Bárbara Lina Martina Torres das Neves Formentin

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino, pedagogia, ciências sociais, mídias e educação.Cumpriu monitoria na área de Psicologia do Desenvolvimento, no ano de 2015. Foi bolsista de extensão do Centro de Memória da Educação - CEMEDU, no ano de 2016. Participou de cursos de extensão durante a graduação sobre o imaginário do Conto de Fadas, Contação de Histórias e Escolas e Vivências. Trabalhou como professora auxiliar em uma turma de nível I durante estágio não-obrigatório, no ano de 2017.

Informações coletadas do Lattes em 30/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Pedagogia

2015 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande
Título: O EMPODERAMENTO FEMININO E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UMA ANÁLISE DO FILME VALENTE DA DISNEY NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA
Orientador: Luciana Netto Dolci

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

colégio kyrius

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2019

Inglês. (Carga horária: 380h). , TopWay Pelotas, TOP WAY, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Literatura e Mitologia - Instituto de Letras e Artes - ILA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em O Imaginário nos Contos de Fadas Instituto de Letras e Artes - ILA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Literatura: leituras, escrita e ensino - Instituto de Letras e Artes. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Mídias e Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FORMENTIN, BÁRBARA ; CUNHA, D. S. L. ; TAROUCO, L. S. ; Moreira, Gabriela . (Re)visitando a História da Educação em Rio Grande. 2016. (Exposição).

FORMENTIN, BÁRBARA . IV SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO ESCOLA e UNIVERSIDADE: Utopias, tempos e experiências. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciana Netto Dolci

DOLCI, LUCIANA NETTO; DA SILVA, J. R.; CHAIGAR, V.. O EMPODERAMENTO FEMININO E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UMA ANÁLISE DO FILME VALENTE DA DISNEY NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Rio Grande.

Josineide Ribeiro da Silva

SILVA, J. R.; CHAIGAR, V. A. M.. O EMPODERAMENTO FEMININO E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UMA ANÁLISE DO FILME VALENTE DA DISNEY NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande.

Vania Alves Martins Chaigar

DOLCI, Luciana Netto;CHAIGAR, V. A. M.. O empoderamento feminino e a educação estética: uma análise do filme Valente da Disney na perspectiva da criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciana Netto Dolci

O EMPODERAMENTO FEMININO E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UMA ANÁLISE DO FILME VALENTE DA DISNEY NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Luciana Netto Dolci;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • THUM, C. ; PENALVO, C. ; SILVA, A. S. ; PINTO, A. S. ; CUNHA, D. S. L. ; FORMENTIN,das N. T. M. L. BÁRBARA . Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: estudos a partir do curso de pedagogia - Base Nacional Comum Curricular e Suas Implicações Para o Ensino De Geografia e História: Uma Avaliação Crítica. 1. ed. Rio Grande: da FURG, 2018. v. 1.

  • FORMENTIN, BÁRBARA . CENTRO DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - A IMPORTÂNCIA NA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM RIO GRANDE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Moreira, Gabriela ; FORMENTIN, BÁRBARA . Infâncias Midiáticas: Os Efeitos da Publicidade No Processo de Formação das Crianças Contemporâneas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    O EMPODERAMENTO FEMININO E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE FILMES DA DISNEY NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA, Descrição: Este trabalho tem como objetivo compreender de que maneira, o filme ?Valente? apresenta e possibilita o empoderamento feminino, e potencializa a educação estética sob a perspectiva de seis crianças na faixa etária de nove a onze anos. É uma pesquisa qualitativa com uma metodologia sócio-histórica. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram seis crianças pertencentes ao quarto ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal na cidade do Rio Grande. Na primeira fase da coleta de dados, antes de apresentar o filme, responderam uma ficha de identificação. A segunda fase consistiu em assistir ao filme Valente na sala de aula da escola e a última fase, eles responderam às perguntas referentes ao filme em estudo. Para realizar a análise dos dados, utilizei a análise de conteúdo a qual emergiram duas categorias de análise, a saber: ?nosso destino vive dentro de nós, você só tem que ser valente o suficiente para vê-lo?, e ?pela minha própria mão eu vou lutar?. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados encontrados nas respostas das crianças evidenciaram que o filme Valente potencializou a educação estética, aguçando nas crianças a capacidade de provocar algum sentimento diante das cenas assistidas, bem como, constatei evidências da presença do empoderamento feminino nas respostas das crianças, embora elas não conhecessem os termos, empoderamento e feminismo, responderam ao longo das questões, apresentando a presença desses aspectos no filme e na personagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bárbara Lina Martina Torres das Neves Formentin - Integrante / Luciana Netto Dolci - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    As identidades político-sexuais: acordos e tensões nos currículos escolares, Descrição: Com os recursos biotecnológicos fomos apresentados a vários estilos de vida que nos possibilitaram ampliar nossas experiências, corporalidades e, por vez, identidades. Dialogando com os Estudos Culturais nos propomos a investigar os discursos sobre gênero, sexualidade e seus desdobramentos com classe e raça que produziram performatividades/identidades e interpelaram com seus interesses os currículos em escolas da educação básica do sudeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, esta investigação se desenvolverá com professores/as que participaram de cursos de formação continuada nas temáticas gênero, sexualidade e relações etnicorraciais ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre os anos de 2006-2013. A produção de dados ocorrerá a partir de quatro abordagens: identificação dos cursos ofertados pela FURG nos temas diretos e/ou transversalizados eleitos por este projeto; levantamento de contatos dos/as professoras/es e escolas que participaram dos cursos de formação continuada da FURG através da coordenação das ofertas da FURG; identificação e análise dos materiais produzidos pela FURG nos cursos de formação continuada; aplicação de questionário fechado, via google drive, com vista a mapear os programas/projetos e atuações nas escolas dos professores e professoras que participaram/participam das formações e realização de cinco grupos focais, um cada município eleito para a execução deste projeto. Esperamos que as análises produzidas auxiliem práticas de enfrentamento ao sexismo, a homofobia e ao racismo nas escolas e, mais amplamente, nas políticas de educação dos municípios investigados. Temos a expectativa de contribuir para a consolidação do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre Identidades, Currículos e Culturas, viabilizando assim a produção e o intercâmbio científico, acenando à possibilidade de ampliação dessa experiência em outros contextos nacionais e internacionais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Bárbara Lina Martina Torres das Neves Formentin - Integrante / Luiz Otavio Borges - Integrante / Marcio Rodrigo Vale Caetano - Coordenador / Mary Rangel - Integrante / Claudia Penalvo - Integrante / Treyce Ellen Goulart - Integrante / Luiz Osmar Mendes - Integrante / Talita Medeiros - Integrante / Marlon Silveira da Silva - Integrante / Kamila Lockmann - Integrante / Dinah Quesada Beck - Integrante / Carlos José Borges Silveira - Integrante / Dinorah Amaral Matte - Integrante / Carmem Berenice Cougo de Cougo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Estágio não-obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estágio não-obrigatório, atuando como professora auxiliar, na Escola Jardim do Sol, atuando numa sala de aula de nível I.

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensão, Carga horária: 52

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 48