Letícia Gomes Ferreira

Professor do Ensino Basico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Do Rio De Janeiro (IFRJ) Campus Paracambi e realiza pós-doutorado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), especialização em Gestão Ambiental de pela Universidade Cândido Mendes (2009), capacitação e formação docente pela Universidade Cândido Mendes (2013), mestrado em Química (2009) e doutorado em Química (2014) ambos pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste momento, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lecionou no ensino técnico profissionalizante de Química FAETEC-RJ (2009-2011). No Centro Universitário Celso Lisboa atuou no ensino superior, lecionando disciplinas de químicas e áreas correlatas (2011 -2014). Tem experiência na área de Química Orgânica, atuando principalmente na síntese de substâncias com relevantes atividades biológicas. Desenvolvimento analítico na área de química forense, preparação e utilização do luminol, Polícia Civil do RJ, de outros estados, Perícia Criminal do Exército e Polícia Federal.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2009 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: PROCESSO DE SÍNTESE DO LUMINOL EM UNICA ETAPA DE REAÇÃO. PRODUÇÃO DE UM KIT LUMINOL PARA SER USADO NO COMBATE A CONTAMINAÇÃO HOSPITALAR E NA DETECÇÃO DE SANGUE OCULTO QUEIMADO
CLAUDIO CERQUEIRA LOPES. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em Química Analítica

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação do Potencial Quimiluminescente dos Derivados Oxigenados do Luminol e suas Aplicações Analíticas,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Claudio Cerqueira Lopes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em MBA em Gestão do Meio Ambiente

2008 - 2009

Universidade Candido Mendes
Título: Educação Ambiental na Quimica

Graduação em Quimica

2002 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: SINTESE LABORATORIAL DO LUMINOL
Orientador: ROSANGELA SABATINNI CAPELLA LOPES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: DESENVOLVIMENTO ANALÍTICO.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Quimica Forense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CONHECENDO O IQ-UFRJ. UTILIZAÇÃO DO LUMINOL -UFRJ NA DETECÇÃO DE SANGUE OCULTO EM CENAS DE CRIME. 2013. (Exposição).

CSI IN RIO - IQ/UFRJ.O USO DO LUMINOL NA DETECÇÃO DE SANGUE OCULTO. 2009. (Seminário).

XXI\X Jornada Guilio Massarani de Iniciação Cientifica, Artistica e Cultural da UFRJ. SÍNTESE EM ESCALA SEMI-PILOTO DO LUMINOL. UTILIZAÇÃO NA PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES. 2007. (Congresso).

Jornada de Iniciação Cientifica Far-Manguinhos/FIOCRUZ.APLICAÇÃO DA TECNICA DE RMN NA DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE CORONARIDINA E VOACANGINA EM ESPECIES DO GÊNERO TABERNAEMONTANA. 2006. (Simpósio).

XXVIII Jornada Guilio Massarani de Iniciação Cientifica, Artistica e Cultural da UFRJ. Síntese e avaliação da atividade quimiluminescente de derivados oxigenados do Luminol. 2006. (Congresso).

28º REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUIMICAI. Síntese e avaliação da atividade quimiluminescente de derivados oxigenados do Luminol. 2005. (Congresso).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.PROJETO LUMINOL - UFRJ. 2005. (Simpósio).

XXVII Jornada Guilio Massarani de Iniciação Cientifica, Artistica e Cultural da UFRJ. Síntese de derivados oxigenados do Luminol. Detecção de sangue escondido em roupas hospitalares. 2005. (Congresso).

XXVI- JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - UFRJ. SINTESE DO LUMINOL EM ESCALA MULTIMOLAR E PREPARAÇÃO DE DERIVADOS OXIGENADOS . APLICAÇÕES ANALÍTICAS NA DETECÇÃO DE MANCHAS DE SANGUE ESCONDIDO EM FEZES. 2004. (Congresso).

12º ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA. NOVA SÍNTESE DO LUMINOL E SUA APLICAÇÃO NA DETECÇÃO DE SANGUE EM QUÍMICA FORENSE. 2003. (Congresso).

26º REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUIMICA. SINTESE DO LUMINOL EMPREGANDO PENTACLORETO DE NIÓBIO COMO REAGENTE CHAVE DO PROCESSO. 2003. (Congresso).

XXV- JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - UFRJ. UMA NOVA SINTESE E FORMULAÇÃO DO LUMINOL E SEUS DERIVADOS OXIGENADOS. APLICAÇÕES ANALÍTICAS NA DETECÇÃO DE MANCHAS DE SANGUE. 2003. (Congresso).

XXIV- JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - UFRJ. SINTESE DO LUMINOL EMPREGANDO O PENTACLORETO DE NIÓBIO COMO REAGENTE CHAVE DO PROCESSO. 2002. (Congresso).

XXIII- JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - UFRJ. UM EFICIENTE PROCEDIMENTO PARA A SINTESE DO ETER DIMETILICO DE UMA CUMARINA ISOLADA DE DALBERGIA OLIVERI. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Anna Claudia Silva

Lopes C. C.FERREIRA, L. G.. Síntese total do produto natural 6,8-dimetoxi-7-(3?,7?- dimetilocta-2?,6?-dieniloxi)cumarina, um ativador de SIRT1. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: LUCIENE GOMES AGUIAR

BASTOS, D. S.;FERREIRA, L. G.. VALIDAÇÃO DO MÉTODO TITULOMÉTRICO PARA DOSEAMENTO DO ALENDRONATO SÓDICO EM CÁPSULAS MAGISTRAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Iramar Freitas

BASTOS, D. S.;FERREIRA, L. G.. Analise comparativa das técnicas; iodometria e cerimetria, usadas para o doseamento de vitamina C. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Patricia dos Santos Rocha

BASTOS, D. S.;FERREIRA, L. G.. ESPECTROFOTOMETRIA NO INFRAVERMELHO E ESTABILIDADE DE MATÉRIA PRIMA: RANITIDINA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estácio de Sá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nilce Carbonel Campos da Rocha

ROCHA, N. C. C.. Síntese Industrial e Formulação de Luminol, através de uma Abordagem Inédita. Aplicação do Luminol na Química Forense e nas análises Clínicas.. 2007 - Instituto de Química da UFRJ.

Cláudio Cerqueira Lopes

CARDOSO, J. N.; ROSANGELA, S. C. L.; Rocha N.C.C.;LOPES, C. C.. Síntese industrial e formulação do Luminol através de uma abordagem inédita, para detecção de sangue humano oculto em locais de homicídio. Novas aplicações qualitativas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química com Atribuições Tecnológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Elizabeth Roditi Lachter

LACHTER, E. R.. Sintese Assimetrica dos estereoisomeros do 7,11-dimetiloctadecano. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ROSANGELA SABBATINI CAPELLA LOPES

LOPES, R. S. C.; CLAUDIO, C. L.;Cardoso N. Jari; ROCHA, N. C. C.. Síntese Industrial do Luminol Através de uma Abordagem Inédita, para Detecção de Sangue Humano Oculto em locais de Homicídio, Novas Aplicações Qualitativas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química com Atribuições Tecnológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Francisco Cajaiba da Silva

CAJAIBA DA SILVA, J.F.. Exame Geral de Conhecimentos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Instituto de Química da UFRJ.

