Thiago dos Santos Coser

Biólogo (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Ciências Biológicas - Botânica. No ensino possuo experiência na educação em nível de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação. Na pesquisa possuo experiência com Sistemática, Taxonomia e Ecologia de Fanerógamas com ênfase na família Bromeliaceae. Desenvolvo também trabalhos com Biogeografia da Conservação envolvendo Modelagem de Distribuição de Espécies e SIG como ferramentas para Conservação da Biodiversidade. Na extensão atuei como palestrante e ministrei minicursos em eventos científicos. Profissionalmente possuo experiência no campo da Sustentabilidade, Meio Ambiente e Cidadania atuando na criação e elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação (coordenação e desenvolvimento), bem como no Licenciamento e Planejamento de Empreendimentos, com foco voltado para Estudos Ambientais (coordenação e execução de inventários) e a realização de suas respectivas medidas mitigatórias (coordenação e execução de monitoramento de flora, resgate de germoplasma, viveiro de mudas, reflorestamento com espécies nativas, entre outros).

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)

2009 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Diversidade e Conservação de Bromeliaceae no Espirito Santo
Tânia Wendt. Coorientador: Marinez Ferreira de Siqueira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: áreas prioritárias; Biodiversidade; Mata Atlântica; modelagem; riqueza de espécies e endemismo; definição de espécies.

Mestrado em Botânica

2006 - 2008

Universidade Federal de Viçosa
Título: Bromeliaceae Juss. dos Campos Rupestres do Parque Estadual do ItacolomiI, Minas Gerais, Brasil: Florística e Aspectos Fenológicos,Ano de Obtenção: 2008
Cláudio Coelho de Paula.Palavras-chave: Bromeliaceae; Parque Estadual do Itacolomi; Florística; Fenologia.

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura

2002 - 2005

Escola Superior São Francisco de Assis
Título: Percepção Ambiental de Flora com Alunos do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Particulares e Públicas, Santa Teresa, ES.
Orientador: Roseana Brumana.

Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado

2002 - 2005

Escola Superior São Francisco de Assis
Título: Fenologia reprodutiva de Bromeliaceae em Floresta Atlântica na Estação Biológica de Santa Lúcia, Espírito Santo
Orientador: Frederico Augusto Guimarães Guilherme
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Curso Prático de Produção de Mudas Nativas. (Carga horária: 5h). , Instituto Brasileiro de Florestas, IBF, Brasil.

2011 - 2011

Aplicação de GV SIG: um sistema de informação geog. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

Estratégias de Ensinagem em Botânica. (Carga horária: 16h). , 61 Congresso Nacional de Botânica, CNB, Brasil.

2009 - 2009

"Evasão e Alternativas Pedagógicas". (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2007 - 2007

Asteraceae: Aspectos reprodutivos e ecológicos. , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2007 - 2007

ATaxonomia na Conservação dos Ecossistemas. , Centro Universitário Norte do Espirito Santo / UFES, UFES, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Monitor Ecologia de campo de del. experimental. (Carga horária: 36h). , Faculdade de Saude e Meio Ambiente, FAESA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Monitor Ecologia de campo de del. experimental. , Faculdade de Saude e Meio Ambiente, FAESA, Brasil.

2005 - 2005

Ecologia da Polinização. (Carga horária: 3h). , Escola Superior São Francisco de Assis, ESFA, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Monitor Trilhas Ecológicas em UC's. (Carga horária: 20h). , Escola Superior São Francisco de Assis, ESFA, Brasil.

2003 - 2003

Técnicas de Taxidermia em Aves e Mamiferos. (Carga horária: 20h). , Escola Superior São Francisco de Assis, ESFA, Brasil.

2003 - 2003

Descubra o mergulho mergulhando. (Carga horária: 4h). , Escola Superior São Francisco de Assis, ESFA, Brasil.

2002 - 2002

Biologia da Conservação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

1998 - 1999

Extensão universitária em Desenho Técnico, Metrologia e Instalações elétrica. (Carga horária: 360h). , Centro de Educação Profissional Eurico de Aguiar Salles, SENAI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Ecologia Vegetal/Especialidade: Biologia da Reprodução.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simbioma ? Simpósio sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica.Áreas Prioritárias para conservação no Espirito Santo: Aplicação de Modelos de Riqueza de Espécies usando Bromeliaceae como grupo chave. 2012. (Simpósio).

61° Congresso Nacional de Botânica: Diversidade Vegetal Brasileira: Conhecimento, Conservação e Uso.. Bromeliaceae do Municipio de Santa Teresa, Espirito Santo: lista de espécies, distribuição, conservação e comentários taxonômicos. 2010. (Congresso).

XX Exposição AGropecuária / VI Feira do Agronegócio. 2009. (Outra).

XXVIII ERBOT: Ambiente de Montanha: Pesquisa e Conservação.Fenologia reprodutiva de Bromeliaceae nos Campos Rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais, Brasil. 2008. (Encontro).

VII Simpós - Mostra Cíentifica da Pós-graduação,XVII Simpósio de Iniciação Cíentifica, V Simpósio de ExtensãoUniversitária e I Sen - Simpósio de Ensino.A Subfamília Bromelioideae (Bromeliaceae) nos Campos Rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais, Brasil. 2007. (Simpósio).

XXVII Encontro Regional de Botânicos.AVALIAÇÃO DOS MECÂNISMOS DE ISOLAMENTO REPRODUTIVO PRÉ-ZIGÓTICO ENTRE 42 ESPÉCIES SIMPÁTRICAS DE BROMELIACEAE NO SUDESTE DO BRASIL; SISTEMA REPRODUTIVO DE DUAS ESPÉCIES DE ORCHIDACEAE NA RESTINGA DO DEGREDO, LINHARES, ES.. 2007. (Encontro).

Aracnologia no Brasil e no Espirito Santo. 2005. (Outra).

II Bienal do Conhecimento. 2005. (Seminário).

III Seminário de Iniciação Científica. 2005. (Seminário).

2° Seminário de Iniciação Científica.Interdisciplinaridade da Mata Atlântica de Santa Teresa. 2004. (Seminário).

55° Congresso Nacional de Botânica. 2004. (Congresso).

Educação, Saúde e Natureza. 2004. (Encontro).

WORKSHOP- Áreas e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversdade da Mata Atlântica no Estado do Espirito Santo.. 2004. (Outra).

I Bienal do Conhecimento e I Seminário de Iniciação Científica. 2003. (Seminário).

I Encontro de Biologia no Espírito Santo - Desafios e Perspectivas da profissão para o século XXI.. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Laura Araujo Garcia dos Santos

Machado, E. L. M.;Coser, T. S.; Pereira, I. M.. Flora e estrutura de um remanescente de uma floresta estacional semidecidual no Espinhaço Meridional. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA FLORESTAL) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Christian Nathan da Silva Oliveira

COSER, T. S.; Costa, F. N.; Mendonça, C. V.. A FAMÍLIA BROMELIACEAE NA GRUTA DO SALITRE, DIAMANTINA, MG: DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E SIMILARIDADE FLORÍSTICAstica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Alaísma Pereira da Silva

Costa, F. N.;Coser, T. S.; Mendonça, C. V.. Velloziaceae do Campus Juscelino Kubitschek da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Isabela Moreira Franco

Costa, F. N.;COSER, T. S.. Levantamento do Gênero Richterago (Asteraceae) na porção central da Cadeia do Espinhaço em Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Ana Carolina Rodrigues da Cruz

Costa, F. N.;COSER, T. S.; FRANCINO, D. M. T.. Levantamento de Gaylussacia Kunth (Ericaceae) no Planalto de Diamantina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Bruna Guerra Silva e Cristielle de Jesus Costa

Costa, F. M.;COSER, T. S.; FRANCINO, D. M. T.. Levantamento de Leiothrix (Euriocaulaceae) no Planalto de Diamantina, Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luci Ferreira Ribeiro

RIBEIRO, L. F.; Silva, AG. Fenologia Reprodutiva de Bromeliaceae em Mata Atlântica na Estação Biológica de Santa Lúcia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Biológicas) - Escola Superior São Francisco de Assis.

