Daiane Dill

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades de Itapiranga (2016) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2016 - 2018

Universidade Federal da Fronteira Sul
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LITERATURA E O FAZER PEDAGÓGICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UMA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO OESTE DE SANTA CATARINA,Ano de Obtenção: 2018
Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro.Palavras-chave: Literatura.; Representações Sociais.; Processos Pedagógicos.; Ensino Fundamental.; Formação Humana..Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Psicopedagogia Institucional

2016 - 2017

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: O VALOR EDUCACIONAL DA LITERATURA INFANTIL
Orientador: Katia Mara Ertel Engel

Graduação em Pedagogia

2012 - 2016

Faculdades de Itapiranga
Título: A Importância da Contação de Histórias como Ferramenta de Aprendizagem no Ensino Fundamental
Orientador: Elenice Ana kirchner

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Cenecista Anildo Heisler

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Jornada Pedagógica: A escola dos meus sonhos. (Carga horária: 8h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.

2017 - 2017

seminário de Análise de livros didáticos na perspectiva de gênero. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2017 - 2017

Estudo Dirigido em Análise de Conteúdo. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Programa de formação em pesquisa e pós-graduação, módulo XIX. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Programa de formação em pesquisa e pós-graduação, módulo XX. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Programa de formação em pesquisa e pós-graduação, módulo XXII. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2016 - 2016

segundo professor: desafios e expectativas frente as necessidades educativa. (Carga horária: 240h). , AGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.

2016 - 2016

12 JORNADA DAS LICENCIATURAS. (Carga horária: 20h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2015 - 2015

11 JORNADA DAS LICENCIATURAS. (Carga horária: 20h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2015 - 2015

A HORA DO CONTO COMO ELEMENTO TRANSFORMADOR. (Carga horária: 200h). , AGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.

2015 - 2015

EDUCAÇÃO PARA COMUNIDADE: ESCOLA DE TODOS. (Carga horária: 80h). , AGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL, ACAPED, Brasil.

2015 - 2015

TEATRALIZAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 10h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2014 - 2014

10 JORNADA DAS LICENCIATURAS. (Carga horária: 20h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2014 - 2014

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA REDES DE APRENDIZAGEM - PROINFO INTEGRADO. (Carga horária: 40h). , GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE ITAPIRANGA, GERED, Brasil.

2014 - 2014

GRUPO DE ESTUDOS MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. (Carga horária: 10h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2014 - 2014

GRUPO DE ESTUDOS HANNAH ARENDT. (Carga horária: 6h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2013 - 2013

9 JORNADA DAS LICENCIATURAS. (Carga horária: 20h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2013 - 2013

3 SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO E 3 FÓRUM DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. (Carga horária: 4h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2013 - 2013

OFICINA DE MEDIAÇÃO. (Carga horária: 4h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2013 - 2013

GRUPO DE PESQUISA O BULLYING E A PRÁTICA DOS CÍRCULOS RESTAURATIVOS COMO PO. (Carga horária: 24h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2012 - 2012

8 JORNADA DAS LICENCIATURAS. (Carga horária: 16h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

2012 - 2012

2 SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO E 2 FÓRUM DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. (Carga horária: 4h). , Faculdades de Itapiranga, FAI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação. O POTENCIAL EDUCATIVO DA LITERATURA INFANTIL: UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL. 2017. (Congresso).

I ciclo de Cinema Argentino na UFFS. 2017. (Encontro).

Seminário internacional da políticas públicas em educação: avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização (accountability) em contextos ibero e latino-americanos.O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR COMO INDICADOR DE QUALIDADE. 2017. (Seminário).

SEMIC Seminário de Iniciação do Curso de Pedagogia.Um olhar sobre a história da literatura infantil. 2015. (Seminário).

SEMIC Seminário de Iniciação do Curso de Pedagogia.Técnicas para enriquecer a contação de histórias no ambiente escolar. 2015. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daiana Raquel Paschoali

PASCHOALI, D. R.; KIRCHNER, E. A.; WOHLFART, O. M. D.. A importância da contação de histórias como ferramenta de aprendizagem no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fai Faculdades de Itapiranga.

Elenice Ana kirchner

KIRCHNER, E. A.. A importância da contação de histórias como ferramenta de aprendizagem no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fai Faculdades de Itapiranga.

Otília Maria Dill Wohlfart

KIRCHNER, E. A.; PASCHOALI, D. R.;WOHLFART, Otília Maria Dill. A importância da contação de histórias como ferramenta de aprendizagem no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Itapiranga.

