Yasmin Costa Barbosa Dias

Yasmin Costa Barbosa Dias estudou Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Participou como bolsista do projeto de Iniciação Científica Júnior sobre Adesão e Persistência ao Tratamento Medicamentoso de Moradores em um Bairro do Município de São Mateus-ES, como voluntária do projeto de Iniciação Científica de Análise da utilização de medicamentos e fatores associados em uma comunidade quilombola do norte do Espirito Santo e também como voluntária do projeto de Extensão Compreendendo o Sistema Nervoso, onde foi bolsista por um ano. Ainda no âmbito acadêmico, participou como voluntária do projeto de extensão Farmacêutico em ação: proteção solar e do projeto de Iniciação Científica de Qualidade De Vida De Pacientes Portadores De Insuficiência Renal Crônica em Tratamento Hemolítico.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Farmácia

2012 - 2016

Universidade Federal do Espírito Santo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Farmácia Clínica. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2017 - 2017

Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados. (Carga horária: 40h). , Conselho Federal de Farmácia, CFF, Brasil.

2017 - 2017

Atenção Farmacêutica. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2016 - 2016

Planejamento Familiar e Contracepção. (Carga horária: 10h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.

2016 - 2016

Prevenção ao Câncer de Mama. (Carga horária: 12h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.

2016 - 2016

Prevenção ao Câncer de Pele. (Carga horária: 12h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.

2016 - 2016

Qualidade de Vida. (Carga horária: 8h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.

2016 - 2016

Chikungunya. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Abordagem domiciliar de situações clínicas comuns em adultos. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Implantação e Gerenciamento de um Serviço de Atenção Domiciliar. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Atenção Primária à Saúde: princípios e diretrizes. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

O Sistema Único de Saúde e sua legislação. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Guia de Saúde Mental. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

O trabalho dos ACS nas equipes de Atenção Básica do SUS. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Trabalho com Grupos na Atenção Básica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Qualificação em Triagem Ocular. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Introdução ao acolhimento. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Autocuidado: Como apoiar a pessoa com Diabetes - Nível superior. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde (ACS). (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Propedêuticas no Idoso e Instrumentos de Avaliação. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2014 - 2014

Uso Racional de Medicamentos: Comunicação Farmacêutico-Paciente. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2014 - 2014

Pesquisa e Novas Tecnologias na Indústria Farmacêutica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2014 - 2014

Centro de Informações de Medicamentos e Farmacovigilância. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Ciclo de Palestras sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2016. (Outra).

I Congresso de Ciências da Saúde - UFES. 2015. (Congresso).

Oficina sobre Nutrição Parenteral. 2015. (Oficina).

Outubro Rosa - Homens e Mulheres no Combate ao Câncer de Mama. 2015. (Outra).

Palestra: Bioética e Pesquisa Científica. 2015. (Outra).

II Workshop em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia e Gestão. 2014. (Outra).

Simpósio de Farmácia do Norte do Espírito Santo. 2014. (Simpósio).

Feira de Cursos de Graduação. Farmácia. 2013. (Feira).

I Simpósio Pró-Saúde. 2012. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juliano Manvailer Martins

Bolsista projeto Compreendendo o Sistema Nervoso; 2014; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Juliano Manvailer Martins;

Valquíria Camin de Bortoli

Adesão e persistência ao tratamento medicamentoso de moradores em um bairro do município de São Mateus-ES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Valquíria Camin de Bortoli;

Valquíria Camin de Bortoli

Monitora bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr); 2016; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Valquíria Camin de Bortoli;

Valquíria Camin de Bortoli

Estágio Supervisionado I; 2013; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Valquíria Camin de Bortoli;

Ana Carolina Melchiors

ADESÃO E PERSISTENCIA AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DE MORADORES EM UM BAIRRO DO MUNICIPIO DE SÃO MATEUS-ES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia-Ceunes) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Ana Carolina Melchiors;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, GUILHERME DALLAPICOLA ; FERNANDES, BRIGIDA DIAS ; SILVA, FERNANDA AHNERT DA ; DIAS, YASMIN COSTA BARBOSA ; MELCHIORS, ANA CAROLINA . Qualidade de vida de pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico: análise de fatores associados. Revista Brasileira de Qualidade de Vida , v. 8, p. 229-245, 2016.

