Àlisson Lucero Fernandes

Designer de Moda formado pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), atualmente cursa pós-graduação no curso de Especialização em Design de Superfície na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua como Designer de Moda e é proprietário da Alisson Fernandez & Co., empresa que atua com alta costura, através do Ateliê Alisson Fernandez e camisetas no conceito de moda sem gênero, através da NOMAD Genderless. Possui experiência na área de Design de Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho de moda, bordado e desenvolvimento de coleção.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

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Formação acadêmica

Especialização em andamento em Design Para Estamparia

2016 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Tecnologia em Design de Moda

2014 - 2016

Centro Universitário Franciscano
Título: IDENTIDADE INDÍGENA BRASILEIRA DA TRIBO KAYAPÓ: COLEÇÃO DE VESTUÁRIO FEMININO COM ÊNFASE EM TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE
Orientador: Maria da Graça Portela Lisboa

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Formação complementar

2016 - 2016

Curso de bordado em bastidor com pedrarias. (Carga horária: 40h). , Atelier de Bordado Nelson Muniz, NELSON MUNIZ, Brasil.

2008 - 2008

Assistente de projetista de moda. (Carga horária: 420h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2007 - 2007

Assistente de modelista. (Carga horária: 420h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2007 - 2007

Assistente em desenho de moda. (Carga horária: 420h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2005 - 2005

Desenho técnico de moda. (Carga horária: 56h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2005 - 2005

Modelagem industrial. (Carga horária: 120h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Moda.

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Participação em eventos

Ciclo de estudos e práticas PGDS - 2017. 2017. (Outra).

Ciclo de Estudos e Práticas PGDS Edição 2017 - Palestra "Pós-Graduação em Design na UNESP e pesquisa em Design de Superfície". 2017. (Outra).

19º Integramoda RS. 2016. (Feira).

6ª Amostra das Profissões do Centro Universitário Franciscano com a peça da coleção Mereremex. Coleção Mereremex. 2016. (Exposição).

Artes da Superfície - Palestra "Ecomoda com superfícies texteis, com Neide Schulte"-. 2016. (Outra).

Artes na Superfície. 2016. (Outra).

Artes na Superfície PGDS-UFSM - Palestra "Uma visão expandida do design de superfície, com Renata Rubim". 2016. (Outra).

Artes na Superfície - Workshop 1 - Processos Criativos em Design de Superfície, com Renata Rubim. 2016. (Outra).

Artes na Superfície - Workshop 2 - Criação de Superfícies Texteis com Bordado Selvagem, com Neide Schulte. 2016. (Outra).

Oficina "LABORATÓRIO CRIATIVO: prática de rapport manual e digital". 2016. (Oficina).

Palestra "Estudos e Aplicações: Lattes, Portfólio e Rapport". 2016. (Encontro).

Viagem técnica "Empresa Sultextil" & 19º Integramoda. 2016. (Encontro).

Jornada Acadêmica de Design de Moda e História. 2015. (Outra).

Palestra "Experiências Profissionais" com Designer da Givenchy - Paris, Laís Oliveira"". 2015. (Outra).

Palestra "Moda, Identidade Negra e Diversidade Cultural Indígena". 2015. (Outra).

Viagem técnica "Fazenda Caixa D'água". 2015. (Outra).

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Comissão julgadora das bancas

Simone Melo da Rosa

LISBOA, M. G. P.; HIRATA, E.;ROSA, Simone Melo da. Brasilidade e moda: Tribo Kayapó como inspiração na aplicação de ordados sobre Engeneered Print. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Franciscana.

Elza Hirata

Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi;HIRATA, Elza; SAPPER, S. L.. . Exteriorização das raízes culturais brasileiras: Tribo Kayapó como inspiração na aplicação de bordados sobre o Engineered Print.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria.

Elza Hirata

LISBOA, M. G. P.;HIRATA, Elza; ROSA, S. M.. Brasilidade e Moda: Tribo Kayapó como inspiração na aplicação do bordado sobre engineered print. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda) - CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO-UNIFRA/RS.

Maria da Graça Portela Lisboa

LISBOA, M. G. P.; HIRATA, E.; ROSA, S. M.. Brasilidade e moda: tribo Kayapó como inspiração na aplicação de bordado sobre engineered print. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Franciscana.

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Foi orientado por

Reinilda de Fatima Berguenmayer Minuzzi

Exteriorização das Raízes Culturais Brasileiras: Tribo Kayapó como Inspiração na Aplicação de Bordados sobre o Engineered Print; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design de Superfície) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Maria da Graça Portela Lisboa

Brasilidade e moda: tribo Kayapó como inspiração na aplicação de bordado sobre engineered print; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Universidade Franciscana; Orientador: Maria da Graça Portela Lisboa;

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Outras produções

FERNANDES, À. L. . NOMAD Genderless. 2017.

FERNANDES, À. L. . Mais que um estilo de vida. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERNANDES, À. L. . Embroidery Project: Curso de Bordados Especiais. 2016. .

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Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    EXTERIORIZAÇÃO DAS RAÍZES CULTURAIS BRASILEIRAS: TRIBO KAYAPÓ COMO INSPIRAÇÃO NA APLICAÇÃO DE BORDADOS SOBRE O ENGINEERED PRINT, Descrição: Resumo A cultura indígena é uma exteriorização das raízes do Brasil. Por se tratar do povo nativo desta terra os índios expressam uma particular competência no aspecto artístico. Assim, esta temática torna-se relevante ao pretender exaltar a cultura brasileira, valorizando essa diversidade que respeita a natureza e se organiza de uma forma social e natural. Isso se dá por meio da pesquisa e reflexão que conduzem à geração de uma coleção de estampas para moda masculina, com ênfase na técnica do Engineered Print e nas ornamentações manuais. Objetivos - Desenvolver uma coleção de estampas para ser aplicada em uma coleção de moda masculina, com ênfase na técnica do Engineered Print e nas ornamentações manuais; - Compreender os processos de estamparia têxtil e ornamentações manuais como o bordado em pedrarias, para serem aplicados no produto final. - Investigar o universo mítico indígena para entender a arte indígena e as pinturas corporais; - Desenvolver alternativas de estampas com a temática indígena; - Investigar e selecionar imagens e texturas relacionadas à estética utilizada no tema proposto, visando inspirações e referenciais para a criação em design de superfície têxtil; - Selecionar os materiais que melhor se adequem para o desenvolvimento da temática escolhida; - Desenvolver produtos de moda masculina como suporte para as superfícies têxteis geradas. Justificativa A motivação para este projeto inicia-se a partir do trabalho de conclusão de curso (TCC) do autor, no curso de Tecnologia em Design de Moda, onde pesquisou-se o design de superfície e as ornamentações manuais. A proposta irá explorar uma nova maneira de pensar nas formas, nos materiais, nas técnicas, desenvolvendo um design de superfície têxtil diferenciado, tornando-se uma coleção autêntica e com características artesanais. Referindo-se à cultura indígena, de acordo com Rodrigues (2006), a relevância de exaltar as raízes indígenas torna-se mais visível diante de um mundo globalizado e efêmero que a cada dia busca por referências de tradições locais, que culminam em âncora simbólicas e originalidade estética. Esta legitimidade sociocultural está em ascensão na moda. O Brasil é um país dotado de originalidade com muitas raízes a serem exploradas neste contexto cultural, com isso, este estudo pretende buscar resultados que colaborem com o cenário da moda atual (RODRIGUES, 2006). Resultados esperados A pesquisa em questão tem o objetivo de contribuir, tanto com a instituição formadora, bem como, com a comunidade acadêmica, fortalecendo os laços com profissionais que queiram ampliar seus conhecimentos no que tange os processos de criação em design de superfície com ênfase têxtil. Procura-se então, contribuir para os processos de design de superfície têxtil voltados a moda, refletindo sobre novas percepções, possibilidades e processos que este campo legitima. É no encontro entre as novas maneiras de percepção, aliado às técnicas de produção, que emana a necessidade de estudar processos que propiciem a criação de produtos inovadores e que exaltem traços culturais de um povo que tanto tem a agregar, como a tribo Kayapó.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Àlisson Lucero Fernandes - Coordenador.

Histórico profissional

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Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - 2015

    Centro Universitário Franciscano

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Participante do Programa de Bolsas de Monitoria, na disciplina de "Laboratório de Modelagem", sob responsabilidade da professora Bruna Pacheco junto ao curso de Tecnologia em Design de Moda.

  • 2012 - 2012

    Ernani Broilo & Cia Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2009

    Ernani Broilo & Cia Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2011

    Ruviaro Ind. e Com. de Confecções Ltda.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Modelista, Carga horária: 34, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    Victoria Peraconi Pugliero

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de vendas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - Atual

    Alisson Fernandez & Co.

    Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Proprietário, Estilista e Designer de Moda, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.