Clara Teodoro de Melo

Graduada em Medicina, pela Faculdade Pernambucana de Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Participação em eventos

Curso de Férias da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral. 2016. (Simpósio).

I Congresso Nacional de Microcefalia. 2016. (Congresso).

I Simpósio de Bases Cirúrgicas da LCG-UPE. 2016. (Simpósio).

I Simpósio de Emergências Cirúrgicas. 2016. (Simpósio).

Olimpíada Brasileira de História - OBH (6ª). Olimpíada Brasileira de História - OBH.. 2014. (Olimpíada).

Foi orientado por

Tereza Rebecca de Melo e Lima

O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E OS CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE SAÚDE DE UMA FACULDADE DO RECIFE SOBRE OS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Tereza Rebecca de Melo e Lima;

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE E ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL, Descrição: Objetivo: A Tecnologia Assistiva (TA) é uma área de conhecimento interdisciplinar que visa a autonomia, qualidade de vida e inclusão social, auxiliando na vida estudantil de pessoas com deficiência. Ela está presente na Lei Brasileira de Inclusão, mas esta é imprecisa em relação ao papel de tutores e Instituições de Ensino Superior na inclusão dos estudantes que necessitam de TA, assim, objetiva-se avaliar a percepção desses sobre o tema. Métodos: Estudo transversal quantitativo-qualitativo, entre 2018 e 2019, por meio de entrevistas e questionário online. O trabalho possui CAAE n 97293018.7.0000.5569. Todos participantes concordaram com o TCLE e foi seguida a Resolução 510/2016 do CNS. Os dados foram digitados na planilha do programa Microsoft Excel e o programa estatístico utilizado foi o R na versão 3.5.3, pelo teste estatístico F. Para a parte do questionário do tipo escala Likert foi calculado o ranking médio das respostas, assim como o Alpha de Cronbach. Testes aplicados com 95% de confiança. Resultados: Na amostra, 97,5% dos tutores consideram importante a abordagem sobre TA no curso, mas somente 40% afirmam ter conhecimento de aplicativos de TA. Mesmo tendo relevância entre os coordenadores, poucos conseguiram apontar dificuldades sobre TA enfrentadas pelos estudantes. Somente o setor do NAI se mostrou como núcleo de apoio mais presente. Conclusões: A maioria da amostra concordou com a importância da abordagem da TA em ambiente acadêmico. Existe garantia de acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência em documentos acadêmicos assim como há investimentos em Tecnologia Assistiva, porém carece de maior conhecimento e acolhimento do setor docente perante o assunto... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Clara Teodoro de Melo - Coordenador / Ângela Melo de Holanda Arcoverde - Integrante / Ana Carolina de Godoy Araújo - Integrante / Suélem Barros de Lorena - Integrante / Thuane Beatriz Silva Tenório - Integrante.

  • 2017 - 2018

    O perfil epidemiológico e os conhecimentos de estudantes de graduação de saúde de uma faculdade do Recife sobre os fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis., Descrição: Identificar os hábitos de vida e os conhecimentos dos estudantes de cursos de graduação de áreas de saúde em uma faculdade particular no Recife quanto aos fatores de risco modificáveis para DCNT.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Clara Teodoro de Melo - Integrante / Karina Reis de Melo Lopes - Coordenador / Tereza Rebecca de Melo e Lima - Integrante / Ângela Melo de Holanda Arcoverde - Integrante / Marília Evelyn Santos de Lima - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Anatomia, Carga horária: 10

2018 - 2018

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Anatomia, Carga horária: 10

2017 - 2017

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Anatomia, Carga horária: 10