Reinaldo Oki

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes (2002). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica nas seguintes áreas: Engenharia de Aplicação, Engenharia de Produto e Desenvolvimento, Engenharia de Processos de (Compras, Suprimentos, Almoxarifado, Recebimento, Importação e Logística).

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica

1996 - 2002

Universidade de Mogi das Cruzes
Título: Fenômeno de Transporte
Orientador: Manoel Ramos Negreiro Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2016

Liderança e Comunicação Eficaz. (Carga horária: 100h). , Master Mind Lince, EXTENSÃO, Brasil.

2012 - 2012

Gestão Estrategica de Compras. (Carga horária: 40h). , Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.

2012 - 2012

SIEC MM - Gestão de Materiais. (Carga horária: 25h). , Ka Solution, ACADEMIA, Brasil.

2012 - 2012

Localização Brasil SAP. (Carga horária: 25h). , Ka Solution, ACADEMIA, Brasil.

2012 - 2012

Learning MM - gestão de Materiais. (Carga horária: 25h). , Ka Solution, ACADEMIA, Brasil.

2012 - 2012

Academia SAP - Modulo MM (Gestão de Materiais). (Carga horária: 100h). , Ka Solution, ACADEMIA, Brasil.

2006 - 2006

SAP Materials Management Usuários. (Carga horária: 40h). , SAP Brasil, SAP ACADENIA, Brasil.

2005 - 2005

Projeto de Máquinas. (Carga horária: 960h). , Escola profissionalizante Protec, PROTEC, Brasil.

2004 - 2004

Projeto de Moldes Plásticos. (Carga horária: 96h). , Escola profissionalizante Protec, PROTEC, Brasil.

2004 - 2004

Projeto de Ferramenta. (Carga horária: 96h). , Escola profissionalizante Protec, PROTEC, Brasil.

2003 - 2003

Desenho Mecânico. (Carga horária: 960h). , Escola profissionalizante Protec, PROTEC, Brasil.

2002 - 2002

Curso Básico de Estruturação Fiscal. (Carga horária: 16h). , Thonson IOB, IOB, Brasil.

2002 - 2002

matemática Financeira. (Carga horária: 30h). , Catho On Line, CATHO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    Viação Cometa S/A

    Vínculo: CLT - Empregado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Compras,Almoxarifado e Recebim, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa Brasileira ? Transporte de passageiros rodoviário? São Paulo Coordenador de Suprimentos, Almoxarifado e Recebimento. - Gestão da categoria de materiais diretos e indiretos bem como toda a cadeia de suprimentos, almoxarifado e recebimento, através de análise de mercado e curva ABC das despesas através de relatórios gerados no sistema, além de acompanhar a evolução dos preços junto aos fornecedores e controles de demanda interna e externa mantendo o estoque mínimo possível. - Otimização de custo das categorias diretas e indiretas, tendo como parâmetro o relatório de despesa do ano anterior ou corrente, realizando negociações e a prospecção de novos fornecedores na busca da melhoria continuas dos prazos de entrega e condição de pagamento e qualidade do fornecimento para um fluxo enxuto da demanda. - Desenvolvimento e procedimentos para Área de Compras a fim de assegurar que o cliente interno utilize a área de compras para a aquisições / contratações geradas através das solicitações de compra, gerando relatórios e contratos de parceiros. - Planejamento de indicadores de performance da área de compras como: economia geradas através das negociações, prazo médio de pagamento devido a negociação para elevar esta condição e os custos evitados através da negociação de reajustes. - Identificar através de relatórios de despesas (Curva ABC) gerados no sistema no qual identifique projetos para se realizar negociações de redução de custos, estratégia de redução de estoque, controle do fluxo de materiais, recebimento com melhor qualidade, locação automatizada dos produtos, notificações de garantias e método de controle de fornecedores. - Desenvolvimento e homologação em conjunto com os clientes internos de novos fornecedores através de avaliação comercial com o objetivo de conhecer a saúde financeira do fornecedor, extraindo relatório no Serasa e na Receita Federal, além de seguir os critérios estabelecidos pela área de qualidade quando se tratar de material direto

  • 2013 - 2014

    Ortopedia Jaguaribe LTDA

    Vínculo: CLT - Empregado, Enquadramento Funcional: Supervisor de Suprimentos e Logistica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa Brasileira ? Fabricante de cadeiras de rodas, andadores, muletas e bengalas ? Ferraz de Vasconcelos Supervisor de Suprimentos, Almoxarifado e Importação. - Responsabilidades de definições de metas e metodologias, reestruturação dos setores e equipes, desenvolvimento de processos e normas, gerenciamento de atribuições, organização de família de compras, requisição, cotação, pedidos, follow-up, negociação, entrada de mercadorias, saída de mercadorias, devolução, garantia, logística de triangulação de produto, aprovação de processo, atividade e planejamento dos setores e funcionários, controle de estoque, armazenamento de materiais, entrada de nota fiscal, NCM de materiais, gerenciamento e negociação de créditos (ICMS), postergação de pagamentos, abatimento de NF, analise de cronograma e planejamento de suprimentos, controle de custo, coordenação de lide time de entrega e espaço físico. - Supervisão de compras das seguintes commodities: aço, alumínio, tinta, estruturas, plásticos, injetados, borrachas, parafusos, abraçadeiras, usinagem, ferramentais, estampados, elétrica, hidráulica, manutenção, serviços, eletrônica, tecidos, mão de obras, caixas de papelão, embalagens, tintas, cromação, zincagem, anodização, importação de produtos, aquisição de máquinas, desenvolvimento de novos fornecedores e produto, planejamento de materiais e demanda. - Acompanhamento e fechamento de processo de qualidade (processo, relatórios de não conformidades, devolução, derrogas, documentação, aprovação, procedimentos de amostras, capabilidade e lote piloto). - Supervisão de abastecimento de linhas de produção, baixas de estoque, rastreabilidade de materiais, locação, entrada de estoque, logística e fluxo de carregamento de descarregamento e retiradas de mercadorias. - Interface com diversos setores, acompanhamento e definição de estratégia de aumento e redução de produção e estoque, faturamento, entrada de pedidos especiais, peças de reposição.

  • 2009 - 2012

    Agco do Brasil S/A

    Vínculo: CLT - Empregado, Enquadramento Funcional: Comprador Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa Finlandesa do Grupo AGCO ? Montadora de Máquinas e Implementos Agrícola - Mogi das Cruzes Empresa nacional do Grupo Argos para acessória automotiva ? Guarulhos ? SP Comprador Sênior - Desenvolvimento de novos projetos em compras (NPI), produto, processo e commodities. - Coordenação, planejamento, gerenciamento de atividades de equipes. - Gerenciamento de cronogramas de projetos, lide time e desenvolvimentos. - Interface entre os setores dos projetos (interno e externo) e processo de compras. - Gerenciamento de reuniões internas e externas de alinhamento e acompanhamento dos projetos. - Gerenciamento de fornecedores e todas as commodities (Usinagem, fundição, calderaria, estamparia, ferramentais, borrachas, plásticos, pneumática, hidráulica, eletrônica, elétrica, acabamento internos e externos). - Análise da estrutura fabril, administrativa e técnica dos fornecedores. -Estruturação dos projetos e commodities. - Abertura, fechamento, aprovação, cotação, pedidos, balizamentos, negociação, pleitos, reajuste, protótipos, amostras, ferramentais, lote piloto, dispositivos, gabaritos, investimentos de máquinas, processo, prazos, condição de pagamento, garantia, contrato, split, demanda, processo fabril, estoque, duplicidades, ordem de compras, frete, logística, embalagens, redução de custo, breakdowns, peças sobre desenhos, outsourcing, strategic soucing, itens especiais, follow-up, reposição, manutenção e produção. - Acompanhamento de qualidade de fornecedores (auditoria, processo de produção, documentação PAPP, amostras, ferramentais, administrativo e certificações).

  • 2007 - 2009

    PSA Peugeot Citroën do Brasil S/A

    Vínculo: CLT - Empregado, Enquadramento Funcional: Comprador Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa francesa do Grupo PSA ? Montadora de Automóveis ? São Paulo - SP Comprador Pleno - Desenvolvimento de novos projetos de compras para países do Mercosul. - Planejamento e gerenciamento de desenvolvimento de novos produtos. - Gerenciamento de cronogramas de projetos e lide time de desenvolvimento. - Interface entre os setores dos projetos e processo de compras. - Análise da estrutura fabril e administrativa dos fornecedores. - Estruturação do projeto, análise, abertura, fechamento, aprovação, cotação, pedidos de compras, negociação, breakdowns, custo, investimento, protótipos, ferramentais, dispositivos, amostras, lote piloto, prazo, garantia, balizamento, engajamento, premissas, peças sobre desenhos, duplicidades, teste, especificações técnica, analise de combustão, validação de motores, montagem de produto, teste de linha, montabilidade de peças, try-out, subida de cadencia, corte de peças, logística, embalagens, qualidade, documentação, PAPP, auditorias, reuniões, fechamento global, melhorias técnicas e qualidade, nacionalização de peças, importação de peças, rastreamento de peças, codificação de desenhos e EPC nos fornecedores.

  • 1999 - 2006

    Cia Brasileira de Aluminio

    Vínculo: CLT - Empregado, Enquadramento Funcional: Comprador Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa Brasileira do Grupo Votorantim ? Metalúrgica de Alumínio e Hidrelétricas ? São Paulo - SP 2004-2006 Comprador Junior 2000-2004 Assistente de Compras 1999-2000 Estagiário - Planejamento, gerenciamento de atividades em compras. - Analise técnica e comercial de proposta e fornecedores. - Negociação, analise, abertura, fechamento, aprovação, balizamento, cotação, pedido de compras, negociação, pleito, reajuste, amostras, ferramentais, processo, prazo, condição de pagamento, garantia, contrato, split, estoque, duplicidades, ordem de compras, frete, equipamentos pesados, peças sobre desenhos, usinagem, calderaria, fundição, cilindros, reposição, manutenção, produção, recondicionamentos, nacionalização, investimentos, índice econômicos, estamparia, outsourcing, strategic sourcing, parcerias, verificação de pagamentos, qualidade de materiais, recebimento, visitas, auditoria, redução de custo, acessória técnica e carta de aprovação.

  • 1997 - 1999

    Yamaha Motors do Brasil S/A

    Vínculo: CLT - Empregado, Enquadramento Funcional: Estagiário da Engenharia de Produto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa Japonesa ? Montadora de Motos e Motor de Polpa ? Guarulhos - SP Estagiário - Nacionalização de produto e desenvolvimento de motos, Jet-ski e motor de polpa. - Elaboração de desenhos e projetos. - Modificação e melhorias do produto. - Acompanhamento de teste de produto e atendimento a garantia. - Teste destrutivo, relatórios, analise de combustão, validação de motor, croquis, cálculos dimensionais, estrutural, delineamento técnico, especificação do produto, código de materiais, acompanhamento de aceitação do mercado do produto, fechamento global de peças em melhorias, acompanhamento de montagem em linha, montagem de protótipos.