Sonalle Cristina de Azevedo da Fonseca

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do CNPq- Modalidade iniciação científica. Membro do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS). Membro do Laboratório afeTAR.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Psicologia

2015 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Colégio Estadual Irineu José Ferreira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2020

Metodologia da Pesquisa Científica 1a oferta MOOC. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2018 - 2018

Teste Palográfico. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2017 - 2017

Curso de extensão Psicologia nas Organizações. O Processo de Seleção.. (Carga horária: 32h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2016 - 2016

Curso de extensão Psicologia nas Organizações. Avaliação, Acompanhamento e. (Carga horária: 32h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FONSECA, S. C. A. . XII Semana de Psicologia da UERJ. 2018. (Outro).

FONSECA, S. C. A. . XI Seminário Interno de Psicologia do Trabalho e Organizacional Temas Contemporâneos. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

Estudo dos Pré-Cursores Cognitivos da Alfabetização e suas Implicações para educação; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota;

Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

Estudo dos Pré-Cursores Cognitivos da Alfabetização e suas Implicações para educação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Visibilidade, responsabilidade e pertencimento público: construções teórico- práticas sobre cuidado como direito humano à saúde 2a fase, Descrição: Trata-se do desdobramento das atividades pós-doutorais da pesquisadora na área do Direito, no programa de Pós-graduação em Direito da PUC - Núcleo de Recursos Humanos e o grupo BIOPOLIS da Universitat de Piemonte Orientale -Italia, que se dedicou aprofundar análises e interpretações sobre o cuidado como valor do direito à saúde , a partir da exploração teórica dos conceitos de visibilidade, responsabilidade e pertencimento público. Nesta segunda fase buscar-se-á desenvolver desenhos analíticos, com base na exploração teórica supracitada na 1ª fase, mediante o cotejamento de suas reflexões em estudos empíricos específicos sobre a integralidade em saúde, que incluirá populações em situação de grande vulnerabilidade social, nas 5 regiões do país, mais especificamente no contexto da Amazônia Legal. No intuito de avançar nas análises e interpretações sobre o cuidado como valor do direito visamos contribuir para construção de alternativas teórico-conceituais de estudos sociais no campo da Saúde Coletiva. Trata-se de um amplo estudo de transversalidade teórico-prático visando o fortalecimento de redes de trabalho-vida-sociedade na saúde, que tem se reafirmado como um solo epistemológico das produções do Projeto Integralidade: sabres e práticas dos atores no cotidiano das instituições de saúde em seus 15 anos de existência... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sonalle Cristina de Azevedo da Fonseca - Integrante / Roseni Pinheiro - Coordenador / Felipe Dutra Asensi - Integrante / Rodrigo Pinheiro Silveira - Integrante / Fabio Hebert da Silva - Integrante / Tatiana Coelho Lopes - Integrante / Paulo Henrique Martins - Integrante / Bethania Assy - Integrante / JULIANA LOFÊGO, - Integrante / Francisco Javier Guerrero Ortega - Integrante / Tatiana Engel Gerardt - Integrante / Pablo Franciso Di Leo - Integrante / Maria Pia Ventureli - Integrante / Thais Vidal - Integrante / Barbara Bulhoes - Integrante / Aline Pereira - Integrante / Sâmia Feitoza - Integrante.

  • 2012 - Atual

    O PAPEL DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NA LEITURA NO PORTUGUÊS DO BRASIL, Descrição: O presente projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento que já vem sendo obtido por nosso grupo de pesquisa, nos últimos anos, sobre a relação entre a consciência morfológica e a língua escrita. O foco principal é explorar a relação entre a consciência morfológica e a leitura, considerando-se quais aspectos da leitura (leitura de palavras ou compreensão de texto) estão mais associados à consciência morfológica. Pretende discutir essa relação levando em conta as características da ortografia do português do Brasil. Fazem parte ainda desse projeto, estudos que investigam se há relação específica entre a consciência morfológica e dificuldades na compreensão de leitura e estudos de intervenção. As amostras investigadas incluem várias fases do desenvolvimento, desde a educação infantil até a universidade. As implicações pedagógicas e para o diagnóstico das dificuldades de leitura fazem parte dos impactos dos resultados esperados.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sonalle Cristina de Azevedo da Fonseca - Integrante / Christian David Pineda Garcia - Integrante / Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota - Coordenador / Rebecca Teodoro - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Menção Honrosa, 28° SEMIC UERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação cientifica, Carga horária: 20

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Graduanda, Carga horária: 5

2016 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , UERJ, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2019

    Estágios , SPA UERJ, .,Estágio realizado, Atendimento de grupo para pessoas negras.

  • 10/2018

    Estágios , Centro Biomédico, Hospital de Clínicas da UERJ - Hospital Pedro Ernesto.,Estágio realizado, Estágio da UDA de psiquiatria do HUPE.