Cristiano Prestrelo de Oliveira

É Professor Doutor do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas - DCAC e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas - PPGCC (UFRN). É pesquisador do Núcleo de Apoio à pesquisas em Mudanças Climáticas (INCLINE - INterdisciplinary CLimate INvEstigation Center) - USP. Possui Doutorado em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência Atmosféricas (IAG/USP - 2013), mestrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE - 2008) e graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Realizou pós-doutorado entre 2014 e 2016 no IAG/USP em projeto vinculado ao Instituto Vale do Rio Doce - ITV. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia, atuando principalmente nos temas ligados as mudanças e variabilidades do clima.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Meteorologia

2009 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Interação da Oscilação de Madden Julian com as Ondas de Leste Africanas e sua relação com a mudança dos padrões de ventos que atingem o Norte da América do Sul.
Tércio Ambrizzi. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Variabilidade Intrasazonal; Oscilação de Madden Julian; Ondas de Leste Africanas.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Meteorologia

2006 - 2008

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Título: Influência do Pacífico e Atlântico na Variabilidade Interanual da Precipitação sobre a América do Sul,Ano de Obtenção: 2008
Mary Toshie Kayano.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Meteorologia

2001 - 2006

Universidade Federal de Alagoas
Título: Variabilidade da Precipitação no Nordeste do Brasil.
Orientador: Luiz Carlos Baldicero Molion
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, IAG, Brasil. , Bolsista do(a): Instituto Vale do Rio Doce, ITV, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Análise dos Aspectos Sinóticos Sobre o Neb e Métod. , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2001 - 2001

Operador de Microcoputador. (Carga horária: 64h). , Serviço Nacional de Apendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Climatologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Variabilidade Climática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Joint ICTP-Trieste/ICTP-SAIFR Advanced School on Regional Climate Modeling over South America.Advanced School on Regional Climate Modeling over South America. 2016. (Outra).

WCRP CORDEX ICRC-CORDEX 2016. Climate Projection for Africa: RegCM4 Driven by HadGEM2-ES. 2016. (Congresso).

Interdisciplinaridade em Mudanças Climáticas: pesquisas atuais e em desenvolvimento. 2015. (Encontro).

I Workshop sobre Ciência de Dados do IAG/USP. 2015. (Simpósio).

Mudanças Climáticas: impactos, Vulnerabilidade e Adaptação. 2014. (Encontro).

Mudanças Climáticas: perspequitivas e desafios sociais. 2013. (Simpósio).

IV SIC - Simpósio Internacional de Climatologia. 2011. (Simpósio).

XV Congresso Brasileiro de Meteorologia. Influência das Anomalias de Temperatura da Superfície do Mar do Atlântico Tropical Sul na Precipitação da América do Sul. 2008. (Congresso).

VII Encontro de Pós-Graduação em Meteorologia do INPE.Simulação Climática para a América do Sul usando redes neurais: anomalais de precipitação e temperatura do ar sazonal.. 2007. (Encontro).

VIII Encontro de Pós-Graduação em Meteorologia do INPE.Papel do Pacifico e Atlantico na variabilidade interanual da precipitaçao sobre a America do Sul nas duas fases da Oscilaçao Decenal do Pacifico. 2007. (Encontro).

VIII Encontro de Pós-Graduação em Meteorologia do INPE.Papel do Pacifico e Atlantico na variabilidade interanual da precipitaçao sobre a America do Sul nas duas fases da Oscilaçao Decenal do Pacifico. 2007. (Encontro).

VI Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Meteorologia.Variabilidade interdecadal da precipitação do Nordeste do Brasil.. 2006. (Encontro).

Workshop sobre o OCEAN LAND ATMOSPHERE MODEL - OLAN.Workshop sobre o OCEAN LAND ATMOSPHERE MODEL - OLAN. 2006. (Outra).

I Encontro Mensal de Meteorologia e Sociedade.I Encontro Mensal Meteorologia e Sociedade. 2005. (Encontro).

II Encontro Mensal Meteorologia e Sociedade.II Encontro Mensal Meteorologia e Sociedade. 2005. (Outra).

III Encontro Mensal de Meteorologia e Sociedade.III Encontro Mensal de Meteorologia e Sociedade. 2005. (Encontro).

XV Encontro de Iniciação Científica.Influência do Deslocamento dos Centros das Altas subtropicais no Clima do Nordeste do Brasil.. 2005. (Encontro).

6 FEIRA SUSTENTÁVEL.6 FEIRA SUSTENTÁVEL. 2004. (Simpósio).

8° Jornada Alagoana de Saneamento Ambiental.8° Jornada Alagoana de Saneamento Ambiental. 2004. (Outra).

Workshop on Enhancing South American Climate Change Monitoring and Indices..Workshop on Enhancing South American Climate Change Monitoring and Indices.. 2004. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia. XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2004. (Congresso).

XVI Encontro de Iniciação Científica.Estudo e diagnosticos de Ciclos em Séries Temporais Longas de Pressão Atmosférica e Chuva no Semi-Ardio Africano (Sahel) e NE do Brasil. 2004. (Encontro).

SEMANA METEOROLÓGICA MUNDIAL.SEMANA METEOROLÓGICA MUNDIAL. 2002. (Outra).

