Jefferson Teixeira de Sousa

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduando do Bacharel em Educação Física na UFV. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFV). Atualmente bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG e integrante do Grupo de Estudos Pedagógicos em Educação Física (GEPEF).

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Abi - Educação Física

2015 - Atual

Universidade Federal de Viçosa

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Escola Estadual Emílio Jardim

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Desafios para o desenvolvimento motor e cognitivo em escolas de esporte. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

Marketing pessoal: construindo valor para a nossa imagem. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

Liderança em Ambientes de Pressão. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

Planejamento da Carreira no Futebol: da Base ao Futebol Profissional. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

I Jornada de Atenção Cardiovascular. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

I Encontro Pensando a Educação Física Escolar. (Carga horária: 26h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Pibid - Iniciação à Docência. (Carga horária: 336h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em III CORRIDA DE RUA DA FDV. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

CICLO DE DEBATE: REFLEXÕES SOBRE PRECONCEITO E EMPATIA. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

4º Soccer Experience. (Carga horária: 29h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA PIBID UFV. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Metologias ativas na Prática Docente. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2015 - 2015

CARREIRAS UFV. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jairo Antonio da Paixão

Concepção discente sobre a Educação Física no ensino médio; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - (UFV) Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jairo Antônio da Paixão;

Jairo Antonio da Paixão

O lugar do brincar na Educação Física infantil: possibilidades de interface com o aprender; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - (UFV) Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jairo Antônio da Paixão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUSA, J. T. ; PAIXÃO, J. A. ; SOUSA, E.E. . O trato dos conteúdos da Educação Física: uma análise a partir da perspectiva do professor atuante na educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, E.E. ; PAIXÃO, J. A. ; SOUSA, J. T. . 'A prática do bom professor de Educação Física na perspectiva dos alunos do ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PAIXÃO, J. A. ; SOUSA, J. T. ; SOUSA, E.E. . Educação Física e dimensão ambiental: dificuldades e possibilidades na Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O lugar do brincar na Educação Física Infantil: possibilidades de interface com o aprender, Descrição: O projeto tem como objetivo analisar o lugar do brincar nas aulas de Educação Física Infantil, tendo em vista suas possibilidades e a sua relação com o processo de ensino aprendizagem. Além disso, busca-se conhecer a forma como o brincar é utilizado na Educação Física Infantil, compreender as principais estratégias metodológicas utilizadas para o uso do brincar no trato dos conteúdos e principais benefícios do uso do brincar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jefferson Teixeira de Sousa - Integrante / Jairo Antônio da Paixão - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    A Educação Física na educação básica: concepção dos alunos do ensino médio, Descrição: O projeto tem por objetivo analisar a concepção de alunos que se encontram no ensino médio sobre a Educação Física na educação básica. Além disso, busca-se verificar se a Educação Física escolar atinge seus objetivos de acordo com o que é proposto pelos documentos oficiais, diante a sua importância como componente curricular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jefferson Teixeira de Sousa - Integrante / Jairo Antônio da Paixão - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    A prática do bom professor na formação inicial na perspectiva de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFV, Descrição: O projeto busca analisar a prática pedagógica do professor atuante na formação inicial considerado ?o bom professor? na perspectiva de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFV. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo descritiva. Participarão deste estudo acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV) ? Campus Viçosa, MG que se encontram regularmente matriculados no último ano do curso (sétimo e oitavo períodos ou que se encontrem em situação equivalente). Os participantes serão de ambos os sexos e serão selecionados para compor o grupo amostral a partir dos seguintes critérios de inclusão: encontrar-se regularmente matriculado no último ano (sétimo ou oitavo período ou que se encontrem em situação equivalente) do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFV, concordar em participar e ter assinado as duas vias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Serão considerados como critérios de exclusão os participantes que não se encontrarem na situação descrita, a recusa da assinatura do TCLE e o não interesse em participar da investigação. Para a coleta de dados, será utilizada uma entrevista semiestruturada que objetiva extrair descrições detalhadas sobre os acontecimentos investigados, aproximando-se mais de um diálogo do que de uma entrevista formal (MANZINE, 2004). Para a análise dos dados coletados nas entrevistas, será feita uma categorização dos dados (BARDIN, 2011), dividindo-os em partes, estabelecendo relações entre elas e procurando assim identificar padrões e tendências relevantes (LÜDKE; ANDRÉ, 2013). Assim, serão definidas algumas grandes categorias, sendo subdivididas posteriormente à coleta. Assim, essas categorias serão avaliadas e reavaliadas em busca da articulação dos dados com os elementos teóricos do material bibliográfico selecionado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jefferson Teixeira de Sousa - Coordenador / Jairo Antônio da Paixão - Integrante / Ederley Emanuel Sousa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional