Carlos Calic
Possui graduação em Administração e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), Aperfeiçoamento em Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Especialização em Administração com habilitação em Marketing pela Fundação João Pinheiro (1992) e Mestrado em Engenharia da Podução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atuou como avaliador ad hoc do INEP/MEC (2002/2007). Atualmente leciona e presta consultoria na área de marketing, participa de programas diversos de Pós-Graduação em Minas Gerais, no Brasil e em Moçambique, atua como consultor em marketing educacional e coordena os cursos de Pós-Graduação latu sensu em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa e Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos ofertados pelo IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC Minas.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Produção
2000 - 2002
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A diferenciação e o posicionamento mercadológico em instituições de ensino superior: Um estudo multicaso,Ano de Obtenção: 2002
Carlos Eduardo Freitas da Cunha.Palavras-chave: Marketing.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação.
Aperfeiçoamento em Marketing
1991 - 1991
Universidade Federal de Minas Gerais
Ano de finalização: 1991;
Graduação em Ciências Contábeis
1983 - 1988
Formação complementar
2004 - 2004
Planejamento das Atividades Docentes. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2002 - 2002
O Desafio da Prática Docente. (Carga horária: 20h). , Instituto de Ensino Superior de João Monlevade, IES, Brasil.
1996 - 1996
Normalização de Publicação Técnico -Científico. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em O Seminário de Marketing 90- A Força da Década. (Carga horária: 20h). , Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, ICNPF, Brasil.
1988 - 1988
Técnica deVendas. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1988 - 1988
Marketing. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1987 - 1987
Pesquisa Mercadológica. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Administração, ABTA-MG, Brasil.
1987 - 1987
Curso Preparatório para Estagiários. , Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, BDMG, Brasil.
1987 - 1987
Marketing Pessoal. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Administração, ABTSA-MG, Brasil.
1986 - 1986
Estilo Gerencial Japonês. (Carga horária: 9h). , Associação Brasileira de Administração, ABTA-MG, Brasil.
1980 - 1980
Extensão universitária em Técnica de Vendas/Aperfeiçoamento. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: MARKETING.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Participação em eventos
Curso de Capacitação sobre o ENADE. 2018. (Oficina).
Oficina sobre o Novo Instrumento de Avaliação do INEC/MEC. 2018. (Oficina).
Encontro de Desenvolvimento Profissional do IEC PUC Minas.Comunicação interna e endormarketing. 2015. (Outra).
II Encontro Internacional de Educação. O que é marketing educacional e o que ele pode fazer pela sua escola. 2015. (Congresso).
Dia da Educação Continuada.Planejamento da carreira profissional. 2014. (Encontro).
I Encontro Internacional de Educação. O que é marketing educacional e o que ele pode fazer pela sua escola. 2014. (Congresso).
A revolução do empreendedorismo no mundo das startups digitais. 2013. (Oficina).
Curso de Treinamento e Desenvolvimento em Excelência de Qualidade em Serviços.Curso de Treinamento e Desenvolvimento em Excelência de Qualidade em Serviços. 2013. (Seminário).
Workshop de Formação de Facilitadores na Metodologia "Bota pra fazer". 2012. (Oficina).
I Workshop: Teoria de Resposta ao Item: Principais conceitos, modelos e aplicações. 2011. (Oficina).
Reuniões do Grupo de Profissionais de Recursos Humanos.O balanced scorecard. 2009. (Encontro).
34° Encontro Nacional dos Estudantes de Administração.Marketing político e eleitoral. 2008. (Encontro).
Ciclo de Palestras dos 45 anos do D.A. FACE.Marketing político e eleitoral. 2008. (Encontro).
Palestra para os alunos do Curso Técnico em Turismo no CEFET-MG.Gestão Estratégica em Turismo. 2008. (Seminário).
PUC MInas 50 anos - Betim faz parte dessa história.Contribuição na implantação do campus PUC Betim da PUC Minas. 2008. (Outra).
PUC MINAS 50 anos - Betim faz parte dessa história.Contribuição na implantação da história na PUC Minas em Betim. 2008. (Outra).
3° Congressso Nacional de Turismo. Os desafios da gestão do turismo no Brasil. 2007. (Congresso).
Ponto de encontro AMIS.Evoluir e gerar resultados. 2007. (Encontro).
2° Ciclo de Palestras do ICEG.Marketing político e eleitoral. 2006. (Seminário).
Curso de Pós-Graduação latu sensu em Mercado de Capitais e Derivativos.Marketing aplicado ao mercado de capitais. 2006. (Encontro).
Gestão da Comunicação Empresaria l - Programa de Pós-graduação Lato Sensu.Fidelização de Clientes. 2005. (Outra).
Reconhecimento de Serviços Prestados-CRA MG.Reconhecimento pelos serviços prestados como Conselheiro Efetivo Regional. 2005. (Outra).
VI Seminário PROGRAD: Ensino Superior e Tecnologias de Informação e Comunicação-PUC Minas. 2005. (Seminário).
Feira do Empreendedor da Faculdade Batista de Minas Gerais."Perspectiva da Profissão do Administrador". 2004. (Outra).
IBMEC EDUCACIONAL S/A."Novas Tendências em Marketing". 2004. (Outra).
Palestra para o Curso de Administração do Departamento de Ciências Jurídicas, Políticas e Gerenciais do UNI BH."Marketing Varejo". 2004. (Outra).
VI Seminário de Empreendedorismo-PUC Minas São Gabriel. 2004. (Seminário).
1o Ciclo de Formação Empresarial da Faculdade Arnaldo.Mini curso: Empreendedorismo. 2003. (Encontro).
III Seminário PROGRAD- Ensino de Graduação: Avaliação da Educação Superior-PUC Minas. 2003. (Seminário).
Palestra Curso de Administração- PUC Minas Campus Betim.Palestra"O Perfil do Administrador no Século XXI". 2003. (Outra).
Palestra na Disciplina de Estágio I-Vivência Organizacional- PUC Minas Campus Serro."O Administrador do Terceiro Milênio e o CRA". 2003. (Outra).
Palestra para o Curso de Administração- Faculdade Ubaense Ozanam Coelho.Palestra:"O Administrador do 3o Milênio". 2003. (Outra).
Palestra para o Curso de Gestão Financeira para o Marketing-Centro Universitário de Volta Redonda-RJ- UNIFOA.Palestra: "Tendências Atuais de Marketing". 2003. (Outra).
XII Jornada da Administração- Unimontes-MG. 2003. (Encontro).
1o Seminário Regional das Associações Comerciais do Médio Piracicaba-João Monlevade.Exposição: "A Força do Marketing Institucional- Faça a Sua Entidade Crescer e Aparecer!". 2002. (Seminário).
Dia do Administrador-PUC Minas."A Responsabilidade Social nos Negócios e o Papel dos Administradores". 2002. (Encontro).
II Encontro de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas."Marketing Político". 2002. (Encontro).
Programa de Capacitação de Avaliadores para a Avaliação das Condições de Ensino dos Cursos de Graduação de Administração.Programa de Capacitação de Avaliadores do ACE-INEP-MEC. 2002. (Oficina).
XVII ENBRA- Encontro Brasileiro de Administração-CFA. 2002. (Encontro).
Curso de Especialização em Administração- Pós-graduação , lato -sensu da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro."Tendências do Marketing Contemporâneo". 2001. (Outra).
I Encontro de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas."Os Impactos das Tendências de Marketing neste início de Século". 2001. (Encontro).
I Encontro de Ciências Econômicas e Gerenciais-PUC Minas."Os Impactos das Tendências de Marketing Neste Início de Século". 2001. (Encontro).
II Fórum da Administração- Instituto de Ensino Superior João Monlevade- IES João Monlevade-MG.Mérito de Gestão Educacional. 2001. (Outra).
VII COPANAD- VII Congresso Pan-Americano de Administração e Expo-COPANAD-Feira de Administração e Tecnologia. 2001. (Congresso).
Workshop Desafios da Gestão Universitária no Novo Milênio-FGV-EBAP. 2001. (Outra).
Workshop Presencial de Orientação para a Dissertação-Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção-UFSC. 2001. (Outra).
