Leandro Cordeiro de Souza

Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor docente ii - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: a construção do poder, gênero e poder, antiguidade e idade média.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras (Letras Clássicas)

2016 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Na Cama com o Satyricon: Uma Análise sobre as práticas homoeróticas em Petrônio,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Luiz Karol
Grande área: Ciências Humanas

Especialização em História Antiga e Medieval

2015 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: As faces da Rainha: A construção da imagem das personagens Dona Leonor Teles e Dona Felipa de Lancaster na crônica de D. João I de Fernão Lopes em Portugal do século XIV e XV.
Orientador: Maria do Carmo Parente Santos

Graduação em História

2001 - 2005

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: O Lugar para o rei e o Lugar para o cronista: D. João I pela perspectiva de Fernão Lopes no Quatrocentos Português
Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Representações e Gênero na Antiguidade. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Arte e sociedade no Egito Faraônico. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2015 - 2015

As mulheres na realeza medieval: Queenship e relações de poder. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Semana de História Política.As diferentes Rainhas em Fernão Lopes no século XIV. 2015. (Simpósio).

Curso: A Latinidade Medieval de Jacques Le Goff. 2005. (Oficina).

III Colóquio de Estudos Medievais e Ibéricos: A Latinidade Medieval de Jacques Le Goff. 2005. (Simpósio).

XIV Jornada de Iniciação científica.Escravos e senhores na dinâmica de ocupação de terra: Mangaratiba e itacuruçá. 2004. (Outra).

Crescimento e Desenvolvimento Econônimo: o desafio da economia brasileira em busca da justiça social. 2003. (Outra).

XIII Jornada de Iniciação Científica.Fernão Lopes e João I, no quatrocento português: uma análise da narrativa de uma batalha. 2003. (Outra).

Desafios do Ensino da Pesquisa em História. 2002. (Outra).

XII Jornada de Iniciação Científica.Personificação carismático-religiosa em Dom João I pela perspectiva de Fernão Lopes no quatrocentos português. 2002. (Outra).

A História no Novo Milênio: O Imaginário da Inquisição. 2001. (Oficina).

XI Jornada de Iniciação Científica.Monarquia e religião em Portugal de Fernão Lopes. 2001. (Outra).

XXI Simpósio Nacional de História: A História no Novo Milênio: entre o indíviduo e o Coletivo. 2001. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Margareth de Almeida Gonçalves

O lugar do rei e o Lugar para o cronista; D; João I pela perspectiava de Fernão Lopes no quatrocentos português; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Margareth de Almeida Gonçalves

Escravos e Senhores na dinâmica de ocupação da terra: Mangaratiba e Itacuruçá (século XIX); 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Margareth de Almeida Gonçalves

Monarquia e Religião em Portugal de Fernão Lopes; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Luiz Karol

Na Cama com o Satyricon: Uma Análise sobre as prácas homoerócas em Petrônio; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas) - FACULDADE DE LETRAS - UFRJ,; Orientador: Luiz Karol;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, L. C. ; SANTOS, M.C.P. . As Diferentes Rainhas em Fernão Lopes. Anais da ... Semana de História Política, ... Seminário Nacional de História (Cd-Rom) , v. X, p. 1616-1623, 2015.

  • SOUZA, L. C. ; GONCALVES, M. A. . Fernão Lopes e D. João I, no quatrocentos português: uma análise da narrativa de uma batalha. In: I Cogresso de Pesquisa Científic / XIII Jornada de Iniciação Científica, 2003, Seropédica. Anais do XIII Jornada de Iniciação Científica - Resumos. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. v. 13.

  • SOUZA, L. C. ; GONCALVES, M. A. . Personificação Carismático-Religiosa em D. João I pela Perspectiva de Fernão Lopes no Quatrocentos Português. In: XII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2002, Seropédica. ANAIS DA XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ - RESUMOS -. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2002. v. 12.

  • SOUZA, L. C. ; GONCALVES, M. A. . Monarquia e Religião em Portugal de Fernão Lopes. In: XI Jornada de Iniciação Científica, 2001, Seropédica. Anais do XI da Jornada de Iniciação Científica, 2001. v. 11. p. 471-472.

  • SOUZA, L. C. . O Espelho do Feminino na Portugal dos Quatrocentos: a Análise das Personagens de Filipa de Lancaster e Leonor Teles na Crônica de D. João I e Fernão Lopes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, L. C. . Identidade & homoerotismo no Satíricon. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. C. ; ESTEVES, A.A.M. . Da Sátira a Repulsa da Homoafetividade na Roma Imperial: Uma análise comparativa das práticas homoeróticas nos discursos do Satiricon de Pedtrônio e Vida de Nero de Suetônio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. C. . O filósofo e o Garoto: Uma análise conversacional do homoerotismo na Satíricon de Petrônio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. C. . 'Com Um Rei na Barriga': O discurso Legitimatório sobre o nascimento em João das Regras na Crônica de D. João I. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. C. . As diferentes Rainhas em Fernão Lopes no século XIV. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. C. ; GONCALVES, M. A. . Fernão Lopes e João I, no quatrocento português: uma análise da narrativa de uma batalha. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, L. C. ; GONCALVES, M. A. . Personificação carismático-religiosa em Dom João I pela perspectiva de Fernão Lopes no quatrocentos português. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, L. C. ; GONCALVES, M. A. . Monarquia e religião em Portugal de Fernão Lopes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, L. C. . Formação de Banco de Dados. Escravos e senhores na dinâmica de ocupação de terra: Itaguaí e Mangatiba - século XIX. 2005. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente II, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuo como professor de Ensino Médio da disciplina História, nas escolas da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro