Renata Araújo Lima Verde

Graduada em Fisioterapia, especialista em Fisioterapia Cardiopulmonar. Mestranda em Educação para o Ensino na Área da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Preceptora em serviço, no Hospital Santa Teresinha, dos alunos da UNINASSAU, na disciplina de Estágio Supervisionado II e III. Experiência com ventilação mecânica (invasiva e não invasiva). Sua atuação tem ênfase em fisioterapia cardiorespiratória em home care e terapia intensiva.

Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Educação na Área de Saúde

2017 - Atual

Faculdade Pernambucana de Saúde
Título: Elaboração de um curso na modalidade a distância para desenvolvimento da congruência cognitiva do tutor no método ABP., Ano de Obtenção:
Orientador: Gilliatt Hanois Falbo Neto
Coorientador: Bruno Hipólito da Silva. Palavras-chave: Metodologia Ativa; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); Congruências do Tutor; Congruência Cognitiva do Tutor; Desenho Instrucional; Modelo ADDIE.

Especialização em Fisioterapia Cardiopulmonar

2009 - 2010

Faculdade Redentor

Graduação em Fisioterapia

2004 - 2009

Faculdade Integrada do Recife
Título: Identificação dos tipos de agentes fitoterápicos mais utilizados pelos pacientes atendidos na clínica escola de fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife
Orientador: Evaleide Diniz de Oliveira

Formação complementar

2008 - 2009

Estágio de Fisioterapia em Terapia Intensiva. , Hospital da Restauração, FUSAM, Brasil.

2008 - 2009

Estágio de Fisioterapia em Terapia Intensiva. , Complexo Hospitalar HOPE - ESPERANÇA, ESPERANÇA, Brasil.

2008 - 2009

Estágio de Fisioterapia. (Carga horária: 900h). , Intermédica Sistema de Saúde S/A, INTERMÉDICA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Fisiopatologia Respiratória. (Carga horária: 40h). , Central de Cursos em Saúde, CCS, Brasil.

2008 - 2008

II Curso de Fisiologia Respiratória. (Carga horária: 20h). , Central de Cursos em Saúde, CCS, Brasil.

2008 - 2008

Vivenciando a Assistência Ventilatória Mecânica. (Carga horária: 30h). , Pulmocardio Fisioterapia Núcleo de Desenvolvimento em Saúde, PULMOCARDIO, Brasil.

2008 - 2008

Recondicionamento Físico do Pneumopata. (Carga horária: 8h). , Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva, ASSOBRAFIR, Brasil.

2008 - 2008

Monitoria da Disciplina Pneumofuncional. (Carga horária: 108h). , Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.

2008 - 2008

Monitoria da Disciplina Pneumofuncional. (Carga horária: 108h). , Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Curso Internacional de Formação no Método Cyriax. (Carga horária: 111h). , Orthopaedic Medicine International, OMI, Bélgica.

2007 - 2007

Extensão universitária em Anatomia Palpatória Diagnóstica e Terapêutica. (Carga horária: 40h). , Centro de Terapia Manual Postural e Aquática, UNIMARQUES, Brasil.

2007 - 2007

Ginástica Laboral e Dinâmica de Grupo. (Carga horária: 15h). , AG Ergo Consultoria Técnica em Ergonomia, AG ERGO, Brasil.

2007 - 2007

Monitoria da Disciplina Eletrotermofototerapia. (Carga horária: 90h). , Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.

2007 - 2007

Estágio de Fisioterapia. (Carga horária: 240h). , Instituto de Fisioterapia Duarte Coelho LTDA, RHP, Brasil.

2006 - 2006

Anatomia Palpatória. (Carga horária: 12h). , Meeting de Fisioterapia, MEETING, Brasil.

2006 - 2006

Terapia em Grupo. (Carga horária: 8h). , XII Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia, XII ENEEFISIO, Brasil.

2006 - 2006

Tratamento Manipulativo na Hérnia de Disco Lombar. (Carga horária: 12h). , Meeting de Fisioterapia, MEETING, Brasil.

2006 - 2006

Ergonomia e Acessibilidade para Portadores de Nece. (Carga horária: 20h). , AG Ergo Consultoria Técnica em Ergonomia, AG ERGO, Brasil.

2006 - 2006

Monitoria da disciplina Anatomia Humana. (Carga horária: 252h). , Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.

2006 - 2006

Beginner's english. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2005 - 2005

Atendimento em Emergências. (Carga horária: 8h). , 11o Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia, 11O ENEEFISIO, Brasil.

2002 - 2002

Espanhol Básico. (Carga horária: 32h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Cardiopulmonar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Cardiopulmonar/Especialidade: Fisioterapia Respiratória.

Participação em eventos

14o Simpósio Internacional Fisioterapia Respiratória Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2008. (Simpósio).

III Reunião Regional FeSBE 2008.Identificação dos tipos de agentes fitoterápicos mais utilizados pelos pacientes atendidos na clínica escola de fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife. 2008. (Outra).

II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). 2008. (Seminário).

II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da FIR (SEPE).Repercussões do Sistema Respiratório em Pacientes Portadores da Síndrome da Apnéia do Sono. 2008. (Seminário).

VII Jornada de Iniciação Científica da FIR.Identificação dos Tipos de Agentes Fitoterápicos Mais Utilizados Pelos Pacientes Atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife. 2008. (Outra).

VII Jornada de Iniciação Científica da FIR.Critérios para uma Avaliação Pós-Operatória da Cirança Portadora de Pé Torto Congênito - Artigo de Revisão. 2008. (Outra).

VI Jornada de Iniciação Científica.Identificação dos Tipos de Agentes Fitoterápicos mais Utilizados pelos Pacientes Atendidos na Clínica-Escola de Fisioterapia da Fir. 2007. (Outra).

VI Jornada de Iniciação Científica. 2007. (Outra).

XII Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia. 2006. (Encontro).

11o Encontro Nordestino de Estudantes de Fisioterapia. 2005. (Encontro).

VIII Jornada de Fisioterapia da FIR. 2004. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Valdecir castor Galindo Filho

GALINDO FILHO, V. C.. Identificação dos tipos de agentes fitoterápicos mais utilizados pelos pacientes atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife.

Ana Rodrigues Falbo

FALBO NETO, G. H.; SILVA, B. H.;FALBO, A. R.; BARBOSA, L. N. F.. Curso na modalidade à distância para desenvolvimento das congruências do tutor na aprendizagem baseada em problemas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na área de saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Ana Rodrigues Falbo

FALBO NETO, G. H.;FALBO, A. R.; BARBOSA, L. N. F.. Elaboração de um curso na modalidade à distância para desenvolvimento das congruências do tutor na aprendizagem baseada em problemas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na área de saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Patrícia Gomes de Matos Bezerra

VIEIRA, J. S. B. C.;Bezerra, P. G. M.; FALBO, G. H.. Desenvolvimento de um curso na modalidade de educação à distância para treinamento da habilidade cognitiva do tutor no método ABP. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós graduação - Mestrado Profissional) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Gilliatt Hanois Falbo Neto

FALBO G. H.FALBO, A. R.; SILVA, B. H.; BARBOSA, L. N. F.. Curso na modalidade à distância para desenvolvimento das congruências do tutor na aprendizagem baseada em problemas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional para Educação para o Ensino na Área de Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Ana Paula de Lima Ferreira

FERREIRA, A. P.L.. Identificação dos tipos de agentes fitoterápicos mas utilizados pelos pacientes atendidos na Clínica-escola de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife.

Valéria Conceição Passos de Carvalho

CARVALHO, Valeria Conceiçao Passos de. IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE AGENTES FITOTERÁPICOS NAIS UTILIZADOS PELOS PACIENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife.

Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa

FALBO NETO, G. H.; FALBO, A. R.;BARBOSA, LNF.; SILVA, B. H.. Curso na modalidade a distância para desenvolvimento das congruências do tutor na aprendizagem baseada em problemas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Ensino na á) - Faculdade Pernambucana de Saúde.

Foi orientado por

Evaleide Diniz de Oliveira

Identificação dos tipos de agentes fitoterápicos mais utilizados pelos pacientes atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife; Orientador: Evaleide Diniz de Oliveira;

Gilliatt Hanois Falbo Neto

Elaboração de um curso na modalidade a distância para desenvolvimento das congruências do tutor na aprendizagem baseada em problemas; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional para Educação para o Ensino na Área de Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde,; Orientador: Gilliatt Hanois Falbo Neto;

Produções bibliográficas

  • LIMA VERDE, R. A. ; OLIVEIRA, E. D. . IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE AGENTES FITOTERÁPICOS MAIS UTILIZADOS PELOS PACIENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE. In: Ivanda Martins. (Org.). Ensino, Pesquisa e Extensão Múltiplas Conexões. 1ed.Recife: Baraúna, 2008, v. 1, p. 213-224.

  • LIMA VERDE, R. A. ; LARRE, T. ; CAMARA, C. R. V. . CRITÉRIOS PARA UMA AVALIAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA DA CRIANÇA PORTADORA DE PÉ TORTO CONGÊNITO ? ARTIGO DE REVISÃO. CETEC. Revista de Ciência, Empreendedorismo e Tecnologia , 2008.

  • LIMA VERDE, R. A. ; OLIVEIRA, E. D. . Identificação dos Tipos de Agentes Fitoterápicos mais Utilizados pelos Pacientes Atendidos na Clínica-Escola de Fisioterapia da Fir. CETEC. Revista de Ciência, Empreendedorismo e Tecnologia , 2008.

  • LIMA VERDE, R. A. ; NEVES, T. . Repercussões do sistema Respiratório em Pacientes Portadores da Síndrome da Apnéia do Sono. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA VERDE, R. A. ; LARRE, T. ; CAMARA, C. R. V. . Critérios para uma Avaliação Pós-Operatória da Cirança Portadora de Pé Torto Congênito - Artigo de Revisão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA VERDE, R. A. ; OLIVEIRA, E. D. . Identificação dos Tipos de Agentes Fitoterápicos Mais Utilizados Pelos Pacientes Atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA VERDE, R. A. ; OLIVEIRA, E. D. . Identificação dos Tipos de Agentes Fitoterápicos Mais Utilizados pelos Pacientes Atendidos na Clínica-Escola de Fisioterapia da FIR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA VERDE, R. A. ; OLIVEIRA, E. D. . Identificação dos Tipos de Agentes Fitoterápicos mais Utilizados pelos Pacientes Atendidos na Clínica-Escola de Fisioterapia da Fir. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    CRITÉRIOS PARA UMA AVALIAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA DA CRIANÇA PORTADORA DE PÉ TORTO CONGÊNITO ? ARTIGO DE REVISÃO, Descrição: Os critérios para uma avaliação pós-operatória da criança portadora de pé torto congênito (PTC) visam à facilitação e objetividade do tratamento fisioterapêutico, que terá como meta a amenização das deformidades do PTC, tornando os pés destas crianças plantígrados e indolores, com calcâneos mais retos ou com valgismo menor que 10 graus, com mobilidade tibiotársica maior que 10 graus e subtalar maior que 50%. O presente estudo terá como objetivo propor uma melhor forma de avaliar os pacientes no pós-operatório visando facilitar o fisioterapeuta um melhor protocolo clínico, que avalie o grau de rigidez da deformidade e, de acordo com a gravidade de cada sinal clínico avaliado, indicar qual a melhor metodologia de tratamento a ser empregada em cada pé eqüinovaro examinado. Esta revisão reuniu artigos referentes ao tema e publicados em periódicos indexados nas bases de dados Medline e Lilacs, nos últimos 15 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renata Araújo Lima Verde - Integrante / Taciana Larre - Integrante / Cínthia Vasconcelos - Coordenador.

  • 2006 - 2008

    Identificação dos Tipos de Agentes Fitoterápicos mais Utilizados pelos Pacientes Atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife, Descrição: OBJETIVOS: O objetivo foi identificar os tipos de agentes fitoterápicos mais utilizados pelos pacientes que fazem tratamento fisioterapêutico na Clínica Escola de Fisioterapia da FIR (CEF/FIR), verificando as principais finalidades terapêuticas para a utilização desses produtos, a faixa etária, o meio de utilização mais comum e as mais freqüentes patologias tratadas pelos fitoterápicos na população entrevistada. MÉTODOS E RESULTADOS: O estudo foi desenvolvido em 214 pacientes em ambos os sexos na faixa etária de 18 a 75 anos, todos realizando tratamento fisioterapêutico na CEF/FIR. Foi aplicado um questionário composto por sete quesitos através dos quais se investigou a utilização de produtos fitoterápicos como forma de tratamento para enfermidades e a forma de conhecimento obtido pelo paciente para utilização do produto fitoterápico. Da população entrevistada, 200 indivíduos (93,46%), com idade média de 51,58 ±15,78, responderam que fazem uso de fitoterápicos como forma de tratamento para algumas doenças. Desse grupo, 175 indivíduos (87,5%) usam estes tipos de produtos há mais de 48 meses, enquanto 12,5% (25) usam fitoterápicos há menos de 48 meses. Foi observado ainda que 192 indivíduos (96,9%) utilizam o chá como forma de administração de produtos fitoterápicos e que os entrevistados nesta pesquisa utilizam mais de uma forma de fitoterápicos. As patologias mais listadas pelos entrevistados e que são tratadas através de produtos naturais foram: disfunções gástricas, viroses, doenças reumatológicas, alterações no sono, doenças vasculares e respiratórias, disfunções urológicas e neurológicas, osteoporose e enxaqueca. Protocolo aprovado 024/2006. CEP 0022.0.100.000-06. CONCLUSÃO: De acordo com os resultados coletados podemos sugerir que a maioria dos indivíduos usa o fitoterápico como forma coadjuvante ao tratamento de várias patologias. Essa associação de tratamentos poderá interferir no tempo de morbidade da doença, reduzindo a mesma e permitindo uma melhor qual. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renata Araújo Lima Verde - Integrante / Evaleide Diniz de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): PIBIC FIR - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Hospital Unimed Recife III

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 24

2010 - 2016

HOSPITAL SANTA TERESINHA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

2009 - Atual

Hospital Residência

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

Outras informações:
Fisioterapeuta Cardiopulmonar onde realizo Avaliação Clínica, Cardíaca e Pulmonar, Exercícios Cardiorespiratórios, Reabilitação Pós-cirúrgico, Reabilitação Cardiopulmonar, Fisioterapia Cardiorespiratória.

2009 - 2010

Saúde Bem estar Fisioterapia LTDA

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

2008 - 2009

Intermedica Sistema de Saude S/A

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Traumato-ortopedia, Reumatologia e Neurologia, Carga horária: 900

Outras informações:
Fui estagiária de fisioterapia na Norclínicas Intermédica - Intermédica Sistema de Saúde S/A- cumprir uma carga horária de 900h - duração de 6 meses (segunda à sexta-feira das 13 às 18h). Realizei na clínica exercícios cardiorespiratórios, de fortalecimento muscular e reabilitação pós-cirúrgico.

2007 - 2007

Real Hospital Português de Beneficiência em Pernambuco

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Traumato-ortopedia e Reumatologia, Carga horária: 240, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fui estagiária de fisioterapia na Clínica Luiz Borges - Instituto de Fisioterapia Duarte Coelho LTDA - cumprir uma carga horária de 240h. Realizava na clínica avaliação fisioterapêutica, cinesioterapia, eletrotermofototerapia e aplicação de recursos terapêuticos manuais e mecânicos.

2012 - 2016

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Preceptoria em serviço

Outras informações:
Preceptora em serviço, no Hospital Santa Teresinha, dos alunos da UNINASSAU, na disciplina de Estágio Supervisionado II e III de agosto/12 à outubro/16.