Mauricio de Souza Brillinger

Mauricio de Souza Brillinger é graduado em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2012). Especializado em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Uniasselvi (2014). Mestre em Letras pelo programa Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018). Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Estuda dentro da linha de pesquisa estudo do campo discursivo, área da Linguística Aplicada É professor efetivo titular na Escola de Educação Básica Professora Otília da Silva Berti, da rede pública estadual de Santa Catarina. Atua na área de Língua Portuguesa e Língua Inglesa desde o ano de 2011.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Lingüística

2019 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Rodrigo Acosta Pereira. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras

2017 - 2019

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O GÊNERO JORNALÍSTICO ARTIGO NO LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO DA ELABORAÇÃO DIDÁTICA, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Rosangela Hammes Rodrigues
Palavras-chave: Gêneros do discurso; Artigo; Bakhtin; Livro didático.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

2013 - 2014

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Os gêneros do discurso na escola.

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2009 - 2012

Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: A CONJUNÇÃO MAS EM PRODUÇÕES DE CONTOS DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Daniela Arns Silveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Planejamento e Gestão Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2017 - 2017

Organização da Gestão Pedagogica. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Formação Continuada:: Base Nacional Curricular Comum. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem como Prática Social.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem e práticas sociais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI SINPEL ? Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística. 2019. (Simpósio).

X SIGET - Simposio Internacional de Estudios sobre Gêneros Textuales. 2019. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniela Arns Silveira

SILVEIRA, D.A.; MANICA, T. C.; SCHLICKMANN, C. A.. A CONJUNÇÃO MAS EM PRODUÇÕES DE CONTOS DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Carlos Arcângelo Schlickmann

SCHLICKMANN, C. A.; SILVEIRA, D. A.; MANICA, T. C.. A Conjunção Mas em Produções de Contos de Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Nivea Rohling

ROHLING, NíveaRODRIGUES, R. H.; VASCONCELLOS, S. I.; SANTANA, A. P.. O gênero jornalístico Artigo no livro didático: um estudo da elaboração didática. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Nivea Rohling

ROHLING, Nívea; RODRIGUES, Rosângela Hammes; Rodrigues, Nara Caetano. O Artigo no Livro Didático: um olhar à elaboração didática das práticas de linguagem do gênero do discurso à luz da teoria bakhtiniana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Nara Caetano Rodrigues

RODRIGUES, R. H.; ROHLING, N.;RODRIGUES, N. C.. O artigo assinado no livro didático: um olhar à elaboração didática das práticas de linguagem do gênero do discurso à luz da teoria bakhtiniana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosângela Hammes Rodrigues

RODRIGUES, Rosângela HammesROHLING, N.; Santana, A. P. de O.; VASCONCELOS, S. I. C. C.. O gênero jornalístico Artigo no livro didático: um estudo da elaboração didática. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosângela Hammes Rodrigues

RODRIGUES, Rosângela HammesROHLING, N.RODRIGUES, N. C.. O artigo assinado no livro didático: um olhar à elaboração didática das práticas de linguagem do gênero do discurso à luz da teoria baktiniana da linguagem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daniela Arns Silveira

A CONJUNÇÃO MAS EM PRODUÇÕES DE CONTOS DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Daniela Arns Silveira;

Rodrigo Acosta Pereira

A definir; Início: 2019; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Rosângela Hammes Rodrigues

O gênero jornalístico Artigo no livro didático: um estudo da elaboração didática; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rosângela Hammes Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRILLINGER, M. S. ; CECHELLA, N. C. T. P. ; VANOLLI, K. . REVITALIZANDO O ESPAÇO DE ENCANTAMENTO E BUSCA PELO CONHECIMENTO EM UMA BIBLIOTECA PÚBLICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NA EXTENSÃO. Revista de Extensão , v. 2, p. 88-107, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    PROJETO INTERINSTITUCIONAL - Estudos dialógicos da linguagem: contribuições para pesquisas em Linguística Aplicada nos contextos escolares e não- escolares, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo Acosta Pereira em 17/08/2019., Descrição: Este é um projeto interinstitucional. Cada professor participante é coordenador em sua respectiva instituição. O projeto tem a participação de 26 docentes. RESUMO: A abordagem dialógica da linguagem, sustentada pelos estudos do Círculo de Bakhtin, tem ganhado espaço dentro das pesquisas contemporâneas inscritas na área da Linguística Aplicada, as quais têm procurado traçar diferentes perspectivas de investigação, sempre focadas nas práticas sociais de uso da linguagem. Estamos cientes, portanto, que já existe um amplo campo de estudos ancorados pelos escritos de Bakhtin e do Círculo. Todavia, entendemos que ainda é preciso angariar esforços no sentido de aprofundar esses estudos para tornar tal perspectiva teórica mais próxima possível daqueles que trabalham/pesquisam a linguagem imbricada à constituição do sujeito. Por isso, o projeto que propomos sustenta-se no tema ?Estudos dialógicos da linguagem? e organiza-se com o seguinte propósito: Aprofundar aspectos temáticos dos escritos do Círculo e de suas (re)enunciações em estudos contem-porâneos, na perspectiva de alargar/aprofundar conhecimentos que possibilitem ampliar as possibilidades de pesquisas sustentadas por essa abordagem teórica. Trata-se, assim, de uma proposta de projeto interinstitucional, inscrita na área da Linguística Aplicada, que abarca pes-quisadores de diferentes Universidades (UNIOESTE, UEM, UNESPAR, UEL, UEPG, UNICENTRO, UENP, UTFPR, UFSC, UFPA, UFT, UFFS), visando o encorpamento de vozes para promover a concepção dialógica da linguagem em diferentes abordagens metodológicas de pesquisa que poderão contemplar, dentre outros subtemas: a) aprofundamento teórico de temas como dialogismo, discurso, ideologia, alteridade, excedente de visão, signo social e ideológico, campo de atividade humana, gênero discursivo e seus elementos constituintes, dimensão extraverbal e verbo-visual dos gêneros, texto/enunciado, método sociológico, entonação, valoração, dentre outros igualmente relevantes; b) análise de gêneros discursivos de diversas campos de atividade humana; c) análise do discurso materializado nos gêneros discursivos; d) elaboração de propostas didáticas para o trabalho com os gêneros nas práticas de leitura, oralidade, produção textual e/ou análise linguística em contexto escolar; e) formação (inicial e continuada) de professores da Educação Básica. Entendemos que, com esse projeto, ampliaremos as possibilidades de gerar conhecimentos/produtos que alcancem, com mais eficácia, resultados robustos de pesquisa em Linguística Aplicada em contextos escolares e não-escolares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mauricio de Souza Brillinger - Integrante / Rodrigo Acosta Pereira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2012

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20