Alexandre dos Santos Pyrrho

LOPES, R. S. C.; LOPES, C. C.; CARDOSO, J. N.; SILVA, A. D.;PYRRHO, A. S.. Síntese do Luminol em escala semi-piloto e desenvolvimento de novas aplicações analíticas. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Isabel Barros Bellini

BELLINI, M. I. B.. Fatores Psicossociais: Maltrato Infantil. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde Mental) - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Su.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Anna Claudia Silva

SINTESE TOTAL DA ALTÍSSIMA CUMARINA D; UMA MOLÉCULA ATIVADORA DA SIRT 1; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Instituto de Química-UFRJ; (Coorientador);

Thiana Santiago Nascimento

SINTESE DE ETERES LIPIDICOS NATURAIS A PARTIR DA EPICLORIDRINA COMO POTENCIAIS AGENTES ANTI-INCRUSTANTES EM TINTAS MARÍTIMAS; 2017; Dissertação (Mestrado em PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Instituto de Química-UFRJ,; Coorientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

Nycole da Fonseca Carneiro

EMPREGO DO REAGENTE LUMINOL- UFRJ EM CENAS SIMULADAS DE ESQUARTEJAMENTO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FARMACIA) - FACULDADE FARMÁCIA - CCS- UFRJ; Orientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

Sylvia Figueiredo Lagden

UMA SíNTESE EFICIENTE DO CLENBUTEROL PARA UTILIZAçãO DESTE β-AGONISTA COMO PADRãO ANALíTICO; 2017; Iniciação Científica - Instituto de Química-UFRJ; Orientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

Thales de Oliveira Sabino

UMA NOVA SíNTESE DO BROMBUTEROL UM BETA-AGONISTA DE INTERESSE EM SAúDE PúBLICA; 2017; Iniciação Científica - Instituto de Química-UFRJ; Orientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

NYCOLE FONSECA CARNEIRO ALVES

EMPREGO DO REAGENTE LUMINOL- UFRJ EM CENAS SIMULADAS DE ESQUARTEJAMENTO; 2016; Iniciação Científica - Instituto de Química-UFRJ; Orientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

Julyane de Mattos Wenderroscky

SÍNTESE DE INTENSIFICADORES DO SISTEMA QUIMIOLUMINESCENTE LUMINOL-H2O2-SANGUE HUMANO; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

Nayanna Souza Passos

SÍNTESE DE 1-O- HEXADECIL-GLICEROARILBORONATOS COMO POTENCIAIS AGENTES BIOCIDAS DE TINTAS ANTI-INCRUSTANTES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

Júlia Senna Campos

SÍNTESE DE 1-O- HEXADECIL-GLICEROARILBORONATOS COMO POTENCIAIS AGENTES BIOCIDAS DE TINTAS ANTI-INCRUSTANTES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

Nycolle Fonseca Carneiro

DETECÇÃO DE SANGUE DE OCULTO COM O REAGENTE LUMINOL-UFRJ CENAS SIMULADAS DE ESQUARTEJAMENTO; ; 2015; Iniciação Científica - Instituto de Química-UFRJ; Orientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

Mayara Amorim Romanelli Ferreira

UMA NOVA SÍNTESE E APLICAÇÃO DO LUMINOL-UFRJ NO COMBATE A CONTAMINAÇÃO HOSPITALAR E NA ELUCIDAÇÃO DE CRIMES CONTRA A VIDA USANDO UM LUMINÔMETRO PORTÁTIL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

Mayara Amorim Romanelli Ferreira

UMA NOVA SÍNTESE E APLICAÇÃO DO LUMINOL-UFRJ NA DETECÇÃO DE SANGUE QUEIMADO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Leticia Gomes Ferreira Chantre;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jacqueline Alves da Silva

Utilização e Preparação de Luminol e Derivados Oxigenados Para; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacqueline Alves da Silva;

Glaucia Barbosa Candido Alves Slana

Obtenção, identificação e caracterização de substâncias relacionadas; ; 2005; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Glaucia Barbosa Candido Alves Slana;

Cláudio Cerqueira Lopes

Síntese do luminol em escala semi-piloto e desenvolvimento de novas aplicações analíticas; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudio Cerqueira Lopes;

Cláudio Cerqueira Lopes

PROCESSO DE SÍNTESE DO LUMINOL EM UMA ÚNICA ETAPA DE REAÇÃO; PRODUÇÃO DE UM KIT LUMINOL PARA SER USADO NO COMBATE A CONTAMINAÇÃO HOSPITALAR E NA DETECÇÃO DE SANGUE OCULTO QUEIMADO; ; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química-UFRJ) - Instituto de Química-UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Cerqueira Lopes;

ROSANGELA SABBATINI CAPELLA LOPES

Síntese do Luminol em escala semi-piloto e desenvolvimento de novas aplicações analíticas; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química,IQ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosangela Sabbatini Capella Lopes;

ROSANGELA SABBATINI CAPELLA LOPES

Síntese industrial e formulação do luminol através de uma abordagem inédita para detecção de sangue humano oculto em locais de homicídio; Novas aplicações qualitativas; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rosangela Sabbatini Capella Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARRUDA-VASCONCELOS, RODRIGO ; CHANTRE, LETÍCIA GOMES FERREIRA ; LOPES, ROSANGELA SABBATINI CAPELLA ; LOPES, CLÁUDIO CERQUEIRA ; BARBOSA-RIBEIRO, MARLOS ; GOMES, BRENDA PAULA FIGUEIREDO DE ALMEIDA . Application of forensic luminol for blood detection in endodontic files. REVISTA DE ODONTOLOGIA DA UNESP (ONLINE) , v. 46, p. 227-231, 2017.

  • LOPES, R. S. C. ; Lopes, C. C. ; FERREIRA, L. G. ; PAIVA, J. F. R. ; FURTADO, A. P. A. ; ALBERT, A. L. M. ; BELISARIO, M. . Estudo do Controle da Degradação do Captopril na Análise de Comprimidos por Cromatografia a Líquido de Alta Eficiência. Revista Virtual de Química , v. 7, p. 2026-2048, 2015.

  • PAIVA, JOVANIA FABIANA R. ; LOPES, CLAUDIO C. ; LOPES, ROSANGELA S. C. ; ALBERT, ANDRÉ LUIZ M. ; CHANTRE, LETÍCIA G. F. ; FURTADO, ANA PAULA A. ; BELISÁRIO, MARCIELA . Control Study of Captopril Degradation on Tablets by High Performance Liquid Chromatography Analysis. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 7, p. 2026-2048, 2015.

  • LOPES, R. S. C. ; Lopes, C. C. ; FERREIRA, L. G. . Brazilian Patent 10 2014 014163 4, Processo de síntese do luminol, kit para a detecção de resíduos de sangue oculto e seus usos, depositada em 11/06/2014.. Revista da Propriedade Industrial , v. 000, p. 000-000, 2014.

  • Lopes, C. C. ; LOPES, R. S. C. ; CHANTRE, L. G. F. . Hydrazines and derivatives production process from hydrazines and dicarboxylic acid.. United States patent , v. 7, p. 517-983-517-992, 2009.

  • CARDOSO, J. N. ; FERREIRA, L. G. ; Lopes C. C. ; LOPES, R. S. C. ; SILVA, J. A. . Hydrazides and Derivatives Production Process from Hydrazines and Dicarboxylic Acids.. Revista do IEEE América Latina , v. wo2005, p. 51870-51880, 2005.

  • FERREIRA, L. G. ; Lopes C. C. ; LOPES, R. S. C. ; CARDOSO, J. N. ; SILVA, J. A. . Processo para a formação de hidrazidas e seus derivados a partir de hidrazinas e ácidos dicarboxílicos... Revista do IEEE América Latina , v. 000, p. PI-0307864-7-0307884-7, 2003.

  • Lopes C. C. ; FERREIRA, L. G. ; LOPES, R. S. C. . Polícia terá um superluminol. Jornal Extra, Rio de Janeiro, p. 17 - 17, 25 abr. 2004.

  • Lopes, C. C. ; LOPES, R. S. C. ; CHANTRE, L. G. F. . Polícia terá um superluminol.. EXTRA, RIO DE JANEIRO, 25 abr. 2004.

  • Lopes C. C. ; FERREIRA, L. G. ; LOPES, R. S. C. . Luminol Ajuda Solucionar Crime Contra Casa. Jornal O Globo, 02 abr. 2004.

  • Lopes C. C. ; FERREIRA, L. G. ; LOPES, R. S. C. . Rastros de sague.. Revista Época, p. 113, 14 dez. 2003.

  • Lopes, C. C. ; LOPES, ROSANGELA S. C. ; FERREIRA, L. G. ; SILVA, J. A. . Rastros de sangue. REVISTA EPOCA, 11 dez. 2003.

  • Lopes, C. C. ; FERREIRA, L. G. ; LOPES, R. S. C. . Luminol para a Polícia Militar. Olhar Virtual UFRJ.

  • Lopes, C. C. ; LOPES, R. S. C. ; FERREIRA, L. G. . UFRJ desenvolve nova síntese de luminol. MEMORIAS DA QUÍMICA CCS.

  • Lopes, C. C. ; LOPES, R. S. C. ; FERREIRA, L. G. . Uma conquista Brasileira LUMINOL- UFRJ. PERICIA JUDICIAL E CRIMINAL.

  • Lopes, C. C. ; LOPES, R. S. C. ; FERREIRA, L. G. . Pesquisadores da UFRJ desenvolvem Luminol. OLHAR VIRTUAL UFRJ.

  • CHANTRE, LETICIA G. F. ; Lopes C. C. ; LOPES, R. S. C. . Aplicações do Luminol-UFRJ no combate aos crimes de homicídio e contaminação hospitalar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Lopes, C. C. ; LOPES, R. S. C. ; CHANTRE, L. G. F. . Alfa-Luminox ou Luminol Brasileiro. 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Synthesis of Wedelolactone, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudio Cerqueira Lopes em 07/04/2015., Descrição: Synthesis of Wedelolactone Extracts of the plants Eclipta alba, Eclipta prostrata and Wedelia chinensis have a long history of use in traditional Chinese and ayurvedic medicine for the treatment of diseases of the central nervous system, liver, and eyes and the prevention of hair loss. The extracts are known for their liver detoxifying properties and are used as venom against scorpion and snake bite in China and Brazil. The active principle in these extracts is the aromatic natural product wedelolactone. Wedelolactone inhibits the NF-B pathway of inflammation by directly inhibiting the IKK α and β kinase activity and is widely used as a biological probe. Nevertheless, the systematic study of the properties of wedelolactone is hampered by the unavailability of suitable analogues for structure-activity relationship (SAR) studies. Our objective is to accomplish a short and scalable route to this highly biologically active molecule. Previous total syntheses of wedelolactone have taken nearly 20 steps. We have designed a significantly shorter route that will be under 10 steps. Our synthesis is modular and will not only provide access to the natural product but also a variety of unnatural analogues for biological investigation. This work is a joint collaboration between the research groups of Professor Claudio Lopes and Rosangela Lopes at UFRJ, Brazil and Professor A. Ganesan at UEA, UK.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leticia Gomes Ferreira Chantre - Integrante / Claudio Cerqueira Lopes - Coordenador / Rosangela Sabatini Capella Lopes - Integrante / Andre Luiz Mazzei Albert - Integrante / Anna Claudia Silva - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Síntese e formulação de reagentes químicos com aplicação forense., Descrição: Convênio LASAPE-UFRJ/PCERJ (Proc.:23079.008955/2010-42) Descrição: Preparar uma nova formulação para o reagente químico Luminol com maior tempo de reação quimiluminescente para propiciar a digitalização de manchas de sangue oculto em cenas de locais de homicídio. Sintetizar fenolftaleína bisfosfato para utilização em crimes de estupro. Sintetizar e formular corantes fluorescentes novos para a preparação de tinta invisível com aplicação em crimes de extorsão e sequestro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leticia Gomes Ferreira Chantre - Integrante / Rosangela Sabbatini Capella Lopes - Integrante / Claudio Cerqueira Lopes - Coordenador / Andre Luiz Mazzei Albert - Integrante / Paulo Roberto M. Fragas - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Uma contribuição da Química para localização de sobreviventes e vítimas nos acidentes aéreos. Síntese de novos corantes fluorescentes., Descrição: Preparação de fluorofóros capazes de capturar fotons a partir da reação do luminol com peróxido de hidrogênio e ferricianeto de potássio ou oxalato de fenila com peróxido de hidrogênio com o propósito de produzir luz fria com tempo duração superiores aos desenvolvido pela empresa Cyalume technologies... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leticia Gomes Ferreira Chantre - Integrante / Rosangela Sabatini Capella Lopes - Integrante / Claudio Cerqueira Lopes - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    SÍNTESE INDUSTRIAL DO LUMINOL E SUAS FUTURAS APLICAÇÕES NA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA., Descrição: Descrição: a) Síntese do luminol (1) na escala de multiquilos empregando os conceitos tecnológicos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Síntese e Análise de Produtos Estratégicos (LASAPE), Instituto de Química- UFRJ. b) Empregar para este propósito reagentes e equipamentos produzidos no Brasil, evitando-se a importação de insumos que poderiam tornar o nosso projeto inviável do ponto de vista econômico. c) Utilizar o reagente luminol (1) preparado neste projeto em várias formulações para criar um kit diagnóstico para avaliar a presença de sangue oculto em fezes humanas, como uma proposta de prevenção do câncer gastro-intestinal. d) Contribuir para a diminuição da contaminação hospitalar pela utilização de luminol (1) no controle de sangue oculto em roupas profissionais de agentes da saúde, salas de terapia intensiva, centros cirúrgicos e salas de hemodiálise. e) Criar kits luminol (1) para utilização com propósitos didáticos a serem empregados em aulas experimentais ou demonstrativas nos cursos de peritos criminais civis e militares, estudantes de Direito, Biologia, Medicina, Farmácia, etc, bem como em escolas técnicas e para o entretenimento científico de adolescentes. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leticia Gomes Ferreira Chantre - Integrante / Rosangela Sabatini Capella Lopes - Integrante / Claudio Cerqueira Lopes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - Atual

    PRODUÇÃO DE UM KIT LUMINOL-UFRJ PARA SER USADO NO COMBATE A CONTAMINAÇÃO HOSPITALAR E NA DETECÇÃO DE SANGUE OCULTO QUEIMADO, Descrição: Projeto certificado pela empresa SABBATINI CONSULTORIA QUIMICA-FARMACEUTICA E VETERINARIA LTDA - ME em 02/06/2014. O presente projeto visa desenvolver um Kit utilizando o reagente Luminol-UFRJ (1), contendo corantes fluorescentes (9a-g) em quantidades catalíticas associado a um luminometro portátil. Esta nova tecnologia será utilizada na detecção de sangue oculto na concentração de 1:1.000.00, em unidades hospitalares com o objetivo de avaliar os processos de desinfecção em materiais cirúrgicos, bombas de hemodiálise, salas de cirurgia, centros de terapia intensiva, etc. A contaminação com sangue oculto no ambiente hospitalar tem sido apontada por relatos recentes da literatura, como uma das fontes de transmissão cruzada do vírus da hepatite C em unidades de hemodiálise, sendo um indicativo potencial para viabilizar a presença de outros microrganismos patogênicos nos diversos setores hospitalares, aparelhos endoscópicos, bombas efusoras, etc. Iremos ainda utilizar esta ferramenta na detecção de sangue oculto queimado, uma matriz biológica encontrada em cenas de explosões acidentais e criminosas. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leticia Gomes Ferreira Chantre - Integrante / Rosangela Sabatini Capella Lopes - Integrante / Claudio Cerqueira Lopes - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    PRODUÇÃO DE UM KIT LUMINOL-UFRJ PARA SER USADO NO COMBATE A CONTAMINAÇÃO HOSPITALAR E NA DETECÇÃO DE SANGUE OCULTO QUEIMADO, Descrição: Projeto certificado pela empresa SABBATINI CONSULTORIA QUIMICA-FARMACEUTICA E VETERINARIA LTDA - ME em 02/06/2014. O presente projeto visa desenvolver um Kit utilizando o reagente Luminol-UFRJ (1), contendo corantes fluorescentes (9a-g) em quantidades catalíticas associado a um luminometro portátil. Esta nova tecnologia será utilizada na detecção de sangue oculto na concentração de 1:1.000.00, em unidades hospitalares com o objetivo de avaliar os processos de desinfecção em materiais cirúrgicos, bombas de hemodiálise, salas de cirurgia, centros de terapia intensiva, etc. A contaminação com sangue oculto no ambiente hospitalar tem sido apontada por relatos recentes da literatura, como uma das fontes de transmissão cruzada do vírus da hepatite C em unidades de hemodiálise, sendo um indicativo potencial para viabilizar a presença de outros microrganismos patogênicos nos diversos setores hospitalares, aparelhos endoscópicos, bombas efusoras, etc. Iremos ainda utilizar esta ferramenta na detecção de sangue oculto queimado, uma matriz biológica encontrada em cenas de explosões acidentais e criminosas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leticia Gomes Ferreira Chantre - Integrante / Rosangela Sabatini Capella Lopes - Integrante / Claudio Cerqueira Lopes - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    PRODUÇÃO DE UM KIT LUMINOL-UFRJ PARA SER USADO NO COMBATE A CONTAMINAÇÃO HOSPITALAR E NA DETECÇÃO DE SANGUE OCULTO QUEIMADO, Descrição: Projeto certificado pela empresa SABBATINI CONSULTORIA QUIMICA-FARMACEUTICA E VETERINARIA LTDA - ME em 02/06/2014. O presente projeto visa desenvolver um Kit utilizando o reagente Luminol-UFRJ (1), contendo corantes fluorescentes (9a-g) em quantidades catalíticas associado a um luminometro portátil. Esta nova tecnologia será utilizada na detecção de sangue oculto na concentração de 1:1.000.00, em unidades hospitalares com o objetivo de avaliar os processos de desinfecção em materiais cirúrgicos, bombas de hemodiálise, salas de cirurgia, centros de terapia intensiva, etc. A contaminação com sangue oculto no ambiente hospitalar tem sido apontada por relatos recentes da literatura, como uma das fontes de transmissão cruzada do vírus da hepatite C em unidades de hemodiálise, sendo um indicativo potencial para viabilizar a presença de outros microrganismos patogênicos nos diversos setores hospitalares, aparelhos endoscópicos, bombas efusoras, etc. Iremos ainda utilizar esta ferramenta na detecção de sangue oculto queimado, uma matriz biológica encontrada em cenas de explosões acidentais e criminosas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leticia Gomes Ferreira Chantre - Integrante / Rosangela Sabatini Capella Lopes - Integrante / Claudio Cerqueira Lopes - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Química-UFRJ. , CT - Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, 21941909 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25627853

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pos - doutorado

    Atividades

    • 07/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2012

    Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FAETEC I, Carga horária: 20

    Outras informações:
    ATUAÇÃO COMO DOCENTE DAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA GERAL, QUÍMICA ANALÍTICA E QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE E CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO; TÉCNICO DE QUÍMICA E ESTETICA

  • 2012 - 2014

    centro universitario celso lisboa

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR DE ENSINO, Carga horária: 20

    Outras informações:
    ATUAÇÃO COMO DOCENTE DAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA GERAL, QUÍMICA INORGÂNICA E BIOQUÍMICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA, NUTRIÇÃO E EDUCAÇÃO FISICa