maurício Vismona Gibrin

Jogos, jogos e mais jogos: uma revista sobre o tema; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Ricardo Cury Calil

A história e a crítica de arte brasileira; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Márcia Maria Carini

Entre seções: comunicação interna e recursos humanos: evolução interdisciplinar; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Paulo César Amaral Lapa

O crime do século: 25 mil mortos em cinco anos; saúde e segurança do trabalhador brasileiro; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Gisela Moulin Mendonça

O fim da carreira entre as ciências; 1993; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Solange Barreira

Transitar; 1992; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Renata Pacheco

A comunicação empresarial como ferramenta de gerenciamento; 1989; 74 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Jurandyr Bello Passos

Produção independente: radiojornalismo: um projeto de terceirizaçäo do rádio; 1989; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Carlos Pedro Macena da Assumpção

Jornalismo premeditado numa editoria de interior; 1988; 81 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHAPARRO, M. C. C. . A comunicação organizacional e a imprensa: como melhorar o seus relacionamento. Revista Comunicação Empresarial, v. 11, n.41, p. 42-45, 2001.

  • CHAPARRO, M. C. C. . O jornalismo na estratégia dos conflitos. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 21, p. 19-31, 1999.

  • CHAPARRO, M. C. C. . O jornal, o jornalismo e os jornalistas. Revista de Estudos de Jornalismo - PUCCAMP, Campinas, v. 2, n.2, p. 19-31, 1999.

  • CHAPARRO, M. C. C. . O Nó da Cegueira Branca. O Ribatejo, Santarém, Portugal, 1995.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo Científico No Brasil. Chasqui - revista latinoamericana de Comunicación, Quito, v. 1, n.45, 1993.

  • CHAPARRO, M. C. C. . La Evolución de Los Géneros Periodísticos En El Discurso de La Prensa Brasileña. Brazilian Communication - Research Yearbook 2, São Paulo, v. 1, p. 87-94, 1993.

  • CHAPARRO, M. C. C. . La evolucion de los generos periodisticos en el discurso de la prensa brasilena. Brazilian Communication - Research Yearbook 2, São Paulo, v. 2, p. 87-94, 1993.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Um modelo jornalístico de divulgação da ciência. Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo, v. 62/63, p. 129-134, 1990.

  • CHAPARRO, M. C. C. . De la ciencia al pueblo por la via periodistica. Revista Arbor - Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, Madri, v. 534-35, p. 43-58, 1990.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Mil dias mal explicados. Revista Brasileira de Comunicação - Intercom, São Paulo, v. 60, p. 153-155, 1989.

  • CHAPARRO, M. C. C. . O uso das técnicas jornalísticas sem os limites da ética. Cadernos de Jornalismo e Editoração - CJE/ECA/USP, São Paulo, v. 10, n.24, p. 39-46, 1989.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo, Linguagem dos Conflitos. 1. ed. São Paulo: Edição do Autor, 2014. 160p .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Sotaques d'aquém e d'além mar ? Travessias para uma nova teoria dos Gêneros Jornalísticos. 1. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2008. 239p .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Pragmática do Jornalismo ? Buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. 3. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2007. 162p .

