Nayara Rodrigues da Silva

Discente do curso de Serviço Social na Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Participante do Grupo de Pesquisa Globalização, Democracia e Terrorismo , desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais ( NEPRI ) - 2016. Realizou apresentação desta pesquisa no Congresso de Iniação Científica na UNAERP, com o tema: A QUESTÃO DO ACOLHIMENTO AOS REFUGIADOS NO BRASIL: 2011 ? 2016, construído com áreas de conhecimento multidisciplinar . Realizou Estágio Supervisionado na Habitação de Interesse Social em Ribeirão Preto, no Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS 2) e atualmente na Fundação de Educação Para o Trabalho - FUNDET, atuando com a políticas de inclusão de jovens aprendizes no mercado de trabalho. Neste momento, em desenvolvimento do projeto de pesquisa com o título: A QUESTÃO DOS REFUGIADOS NO BRASIL: SUAS EXPRESSÕES NO CONTEXTO NEOLIBERAL.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Serviço Social

2015 - Atual

Universidade de Ribeirão Preto

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Hotelaria

2010 - 2012

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Ciências Sociais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Mini curso: Aspectos Multiprofissionais da Transexualidade. 2016. (Simpósio).

Palestra : A crise ético- politica contemporânea - USP. 2016. (Encontro).

Palestra : A importância do Assistente Social diante da perda e do luto. 2016. (Encontro).

Seminário em Comemoração ao dia do(a) Assistente Social. 2016. (Seminário).

V Congresso Internacional Serviço Social. 2016. (Congresso).

2ª edição do Evento Agenda Ribeirão: A violência e seus reflexos. 2015. (Simpósio).

ENAS : A Redução da maioridade penal no Brasil. 2015. (Encontro).

Palestra : A história da TV brasileira. 2015. (Encontro).

Voluntária do Processo Eleitoral para Conselheiro Tutelar de Ribeirão Preto.Organização do evento, e informação. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

DINAMAR VIDALLAS RODRIGUES

RODRIGUES, D. V.. Gestão Empresarial. 2016.

DINAMAR VIDALLAS RODRIGUES

RODRIGUES, D. V.. Gestão de Pessoas e RH. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

João Gabriel Manzi

Grupo de Leitura: A ditadura e Serviço Social; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - SP; (Orientador);

Sandra Rita Molina

A atuação das políticas públicas e projetos diante das demandas das questões sociais referente a crianças e adolescentes sírios refugiados no Brasil; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - SP; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, N. R. . A QUESTÃO DO ACOLHIMENTO AOS REFUGIADOS NO BRASIL: 2011 ? 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A QUESTÃO DOS REFUGIADOS NO BRASIL: SUAS EXPRESSÕES NO CONTEXTO NEOLIBERAL., Descrição: O fenômeno dos refugiados no Brasil cresce em escala alarmante, principalmente a partir dos anos 2000, os motivos pelos quais os refugiados pedem proteção para o país são pelas guerras, pobreza, perseguição religiosa, por motivos de raça, nacionalidade ou ideias políticas, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). Sendo o Brasil um dos principais locais de refúgio na América Latina, o país é pioneiro na elaboração da lei exclusiva para refugiados (Lei nº 9.474 de22 de julho de 1997). Dessa forma, o objetivo deste trabalho é entender a questão dos refugiados no Brasil, considerando ser um assunto de extrema relevância, já que abrange não apenas o cenário econômico, como também o socioassistencial. Esta pesquisa desenvolve-se a partir da análise crítica de materiais publicados em livros, artigos, dissertações, teses, documentos monográficos, periódicos e textos disponíveis em sites oficiais, classificando-se como pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo demonstram que a filantropia do discurso brasileiro não garante aos refugiados pleno acesso aos direitos garantidos pelos acordos internacionais ratificados pela legislação do país. Sob o prisma do Serviço Social, o atendimento a esses indivíduos divide-se em três fases: proteção, assistência e integração. Entretanto, há lacunas no tocante a assistência e integração que vem sendo preenchidas substancialmente por entidades do terceiro setor e instituições religiosas. Para um atendimento efetivo, é preciso que o Estado reveja suas políticas públicas de acolhimento e inserção de refugiados concomitante a essas organizações. Neste cenário, o sistema nacional de refúgio não possui dados e estatísticas integradas para além das solicitações de refúgio em si, informações cruciais para estabelecer um processo de auxílio eficiente em harmonia com os preceitos fundamentais de Direitos Humanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP - SP. , Associação de Ensino de Ribeirão Preto - UNAERP, Ribeirânia, 14096900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 36037000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade de Ribeirão Preto

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Atuante no grupo de pesquisa -Estado Islâmico, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Participo do Grupo de Pesquisa Globalização, Democracia e Terrorismo , desenvolvido no Núcleo de Estudos de Pesquisas em Relações Internacionais ( NEPRI ) da Universidade de Ribeirão Preto - entre fevereiro e jundo de 2016 .