Lívia Cardoso Lopes

Experiência de 10 anos em posições de Gestão na Indústria Alimentícia, em Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos e Engenharia de processos, com carreira desenvolvida em multinacional. Implementação de Certificação FSSC 22000, Programas da Qualidade, Melhoria Contínua, Satisfação dos Clientes; Auditora líder em FSSC 22000 pela DNV GL e Liderança em Auditorias do sistema de qualidade; Atuação em desenvolvimento de Cultura de Qualidade e Segurança de Alimentos e liderança em gestão de equipes de alta performance e desenvolvimento de pessoas; Relacionamento/Interface com Órgão Legais (ANVISA, MAPA, INMETRO) Conhecimento em WCM/TPM (projetos para redução de custos da não qualidade e gestão de tratativa de não conformidades e eliminação de causa raíz com habilidade em ferramentas de análise: 5G, 5W1H, 5Porques, Ishikawa, 6M´s) Gestão de Projetos, envolvendo inovação, captação de recursos, gestão do conhecimento e sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2019 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Título: TECNOLOGIAS PARA O APROVEITAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS E AGROPECUÁRIOS DISPONÍVEIS NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASI,Orientador: Dr Flávio Alves da Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Especialização em Controle de Qualidade e Gerenciamento da Produção de alim

2010 - 2012

Universidade Federal de Goiás
Título: REDUÇÃO DE SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA: IMPORTÂNCIA NA SAÚDE E IMPACTOS NA INDÚSTRIA
Orientador: Profa. Dra. Maria Raquel Hidalgo Campos

Graduação em andamento em Engenharia de Alimentos

2005 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Colégio Visão

Formação complementar

2016 - 2016

Auditor Líder em FSSC 22000. (Carga horária: 40h). , Det Norske Veritas, DNV, Brasil.

2015 - 2015

Interpretação da Norma ISO 9001:2008. , Foodsolution, FS, Brasil.

2015 - 2015

Programa de Desenvolvimento de Líderes. , Unilever Brasil Industrial Ltda, UL, Brasil.

2015 - 2015

Gerenciamento de Incidentes (Recolhimento e Recall). , Unilever Brasil Industrial Ltda, UL, Brasil.

2014 - 2014

Auditor interno em FSSC 22000. , Det Norske Veritas, DNV, Brasil.

2014 - 2014

Ferramentas de Gestão da Qualidade (5S, 5W1H, 5 Porquês, Ishikawa, PDCA, et. , Unilever Brasil Industrial Ltda, UL, Brasil.

2014 - 2014

Gestão de projetos. , Unilever Brasil Industrial Ltda, UL, Brasil.

2014 - 2014

Treinamento de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP) seg. , Foodsolution, FS, Brasil.

2013 - 2013

Programa de Coaching ? Comunicação para o Coach e Coachee. , Unilever Brasil Industrial Ltda, UL, Brasil.

2013 - 2013

Principios de Lidenraça: liderando a mudança. , Unilever Brasil Industrial Ltda, UL, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação Técnica de Processo Dressing´s América Latina. , Unilever Brasil Industrial Ltda, UL, Brasil.

2011 - 2011

Gerenciamento de conflitos. , Unilever Brasil Industrial Ltda, UL, Brasil.

2011 - 2011

Curso Análise Sensorial. , Arcos Dourados - McDonald´s, MCD, Brasil.

2010 - 2010

Facilitadores de TPM (total perfeição da manufatura). , Unilever Brasil Industrial Ltda, UL, Brasil.

2010 - 2010

Como gerenciar uma Pequena Empresa. , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Goiás, SEBRAE/GO, Brasil.

1995 - 2005

Curso Completo de Inglês. (Carga horária: 700h). , Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.

2003 - 2003

Aperfeiçoamento Em Leitura Dinâmica. (Carga horária: 100h). , Projeto Águia, AG, Brasil.

1999 - 1999

Curso de Computação. (Carga horária: 120h). , Particular, PART., Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

VII Semana de Engenharia de Alimentos. 2007. (Outra).

VII Semana de Engenharia de Alimentos. 2007. (Outra).

II CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO LEITE. 2006. (Congresso).

II CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. Avaliação da Concentração de Cádmio em CMS (carne mecanicamente separada) de Frango e Bovina Comercializadas no Estado de Goiás. 2006. (Congresso).

VI Semana de Engenharia de Alimentos. 2006. (Outra).

ETALCO.ETALCO- Encontro de tecnologia de alimentos do Centro-Oeste, realizado no período de 25 a 27 de outubro no centro de convenções de Goiânia. 2005. (Encontro).

VIII Semana de Engenharia de Alimentos.Mini-curso: Higienização na Indústria de Alimentos, duraçao de 12 horas. 2005. (Outra).

V Semana de Engenharia de Alimentos.Curso: Queijos maturados por fungos, com duração de 12 horas. 2005. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Katiuchia Pereira Takeuchi

TAKEUCHI, K. P.; SILVA, F. A.; GARRO, J.. Estágio Supervisionado: Tecnologia e Inovação em desenvolvimento de processos na indústria alimentícia Unilever Brasil Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Goiás.

