Juliana Cristina dos Santos Duarte

Mestre em Antropologia Social, pela Universidade de Mato Grosso do Sul (2021), além disto, possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas discussões de Gênero e Sexualidade, bem como em Relações Étnico-Raciais. Especialista em: Relações étnico-raciais, gênero e diferenças no contexto do ensino de História e Cultura brasileiras (2017-2019), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bem como, graduanda no curso de Ciências Sociais (UFMS).

Informações coletadas do Lattes em 02/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Antropologia Social

2021 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Antonella Maria Imperatriz Tassinari

Mestrado em Antropologia Social

2019 - 2021

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: ?TÔ VELHA, MAS NÃO TÔ MORTA?: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE MULHERES QUE PARTICIPAM DO PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA DA UFMS,Ano de Obtenção: 2021
Guilherme Rodriguês Passamani.Bolsista do(a): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, FUNDECT/MS, Brasil.

Especialização em andamento em Especialização em Ensino de Sociologia

2020 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialização em Relações étnico-raciais, gênero e diferenças no contexto do ensino de Hist.

2017 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Dinâmica da permanência de Mulheres Negras no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Orientador: Cintia Lima Crescêncio

Graduação em andamento em Ciências Sociais

2018 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Pedagogia(0322)

2013 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Violência entre Meninas nas vozes de crianças do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Campo Grande/MS
Orientador: Constantina Xavier Filha

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues

Formação complementar

2019 - 2019

Curso para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. (Carga horária: 65h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Relações Étnico Raciais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero e Diferenças.

Organização de eventos

DUQUE, T. ; DUARTE, J. C. S. . "IV Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças - Núcleo de Estudos Néstor Perlongher 5 anos". 2021. (Outro).

URQUIZA, A. H. A. ; DUARTE, J. C. S. . "II SEMINÁRIO ANTROPOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS E FRONTEIRAS: 'Reflexões em tempos de pandemia'". 2020. (Outro).

Meza, E. R. ; DUARTE, J. C. S. . IV COLÓQUIO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS: A Interface dos Direitos Humanos com a formação acadêmica. 2019. (Outro).

URQUIZA, A. H. A. ; DUARTE, J. C. S. . VII RAMS Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul. 2019. (Congresso).

XAVIER FILHA, Constantina ; DUARTE, J. C. S. . ll Seminário do Grupo de Estudos e Gênero - GEPSEX e ll Seminário do Projeto de Extensão ''Produção de filme de animação com crianças - 2016. 2016. (Outro).

Participação em eventos

IV Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças - Núcleo de Estudos Néstor Perlongher 5 anos. 2021. (Seminário).

32ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA. Os diferentes significados do envelhecimento: um olhar antropológico sobre uma roda de conversa realizada com mulheres participantes da ação de extensão Envelhecimento Ativo - UNAPI/UFMS. 2020. (Congresso).

Integra UFMS 2020 - Live. "TÔ VELHA, MAS NÃO TÔ MORTA?: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE MULHERES QUE PARTICIPAM DO PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA DA UFMS",. 2020. (Congresso).

Mentes Libertas em Corpos Inquietos. 2020. (Oficina).

Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação Física/FAED.Interseccionalidade e suas relações com a Educação e Educação Física. 2020. (Outra).

71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2019. (Outra).

IV COLÓQUIO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS: A Interface dos Direitos Humanos com a formação acadêmica. 2019. (Outra).

IV Simpósio Nacional de Gênero e Sexualidade Gêneros, sexualidades e conservadorismos: a política dos corpos, os sujeitos e a disputa pela hegemonia dos sentidos culturais.Depois de acessar a Educação Superior: Retratos da permanência de Mulheres Negras no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2019. (Simpósio).

IV Simpósio Nacional de Gênero e Sexualidade Gêneros, sexualidades e conservadorismos: a política dos corpos, os sujeitos e a disputa pela hegemonia dos sentidos culturais. 2019. (Simpósio).

V Encontro Estadual de Ciências Sociais, XI Semana de Ciências Sociais e III Ciclo de de debates (De) Marcando Diferenças Ciências Sociais e Resistência no contexto Atual. 2019. (Congresso).

VII RAMS Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul.DINÂMICA DA PERMANÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. 2019. (Seminário).

VII RAMS Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul. 2019. (Seminário).

VII RAMS Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul.UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DAS EXPERIÊNCIAS DE ENVELHECIMENTO DE MULHERES PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE ABERTA A PESSOA IDOSA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. 2019. (Seminário).

XIII Reunião de Antropologia do Mercosul: Antropologias do Sul. O que as meninas têm a nos dizer? Violência entre meninas nas vozes das alunas do terceiro ano do Ensino Fundamental e uma escola municipal de Campo Grande/MS. 2019. (Congresso).

Capacitação de Agentes Multiplicadores de Enfrentamento à Violência Contra Mulher: Intolerância Religiosa. 2018. (Encontro).