  • FERNANDES, BRIGIDA DIAS ; SILVA, FERNANDA AHNERT DA ; DIAS, YASMIN COSTA BARBOSA ; CHEMELLO, C. . ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE FOTOPROTEÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO EM FARMÁCIA: um relato de experiência. In: III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior: i9 com 5c, 2017, Belo Horizonte. Anais do III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Qualidade De Vida De Pacientes Portadores De Insuficiência Renal Crônica Em Tratamento Hemolítico, Descrição: A insuficiência renal crônica (IRC) pode ser definida como uma síndrome provocada por uma variedade de nefropatias que, devido a sua evolução progressiva, determinam de modo gradativo e quase sempre inexorável uma redução global das múltiplas funções renais. O doente renal crônico experimenta uma drástica mudança em sua vida, devido a quantidade de medicamentos utilizados, as reações adversas, as incompatibilidades entre os fármacos, da implicação do uso inadequado, dificuldade na compreensão das metas da terapia, mudanças na vida cotidiana, distância entre sua residência e o local de tratamento, entre outros fatores. Assim, torna-se importante avaliar a qualidade de vida desses pacientes a fim de identificar os impactos que a doença e o tratamento trazem para suas vidas e nortear melhorias no tratamento e em políticas de saúde para que promovam a qualidade de vida desses pacientes. O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade de vida e outros aspectos relacionados a IRC de pacientes que realizam tratamento por hemodiálise no município de São Mateus-ES. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo transversal e com abordagem quantitativa, que será desenvolvido entre os meses de agosto e dezembro de 2015, na unidade de hemodiálise localizada na área urbana do município de São Mateus-ES. A pesquisa será realizada com todos os 198 pacientes com insuficiência renal crônica, em tratamento hemolítico. Os dados clínicos, sóciodemográficos e econômicos serão coletados por meio de entrevista com os pacientes, utilizando questionário estruturado. Para a avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde será utilizado o instrumento específico KDQOL-SFTM, que aborda questões importantes para a avaliação de qualidade de vida de pacientes renais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yasmin Costa Barbosa Dias - Integrante / Fernanda Ahnert da Silva - Integrante / Ana Carolina Melchiors - Coordenador / Brígida Dias Fernandes - Integrante / Guilherme Dallapicola Silva - Integrante.

  • 2015 - Atual

    ADESÃO E PERSISTENCIA AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DE MORADORES EM UM BAIRRO DO MUNICIPIO DE SÃO MATEUS-ES, Descrição: A assistência farmacêutica tem dentre seus objetivos, que o usuário utilize o medicamento de forma correta por meio da prescrição, dispensação e uso, como define o uso racional de medicamentos. Para tanto, deve-se ter o cumprimento de todas as orientações necessárias da farmacoterapia para alcançar melhores desfechos em saúde, ou seja, tenha adesão e persistência ao tratamento. Com isso, objetiva-se desenvolver e avaliar métodos para melhoria na adesão terapêutica e persistência ao tratamento medicamentoso de pacientes com diabetes e/ou hipertensão residentes de um bairro no Município de São Mateus-ES. Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo do tipo antes e depois, onde os critérios de inclusão utilizados são indivíduos acometidos por hipertensão e/ou diabetes cadastrados no HIPERDIA e com idade igual ou superior a 18 anos. A população será divida em três grupos que serão comparados quanto o letramento funcional em saúde. O estudo será dividido em dois momentos: No primeiro, serão analisados perfil sociodemográfico, farmacoterapêutico, co-morbidades, adesão e persistência ao tratamento, qualidade de vida relacionada à saúde, pressão arterial, hemoglobina glicada e glicemia de jejum, além do desenvolvimento de estratégias de intervenção para melhoria da adesão e persistência ao tratamento. No segundo momento será realizado o estudo longitudinal (antes e depois) com a aplicação das intervenções desenvolvidas. Ao final desse processo será analisado o perfil da população e impacto da aplicação das intervenções na mesma. Espera-se melhorar a adesão terapêutica e persistência de pacientes a tratamentos medicamentosos, a fim de promover o uso racional de medicamentos e a melhoria da qualidade de vida do paciente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Yasmin Costa Barbosa Dias - Integrante / Fernanda Ahnert da Silva - Integrante / Ana Carolina Melchiors - Coordenador / Brígida Dias Fernandes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Iniciação Científica Júnior, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Iniciação Científica Júnior, com o objetivo de conhecimento da população e desenvolvimento de intervenções farmacêuticas para melhoria da adesão e persistência medicamentosa.

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Voluntário Acadêmico, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Voluntária Acadêmica, com o objetivo de construir apostilas ilustradas, jogos, cruzadinhas, caça-palavras, painéis ou pôsteres, modelos em massa ou biscuit, teatros e outros materiais que facilitem e estimulem o processo de ensino-aprendizagem em neurofisiologia.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Voluntário Acadêmico, Enquadramento Funcional: Projeto de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Voluntária acadêmica, auxiliando na coleta de informações por meio de questionários em pacientes acometidos com Insuficiência Renal Crônica (IRC), realizando tratamento no Centro de Hemodiálise em São Mateus/ES.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Voluntário Acadêmico, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Voluntária acadêmica, com o objetivo de realizar ações de educação em saúde quanto à prevenção do câncer de pele no município de São Mateus-ES, em locais públicos de lazer onde muitos indivíduos praticam atividades físicas e de lazer, levando a estes informações baseadas em evidências científicas em uma linguagem acessível, desmitificando mitos e promovendo o uso racional dos protetores solares.

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aluna bolsista, com o objetivo de construir apostilas ilustradas, jogos, cruzadinhas, caça-palavras, painéis ou pôsteres, modelos em massa ou biscuit, teatros e outros materiais que facilitem e estimulem o processo de ensino-aprendizagem em neurofisiologia.