Milene Faria Vieira

PAULA, C. C.; Wendt, T; COSTA, A. F.;GARCIA, F. C. P.VIEIRA, M. F.. Bromeliaceae Juss. dos campos rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais, Brasil: florística e aspectos fenológicos. 2008. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal de Viçosa.

Ruy José Válka Alves

WENDT, T.; VERSIEUX, L. M.; COSTA, A. F.;ALVES, R. J. V.; LORINI, M. L.. Diversidade e conservação de Bromeliaceae no Espírito Santo. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em C. Biol. - Botânica) - Museu Nacional / UFRJ.

Tânia Wendt

PAULA, C. C.WENDT, T.COSTA, A.; GARCIA, F. C. P.; VIEIRA, M. F.. Bromeliaceae Juss. dos Campos Rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais, Brasil: florística e aspectos fenológicos. 2008. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal de Viçosa.

Tânia Wendt

Wendt, TâniaCOSTA, A.VERSIEUX, L. M.; ALVES, R. J. V.; LORINI, M. L.. Diversidade e Conservação de Bromeliaceae no Espírito Santo. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flavia Cristina Pinto Garcia

PAULA, C. C.;VIEIRA, M. F.; COSTA, A. F.;GARCIA, F. C. P.; WENDT, T.. Bromeliaceae no Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais. 2008. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal de Viçosa.

Andrea Ferreira da Costa

PAULA, C. C.COSTA, A. F.; GARCIA, F. C. P.; VIEIRA, M. F.;WENDT, Tania. A família Bromeliaceae nos Campos Rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, MG. 2008. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal de Viçosa.

Andrea Ferreira da Costa

WENDT, TaniaCOSTA, A. F.; VERSIEUX, L. M.; ALVES, R. J. V.; LORINI, M. L.. Diversidade e Conservação de Bromeliaceae no Espírito Santo. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ROSANA CONRADO LOPES

LOPES, R. C.. Áreas prioritárias para Conservação através de modelos de riqueza de espécies. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leonardo de Melo Versieux

WENDT, T.; COSTA, A. F.; ALVES, R. J. V.; LORINI, M. L.;VERSIEUX, L. M.. Diversidade e conservação de Bromeliaceae no Espírito Santo. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARIA LUCIA LORINI

LORINI, M. L.; COSTA, A.; VERSIEUX, L. M.; ALVES, R. J. V.; WENDT, T.. Diversidade e Conservação de Bromeliaceae no Espírito Santo. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Botânica) - Programa de Pós-Graduação em Botânica do Museu Nacional ? UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Christian Nathan da Silva Oliveira

A FAMÍLIA BROMELIACEAE NA GRUTA DO SALITRE, DIAMANTINA, MG: DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E SIMILARIDADE FLORÍSTICA; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Programa de Apoio ao Ensino de Graduação; (Orientador);

Christian Nathan da Silva Oliveira

A FAMÍLIA BROMELIACEAE NA GRUTA DO SALITRE, DIAMANTINA, MG: DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E SIMILARIDADE FLORÍSTICAstica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Thiago dos Santos Coser;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Cirne da Silva

Projeto Inter-relações entre Comunidades Florísticas, Faunísticas e Humanas em Áreas de Megadiversidade: Bases para a Conservação da Biodiversidade de Remanescentes de Mata Atlântica no Espírito Santo; 2005; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Cirne da Silva;

Claudio Coelho de Paula

Bromeliaceae Juss; do Parque Estadual do Itacolom,i Minas Gerais, Brasil: florística e aspectos fenológicos; 2008; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal de Viçosa,; Orientador: Cláudio Coelho de Paula;

Tânia Wendt

Bromeliaceae Juss; dos Campos Rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais, Brasil: florística e aspectos fenológicos; 2008; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Tânia Wendt;

Tânia Wendt

Diversidade e conservação de Bromeliaceae no Espírito Santo; 2013; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tânia Wendt;

Tânia Wendt

Distribuição espacial, fenologia, polinização e biologia reprodutiva de Bromeliaceae na Mata Atlântica de Santa Teresa, ES; 2005; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tânia Wendt;

Frederico Augusto Guimarães Guilherme

Bromeliaceae Juss; dos Campos Rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, Ouro Preto, MG: Florística e Aspectos Fenológicos; 2008; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Frederico Augusto Guimaraes Guilherme;

Frederico Augusto Guimarães Guilherme

Fenologia reprodutiva de Bromeliaceae em Mata Atlântica na Estação Biológica de Santa Lúcia, Espírito Santo; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Escola Superior São Francisco de Assis, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Frederico Augusto Guimaraes Guilherme;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSER, T. S. ; VERSIEUX, L. M. ; WENDT, T. . Alcantarea galactea (Bromeliaceae), a New Giant Bromeliad from Brazil, with Populations Seen from the Sky. Systematic Botany , v. 38, p. 339-343, 2013.

  • PEREIRA, T. A. R. ; AZEVEDO, A. A. ; FRANCINO, D. M. T. ; COSER, T. S. ; PEREIRA, J. D. . Leaf morpho-anatomical variations in Billbergia elegans and Neoregelia mucugensis (Bromeliaceae) exposed to low and high solar radiation. Botany (Ottawa. Print) , v. 91, p. 327-334, 2013.

  • COSER, T. S. ; PAULA, C. C. ; WENDT, T. . Bromeliaceae Juss. nos campos rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais, Brasil. Rodriguesia , v. 61, p. 261-280, 2010.

  • Matallana, G. ; Godinho, M. A. S. ; Guilherme, F. A. G. ; Belisario, M. ; COSER, T. S. ; Wendt, Tânia . Breeding systems of Bromeliaceae species: evolution of selfing in the context of sympatric occurrence. Plant Systematics and Evolution , v. 289, p. 57-65, 2010.

  • WENDT, T. ; COSER, T. S. ; Boudet-Fernandes, H. Q. ; MARTINELLI, G. . Bromeliaceae do município de Santa Teresa, Espírito Santo: lista de espécies, distribuição, conservação e comentários taxonômicos. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão , v. 27, p. 21-53, 2010.

  • COSER, T. S. ; WENDT, T. ; MATTALANA, G. ; Guilherme, F. A. G. . An apparent lack of prezygotic reproductive isolation among 42 sympatric species of Bromeliaceae in southeastern Brazil. Plant Systematics and Evolution , v. 275, p. 31-41, 2008.

  • Valerio, I ; COSER, T. S. . Programa Resgate de Germoplasma minimiza impactos sobre a vegetação. Ligado na Linha - Interligação Elétrica do Madeira, Jamgada - MT.

  • COSER, T. S. . Alcantarea galactea - Botany Photo of the Day. Botany Photo of the Day.

  • LEMOS, P. H. D. ; ARAUJO, R. S. ; COSER, T. S. ; Nunes, J. A. ; DELGADO, M. N. ; GUSMAO, E. P. ; BRAGA, I. F. ; MEIRA-NETO, J. A. A. . Plantas Carnívoras Ocorrentes na Cachoeira Sempre-Viva do Parque Estadual do Rio Preto (PERP), MG. In: 57° Congresso Nacional de Botânica e 13° Encontro Estadual de Botânicos., 2006, Gramado. In: Anais do 57° Congresso Nacional de Botânica e 13° Encontro Estadual de Botânicos, 2006.

  • COSER, T. S. ; WENDT, T. . Bromeliaceae da pedra do Garrafão, Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, Brasil. In: ERBOT, 2011, Viçosa. ERBOT, 2011.

  • WENDT, T. ; COSER, T. S. ; Boudet-Fernandes, H. Q. ; MARTINELLI, G. . BROMELIACEAE DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA, ESPÍRITO SANTO: LISTA DE ESPÉCIES, DISTRIBUIÇÃO, CONSERVAÇÃO E COMENTÁRIOS TAXONÔMICOS. In: 61 Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus - AM. Diversidade Vegetal Brasileira: Conhecimento, Conservação e Uso., 2010.

  • COSER, T. S. ; FRANCINO, D. M. T. ; PAULA, C. C. ; WENDT, T. . BROMELIACEAE JUSS. NOS CAMPOS RUPESTRES DO PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI, MINAS GERAIS, BRASIL. In: 61° Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus - AM. Diversidade Vegetal Brasileira: Conhecimento, Conservação e Uso., 2010.

  • COSER, T. S. ; FRANCINO, D. M. T. . Biologia da reprodução de Clusia fluminensis Planch & Triana (Clusiaceae) no município de Viçosa, Minas Gerais.. In: XXVIII Encontro Regional de Botânicos, 2008, Carangola, MG. XXVIII Encontro Regional de Botânicos, 2008.

  • COSER, T. S. ; PAULA, C. C. ; FRANCINO, D. M. T. ; Guilherme, F. A. G. . Fenologia reprodutiva de Bromeliaceae nos campos rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais. In: XXVIII Encontro Regional de Botânicos, 2008, Carangola, MG. XXVIII Encontro Regional de Botânicos, 2008.

  • WENDT, T. ; COSER, T. S. ; MATTALANA, G. ; Guilherme, F. A. G. . AVALIAÇÃO DOS MECÂNISMOS DE ISOLAMENTO REPRODUTIVO PRÉ-ZIGÓTICO ENTRE 42 ESPÉCIES SIMPÁTRICAS DE BROMELIACEAE NO SUDESTE DO BRASIL. In: XXVII Encontro Regional de Botânicos, 2007. XXVII Encontro Regional de Botânicos, 2007.

  • SARTORI, M. A. ; COSER, T. S. ; Magnago, L.F.S. ; GUARCONI, E. A. E. . ASPECTOS ESTRUTURAIS E GRUPOS ECOLÓGICOS DE FRAGMENTOS EM REGENERAÇÃO NATURAL NO SUDESTE DO BRASIL. In: XXVII Encontro Regional de Botânicos, 2007. XXVII Encontro Regional de Botânicos, 2007.

  • COSER, T. S. ; RODRIGUES, T. M. ; VIEIRA, M. F. . SISTEMA REPRODUTIVO DE DUAS ESPÉCIES DE ORCHIDACEAE NA RESTINGA DO DEGREDO, LINHARES, ES.. In: XXVII Encontro Regional de Botânicos, 2007. XXVII Encontro Regional de Botânicos, 2007.

  • COSER, T. S. ; PAULA, C. C. . A Subfamília Bromelioideae (Bromeliaceae) nos Campos Rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais, Brasil. In: VII Simpós - Mostra Cíentifica da Pós-graduação,XVII Simpósio de Iniciação Cíentifica, V Simpósio de ExtensãoUniversitária e I Sen - Simpósio de Ensino, 2007, Viçosa / MG. VII Simpós - Mostra Cíentifica da Pós-graduação,XVII Simpósio de Iniciação Cíentifica, V Simpósio de ExtensãoUniversitária e I Sen - Simpósio de Ensino, 2007.

  • Nunes, J. A. ; GUSMAO, E. P. ; ARAUJO, J. S. ; ARAUJO, R. S. ; COSER, T. S. ; DELGADO, M. N. ; GUARCONI, E. A. E. ; LEMOS, P. H. D. ; MONTE, M. A. ; BRAGA, I. F. ; MEIRA-NETO, J. A. A. . Florística Preliminar no Parque Estadual do Rio Preto (PERP), São Gonçalo do Rio Preto, MG.. In: 57° Congresso Nacional de Botânica e 13° Encontro Estadual de Botânicos, 2006, Gramado, RS.. Anais do 57° Congresso Nacional de Botânica e 13° Encontro Estadual de Botânicos, 2006.

  • COSER, T. S. ; WENDT, T. ; Guilherme, F. A. G. ; Romagna, R. V. ; Godino, M. A. . Ecologia da polinização de Clusia intermedia G. Mariz (Clusiaceae) na Mata Atlântica do Espírito Santo.. In: 55° Congresso Nacional de Botânica e 26° Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES, 2004, Viçosa. Anais do55° Congresso Nacional de Botânica e 26° Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES, 2004.

  • Godino, M. A. ; COSER, T. S. ; Senna, T. ; Guilherme, F. A. G. ; WENDT, T. . Biologia Reprodutiva numa Comunidade de Bromélias na Estação Biológica de Santa Lúcia, ES.. In: 55° Congresso Nacional de Botânica e 26° Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES., 2004, Viçosa. Anais do 55° Congresso Nacional de Botânica e 26° Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES, 2004.

  • Godino, M. A. ; COSER, T. S. ; Guilherme, F. A. G. ; WENDT, T. . Propagação por Sementes de Bromélias com Potencial Ornamental em Santa Teresa, Espírito Santo.. In: III Simpósio de Meio Ambiente: Terra, Água e Ar., 2004. Anais do III Simpósio de Meio Ambiente: Terra, Água e Ar..

  • Romagna, R. V. ; COSER, T. S. ; Guilherme, F. A. G. ; WENDT, T. . Biologia Floral e Sistemas de Reprodução em Hadrolaelia xantina (LINDLEY) CHIRON & AMP; V.P. CASTRO (Orchidaceae), na Estação Biológica de Santa Lúcia, Santa Teresa, ES.. In: 55° Congresso Nacional de Botânica e 26° Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES, 2004, Viçosa. Anais do 55° Congresso Nacional de Botânica e 26° Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES, 2004.

  • COSER, T. S. . Produção de Mudas Nativas em Viveiro - Publico Tribo Indigena Pankararu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSER, T. S. . ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA CONSERVAÇÃO ATRAVÉS DE MODELOS DE RIQUEZA DE ESPÉCIES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSER, T. S. . Áreas Prioritárias para conservação no Espirito Santo: Aplicação de Modelos de Riqueza de Espécies usando Bromeliaceae como grupo chave. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Guilherme, F. A. G. ; COSER, T. S. ; Godino, M. A. ; Romagna, R. V. ; DEMUNER, V. G. . Projeto IMAST: Interdisciplinaridade da Mata Atlântica de Santa Teresa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Coser, T. S. . Goodeniaceae . Catálogo das espécies de plantas vasculares e briófitas do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro 2014 (Publicação on line).

  • COSER, T. S. ; PAULA, C. C. . Bromeliaceae dos Campos Rupestres do Parque Estadual do Itacolomi, Minas Gerais, Brasil 2010 (Environmental & Conservation Programs, The Field Museum, Chicago, IL USA).

  • COSER, T. S. . Bromélias do Itacolomi 2008 (Boletim do Parque Estadual do Itacolomi - Instituto Estadual de Florestas).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Simonelli, M. ; COSER, T. S. ; Valentin, L. F. D. . Programa Salvamento de Germoplasma do Terminal Aquiviário de Barra do Riacho contratado entre Petróleo Brasileiro AS. ? Petrobras e a AB3 Consultores e Auditores Ambientais Ltda.. 2008.

COSER, T. S. ; SARTORI, M. A. . Projeto Construindo Água: uma idéia que nasce nas cabeceiras da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço contratado entre a MMX Mineração e Metálicos Ltda., Sociedade Amigos do Tabuleiro e BIOPRESERVAÇÃO Consultoria e Empreendimentos Ltda.. 2008.

COSER, T. S. ; SARTORI, M. A. ; GUARCONI, E. A. E. ; COELHO, A. T. . Inventário Florestal para o Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício / FURNAS Centrais Elétricas. 2007.

COELHO, A. T. ; SARTORI, M. A. ; COSER, T. S. ; GUARCONI, E. A. E. . Resgate de Germoplasma para o Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício / FURNAS Centrais Elétricas. 2007.

Simonelli, M. ; COSER, T. S. ; Machado, W. F. . Gasoduto Cacimbas - Vitória: Gestão Ambiental das Obras e Implantações de Programas Ambientais. 2006.

SARTORI, M. A. ; COSER, T. S. . Recadastramento APA Serra do Cabral (Deliberação Normativa, COPAM N° 86). 2007.

SARTORI, M. A. ; COSER, T. S. . Recadastramento (Deliberação Normativa, COPAM N° 86) APA Caparaó. 2007.

SARTORI, M. A. ; COSER, T. S. . Recadastramento Parque Nacional das Sempre Vivas (Deliberação Normativa, COPAM, N°86). 2007.

SARTORI, M. A. ; COSER, T. S. . Recadastramento APA Serra Mineira (Deliberação Normativa, COPAM N° 86). 2007.

SARTORI, M. A. ; COSER, T. S. . Recadastramento APA Veredas de São Romão (Deliberação Normativa, COPAM N° 86). 2007.

COSER, T. S. ; SARTORI, M. A. ; COELHO, A. T. . Plano de Manejo da Reserva Biológica Santa Isabel (Em Andamento).. 2007.

SARTORI, M. A. ; COSER, T. S. ; COELHO, A. T. . Plano de Manejo da Reserva Biológica Serra Negra (Em andamento).. 2007.

SARTORI, M. A. ; COSER, T. S. . Estudo de Impacto Ambiental - EIA / Relatório de Impacto Ambiental - RIMA / Plano de Controle Ambiental - PCA do Empreendimento Silvicultural Fazenda Riacho do Barro II (SCFLOR EMPREENDIMENTOS AGRICOLAS) (Em andamento). 2007.

COSER, T. S. ; Magnago, L.F.S. ; SARTORI, M. A. . Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental Caparaó, Minas Gerais. Encarte 3 (Análise da região da Unidade de Conservação): Avaliação Ecológica Rápida de Vegetação e Flora. 2007.

SARTORI, M. A. ; COSER, T. S. . Proposição de Criação do Parque Estadual de Grumarim. 2006.

COSER, T. S. . Métodos em Fitossociologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

COSER, T. S. . Modelos de Distribuição Geográfica Potencial: Aplicações em Levantamentos Florísticos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSER, T. S. . Ecologia e Taxonomia de Bromeliaceae: ?Morfologia, Biologia Reprodutiva e sua Importância para o Meio Ambiente?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    FLORA DO PARQUE NACIONAL DAS SEMPRE VIVAS, MINAS GERAIS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago dos Santos Coser - Integrante / Fabiana Nepomuceno Costa - Coordenador / Simone Nunes Fonseca - Integrante.

  • 2004 - 2006

    Fenologia Reprodutiva de Bromeliaceae em Floresta Atlântica na Estação Ecológica de Santa Lúcia, Espirito Santo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago dos Santos Coser - Integrante / Tania Wendt - Coordenador / Frederico Augusto Guimarães Guilherme - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Foto Revista, Matéria "Jardim do Medo", Revista Mundo Estranho.

2010

Foto da Capa do Periódico, Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

    Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 10

    Outras informações:
    - Disciplina "Flora e Inventários Florísticos" para o curso de Ciências Biológicas - Disciplina "Métodos em Inventários Florísticos" para o curso de Ciências Biológicas - Atuação em Projetos de Pesquisa - Orientação de alunos de graduação

  • 2018 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2018/00559 Descrição sumária da atividade: COORDENAÇÃO / ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO DE COMPENSAÇÃO FLORESTAL (PECF) DA CSN MINERAÇÃO - ÁREA INTERVINDA DENOMINADA ÁREA DE AMPLIAÇÃO DA PILHA DE ESTÉRIL DO BATATEIRO (AMPLIAÇÃO DA PILHA DE ESTÉRIL DO BATATEIRO DE CIMA / OTIMIZAÇAO DA PRODUÇÃO: IMPLANTAÇÃO DE MINERODUTO / DIQUE DE CONTENÇÃO DE SEDIMENTOS BICHENTO III) PARA ATENDIMENTO DA SUPRESSÃO REALIZADA DURANTE A IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO (MATA ATLÂNTICA / FESD MÉDIO (5,9 HA) E CAMPO CERRADO (17,355). PROJETO DE COMPENSAÇÃO CONFORME ORIENTAÇÕES DA INSTRUÇÃO DE SERVIÇO SISEMA N° 02/2017, NA PROPORÇÃO DE 2:1 PARA AMBOS OS BIOMAS. O PECF CONTEMPLA A PROPOSTA DE INSTITUIÇÃO DE SERVIDÃO AMBIENTAL/FLORESTAL DE UMA ÁREA DE 34,71 HA DE CERRADO E 5,9 HA DE MATA ATLÂNTICA E PROJETO TÉCNICO DE RECONSTITUIÇÃO DA FLORA DE UMA ÁREA DE 5,9 HA DE MATA ATLÂNTICA

  • 2018 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2018/00890 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DE ESTUDOS PARA SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTO AUTORIZATIVO DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL (DAIA), VISANDO A AUTORIZAÇÃO DE SUPRESSÃO VEGETAL NECESSÁRIA PARA A IMPLANTAÇÃO DO ACESSO PLEITEADO EM PROPRIEDADE RURAL (INTERFERÊNCIA EM APP) DA SENHORA MARIA AUXILIADORA ARCANJO TAVARES, A QUAL FOI IMPACTADA DURANTE O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM NOVEMBRO DE 2015. OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS CONTEMPLAM A EXECUÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA SIMPLIFICADO (PUP), ESTUDOS TÉCNICOS DE ALTERNATIVA LOCACIONAL E O PROJETO TÉCNICO DE RECONSTITUIÇÃO DA FLORA.

  • 2018 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2018/00891 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DE ESTUDOS PARA SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTO AUTORIZATIVO DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL (DAIA), VISANDO A AUTORIZAÇÃO DE SUPRESSÃO VEGETAL NECESSÁRIA PARA A IMPLANTAÇÃO DO ACESSO PLEITEADO EM PROPRIEDADE RURAL (INTERFERÊNCIA EM APP) DA SENHORA MARIA AUXILIADORA ARCANJO TAVARES, A QUAL FOI IMPACTADA DURANTE O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM NOVEMBRO DE 2015. OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS CONTEMPLAM A EXECUÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA SIMPLIFICADO (PUP), ESTUDOS TÉCNICOS DE ALTERNATIVA LOCACIONAL E O PROJETO TÉCNICO DE RECONSTITUIÇÃO DA FLORA.

  • 2018 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2018/01361 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DE ESTUDOS PARA SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTO AUTORIZATIVO DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL (DAIA), VISANDO A AUTORIZAÇÃO DE SUPRESSÃO VEGETAL NECESSÁRIA PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAIA DO JAÓ, EM TUMIRITINGA / MG. OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS CONTEMPLAM A EXECUÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA SIMPLIFICADO (PUP) E MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO. ESTUDOS REALIZADOS PARA A FUNDAÇÃO RENOVA, SENDO PARTE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PARA A MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DOS IMPACTOS OCASIONADOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM NOVEMBRO DE 2015, DE PROPRIEDADE DA SAMARCO MINERAÇÃO.

  • 2018 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2018/01581 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DO MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO POÇO P1 - SÃO TOMÉ DO RIO DOCE, MUNICÍPIO DE TUMIRITINGA , ESTADO DE MINAS GERAIS. O EMPREENDIMENTO ESTÁ VINCULADO AS AÇÕES MITIGATÓRIAS DOS IMPACTOS DECORRENTES DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, DA SAMARCO MINERAÇÕES S.A., SOBRE A COORDENAÇÃO TÉCNICA DA FUNDAÇÃO RENOVA.

  • 2018 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2018/01582 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DE ESTUDOS PARA SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTO AUTORIZATIVO DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL (DAIA) NECESSÁRIA PARA A REGULARIZAÇÃO DO POÇO PT 01 - ETA CACHOEIRA ESCURA DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA, MUNICÍPIO DE BELO ORIENTE / MG. OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS CONTEMPLAM A EXECUÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA SIMPLIFICADO (PUP), MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E OUTORGA DE DIREITO DE USO DE ÁGUAS. ESTUDOS REALIZADOS PARA A FUNDAÇÃO RENOVA, SENDO PARTE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PARA A MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DOS IMPACTOS OCASIONADOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM NOVEMBRO DE 2015, DE PROPRIEDADE DA SAMARCO MINERAÇÃO.

  • 2018 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2018/01583 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DE ESTUDOS PARA SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTO AUTORIZATIVO DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL (DAIA) NECESSÁRIA PARA A REGULARIZAÇÃO DO POÇO PT 01 - PEDRA CORRIDA - PERIQUITO DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA, MUNICÍPIO DE PERIQUITO / MG. OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS CONTEMPLAM A EXECUÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA SIMPLIFICADO (PUP), MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E OUTORGA DE DIREITO DE USO DE ÁGUAS. ESTUDOS REALIZADOS PARA A FUNDAÇÃO RENOVA, SENDO PARTE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PARA A MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DOS IMPACTOS OCASIONADOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM NOVEMBRO DE 2015, DE PROPRIEDADE DA SAMARCO MINERAÇÃO.

  • 2018 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2018/01584 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DE ESTUDOS PARA SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTO AUTORIZATIVO DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL (DAIA) NECESSÁRIA PARA A REGULARIZAÇÃO DO POÇO PT 02 -- PERIQUITO DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA, MUNICÍPIO DE PERIQUITO / MG. OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS CONTEMPLAM A EXECUÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA SIMPLIFICADO (PUP), MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E OUTORGA DE DIREITO DE USO DE ÁGUAS. ESTUDOS REALIZADOS PARA A FUNDAÇÃO RENOVA, SENDO PARTE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PARA A MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DOS IMPACTOS OCASIONADOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM NOVEMBRO DE 2015, DE PROPRIEDADE DA SAMARCO MINERAÇÃO.

  • 2018 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2018/01585 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DE ESTUDOS PARA SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTO AUTORIZATIVO DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL (DAIA) NECESSÁRIA PARA A REGULARIZAÇÃO DOS POÇOS PT ITU 05 E PT ITU 06 - ITUETA DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA, MUNICÍPIO DE ITUETA / MG. OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS CONTEMPLAM A EXECUÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA SIMPLIFICADO (PUP), MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E OUTORGA DE DIREITO DE USO DE ÁGUAS. ESTUDOS REALIZADOS PARA A FUNDAÇÃO RENOVA, SENDO PARTE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PARA A MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DOS IMPACTOS OCASIONADOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM NOVEMBRO DE 2015, DE PROPRIEDADE DA SAMARCO MINERAÇÃO.

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO E COORDENAÇÃO TÉCNICA DA EXECUÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NOS MANGUEZAIS DO REFINARIA LANDULPHO ALVES - RLAM - PETROBRAS - PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. 1. ANÁLISE DAS ÁREAS DE MANGUEZAL E ELABORAÇÃO DO PRAD (3 HA EM COQUEIRO GRANDE E NO RIO MATARIPE) 2. ANÁLISE DE SOLOS E RECOMENDAÇÕES DE BIORREMEDIAÇÃO 3. PLANTIO DAS ÁREAS ENVOLVENDO A LIMPEZA E PREPARAÇÃO DA ÁREA; COMBATE A VEGETAÇÃO COMPETIDORA; MARCAÇÃO, ESPAÇAMENTO E ABERTURA DE COVA; DEFINIÇÃO DOS SISTEMAS DE PLANTIO; AQUISIÇÃO DAS MUDAS; PLANTIO E TÉCNICAS DE ADUBAÇÃO (BIORREMEDIAÇÃO/BIOESTIMULO) 4. MANUTENÇÃO ENVOLVENDO A IRRIGAÇÃO PÓS-PLANTIO, CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS, REPLANTIO E ADUBAÇÕES 5. MONITORAMENTO DOS PLANTIOS REALIZADOS AVALIANDO A TAXA DE SOBREVIVÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DAS ESPÉCIES E DAS ÁREAS PLANTADAS.

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/03792 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA PARA O EMPREENDIMENTO DE PARCELAMENTO DO SOLO DENOMINADO 1cYUSTRICK 1d DO GRUPO ICAL, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA LAPA/MG. DESCRIÇÃO DOS ASPECTOS TÉCNICOS E SOCIOECONÔMICOS DA REGIÃO, CARACTERIZAÇÃO BIOFÍSICA (SOLOS, RECURSOS HÍDRICOS, REGIME HÍDRICO, VEGETAÇÃO FAUNA E FLORA) E ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVÁVEIS E PROPOSTAS MITIGADORAS.

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/03795 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO, COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA PARA O EMPREENDIMENTO DE PARCELAMENTO DO SOLO DENOMINADO 1cYUSTRICK 1d DO GRUPO ICAL, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA LAPA/MG. DESCRIÇÃO DOS ASPECTOS TÉCNICOS E SOCIOECONÔMICOS DA REGIÃO, CARACTERIZAÇÃO BIOFÍSICA (SOLOS, RECURSOS HÍDRICOS, REGIME HÍDRICO, VEGETAÇÃO FAUNA E FLORA) E ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVÁVEIS E PROPOSTAS MITIGADORAS.