  • CHAPARRO, M. C. C. ; ALCÂNTARA, Norma S ; GARCIA, Wilson . Imprensa na Berlinda - A Fonte Pergunta. São Paulo-SP: Celebris, 2005. 416p .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Linguagem dos conflitos. 1. ed. Coimbra - Portugal: Minerva Coimbra, 2001. 211p .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Sotaques d'áquem e d'além mar - percursos e gêneros do jornalismo português e brasileiro. 1. ed. Santarém - Portugal: Jortejo Edições, 1998. 165p .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Pragmática do Jornalismo. 1. ed. São paulo: Summus, 1994. 132p .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Conflito equivocado. In: Boanerges Lopes; Roberto Fonseca Vieira. (Org.). Jornalismo e Relações Públicas - Ação e Reação - Uma perspectiva conciliatória possível. Rio de Janeiro-RJ: Mauad, 2004, v. , p. 7-9.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Um livro para marcar época (Apresentação). In: Norma Souza de Alcântara. (Org.). A Fonte Pergunta - Uma entrevista com a Impprensa. São Paulo: Voice Agência, 2003, v. , p. 27-33.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Cem Anos de Assessoria de Imprensa. In: Jorge Duarte. (Org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2002, v. , p. 33-51.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Fronteiras alargadas. In: Boanerges Lopes. (Org.). Abaixo o nada a declarar. Rio de Janeiro: Zabelê, 1998, v. , p. -.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Veracidade, dever maior. In: Dirceu Lopes Fernandes; José Coelho Sobrinho; José Luiz Proença. (Org.). Edição em jornalismo impresso. São Paulo: ECA-USP/Edicom, 1998, v. , p. -.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo Na Fonte. In: Alberto Dines. (Org.). Jornalismo brasileiro: no caminho das transformações. 1ed.São Paulo: Banco do Brasil, 1996, v. , p. -.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo na fonte. In: Alberto Dines; Mauro Malin. (Org.). Jornalismo Brasileiro: no caminho das transformações. Brasília: Banco do Brasil, 1996, v. , p. -.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Cartas de leitores. In: José Marques de Melo. (Org.). Gêneros jornalísticos na Folha de S. Paulo. São Paulo: FTD/ECA, 1992, v. , p. 63-74.

  • CHAPARRO, M. C. C. . LULA, situado pela corrupção. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 23 - 23, 01 jul. 2005.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo, profissão em fase de mudanças. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 39 - 39, 19 maio 2005.

  • CHAPARRO, M. C. C. . As formas também servem à arte de escrever. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 31 - 31, 12 maio 2005.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Internet é aliada, não inimiga. O Ribatejp, Santarém, , v. 1, p. 39 - 39, 28 abr. 2005.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Acabou o reino dos jornais tradicionais. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 39 - 39, 21 abr. 2005.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Saramago, carrasco da utopia. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 39 - 39, 15 abr. 2004.

  • CHAPARRO, M. C. C. . No preente estão os deveres e os limites do jornalismo. O Ribatejo, Santarém-Portugal, , v. 1, p. 30 - 30, 04 jan. 2001.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Na nova actualidade, a Internet é via preferencial. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 30 - 30, 28 dez. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Caetano Veloso usa a Internet para afrontar a imprensa. O Ribatejo, , v. 1, p. 54 - 54, 21 dez. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . O dever de pensar e agir por Angola. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 38 - 38, 14 dez. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Em Laços de Família, a retórica do sexo. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 38 - 38, 07 dez. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . De volta ao enigma do jornalismo comunitário. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 46 - 46, 30 nov. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Comunidade versus sociedade, dilema e solução. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 46 - 46, 23 nov. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Conflito bom tem sempre três lados. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 46 - 46, 16 nov. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . O Brasil tem, enfim, um grande partido urbano. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 38 - 38, 02 nov. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Por que os Sem-Terra atrapalham o PT. O Ribatejo, Santarém, p. 46 - 46, 26 out. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Há um Ratinho escondido por aí.. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 46 - 46, 19 out. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . O quarto poder não existe. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 38 - 38, 12 out. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Vacas loucas, Timor e a questão crucial das fontes. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 46 - 46, 09 out. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Ciência e jornalismo ainda não se entendem. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 38 - 38, 05 out. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Razões para entender a linguagem gráfica. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 38 - 38, 28 set. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Nem só de talento se faz um texto. O RIbatejo, Santarém, , v. 1, p. 34 - 34, 21 set. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . De Hemingway à clareza do tópico frasal. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 38 - 38, 14 set. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . A virtude da clareza na arte do texto. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 38 - 38, 07 set. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Um assassinato que traumatizou o Brasil. O Ribatejo, Santarém, , v. 1, p. 30 - 30, 31 ago. 2000.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jesus Pecador. Jornal da Tarde - Caderno de Resenhas, São Paulo, 30 nov. 1991.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Um torpedo nos dogmas católicos. O Ribatejo, Santarém - Portugal, 14 nov. 1991.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Diferenças discursivas no jornalismo diário de língua portuguesa. In: I Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, 1997, Lisboa. Anais, 1997.

  • CHAPARRO, M. C. C. . As razões do mercado no perfil discursivo do jornalismo diário de Portugal e do Brasil. In: III Congresso Internacional de Jornalismo de Língua Portuguesa, 1997, Lisboa. Anais, 1997.