XII ENANGRAD- Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração e do II Seminário Nacional de Avaliação "Conhecer para Melhorar"- ANGRAD & INEP. 2001. (Encontro).
Copa Universitário- Jogos de Empresas Strategy-Coordenação: Spinelli & Associados Ltda.Jogos de Empresas Strategy. 2000. (Outra).
Fórum de Debates "PUC Minas: Educação e Sociedade"-PUC Minas."PUC Minas: Educação e Sociedade"-. 2000. (Outra).
Palestra:"Incubadora de Empresas"-PUC Arcos-MG."Incubadora de Empresas". 2000. (Outra).
Sessão Solene de Entrega da Moção de Aplausos- Mérito Educativo-Câmara Municipal de João Monlevade.Coordenador do Curso de Administração -Conceito "A" Nacional ( três anos consecutivos)- Melhores Faculdades da Área de Ciências Gerenciais do Brasil. 2000. (Outra).
VI COPANAD: VI Congresso Pan-Americano de Administração: Administração & Tecnologia. 2000. (Congresso).
Workshop "Training the Trainers"-Projeto SoftStart-Softex 2000. 2000. (Oficina).
Aula Magna do Curdo de Direito : "O Poder Judiciário"- Faculdade de Direito do Médio Piracicaba. 1999. (Outra).
Grupo de Conferências:1. Acordo e Convenção Coletiva;2. O Poder Normativo da Justiça do Trabalho;3. O Fim da Justiça do Trabalho no Brasil. 1999. (Outra).
IV EPROCAD- Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração-CRA-MG. 1999. (Encontro).
Palestra: "A Excelência no atendimento Unimed"- Org.Unimed João Monlevade-MG."A Excelência no atendimento Unimed"-. 1999. (Outra).
Treinamento sobre Equipamentos de Proteção Individual-mNR-6- Org: Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade-MG. 1999. (Outra).
VI SEAD-Semana do Administrador da FACIG. 1999. (Encontro).
Encontro Nacional sobre Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Administração- CFA/UESC/UFSC/CRA-SC. 1998. (Encontro).
I EPROCAD- Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração do Centro-Oeste. 1998. (Encontro).
II FONAD- II Fórum Nacional de Administração: "A Era da Excelência Profissional". 1998. (Outra).
Palestra: "A Consultoria em Psicologia: Uma Opção Profissional"-Instituto de Psicologia-PUC Minas."A Consultoria em Psicologia: Uma Opção Profissional"-. 1998. (Outra).
Seminário :"Sucesso Pessoal e Empregabilidade"- FACIG-Faculdade de Ciências Gerenciais de João Monlevade-MG. 1998. (Seminário).
XV ENBRA- Encontro Brasileiro de Administração. 1998. (Encontro).
.II Seminário Nacional sovre Qualidade e Avaliação dos Cursos de Administração. 1997. (Seminário).
II Seminário Nacional sobre Qualidade e Avaliação dos Cursos de Administração-UFES/CFA/UFES/CEEAD/SESU-MEC/ANGRAD. 1997. (Seminário).
.Seminário Internacional Novos Rumos da Formação Profissional da Federação das Indústrias de Minas Gerais. 1995. (Seminário).
Seminário Internacional "Novos Rumos da Formação Profissional"-FIEMG. 1995. (Seminário).
Continental Administração e Participação Ltda.Palestra: "O Gerente de Amanhã". 1994. (Outra).
.Seminário de Marketing do Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira. 1990. (Seminário).
7o.Encontro Brasileiro de Administradores-CRA. 1986. (Encontro).
II Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis-Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais. 1986. (Encontro).
II Encontro Regional de Estudantes de Administração do RJ-CRA/UERJ. 1986. (Encontro).
II Seminário de Contabilidade- PUC Minas. 1985. (Seminário).
IV ERAM- Encontro Regional de Administração de Material. 1985. (Encontro).
Mesas Redondas-IOB LTDA.Mesa Redonda IOB sobre Microempresa. 1985. (Outra).
Palestra: "Política de Recursos Humanos"-ABTA-MG /CRTA 6a Região. 1985. (Outra).
Seminário Nacional "O Consumidor e a Constituinte"-SEPLAN-MG/PROCON-MG. 1985. (Seminário).
VI ENBRA- Encontro Brasileiro de Administradores-Minascentro-MG. 1985. (Encontro).
XII ENEAD- Encontro Nacional dos Estudantes de Administração.Membro efetivo do ENEAD. 1985. (Encontro).
I Seminário de Contabilidade-PUC Minas. 1984. (Seminário).
Palestra "Organização e Métodos na Administração Moderna"- ABTA/MG. 1984. (Outra).
Io Seminário sobre Planejamento Urbano. 1983. (Seminário).
I Encontro de Experimentações Científicas da PROMOVE.Experimentações Científicas. 1981. (Seminário).
Participação em bancas
CALIC, C.; DURAO, E. A.; OLIVEIRA, R. C.. O comportamento do consumidor recreacional: Um estudo de caso na Sala Lounge e Disco. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; OLIVEIRA, R. C.; GUIMARAES, A. E.. Vínculo e poder nas organizações: Estudo de caso em uma empresa multinacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; DURAO, E. A.; OLIVEIRA, R. C.. O perfil do empreendedor como fator de sucesso do negócio lan houses. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; OLIVEIRA, R. C.; GUIMARAES, A. E.. A motivação em operadores de telemarketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; DURAO, E. A.; OLIVEIRA, R. C.. Um estudo sobre a influência da organização do trabalho na segurança do trabalhador na indústria metalúrgica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; DURAO, E. A.; OLIVEIRA, R. C.. O endormarketing como ferramenta estratégica para a gestão do relacionamento com o cliente na Churrascaria Boi 3000. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; BONALDO, E.; SARTORI, H. J. F.. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Externo de Vagas. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; BONALDO, E.; PENNA, A. L. C. C.. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Externo de Vagas. 2013.
CALIC, C.. Processo de Seleção de Bolsistas - SEBRAE Nacional e CNPq. 2012. Fundação Mariana Resende Costa.
CALIC, C.. Parecerista dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante 2018. 2018. Abril S/A.
CALIC, C.. Parecerista dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante 2017. 2017. Abril S/A.
CALIC, C.. Parecerista dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante 2016. 2016. Abril S/A.
CALIC, C.. Parecerista dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante 2015. 2015. Abril S/A.
CALIC, C.. Parecerista dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante 2014. 2014. Abril S/A.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade de Ciências Gerenciais em Votuporanga-SP. 2006. Faculdade de Ciências Gerenciais em Votuporanga.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade Ávila - GO. 2006. Faculdade Ávila.
CALIC, C.. Avaliação dos Cursos de Graduação - Autorização-Faculdade Maurício de Nassau-PE. 2006. Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade Capixaba de Administração e Educação. 2005. Faculdade Capixaba de Administração e Educação.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade Ítalo Brasileira. 2005. Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade Castro Alves. 2005. Faculdade Castro Alves.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade de Ensino Superior da Paraíba. 2005. Faculdade de Ensino Superior da Paraíba.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Centro Universitário Álvares Penteado. 2005. Centro Universitário FECAP.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2005. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade Metropolitana de Guaramirim - SC. 2005. Faculdade Metropolitana de Guaramirim -SC.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade Dourados - MS. 2004. Faculdade Dourados.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino-Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos. 2004. Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino- Universidade Camilo Castelo Branco-SP. 2004. Universidade Brasil.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino- Instituto Paraibano de Ensino Renovado. 2004. Instituto Paraibano de Ensino Renovado.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá - SP. 2003. Faculdade de Administração, Ciências Econômicas Contábeis de Guaratinguetá.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Instituto de Ciências Sociais do Paraná. 2003. Instituto de Ciências Sociais do Paraná.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Universidade Norte do Paraná. 2003. Universidade Norte do Paraná.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Centro Universitário FIEO - Osasco - SP. 2003. Centro Universitário FIEO.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdades Integradas de São Paulo. 2003. Faculdades Integradas de São Paulo.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdades Integradas de Paranaíba- MS. 2003. Faculdades Integradas de Paranaíba.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Complexo de Ensino Superior do Brasil. 2003. Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Complexo de Ensino Superior.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Centro Universitário de Santo André-SP. 2002. Centro Universitário de Santo André.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Universidade de Cuiabá. 2002. Universidade de Cuiabá.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino - Faculdade de Administração de Empresas de Campinas - SP. 2002. Faculdade de Administração de Empresas de Campinas.
