Raynan Henrique Silva Trentim

Professor de Direito Educacional e Marketing Digital. Possui graduação em Marketing e Vendas - FACLIFE. Especialista em Marketing Digital - UNIFATECIE. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (2020- 2022); Especialista em Direito Educacional pela faculdade Dom Alberto (2019), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de São Paulo - USP (2019-2021). Licenciado em História pela UNINTER (2015-2018) e Pedagogia Unifaveni (2021). Bacharelado em Direito pela UNIPAR (2015-2019), Pesquisa áreas relacionadas ao direito educacional, Marketing Digital e Vendas. Professor e Palestrante de Concurso Público e de Marketing Digital. Advogado no Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 20/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito

2020 - 2022

Universidade Católica de Santos
Título: O direito internacional e o direito à inclusão digital na educação especial pela perspectiva inclusiva, Ano de Obtenção: 2022
Fabiano Lourenço de Menezes.

Especialização em Marketing Digital

2021 - 2022

Centro universitário UniFatecie, UniFatecie
Título: Marketing Digital para negócios locais - foco municípios

Especialização em Gestão Educacional

2019 - 2021

Universidade de São Paulo
Título: Educação especial e inclusão digital como auxiliar da aprendizagem

Especialização em Direito Educacional

2019 - 2019

Faculdade Dom Alberto
Título: DIREITO EDUCACIONAL EM SUA PERSPECTIVA INCLUSIVA E SUA PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO
Orientador: Ana Paula Rodrigues

Graduação em Marketing e Vendas

2021 - 2022

FACULDADE LIFE
Título: Desafios do Marketing Digital

Graduação em Pedagogia

2021 - 2021

Centro Universitário Venda Nova do Imigrante
Título: A inclusão digital na educação básica

Graduação em PEDAGOGIA

2019 - 2019

FACULDADE MANTENENSE DOS VALES GERAIS
Título: O DIREITO À EDUCAÇÃO DA PESSOA AUTISTA

Graduação em Direito

2015 - 2019

Universidade Paranaense
Título: A TUTELA JURISDICIONAL DAS MINORIAS SEXUAIS NA PROIBIÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE NO BRASIL
Orientador: Tereza Rodrigues Vieira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em historia

2015 - 2018

Centro Universitário Internacional
Título: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DE FAMÍLIA NO BRASIL

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Colégio Estadual Monteiro Lobato

Formação complementar

2016 - 2016

unipar compartilhanddo conhecimento. (Carga horária: 4h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2015 - 2015

DIREITOS HUMANOS: JURI SIMULADO: O CASO DOS DENUNCIANTES INVEJOSOS. (Carga horária: 30h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2015 - 2015

CURSO DIREITO ROMANO: SISTEMA POLÍTICO DE ROMA ANTIGA E A SUA INFLUÊNCIA NA. (Carga horária: 30h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2015 - 2015

CURSO BIOÉTICA E DIREITO À SAÚDE: A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. (Carga horária: 30h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2015 - 2015

Atualidades em conhecimentos gerais e sociais. (Carga horária: 30h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2015 - 2015

Estatuto do Idoso. (Carga horária: 30h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2015 - 2015

CURSO: RESPONSABILIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES POR PRÁTICA DE ATO INFRACIONAL. (Carga horária: 30h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Comissão julgadora das bancas

Ricardo Soares Mestre Janeiro

JANEIRO, Ricardo Soares Mestre; HASSE, D. Z.. Direito a educação sexual e gênero. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Paranaense.

Fábio Ferreira Bueno

BUENO, F. F.. Direitos da Sexualidade da Pessoa Acometida de Defeito Físico e Mental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Paranaense.

Fábio Ferreira Bueno

BUENO, F. F.. Diversidade sexual, homofobia, intolerância ao cidadão LGBTI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Paranaense.

Luís Fernando Centurião

ARGONDIZO, L. F. C.; SANTOS, V. C.; OLIVEIRA, J. F.. Da incostitucionalidade da proibição da doação de sangue por homens homosexuais e as garantias fundamentais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Paranaense.

Daniel Freire e Almeida

MENEZES, F. L.;FREIRE E ALMEIDA, D.; VIEIRA, T. R.. O DIREITO INTERNACIONAL E O DIREITO A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PELA PERSPECTIVA INCLUSIVA. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu- Doutorado e Mestrado em Direito) - Universidade Católica de Santos.

Foi orientado por

Ângela Limongi Alvarenga Alves

Direito à inclusão digital na educação especial: impactos do direito internacional no contexto brasileiro; 2021; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Católica de Santos,; Coorientador: Angela Limongi Alvarenga Alves;

Tereza Rodrigues Vieira

A tutela jurisdicional dos homens homossexuais na probiçao de doaçao de sangue no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Paranaense; Orientador: Tereza Rodrigues Vieira;

Tereza Rodrigues Vieira

Os impactos do Processo Judicial eletrônico no Processo Civil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em DIreito) - UNIPAR, Universidade Paranaense - Campus Umuarama, PIBIC; Orientador: Tereza Rodrigues Vieira;

Tereza Rodrigues Vieira

O direito da criança e do adolescente transexual à identidade de gênero; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Paranaense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tereza Rodrigues Vieira;

Tereza Rodrigues Vieira

O direito e a necessidade da criança e do adolescente à educação sexual e de gênero; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Paranaense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tereza Rodrigues Vieira;

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    PEBIC - O direito da criança e adolescente trans à sua identidade de gênero., Descrição: A transexualidade é um fenômeno que a pessoa não se reconhece como sendo do seu sexo biológico, mentalmente se reconhece do gênero oposto. A criança e adolescente transexual vive em um conflito interno constante por não aceitar o sexo que lhe é atribuído e outro dilema é a falta de informação por parte da sociedade que julga e discrimina tais pessoas, aumentando assim a incompreensão desse menor com o que está ocorrendo. Esse estudo objetiva abordar a transexualidade de maneira completa demonstrando que a criança e adolescente tem direito ao reconhecimento de sua identidade de gênero.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raynan Henrique Silva Trentim - Integrante / TEREZA RODRIGUES VIEIRA - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    PEBIC - O direito e a necessidade da criança e do adolescente a ter uma educação sexual e de gênero, Descrição: O principal desiderato, deste trabalho, é refletir sobre o direito à educação sexual e de gênero no ambiente escolar. Por meio de pesquisa bibliográfica pretende-se demonstrar que a criança e o adolescente têm direito à informação sobre seu corpo e seu funcionamento, bem como respostas pertinentes à sexualidade e ao gênero. Contudo, a abordagem deverá ser conduzida observando-se aspectos da conduta científica e humanista, evitando-se qualquer permeio pelo açodado universo do senso comum. Diante da homogeneidade do contexto familiar, é difícil aos pais explanarem questões relativas aos conceitos de aceitação do próprio corpo e, assim, quebrar preconceitos. Existe, também, pouco conhecimento científico para elucidação adequada de pontos que demandam maiores conhecimentos e desprovimento de timidez acerca de assuntos concernentes à temática sexual e de gênero. Destarte, o ambiente escolar é o lugar adequado para o debate de questões de gênero e preconceito em razão do universo plural e de diversidade em que se encontra. Conclui-se que, não há como trabalhar a educação de jovens, ignorando as manifestações da sexualidade e o respeito ao diferente, visto que, são aspectos importantes do desenvolvimento da criança e do adolescente, agregando dinâmica no ensino de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Raynan Henrique Silva Trentim - Integrante / TEREZA RODRIGUES VIEIRA - Coordenador.

  • 2016 - 2016

    PIC - O DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS A APLICACAO DO PRINCIPIO DA PRIMAZIA DA NORMA MAIS FAVORAVEL A PESSOA HUMANA NO DIREITO BRASILEIRO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raynan Henrique Silva Trentim - Coordenador / DORITA ZIEMANN HASSE - Integrante.

Prêmios

2019

CERTIFICADO DE HONRA AO MÉRRITO pela apresentação: Inteligência artificial: a utilizalção das metodologias ativas na educação brasileira, Universidade Paranaense- UNIPAR.

2017

HONRA AO MÉRITO pela apresentação do trabalho: Direitos da sexualidade da pessoa acometida de defeito físico e mental., Universidade Paranaense.

2017

HONRA AO MÉRITO pela apresentação do trabalho: Diversidade sexual, homofobia, intolerância ao cidadão LGBTI, Universidade Paranaense.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Paranaense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2016

Prefeitura Municipal de Umuarama

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO

2019 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40