Keven Sobreira Ferreira

Artista e professor. Possui experiência na área de Arte Educação, licenciado em Teatro pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (2018).

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Teatro

2015 - 2018

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Maculelá, Maculecá, Maculemim, Maculenós: O que foi o teatral Maculelê no projeto Arte e Comunidade na Colônia Antônio Aleixo e no Estágio Supervisionado no Instituto de Educação do Amazonas?
Orientador: Amanda Aguiar Ayres

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Laboratório Prática e Pensamento - Manaus. (Carga horária: 78h). , Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, GTCS, Brasil.

2017 - 2018

Extensão universitária em Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2016 - 2018

Extensão universitária em Arte e Comunidade. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Drummond nas Paradas de ônibus de Manaus. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2016 - 2016

Oficina de formas animadas com a Cia Les Trois Cles. (Carga horária: 8h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2016 - 2016

Entre Don Giovanni e a Commedia Dellarte. (Carga horária: 6h). , Teatro Laboratorio Isola di Confine, TLIC, Itália.

2015 - 2016

Extensão universitária em Arbítrio: Teatro nas penitenciárias de Manaus. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2013 - 2014

Grupo Experimental de Teatro. (Carga horária: 120h). , Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, LAOCS, Brasil.

2012 - 2012

Iniciação Teatral. , Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, LAOCS, Brasil.

2012 - 2012

Espanhol Básico. (Carga horária: 116h). , Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, CETAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extensão; IX Congresso Interno de Iniciação Científica e Tecnológica.. Os fazeres da Cultura Popular na Pedagogia do Teatro: Maculelê e suas relações de teatralidades.. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Evany do Nascimento

NASCIMENTO, M. E.. Os fazeres da cultura popular na pedagogia do teatro: o maculelê e suas relações de teatralidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Amanda Aguiar Ayres

O lugar dos exercícios pré-expressivos na encenação: o compartilhamento poético do processo Teatralidades do Maculelê na Colônia de Férias da rua central; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Amanda Aguiar Ayres

Os fazeres da cultura popular na pedagogia do teatro: o maculelê e suas relações de teatralidade; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Amanda Aguiar Ayres;

Amanda Aguiar Ayres

Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas: Tópicos de Práticas Teatrais III; 2016; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Amanda Aguiar Ayres;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, K. S. . ?Arte e Comunidade do Morrinho da Colônia Antônio Aleixo: o relato de experiência do processo criativo teatral do Maculelê?.. In: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil e VI Congresso Internacional de Arte-Educadores, 2018, Brasília-DF. GUIMARAES, L. REGO, L. (orgs). Ações políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações [recurso eletrônico]: Anais [do] XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores. Brasí, 2018.

  • FERREIRA, K. S. . IV Simpósio de Estágio da ESAT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, K. S. . Um relato da busca pela interculturalidade nas aulas de Teatro no Estágio Supervisionado de Ensino Médio através do cantar-dançar-batucar no Maculelê.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, K. S. . Arte e Comunidade do Morrinho da Colônia Antônio Aleixo: o relato de experiência do processo criativo teatral do Maculelê.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AYRES, A. A. ; FERREIRA, K. S. . ANTROPOJARDIM: um processo de criação coletiva que busca despertar a multiplicação de sensibilidades poéticas por meio do contato com a natureza, da valorização da identidade amazônica e da diversidade brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA, K. S. . Maculenós. 2019. Teatral.

FERREIRA, K. S. . Musical Gotas de Chico. 2014. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Programa de Apoio à Iniciação Científica: O LUGAR DOS EXERCÍCIOS PRÉ-EXPRESSIVOS NA ENCENAÇÃO: o compartilhamento poético do processo teatralidades do Maculelê na colônia de férias da rua., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Keven Sobreira Ferreira - Integrante / Amanda Aguiar Ayres - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Outra.

  • 2016 - 2017

    Programa de Iniciação Científica da UEA: Os fazeres da Cultura Popular na Pedagogia do Teatro: Maculelê e suas relações de teatralidade., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Amanda Aguiar Ayres em 05/09/2019., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Keven Sobreira Ferreira - Integrante / Amanda Aguiar Ayres - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Artes e Turismo. , Avenida Leonardo Malcher, 1728., Praça 14, 69010170 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 38784415, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor

    Outras informações:
    A participação no Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas deu-se como monitor-bolsista da disciplina de Tópicos de Práticas Educativas Integradas I, ministrada pela Profa. Mª. Amanda Ayres. Edital Nº 02/2016 - UEA/ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO.