Camila Proto

Camila Proto (Porto Alegre, 1996) é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (UFRGS) na linha de História, Teoria e Critica, e doutoranda em Artes Visuais, na linha de Linguagens Visuais, pelo PPGAV-EBA-UFRJ. Seu trabalho, tanto no âmbito poético quanto investigativo, percorre o universo intersemiótico a partir de propostas participativas e conceituais, criando um dialogo entre ficção e sociedade, resistência e comunidade, som e linguagem. Participa do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC), na linha de pesquisa SemSono - Semiótica e Sonoridades, e do SOMA - Som nas Artes.

Informações coletadas do Lattes em 29/12/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Filosofia

2021 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Tradução como invenção do pensamento,
Orientador: Pedro Duarte de Andrade

Mestrado em Artes Visuais

2018 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Transitividade Sônica,Ano de Obtenção: 2020
Ana Maria Albani de Carvalho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Artes Visuais

2014 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: "Entrelinhas: estratégias instalativas e processos poéticos acerca da construção do signo."
Orientador: Ana Maria Albani de Carvalho

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2013

Colégio Anchieta - RS

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Organização de eventos

CASTANHEIRA, J. C. S. ; MARRA, P. S. ; CONTER, M. B. ; SANTOS, M. ; MAZER, D. ; LUCAS, C. B. ; ARRUDA, M. ; SEPULVEDA, G. A. ; ZINOVIEFF, F. ; GUTIERREZ, A. ; GOMES-RIBEIRO, P. ; PORFIRIO, J. F. ; PROTO, C. ; ARAGAO, T. A. ; BASTOS, J. C. ; CHAVES, R. ; LIMA, H. S. . II Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades ? CIPS. 2021. (Congresso).

CEVALLOS, G. ; PROTO, C. . 7 Festival KinoBeat - Arte em Movimento. 2021. (Festival).

PROTO, C. ; CONTER, M. B. ; LUCAS, C. B. ; SEVERO, T. ; ARRUDA, M. ; COLLING, G. ; ARAUJO, A. ; ABREU, L. F. ; MULLER, L. ; MACEDO, L. ; PEREIRA, D. ; MELLO, J. G. . A(na)rqueologias Pandêmikas. 2020. (Congresso).

PROTO, C. ; NOGUEIRA, I. . Ciclo Ultrassônico. 2019. (Congresso).

PROTO, C. ; SILVA, R. D. . CURA POA. 2018. (Festival).

PROTO, C. ; BURCK, G. ; SOLL, M. ; RUPERT, J. ; AROZI, P. . CINEAbacaxi. 2016. (Festival).

Participação em eventos

Anarqueologias Pandêmikas. Microerosões. 2020. (Congresso).

III Congresso Intersaberes em Arte, Museu e Inclusão. Microerosões. 2020. (Congresso).

Alinhavo.58a Bienal de Veneza. 2019. (Encontro).

CombArt. Ensaio Sobre a Antropofagia Sônica. 2019. (Congresso).

Exposição Coletiva Devir Ciborgue. Língua-mãe. 2019. (Exposição).

Exposição Coletiva Registro n3. Medida de Interlocução. 2019. (Exposição).

I Congresso Internacional de Poderes do Som. Territórios Resistentes: som, arte e sociedade. 2019. (Congresso).

I Congresso Internacional de Poderes do Som. Identidades Sonoras Locais. 2019. (Congresso).

II Congresso Cósmico em Ecologia das Práticas. Ensaio Sobre a Antropofagia Sônica. 2019. (Congresso).

II Seminário Mulheres na Arte Moderna e Contemporânea.Ava à trois: difference, bruxaria e performatividade do álbum Trança. 2019. (Seminário).

NIME. Ilha Sonora. 2019. (Congresso).

Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa. Ilha Sonora e Quasi-ópera. 2019. (Exposição).

ANPAP. As fases da Experiência Participativa. 2018. (Congresso).

Exposição Coletiva Sem Título n1. Instalação multimídia Signos. 2018. (Exposição).

Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte ? Arte Além da Arte.Gallery of Lost Art: o museu virtual e as relações entre materialidade e legitimacão. 2018. (Simpósio).

Bienal de Curitiba. Instalação multimídia Signos. 2017. (Exposição).

Bienal de Curitiba. Instalação Sonora Língua-Mãe. 2017. (Exposição).

Conversas Cruzadas. 2017. (Seminário).

XII Encontro de História da Arte UNICAMP.Gallery of Lost Art: o museu virtual e as relações entre materialidade e legitimacão. 2017. (Encontro).

XXIX Salão de Iniciação Científica UFRGS. Gallery of Lost Art: o museu virtual e as relações entre materialidade e legitimacão. 2017. (Congresso).

ANPAP. 2016. (Congresso).

Arte e Fotografia: Investigação e Processos. 2016. (Seminário).

Exposição coletiva Acqua. Sinfonia (videoarte). 2016. (Exposição).

Exposição Coletiva Rizoma. Corpo-Casa. 2016. (Exposição).

X Encontro Ouvindo Coisas.Produção Independente: Experimentações Autorais em Sala de Aula. 2016. (Encontro).

XXVII Salão de Extensão da UFRGS. Produção Independente: Experimentações Autorais em Sala de Aula. 2016. (Congresso).

Exposição Coletiva O início começa antes. Maré. 2014. (Exposição).

Comissão julgadora das bancas

Cristina Thorstenberg Ribas

STOLF, R.; GIULIANO, O.; SANTOS; Carvalho, Ana A.;RIBAS, Cristina Thorstenberg. Transitividade Sônica. 2020. Dissertação (Mestrado em História Teoria e Crítica) - PPGAV.

Eduardo Ferreira Veras

VERAS, E.; CARVALHO, A. M. A.; SANTOS, M. I.; NOGUEIRA, I. P.. Antropofagia sônica: arte enquanto expressão do comum. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais (ênfase em Poéticas Visuais)) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

Ana Maria Albani de Carvalho

CARVALHO, A. M. A.; VERAS, E. F.; SANTOS, M. I.; NOGUEIRA, I.. Antropofagia Sônica: arte enquanto expressão do comum. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Raquel da Silva Stolf

CARVALHO, A. M. A.; SANTOS, M. I.; RIBAS, C. T.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; OBICI, G.. TRANSITIVIDADE SÔNICA. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Ivone dos Santos

SANTOS, Maria Ivone dos; CARVALHO, A. M. A.; RIBAS, Cristina; STOLF, Raquel; OBICI. G.. TRANSITIVIDADE SÔNICA. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Ivone dos Santos

SANTOS, Maria Ivone dos; CARVALHO, A. M. A.; VERAS, E.; NOGUEIRA, Isabel. Ensaio sobre a Antropofagia Sônica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Ivone dos Santos

TEDESCO, E.; CARVALHO, A. M. A.;SANTOS, Maria Ivone dos; KERN. D.. Entrelinhas: estratégias e processos poéticos sobre a construção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teresinha Barachini

CARVALHO, A. M. A.BARACHINI, T.OBICI, G. L.STOLF, M. R. S.SANTOS, M. I.RIBAS, C. T.. Transitividade Sônica. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniela Pinheiro Machado Kern

CARVALHO, A. M. A.; TEDESCO, E.; SANTOS, M. I.;KERN, D. P. M.. Entrelinhas: estratégias instalativas e processos poéticos sobre a construção do signo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foi orientado por

Ana Maria Albani de Carvalho

SÔNICA - insurgências artísticas ressonantes; 2018; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Albani de Carvalho;

Fernando Souza Gerheim

O ato de maravilhar-se (título provisório); Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV - EBA)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • PROTO, CAMILA . Viagem ao sensível da terra. PALÍNDROMO , v. 13, p. 145-156, 2021.

  • PROTO, C. . Voz alta: polifonias do dizer. PALÍNDROMO (ONLINE) , v. 12, p. 125-137, 2020.

  • PROTO, C. ; NARDI, N. ; MARCO, G. G. ; BEDIN, L. . Fanzines. 1. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2017.

  • PROTO, C. . Territórios Resistentes: arte, som e sociedade. In: José Cláudio S. Castanheira; Dulce Mazer; Pedro Silva Marra; Marcelo Bergamin Conter; Cássio de Borba Lucas; Mario Arruda. (Org.). Poderes do Som: Políticas, escutas e identidades. 1ed.Florianópolis: Insular Livros, 2020, v. 1, p. 1-414.

  • PROTO, C. . Microerosões. In: III Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão, 2020. Microerosões, 2020.

  • CARVALHO, A. M. A. ; PROTO, C. . As fases da Experiência Participativa. In: ANPAP, 2018, São Paulo. PRÁTICAS E CONFRONTAÇÕES. São Paulo: UNESP, 2018. v. 27.

  • PROTO, C. . Gallery Of Lost Art: O museu virtual e as relações entre matéria e legitimação. In: XII Encontro de História da Arte de Campinas, 2017, Campinas, SP. Gallery Of Lost Art: O museu virtual e as relações entre matéria e legitimação, 2017.

  • PROTO, C. . Produção Independente: Experimentações em Sala de Aula. In: XX Encontro de Jóvens Investigadores da AUGM, 2016, Encarnación, Paraguay. Produção Independente: Experimentações em Sala de Aula, 2016.

  • PROTO, C. . Há Algo Que Ecoa (Entre a Terra e a Língua). 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PROTO, C. . Microerosões. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PROTO, C. . Microerosões: territórios de afetos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PROTO, C. . Ava à trois: difference, bruxaria e performatividade do álbum Trança. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PROTO, C. . Territórios Resistentes: som, arte e sociedade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PROTO, C. . Ensaio Sobre a Antropofagia Sônica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PROTO, C. . 58a Bienal de Veneza. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTO, C. . Ensaio Sobre a Antropofagia Sônica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PROTO, C. . Possíveis táticas sônicas da arte brasileira: uma perspectiva decolonial. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTO, C. . Gallery of Lost Art: o museu virtual e as relações entre materialidade e legitimacão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PROTO, C. . Produção Independente: Experimentações Autorais em Sala de Aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTO, C. . Gallery of Lost Art: o museu virtual e as relações entre materialidade e legitimacão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PROTO, C. . Gallery of Lost Art: o museu virtual e as relações entre materialidade e legitimacão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PROTO, C. . Produção Independente: Experimentações autorais em Sala de Aul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PROTO, C. . Da videoarte à cineinstalação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PROTO, C. ; BURCK, G. ; SOLL, M. . Do Cinema Queer à Cineinstalação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PROTO, C. . Produção Independente: Experimentações Autorais em Sala de Aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

PROTO, C. . A Palimpsista. 2018; Tema: A tradução para futuros incertos. (Blog).

PROTO, C. . Microerosões. 2020. Filme.

PROTO, C. ; VALLS, A. . Através. 2020. Intervenção Urbana.

PROTO, C. . Ilha Sonora. 2019. Instalação.

PROTO, C. . Ilha Sonora. 2019. Instalação.

PROTO, C. . Quasi-ópera. 2019. Instalação.

PROTO, C. . Língua-mãe. 2019. Instalação.

PROTO, C. . Zonas de Escuta. 2019. Outra.

PROTO, C. . Medida de Interlocução. 2019. Performance.

PROTO, C. . Ilha Sonora. 2019. Instalação.

PROTO, C. . Signos. 2017. Instalação.

PROTO, C. . Língua-mãe. 2017. Instalação.

PROTO, C. . Imagem&Ação. 2017. Vídeo.

PROTO, C. . Corpo-Casa. 2016. Filme.

PROTO, C. . Residência Artística do Vila Flores. 2019 (Residência Artística).

PROTO, C. . CINEAbacaxi. 2016 (Mostra de cinema gratúita ao ar livre).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    SOMA - Grupo de Pesquisa Som nas Artes, Descrição: SOMA é um grupo de pesquisa da Universidade Federal Fluminense de Niterói Rio de Janeiro que desenvolve atividades acadêmicas, científicas e artísticas no campo das sonoridades. Sob orientação do prof. Dr. Giuliano Obici.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Camila Proto - Integrante / Giuliano Obici - Coordenador / Flora Holderbaum - Integrante / Leonardo Alves - Integrante / Branca Temer - Integrante / Marcello Magdaleno - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Estágio de Pesquisa, Descrição: Estágio de pesquisa realizado sob orientação do prof. Dr. Giuliano Obici dentro do programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneo das Artes na Universidade Federal Fluminense. O objetivo deste estágio era dialogar com pares referentes à pesquisa do mestrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Camila Proto - Integrante / Giuliano Obici - Coordenador.

  • 2018 - 2020

    Transitividade Sônica, Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado em Artes Visuais, na linha de pesquisa de História, Teoria e Crítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Camila Proto - Integrante / Ana Maria Albani de Carvalho - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Relações Sistêmicas, Descrição: Pesquisa em História, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea no Brasil. Objetivo Geral: Analisar a produção contemporânea (1980 - 2015) em artes visuais enfocando a relação entre a obra de arte e os espaços de exposição como uma problemática artística, segundo uma perspectiva histórico-crítica. Levantar, organizar e divulgar dados relativos a história do sistema das artes regional, com ênfase nas instituições e na produção moderna e contemporânea (pós- anos 60) e tendo como fundamentação teórica e conceitual, as relações entre arte e política, pelo enfoque da "crítica institucional"... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Camila Proto - Integrante / Ana Maria Albani de Carvalho - Coordenador.

  • 2017 - 2017

    Fundamentos Modernos da Arte Contemporânea, Descrição: Estudar os diálogos e debates acerca do contexto contemporâneo no campo da arte e da história da arte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Camila Proto - Integrante / Daniela Kern - Coordenador.

  • 2017 - 2017

    Entrelinhas: estratégias instalativas e processos poéticos acerca da construção do signo, Descrição: Projeto de TCC desenvolvido com orientação da Prof. Dr. Ana Maria Albani de Carvalho e da co-orientadora Elaine Tedesco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Camila Proto - Coordenador.

Prêmios

2020

Indicação ao XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, Prêmio Açorianos de Artes Plásticas.

2019

Prêmio Residência Artística do Vila Flores, Vila Flores e Ministério da Cultura de Porto Alegre.

2017

Segundo Lugar no Circuito Internacional Universitário da Bienal de Curitiba de 2017, Bienal de Curitiba.

2015

Finalista Festival MIMPI, Ministério da Cultura, Quicksilver, Void e Jamur Films.

2005

Destaque no 6 Habitasul Revelação Literária na Feira, Grupo Habitasul.