II Seminário Relações étnico-raciais gênero e diferenças no contexto do ensino de História e Cultura brasileiras.Retratos das condições de permanência de Mulheres Negras na educação superior: como a permanência acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2018. (Seminário).

II Seminário Relações étnico-raciais gênero e diferenças no contexto do ensino de História e Cultura brasileiras - III Seminário do curso de Pedagogia; Pesquisa Educacional: Perspectivas criticas de investigação na contemporaneidade. 2018. (Outra).

Integra UFMS. Trupe Dell'Arte. 2018. (Congresso).

IV seminário do Projeto de Extensão "Brincar de Fazer Cinema com Crianças". 2018. (Seminário).

III seminário do projeto de extensão "brincar de fazer cinema com crianças". 2017. (Seminário).

Semana de estágio, emprego e carreira da UFMS. 2017. (Congresso).

Visibilidade Feminina: A militância dentro e fora da universidade. 2017. (Seminário).

9 ° Encontro de Extensão Universitária da UFMS - ENEX.Produção das trajetórias do projeto de extensão Produção de Filme de Animação com Crianças - 2016: Making of. 2016. (Encontro).

Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero - GEPSEX. 2016. (Outra).

III CONGRESSO DE UNIVERSITÁRIOS PROMOVIDO PELA ASSOCIAÇÃO SUL MATO-GROSSENSE DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. 2016. (Congresso).

ll Seminário do Grupo de Estudos e Gênero - GEPSEX e ll Seminário do Projeto de Extensão ''Produção de filme de animação com crianças - 2016.Produção de filme de animação com crianças - 2016. 2016. (Seminário).

l Seminário de Integração da Coordenadoria Formação de Professores CFP/PREG/UFMS. 2016. (Seminário).

lV COLÓQUIO DO NEPI, VII SEMINÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃOO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, IV SEMINÁRIO DOS CURSOS DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL'' BRINCANDO COM AS PALAVRAS - MARIO QUINTANA. 2016. (Seminário).

44° Oficência.Excreção e o Corpo Humano: O Suor e suas funções. 2015. (Oficina).

IV COLÓQUIO DO NEPI, VII SEMINÁRIO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, IV SEMINÁRIO DOS CURSOS DA EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL "BRINCANDO COM AS PALAVRAS - MÁRIO QUINTANA". 2015. (Seminário).

Seminário da Consciência Negra na UFMS - Avançado na Equidade. 2015. (Seminário).

"Década Mundial de Segurança no Transito 2011-2020: Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Transito - Efeitos, Responsabilidades e Escolhas. 2013. (Seminário).

I Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância/NEPI-UFMS (GEPLEI e GREEI). 2013. (Seminário).

II SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES, GÊNERO E DIVERSIDADE, I SEMINÁRIO DO GEPSEX- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM SEXUALIDADES, EDUCAÇÃO E GÊNERO, I SEMINÁRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA. 2013. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Samanta Felisberto Teixeira

XAVIER FILHA, C.; SILVA, F. de C. T.;TEIXEIRA, S. F.. Violência entre meninas nas vozes de crianças de uma escola municipal de Campo Grande/MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Guilherme Rodrigues Passamani

PASSAMANI, G. R.; XAVIER FILHA, C.; PEREIRA, A. G. B.. ?Tô velha, mas não tô morta?: Um olhar antropológico sobre mulheres que participam do Projeto Universidade Aberta à Pessoas Idosas da UFMS. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Guilherme Rodrigues Passamani

PASSAMANI, G. R.; XAVIER FILHA, C.; PEREIRA, A. G. B.. "Tô velha, mas não tô morta": um olhar antropológico sobre mulheres que participam do projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa da UFMS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Guilherme Rodrigues Passamani

PEREIRA, A. G. B.;PASSAMANI, G. R.; RIBEIRO, M. A.. 'Se a vida tivesse me dado oportunidade, eu teria um Drª na frente do meu nome': SIGNIFICADO DADO À EDUCAÇÃO FORMAL POR MULHERES IDOSAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

MARIA DO SOCORRO SALES FELIPE BEZERRA

CRESCENCIO, C. L.;BEZERRA, M. S. S. F.. Dinâmica da Permanência de Mulheres Negras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Dife) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Constantina Xavier Filha

PASSAMANI, G. R.;XAVIER FILHA, Constantina; BRUMPEREIRA, A. G.. ?Tô velha, mas não tô morta?: um olhar antropológico sobre mulheres que participam do projeto universidade aberta à pessoa idosa da UFMS. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Curso de Mestrado) - UFMS.

Constantina Xavier Filha

PASSAMANI, G.;XAVIER FILHA, Constantina; PEREIRA, A. G. B.. Tô velha, mas não tô morta: um olhar Antropológico sobre Mulheres e participam do projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa da UFMS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Constantina Xavier Filha

XAVIER FILHA, Constantina; SILVA, Fabiany de Cássia Tavares; TEIXEIRA, S. F.. Violência entre meninas nas vozes de crianças de uma escola municipal de Campo Grande/MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

VANILDA HONÓRIA DOS SANTOS

SANTOS, Vanilda Honória dos; BEZERRA, M. S. S. F.; CRESCENCIO, C. L.. Dinâmica da permanência de Mulheres Negras no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Relações Étnico-Raciais, gênero e diferenças no contexto) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Asher Grochowalski Brum Pereira

PASSAMANI, G.; XAVIER FILHA, C.;BRUM, Asher. "Tô velha mas não tô morta": um olhar antropológico sobre mulheres que participam do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa da UFMS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Fabiany de Cássia Tavares Silva

Xavier Filha, C.;SILVA, F. C. T.; TEIXEIRA, S. F.. Violência entre meninas nas vozes de crianças de uma escola municipal de Campo Grande-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Foi orientado por

Guilherme Rodrigues Passamani

?Tô velha, mas não tô morta?: Um olhar antropológico sobre mulheres que participam do Projeto Universidade Aberta à Pessoas Idosas da UFMS; 2021; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Guilherme Rodrigues Passamani;

Cintia Lima Crescêncio

Retratos das condições de permanência de Mulheres Negras na educação superior: como a permanência acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as relações étnico-raciais, gênero e diferenças) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Cintia Lima Crescêncio;

Constantina Xavier Filha

Violência entre meninas nas vozes de crianças de uma escola municipal de Campo Grande/MS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Constantina Xavier Filha;

Antonella Maria Imperatriz Tassinari

?Estudando na Terceira Idade? Significados, sentidos e consequências do aprender a ler e escrever no curso de vida de mulheres que o fazem a partir dos 60 anos?; Início: 2021; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • DUARTE, J. C. S. ; XAVIER FILHA, Constantina . Violência entre meninas: Os dizeres de Alunas do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Campo Grande / MS. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. v. 7 n.14, p. 5-30, 2020.

  • DUARTE, J. C. S. . Um estudo etnográfico das experiências de envelhecimento de Mulheres participantes da Universidade Aberta à Pessoa Idosa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. ANAIS VII RAMS: Reunião de Antropologia do Mato Grosso do Sul â01CDiálogos Contemporâneosâ01D , v. 1, p. 33, 2019.

  • DUARTE, J. C. S. ; CRESCÊNCIO, C. L. . Dinâmica de Permanência de Mulheres Negras no curso de Pedagogia da UFMS. ANAIS RAMS: Reunião de Antropologia do Mato Grosso do Sul â01CDiálogos Contemporâneosâ01D , v. 1, p. 131-141, 2019.

  • DUARTE, J. C. S. ; XAVIER FILHA, Constantina . O que as meninas têm a nos dizer? Violência entre Meninas nas vozes das alunas do terceiro Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campo Grande/MS. In: XIII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul 'Antropologias do Sul', 2019, Porto Alegre. Anais Eletrônicos (2019), 2019. v. 1. p. 1-19.

  • DUARTE, J. C. S. ; Meza, E. R. ; SOUZA, P. R. . Trupe Dell'arte: experiência cultural no Evento SomTainer. In: INTEGRA UFMS, 2018, Campo Grande. Integra UFMS. Campo Grande: Editora UFMS, 2016. v. 1. p. 956-956.

  • DUARTE, J. C. S. ; CRESCÊNCIO, C. L. . Dinâmica da permanência de Mulheres Negras no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2019 (Trabalho de conclusão de curso (Especialização)).

  • DUARTE, J. C. S. ; XAVIER FILHA, Constantina . Violência Entre Meninas nas vozes das alunas do terceiro Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Campo Grande/MS 2017 (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)).

Outras produções

CHEUNG, L. M. ; DUARTE, J. C. S. . Integra UFMS 2020 - Live. 2020.

SANTANA, J. B. ; DUARTE, J. C. S. . CONSULTOR(A) AD HOC. 2020.

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    O Ensino Secundário no Sul de Mato Grosso: Fontes Historiográficas Regionais e Memorialísticas (1920-1970), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Cristina dos Santos Duarte - Integrante / Jacira Helena do Valle Pereira Assis - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: APOIO EDUCACIONAL ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, Carga horária: 20

2018 - 2018

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensão, Carga horária: 20

2016 - 2016

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensão, Carga horária: 20

2013 - 2013

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2020 - Atual

Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: GM - Mestrado

2020 - 2020

Universidade de São Paulo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluna(o) Especial, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINA: EDF5127 - 1 - Pesquisa em Educação e Ciências Sociais: Métodos e Técnicas

2020 - 2020

Universidade de São Paulo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluna(o) Especial, Carga horária: 20

Outras informações:
DISCIPLINA: EDF5096 - 2 - Diferenças Humanas: Implicações para a Garantia do Direito à Educação para Todos(as)