CALIC, C.. Avaliação das Condições de Ensino do Curso de Administração - PUC Betim -MG. 1997.
CALIC, C.; WENCESLAU, W. C. R.; GUERRA, E. O.. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas. 2011. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; FORTES, I. B.; MELO, M. I. V.. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas. 2010. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; RODRIGUES, F. G.; CHAVES, M.. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas. 2010. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; FERREIRA, Y. M.; RODRIGUES, A. G.. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas. 2009. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.; JUNQUEIRA, R.; SILVA, J. O.. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas. 2009. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC,C.;CALIC, C.. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas. 2005. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC , C;CALIC, C.. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC,C.;CALIC, C.. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
CALIC, C.. II Feira de Tecnologia e Informática do CENTEC - João Monlevade-MG. 2002. Centro Tecnológico Dr. Joseph Hein.
Orientou
As contribuições do marketing interno na gestão da mudança organizacional: Estudo de caso no Conselho Municipal da cidade de Xai-Xai 2014-2016; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Universidade A Politécnica de Moçambique,; Orientador: Carlos Calic;
Análise de valor para o cliente como factor de diferenciação na oferta do serviço de telefonia fixa no segmento corporativo da TDM em Nampula - Moçambique; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Estratégica de Negócios) - Universidade A Politécnica de Moçambique,; Orientador: Carlos Calic;
Os benefícios do uso do comércio eletrônico para marketing e vendas - Um estudo de caso de empresas de Maputo 2009-2010; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Estratégica de Marketing) - Universidade A Politécnica de Moçambique,; Orientador: Carlos Calic;
Um estudo da propensão a mudança em telefonia móvel celular em Moçambique; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Estratégica de Marketing) - Universidade A Politécnica de Moçambique,; Orientador: Carlos Calic;
Plano de negócios: Biscoitos Fausli; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Plano de negócios: Condomínio das sucupiras; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Plano de negócio: Cantinho da Serra; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Cafeteria Santo Grão: Uma proposta de plano de negócio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Plano de negócios do berçário hotel Happy Baby; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Análise da viabilidade econômico-financeira da implantação de uma indústria de torrefação de cafés especiais; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
A bancarização e seus desdobramentos políticos-econômicos no Brasil: A inclusão financeira da população e seus efeitos para o mercado bancário e para as políticas públicas; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação em Gestão de Organizações Bancárias e Financeiras) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Estudo de viabilidade econômica no segmento de pet shop no município de Ipatinga, Minas Gerais; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Plano de Negócios: Classificados Izoom; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Plano de negócios: Delícia natural; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Plano de Negócios: Eagle, cerveja artesanal; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Instituto Mário Pena: A aplicação do branding como ferramenta de posicionamento; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Estudo sobre as estratégias de fidelização nos maiores clientes da carteira de atendimento de um representante comercial; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Estratégica de Empresas) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
A importância da eficácia da logística para a satisfação do cliente do e-commerce do Magazine Goiás; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Logística Empresarial) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Planejamento estratégico de marketing para uma empresa de locação de utensílios para festas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Marketing) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Avaliação do consumo de água em um condomínio residencial localizado na região norte de Belo Horizonte, Minas Gerais; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Gestão de Projetos Ambientais) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
A avaliação da efetividade dos atuais instrumentos de comunicação interna na visão dos empregados da mantenedora educacional ABCD; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Comunicaçao Interna) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Uma comparação entre planos de negócios tradicionais e metodologias simplificadas de prototipação de negócios; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
A importância da comunicação no processo de licenciamento ambiental; Um estudo de caso da estratégia de comunicação de um projeto siderúrgico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Gestão de Projetos Ambientais) - IEC PUC Minas; Orientador: Carlos Calic;