VI Simpósio de Recursos Hídricos de Alagoas.VI Simpósio de Recursos Hídricos de Alagoas. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ismael Guidson Farias de Freitas

OLIVEIRA, C. P.GOMES, Helber BarrosMARIANO, G. L.; SILVA, M. C. L.; SILVA, F. D. S.. ANÁLISE DAS PREVISÕES MENSAIS DE PRECIPTAÇÃO SOBRE A AMÉRICA DO SUL UTILIZANDO O MODELO CLIMÁTICO REGIONAL- REGCM4.6.2. 2019. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Francisco Emenson Carpegiane Silva Feitosa

OLIVEIRA, C. P.SILVA, C. M. S. E.GOMES, Helber Barros; GONCALVES, W. A.. ANÁLISE DO VENTO SOBRE A BACIA DO OCEANO ATLÂNTICO TROPICAL: OBSERVAÇÕES E MODELAGEM CLIMÁTICA REGIONAL. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Felipe Jeferson de Medeiros

OLIVEIRA, C. P.AMBRIZZI, TERCIOTORRES, R. R.SILVA, C. M. S. E.. Aspectos Dinâmicos da Atmosfera Associados a Seca de 2012-2016 no Nordeste do Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luan Saraiva de Brito

da Rocha, R.P.; SILVA, M. E. S.;OLIVEIRA, C. P.. Análise do Vento sobre o Nordeste do Brasil na reanálise centenária ERA-20C: Variabilidade Interanual e Extremos. 2018. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

Aluno: Carolina Daniel Gouveia

TORRES, R. R.; GONCALVES, W. A.;OLIVEIRA, C. P.. Mudanças de extremos climáticos na América do Sul: Projeções para o século XXI e análise de incertezas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Ana Caroline Penna

TORRES, R. R.; GARCIA, S. R.; MENDES, D.;OLIVEIRA, C. P.. Caracterização dos Fluxos de Umidade sobre o Sudeste do Brasil: Clima Presente e Futuro. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Ulisses Antônio Natividade

GARCIA, S. R.;TORRES, R. R.; CORREA, M. P.;OLIVEIRA, C. P.. Observação e Projeção de Eventos Climáticos Extremos sobre o Brasil e Identificação de Possíveis Vulnerabilidades sobre Minas Gerais. 2015. 2015. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Gabriela Ramos Moraes

CORREA, M. P.;TORRES, R. R.OLIVEIRA, C. P.. Projeções de fluxos de R-UV para a América do Sul com base em estimativas de conteúdo de ozônio para o século XXI. 2015. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Helder José Farias da Silva

OLIVEIRA, C. P.GOMES, Helber BarrosBEZERRA, B. G.; SILVA, M. T.; GONCALVES, W. A.. ANÁLISE DOS EFEITOS DO DESMATAMENTO NA EVAPOTRANSPIRAÇÃO E NA MICROFÍSICA DAS NUVENS UTILIZANDO DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA AMAZÔNIA.. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Patricia Nunes Tuchtenhagen

BEZERRA, B. G.SILVA, C. M. S. E.; SILVA, A. G.;OLIVEIRA, C. P.; SANTOS, E. B.. VARIABILIDADE DO VENTO E POTENCIAL PARA ENERGIA EOLICA OFFSHORE NO LITORAL SUL DO BRASIL. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Oseas Machado Gomes

OLIVEIRA, C. P.; SILVA, M. T.; SOUZA, E. P.. Detecção e Atribuição de Mudanças Estruturais em Séries Temporais de Precipitação: Um contraste entre as Bacias do São Francisco e do Paraná.. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pollyanne Evangelista da Silva

SILVA, C. M. S. E.OLIVEIRA, C. P.; ANDRADE, L. M. B.; GUEDES, G. R.; SPYRIDES, M. H. C.; SANTOS, S. A.. INDICADOR EPIDEMIOLOGICO DE VULNERABILIDADE A EXTREMOS CLIMATICOS PARA REGIAO AMAZONICA E NORDESTE BRASILEIRO. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kalline Fabiana Silveira

ANDRADE, L. M. B.;OLIVEIRA, C. P.; SPYRIDES, M. H. C.; GUEDES, G. R.; NORONHA, K. V. M. S.. DOENCAS SENSIVEIS AO CLIMA: IMPACTO NA EXPECTATIVA DE VIDA SEGUNDO TIPOLOGIA CLIMATICA NO BRASIL. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcos Samuel Matias Ribeiro

ANDRADE, L. M. B.;OLIVEIRA, C. P.; SPYRIDES, M. H. C.; LIMA, K. C.; AMARO, V. E.. DESASTRES NATURAIS NO NORDESTE DO BRASIL: UMA ANALISE DA VULNERABILIDADE DAS POPULACOES. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Helder José Farias da Silva

GONCALVES, W. A.;BEZERRA, B. G.SILVA, C. M. S. E.; SPYRIDES, M. H. C.; LUCIO, P. S.;OLIVEIRA, C. P.. MODELAGEM ESTÓCASTICA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL EM BIOMAS TROPICAIS E INFLUÊNCIA DA MUNDANÇA DO USO DO SOLO NA PRECIPITAÇÃO. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS CLIMÁTICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elaine Rosângela Leutwiler Di Giacomo Silva

SILVA, M. E. S.; da Rocha, R.P.;OLIVEIRA, C. P.. Oscilação de Madden-Julian: Dados Observados e Simulados pelo REGCM4. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Italo Venceslau Britto

OLIVEIRA, C. P.; MENDES, D.; GONCALVES, W. A.; BRITTO, I. V.. REMOÇÃO DO GELO MARINHO ANTÁRTICO E SUA INFLUÊNCIA NOS CICLONES EXTRATROPICAIS NO HEMISFÉRIO SUL. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS CLIMÁTICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gustavo Custodio Matsubara

SILVA, C. M. S. E.OLIVEIRA, C. P.; HOELZEMANN, J. J.; PESSOA, Z. S.. IMPACTOS PROJETADOS DAS MUDANCAS CLIMATICAS SOBRE A GERACAO DE ENERGIA RENOVAVEL NO NORDESTE BRASILEIRO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Caroline Penna

TORRES, R. R.; REBOITA, MICHELLE SIMÕES;OLIVEIRA, C. P.. Fluxos de Umidade Sobre o Sudeste do Brasil: Clima Presente e Futuro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Amanda Carolina da Silva Queiroz

GONCALVES, W. A.;OLIVEIRA, C. P.BEZERRA, B. G.. AVALIAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO E DOS PADRÕES FÍSICOS E MORFOLÓGICOS DAS LINHAS DE INSTABILIDADE E A POSSÍVEL RELAÇÃO COM O GRADIENTE INTER-HEMISFÉRICO DO ATLÂNTICO TROPICAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Darllin de Araújo Caetano

OLIVEIRA, C. P.; GONCALVES, W. A.; REIS, J. S.; FERNANDEZ, J. H.. Analise Sinótica de um Caso de Distúrbio Ondulatório de Leste sobre a Cidade de Natal-RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Felipe Jeferson de Medeiros

GONCALVES, W. A.;OLIVEIRA, C. P.; VALADAO, C. E. A.. INFLUENCIA DA TEMPERATURA DA SUPERFICIE DO MAR NA OCORRENCIA E CARACTERISTICAS FISICAS DOS SISTEMAS CONVECTIVOS NA COSTA NORTE DO NORDESTE DO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Glicia Ruth Garcia de Araujo

SILVA, C. M. S. E.BEZERRA, B. G.OLIVEIRA, C. P.. Avaliação do Modelo Climático Regional Regcm4 sobre o Nordeste Brasileiro para o período de outono. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

OLIVEIRA, C. P.; CINTRA, M. M.; HOELZEMANN, J. J.. Processo Seletivo Simplificado Para Professor Substitutp/Temporário. 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

CINTRA, M. M.; MAIA, A. G.;OLIVEIRA, C. P.. Processo Seletivo Simplificado Para Professor Substitutp/Temporário. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sergio de Oliveira Bernardo

BERNARDO, S. O.MOLION, L. C. B.TOLEDO FILHO, M. R.. VARIABILIDADE INTERDECADAL DA PRECIPITAÇÃO SOBRE O NORDESTE DO BRASIL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Everaldo Barreiros de Souza

De Souza, E.B.AMBRIZZI, TercioCOELHO, C. A. S.; Silva Dias, P.L.; FERRAZ, S. E. T.. Interação da Oscilação de Madden-Julian com as Ondas de Leste Africanas e sua relação com a mudança dos padrões de ventos que atingem o norte da América do Sul. 2013. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Universidade de São Paulo.

Simone Erotildes Teleginski Ferraz

AMBRIZZI, T.DIAS, P. L. S.; COELHO, C. A. S.;FERRAZ, S. E. T.; SOUZA, E. B.. ?Interação da Oscilação de Madden Julian com as Ondas de Leste Africanas e sua relação com a mudança dos padrões de ventos que atingem o Norte da América do Sul?.. 2013. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Adilson Wagner Gandu

GANDU, A. W.; RAUPP, C. F. M.; ROCHA, Humberto Ribeiro da. Interação da Oscilação Madden-Julian com os Distúrbios Ondulatórios de Leste e sua relação com a Intensificação dos Alísios de Norte da América do Sul. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

MARY TOSHIE KAYANO

SANSIGOLO, C.KAYANO, M. TPEZZI, L.AMBRIZZI, T.. Influência do Pacífico e Atlântico na variabilidade interanual da precipitação sobre a América do Sul. 2008. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Tercio Ambrizzi

Ambrizzi, Tercio; DIAS, Pedro Leite da Silva;COELHO, C. A. S.Ferraz, Simone E. T.; SOUZA, E. B.. Interação da Oscilação de Madden Julian com as Ondas de Leste Africanas e sua relação com a mudança dos padrões de ventos que atingem o Norte da América do Sul .. 2013. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto de Astronomia Geofisica e Ciëncias Atmosféricas.

Caio Augusto dos Santos Coelho

COELHO, C. A. S.AMBRIZZI, T.DIAS, P. L. S.SOUZA, E. B.; FERRAZ, S. E. T.. Interação da Oscilação de Madden Julian com as Ondas de Leste Africanas e sua relação com a mudança dos padrões de ventos que atingem o Norte da América do Sul. 2013. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Universidade de São Paulo.

Luciano Ponzi Pezzi

AMBRIZZI, Tercio;PEZZI, L. P.; SANSIGOLO, A C;KAYANO, M. T.. Influência do Pacifico e Atlântico na Variabilidade Interanual da precipitação sobre a América do Sul. 2008. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Amanda Carolina da Silva Queiroz

Avaliação da precipitação no Leste do Nordeste do Brasil a partir de observações de radar polarimétrico; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CLIMÁTICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Felipe Jeferson de Medeiros

Tendências do Padrão Dinâmico Associado as Secas no Nordeste do Brasil; Início: 2020; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS CLIMÁTICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Maria Leidinice da Silva

Regionalização de Projeções Climáticas sobre o Nordeste Brasileiro utilizando o Modelo Climático Regional RegCM4; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Felipe Jeferson de Medeiros

Aspectos Dinâmicos da Atmosfera Associados a Seca de 2012-2016 no Nordeste do Brasil; 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CLIMÁTICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristiano Prestrelo de Oliveira;

Francisco Emenson Carpegiane Silva Feitosa

ANÁLISE DO VENTO SOBRE A BACIA DO OCEANO ATLÂNTICO TROPICAL: OBSERVAÇÕES E MODELAGEM CLIMÁTICA REGIONAL; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Cristiano Prestrelo de Oliveira;

Jéssica Cristina Gabriel da Silva

Identificação Subjetiva do Centro Médio da Alta Subtropical: Variabilidade Interanual; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cristiano Prestrelo de Oliveira;

Jéssica Cristina Gabriel da Silva

Identificação Subjetiva do Centro Médio da Alta Subtropical: Análises Preliminares; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristiano Prestrelo de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Carlos Baldicero Molion

TENDÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA DE ALGUMAS LOCALIDADES DO BRASIL; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Meteorologia) - DEPARTAMENTO DE METEOROLOGIA, - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Carlos Baldicero Molion;

Luiz Carlos Baldicero Molion

INFLUÊNCIA DO DESLOCAMENTO DA ALTAS SUBTROPICAIS NO CLIMA DO NORDESTE DO BRASIL; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - DEPARTAMENTO DE METEOROLOGIA, - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Carlos Baldicero Molion;

Luiz Carlos Baldicero Molion

VARIABILIDADE DA CIRCULAÇÃO DE GRANDE ESCALA SOBRE O ATLÂNTICO SUBTROPICAL; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em METEOROLOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Carlos Baldicero Molion;

MARY TOSHIE KAYANO

Papel do Pacífico e Atlântico na variabilidade interanual da precipitação sobre a América do Sul nas duas fases da Oscilação Decenal do Pacífico; 2008; Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mary Toshie Kayano;

Tercio Ambrizzi

Interação da Oscilação Madden-Julian com os Distúrbios Ondulatórios de Leste e sua relação com a Intensificação dos Alísios de Norte da América do Sul; 2013; Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto de Astronomia Geofisica e Ciëncias Atmosféricas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tercio Ambrizzi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARQUES, THIAGO V. ; MENDES, KEILA ; MUTTI, PEDRO ; MEDEIROS, SALOMÃO ; SILVA, LINDENBERG ; PEREZ-MARIN, ALDRIN M. ; CAMPOS, SUANY ; LÚCIO, PAULO S. ; LIMA, KELLEN ; DOS REIS, JEAN ; RAMOS, TARSILA M. ; DA SILVA, DANIEL F. ; OLIVEIRA, CRISTIANO P. ; COSTA, GABRIEL B. ; ANTONINO, ANTONIO C.D. ; MENEZES, RÔMULO S.C. ; SANTOS E SILVA, CLÁUDIO M. ; BEZERRA, BERGSON . Environmental and biophysical controls of evapotranspiration from Seasonally Dry Tropical Forests (Caatinga) in the Brazilian Semiarid. AGRICULTURAL AND FOREST METEOROLOGY , v. 287, p. 107957, 2020.

  • TUCHTENHAGEN, PATRÍCIA ; CARVALHO, GILVANI GOMES DE ; MARTINS, GUILHERME ; SILVA, POLLYANNE EVANGELISTA DA ; OLIVEIRA, CRISTIANO PRESTRELO DE ; DE MELO BARBOSA ANDRADE, LARA ; ARAÚJO, JOÃO MEDEIROS DE ; MUTTI, PEDRO RODRIGUES ; LUCIO, PAULO SÉRGIO ; SILVA, CLÁUDIO MOISÉS SANTOS E . WRF model assessment for wind intensity and power density simulation in the southern coast of Brazil. ENERGY , v. 190, p. 116341, 2020.

  • MEDEIROS, F. J. ; OLIVEIRA, C. P. ; SILVA, C. M. S. E. . Numerical simulation of the circulation and tropical teleconnection mechanisms of a severe drought event (2012-2016) in Northeastern Brazil. CLIMATE DYNAMICS , v. 54, p. 4043-4057, 2020.

  • MENDES, KEILA R. ; CAMPOS, SUANY ; DA SILVA, LINDENBERG L. ; MUTTI, PEDRO R. ; FERREIRA, ROSARIA R. ; MEDEIROS, SALOMÃO S. ; PEREZ-MARIN, ALDRIN M. ; MARQUES, THIAGO V. ; RAMOS, TARSILA M. ; DE LIMA VIEIRA, MARIANA M. ; OLIVEIRA, CRISTIANO P. ; GONÇALVES, WEBER A. ; COSTA, GABRIEL B. ; ANTONINO, ANTONIO C. D. ; MENEZES, RÔMULO S. C. ; BEZERRA, BERGSON G. ; SANTOS E SILVA, CLÁUDIO M. . Seasonal variation in net ecosystem CO2 exchange of a Brazilian seasonally dry tropical forest. Scientific Reports , v. 10, p. 9454, 2020.

  • MUTTI, PEDRO R. ; DE ABREU, LIZANDRO P. ; DE M. B. ANDRADE, LARA ; SPYRIDES, MARIA HELENA C. ; LIMA, KELLEN C. ; DE OLIVEIRA, CRISTIANO P. ; DUBREUIL, VINCENT ; BEZERRA, BERGSON G. . A detailed framework for the characterization of rainfall climatology in semiarid watersheds. THEORETICAL AND APPLIED CLIMATOLOGY , v. 137, p. 1-17, 2019.

  • DE OLIVEIRA, CRISTIANO PRESTRELO ; AÍMOLA, LUIS ; AMBRIZZI, TÉRCIO ; FREITAS, ANA CAROLINA VASQUES . The Influence of the Regional Hadley and Walker Circulations on Precipitation Patterns over Africa in El Nio, La Nia, and Neutral Years. PURE AND APPLIED GEOPHYSICS , v. 1, p. 1-14, 2018.

  • DE OLIVEIRA, CRISTIANO P. ; AMBRIZZI, TERCIO ; AIMOLA, LUIS . Influence of intraseasonal variability on precipitation in northern South America during the winter season. International Journal of Climatology , v. 37, p. 3561?3577, 2016.

  • FREITAS, ANA CAROLINA VASQUES ; AÍMOLA, LUIS ; AMBRIZZI, TÉRCIO ; DE OLIVEIRA, CRISTIANO PRESTRELO . Changes in intensity of the regional Hadley cell in Indian Ocean and its impacts on surrounding regions. Meteorology and Atmospheric Physics (Print) , v. 128, p. 10-20, 2016.

  • FREITAS, ANA CAROLINA VASQUES ; AÍMOLA, LUIS ; AMBRIZZI, TÉRCIO ; DE OLIVEIRA, CRISTIANO PRESTRELO . Extreme Intertropical Convergence Zone shifts over Southern Maritime Continent. Atmospheric Science Letters , v. 1, p. 1-9, 2016.

  • COELHO, CAIO A. S. ; OLIVEIRA, C. P. ; AMBRIZZI, TÉRCIO ; REBOITA, MICHELLE SIMÕES ; CARPENEDO, CAMILA BERTOLETTI ; CAMPOS, JOSÉ LEANDRO PEREIRA SILVEIRA ; TOMAZIELLO, A. C. N. ; PAMPUCH, LUANA ALBERTANI ; CUSTÓDIO, MARIA DE SOUZA ; DUTRA, LÍVIA MARCIA MOSSO ; DA ROCHA, ROSMERI P. ; REHBEIN, AMANDA . The 2014 southeast Brazil austral summer drought: regional scale mechanisms and teleconnections. Climate Dynamics , v. 46, p. 3737-3752, 2015.

  • Gottschalck, Jon ; Wheeler, Matthew ; Weickmann, Klaus ; Vitart, Frederic ; Savage, Nicholas ; Lin, Hai ; Hendon, Harry ; Waliser, Duane ; Sperber, Ken ; Nakagawa, Masayuki ; OLIVEIRA, C. P. ; Flatau, Maria ; Higgins, Wayne . A Framework for Assessing Operational Model MJO Forecasts: A Project of the CLIVAR Madden-Julian Oscillation Working Group. Bulletin of the American Meteorological Society , v. 91, p. 100804095101076, 2010.

  • Kayano, Mary Toshie ; OLIVEIRA, C. P. ; Andreoli, Rita Valéria . Interannual relations between South American rainfall and tropical sea surface temperature anomalies before and after 1976. International Journal of Climatology , v. 29, p. 1439-1448, 2009.

  • LYRA, R. F. da F. ; QUERINO, C. A. S. ; SOUZA, S. S. ; MARIANO, G. L. ; BARCELLOS, K. M. ; MOURA, M. A. L. ; NEVES, T T A ; AMORIM, E. C. ; CALHEIROS, A. J. ; CHAGAS, E. V. ; COUTINHO, V. F. ; SILVA, E. C. ; SILVA, M. M. R. ; SILVA, N. C. ; OLIVEIRA, C. P. . Limitação do Método Analítico para Determinação da Altura da Camada Limite Convectiva. Ciência e Natura , v. espec, p. 327-330, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, C. P. . XX Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2018.

OLIVEIRA, C. P. . VII Simpósio Internacional de Climatologia. 2017.

OLIVEIRA, C. P. . Um alerta climático. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, C. P. . Vem Chegando o Verão. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, C. P. . Um alerta Climático. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, C. P. . Professor da UFRN fala sobre mudanças climáticas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, C. P. . Pesquisadores dizem que o mar deve continuar invadindo faixa de areia, no RN. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, C. P. . Mar avança 1,8 metros em 42 anos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, C. P. . Introdução a Linguangem de Proggramação Fortran 90. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Regionalização Dinâmica das Projeções de Mudanças Climáticas sobre o Norte e Nordeste da América do Sulusando o Modelo Climático Regional (RegCM4), Descrição: Este projeto tem como objetivo realizar regionalização dinâmica de cenários climáticos do CMPI5 em alta resolução sobre a região Norte e Nordeste da América do Sul. O domínio das simulações compreende todo Norte da América do Sul e parte do Atlântico Tropical com espaçamento horizontal de grade de 25 km. Especificamente pretende-se identificar as parametrizações físicas mais apropriadas para reproduzir o clima do passado recente (1970-2005) observado sobre a região de estudo, avaliar o impacto de dois Modelos de superfície (BATS e CLM4.5) nas simulações climáticas do passado recente, Identificar nas simulações do passado recente os padrões sazonais climáticos de precipitação e temperatura da região e sua variabilidade interanual, com objetivo de quantificar a incerteza em nossas projeções dos modelos do CMIP5, também iremos explorar o aquecimento do século 20 e a variabilidade climática natural na região de estudo, identificar qual MCG do CMIP5 apresenta maior habilidade em simular os padrões climáticos sobre a área de estudo, no passado recente, realizar regionalização de cenários climáticos do CMIP5 sobre a região Norte e Nordeste da América do Sul com as condições iniciais e de contorno obtidas a partir das melhores simulações do modelo do CMIP5 identificado no item anterior e com a melhor configuração do RegCM4 avaliada nos objetivos anteriores, além de obter e analisar índices de extremos climáticos (chuva e temperatura) a partir das projeções climáticas em alta resolução.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Coordenador / Roger Rodrigues Torres - Integrante / Thiago Veloso dos Santos - Integrante / Maria Leidinice da Silva - Integrante / Felipe Jeferson de Medeiros - Integrante / Francisco Emenson Carpegiane Silva Feitosa - Integrante / Jessica Cristina Gabriel da Silva - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Aplicações de modelagem dinâmica regional para prospecção de potencial eólico offshore e para o desenvolvimento de ndicadores de vulnerabilidade epidemiológica no Nordeste do Brasil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudio Moises Santos e Silva em 28/03/2018., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo principal a realização de simulações regionalizadas com o modelo RegCM4 a fim de aplicá-las em estudos sobre agrometeorologia, energia eólica e índice epidemiológico sobre o NEB. As simulações utilizadas cobrem um período de 30 anos (1981-2010). No aspecto agrometeorológico, pretende-se analisar o papel do clima na produtividade de soja na região do Matopiba. Para o estudo sobre o potencial eólico offshore serão analisados os resultados das simulações juntamente com os dados de vento estimados via satélite da NASA. Finalmente, será construído um índice epidemiológico de vulnerabilidade a extremos climáticos de seca para o NEB, combinando informações meteorológicas com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / BERGSON GUEDES BEZERRA - Integrante / CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA - Coordenador / PAULO SERGIO LUCIO - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Observatório Nacional da Dinâmica da Água e de Carbono no Bioma Caatinga (ONDACBC), Descrição: O objetivo geral do INCT-ONDACBC é ser um centro de referência nacional e internacional na realização de atividades de pesquisa para o levantamento de dados climáticos, ecohidrológicos, e de ciclagem biogeoquímica de carbono nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e a utilização de modelos de simulação para o desenvolvimento de estratégias de adaptação/manejo do bioma caatinga face às mudanças climáticas. As Principais Linhas de Pesquisa do INCT-ONDACBC são: 1. Dinâmica da água e de carbono em ecossistemas; 2. Fluxos de energia, água e CO2 no sistema solo-planta-atmosfera; 3. Modelagem determinística e estocástica; 4. Eco-hidrologia; 5. Ciclagem biogeoquímica de C e N. O INCT-ONDACBC é uma rede multidisciplinar de pesquisadores nacionais e internacionais que atuam no desenvolvimento de pesquisas experimentais e de modelagem da dinâmica de água e carbono no semiárido do Nordeste do Brasil. Reúne esforços para conduzir pesquisas de longo prazo em escala regional, sistematizar o conhecimento gerado, formar recursos humanos e subsidiar a formulação de políticas públicas para apoiar a adaptação dos sistemas de uso da terra à variabilidade climática da região. O INCT-ONDACBC foi aprovado na chamada pública MCTI/CNPQ/CAPES/FAPS N 16/2014 PROGRAMA INCT e está sendo financiado pela FACEPE, CAPES (processo N 88887.136369/2017-00) e CNPq (processo N 465764/20142). Valor total financiado: R$ 3.568.092,00. O INCT-ONDACBC é sediado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e participam dele instituições nacionais (EMBRAPA, INSA, IFRN, UFAL, UFCG, UFPB, UFPE, UFRN, UFRPE, UFS, UPE e UEPB) e internacionais (Texas A&M University,TAMU, EUA; Duke University, EUA; University of Guelph, Canada; Institut de Recherche pour le Développement, IRD, França; da Ecole National Travaux Publique de l?Etat, ENTPE, França; Universidade de Coimbra, Portugal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Coordenador / BERGSON GUEDES BEZERRA - Integrante / CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA - Integrante / PAULO SERGIO LUCIO - Integrante / Carlos Antonio Costa dos Santos - Integrante / Antonio Celso Dantas Antonino - Integrante / Gelson dos Santos Difante - Integrante / Marcone Geraldo Costa - Integrante / Ignacio Hernan Salcedo - Integrante / Magna Soelma Bezerra de Moura - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Estudo sobre o clima do Nordeste do Brasil através de modelagem dinâmica regional, Descrição: A presente projeto de pesquisa tem o objetivo de desenvolver três enfoques de pesquisa em ciências atmosféricas. O enfoque principal é a Modelagem Dinâmica Regional. Serão usados dois modelos, o BRAMS e o RegCM4. Serão realizadas simulações de 10 anos a fim de se avaliar o desempenho destes modelos com diferentes configurações sobre o Nordeste do Brasil. A avaliação das simulações será feita através de uma base de dados observacionais de diferentes fontes, sendo as principais da Agência Nacional de Águas, do Instituto Nacional de Meteorologia. Após realizadas as simulações serão aplicadas técnicas estatísticas baseadas em regressão linear múltipla para determinar conjuntos de simulações. O projeto é vinculado às atividades de ensino e de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que possui os cursos de mestrado e doutorado, além disso, a UFRN criou recentemente uma graduação em Meteorologia; portanto, trata-se de uma proposta que contempla a associação de ensino e pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA - Coordenador / PAULO SERGIO LUCIO - Integrante / Priscilla Teles de Oliveira - Integrante / Aline Gomes da Silva - Integrante / Ana Cleide Bezerra - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Processos de multi-escala que atuam na convecção tropical e a influência de aerossóis - (GoAmazon), Descrição: Este projeto foca em dois temas fundamentais para a Amazônia que são sua variabilidade atmosférica e os efeitos dos aerossóis na mesma. Para estudar os dois temas propostos, estão previstos duas formas de análise sobre a região da campanha do GoAmazon: (1) Análise estatística dos dados obtidos dos sítios do GoAmazon em relação as propriedades relevantes para convecção e sua interação com os aerossóis, e (2) Efeitos dos aerossóis em nuvens convectivas e precipitação, incluindo a função dos aerossóis nas mudanças do clima regional e circulação atmosférica para situações de atmosfera poluída e limpa. Os dados coletados na campanha do GoAmazon e as saídas de um conjunto hierárquico de modelos numéricos, indo desde modelos globais acoplados oceano-atmosfera até modelos de resolução de nuvens (CRM) serão extensivamente utilizados neste projeto. Em relação a análise (1), três aspectos serão focados. O primeiro se refere a umidade da convecção profunda em seu início, onde um conjunto de análises estatísticas baseados em dados e instrumentos obtidos de outros experimentos (DOE ARM sites em Nauru) para quantificar a convecção em seu início já foi desenvolvido e deverá ser aplicado no GoAmazon. O segundo aspecto se refere a variabilidade do cisalhamento vertical e umidade relativa na baixa troposfera. Estudos com modelos numéricos têm mostrado que estas propriedades da atmosfera podem ser importantes na presença de aerossóis. O terceiro aspecto está relacionado a intrasazonalidade do regime de ventos na baixa troposfera na Amazônia central. A segunda componente de análise se refere a estratificação dos dados coletados nos sítios do GoAmazon em termos de informação do aerossóis (p.ex., massa, composição química e distribuição de tamanho). Usando modelos de resolução de nuvens (CRM) o efeito dos aerossóis serão analisados em casos selecionados de nuvens de convecção profunda em condições poluídas e limpas. A colaboração internacional Brasil-EUA permitirá uma troca de experiências no uso de diferentes modelos numéricos da atmosfera e sua aplicação em pesquisa sobre o efeito de aerossóis. Visitas de curtos períodos dos pesquisadores seniores, assim como estadias mais longas de outros membros do projeto foram contemplados no escopo geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Tercio Ambrizzi - Coordenador / Rosemeri Porfilio da Rocha - Integrante / Rita Ynoue - Integrante / Anita Drumond - Integrante / Ana Maria Nunes - Integrante / Simone T. Ferraz - Integrante / Maria de Souza Custodio - Integrante / Marta Llopart - Integrante.

  • 2011 - Atual

    O Núcleo de Apoio a Pesquisa em Mudanças Climáticas (NAPMC) "Inter-disciplinary Climate Investigation Center - INCLINE", Descrição: A Universidade de São Paulo tem destacado papel na liderança em pesquisa científica na área de mudanças climáticas. Esta proposta de NAP de Mudanças Climáticas integra e potencializa colaborações essenciais nesta área intrinsecamente multidisciplinar. As necessidades de pesquisas integradas do país nesta área são chaves para um futuro sustentável da economia e no enfrentamento das questões socioeconômicas inerentes às mudanças climáticas. Estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas a serem implementadas brevemente precisam ter forte embasamento científico. A rede Clima do MCT, o INCT de Mudanças Climáticas e o programa FAPESP de mudanças climáticas são iniciativas importantes que este NAP pretende reforçar com um programa de integrado de pesquisas. A proposta envolve mais de 58 pesquisadores da USP e mais de 90 colaboradores externos, organizados através de 14 subprojetos integrados que tem como temas: 1) Detecção, atribuição e variabilidade natural do clima; 2) Meio ambiente amazônico em mudança; 3) Ciclos biogeoquímicos globais; 4) As mudanças do clima e seus impactos no Oceano Atlântico Sul; 5) Impactos das emissões globais de megacidades; 6) Impactos das mudanças globais sobre zonas costeiras e plataforma continental do Atlântico Sul; 7) Paleoclima do Brasil; 8) Evolução histórica e futuro dos extremos da precipitação no Brasil; 9) Inovação tecnológica, bioenergia, sustentabilidade e contribuições para as reduções das emissões de gases do efeito estufa; 10) Vulnerabilidade e adaptação no contexto da saúde ambiental; 11) Biometeorologia humana; 12) Economia das mudanças climáticas, 13) Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas, e 14) Mudança no Uso da Terra. Estes subprojetos estão integrados na temática de mudanças globais e em colaborações já bem estabelecidas com projetos em andamentos pelos vários grupos que compõe esta proposta. A interdisciplinaridade é garantida pela proposta integrada com aspectos físicos, químicos, biológicos, socioeconômic.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (22) / Doutorado: (16) . , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Tercio Ambrizzi - Integrante / Paulo Eduardo Artaxo Neto - Coordenador / José Marengo - Integrante / Humberto Ribeiro da Rocha - Integrante / Maria Assunca F S Dias - Integrante / Rosemeri Porfilio da Rocha - Integrante / Maria de Fatima Andrade - Integrante / Arlindo Phillip Jr - Integrante / Fabio T. Goncalves - Integrante / Luis Martinelli - Integrante / Eduardo Haddad - Integrante / Francisco Cruz - Integrante / Cristiano Mazur Chiessi - Integrante / Weber Antonio Neves do Amaral - Integrante / Edmo J. D. Campos - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Tempestades: desenvolvimento de um sistema dinamicamente adaptativo para produção de alertas para a região Sul/Sudeste (ADAPT) Meta 2 - Mineração de dados para identificação de condições favoráveis à gênese e evolução de tempestades, Descrição: O escopo do projeto principal (ADAPT) envolvia diversas metas, a cargo de diferentes grupos de pesquisa, objetivando desenvolver um protótipo de monitoramento e previsão de fenômenos meteorológicos extremos automatizado e dinamicamente adaptativo como base para um sistema de alerta que possa ser instalado e operado de forma integrada em serviços regionais de previsão de tempo na região Sul e Sudeste do Brasil para suporte à Defesa Civil e setores produtivos. Este projeto FINEP, convênio no. 01.06.1120.00, tem a Associação dos Pesquisadores do Experimento de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (APLBA), como convenente e, entre os executores, INPE, INMET, IAG/USP, etc. Em particular, os coordenadores gerais do projeto eram a Dra. Maria Assunção Faus da Silva Dias e o Dr. Nelson Jesus Ferreira.No caso a Meta-2 - Mineração de dados para identificação de condições favoráveis à gênese e evolução de tempestades - objetivava explorar técnicas de mineração de dados para buscar e validar correlações entre dados meteorológicos de fontes diversas associados à ocorrência de tempestades (severas), de forma que possam ser utilizadas na previsão desse tipo de evento. Houve uma grande sobreposição entre os escopos deste projeto e o projeto CB Mining do Edital Universal do CNPq, sendo ambos de certa forma complementares, e executados pela mesma equipe, sob coordenação de Stephan Stephany (coordenador somente da Meta-2 no caso deste projeto ADAPT).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Alex Sandro Aguiar Pessoa - Integrante / Nelson Jesus Ferreira - Integrante / Margarete Oliveira Domingues - Integrante / Odim Mendes Junior - Integrante / José Demísio Simões Silva - Integrante / Stephan Stephany - Coordenador / Mirian Caetano - Integrante / Varlei Everton Menconi - Integrante / Glauston Roberto Teixeira de Lima - Integrante / Cesar Strauss - Integrante.

  • 2006 - 2010

    CB-MINING: Mineração de dados associados a sistemas convectivos, Descrição: A previsão da evolução de sistemas convectivos tem grande importância científica e econômica devido aos efeitos das tempestades associadas na superfície terrestre e na própria atmosfera. Atualmente, dispõe-se de uma grande variedade de dados meteorológicos, tais como dados de perfis atmosféricos derivados de estações de radiossondagem, dados de modelos meteorológicos de previsão numérica de tempo, dados de radares e satélites meteorológicos e dados de descargas elétricas atmosféricas. Estes últimos devem-se à atividade elétrica intensa associada aos sistemas convectivos. Em função da alta resolução espacial e temporal dos dados meteorológicos em geral e do consequente volume de dados gerados por modelagem ou sensores, sua análise requer o uso de ferramentas computacionais avançadas. Neste projeto exploram-se técnicas de mineração de dados, uma ferramenta chave, para buscar correlações potencialmente úteis entre os dados meteorológicos relativos ao Pantanal Matogrossense, de forma a caracterizar a atividade convectiva intensa, objetivando sua previsão. A existência de atividade convectiva severa será inferida de dados de ocorrência de descargas elétricas nuvem-solo, além de dados de radar e satélite. Este tipo de análise pode complementar os métodos convencionais de investigação de sistemas convectivos, auxiliando na previsão meteorológica de curto prazo de tempestades severas, tanto do ponto de vista dinâmico, eletrodinâmico e termodinâmico. A aplicação da mineração de dados à investigação de sistemas convectivos é de grande interesse em pesquisa em Meteorologia, especificamente no tocante à caracterização da atividade convectiva no Pantanal Matogrossense. Projeto relativo ao Edital Universal - chamada 02/2006, MCT/CNPq... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Alex Sandro Aguiar Pessoa - Integrante / Nelson Jesus Ferreira - Integrante / Margarete Oliveira Domingues - Integrante / Odim Mendes Junior - Integrante / José Demísio Simões Silva - Integrante / José Carlos Becceneri - Integrante / Stephan Stephany - Coordenador / Mirian Caetano - Integrante / Varlei Everton Menconi - Integrante / Glauston Roberto Teixeira de Lima - Integrante / Cesar Strauss - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Niño e La Niña e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Monitoramento das Oscilações Intrasaonais, Descrição: O objetivo deste projeto é detectar e analisar a variabilidade atmosférica das Oscilações Madde-Julian - OMJ associada a sistemas atmosféricos sobre a América do Sul. Especificamente pretende-se: Caracterizar e analisar as Oscilações Intrasazonais mais freqüentes sobre a América do Sul, determinar e analisar os padrões sazonais espaciais das OMJ, inclusive em anos de El Nio e La Nia e monitorar essas oscilações no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cristiano Prestrelo de Oliveira - Integrante / Nelson Ferreira de Jesus - Coordenador / Maria Assunção Faus da Silva Dias - Integrante / Jorge Conrrado Conforte - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Aprovado na 2ª colocação no Concurso Público para Professor Adjunto Doutor, Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? Campus de Bauru ? Disciplina de Meteorologi.

2014

Aprovado na 2ª colocação no Concurso Público para Professor Adjunto-A Doutor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? UFRN Campus de Natal ? Disciplina de Meteorologia Sinó.

2014

Aprovado na 12ª colocação no Concurso Público para Pesquisador Classe de Assistente de Pesquisa Padrão 1, Especialidade Estudos de Clima e Modelagem Climática, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ? INPE São José dos Campos.

2009

Aprovado na 3ª colocação no Concurso Público para Professor Assistente, Universidade Federal de Itajubá ? UNIFEI Campus de Itajubá, Disciplina Climatologia e Hidrometeorolo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas - DCAC. , AC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (11) 30912830, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Pesquisadora em Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Interdisciplinary Climate Investigation Center (INCLINE) Atividades: Realizar pesquisas científicas relacionadas à detecção, atribuição e variabilidade natural do clima. A pesquisa tem caráter multidisciplinar cuja aplicação é contribuir com as estratégias de mitigação e adaptação as mudanças climáticas.

2009 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisdor

Outras informações:
Colaboradora no Grupo de Estudos Climáticos (GrEC) Atividades: Apresentar seminários de previsão e monitoramento climático, elaborar o conteúdo dos relatórios científicos climatológicos mensais, elaborar as apresentações em formato PowerPoint, prestar treinamento técnico e científico para os componentes do Grupo.

2011 - 2012

Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educador I, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor Educador I no Curso de Licenciatura semi-presencial da Universidade de São Paulo - Pólo Ribeirão Preto - SP.

2008 - 2009

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Vínculo: Bolsista PCI, Enquadramento Funcional: Bolsista Desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação no desenvolvimento de métodos de diagnóstico, análise, acompanhamento e previsão de fenômenos de escala Intrasazonal bem como sua influência sobre o clima da América do Sul.

2004 - 2005

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista pelo CNPq/PIBIC com o título: INFLUÊNCIA DO DESLOCAMENTO DOS CENTROS DAS ALTAS SUBTROPICAIS NO CLIMA DO NORDESTE DO BRASIL.

2003 - 2004

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista pelo CNPq/PIBIC com o título: ESTUDOS E DIAGNÓSTICOS DE CICLOS EM SÉRIES TEMPORAIS LONGAS DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA E CHUVA NO SEMI-ÁRIDO AFRICANO (SAHEL) E NE DO BRASIL

Atividades

  • 02/2004 - 02/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Meteorologia.,Linhas de pesquisa

2016 - 2016

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto Temporário, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Ciências Atmosféricas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Climatologia Dinâmica, Computação Básica, Hidrometeorologia, Meteorologia da América do Sul