Milena Moraes de Carvalho

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (2018) e atualmente é aluna no curso de pós-graduação em Ciências Odontológicas (nível mestrado) pela mesma instituição. Linha de Pesquisa: Alterações patológicas do complexo bucomaxilofacial. Tem interesse em pesquisa em patologia bucal, cirurgia oral e oncologia.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Odontologia

2014 - 2018

Universidade Federal de Alfenas
Título: Avaliação do Valor Prognóstico do Sistema de Gradação Histopatológico Denominado Modelo BD em Carcinoma Espinocelular Oral
Orientador: Alessandro Antônio Costa Pereira

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: ODONTOLOGIA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Processos proliferativos não-neoplásicos. 2020. (Seminário).

36 Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). 2018. (Congresso).

Palestra: Clareamento Dental: derrubando mitos e diminuindo a sensibilidade. 2018. (Congresso).

Periodontia Contemporânea e suas faces. 2018. (Congresso).

24ª Jornada Mineira de Estomatologia (JOME). TUMORES METASTÁTICOS PARA A CAVIDADE ORAL: RELATO DE DOIS CASOS. 2017. (Congresso).

III Simpósio Integrado UNIFAL.Avaliação do Valor Prognóstico do Sistema de Gradação Histopatológico Denominado Modelo BD em Carcinoma Espinocelular Oral. 2017. (Simpósio).

II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.Validação do Modelo BD e Análise de Marcadores Originados De Fibroblastos Associados ao CEC Oral: Resultados Preliminares". 2017. (Simpósio).

II Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.Tumores metastáticos para cavidade oral: relato de dois casos", XLVI Semana Odontológica. 2017. (Simpósio).

Palestra Programa Futuro Profissional Colgate. 2017. (Seminário).

XLVI SEMANA ODONTOLÓGICA. VALIDAÇÃO DO MODELO BD E ANÁLISE DE MARCADORES ORIGINADOS DE FIBROBLASTOS ASSOCIADOS AO CARCINOMA ESPINOCELULAR ORAL: RESULTADOS PRELIMINARES - APRESENTADO NA FORMA DE PAINEL. 2017. (Exposição).

XVLI Semana Odontológica.Tumores metastáticos para cavidade oral: relato de dois casos. 2017. (Simpósio).

13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2016. (Simpósio).

IX Congresso de Biomedicina VI Jornada de Análises Clínicas da UNIFENAS. Avaliação do Valor Prognóstico do Sistema de Gradação Histopatológico Denominado Modelo BD em Carcinoma Espinocelular Oral. 2016. (Congresso).

Palestra Programa Futuro Profissional Colgate. 2016. (Outra).

I Encontro de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde dos Seervidores da UNIFAL-MG/ Campus Varginha.PUCA-SAÚDE - PROJETO DO USO CONSCIENTE DO AVENTAL. 2015. (Encontro).

I Simpósio Integrado Unifal.PUCA-SAÚDE - PROJETO DO USO CONSCIENTE DO AVENTAL. 2015. (Simpósio).

XVII Fórum Clínico e Científico da Odontologia.PUCA-SAÚDE - PROJETO DO USO CONSCIENTE DO AVENTAL. 2015. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Luiza Dias Leite de Andrade

PEREIRA, A. A. C.; DIAS, M. L. C.;ANDRADE, A. L. D. L.. Avaliação do valor prognóstico do sistema de gradação histopatológica denominado modelo BD em carcinoma espinocelular oral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Alfenas.

Marina Lara de Carli

Paranaiba LMR;de Carli ML; Andrade ALDL. Avaliação do valor prognóstico do sistema de gradação histopatológica denominado modelo BD em carcinoma espinocelular oral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Alfenas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marina Lara de Carli

GENGIVITE DESCAMATIVA: ANALISE DA EXPRESSAO GENICA DE MEDIADORES INFLAMATÓRIOS E TRATAMENTO COM FOTOBIOMODULACAO ASSOCIADA A TERAPIA CONVENCIONAL; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológica) - Faculdade de Odontologia - Universidade Federal de Alfenas; (Orientador);

Livia Maris Ribeiro Paranaíba

AVALIAÇÃO DO VALOR PROGNÓSTICO DO SISTEMA DE GRADAÇÃO HISTOPATOLÓGICA DENOMINADO MODELO BD EM CARCINOMA ESPINOCELULAR ORAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lívia Máris Ribeiro Paranaíba;

Roberto Martins Lourenço

MONITORIA VOLUNTÁRIA DA DISCIPLINA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA; 2015; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Roberto Martins Lourenço;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Valor Prognóstico de Sistemas de Gradação Histopatológicas e Análise de Marcadores Como Fator Prognóstico Em Carcinoma Espinocelular de Língua e Assoalho Bucal, Descrição: Descrição: O objetivo do presente estudo foi avaliar o valor prognóstico de sistemas de gradação histopatológicas como o modelo de brotamento e profundidade de invasão (modelo BD), modelo de risco histológico (modelo HR), modelo da Organização Mundial da Saúde (OMS), relação tumor-estroma (modelo TSR) e a associação dos modelos TSR e BD. Como também avaliar o valor prognóstico da imunoexpressão de proteínas relacionadas à carcinogênese oral como fascina, EFFD1 (fator eucariótico de elongação delta 1), STC2 (staniocalcina 2), plectina e PINP (pró-peptídeo N-terminal do pró-colágeno tipo 1)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Milena Moraes de Carvalho - Integrante / Lívia Máris Ribeiro Paranaíba - Coordenador / Catherine Bueno Domingueti - Integrante / Ricardo Della Coletta - Integrante / Alessandro Antônio Costa Pereira - Integrante / Wilfredo Alejandro González Arriagada - Integrante / Carine Ervolino de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Avaliação do Valor Prognóstico do Sistema de Gradação Histopatológico Denominado Modelo BD em Carcinoma Espinocelular Oral, Descrição: Dentre os tumores malignos da cavidade oral, o carcinoma Espinocelular (CEC) é o mais frequente, representando mais de 90% das neoplasias malignas que afetam esse sítio. Além de ser um relevante problema de saúde pública, o prognóstico ainda é sombrio, com uma taxa de sobrevida reduzida (inferior a 50% em 5 anos). No intuito de melhor contribuir para o diagnóstico e tratamento de pacientes com esse tumor, este estudo objetiva verificar o valor prognóstico do sistema de gradação histopatológica proposto por Almangush et al (2014), denominado Modelo Brotamento e Profundidade de invasão (Modelo BD). A amostra deste estudo foi composta por 121 casos, os quais revelaram que o CEC oral acomete mais o gênero masculino (72,7%), na quinta década de vida (53,7%), fumantes (64,4%) e etilistas (46,2%), tendo a língua a topografia mais acometida na cavidade oral (58,6%). Estadiamento clínico III e IV foram identificados em 56,1% dos casos. Interessantemente, 80,9% dos pacientes não apresentaram recorrência da doença e, após 5 anos, 73% (n:78) dos pacientes estavam vivos. Ao analisar do Modelo BD, tumores com 4 mm ou mais de profundidade foram predominantes (n: 94; 77,7%), ao passo que 57% (n: 69) dos casos apresentaram 5 ou mais brotamentos. Associando estes dois parâmetros, o escore de alto risco (2) foi predominante (48,8%). O brotamento tumoral e o Modelo BD, em análise univariada, correlacionou significativamente com sobrevida específica da doença (p= 0,05, p=0,01 respectivamente) e resistiram (p=0,04; p= 0,009, respectivamente) à análise multivariada de COX após ajuste para outros fatores prognósticos. A invasão vascular também influenciou significativamente a sobrevida específica de doença (p=0,0007) com a correção de COX. Os resultados deste trabalho demonstraram que o Modelo BD, o brotamento tumoral e a invasão vascular são importantes fatores preditivos de sobrevida específica para pacientes com CEC oral e, portanto, tal modelo pode ser útil como auxiliar para estabelecer o prognóstico de pacientes com CEC oral. Palavras-chave: Carcinoma Espinocelular Oral. Brotamento. Profundidade de Invasão. Prognóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Milena Moraes de Carvalho - Integrante / Lívia Máris Ribeiro Paranaíba - Coordenador / Catherine Bueno Domingueti - Integrante / Ricardo Della Coletta - Integrante / Alessandro Antônio Costa Pereira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Menção Honrosa pela apresentação oral do trabalho "Tumores metastáticos para cavidade oral: relato de dois casos", XLVI Semana Odontológica, Universidade Federal de Alfenas.

2017

Segundo lugar - apresentação em modalidade pôster do trabalho "Validação do Modelo BD e Análise de Marcadores Originados De Fibroblastos Associados ao CEC Oral: Resultados Preliminares", III Jornada de Patologia Oral- Sociedad de Patología Bucomáxilofacial de Chile, Filial Valparaíso.

2017

MENÇÃO HONROSA: VALIDAÇÃO DO MODELO BD E ANÁLISE DE MARCADORES ORIGINADOS DE FIBROBLASTOS ASSOCIADOS AO CARCINOMA ESPINOCELULAR ORAL: RESULTADOS PRELIMINARES - APRESENTADO NA FORMA DE PAINEL, Universidade Federal de Alfenas.

2016

Terceiro lugar - apresentação na forma de painel virtual - trabalho "Avaliação do valor prognóstico do sistema de gradação histopatológica denominado Modelo BD em carcinoma espinocelular", IX Congresso de Biomedicina e VI Jornada de Análises Clínicas da UNIFENAS.

2015

Menção Honrosa pela apresentação oral do trabalho "PUCA-Saúde - Projeto do uso consciente do avental", XVII Fórum Clínico e Científico da Odontologia, Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alfenas. , Rua Gabriel Monteiro da Silva - de 640/641 a 1098/1099, Centro, 37130001 - Alfenas, MG - Brasil, Telefone: (035) 37019416

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Dentística, Carga horária: 120

Outras informações:
Monitoria laboratorial (prática) na Disciplina de Dentística Adesiva e Não-Adesiva.

2016 - 2017

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

Outras informações:
Projeto de Pesquisa "Avaliação do Valor Prognóstico do Sistema de Gradação Histopatológico denominado Modelo BD em Carcinoma Espinocelular Oral", Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG Orientador: Lívia Máris Ribeiro Paranaíba.

2016 - 2017

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa de Mestrado

Outras informações:
Colaborador no Projeto de Pesquisa de Mestrado "Valor Prognóstico de Sistemas de Gradação Histopatológicas e Análise de Marcadores Como Fator Prognóstico em Carcinoma Espinocelular de Língua e Assoalho Bucal".

2016 - 2016

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria de Dentística, Carga horária: 90

Outras informações:
Monitoria Laboratorial (prática) na Disciplina de Dentística Adesiva

2016 - 2016

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Não Obrigatório, Carga horária: 32

Outras informações:
Estágio não obrigatório realizado na APAE de Alfenas-MG

2015 - 2015

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Genética, Carga horária: 45

2015 - 2015

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria de Radiologia, Carga horária: 62

Outras informações:
Monitoria Prática na Disciplina de Radiologia Odontológica e Imaginologia

2015 - 2015

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 70

Outras informações:
Projeto "PUCA-Saúde- Projeto do uso consciente do avental" Coordenador: Ana Cláudia Pedreira de Almeida.

Atividades

  • 08/2016 - 07/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2015 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Linhas de pesquisa

2018 - 2020

Clínica Odontológica Cotiana

Vínculo: Dentista, Enquadramento Funcional: Clínico Geral, Regime: Dedicação exclusiva.