  • CHAPARRO, M. C. C. . A imagem das instituições - Ética e qualidade da informação. In: XII Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial, 1997, São Paulo. Anais XII Congresso Brasileiro de Comunicação, 1997.

  • CHAPARRO, M. C. C. . As Razões dos Leitores. In: II congresso Internaciona lde língua Portuguesa, 1994. Resumo do Congresso Internacional de Jornalismo de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Diferenças Discursivas No Jornalismo Diário de Língua Portuguesa. In: I Encontro de Ci6encias da Comunicação, 1994. Resumo do Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação. Lisboa/Portugal.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Razões dos leitores. In: II Congresso Internacional de Jornalismo de Língua Portuguesa, 1994, Rio de Janeiro. Anais, 1994.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Descrição pragmática da ação jornalística. In: III Encuentro Iberoamericano de Investigadores de la Comunicación, 1993, Barcelona. Anais, 1993.

  • CHAPARRO, M. C. C. . A prioridade da divulgação científica. In: II Encuentro Iberoamericano de Investigadores de la Comunicacion, 1993, Barcelona. Anais, 1993.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Informação: qualidade produtiva, comunidade e meio ambiente. In: 44a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1992, São Paulo. Anais SBPC, 1992.

  • CHAPARRO, M. C. C. . A evolução dos gêneros no discurso da imprensa brasileira. In: I Congresso Alaic, 1992, São Paulo. Anais I Alaic, 1992.

  • CHAPARRO, M. C. C. . As novas tecnologias e o fortalecimento das comunicações nos países latino americanos. In: I Semana de Comunicação Social, 1992, Cuiabá (MT). Anais, 1992.

  • CHAPARRO, M. C. C. . Uma prioridade: a capacitação da ciência para atuar como fonte. In: XV Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação, 1992, São Bernardo do Campo. Anais XV Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação, 1992.

  • CHAPARRO, M. C. C. . A desonestidade da incoerência. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Fronteiras perigosas entre jornalismo e política. São Paulo-SP: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Publicidade socialmente inútil. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Hora de substituir a propaganda pela notícia. São P aulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Por quê? a busca prioritária. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . É hora de assumir o peder da elucidação. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Uma tristeza às margens do Sena. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo em fase de mutação. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . As formas não se opõem à arte de escrever. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Não há boa entrevista sem boas perguntas. Sâo Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Internet é aliada , não inimiga. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Acabou o reino dos jornais tradicionais. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . João Paulo II, o mito que fica. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . É preciso aprender com as boas reportagens. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Reportagem exemplar de Rubens Valente. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . A caça ao dinheiro dos aposentados. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . América, o novo destino. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . O que a fonte revela pertence à sociedade. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Faces escancaradas da exclusão. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Arte de engravidar a pobreza. São Paulo: Reescrita, 2005 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Enganação com o dinheiro público. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Clóvis Rossi, o crítico implacável. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Como doem os tropeços no `h´!. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Criticar, sim, mas de olho no futuro. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Duas épocas, dois cenários, dois Lulas. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Clareza, santa virtude do jornalismo. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Na notícia, o sucesso dos conflitos. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . A simplificação dos esqueletos sindicais. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Renúncia à razão dos valores. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Não basta dizer - sou jornalista. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Em crise, o jornalismo busca novos papéis. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Por uma rebeldia criativa nas redações. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Em causa, o direito à informação. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . A falta que faz um - por quê?. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Temática da violência precisa ser ampliada. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . A violência viceja na mentira da mídia. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo lida com a informação. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Falta identidade aos nossos jornais. São paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Em jeito de evocação, a homenagem ao Diário. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Diário de Pernambuco de olhos no futuro.Mas.. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Na rabeira da notícia. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Luz e sombras nas festas de São Paulo. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Quarta revolução, a das fontes. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . O `off´ controlado pelas fontes. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jabaculê, corrupção da notícia. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Entre jornalismo e ciência, o acordo ético. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Ciência x Jornalismo, embate estúpido. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Falar ao mundo pelo jornalismo. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Sem ponto de vista não há jornalismo. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Das intenções de Rohter aos ideários de Lula. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo, voz ou espaço da democracia. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Noticiofobia, a nova doença de Brasília. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . A imprensa na alça de mira dos palácios. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . A imprensa na alça de mira dos palácios. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Curiosidades de um jornalismo de elites. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Saramago, Carrasco da utopia. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . O jornalismo pertence à sociedade. São Paulo: Reescrita, 2004 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Em Lula, a ocultação do governo. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Armadilhas do otimismo. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo da exclusão. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Divulgar `grampo´ também é crime. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Por um jornalismo de pé no chão. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Precisamos, sim, do jornalismo idealista. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . As fontes não pode bastar o `saber dizer´. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Cartas aos executivos noticiáveis. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Estranha dependência da propaganda. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornal e jornalismo, coisas diferentes. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Falta cérebro nas redações. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Dúvida perigosa: notícia ou anúncio. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Dinheiro e notícia bem separados. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Joelmir, o mito quebrado. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Na ética, as razões do idealismo. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Precisamos, sim, do jornalismo idealista. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . A `invasão´ nas assessorias. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Temor e perplexidade nas assessorias. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . O dever de aferir antes de divulgar. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Merchandising é manipulação insidiosa. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Propaganda, a perigosa irmã gêmea. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . No MST, a competencia de agir e divulgar. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo que não elucida. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Opinião x Informação, uma fraude teórica. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . O que se quer é informação. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Voltar ao passado, não!. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . O que é jornalismo (não) público?. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Sociedade, razão de ser do jornalismo. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Na difusão, a derrota dos meios impressos. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . A difícil virtude da independência. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . A lição de José de Alencar. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . Usos e abusos do poder de editar. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . A falta que faz o bom articulismo. São Paulo: Reescrita, 2003 (artigo semanal).

  • CHAPARRO, M. C. C. . As Razões do Mercado No Perfil Discursivo do Jornalismo Diário de Portugal e do Brasil. 1997 (Apresentanção de trabalho no III Congresso Internacional de Jornalismo de Língua Portuguesa) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Diferenças Discursivas No Jornalismo Diário de Língua Portuguesa. 1997 (Apresentação de trabalho no I Encontro Lusófogo de Ciências da Comunicação) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Em Solidariedade Aos Benfiquistas. 1997 (artigo de jornal) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . O Homem Que Enventou O Rei do Gado. 1997 (artigo em jornal) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Ficção e Realidade. 1997 (artigo em jornal) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Para Que Serve Um Provedor?. 1997 (artigo em jornal) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Morreu Paulo Francis - Quem É?. 1997 (artigo em jornal) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . A Imagem das Instituições - Ética e Qualidade da Informação. 1997 (Expositor no XII Congresso de Comunicação Empresarial) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Imprensa de Portugal e do Brasil - Na Mesma Língua, Linguagens Diferentes. 1996 (Conferência apresentada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo, Cultura e Mercado. 1996 (Conferencista da XVI Semana da Comunicação) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Razões dos Leitores. 1994 (Apresentação de trabalho no II Congresso Internacional de Jornalismo de Língua Portuguesa) .

  • CHAPARRO, M. C. C. . Jornalismo Em Sala de Aula. 1994 (Coordenação da mesa "Jornalismo em sala de aula") .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1997 - 1999

    O acontecimento, linguagem de poder, Descrição: Pretende confirmar ou negar, com dados suficientes, a hipótese de que as pautas jornalísticas, em especial as do jornalismo diário, são influenciadas de forma crescente, tanto na área impressa quanto na eletrônica, pelos agentes produtores de acontecimentos, que atuam como fontes qualificadas e organizadas tendo em vista seus próprios interesses. Avaliar em que níveis e circunstâncias o relato e a avaliação jornalística fazem parte da estrutura do acontecimento. Levantar, mapear e classificar os procedimentos de interação entre as fontes e os meios, tendo em vista o desvendamento organizado dessas relações e os jogos do poder a que estão vinculados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Manuel Carlos da Conceicao Chaparro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1966

Prêmio Esso de Jornalismo - Informação Econômica, .

1963

Prêmio Esso de Reportagem - Região Norte/Nordeste, .

1962

Prêmio Esso de Reportagem - Região Norte/Nordeste, .

1961

Prêmio Esso de Reportagem, .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1999 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

  • 1997 - 1999

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1993 - 1996

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS-3, Carga horária: 40

  • 1989 - 1989

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente MS-2, Carga horária: 40

  • 1987 - 1987

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente MS-2, Carga horária: 24

  • 1985 - 1985

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino MS-1, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Contratado no Claro decorrente da recisão contratual do Prof. Batista Torres Rocha

  • 1984 - 1984

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino MS-1, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Selecionado por exame público e contratado pro-tempore, em substituição ao Prof. Joseph Maria Luyten

  • 1983 - 1983

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor Convidado do Departamento de Jornalismo e Editoração, para ministrar, como conferencista , a disciplina Técnicas de Difusão (Edição) em Jornais e Revistas, do 5º semestre do curso de Jornalismo, períodos matutino e noturno

    Atividades

    • 01/2005

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos da Redação Jornalística

    • 01/1995

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração.,Linhas de pesquisa

    • 01/2004

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos da Redação Jornalística

    • 01/2003

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Experimental em Jornalismo

    • 01/2002

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos e Gêneros do Jornalismo, Projeto Experimental em Jornalismo

    • 01/2001

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Experimental em Jornalismo, Conceitos e Gêneros do Jornalismo

    • 01/2000

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Iniciação ao Jornalismo, Conceitos e Gêneros do Jornalismo

    • 01/2000

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Categorias do jornalismo

    • 06/1997 - 06/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Departamental de Pós-Graduação do CJE e Representante do CJE junto à CPG/ECA.

    • 01/1999

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos e Gêneros do Jornalismo

    • 01/1995

      Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Categorias do Jornalismo

    • 01/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração.,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora para o processo de seleção de candidatos ao ingresso no curso de Pós-Graduação - área de concentração - Jornalismo.

    • 01/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Organizadora da I Semana de Jornalismo e Editoração.

    • 01/1997

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assessoria de Imprensa, Laboratório de Texto, Conceitos e Gêneros do Jornalismo

    • 01/1996

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Texto, Conceitos e Gêneros do Jornalismo

    • 02/1995 - 06/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para elaboração e correção de provas do exame de seleção para transferência de alunos de graduação de outras instituições de ensino à Universidade de São Paulo.

    • 01/1995

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Texto, Laboratorio de Jornalismo Impresso II, Jornalismo Científico

    • 01/1994

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Científico, Conceitos e Gêneros do Jornalismo, Assessoria de Imprensa

    • 01/1993

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Agências Noticiosas II, Jornalismo Científico, Conceitos e Gêneros do Jornalismo

    • 01/1992

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração.,Cargo ou função, Participou como membro do Núcleo de Ciências da Linguagem da seleção de candidatos ao curso de Pós-Graduação em Jornalismo.

    • 01/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração.,Cargo ou função, Coordenador Geral do Núcleo José Reis de Divulgação Científica.

    • 01/1991

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Edição Jornalística, Projeto - Jornal do Campus

    • 01/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Provisória do Coordenação de Núcleo josé Reisd de Divulgação Científica, com a tarefa de instalar o Núcleo e propôr seu Regimento Interno.

    • 01/1990

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Edição Jornalística, Projeto - Jornal do Campus, Assessoria de Imprensa

    • 01/1989

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos e Gêneros do Jornalismo, Teoria e Prática da Notícia, Estatística em Jornalismo, Projeto - Jornal do Campus, Assessoria de Imprensa

    • 01/1988

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos e Gêneros do Jornalimo

    • 01/1987

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Edição Jornalística

    • 01/1986

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Jornal do Campus

    • 01/1985

      Direção e administração, Reitoria da Universidade de São Paulo, Coordenadoria de Atividades Culturais.,Cargo ou função, Diretor Técnico (Divisão Nível II).

    • 01/1985

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Interpretativo, Projeto - Jornal do Campus

    • 01/1984

      Direção e administração, Reitoria da Universidade de São Paulo, Coordenadoria de Atividades Culturais.,Cargo ou função, Assistente Técnico de Gabinete II da Reitoria.

    • 01/1984

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa

    • 01/1983

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de difusão (Edição) em Jornais e Revistas