ROSÂNGELA VERA

VERA, R.. Cajuzinho do cerrado (A. othonianum R.); caracterização físico-química dos frutos, análise físico-química, elaboração. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Goiás.

Foi orientado por

Maria Raquel Hidalgo Campos

Redução de Sódio na Alimentação Humana: Importancia na Saúde e Impactos na Industria; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle de Qualidade e Gerencia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Maria Raquel Hidalgo Campos;

Katiuchia Pereira Takeuchi

Gestão da Qualidade - Unilever; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Katiuchia Pereira Takeuchi;

Moacir Evandro Lage

Avaliação da Concentração de Cádmio em CMS de frango e bovina comercializadas no Estado de Goiás; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Moacir Evandro Lage;

ROSÂNGELA VERA

cajuzinho do Cerado (A; othonianum R; ): caracterização físico-química dos frutos, análises físico-químicas, elaboração e aceitação do sorvete; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Rosângela Vera;

Adegmar José Ferreira

A responsabilidade Civil do fornecedor pelo acidente de consumo em face do Código de Defesa do Consumidor; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Goiás; Orientador: Adegmar José Ferreira;

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2016

Unilever Brasil Industrial Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Qualidade e Segurança de Alim, Carga horária: 40

Outras informações:
Certificação FSSC 22000 na fábrica de Goiânia; Implementação do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos na fábrica, bem como a manutenção do SGSA; Implementação, verificação e validação de estudos de HACCP; Gestão de GMP/BPF da fábrica; Gestão e Elaboração de Procedimentos e Manuais de BPF, procedimentos de QA (PPR´s) e procedimentos do SGSA; Estruturação do Sistema de Gestão da Qualidade; Estruturação da unidade para Certificação FSSC 22000; Liderança de projetos de CAPEX (investimentos) e novas linhas de processo; Liderança da tratativa de não conformidades e problemas crônicos (SAC, incidentes de QA); Gestão de WCM (World Class Manufacture) com utilização de ferramentas de análise (4M´s, 5G, Porques, Ishikawa, PDCA/Kaizens, etc); Auditora Líder das auditorias internas de qualidade; Coordenar laboratórios: Fisico-químico, Embalagens e Microbiologia Gestão e desenvolvimento de pessoas; Implementação e Gestão de Controle de Documentos na unidade; Definir e Implementar KPI´s de qualidade na unidade; Atualização e implantação de normas legais e requisitos estatutários; Avaliação e Gerenciamento de fornecedores; Implementação de inovações e projetos de qualidade (novas fórmulas, embalagens, etc); Desenvolvimento de processos e operação de plantas industriais, incluindo fluxograma do processo, memoriais descritivos e layout industrial; Liderança e gestão de Treinamentos; Implementação de Food Defense na fábrica; Implementação e Gestão de Controles de Processo; Renovação do Alvará Sanitário, Polícia Federal e Exército e Comunicado de início de fabricação; Validação de Limpeza e Alergênicos nas linhas produtivas; Construção do plano de análises microbiológicas.

2010 - 2012

Unilever Brasil Industrial Ltda

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Qualidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Treinamentos de qualidade para funcionários; Atuação direta com a manufatura com acompanhamento de liberações dos produtos; Aplicar 5S na área de trabalho; Estratificar, reportar e tratar reclamações de consumidores e clientes; Elaborar, revisar e implementar documentos e procedimentos de qualidade; Implementar controles de qualidade na manufatura; Representar área de qualidade em projetos de inovações de produtos e processos; Análise, identificação e execução de ações para redução de não conformidades; Gestão de QA através de ferramentas de qualidade/TPM; Gestão do sistema de qualidade dos produtos manufaturados e visibilidade da manufatura; Análise Estatística de Processo (CEP-DA e MINITAB) voltada para garantia da qualidade; Estruturação e aplicação de Painel Sensorial; Elaboração dos estudos de HACCP/APPCC e implementação dos controles na manufatura; Controle e gestão dos indicadores; Liderança na preparação e acompanhamento de auditoria de clientes (McDonald´s).

2009 - 2010

Unilever Brasil Industrial Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de Desenvolvimento de Processos), Carga horária: 20

Outras informações:
Implementar projetos desenvolvidos por R&D; Validação de limpezas manuais e CIPs; Gestão de implementação de melhorias de processos; Formulações e fichas de preparo de produtos; Emissão de relatórios de implementação de projetos.

2017 - Atual

Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MBA em Eng. de Sistemas de Gestão da Segurança dos Alimentos

2014 - 2014

Uni-Anhanguera

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 30

Outras informações:
MBA em Gestão Empresarial e Gestão da qualidade total. Módulo: Interpretação da Norma ISO 9001:2008 e Auditoria de Qualidade

2016 - Atual

PARTICULAR

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora de Qualidade e Segurança de Alimen, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação no seguimento industrial e serviços de alimentação