Joâo Victor Barbosa

Mestrando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Técnico em Processos Fotográficos pelo SENAC (2014).

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Comunicação e Semiótica

2016 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Deuses do Rock: A construção do mito no audiovisual.,Orientador:
Jose Amalio de Branco Pinheiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Comunicação; Processos de Criação; Imaginário; Rock n' Roll; Rockumentário.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Graduação em Fotografia

2012 - 2014

Centro Universitário Senac
Título: Se uma imagem vale mais que mil palavras, para um bom entendedor meia imagem basta.
Orientador: Tomás Senna
Bolsista do(a): SENAC, SENAC, Brasil.

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2001 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Esseri Creati
Orientador: Francisco das Chagas Camêlo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Ilustração Editorial. , Quanta Academia de Artes, QUANTA, Brasil.

2011 - 2011

Adobe InDesign. , DRC Treinamentos e Consultoria, DRC, Brasil.

2011 - 2011

Adobe Photoshop - ferramentas avançadas. , DRC Treinamentos e Consultoria, DRC, Brasil.

2011 - 2011

Finalização de Arquivos (PDF/Fechamento). , DRC Treinamentos e Consultoria, DRC, Brasil.

2011 - 2011

Adobe Illustrator. , DRC Treinamentos e Consultoria, DRC, Brasil.

2011 - 2011

SEO ? Internet Innovation. , Digital Business School, DBS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Grupo de pesquisa CCM: Imanência na arte contemporânea segundo Deleuze - Palestra com o Prof. Dr. Rogério da Costa.. 2016. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vários

BARBOSA, J. V.. Banca de avaliação de Projetos Integrados do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Audiovisual) - Faculdade das Américas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

André Carvalho Farias

GONZALEZ, E. T. Q.;FARIAS, A. C.; GUIMARAES, G. A. R.. A democracia do voto obrigatório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Jorge Luis Takahashi Hattori

HATTORI, J. L. T.. MSNVIGIA: UMA APLICAÇÃO PARA MONITORAMENTO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MSN MESSENGER DA MICROSOFT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto de Araxá.

Sílvio Antonio Luiz Anaz

SALLES, C. A.; PINHEIRO, J. A. B.;ANAZ, Sílvio. Deuses do rock: a construção do mito no audiovisual. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Cecília Almeida Salles

SALLES, C. A.; PINHEIRO, J. A. B.; ANAZ, S. A. L.. Deuses do rock: a construção do mito no audiovisual. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Carlos Iñarra

TAM; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Antonio Carlos Iñarra;

José Amálio de Branco Pinheiro

O ídolos do rock na contemporaneidade; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

José Amálio de Branco Pinheiro

Deuses do rock: a construção do mito no audiovisual; 2018; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jose Amalio de Branco Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CERETTA, F. M. ; LEAO, L. I. C. ; BARBOSA, J. V. . From Gojira to Godzilla: memory and imaginary's translations of the King of Monsters (Of Borders and Monsters: Transnational Monstrosity in Popular Culture- York St. John University. 2017. (Produção de Arte para Apresentação de Artigo em Congresso).

BARBOSA, J. V. ; CERETTA, F. M. ; WODEVOTSKY, R. K. . Despertar. 2013 (Fotografia e Design para Websérie).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Deuses do Rock: A emergência do mito no audiovisual., Descrição: Este trabalho propõe pesquisar a emergência do mito dos ?Deuses do Rock? a partir da análise de documentários musicais produzidos entre os anos 1968-1970 e denominados rockumentários, por abordarem especificamente músicos do gênero rock and roll. Em uma época em que o rock and roll tornava-se o principal produto midiático pensado para o consumo dos jovens, The Rolling Stones Rock n' Roll Circus (1968), Woodstock (1969) e Pink Floyd: Live at Pompeii (1971), produções que constituem o corpus da presente pesquisa, capturaram registros de apresentações de rock ao vivo com o diferencial de trazer conteúdos extras em linguagem documental, como depoimentos e imagens de bastidores. Nas décadas seguintes, os três rockumentários foram reeditados para agregar imagens inéditas e novas propostas de montagem. Pretende-se investigar os processos de criação destas obras audiovisuais partindo da hipótese de que, sobretudo em suas reedições, as três peças, de formas distintas, fazem uso de passagens do imaginário mitológico, principalmente da narrativa do mito do herói, para compor o imaginário social dos "Deuses do Rock?. A pesquisa será realizada por meio de análise dos documentários, com ênfase nas reverberações socioculturais que interferem nos processos de criação dessas peças audiovisuais e na memória social do rock and roll. A fundamentação teórica envolve a reflexão sobre cultura e processos de criação de Amálio Pinheiro e Cecília Salles, discussões acerca do imaginário e dos mitos em Michel Maffesoli, Joseph Campbell e Gilbert Durand, e estudos sobre a construção de sentido no audiovisual e no gênero documental em Arlindo Machado, Sergei Eisenstein e Bill Nichols.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: João Victor Barbosa - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Midia View

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Arte, Carga horária: 40

  • 2011 - 2011

    Fábio Aro Automotive Photography

    Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Fotógrafo, Carga horária: 4

  • 2009 - 2011

    Partido Trabalhista Brasileiro

    Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40

  • 2008 - 2010

    Parque da Juventude

    Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40