Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira

possui graduação, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi docente na graduação e na pós-Graduação do Instituto de Artes da UNESP - Universidade Estadual Paulista. Foi Chefe do Depto. de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação e coordenou o Programa de Pós-graduação em Artes da UNESP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro, dramaturgia, direção teatral, estética teatral e ensino do teatro.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Cenicas

1997 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Ruggero Jacobbi: presença italiana no teatro brasileiro
Orientador: Sábato Antonio Magaldi
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: crítica teatral; direção teatral; estética teatral; teatro brasileiro; ensino do teatro.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Teatro Brasileiro. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.

Mestrado em Artes Cenicas

1991 - 1995

Universidade de São Paulo
Orientador: José Eduardo Vendramini
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: encenação; estética teatral; Interpretação teatral; teatro brasileiro; política cultural.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTES CÊNICAS. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Teatro Brasileiro. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Artes Cênicas

1969 - 1976

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro Brasileiro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Encenação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Ensino do Teatro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXV Simpósio da ANPUH.Do mito à personagem teatral: Gilgamesh. 2009. (Simpósio).

V Congresso de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. A epopéia Gilgamesh por Antunes Filho. 2008. (Congresso).

Mesa redonda sobre o ensino do teatro. Mediação. Participantes: Maria Thaís dos Santos e Verônica Fabrini. Auditório do Instituto de Artes da Unesp. 180 min..Pedagogia teatral. 2008. (Encontro).

Persona & personagem.O ator-narrador. 2008. (Encontro).

V Forum de Debates: Perspectivas Interdiscicplinares nas Artes e nas Humanidades. Conferencista convidada para a mesa Interdisciplinaridade nas Artes, juntamente com Lia Tomás e Carlos Felipe Moisés. Universidade São Marcos..Interdiciplinaridade nas Artes. 2007. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Sobre rapsodos, narradores e personagens. 2006. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Mesa redonda: Pesquisar, fazer, ensinar artes cênicas: processos, linguagens e inserção social. Mesa redonda: Pesquisar, fazer, ensinar artes cênicas: processos, linguagens e inserção social. 2006. (Congresso).

Próximo Ato: Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo. Participação em mesa sobre O Teatro de Grupo e a Universidade.Participação em mesa sobre O Teatro de Grupo e a Universidade. 2006. (Encontro).

Freud 150 Anos Arte do Inconsciente.Nelson Rodrigues, a movimentação do psíquico. 2006. (Encontro).

XV CONFAEB. Exercício em cena. 2004. (Congresso).

III Congresso de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. Três encenações de Os Lusíadas. 2003. (Congresso).

Satyrianas.Satyrianas - uma saudação à primavera. 2003. (Encontro).

Arte e Cultura III.Dois experimentos de tranposição do gênero épico para o palco: Os Lusíadas. 2002. (Seminário).

Satyrianas, uma saudação à primavera.Satyrianas, uma saudação à primavera. 2002. (Encontro).

1o. Colóquio de Pesquisa do Instituto de Artes.Uma viagem da epoéia à cena. 2002. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2001. (Congresso).

VII Festival Iberoamericano de Teatro.O teatro iberoamericano. 1992. (Outra).

V Festival Iberoamericano de Teatro.O teatro iberoamericano. 1990. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Christina Achutti Trevisan

RAULINO, B.; RAMIREZ, J.M.L.O.; RENGEL, L. P.. Stanislávski-Laban: do texto à encenação. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Walmir Barguil Pavam

RAULINO, B.; CARVALHO, S.; RAMIREZ, J.M.L.O.. A dramaturgia do trabalho no teatro paulistano contemporâneo. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes) - Instituto de Artes - UNESP, SP.

Aluno: Heloisa Hirai Hecker

RAULINO, B.; ALAMBERT JUNIOR, F. C.; LIMA, R. N.. Alfredo Mesquita e o teatro paulista (1930-1968). 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Edimilson Evangelista de Souza

RAULINO, B.; DESGRANGES, F.; LIMA, R. N.. Heleny Guariba: luta e paixão no Teatro Brasileiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Artes - UNESP, SP.

Aluno: Solange Aparecida Dias

LOPES, S. P.;RAULINO, B.; FABRINI, Verônica. Curto-circuito entre o dramaturgo-encenador e o ator - a composição cênica de Cantos Periféricos. Aluna: Solange Dias. Orientadora: Sara Lopes. Membros da banca: Verônica Fabrini e Berenice Raulino. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fábio Emilio Superbi

RAULINO, B.; KOUDELA, I. D.; LIMA, R. N.. Panos e lendas: três décadas de histórias. Auno: Fábio Emilio Superbi. Orientadora: Berenice Raulino. Membros da banca: Ingrid Koudela e Reynuncio Lima.. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

Aluno: José Evilberto Rebouças

RAULINO, B.; FERNANDES, S.; BOLOGNESI, M.. A dramaturgia e a encenação no espaço não-convencional. Auno: José Evilberto Rebouças (Evill Rebouças). Orientadora: Berenice Raulino. Membros da banca: Sílvia Fernandes e Mario Bolognesi.. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

Aluno: Luiz Carlos Leite

VENEZIANO, N.;RAULINO, B.; LOPES, S. P.. Da narrativa performática ao texto teatral: a transcriação de narrativas orais do Vale do Jequitinhonha-MG em literatura dramática. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberto Rodriguez Doria

RAULINO, B.; BRITO, R.; SILVA, E. L.. Atores são heróis: o processo de construção da máscara a partir de objetos de uso cotidiano. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nilva Costa da Luz

RAULINO, B.; BRITO, R.; BOLOGNESI, M.. Genésio Arruda: um caipira na cena cultural paulista. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

Aluno: Frederick Magalhães Hunzicker

RAULINO, B.; VENEZIANO, N.; BRITO, R.. Do chapéu ao casamento: o processo criativo de um espetáculo de commedia dell'arte. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Giuliana Martins Simões

FARIA, J. R.;RAULINO, B.; AZEVEDO, Elizabeth C.R.; Massa, Clóvis D.; RAMOS, L. F.. Veto ao Modernismo no teatro brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP.

Aluno: Wagner Francisco Araújo Cintra

AMARAL, A.M.;RAULINO, B.; BOLOGNESI, M.; FERNANDES, S.; RAMOS, L. F.. No limiar do desconhecido: reflexões sobre o objeto no teatro de Tadeusz Kantor. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES USP.

Aluno: Roberto Rillo Biscaro

BETTI, M. S.;RAULINO, B.. O choque dos mundos ou uma leitura materailista da peça And things go bump in the night, de Terrence McNally. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Valmor Beltrame

RAULINO, B.. Animar o inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos. 2001. Tese (Doutorado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ednilson Barros Batista

RAULINO, B.; CINTRA, W.; RAMIREZ, J.M.L.O.. Estudo sobre teatralização de textos não dramatúrgicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencitaura em Artes - Teatro) - Instituto de Artes - UNESP, SP.

RAULINO, B.; MEDEIROS, S.; SILVA, M.R.. Preparação do ator. UFSC. 1o. colocado: Fernando Faria. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

RAULINO, B.; PUPO, M. L. S. B.; FERNANDES, S.; BONFITTO JUNIOR, M.; LIMA, R. N.. Interpretação - ECA - USP. Candidata: Elisabeth Lopes. 2008. ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES USP.

RAULINO, B.; PUPO, M. L. S. B.; BETTI, M. S.; FERNANDES, S.; MIRANDA, H. T.. Teatro e Educação - ECA - USP. Candidato: Flávio Desgranges. 2008. ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES USP.