Fundamentos estratégicos do marketing político: Um estudo de caso; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Planejamento estratégico da empresa da empresa Trans-M Transportes; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Atendimento ao cliente na Drogaria Araújo como um diferencial competitivo; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Proposição de estratégias para atração e fidelização de clientes para a Decorativa Lustres Ltda; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Proposta de um programa de lealdade para os assinantes do Jornal Estado de Minas; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Desenvolvimento de um plano de comunicação para a empresa de confecções D'Laport Ltda; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
O marketing e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor em empresas da RMBH; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Programa de comunicação para usuários de peças industriais de poliuretano; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Qualidade de atendimento na prestação de serviços como diferencial competitivo; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Análise e avaliação das políticas de desenvolvimento e lançamento de novos produtos na Água de Cheiro; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Qualidade no atendimento da Mercedes Benz Leasing e o relacionamento com a rede de concessionários; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Qualidade em atendimento no Laboratório São Marcos; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Implementação de um plano de marketing em um pequena empresa produtora de calcados; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Implantação de um projeto de telemarketing em uma empresa de médio porte; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Atendimento ao cliente e o pós-venda como diferencial no desempenho da empresa; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Estratégias de promoção de vendas em um supermercado de Pedro Leopoldo - MG; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Carlos Calic;
Produções bibliográficas
-
CALIC , C ; CALIC, C. . A experiência vivenciadas por idosos em suas visitas a um shopping center: proposição de um modelo teórico. PODIUM: SPORT, LEISURE AND TOURISM REVIEW , v. 4, p. 6, 2017.
-
CALIC, C. ; DINIZ, A. M. A. . Reflexões políticas e geográficas acerca dos fatores para a adesão dos municípios mineiros aos PLHIS. In: Lúcia Ciccarini; Rita Velloso. (Org.). Construindo capacidades: A experiência em capacitação de municípios mineiros para elaboração de PLHIS. 1ed.: , 2015, v. 1, p. 97-109.
-
CALIC, C. ; Teixeira, Dalton J. ; Shigaki, H. B. . A Experiência Vivenciada por Idosos em suas Visitas a um Shopping Center: Proposição de um Modelo Teórico. In: EnANPAD 2015, 2015, Belo Horizonte. Experiência Vivenciada por Idosos em suas Visitas a um Shopping Center: Proposição de um Modelo Teórico. Belo Horizonte: EnANPAD, 2015.
-
CALIC, C. ; SILVA, C. C. B. . A compreensão do marketing no serviço público: Um estudo de caso no INSS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Teixeira, Dalton J. ; CALIC, C. . O comportamento de compradores não locais (outshoppers) e sua influencia sobre pequenos varejistas instalados em três distritos da microregião do médio Piracicaba em Minas Gerais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Teixeira, Dalton J. ; CALIC, C. ; Giannini, Caio C. . A Segmentação Psicográfica do consumidor Idoso como Estratégia de Marketing para Empresas Varejistas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Oliveira, Walter Marinnho de ; CALIC, C. ; Pinto, Valéria Braga . O desafio de empreendedorismo - As monografias de conclusão do curso de administração da PUC Minas como um plano de negócios real. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
CALIC, C. ; MULLER JUNIOR, G. R. . Auditoria e Proposição de Cursos Estratégicos em Branding da Alínea Comunicação. 2017.
CALIC, C. ; MULLER JUNIOR, G. R. . Auditoria e Proposição de Cursos Estratégicos em Branding da Unidata. 2016.
CALIC, C. . I Circuito do Sabor. 2004.
CALIC, C. . Planejamento estratégico e indicadores de saúde. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CALIC, C. . Gestão varejista. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CALIC, C. . Gestão do portfólio de produtos e marcas. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CALIC, C. . Mercados, concorrência e inteligência competitiva. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CALIC, C. . Gestão do relacionamento com clientes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CALIC, C. . Gestão estratégica de produtos e serviços. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CALIC, C. . Gestão estratégica de marketing. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CALIC, C. . Marketing de serviços. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CALIC, C. . Estratégias de captação e fidelização de clientes. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CALIC, C. . Marketing e comunicação interna. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CALIC, C. . Curso de Capacitação Empresarial para Micro e Pequenas Empresas. 2011. .