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/06214 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DO PROJETO DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL/FLORESTAL DA ÁREA INTERVINDA DENOMINADA UNIDADE DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS - UTM E DEMAIS ESTRUTURAS DE APOIO PARA O BENEFICIAMENTO DO REJEITO DAS BARRAGENS B4 E B5 (ÁREA DE 7,97 HA). PROJETO DE COMPENSAÇÃO CONTEMPLANDO A PROPOSTA DE INSTITUIÇÃO DE SERVIDÃO AMBIENTAL/FLORESTAL E PROJETO TÉCNICO DE RECONSTITUIÇÃO DA FLORA, TOTALIZANDO UMA ÁREA DE 15,94 HA (2:1, CONFORME ORIENTAÇÕES DA INSTRUÇÃO DE SERVIÇO SISEMA N° 02/2017).

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/08066 Descrição sumária da atividade: ESTUDOS DE CAMPO, INVENTÁRIO FLORESTAL E ELABORAÇÃO TÉCNICA DO PLANO SIMPLIFICADO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA, PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS E PROJETO TÉCNICO DE RECONSTITUIÇÃO DA FLORA PARA O PROJETO DE REMEDIAÇÃO DE LODO DAS ANTIGAS LAGOAS DE SEDIMENTAÇÃO DA MANGELS, LOCALIZADA EM TRÊS CORAÇÕES/MG.

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/08953 Descrição sumária da atividade: COORDENAÇÃO TÉCNICA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO - INVENTÁRIO FLORESTAL PARA O PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA FLORA DA LINHA DE TRANSMISSÃO 500KV SERRA DA MESA II - LUZIÂNIA - SAMAMBAIA/LUZIÂNIA - PARACATU IV - EMBORCAÇÃO DO EMPREENDIMENTO SERRA DA MESA TRANSMISSORA DE ENERGIA S.A.

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/10157 Descrição sumária da atividade: EXECUÇÃO E REALIZAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA DA NOVA ETA GALILEIA (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA) DA SAAE (SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO) NO MUNICÍPIO DE GALILEIA, ESTADO DE MINAS GERAIS. O EMPREENDIMENTO ESTÁ VINCULADO AS AÇÕES MITIGATÓRIAS DOS IMPACTOS DECORRENTES DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, DA SAMARCO MINERAÇÕES S.A., SOBRE A COORDENAÇÃO TÉCNICA DA FUNDAÇÃO RENOVA.

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/10159 Descrição sumária da atividade: EXECUÇÃO E REALIZAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA SIMPLIFICADO DO POÇO P1 PARA ABASTECIMENTO COM ÁGUA BRUTA DA ETA GALILEIA (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA) DA SAAE (SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO) NO MUNICÍPIO DE GALILÉIA, ESTADO DE MINAS GERAIS. O EMPREENDIMENTO ESTÁ VINCULADO AS AÇÕES MITIGATÓRIAS DOS IMPACTOS DECORRENTES DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, DA SAMARCO MINERAÇÕES S.A., SOBRE A COORDENAÇÃO TÉCNICA DA FUNDAÇÃO RENOVA.

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/10160 Descrição sumária da atividade: EXECUÇÃO E REALIZAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA SIMPLIFICADO DO POÇO P2 PARA ABASTECIMENTO COM ÁGUA BRUTA DA ETA GALILEIA (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA) DA SAAE (SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO) NO MUNICÍPIO DE GALILÉIA, ESTADO DE MINAS GERAIS. O EMPREENDIMENTO ESTÁ VINCULADO AS AÇÕES MITIGATÓRIAS DOS IMPACTOS DECORRENTES DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, DA SAMARCO MINERAÇÕES S.A., SOBRE A COORDENAÇÃO TÉCNICA DA FUNDAÇÃO RENOVA.

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/10162 Descrição sumária da atividade: EXECUÇÃO E REALIZAÇÃO DO PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA SIMPLIFICADO DO POÇO P1 - SÃO TOMÉ DO RIO DOCE PARA ABASTECIMENTO COM ÁGUA BRUTA DA ETA (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA) DO DISTRITO DE SÃO TOMÉ, MUNICÍPIO DE TUMIRITINGA, DE FORMA A ASSEGURAR A CAPTAÇÃO DE ÁGUA PARA A POPULAÇÃO LOCAL. O EMPREENDIMENTO ESTÁ VINCULADO AS AÇÕES MITIGATÓRIAS DOS IMPACTOS DECORRENTES DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, DA SAMARCO MINERAÇÕES S.A., SOBRE A COORDENAÇÃO TÉCNICA DA FUNDAÇÃO RENOVA.

  • 2017 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/10459 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DO MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA NOVA ETA GALILEIA (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA) / POÇO P1 E P2 GALILEIA DO SAAE (SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO) NO MUNICÍPIO DE GALILEIA, ESTADO DE MINAS GERAIS. O EMPREENDIMENTO ESTÁ VINCULADO AS AÇÕES MITIGATÓRIAS DOS IMPACTOS DECORRENTES DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO, DA SAMARCO MINERAÇÕES S.A., SOBRE A COORDENAÇÃO TÉCNICA DA FUNDAÇÃO RENOVA.

  • 2016 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO E ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/03495 Descrição sumária da atividade: COORDENAÇÃO E ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA FLORA DA LINHA DE TRANSMISSÃO 500 KV ORIXIMINÁ - SILVES - ENG. LECHUGA DA MANAUS TRANSMISSORA DE ENERGIA

  • 2015 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR TÉCNICO, Carga horária: 10

    Outras informações:
    REFLORESTAMENTO PETROBRAS - Coordenação do Projeto de Implantação e Manutenção do Cinturão Verde da Petróleo Brasileiro SA - Petrobras. Reflorestamento em uma área de 50 ha com aproximadamente 100000 mil mudas de mais de 60 espécies nativas. Equipe: Coordenador Técnico, coordenador de campo, tratorista e auxiliares de campo.

  • 2013 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: COORDENADOR TÉCNICO, Carga horária: 40

    Outras informações:
    COORDENAÇÃO TÉCNICA DAS EQUIPES EM ATIVIDADES DE CAMPO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS - PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO E MONITORAMENTO DA FLORA DA INTERLIGAÇÃO ELÉTRICA GARANUNHUS (inclui 4 linhas de transmissão +- 600 km, mais uma subestação). Dimensão da equipe sob minha coordenação: 1 Biólogo Dr. em Botânica, 1 Eng. Florestal M.Sc em Ciências Florestais, 10 auxiliares, 4 viveiristas. Logística: 2 equipes de campo atuando na frente de supressão, 2 viveiros provisórios e 2 viveiros permanentes em território indígenas.

  • 2011 - Atual

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Coordenação Programa Resgate de Germoplasma, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador técnico do Programa Resgate de Germoplasma da Linha de Transmissão 600 kV CC Coletora Porto Velho - Araraquara 2, n° 1, Estação Retificadora nº2 e Estação Inversora n° 2, sendo essa, uma das maiores linhas de transmissão em construção no planeta. Dimensão da equipe sob minha responsabilidade: 1 Biólogo botânico, 1 Eng. Florestal, 2 escaladores, 4 auxiliares.