RAULINO, B.; BARBOSA, Ivan Santo; VENEZIANO, N.; BONFITTO JUNIOR, M.; LIMA, R. N.. História do Teatro-Formas Espetadulares I e II, IA UNICAMP. 1a. colocada: Larissa de Oliveira Neves Catalão. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

RAULINO, B.; BETTI, M. S.; GARCIA, C.. História do Teatro e da Literatura Dramática I a VIII - IA - UNESP. Presidente da banca. Candidato em 1o. Lugar: José Manuel Ortecho. 2005. Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

RAULINO, B.; BRITO, R.; QUILICI, C. S.; CARVALHAES, F.; CARVALHO, H. C. V.. Direção / Laboratório de montagem teatral I e II - IA - UNICAMP. Candidata aprovada: Alice K.. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

RAULINO, B.; GIOBBI, S.; FERRAZ, M. H.. Expressão Corporal I e II - IA - UNESP. Candidata: Kathya Godoy. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

RAULINO, B.; JANUAZELLI, A.; GREINER, C.; LIMA, R. N.. Interpretação e Direção Teatral - ECA - USP. Candidata em 1o. lugar: Maria Thaís dos Santos. 2002. Universidade de São Paulo.

RAMIREZ, J.M.L.O.; ROSA, S.C.R.;RAULINO, B.. Em busca do ator criador: Dramaturgia do ator na Fondazione Pontedera Teatro - Qualificação Mestrado. 2011. Instituto de Artes - UNESP, SP.

FARIA, J. R.;RAULINO, B.; RAMOS, L. F.. Veto ao Modernismo e formação de espectadores no Teatro Brasileiro. FFLCH- USP. Qualificação Doutorado.. 2008. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP.

RAULINO, B.; CARVALHO, S.; RAMIREZ, J.M.L.O.. O trabalho como tema na dramaturgia paulista contemporânea. IA-UNESP. Presidente Banca Qualificação Mestrado. 2008. Instituto de Artes - UNESP, SP.

BOLOGNESI, M.;RAULINO, B.; LIMA, R. N.. O cômico na trajetória do Teatro do Ornitorrinco. Exame de Qualificação de Mestrado.. 2007. Universidade Estadual Paulista.

SUPERBI, F.;RAULINO, B.; LIMA, R. N.; MAZZILLI, C.T.S.. O mapa da mina: o teatro infantil na cidade de São Paulo. Presidente Banca Qualificação de Mestrado.. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

REBOUÇAS, J.E.;RAULINO, B.; BOLOGNESI, M.; RAMIREZ, J.M.L.O.. A dramaturgia e a encenação no espaço não-convencional. Presidente Banca Qualificação de Mestrado.. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PARENTE, J.O.; AMARAL, A.M.;RAULINO, B.; SILVA, A.S.. Interpretação no Teatro de Animação. Exame de Qualificação de Mestrado.. 2006.

SANTOS, L.R.; BOLOGNESI, M.;RAULINO, B.; LIMA, R. N.. A linguagem das máscaras por Francesco Zigrino. Exame de Qualificação de Mestrado.. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jacó Guinsburg

GUINSBURG, Jacó. Uma Experiência da Ação Cultural em Teatro: Divisão de Artes Cênicas e Música do Centro Cultural de São Paulo - 1989 a 1992. 1994. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

João Roberto Gomes de Faria

FARIA, J. R. (João Roberto Faria). Ruggero Jacobbi: presença italiana no teatro brasileiro. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcelo Braga de Carvalho

Myrian Muniz: uma pedagoga do teatro; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA,; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Ricardo Alexandre Ribeiro Rodrigues

Griots africanos e jograis medievais europeus: busca de princípios para uma atuação; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Walmir Barguil Pavam

A dramaturgia do trabalho no teatro paulistano contemporâneo; 2009; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Heloisa Hirai Hecker

Alfredo Mesquita e o teatro paulista (1930-1968); 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Artes - UNESP, SP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Edimilson Evangelista de Souza

Heleny Guariba: luta e paixão no teatro brasileiro; 2008; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes) - Instituto de Artes - UNESP, SP,; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

José Evilberto Rebouças

A dramaturgia e a encenação no espaço não-convencional; Mestrado acadêmico; IA Unesp; Publicação recomendada pela banca examinadora; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Fábio Emilio Superbi

Panos e lendas: três décadas de histórias; 2007; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista,; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Nilva Costa Luz

Genésio Arruda: um caipira na cena cultural paulista; 2005; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Ednilson Barros Batista

Estudo sobre teatralização de textos não dramatúrgicos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licencitaura em Artes - Teatro) - Instituto de Artes - UNESP, SP; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Simone Alves Costa

Musicais: a transposição do processo de ensaio de um musical para o universo infanto-juvenil; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

José Evilberto Rebouças

A dramaturgia para espaços não-convencionais; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Simone Alves Costa

Musicais:A transposição do processo de ensaio de um musical para o universo infanto-juvenil; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Nilva Costa da Luz

A presença da Companhia de Genésio Arruda no Teatro Regionalista de São Paulo; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Camila Minhoto

Central de Estágios; 2003; Orientação de outra natureza; (Curso de Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Victor Lopes de Alexandria

Central de Estágios; 2001; Orientação de outra natureza; (Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; Orientador: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Eduardo Vendramini

Uma Experiência de Ação Cultural em Teatro: Divisão de Artes Cênicas e Música do Centro Cultural São Paulo (1989 a 1992); 1992; 215 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Eduardo Vendramini;

Camila Leite Minhoto

Central de Estagios; 2003; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Camila Leite Minhoto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAULINO, B. . Gilgamesh: a busca da imortalidade. Sala Preta (USP) , v. 8, p. 81, 2008.

  • RAULINO, B. . O circo em Ubu, Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes, espetáculo do Teatro do Ornitorrinco. Sala Preta (USP) , v. 1, p. 87-93, 2006.

  • RAULINO, B. . A contribuição de Ruggero Jacobbi para o teatro brasileiro. Revista ouvirouver - Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, v. n.1, p. 67-85, 2005.

  • RAULINO, B. . Dois experimentos do gênero épico para o palco: Os Lusíadas. Arte e Cultura III Estudos Transdisciplinares, São Paulo, v. III, p. 113-125, 2004.

  • RAULINO, B. . Acontecimento histórico, epopéia e dramaturgia. Tempo & Memória , v. 1, p. 35-46, 2004.

  • RAULINO, B. . Meyerhold e o grotesco. ARTEunesp , São Paulo, v. 15, p. 85-97, 2002.

  • RAULINO, B. . Ruggero Jacobbi: Presença Italiana no Teatro Brasileiro. Editora Perspectiva. Prefácio de João Roberto Faria, orelhas de Gianni Ratto e textos de capas de Jacó Guinsburg.. 1. ed. São Paulo: Perspectiva / Fapesp, 2002. v. 01. 312p .

  • RAULINO, B. . Corpo de Baile encenado pelo grupo Boi Voador - Artigo integra o Suplemento especial Forum Cem anos de Rosa no Brasil profundo, do Jornal Unesp de junho de 2008.. Jornal Unesp - junho de 2008 - Ano XXII - no. 234, São Paulo, p. 3 - 3, 01 jun. 2008.

  • RAULINO, B. . Do mito à personagem teatral: Gilgamesh. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História, 2009.

  • RAULINO, B. . A epopéia Gilgamesh por Antunes Filho. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2008.

  • RAULINO, B. . Sobre rapsodos, narradores e personagens. In: IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2006, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. p. 214-215.

  • RAULINO, B. . Três encenações de Os Lusíadas. In: III Congresso de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, 2003, Florianópolis. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas- Memória ABRACE VII. Florianópolis: ABRACE, 2003. p. 107-109.

  • RAULINO, B. ; RAULINO, B. . Ruggero Jacobbi: personagem do teatro brasileiro. In: II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE -, 2002, Salvador - Bahia. Anais do II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2002. v. 2. p. 1165-1171.

  • RAULINO, B. . Dois experimentos de tranposição do gênero épico para o palco: Os Lusíadas. In: Arte e Cultura III, 2002, São Paulo. Arte e Cultura III: estudos transdisciplinares. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2002. p. 113-125.

  • RAULINO, B. . Do mito à personagem teatral: Gilgamesh. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAULINO, B. . Observações sobre possibilidades performáticas do ator narrador. Evento Acadêmico Estudos Teatrais: Persona & Personagem. Instituto de Artes da Unesp. São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JOUVET, L. ; RAULINO, B. . O comediante desencarnado, de Louis Jouvet (no prelo). São Paulo: Editora É, 2011. (Tradução/Livro).

  • RAULINO, B. . O hóspede secreto. Tradução de peça teatral encenada por Cacá Carvalho e Joana Levi, sob a direção de Roberto Baci, nos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo., 2010. (Tradução/Outra).

  • REBOUÇAS, J.E. ; RAULINO, B. . Prefácio do livro A dramaturgia e a encenação no espaço não convencional, publicado pela ED. Unesp com auxílio publicação da Fapesp. 220 p.. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • RAULINO, B. . Observações sobre experimentos cênicos. Artigo em programa de teatro de Cia Artehúmus de Teatro, Núcleo Cênico Arion e Teatro das Epifanias contempladas com o auxílio do Programa Municipal de Fomento para Teatro, que editou a publicação juntamente com o Departamento de Expansão Cultural e a Cooperativa Paulista de Teatro.. São Paulo: Programa de teatro, 2007 (Artigo em programa de teatro).

  • GROTOWSKI, J. ; POLASTRELLI, C. ; FLASZEN, L. ; RAULINO, B. . O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. Curadoria: Carla Polastrelli e Ludwik Flaszen. Tradução do italiano: Berenice Raulino. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro, Editora Perspectiva, Edições SescSp. 248 p. ISBN 978852737833. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro, Perspectiva, Edições SescSp, 2007. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAULINO, B. ; ALAMBERT JUNIOR, F. C. ; CURY, C. ; LIMA, R. N. ; SANTOS, V. ; SERZEDELO, T. ; SANTIAGO, R. . Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Presidente da Comissão Julgadora.. 2010.

RAULINO, B. ; Ferracini, R. ; Costa, F. ; FERNANDES, S. . Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Presidente da Comissão Julgadora.. 2008.

RAULINO, B. . Assessora na Comissão da Área de Teatro do INEP / MEC. 2006.

RAULINO, B. . XII Projeto Nascente / Teatro - Seleção de candidatos a serem premiados na área de Teatro.. 2002.

RAULINO, B. . V Projeto Nascente / Teatro. 1995.

RAULINO, B. . IV Projeto Nascente / Teatro. 1994.

PRESTES, Paula ; RAULINO, B. . Flávio Rangel - documentário sobre a trajetória artística do diretor. Entrevista concedida pala docente que foi assistente de direção de Flávio Rangel. TV Cultura. 50'. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAULINO, B. . A epopéia, a narrativa e o teatro: aproximações.. 2007. (Relatório de pesquisa).

RAULINO, B. . Uma viagem da epopéia à cena: Os Lusíadas. 2003. (Relatório de pesquisa).

RAULINO, B. . História de Amor, de Heiner MÜller. Encenação. Segunda versão de exercício cênico com a participação de alunos do IA Unesp. Mostra de Teatro do TUSP. Integra a pesquisa sobre narrativa no teatro desenvolvida pela docente. Locais: Mostra de Experimentos-TUSP;Escola Livre de Teatro; ECA - USP; USP Ribeirão Preto,Lorena e Bauru;Anhembi-Morumbi. Duração: 40'.. 2008. Teatral.

RAULINO, B. . História de Amor, de Heiner MÜller. Encenação. Exercício cênico com a participação de alunos do IA Unesp que integrou o Ciclo Heiner Muller promovido pelo Sesc-SP. Evento que contou com a participação de Celso Frateschi, Cia. do Latão, Márcio Aurélio, Luis Fernando Ramos, Ingrid Koudela. Integra a pesquisa sobre narrativa no teatro desenvolvida pela docente. Local: SESC Pinheiros. Duração: 40'.. 2007. Teatral.

RAULINO, B. . Sobretudo humano. Coordenação de apresentação teatral realizada por alunos do IA-UNESP no Teatro do SESC Ipiranga e no Auditório do IA. Duração: 100 min. 2005. Teatral.

RAULINO, B. . Exercícios sobre a loucura. Coordenação da apresentação realizada com alunos do IA-Unesp. Teatro do SESC Ipiranga. Auditório do IA. 70 min.. 2004. Teatral.

RAULINO, B. . Othello. Atriz. Texto de Shakespeare. Direção Coletiva. Com Juca de Oliveira, Ney Latorraca, Carlos Augusto de Carvalho e outros. Teatro Cultura Artística e diversas cidades do Brasil. 150 min.. 1982. Teatral.

RAULINO, B. ; NEVES, João das . Mural Mulher. Atriz. Direção de João das Neves. TBC. 90 min.. 1982. Teatral.

RAULINO, B. . Vem buscar-me que ainda sou teu. Atriz. Texto de C.A. Soffredini. Direção de Iacov Hillel. Grupo Mambembe. Teatro Célia Helena e outros. 120 min.. 1979. Teatral.

RAULINO, B. . Palomares. Atriz e titeriteira. Espetáculo de bonecos e máscaras de Ana Maria Amaral. Direção de Antonio Januazeli. Teatro de Arena Eugênio Kusnet em São Paulo. Festival de Teatro de Bonecos em Ouro Preto. 70 min.. 1978. Teatral.

RAULINO, B. ; RANGEL, F. . À margem da vida. Assistente de Direção de Flávio Rangel. Espetáculo teatral com Beatriz Segall, Edwin Luisi, Ariclê Perez e Fernando de Almeida. Studio São Pedro. 100 min.. 1976. Teatral.

RAULINO, B. . IV Mostra de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unesp. Coordenação e organização da mostra que reuniu apresentações de exercícios práticos, espetáculos teatrais. Nesta IV edição, a Mostra foi integrada pelo evento Teatro de Grupo de Teatro, promovido pelo programa de Pós-Graduação em Artes, que teve curadoria e organização da docente.. 2007 (Coordenação de apresentação teatral).

RAULINO, B. . III Mostra de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP. 2006 (Coordenação de apresentação teatral).

RAULINO, B. . II Mostra de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP. 2005 (Coordenação de apresentação teatral).

RAULINO, B. . I Mostra de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP. 2003 (Coordenação de apresentação teatral).

RAULINO, B. . 19o. Festival Nacional Ritmo e Som. 2002 (Coordenação de apresentação teatral).

RAULINO, B. ; LIMA, M. A. ; PEREIRA, M. L. ; MARCONDES, T. . A máscara e o gesto. 1980 (Exposição fotográfica).

RAULINO, B. . Uma atriz se prepara. 1980 (Filme documentário).

RAULINO, B. . Ornitorrinco canta Brecht e Weill. 1978 (Filme).

MAGALDI, S. ; RAULINO, B. . Primeira Pessoa. Levantamento da atividade teatral e televisiva de atores brasileiros para subsidiar programa de entrevistas feitas por Sábato Magaldi. TV Multishow.. 1997 (Pesquisa) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - Atual

    Narrativas no Teatro Brasileiro.Estudo de expedientes próprios da narrativa com o objetivo de instrumentalizar a análise de procedimentos adotados por teatrantes em espetáculos realizados no Brasil a partir de textos literários de cunho épico., Descrição: Estudo de expedientes próprios da narrativa com o objetivo de instrumentalizar a análise de procedimentos adotados por teatrantes em espetáculos realizados no Brasil a partir de textos literários de cunho épico. É propósito desta pesquisa ampliar as opções de apropriação de expedientes próprios da literatura em experimentos que venham a ser realizados por profissionais da cena e do ensino do teatro na denominada teatralização de texto literário. Trata-se, portanto, de investigação interdisciplinar sobre o modo como a transposição de obras literárias para o palco potencializa a poética da cena, uma vez que por meio deste expediente a encenação propriamente dita pode emancipar-se do condicionamento relativo à dramaturgia elaborada segundo os cânones estritos da dramática. Liberta do discurso direto, por sua vez, a interpretação pode associar a figura do autor e do personagem literário atingindo uma dimensão que remete à figura do rapsodo da antigüidade. O ator, ao assumir o discurso indireto e as reflexões próprias do discurso literário, faz com que o público passe a somar à consueta condição de espectador aquela de leitor virtual. Trata-se de seqüência de pesquisa que teve início com a análise Os Lusíadas e as montagens cênicas da epopéia realizadas em São Paulo no ano de 2001 e, posteriormente, complementada com a análise da montagem de 1972. As três produzidas por Ruth Escobar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2006

    A epopéia e o teatro: aproximações, Descrição: Complementação da pesquisa Uma viagem da epopéia à cena por meio de inserções conceituais e a inclusão de análise do espetáculo A viagem, de 1972.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 12

  • 2001 - 2003

    Uma viagem da epopéia à cena: Os Lusíadas, Descrição: Estudo sobre as possibilidades de transposição do poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, para a cena a partir de duas montagens realizadas em São Paulo em 2001. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2

  • 1997 - 2000

    Ruggero Jacobbi: presença italiana no Teatro Brasileiro, Descrição: O estudo analisa a atuação do diretor, crítico e professor italiano que radicou-se no Brasil entre 1946 e 1960, desenvolvendo forte atividade cultural. A pesquisa foi contemplada com Bolsa sandwich do CNPq, que possibilitou a ampliação de horizontes e o aprofundamento da reflexão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1985

Grande Prêmio da Crítica para a Área de Artes Cênicas do Idart., Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes. , Rua Dr. Bento Theobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, 01140-070 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 33938610

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1997 - Atual

Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente doutor ms3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
De março de 1997 até novembro de 2005 foi celetista. A partir de novembro de 2005 tornou-se efetiva na instituição. No final de 2010 aposentou-se.

Atividades

  • 07/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro titular do Conselho do Programa de Pós-graduação em Artes.

  • 08/2007

    Ensino, Pós-graduação em Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A narrativa em cena

  • 09/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão de Pesquisa do IA.

  • Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Precerista ad hoc de projetos do Programa Institucional de Bolsas de IC PIBIC/CNPq/UNESP.

  • 03/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, Licenciatura em Arte - Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro Brasileiro I e II, Estudos do Teatro Brasileiro III e IV, Estudos Práticos do Teatro Brasileiro

  • 10/2007 - 10/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho de Departamento do DACEFC.

  • 06/2007 - 06/2009

    Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes.

  • 06/2007 - 06/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro Suplente da Congregação do Instituto de Artes..

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Licenciatura em Arte - Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro Brasileiro I e II, Estudos do Teatro Brasileiro III e IV, Estudos Práticos do Teatro Brasileiro

  • 03/2007 - 12/2007

    Ensino, Licenciatura em Arte - Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos do Teatro Brasileiro I a IV, Estudos Práticos do Teatro Brasileiro, Fundamentos e processos da encenação teatral I

  • 06/2006 - 06/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de estabelecer critérios de méritos acadêmicos da Unidade, em função do exame para obtenção do título de Professor Titular.

  • 02/2004 - 12/2006

    Ensino, Pós-graduação em Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A epopéia em cena

  • 08/2004 - 08/2006

    Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2004 - 08/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho do Depto. de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação.

  • 08/2004 - 08/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, membro da Congregação do Instituto de Artes.

  • 02/2005 - 12/2005

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro Brasileiro, Técnicas de Teatro e Dança I, Técnicas de Teatro e Dança II

  • 11/2005 - 11/2005

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Apresentação do espetáculo teatral Sobretudo Humano no Teatro do SESC Ipiranga.

  • 10/2005 - 10/2005

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, II Mostra de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP - coordenação.

  • Extensão universitária , Fundação Bienal de São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, Curadoria da 4a. Bienal de Arte e Cultura da UNE.

  • 07/2002 - 07/2004

    Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 07/2002 - 07/2004

    Direção e administração, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 07/2002 - 07/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Congregação do Instituto de Artes.

  • 07/2002 - 07/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação.

  • 03/2004 - 03/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Extensão Universitária, .,Atividade realizada, Assessoria à Comissão Científica do 3o. Congresso de Extensão Universitária da UNESP como Parecerista da área de Cultura.

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro Brasileiro, Técnicas de Teatro e Dança II, Prática de Ensino em Artes Cênicas, Prática de ensino em Ed. Artística/Cênicas, Supervisão de Estágios

  • 08/2003 - 08/2003

    Extensão universitária , Prefeitura de Catanduva, .,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Julgadora e debatedora dos espetáculos do 5o. Festival Curta Teatro da Cidade de Catanduva.

  • 06/2003 - 06/2003

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, I Mostra de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP - coordenação.

  • 02/2002 - 12/2002

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro Brasileiro, Técnicas de Teatro e Dança II, Prática de Ensino em Artes Cênicas, Prática de Ensino em Ed. Artística/Cênicas, Supervisão de Estágios

  • 07/2002 - 11/2002

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Julgadora, categoria Teatro do XII Projeto Nascente, promoção Editora Abril e USP.

  • 07/2002 - 11/2002

    Extensão universitária , Universidade de São Paulo, .,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Julgadora do XII Projeto Nascente promovido pela USP e pela Editora Abril..

  • 02/2001 - 12/2001

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Teatro e Dança II, Formas de Expressão e Comunicação / Artes Cênicas II, Oficinas de Integração de linguagens, Prática de Ensino em Artes Cênicas, Teatro Brasileiro, Teatro Brasileiro Século XX, Técnicas de Teatro e Dança I

  • 10/2001 - 10/2001

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do espetáculo A mostra grátis, apresentado na XVIII Semana de Ritmo e Som do IA-UNESP.

  • 02/2000 - 12/2000

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro Brasileiro, Técnicas de Teatro e Dança I, Técnicas de Teatro e Dança II, Prática de Ensino em Educação Artística / Cênicas, Prática de Ensino em Artes Cênicas, Supervisão de Estágios - 3o. ano, Supervisão de Estágios - 4o. ano

  • 03/1997 - 12/1998

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formas de Expressão e Comunicação II / Cênicas, Prática de ensino em Educação Artística / Artes Cênicas, Teatro Brasileiro, Técnicas de Teatro e Dança II

  • 07/1995 - 11/1995

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Julgadora de Teatro do V Projeto Nascente promoção da Editora Abril e USP.

  • 07/1994 - 11/1994

    Extensão universitária , Instituto de Artes, .,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Julgadora de Teatro do IV Projeto Nascente, promoção da Editora Abril e USP.

1977 - 1989

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Assuntos Culturais, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisadora de Teatro do Idart na Área de Artes Cênicas