CALIC, C. . Marketing político e eleitoral. 2008. .
Prêmios
2017
Certificado de reconhecimento acadêmico, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2016
Certificado de reconhecimento acadêmico, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2015
Certificado de menção honrosa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Betim.
2008
Contribuição acadêmica, Universidade Politécnica de Moçambique.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Administração - ICEG/PUC Minas. , Av. Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico, 30535-610 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33194250, Fax: (31) 33194916
Experiência profissional
2019 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Administração, Carga horária: 40
Outras informações:
Ato R/Nº 182/2019 da Reitoria de 17/01/2019.
2018 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 2
Outras informações:
Ato R/Nº 337/2019 da Reitoria de 17/01/2019
2017 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Representante docente no CEPE, Carga horária: 1
2015 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão para elaboração do PE, Carga horária: 5
Outras informações:
Membro da Comissão para elaboração do Planejamento Estratégico do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais 2016/2021
1994 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do Curso de Administração - Campus Betim - 1995/1996 Coordenador do Estágio Supervisionado - Campus Coração Eucarístico - 2003/ Membro do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Administração - 2005/
2016 - 2018
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Administração, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenador do Curso de Administração da Unidade Educacional Praça da Liberdade
2015 - 2018
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado de Coordenação Didática, Carga horária: 10
Outras informações:
Membro do Colegiado do Curso de Administração do campus Coração Eucarístico eleito pelos pares.
2012 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Câmara do Departamento de Administração, Carga horária: 5
Outras informações:
Membro da Câmara de Departamento de Administração
2012 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado de Coordenação Didática, Carga horária: 10
Outras informações:
Membro do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Administração, eleito pelos pares.
2011 - 2012
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Administração, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenador do Curso e Coordenador do Colegiado do Curso de Administração no campus Coração Eucarístico da PUC Minas
2011 - 2012
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Administração, Carga horária: 10
Outras informações:
Chefe do Departamento de Administração da PUC Minas
2011 - 2012
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Câmara do Departamento de Administração, Carga horária: 5
Outras informações:
Membro da Câmara do Departamento do Curso de Administração
2011 - 2011
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Avaliação Escolar, Carga horária: 5
Outras informações:
Membro da Comissão de Avaliação de Estudos de Avaliação do Desempenho Escolar no âmbito da PUC Minas
2008 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Representante docente no CEPE PUC Minas, Carga horária: 2
Outras informações:
Representante docente do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais junto ao CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC Minas, tendo sido eleito pelos pares.
Atividades
-
02/2005
Direção e administração, Departamento de Administração - ICEG/PUC Minas, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Coordenação Didática.
-
02/2003
Estágios , Departamento de Administração - ICEG/PUC Minas, .,Estágio realizado, Coordenador do Estágio Supervisionado.
-
01/1995
Estágios , Departamento de Administração - ICEG/PUC Minas, .,Estágio realizado, Docente Responsável pela Disciplina de Estágio Supervisionado II.
-
02/1996 - 12/1997
Direção e administração, Campus Betim, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
1998 - 2000
Faculdade de Ciências Gerenciais de João MonlevadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40
1997 - 1997
Faculdade de Ciências Gerenciais de João MonlevadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2008 - Atual
Buenos Muller Consultores AssociadosVínculo: Consultor associado, Enquadramento Funcional: Consultor associado, Carga horária: 10
1998 - 2013
Sistema Consultores AssociadosVínculo: Sócio diretor, Enquadramento Funcional: Sócio diretor, Carga horária: 20
Outras informações:
Consultoria em pesquisa e desenvolvimento de mercados.
1985 - 1985
Banco de Desenvolvimento de Minas GeraisVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
2000 - 2004
Conselho Regional de Administração de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro Regional Efetivo
Atividades
-
01/2001 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, .,Cargo ou função, Diretor da Câmara de Formação Profissional.
2001 - 2003
Instituto de Ensino Superior de João MonlevadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Curso, Carga horária: 40
1995 - 2005
Calic Comercial LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio-diretor, Carga horária: 20
Outras informações:
Sociedade por quotas de responsabilidade limitada
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Calic e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?