Stefanie Katrin Fischer Henz

Engenheira Ambiental formada pela Universidade de Brasília com trabalho de conclusão de curso realizado na área de drenagem urbana com simulações realizadas usando o PCSWMM. Especialização em Direito Ambiental pela Uninter. Atuou na área administrativo-financeiro na Integrar (Universidade de Brasília) e no Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental da Universidade de Brasília. Realizou pesquisa de iniciação científica com o tema: "Remoção de cilindrospermopsinas por meio do processo Fenton no tratamento de água no lago Paranoá", orientada pela professora doutora Yovanka Pérez Ginoris. Estagiou durante um ano na Superintendência de Drenagem Urbana da Adasa.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Direito Ambiental

2019 - 2020

Centro Universitário Internacional

Graduação em Engenharia Ambiental

2013 - 2019

Universidade de Brasília, UnB
Título: Análise da eficiência hidráulico-hidrológica e de qualidade da água da lagoa de detenção do Guará II - DF
Orientador: Sérgio Koide

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Comitê de Bacia Hidrográfica: Práticas e procedimentos. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Práticas Hidrométricas. (Carga horária: 12h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2019 - 2019

Curso Básico de R. (Carga horária: 8h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2019 - 2019

Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos de Água. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Perícia Ambiental. (Carga horária: 20h). , Maxiambiental Treinamentos, MAXIAMBIENTAL, Brasil.

2018 - 2018

Manejo de águas pluviais ? conceitos básicos. (Carga horária: 40h). , Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF, ADASA, Brasil.

2018 - 2018

Medindo as Águas do Brasil - Noções de Plu e Fluviometria. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Gestão participativa nos serviços públicos de água e esgoto no DF. (Carga horária: 4h). , Companhia de Águas e Esgotos de Brasília, CAESB, Brasil.

2018 - 2018

Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

ArcGis Básico. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2016 - 2016

Elaboração do Plano de Saneamento Básico Participativo. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.

2016 - 2016

Elaboração de estrutura de projetos. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Drenagem Urbana de Águas Pluviais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

HENZ, S. K. F. . Encontro de Oportunidades 2016. 2016. .

HENZ, S. K. F. . XIV ENEEAmb, II Fórum Latino de Engenharia e Sustentabilidade e SBEA: Centro-Oeste. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Novas tecnologias de tratamento de efluentes. 2020. (Seminário).

XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Remoção de cilindrospermopsinas por meio do processo Fenton no tratamento de água. 2019. (Simpósio).

XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Monitoramento da qualidade da água em uma bacia de detenção no Distrito Federal. 2019. (Simpósio).

24 Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Remoção de cilindrospermopsinas por meio do processo Fenton no tratamento de água do lago Paranoá. 2018. (Congresso).

2 TechSummit GIS - Imagem. 2018. (Seminário).

Gestão participativa nos serviços públicos de água e esgoto no DF: os desafios do Conselho de Consumidores. 2018. (Seminário).

O papel dos prestadores de serviço de drenagem urbana e esgotamento sanitário sobre o controle de poluição dos corpos hídricos. 2018. (Oficina).

XIV ENEEAmb, II Fórum Latino de Engenharia e Sustentabilidade. 2017. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Engenharia Ambiental. 2014. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Arthur Tavares Schleicher

SCHLEICHER, A. T.. Análise da eficiência hidráulico-hidrológica e de qualidade da água da lagoa de detenção do Guará II - DF. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

SÉRGIO KOIDE

Análise da eficiência hidráulico-hidrológica e de qualidade da água da bacia de detenção do Guará; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Brasília; Orientador: Sergio Koide;

Alexandre Kepler Soares

Regulamentação de boas práticas de manejo de sedimentos; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade de Brasília; Orientador: Alexandre Kepler Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Remoção de hepatotoxinas (microcistinas e cilindrospermopsinas) por meio do processo Fenton e sua aplicabilidade ao tratamento de água do lago Paranoá, Descrição: O objetivo geral deste trabalho é avaliar a aplicabilidade da pós-oxidação pelo processo oxidativo avançado Fenton na remoção de dois potentes grupos de hepatotoxinas, as microcistinas e as cilindrospermopsinas, no tratamento da água do lago Paranoá. Como objetivos específicos, tem-se: - Determinar as condições ótimas (pH, relação Fen+:H2O2, tempo de contato) para obtenção da máxima mineralização das cilindrospermopsinas , utilizando como matriz água deionizada; - Avaliar as condições ótimas (pH, relação Fen+:H2O2, tempo de contato) para obtenção da máxima mineralização das microcistinas, utilizando como matriz água deionizada; - Determinar a cinética de oxidação das cilindrospermopsinas pelo processo Feton, bem como a influência da concentração da toxina no processo, utilizando como matriz água deionizada; - Verificação da cinética de oxidação das microcistinas pelo processo Feton, bem como a influência da concentração da toxina no processo, utilizando como matriz água deionizada; - Avaliar a influência da qualidade da água do lago Paranoá (particularmente a matéria orgânica naturalmente presente) na eficiência de remoção e na cinética de oxidação das cilindrospermopsinas pelo processo Feton; - Avaliar a influência da qualidade da água do lago Paranoá (particularmente a matéria orgânica naturalmente presente) na eficiência de remoção e na cinética de oxidação das microcistinas pelo processo Feton; - Estudar a formação de subprodutos da oxidação das cilindrospermopsinas e das microcistinas e seus potenciais de toxicidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Stefanie Katrin Fischer Henz - Integrante / Yovanka Perez Ginoris - Integrante / Cristina Celia Silveira Brandão - Coordenador / Déborah Santos de Sousa - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Prêmio Jovem Pesquisador do XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, ABRHidro.

2018

Menção Honrosa no 24 Congresso de Iniciação Científica da UnB, Universidade de Brasília.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica

Outras informações:
Título do plano de trabalho: Remoção de cilindrospermopsinas por meio do processo Fenton no tratamento de água do lago Paranoá. Projeto: Remoção de hepatoxinas por meio do processo Fenton e sua aplicabilidade ao tratamento de água do lago Paranoá. Orientação da professora doutora Yovanka Perez Ginoris. Auxílio Financeiro: CNPq

2018 - 2019

Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio na Coordenação de Regulação e Outorga da Superintendência de Drenagem Urbana. Atividades realizadas: Revisão do Manual de Drenagem Urbana do DF, dimensionamento e orçamento de dispositivos de recarga, boas práticas para controle de sedimentos em obras.