Adriano da Costa Bidão

Mestre em Cinema e Audiovisual (UFF) desde 2019, na linha de pesquisa Narrativas e Estéticas. O título da dissertação foi A flânerie no cinema: A experiência das cidades nos filmes. Formação em Cinema pela Estácio de Sá e roteirista. Dirigiu e roteirizou cinco curtas-metragens: 4 documentário e 1 ficção. Trabalhou em dois cursos de ensino à distância, no qual dirigiu professores de Direito e de Segundo Grau. Roteirizou os comerciais dos cursos para a internet e escreveu textos de atualidades para o blog da empresa. Em 2016, lançou seu primeiro livro de contos, chamado: "Reflexões Delirantes", pela Editora Multifoco. Trabalhou na MC Filmes como Produtor Executivo.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Cinema e Audiovisual

2017 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: A flânerie no cinema - A experiência das cidades nos filmes,Ano de Obtenção: 2019
India Mara Martins.Palavras-chave: Cinema; Cidade; Flâneur; Flânerie; Filmes.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Cinema e Audiovisual

2009 - 2013

Universidade Estácio de Sá
Título: O OLHAR DO CINEASTA: A NOVA IORQUE DE MARTIN SCORSESE
Orientador: WILSON DE OLIVEIRA DA SILVA FILHO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2007

Roteiro de Cinema. , Escola de Cinema Darcy Ribeiro, ECDR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Imagens Convulsivas cinema e estados alterados de percepção. 2019. (Outra).

Deleuze & Guattari ? Recontar Platôs. 2018. (Outra).

KINOFILOSOFIA: DELEUZE E A CRISE DA IMAGEM-AÇÃO,. 2017. (Outra).

IBMEC Talks #4. 2016. (Encontro).

Kafka e o Cinema. 2016. (Outra).

Maratona Rio Criativo - Panorama do Mercado Editorial. 2016. (Encontro).

Work Shop de Cinema de Bolso. 2016. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lorrany Cailleaux de Oliveira

FONSECA FILHO, A. S.; GODOY, K.;BIDÃO, A. C.. A influência dos animes na escolha do Japão como destino turístico para brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos Amancio da Silva

AMANCIO, Tunico; MARTINS, I. M.; SILVA FILHO, W. O.. A flânerie no cinema: a experiência das cidades nos fillmes. 2019. Dissertação (Mestrado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Antonio Carlos Amancio da Silva

AMANCIO, Tunico; SILVA FILHO, W. O.; MARTINS, I. M.. O flânneur no cinema: as cidades nos filmes como uma experiência da flânnerie urbana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGCINE - Programa de Pós-Graduação em cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

India Mara Martins

MARTINS, I. M.; AMANCIO, T.; OLIVEIRA, W.. A arte de flanar: o cinema e a subjetividade das cidades no século XXI. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGCINE) - Universidade Federal Fluminense.

Wilson Oliveira da Silva Filho

AMANCIO, T.; MARTINS, I. M.;OLIVEIRA, Wilson Filho. A flâneurie no cinema: A expriência das cidades nos filmes. 2019. Dissertação (Mestrado em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

India Mara Martins

A arte de flanar: o cinema e a subjetividade das cidades no século XXI; 2017; Dissertação (Mestrado em PPGCINE) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: India Mara Martins;

Wilson Oliveira da Silva Filho

O olhar do cineasta: A nova Iorque de Martin Scorsese; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wilson Oliveira da Silva Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BIDÃO, A. C. ; AMANCIO, T. . McLuhan e o cinema. TRAMA: INDÚSTRIA CRIATIVA EM REVISTA , v. 8, p. 160-165, 2019.

  • BIDÃO, A. C. . Reflexões Delirantes. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2016. 80p .

  • BIDÃO, A. C. . Vampiro de Dusseldorf e o discurso da extrema direita no Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BIDÃO, A. C. . O personagem e a cidade: O flâneur baudelairiano em Taxi Driver. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BIDÃO, A. C. . Olympia: as Olimpíadas de Hitler 2016 (Texto sobre o documentário Olympia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BIDÃO, A. C. ; BARROS, L. P. . NARRATIVAS URBANAS E A RESSIGNIFICAÇÃO DO COTIDIANO: as experiências propostas por Rider Spoke e The Worst Tours. 2019. (Monografia).

BIDÃO, A. C. ; FREITAG, M. B. . AUDIOVISUAL NAS REDES SOCIAIS: TRANSFORMAÇÕES DA PRODUÇÃO POPULAR. 2018. (Monografia).

BIDÃO, A. C. . Maioridade Penal. 2016. Filme.

BIDÃO, A. C. . Tiradentes - um herói construído. 2016. Filme.

BIDÃO, A. C. . História do Islamismo. 2016. Vídeo.

BIDÃO, A. C. . QG do Enem acredita. 2016. Vídeo.

BIDÃO, A. C. . O lutador Cara de Sapato convida desafio SEI. 2016. Vídeo.

BIDÃO, A. C. . 13 de maio - a escravidão acabou?. 2016. Filme.

BIDÃO, A. C. . Os que nadam e os que afundam. 2011. Filme.

BIDÃO, A. C. . Cobertura 01. 2010. Filme.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário docente / Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Linha de pesquisa: Narrativas e estética

Atividades

  • 04/2018 - 12/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Cinema e Audiovisual, Departamento de Cinema e Audiovisual.,Atividade realizada, Tutor do departamento de Cinema e Audiovisual.

2016 - 2017

MC FILMES

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PRODUTOR EXECUTIVO, Carga horária: 44

Outras informações:
Ajudar na elaboração do roteiro; Escrever, sinopse, logline; Descrever perfis dos personagens; Organizar casting; Procurar editais para captação de recursos;

2014 - 2016

QG do ENEM

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE ESTÚDIO, Carga horária: 44

Outras informações:
Gravação de aulas utilizando duas câmeras e um tricaster, possibilitando fazer os cortes das aulas quando há mudança de câmera; Fazer a inserção de vinhetas de abertura e de continuações do blocos das aulas; Armazenar aulas em HD externo; Roteiros para chamadas de comerciais e programas do curso para exibição na internet; Elaboração em conjunto de conteúdos para oferecer os produtos oferecidos pelo curso através das mídias sociais; Dirigir os professores nas aulas para que pudessem se comunicar com o aluno através das câmeras.

2013 - 2014

COMPLEXO EDUCACIONAL RENATO SARAIVA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Estúdio, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gravação de aulas utilizando duas câmeras e um tricaster, possibilitando fazer os cortes das aulas quando há mudança de câmera; Fazer a inserção de vinhetas de abertura e de continuações do blocos das aulas; Armazenar aulas em HD externo; Roteiros para chamadas de comerciais e programas do curso para exibição na internet; Elaboração em conjunto de conteúdos para oferecer os produtos oferecidos pelo curso através das mídias sociais; Dirigir os professores nas aulas para que pudessem se comunicar com o aluno através das câmeras;