Neide Cardoso de Moura

MOURA, N. C.. Representações sociais de literatura e o fazer pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo com professores de uma gerência regional de educação do oeste de Santa Catarina. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro

CORDEIRO, M H; ENS, R. T.; MOURA, N. C.; ANDREIS, A. M.. Representações sociais de literatura e o fazer pedagógico nos anos finais do ensino fundamental: um estudo com professores de uma gerência regional de educação do oeste de Santa Catarina. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro

CORDEIRO, M H; ENS, R. T.; SLONGO, I. I. P.; MOURA, N. C.. Representações sociais de literatura e estratégias pedagógicas: um estudo com professores de 6º ao 9º ano de uma Gerência Regional de Educação do Oeste de Santa Catarina. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Ione Inês Pinsson Slongo

CORDEIRO, M. H. B. V.;SLONGO, Ione Ines Pinsson; ENS, R. T.; MOURA, N. C.. Representações sociais de literatura e estratégias pedagógicas: um estudo com professores do Ensino Fundamental da Gerência Regional de Educação do Oeste de SC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Otília Maria Dill Wohlfart

A Importancia da contação de Histórias como ferramenta de Aprendizagem no Ensino Fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - FAI FACULDADES; Orientador: Otília Maria Dill Wohlfart;

Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro

Representações sociais de literatura e o fazer pedagógico nos anos finais do ensino fundamental: um estudo com professores de uma gerência regional de educação do oeste de Santa Catarina; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul,; Orientador: Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DILL, D. ; KIRCHNER, E. A. . Um olhar sobre a história da literatura infantil. SEMIC- Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia , v. 1, p. RES22, 2015.

  • DILL, D. ; STROHSCHEIN, V. ; KIRCHNER, E. A. . Técnicas para enriquecer a contação de histórias no ambiente escolar. SEMIC- Seminário de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia , v. 1, p. RES20, 2015.

  • DILL, D. ; STROHSCHEIN, V. ; KIRCHNER, E. A. . RELATO SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO COM VISTAS AS TÉCNICAS PARA ENRIQUECER A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. revista saberes e sabores educacionais, mídia difital.

  • DILL, D. ; KIRCHNER, E. A. . Um olhar sobre a história da literatura infantil. Revista Saberes e Sabores Educacionais, mídia digital.

  • DILL, D. ; DILL, D. . O POTENCIAL EDUCATIVO DA LITERATURA INFANTIL: UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUFT, I. C. M. ; DILL, D. . O sistema nacional de avaliação do ensino superior como indicador de qualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DILL, D. ; STROHSCHEIN, V. . oficina de contação de histórias. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DILL, D. ; STROHSCHEIN, V. . Oficina: Era uma vez.... 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DILL, D. ; STROHSCHEIN, V. . Oficina de Contação de Histórias: 'Era uma vez'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DILL, D. . A importância da contação de histórias como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental. 2015. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LITERATURA E O FAZER PEDAGÓGICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UMA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO OESTE DE SANTA CATARINA, Descrição: Procuramos refletir, na presente pesquisa, à luz da Teoria das Representações Sociais, acerca das Representações Sociais dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre a literatura e o lugar que lhe atribuem no seu fazer pedagógico. Partimos do pressuposto que a literatura traz, em sua essência, desde o início de sua história, um caráter formativo. Entretanto, ao se focar quase que exclusivamente na transmissão do conhecimento científico, a escola tem relegado a segundo plano a literatura e as outras expressões artísticas, o que pode estar relacionado com uma possível representação de ciência associada a algo ?sério?, provavelmente incompatível com a representação das artes que, muitas vezes, são vistas como passatempo, lazer, ludicidade improdutiva, desprezando seu caráter formativo. Neste estudo, procuraremos compreender como as RS sobre literatura e sobre o conhecimento científico, dos professores de 6° ao 9° ano de uma Gerência Regional de Educação do Oeste de Santa Catarina, orientam o modo como eles inserem/integram, ou não, a literatura em seu fazer pedagógico. Para a construção da base teórica, a Teoria das Representações Sociais, utilizaremos os trabalhos de Vala (2006), Moscovici (2001, 2007), Jodelet (2001), Abric (2001) e Molliner e Guimelli (2015), entre outros. Para uma maior aproximação ao objeto de nossa pesquisa, partiremos do levantamento do que foi produzido sobre o tema nas teses e dissertações disponíveis nos sites do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, e do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, entre 2006 e 2017. Com o intuito de buscar informações que permitam a compreensão das ancoragens das RS, iniciamos este trabalho com uma digressão sobre a história das práticas sociais relacionadas ao uso da literatura, tanto em âmbito mundial quanto brasileiro, destacando a importância de sua inserção no ambiente escolar. A pesquisa contará ainda com geração de dados junto aos professores(as) que atuem diretamente nos Anos Finais do Ensino Fundamental, ou seja, de 6º ao 9º, utilizando instrumentos como a Técnica de Associação Livre, um questionário sobre o uso da literatura e um questionário socioeconômico, buscando conhecer suas representações sociais sobre o tema, obter informações sobre suas filiações sociais, bem como identificar se eles fazem uso da literatura em suas estratégias e práticas pedagógicas. A análise dos dados será realizada numa perspectiva plurimetodológica, quanti-quali, com o auxílio de programas informatizados, (como o IRAMuTeQ e o SPSS) quando necessário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daiane Dill - Integrante / maria helena batista vilares cordeiro - Coordenador.