Karolinne Oliveira Cruz

Técnico de nível médio em Química pela Escola Técnica Estadual Santa Cruz (ETESC) da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) (2015). Atuou como monitora em aulas de ensino experimental de Química para alunos do ensino médio na Escola Técnica Estadual Santa Cruz (2015). Participou de 4 eventos, apresentando 4 trabalhos. Participou de um Projeto de Extensão, um Projeto de Pesquisa e atuou em um Estágio Supervisionado na área de Química. Atualmente é graduanda em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aluna de Iniciação Científica do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA-UFRJ). Têm experiência na área de Química, tendo atuado, entre outras áreas, em Pesquisa, desenvolvimento e testagem de experimentos e de produtos químicos; Monitoria; Organização de laboratório e de almoxarifado; Projeto de Recuperação Ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 28/02/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Química Industrial

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

2013 - 2015

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação em Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Produtos domissanitários.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Recuperação Ambiental.

Participação em eventos

ETESC de Portas Abertas 2015. Controle de processo eletroquímico por métodos colorimétricos. 2015. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. A Química e a Luz. 2015. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014. Desenvolvimento de produtos domissanitários por alunos do Curso Técnico em Química da ETESC. 2014. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013. Suplementos Proteicos. 2013. (Exposição).

Foi orientado por

FERNANDA DAVI MARQUES

Otimização do processo e Scale-up da produção de compósito magnético para remoção de óleo em ambiente aquático; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernanda Davi Marques;

José Lucas Alves Neto

Desenvolvimento de Produtos Sanitários como Base para Estudos de Caso nas Áreas de Administração e Química; 2014; Orientação de outra natureza - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Lucas Alves Neto;

Juliana Oliveira Pereira

Panorama dos inibidores de corrosão eco-amigáveis; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Química Industrial) - Escola de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Fernando Gomes de Souza Junior

Preparo de sistemas de biorremediação; 2021; Iniciação Científica - Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano; Orientador: Fernando Gomes de Souza Júnior;

Fernando Gomes de Souza Junior

Iniciação científica - Biomateriais, Liberação Controlada, Recuperação Ambiental Bioremediação, Indução Magnética, Liberação de Ativos (exceto fármacos), Recuperação ambiental, Síntese & Caracterização; 2019; Iniciação Científica - Instituto de Macromoléculas Eloisa Mano - UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Gomes de Souza Júnior;

Produções bibliográficas

  • ALVES NETO, J. L. ; REIS, V. A. ; CRUZ, K. O. . A Química e a Luz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES NETO, J. L. ; REIS, V. A. ; CRUZ, K. O. . Controle de processo eletroquímico por métodos colorimétricos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES NETO, J. L. ; JORDAO, A. C. O. ; REIS, V. A. ; CRUZ, K. O. . Desenvolvimento de produtos domissanitários por alunos do Curso Técnico em Química da ETESC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES NETO, J. L. ; DUTRA, D. L. S. ; CRUZ, K. O. . Suplementos Proteicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Desenvolvimento de Experimentos Laboratoriais para Disciplinas do Curso Técnico em Química Apoiadas em Práticas Ambientalmente Amigáveis, Descrição: Este projeto apresenta uma proposta de trabalho que visa à pesquisa e elaboração de procedimentos experimentais para o Curso Técnico em Química da Escola Técnica Estadual Santa Cruz (ETESC), bem como a montagem e aplicação dos mesmos em aulas experimentais. Os experimentos selecionados precisam contribuir para a formação de um profissional técnico em Química com sólidos conhecimentos em sua área profissional, capaz de pesquisar e coletar informações, e de propor soluções fundamentadas em sua formação para a resolução de problemas. Além disso, propõe-se a contextualização dos experimentos com questões ambientais baseando-se em princípios ambientalmente amigáveis e a operacionalização deles também fundamentadas nesses princípios, de forma a tentar minimizar a utilização de substâncias prejudiciais ao meio ambiente e a divulgar e tornar rotineiros procedimentos referentes ao correto descarte dos resíduos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karolinne Oliveira Cruz - Integrante / José Lucas Alves Neto - Coordenador / Denis Luis da Silva Dutra - Integrante / Ana Cristina de Oliveira Jordão - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou realizando, entre outras, as seguintes atividades: Pesquisa bibliográfica; Desenvolvimento de experimentos; Preparo de aulas práticas; Monitoria de aulas práticas; Organização de laboratório; Controle de estoque; Preparo de soluções; Uso de técnicas espectrofotométricas e de titulação.

2014 - 2014

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Aluna de iniciação tecnológica, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou realizando, entre outras, as seguintes atividades: Pesquisa bibliográfica; Desenvolvimento de produtos domissanitários (desinfetantes); Preparo em escala piloto de produtos domissanitários (desinfetantes); Teste de produtos domissanitários (desinfetantes); Cálculos de concentrações para preparo de soluções.

Atividades

  • 01/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Fundação de Apoio a Escola Técnica do Rio de Janeiro, .,Linhas de pesquisa

2018 - Atual

Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 15

Outras informações:
Atua na pesquisa e produção de polímero magnético baseado em glicerina bruta e amido para remoção de petróleo de ambientes aquáticos.