  • 2016 - 2017

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Emissão de laudos e pareceres, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2016/12711 Descrição sumária da atividade: LAUDO TÉCNICO DE INEXISTÊNCIA DE ALTERNATIVA LOCACIONAL DO EMPREENDIMENTO UHE ITAOCARA I PARA UTILIZAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - ANÁLISE DO INVENTÁRIO FLORESTAL E DEMAIS DOCUMENTOS DO EMPREENDIMENTO (EIA, PBA, LP, LI) E DA LEGISLAÇÃO VIGENTE PARA ELABORAÇÃO DO LAUDO TÉCNICO.

  • 2016 - 2017

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Técnico de Flora, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2016/18404 Descrição sumária da atividade: COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO DO INVENTÁRIO FLORESTAL E CENSO FLORESTAL DOS SEGUINTES ESTUDOS: 1 - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA); 2 - RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL; 3 - PLANO DE UTILIZAÇÃO PRETENDIDA (PUP) E; 4 - PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL (PCA) DOS EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS DAS DNPM 19S 832.452/2009, 831.700/2005 (GRAN VALE LTDA - EPP) E 831.963/2008 (VALESTONE MÁRMORES E GRANITOS LTDA - EPP).

  • 2016 - 2017

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2016/19473 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADAS (PRAD) DO ENGENHO CAMACÁRI, SITUADO EM CABO DE SANTO AGOSTINHO /PE E DE PROPRIEDADE DA ICAL PARTICIPAÇÕES S/A - ICAL.

  • 2016 - 2017

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Restauração Florestal, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2016/20121 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DE PROJETO TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL (REFLORESTAMENTO) NA HIDRELÉTRICA CACHOEIRÃO S.A., LOCALIZADA NOS MUNICÍPIOS DE POCRANE E ALVARENGA/MG, EM ÁREAS DE MATA ATLÂNTICA, ESPECIFICAMENTE EM FITOFISIONOMIAS DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL E MATAS CILIARES. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: LEVANTAMENTO EM CAMPO DE ÁREAS PARA REFLORESTAMENTO (55 HA), DEFINIÇÃO DAS TÉCNICAS DE IMPLANTAÇÃO (PREPARAÇÃO DA ÁREA, SISTEMA DE PLANTIO, COMBATE A VEGETAÇÃO COMPETIDORA, COMBATE A FORMIGAS CORTADEIRAS, LOCAÇÃO E ABERTURA DE COVAS, PLANTIO, ADUBAÇÃO), MANUTENÇÃO (IRRIGAÇÃO PÓS-PLANTIO, COMBATE A VEGETAÇÃO COMPETIDORA, COMBATE A FORMIGAS CORTADEIRAS, REPLANTIO E ADUBAÇÃO) E MONITORAMENTO (TAXAS DE SOBREVIVÊNCIA, VIGOR DAS MUDAS).

  • 2016 - 2017

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2016/20124 Descrição sumária da atividade: ELABORAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO SOBRE A INFLUÊNCIA DO GASODUTO INSTALADO PELA GALVÃO ENGENHARIA S.A. (CNPJ: 01.340.937/0006-83) EM ÁREAS PRÓXIMAS AS NASCENTES. ESTUDO REALIZADO NO MUNÍCIPIO DE FONSECA/MG, ENVOLVENDO OS ESTUDOS: ANÁLISE TÉCNICA IN LOCO DAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO E ENTORNO POR EQUIPE TÉCNICA MULTIDISCIPLINAR / PRODUÇÃO DO MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO, MOSTRANDO AS PRINCIPAIS CLASSES DE OCUPAÇÃO (PASTAGENS, EUCALIPTO E OUTROS), AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E A BASE DE DADOS HIDROGRÁFICA DO INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS / ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO VIGENTE PARA VERIFICAR SE AS CLASSES DE USO ESTÃO DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO / ANÁLISE TÉCNICA DO HISTÓRICO DAS IMAGENS SATÉLITES DA ÁREA / ANÁLISE TÉCNICA DO HISTÓRICO DOS DADOS CLIMÁTICOS DA REGIÃO, DISPONIBILIZADOS NO BANCO DE DADOS METEOROLÓGICOS PARA ENSINO E PESQUISA DO INMET, BUSCANDO VERIFICAR SE A REGIÃO PASSA POR UM PERÍODO DE SECA / - AVALIAÇÃO TÉCNICA DOS DADOS GEOLÓGICOS EXISTENTES PARA O EMPREENDIMENTO E DEMAIS INFORMAÇÕES PERTINENTES PARA O EMPREENDIMENTO (EIA/RIMA). INFORMAÇÕES A SEREM DISPONIBILIZADAS PELO CLIENTE.

  • 2013 - 2017

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: GERENCIAMENTO, PLANEJAMENTO, COORDENAÇÃO, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2017/03136 Descrição sumária da atividade: GERENCIAMENTO, PLANEJAMENTO, COORDENAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE VIVEIROS DE MUDAS NOS BIOMAS MATA ATLÂNTICA (CERCA 250.000 MUDAS), CAATINGA (147.280 MUDAS) E CERRADO/MATA ATLÂNTICA (20.000 MUDAS) ENVOLVENDO AS SEGUINTES ATIVIDADES: - PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO DA ESTRUTURA DO VIVEIRO (VIVEIRO PROVISÓRIO E PERMANENTE), ENVOLVENDO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO; - TREINAMENTO DA EQUIPE (VIVEIRISTAS, COLETORES DE SEMENTES) - COLETA E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES - DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE QUEBRA DE DORMÊNCIA - PRODUÇÃO DE SEMENTEIRAS OU BERÇÁRIOS DE TUBETES - PRODUÇÃO DE MUDAS EM SACOS PLÁSTICOS OU EM TUBETES DE DIFERENTES TAMANHOS (50, 53, 100, 280, 900 CM³) - PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ADUBAÇÃO E CONTROLE FITOSSANITÁRIO DAS MUDAS PRODUZIDAS

  • 2016 - 2016

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação/orientação de estudo/projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2016/15369 Descrição sumária da atividade: COORDENAÇÃO TÉCNICA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DA FLORA DAS ESTAÇÕES RETIFICADORA Nº 2 CA/CC E INVERSORA Nº 2 CC/CA, ELETRODOS DE TERRA E LINHAS DOS ELETRODOS DE TERRA, LOCALIZADOS NO ESTADO DE RONDÔNIA E SÃO PAULO.

  • 2015 - 2016

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Cargo/função técnica, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART N°: 2016/20314 Descrição sumária da atividade: COORDENAÇÃO TÉCNICA E IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE REPOSIÇÃO FLORESTAL DA INTERLIGAÇÃO ELÉTRICA DE GARANHUNS. ÁREA: 260,76 HECTARES DE MATA ATLÂNTICA E CAATINGA, SENDO 20,48 HA NO EXÉRCITO BRASILEIRO (CAMPO DE INSTRUÇÃO MARECHAL NEWTON CAVALCANTI) EM ARACOIABA/PE, 31,2 HA NA UFRPE - CAMPUS GARANHUNS EM GARANHUNS/PB E 209 HA NA FLONA NEGREIROS EM SERRITA E SALGUEIRO /PE. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: COORDENAÇÃO DA FASE DE PLANEJAMENTO (ELABORAÇÃO PLANO DE TRABALHO), DA FASE DE IMPLANTAÇÃO (IMPLANTAÇÃO DE VIVEIROS DE MUDAS, PREPARAÇÃO DAS ÁREAS DE PLANTIO, COMBATE A VEGETAÇÃO COMPETIDORA, COMBATE A FORMIGAS CORTADEIRAS, LOCAÇÃO E ABERTURA DE COVAS, PLANTIO, ADUBAÇÃO), DA FASE DE MANUTENÇÃO (IRRIGAÇÃO PÓS-PLANTIO, COMBATE A VEGETAÇÃO COMPETIDORA, COMBATE A FORMIGAS CORTADEIRAS, REPLANTIO E ADUBAÇÃO) E DA FASE DE MONITORAMENTO (TAXAS DE SOBREVIVÊNCIA, VIGOR DAS MUDAS). EQUIPE EM CAMPO: BIÓLOGO, ENGENHEIRO AMBIENTAL, ENGENHEIRO FLORESTAL, ESPECIALISTA EM SIG, TÉCNICOS, VIVEIRISTAS, AUXILIARES.

  • 2014 - 2015

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Biólogo - Consultor Ambiental, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Elaboração Projeto Executivo de Reposição Florestal, incluindo a seleção de áreas de Caatinga e Mata Atlântica nos Estados da PB e PE para ações de reflorestamento pelo Programa de Reposição Florestal do empreendimento Interligação Elétrica Garanhuns S.A.

  • 2014 - 2015

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: COORDENADOR TÉCNICO, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa de Monitoramento da Fauna da UHE Itapebi (Usina Hidrelétrica de Itapebi). Coordenação geral e execução do levantamento e caracterização da vegetação envolvendo análises florísticas e fitossociológicas. Equipe: Biólogos, botânicos com doutorado (3), Biólogo, botânico, mestrado (1), auxiliares de campo (3).

  • 2013 - 2013

    BIOCEV SERVIÇOS DE MEIO AMBIENTE LTDA - ME

    Vínculo: Biólogo - Consultor ambiental, Enquadramento Funcional: Biólogo - Consultor ambiental, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    LAUDO TÉCNICO DE CARACTERIZAÇÃO VEGETAL NA REFINARIA PRESIDENTE BERNARDES - CUBATÃO / SP PERTENCENTE A PETRÓLEO BRASILEIRO S.A.

  • 2009 - 2010

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto de Biologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de Biologia no Ensino Médio e Técnico, sendo os cursos profinalizantes: Técnico em Agropecuária, Técnico em Zootecnia, Técnico em Agricultura e Técnico em Alimentos. Durante todo este período ministrei aulas para cinco turmas de 1° Ano ensino médio-técnico, quatro de 2° Ano, três de 3° Ano, duas turmas de PROEJA - Técnico em Alimentos e uma turma de cursinho voluntário.

  • 2012 - 2012

    BIOPRESERVAÇÃO ? CONSULTORIA E EMP. LTDA.

    Vínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Coordenação dos estudos técnicos da AER

    Outras informações:
    Coordenação dos estudos técnicos do meio biótico (flora) da Avaliação Ecológica Rápida (AER) do Plano de Manejo do Parque Municipal Salão de Pedras e do Monumento Natural Serra da Ferrugem, localizadas no Campo Rupestre do munícipio de Conceição do Mato Dentro ? MG.

  • 2010 - 2011

    BIOPRESERVAÇÃO ? CONSULTORIA E EMP. LTDA.

    Vínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Coordenação Programa Resgate de Germoplasma

    Outras informações:
    Atuei como coordenador do Programa de Salvamento de Germoplasma da LT 138 Kv Anta ? Simplício ? Rocha Leão realizada nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

  • 2006 - 2009

    BIOPRESERVAÇÃO ? CONSULTORIA E EMP. LTDA.

    Vínculo: Consultor Ambiental, Enquadramento Funcional: Consultor Ambiental

    Outras informações:
    Junto a Biopreservação prestei diversos serviços de assessoria e consultoria nas áreas de Manejo de Unidades de Conservação, Planejamento de Empreendimentos Minerarios e Agroflorestais, além da recuperação de Áreas Degradadas através da utilização de técnicas de Bioengenharia. Dentre as acessorias realizadas na Biopreservação merece destaque a coordenação do projetos: - Resgate de Germoplasma Linha de Transmissão 138 kv Anta - Simplício - Rocha Leão - Plano de Manejo do Monumento Natural da Serra da Ferrugem - AER Flora - Plano de Manejo do Paque Municipal Slão de Pedras - AER Flora - Inventário floristico do "Projeto Costruindo Água: uma idéia que nasce nas cabeceiras da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço" contratado entre a MMX Mineração e Metálicos Ltda., Sociedade Amigos do Tabuleiro e BIOPRESERVAÇÃO Consultoria e Empreendimentos Ltda. Ano de 2008.

  • 2008 - 2009

    AB3 Consultores e Auditores Ambientais Ltda.

    Vínculo: Consultor Ambiental, Enquadramento Funcional: Consultor Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenador de campo do Programa Salvamento de Germoplasma do Terminal Aquiviário de Barra do Riacho (Aracruz Celulose) contratado pela Petróleo Brasileiro AS. (BR).

  • 2009 - 2013

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 60

  • 2004 - 2006

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista ITI, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsa ITI/CNPq Processo 190082/04-6 Iniciação Tecnológica Industrial, categoria/nível 1-A no projeto: Inter-relações entre comunidades florísticas, faunísticas e humanas em áreas de megadiversidade: bases para a conservação da biodiversidade de remanescentes da Mata Atlântica no ES. Proc. Inst. 690149/2001-8. Instituições: Programa especial de cooperação internacional (PECI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Laboratório de Taxonomia e Biologia Reprodutiva de Plantas, Instituto de Biologia, CCS, Universidade Federal do Rio e Janeiro. Coordenado pela Dra. Tania Wendt - UFRJ. Neste projeto realiza estudos fenológicos, reprodutivos e fitossociológicos de uma comunidade de Bromeliaceae na Estação Biológica Santa Lucia. Além disso ajudava de forma intensiva demais colegas que trabalham no projeto com estudos reprodutivos de Euterpe, fitossociologia do componente arbóreo, biologia reprodutiva de Orchidaceae, dentre outros

  • 2007 - 2008

    Ingá Engenharia e Consultoria Ltda

    Vínculo: Biólogo, Enquadramento Funcional: Coordenador

    Outras informações:
    Na empresa INGA trabalhei no Programa de Salvamento de Germoplasma Vegetal do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício-FURNAS. Para realização deste Programa, inicialmente, foi realizado o Inventário Florísico, onde fiz parte da equipe técnica e fui responsável pelo relatório técnico. Posteriormente, fui COORDENADOR de toda equipe envolvida nos trabalhos de campo e de laboratório, além de ser o responsável pela confecção dos relatórios bimestrais e responsável técnico do Programa.

  • 2006 - 2006

    Prefeitura Municipal de Santa Teresa

    Vínculo: Professor nível AII, Enquadramento Funcional: Designação Temporária, Carga horária: 20

  • 2005 - 2005

    Biodinamica Engenharia e Meio Ambiente

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistente de campo

    Outras informações:
    Programa de Resgate de Germoplasma do Gasoduto Cacimbas - Vitória: Gestão Ambiental das Obras e Implantações de Programas Ambientais.

  • 2015 - 2015

    Carste Consultores Associados Ltda.

    Vínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Botânico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    LEVANTAMENTO DA VEGETAÇÃO PARA O PLANO DE MANEJO DA GRUTA DO SALITRE, DIAMANTINA/MG, ENVOLVENDO COLETAS BOTÂNICAS, TRIAGEM, IDENTIFICAÇÃO, PROCESSAMENTO DO MATERIAL BIOLÓGICO EM LABORATÓRIO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO.