Thais da Silva Ramos

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atuação voluntária em iniciação científica com área de pesquisa no Projeto Avaliação descritiva dos Projetos Pedagógicos de cursos de odontologia da Bahia. Atuação voluntária no projeto de Extensão "Educação, Saúde e Cidadania", "Membro do Projeto Social Anjos do Sol". Monitora bolsista da disciplina Português Instrumental - DCHL.

Informações coletadas do Lattes em 11/01/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Odontologia

2015 - 2021

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: MANIFESTAÇÕES ORAIS EM PACIENTES COM MICROCEFALIA
Orientador: Ana Carolina Del-Sarto Azevedo Maia

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Estadual Doutor Jair Santos Silva

Formação complementar

2019 - 2019

II Jornada de Emergências e Trauma do Sudoeste da Bahia. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2016 - 2016

Farmacologia Clínica da Inflamação e infecções Bacterianas. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.

Participação em eventos

38° Reunião anual SBPQO.Painel digital. 2021. (Outra).

Evento de Ocasião 1000 dias de vida do bebê. 2020. (Outra).

Evento de Ocasião Aleitamento e hábitos bucais deletérios. 2020. (Outra).

Evento de Ocasião Utilização de materiais inovadores para atendimento de bebês. 2020. (Outra).

Jornada de Anatomia Cabeça e Pescoço. 2020. (Outra).

II Congresso de Odontologia da Paraíba. 2019. (Congresso).

Congresso Internacional de odontologia da Bahia. 2018. (Congresso).

Anjos do Sol.Anjos do Sol. 2017. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Ana Carolina Del-Sarto Azevedo Maia

MAIA, A. C. D. A.; FREITAS, M. C. A.; RODRIGUES, V. P.. MANIFESTAÇÕES ORAIS EM PACIENTES COM MICROCEFALIA: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Maria da Conceição Andrade de Freitas

MAIA, A. C. D. A.;FREITAS,MCAF; RODRIGUES, V. P.. MANIFESTAÇÕES ORAIS EM PACIENTES COM MICROCEFALIA: REVISÃO SISTEMÁTICA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Vanda Palmarella Rodrigues

MAIA, A. C. D. A.; FREITAS, M. C. A.;RODRIGUES, Vanda Palmarella. Manifestações orais em pacientes com microcefalia: revisão sistemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Foi orientado por

Ana Carolina Del-Sarto Azevedo Maia

MANIFESTAÇÕES ORAIS EM PACIENTES COM MICROCEFALIA: REVISÃO SISTEMÁTICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Ana Carolina Del-Sarto Azevedo Maia;

Ana Carolina Del-Sarto Azevedo Maia

Microcefalia e alterações bucais: uma revisão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Ana Carolina Del-Sarto Azevedo Maia;

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2021

    Avaliação Descritiva dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Odontologia da Bahia, Descrição: Bolsista Voluntária. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos da área da saúde, os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) devem considerar o aluno como sujeito ativo de aprendizagem tendo o professor como mediador do processo ensino-aprendizagem. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar se os PPCs dos cursos de Odontologia do estado da Bahia estavam em consonância com as DCNs. Informações referentes ao sistema acadêmico como: perfil de admissão e evasão; organização curricular; ocupação, carreira e profissionalização; modelo pedagógico e de organização de práticas foram avaliados. Para isso, criou-se uma matriz analítica do panorama geral dos cursos estudados. Dos 43 cursos de Odontologia na Bahia, cadastrados no ano da pesquisa, apenas 5 dispunham dos PPCs em plataformas virtuais, perfazendo 11,63%. Destas, 2 eram IES Públicas Estaduais (IES/PE) e 3 IES Privadas (IES/PR). A maior pontuação obtida foi pela IES/PE 1 com 17,3 pontos, seguida pela IES/PR 3 com 12,3 pontos. Já a IES/PE 2 e IES/PR 2 e 1 obtiveram pontuação aquém do ideal somando todos os critérios avaliados, com 11,2, 10,8 e 10,6 pontos respectivamente. Logo, para idealização de um curso de graduação, faz-se necessário a utilização do PPC, que deve estar de acordo com as DCNs, sendo um documento que norteia todo direcionamento dos cursos. A realidade é contrastante quanto a aplicabilidade do PPC nos cursos de graduação de Odontologia do Estado da Bahia, apontando a necessidade das IES reverem a importância deste documento e adequá-lo para que possa contribuir na excelência dos cursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thaís da Silva Ramos - Integrante / Stephanie Lessa de Souza - Integrante / Vanessa Barreiros Gonçalves - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. , Avenida José Moreira Sobrinho - até 398/399, Jequiezinho, 45208091 - Jequié, BA - Brasil, Telefone: (73) 35289623

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Programa de monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria com bolsa, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora selecionada através de processo seletivo da disciplina Português Instrumental, no curso de Licenciatura em Matemática com ênfase em Informática,sobre supervisão da professora Isabel Silva Silveira. A monitoria aconteceu em sala de aula, e LELIN, (planejamento de aulas, elaboração de atividades). Consistia em auxílio das atividades docentes e esclarecimentos de dúvidas dos discentes de forma presencial e por intermédio de ferramentas virtuais como criação de grupos de interação para esclarecimentos de dúvidas online de forma a complementar a assistência.