Jair Ochoa Valderrama

Possui graduação em Ingeniería Civil - Universidad de Antioquia (2015) e mestrado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2018). Atualmente é discente de doutorado da Universidade de Brasília na área de geotecnia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção de predios residenciais e como pesquisador na área de geotecnia computacional aplicada a túneis.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geotecnia

2018 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Projeção de sistemas de suporte para rockburst por métodos energéticos usando FDEM,
Orientador: André Pacheco de Assis
Coorientador: Leandro Lima Rasmussen. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica / Especialidade: Mecânicas das Rochas. Setores de atividade: Obras de infra-estrutura; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Geotecnia

2016 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: Modelagem do Comportamento e Fraturamento de Rochas em Compressão Triaxial usando Modelo de Mecanismo de Dano,Ano de Obtenção: 2018
André Pacheco de Assis.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ensaio de Compressão Triaxial em Rocha; Mecanismo de Dano; Modelagem Numérica; Curva Tensão-Deformação.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Ingeniería Civil

2009 - 2015

Universidad de Antioquia, UdeA
Bolsista do(a): .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Estabilização de aterros sobre solos moles utilizando geossintéticos. (Carga horária: 1h). , Oficina de textos, OFITEXTO, Brasil.

2014 - 2014

Análisis de riesgo de movimientos en masa detonados por lluvia. (Carga horária: 32h). , Universidad de Antioquia, UdeA, Colômbia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Ingeniería Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Mecânicas das Rochas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Obras de Terra e Enrocamento.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Mecânicas dos Solos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Geocentro. 2019. (Simpósio).

Programa de Educação Tutorial - PET. 2016. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Matheus Henrique Benatti Barbosa

Assis, A.P.; Raposo, R.S.;OCHOA, J.. Estabilidade de Taludes em Barragens de Terra: Estudo comparativo entre Equilíbrio Limite e Elementos Finitos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Brasília.

Aluno: Henrique Antônio Oliveira Araújo

Assis, A.P.; Raposo, R.S.;OCHOA, J.. Avaliaçãoda estabilidade das estruturas de desativação de barragens de rejeito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gabriel Jaime Zapata Guerra

ASSIS, A. P.;GUERRA, G. J. Z.; BRASIL, A.. Modelagem do comportamento e fratura de rochas em compressão triaxial usando o modelo de mecanismo de dano.. 2018. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de Brasília.

ANDRÉ LUÍS BRASIL CAVALCANTE

ASSIS, André Pacheco deCAVALCANTE, André Luís Brasil; GUERRA, G. J. Z.. Modelagem do Comportamento e Fraturamento de Rochas em Compressão Triaxial Usando Modelo de Mecanismo de Dano. 2018. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

André Pacheco de Assis

Modelagem do Comportamento e Fraturamento de Rochas em Compressão Triaxial Usando modelo de Mecanismo de Dano; 2018; Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Pacheco de Assis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VALDERRAMA, J. O. . Modelagem do Comportamento e Fraturamento de Rochas em Compressão Triaxial usando Modelo de Mecanismo de Dano 2018 (Dissertação de mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Projeção de sistemas de suporte para rockburst por métodos energéticos usando FDEM, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jair Ochoa Valderrama - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Modelagem do comportamento e fraturamento de rochas em compressão triaxial usando modelo de mecanismo de dano, Descrição: Dissertação de mestrado desenvolvida com o objetivo de aplicar o modelo fenomenológico de Mecanismo de Dano na modelagem do processo de ruptura das rochas submetidas a estados de carregamento de compressão uniaxial e triaxial, usando o programa ABAQUS®. Foram avaliados os efeitos de varios parâmetros nas curvas tensão-deformação e nas superfícies de ruptura conseguidas, sendo os principais, o critério e o ponto de início do dano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jair Ochoa Valderrama - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. , Universidade de Brasília (UnB), SG-12, Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31070973

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2016

Entreverdes Constructora

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Ingeniero residente, Carga horária: 48

2016 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.,Linhas de pesquisa