Paloma Rezende Neder

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais(2015). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana.

Informações coletadas do Lattes em 28/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Geografia

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Geografia

2011 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Das permanências às ressignificações: O viaduto de Santa Tereza como lugar lúdico no coração da metrópole de Belo Horizonte
Orientador: Doralice Barros Pereira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

Comissão julgadora das bancas

LAURA AMARAL FARIA

PEREIRA, D. B.; BESSA, A. S. M.;FARIA, L. A.. Das permanências às ressignificações: O viaduto de Santa Tereza como lugar lúdico no coração da metrópole de Belo Horizonte.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Foi orientado por

Geraldo Magela Costa

Ensino e pesquisa no campo do planejamento urbano e regional em programas de pós-graduação no Brasil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Geraldo Magela Costa;

Doralice Barros Pereira

Das permanências às ressignificações em Belo Horizonte: O viaduto de Santa Tereza como espaço lúdico no coração da metrópole; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Doralice Barros Pereira;

Doralice Barros Pereira

Monitoria Geografia humana do Brasil; 2014; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Pro Reitoria de Graduação da Ufmg, Pro Reitoria de Graduação; Orientador: Doralice Barros Pereira;

Produções bibliográficas

  • COSTA, G. M. ; NÉDER, P. R. . O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO PARA O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES A PARTIR DO CASO BRASILEIRO. In: Horácio Capel; Miriam Zaar. (Org.). LAS CIENCIAS SOCIALES Y LA EDIFICACIÓN DE UNA SOCIEDAD POST-CAPITALISTA. 1ed.Barcelona: Universidad de Barcelona/Geocrítica, 2018, v. 1, p. 1-19.

  • NÉDER, P. R. ; PEREIRA, D. B. . APROPRIAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS: PARA ALÉM DO VIADUTO DE SANTA TEREZA. In: IV Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e II Encontro Nacional de Geografia Histórica, 2017, Belo Horizonte. Anais do IV Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico & II Encontro Nacional de Geografia Histórica. Belo Horizonte: UFMG/COLTEC?IGC, 2016. v. 1. p. 315-327.

  • BONIFÁCIO, F. R. ; NÉDER, P. R. . Da invenção à apropriação do espaço: uma reflexão sobre as metamorfoses urbanas. In: III Seminário Internacional Cidade e Alteridade: convivência multicultural e justiça urbana e II Congresso Mineiro de Direito Urbanístico, 2014, Belo Horizonte. Anais do Congresso Internacional Espaços Comuns e as Cidades de Exceção. Belo Horizonte: Marginália Comunicações, 2014. p. 122-124.

  • NÉDER, P. R. ; COSTA, G. M. . Ensino e pesquisa no campo do planejamento urbano e regional em programas de pós-graduação no Brasil. In: I Simpósio de Estudos em Geografia, Cartografia, Geologia e Turismo, 2017, Belo Horizonte. Anais do I Simpósio de Estudos em Geografia, Cartografia, Geologia e Turismo [recurso eletrônico] : caderno de resumos e programação. p. 91-92.

  • NÉDER, P. R. . Ensino e pesquisa no campo do planejamento urbano e regional em programas de pós-graduação no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NÉDER, P. R. ; PEREIRA, D. B. . Apropriação de espaços públicos: para além do Viaduto de Santa Tereza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÉDER, P. R. ; NOGUEIRA, M. A. C. . As Impossibilidades da Gestão Compartilhada nos Projetos de Planejamento Urbano da RMBH. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

NÉDER, P. R. . Ensino e pesquisa no campo do planejamento urbano e regional em programas de pós-graduação no Brasil. 2017. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Ensino e pesquisa no campo do planejamento urbano e regional em programas de pós-graduação no Brasil, Descrição: Aprovado como parte do programa de bolsa de produtividade em pesquisa, o projeto será desenvolvido em um período de quatro anos: março de 2016 a fevereiro de 2020. O título do projeto já revela o seu amplo objetivo: dar continuidade à busca de avanços e alternativas relacionadas ao campo da Geografia Urbana e ao Planejamento Urbano e Regional. O projeto está divido em três dimensões. A primeira, essencialmente teórica - Retomada e aprofundamento da pesquisa sobre teorias de análise da problemática urbana ? procura avançar no processo de busca de aproximação com a realidade expressas nos processos de produção do espaço. A segunda - As formas de práticas: variando desde a práxis socioespacial autônoma até a reflexão sobre possíveis contribuições dos princípios da reforma urbana no Brasil ? se constituirá em análise e reflexão sobre a universidade, os programas de pós-graduação, e a pesquisa e o ensino nas áreas da Geografia, e da análise e do planejamento urbano/metropolitano. A terceira - A questão do ensino, da pesquisa e da extensão ? dá continuidade à dimensão anterior, por meio da análise e da reflexão sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na Universidade a partir tanto de avanços teóricos quanto de subsídios vindos da prática socioespacial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paloma Rezende Néder - Integrante / Geraldo Magela Costa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Instituto Estadual de Florestas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2014 - 2014

Instituto de Pesq. Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20