Uliana Ribeiro Silva

Bolsista do Consórcio Pesquisa Café - EMBRAPA, Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Espírito Santo, Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 01/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Produção Vegetal

2018 - 2020

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: IMPACTOS DOS SISTEMAS DE CULTIVO DE HORTALIÇAS SOBRE A QUALIDADE DE SOLOS DA REGIÃO SERRANA DO ESPÍRITO SANTO,Ano de Obtenção: 2020
Diego Lang Burak.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Qualidade de solos; Hortaliças.

Graduação em Agronomia

2013 - 2018

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO E DE PLANTAS DE ALFACE E SALSA PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO-RJ
Orientador: Júlio César Ribeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2012

SESI - Departamento Regional do Espírito Santo

Formação complementar

2021 -

Inglês. , Plural Idiomas, PLURAL, Brasil.

2021 - 2021

Florestas Plantadas. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2021 - 2021

Boas Práticas na Produção Vegetal. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2018 - 2018

Word 2010 Intermediário. (Carga horária: 15h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2018 - 2018

Educação Postural no Campo. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2018 - 2018

Sistemas Produtivos e Manejos Culturais na Floricultura. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2018 - 2018

Gestão Ambiental. (Carga horária: 60h). , Instituto Nacional de Educação a Distânica, INEAD, Brasil.

2017 - 2017

Proteção de Nascentes. (Carga horária: 10h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2017 - 2017

Gramados Esportivos. (Carga horária: 20h). , Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro, AEARJ, Brasil.

2016 - 2016

O Biogás - Programa de Capacitação em Energias Renováveis. (Carga horária: 16h). , Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.

2010 - 2011

Inglês. , Uptime Consultants, UPTIME, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. TEORES DE Pb, Cu e Zn EM SOLOS CULTIVADOS COM ALFACE NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO-RJ. 2017. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS EM PLANTAS DE GIRASSOL EM FUNÇÃO DE DOSES DE TORTA DE GIRASSOL E CASCALHO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO. 2017. (Congresso).

Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da UNIVAP.ANÁLISE SISTÊMICA DA POLUIÇÃO POR AGROQUÍMICOS NA REGIÃO SERRANA FLUMINENSE. 2017. (Encontro).

II Simpósio de Plantas Daninhas e Pesticidas no Ambiente. 2017. (Simpósio).

Reunião Anual de Iniciação Científica - UFRRJ.METAIS PESADOS EM SOLOS CULTIVADOS COM SALSA NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO-RJ. 2017. (Outra).

Reunião Anual de Iniciação Científica - UFRRJ.AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE EM SOLOS CULTIVADOS COM ALFACE NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO - RJ. 2017. (Outra).

Simpósio: Solos e Ambiente no Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Agronomia. 2015. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SILVA, U. R. ; RIBEIRO, J. C. ; ZONTA, E. ; AMARAL SOBRINHO, N. M. B. . TEORES DE Pb, Cu e Zn EM SOLOS CULTIVADOS COM ALFACE NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO-RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, U. R. ; PORTZ, A. ; SANTOS, F. S. ; RIBEIRO, J. C. ; ZONTA, E. . PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS EM PLANTAS DE GIRASSOL EM FUNÇÃO DE DOSES DE TORTA DE GIRASSOL E CASCALHO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, U. R. ; RIBEIRO, J. C. ; ZONTA, E. ; AMARAL SOBRINHO, N. M. B. . AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE EM SOLOS CULTIVADOS COM ALFACE NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO - RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, J. C. ; SILVA, U. R. ; AMARAL SOBRINHO, N. M. B. ; ZONTA, E. . ANÁLISE SISTÊMICA DA POLUIÇÃO POR AGROQUÍMICOS NA REGIÃO SERRANA FLUMINENSE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, U. R. ; RIBEIRO, J. C. ; ZONTA, E. ; AMARAL SOBRINHO, N. M. B. . METAIS PESADOS EM SOLOS CULTIVADOS COM SALSA NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO-RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, U. R. ; MILHEIROS, I. S. ; SENRA, J. F. B. ; ESPOSTI, M. D. D. ; SILVA, J. A. . Avaliação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada e Índice SPAD em Jardim Clonal Superadensado de Coffea canephora 2021 (Resumo Simples).

  • SILVA, U. R. . IMPACTOS DOS SISTEMAS DE CULTIVO DE HORTALIÇAS SOBRE A QUALIDADE DE SOLOS DA REGIÃO SERRANA DO ESPÍRITO SANTO 2020 (Dissertação de Mestrado).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Estratégias para a sustentabilidade e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas sobre a cafeicultura, Descrição: No Espírito Santo, o Coffea canephora (café conilon) é plantado em regiões de baixa altitude, mais propensas aos efeitos negativos das mudanças climáticas (déficit hídrico e temperaturas elevadas). Além disso, a degradação dos recursos naturais e o uso intensivo de agrotóxicos são grandes problemas ambientais da cafeicultura capixaba. Esse cenário requer estratégias que garantam a produtividade, a qualidade da bebida e a sustentabilidade ambiental e econômica da cafeicultura, principalmente de base familiar. Os sistemas agroflorestais (SAFs) e o uso de plantas de cobertura (PC) são alternativas para mitigar esses problemas da cafeicultura. Os objetivos gerais são desenvolver e adaptar o manejo de SAFs e de PC para o cultivo convencional e agroecológico de C. canephora e selecionar clones com características promissoras para sistemas sombreados (consórcios e SAFs).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Uliana Ribeiro Silva - Integrante / João Felipe de Brites Senra - Coordenador / Marlon Dutra Degli Esposti - Integrante / Sheila Cristina Prucoli Posse - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Avaliação dos atributos químicos do solo em solos cultivados com alface (Lactuca sativa) e salsa (Petrosolium sativum) produzidos no município de Nova Friburgo-RJ, Descrição: O Estado do Rio de Janeiro é considerado como um dos principais produtores de hortaliças do País, sendo a região serrana a principal produtora do Estado. A produção é caracterizada primordialmente como familiar, e muitas das vezes realizadas em áreas de acentuada declividade, cultivo intensivo e com preparo do solo geralmente acompanhando a declividade do terreno, além da utilização de culturas de uma mesma espécie (ou família botânica) aliado a um grande aporte em massa de agroquímicos e de resíduos de produção animal que muitas das vezes podem conter impurezas diversas como metais pesados (Cd, Pb, Ni, As, entre outros). Neste tipo de produção, a irrigação se torna obrigatória, sendo realizada predominantemente pelo sistema de aspersão com coleta de água em reservatórios que, em sua grande maioria recebem sedimentos aportados por processos erosivos.Como resposta a degradação gradativa do sistema produtivo em decorrência do manejo inadequado são feitas aplicações de dosagens maiores de fertilizantes, com intuito de compensar uma possível redução da capacidade de absorção de nutrientes pelas plantas e, em muitos casos, uso de doses elevadas e indiscriminadas de agrotóxicos.Desta forma, essa proposta de trabalho visa avaliar o nível de fertilidade do solo e de possíveis contaminantes (metais pesados), oriundos da utilização indiscriminada e excessiva de diversos insumos, entre eles: fertilizantes, herbicidas e agrotóxicos diversos. Para Cumprir com os objetivos propostos, especificou-se as seguintes atividades: 1) Coleta de solo, 2) Preparo das amostras, 3) Determinação dos atributos químicos e físicos, 4) Comparação dos resultados obtidos com valores orientadores. Espera-se obter informações que sirvam de indicadores qualitativos e quantitativos e com base nesses dados, influenciar os produtores na adoção de um manejo do solo que busque o equilíbrio entre os diferentes compartimentos ambientais e consequente melhoria do sistema produtivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Uliana Ribeiro Silva - Integrante / Julio Cesar Ribeiro - Integrante / Everaldo Zonta - Integrante / Nelson Moura Brasil do Amaral Sobrinho - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2017

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC CNPq, Carga horária: 16

2016 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC CNPq, Carga horária: 16

Atividades

  • 08/2015 - 12/2017

    Estágios , Departamento de Solos.,Estágio realizado, Atividades relacionadas à análise de fertilidade do solo.

2021 - Atual

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Consórcio Pesquisa Café