Priscila Frances Uedlih Rios

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestranda no Programa de Pós Graduação Strictu Sensu na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de pesquisa "Direitos humanos e Estado democrático de Direito: fundamentação, participação e efetividade", com projeto desenvolvido na área de formação e avaliação da educação jurídica, com ênfase no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Atualmente é líder do Squad em Direito, na equipe de Soluções Universitárias para o Ensino Superior na Saraiva Educação.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, ENADE e formação jurídica.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Direito

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A necessária formação emancipatória nos cursos de Direito e as habilidades para a prática profissional jurídica: uma análise da avaliação proposta no Exame da OAB,Orientador:
Adriana Goulart de Sena Orsini.Palavras-chave: formação jurídica; formação emancipatória; Avaliação; Tecnologias de informação e comunicação; OAB; ENADE. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Educação jurídica.

Graduação em Direito

2011 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas no Projeto do Novo Código de Processo Civil (NCPC) e sua relação com a tutela de direitos coletivos e o Acesso à Justiça
Orientador: Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2010

Colégio Militar de Belo Horizonte

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Participação em eventos

XII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular. 2019. (Congresso).

Curso de Formação de Professores - PROFS/SOMOS Educação. 2018. (Oficina).

Docência no Ensino Superior: As especificidade dos saberes docentes (Maria Isabel da Cunha). 2018. (Encontro).

Workshop Kaos Learning. 2018. (Oficina).

Capacitação em Estrutura ENADE e Avaliação do Ensino Superior. 2017. (Encontro).

III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (III CIM) - GIZ/UFMG. 2017. (Congresso).

VIII Congresso RECAJ UFMG - Acesso à Justiça pela via dos Direitos Infantojuvenis. Acesso à Justiça e os Direitos da Infância e Juventude. 2017. (Congresso).

Semana Zero Reflexões sobre educação jurídica. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional de Ciências Penais. 2012. (Seminário).

II Semana Acadêmica sobre Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: GRAYCE KELLEN PEREIRA DE ASSIS

SOUZA, Cibele Aimée.ORSINI, A. G. S.RIOS, P. F. U.. Da interrupção ou suspensão do contrato de trabalho com vistas à efetivação do direito fundamental à saúde da criança e adolescente e preservação do emprego da mãe. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: AMANDA DE CASTRO ARANTES

SOUZA, Cibele Aimée.ORSINI, A. G. S.RIOS, P. F. U.. Justiça Gratuita e seus reflexos: uma análise a partir da lei 13.467/2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MONA LISA MARANGONI

RIOS, P. F. U.SOUZA, Cibele Aimée.ORSINI, A. G. S.. Direito à educação das crianças e adolescentes em tratamento de saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Comissão julgadora das bancas

NATHANE FERNANDES DA SILVA

SILVA, N. F.; SENA ORSINI, ADRIANA GOULART DE; ROBERTO, G. B. S.. A necessária formação emancipatória nos cursos de Direito e as habilidades para a prática profissional jurídica: uma análise da avaliação proposta no Exame da OAB. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Giordano Bruno Soares Roberto

ROBERTO, Giordano Bruno Soares.; ORSINI, A. G. S.; THIBAU, T. C. S. B.. A Necessária Formação Emancipatória nos Cursos de Direito e as Habilidades para a Prática Profissional. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Giordano Bruno Soares Roberto

ORSINI, A. G. S.; THIBAU, T. C. S. B.;ROBERTO, Giordano Bruno Soares.. Uma Reflexão sobre a Transversalidade do Ensino Jurídico e a Avaliação para o Exercício Profissional da Advocacia: o Exame da OAB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau

THIBAU, T. C. S. B.; ORSINI, A. G. S.; SILVA, N.F. da. A Necessária Formação Emancipatória nos Cursos de Direito e as Habilidades para a Prática Profissional Jurídica: uma Análise da Avaliação Proposta no Exame da OAB. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito da UFMG.

Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau

THIBAU, T. C. S. B.; ORSINI, A. G. S.; ROBERTO, G. B. S.. Uma Reflexão Sobre a Transversalidade do Ensino Jurídico e a Avaliação para o Exercício Profissional da Advocacia: o Exame da OAB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em direito) - Faculdade de Direito da UFMG.

Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau

THIBAU, T. C. S. B.; NUNES, L. S.; LEROY, G. C.. O incidente de resolução de demandas repetitivas no novo Código de Processo Civil e sua relação com a tutela de direitos coletivos e o acesso á justiça. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

SENA, A. G. O.ROBERTO, G. B. S.THIBAU, T. C. S. B.. A necessária formação emancipatória nos cursos de Direito e as habilidades para a pratica profissional jurídica: uma análise da avaliação proposta no Exame da OAB. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UFMG.

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

SENA, A. G. O.ROBERTO, G. B. S.THIBAU, T. C. S. B.. Conhecimento pluriversitário na formação jurídica e a avaliação para o exercício profissional da advocacia: o que o Exame da OAB tem a nos dizer?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UFMG.

Leonardo Silva Nunes

Thibau, T. C. S. B.;NUNES, L. S.; LEROY, G. C.. O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas no novo Código de Processo Civil e sua relação com a tutela de direitos coletivos e o acesso à Justiça. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Foi orientado por

Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau

O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas no Novo Código de Processo Civil e sua Relação com a Tutela de Direitos Coletivos e o Acesso á Justiça; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau;

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

A NECESSÁRIA FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA NOS CURSOS DE DIREITO E AS HABILIDADES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL JURÍDICA: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO PROPOSTA NO EXAME DA OAB; 2019; Dissertação (Mestrado em MESTRADO) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UFMG,; Orientador: Adriana Goulart de Sena Orsini;

Produções bibliográficas

  • RIOS, P. F. U. ; ORSINI, Adriana Goulart de Sena . AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE DIREITO: um estudo à luz do Acesso à Justiça e da Taxonomia de Bloom.. In: Priscila Frances Uedlih Rios, 2017, Belo Horizonte. III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior - I Encontro das Licenciaturas, 2017, Belo Horizonte. Avaliação da Aprendizagem - Avaliação como parte do processo ensino - aprendizagem., 2017. v. 1. p. 1-13.

  • RIOS, P. F. U. . O ensino jurídico tradicional e a proposição de metodologias ativas na graduação em Direito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ORSINI, Adriana Goulart de Sena ; RIOS, P. F. U. . In: III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior - I Encontro das Licenciaturas, 2018, Belo Horizonte. Avaliação da Aprendizagem - Avaliação como parte do processo ensino - aprendizagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. v. 1. p. 1-13.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

RIOS, P. F. U. ; LARA, C. S. ; ROBERTO, G. B. S. . Novas DCN para o curso de Direito: o que mudou?. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RIOS, P. F. U. . Capacitação para Itens Modelo ENADE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Escola Estadual Dom Pedro II

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Educação Inovação e Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do Ensino Superior

2011 - 2012

Cartório Jaguarão - 2º Ofício de Notas de Belo Horizonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atendimento/Procuração

2013 - 2013

Escritório Ivan Mercêdo Moreira Advogados

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio

2013 - 2013

Escritório Elpídio Donizetti Advogados

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio

2013 - 2015

Escritório Homero Costa Advogados

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio